Tudo sobre a Recuperação de Comboios da CP

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024

Komentáře • 37

  • @CpComboiosdePortugal-Alexandru
    @CpComboiosdePortugal-Alexandru Před 4 měsíci +2

    Ainda bem que vemos a cp a investir nas recuperações de material, só falta recuperar as inúmeras viaturas paradas em entroncamento, mas devagar se vai ao longe ❤❤

  • @jorgesantos9857
    @jorgesantos9857 Před rokem +8

    Parabens, excelente trabalho de recuperação das carruagens, parabens e obrigado a todos que diariamente trabalham neste projeto.

  • @scalabifilmes7892
    @scalabifilmes7892 Před 10 měsíci +3

    Parabéns 👏👏👏👏. Num país onde a maior parte só sabe criticar tudo e todos de forma gratuita, onde só se vê o que está mal, onde se critica o trabalho dos outros, mas não se faz melhor, esta reportagem, vem desmantelar "os papões do passado" e mostrar que Portugal não é o atraso que os portugueses querem que seja. Reportagem extraordinária que demonstra bem o empreendedorismo existente em Portugal, que se situa ao melhor nível da Europa e do mundo. Cinco estrelas 👍👏👏💪💪

  • @adolfoformoso5445
    @adolfoformoso5445 Před 7 měsíci +1

    Muito bom, sou Luso-Brasileiro e prefiro os comboios, quem dera que o Brasil investisse nas ferrovias.

    • @railworldPT
      @railworldPT  Před 7 měsíci

      Era realmente muito bom ter ferrovias no Brasil a ligar os vários estados, como tem na Europa ou nos EUA.

  • @jorgemachado7279
    @jorgemachado7279 Před rokem +4

    ❤Ola bonito video bravo pela recuperacao dos comboios. A paises mais ricos que portugal e ainda os guarda os velhinhos tem charme. Abraco.

  • @capitanoportuga
    @capitanoportuga Před rokem +3

    Recuperem a estaçao Barca d'alva, precisamos do comboios ate Espanha !!!

  • @user-yr9xq4dc2o
    @user-yr9xq4dc2o Před 10 měsíci +1

    parabens gostei muito ver essas oficinas-joaquim antunes-são paulo brasil

  • @RazudMezeghis
    @RazudMezeghis Před rokem +8

    É triste que portugal tenha destruído tanto material circulante, principalmente carruagens, só para depois ir comprar sucata a espanha para recuperar.
    Assim como deixarem a via estreita morrer em Portugal... depois de terem salvo as Nohab pensei que finalmente ia se investir na recuperação de material histórico e aparece essa Allan e aquelas locomotivas a vapor que continuam abandonados.

    • @luisrodrigues984
      @luisrodrigues984 Před 11 měsíci +1

      Ir comprar sucata a Espanha? Calado és um poeta, não sabe nada do que diz. Foram compradas excelentes carruagens para esta remodelação.

    • @danielabreu7812
      @danielabreu7812 Před 15 dny

      ​@@luisrodrigues984Ao longo da historia e sempre a justificacao que o material velho estava em bom estado, nao sei qual a razao de estarem a apodrecer em Espanha, realmente a sucata para si e uma maravilha, se calhar não me diga que esteve envolvido no negócio.
      O desenvolvimento de um pais começa no fabrico e nao na reparacao de sucata.
      Temos tecnicos e so precisamos de os orientar e financiar , pois se conseguem produzir um valvula por 500€ que custava 10000€ no fabricante e o exemplo que nao temos so deficientes intelectuais.
      O meus pai ia buscar controladores de motores importados que custavam uma fortuna ao estado portugues, porque tiveram a mesma ideia que a sua, por fim avariavam e nao eram substituidos.

  • @jorgemachado7279
    @jorgemachado7279 Před rokem +1

    ❤Ola linda reportage bravo

  • @TheOcidente
    @TheOcidente Před rokem +1

    Excelente trabalho ❤

  • @alvarosousa7707
    @alvarosousa7707 Před rokem +2

    Quando queremos fazer somos os melhores, é pena temos governantes que pouco ajudam e preferem que seu povo imigre, quando temos tantas coisas para fazermos em Portugal. Se tivessemos uma boa governação, os portuguêses não precisavam de imigrar, pois quando á vontade temos trabalho para todos no nosso país em mil e uma coisa.

  • @natanaelrodriguesdasilva967

    Muito boa, exposição da recuperação dos carros de viagem.
    Infelizmente aqui no Brasil acabou trem de passageiros de longos percusso hoje só trem metropolitano.
    Quem sabe um dia voltarão a circular.

    • @railworldPT
      @railworldPT  Před rokem

      Muito obrigado pelo comentário. É preciso ter um governo com vontade de investir na ferrovia.

  • @paulopereira7969
    @paulopereira7969 Před rokem +1

    e favor aproveitar todas as caruagens ainda vejo algumas estragadas nas vias

  • @momentos...
    @momentos... Před rokem +2

    Video muito interessante e esclarecedor! Mas as novas linhas a construir para o comboio de alta velocidade é surreal não serem em bitola europeia, como é possível continuarem a promover o isolamento do nosso país. Gostava de saber as razões para isso, não é mais caro de certeza. Mas nem preciso de saber as razões porque nenhuma terá sustentação. Apenas é mais uma demonstração da nossa mesquinhes e pequenez de quem toma decisões e ninguém põe mão para mudar isto!

    • @railworldPT
      @railworldPT  Před rokem

      Infelizmente os altos cargos de decisão do nosso país são normalmente compostos por pessoas sem competência nas respectivas áreas para tomar as decisões necessárias, basta pensar nos últimos ministros das infraestruturas e as trapalhadas em que eles estão metidos.

    • @desanipt
      @desanipt Před rokem +5

      Não há linhas em bitola europeia a chegar à fronteira neste momento. Por causa disso, construir a linha em bitola europeia não iria resolver nenhum problema nesto momento (a rede europeia que se construisse aqui iria ficar isolada de qualquer outra, a milhares de quilómetros em Espanha, porque a bitola não chega à fronteira). Pelo contrário, só iria trazer problemas ao não permitir que os comboios pudessem sair da linha de alta velocidade para servir estações centrais que já existem em Aveiro e Leiria pela linha convencional, ou para realizar serviços mistos para linhas convencionais (que é o que acontece tranquilamente em países como França, Alemanha e Itália. Em Espanha, como as linhas de alta velocidade usam bitolas diferentes fazer isso implica construir acessos completamente novos para chegar e sair do centro das cidades se quiserem servir as estações já existentes, ou construir estações novas na periferia da cidade. Além dos comboios de bitola alterável que são mais caros na compra, são de manutenção mais cara e prejudicam os tempos de viagem em alguns minutos por terem que abrandar muito para a troca).
      A linha neste momento vai ser construída com pontos de fixação nas travessas que permitem prender carris tanto na bitola europeia como na bitola ibérica. Para além de que todas as renovações de linhas convencionais desde há alguns anos também usam travessas que o permitem. A troca de bitola não é um processo rápido, mas construir a rede pensando-a como uma rede que no final vai ter sempre só uma bitola parece-me ter muito mais sentido que construir uma rede com estações e pontos de troca de afastamento dos rodados desnecessárias só por teimosia de querer construir linhas em bitolas diferentes quando, no momento, isso só traz problemas.
      Quando a bitola europeia chegar à fronteira toda a rede estará pronta para que se altere a bitola da forma mais simples possível (nunca é um processo simples, mas está tudo a ser preparado para ser o mais simples possível), sem criar limitações à rede no momento e para o futuro.

  • @joaquimfialho6592
    @joaquimfialho6592 Před 3 měsíci

    Sera que a Sorefame nesta altura não faria falta?

  • @alexandrepenteado2843
    @alexandrepenteado2843 Před rokem +1

    esta notícia é de onde?

  • @catimaldey7485
    @catimaldey7485 Před rokem +1

    A verdade seja dita é uma xaxada de empresa com a tipica gestão moderna de mostrar a cara lavada apesar de prejudicar no limite da lei e do etico funcionários e utentes.

  • @marcocouceiro1292
    @marcocouceiro1292 Před rokem +1

    Ora aí estão os portugueses a aproveitar a sucata que os outros não querem!o novo é sempre novo!os restauros às vezes ainda ficam mais caros!em Portugal é assim!tudo espremido!

    • @fernandocarmo3004
      @fernandocarmo3004 Před 10 měsíci +1

      As carruagens não está em na sucata, e sai sempre mais barato restaurar e modernizar, novo custa cinquenta vezes mais, e por vezes nem são mais robustas.

  • @jesselivermore2291
    @jesselivermore2291 Před rokem +2

    os suças disseram que iam comprar comboios novos em 2017, estamos em 2023 e nada compraram sucata espanhola a um custo brutal meteram tinta e esta bom para o tuga, continuem a votar no monhe e companhia.

    • @sunburnslb
      @sunburnslb Před rokem +1

      O concurso foi lançado e andamos de impugnação em impugnação que alguns não querem perder o concurso para outros.

    • @sunburnslb
      @sunburnslb Před rokem +1

      Os atrasos, contudo, começaram logo na estação de partida: o concurso público internacional só foi lançado em janeiro de 2019 e houve cinco candidatos na fase preliminar: os suíços da Stadler, os espanhóis da CAF e da Talgo, os franceses da Alstom e os alemães da Siemens. Em julho, apenas os suíços e os espanhóis tinham chegado à segunda fase do concurso. No início de dezembro, a Stadler foi declarada como a vencedora do concurso. A CAF, uma das derrotadas, travou o processo através da entrega de um contencioso no Tribunal Administrativo de Lisboa.

    • @sunburnslb
      @sunburnslb Před rokem +1

      Dez meses depois, em 4 de outubro de 2020, foi levantada a impugnação. A CP assinou finalmente o contrato para a compra de comboios em 21 de outubro desse ano, por 158,14 milhões de euros, menos dez milhões do que o preço-base. O documento chegou pela primeira vez ao Tribunal de Contas (TdC) em 11 de novembro, para receber o obrigatório visto para os contratos acima dos 750 mil euros.

    • @sunburnslb
      @sunburnslb Před rokem +1

      O processo foi devolvido pela primeira vez em 4 de dezembro, pedindo novos elementos à CP. A análise foi reaberta em 8 de fevereiro de 2021 mas suspensa por dez dias, para novos esclarecimentos. Desde então, houve um impasse, que apenas ficou resolvido no final de julho desse ano. O TdC obrigou a reprogramar as despesas para a compra dos comboios.
      As novas contas para a compra dos comboios apenas foram aprovadas pelo Conselho de Ministros em 8 de julho mas só foram tornadas públicas no Diário da República de 27 do mesmo mês. Só então o documento foi remetido ao Tribunal de Contas, que apenas deu ‘luz verde’ ao contrato no início de outubro de 2021.

    • @luisrodrigues984
      @luisrodrigues984 Před 11 měsíci +2

      Nota se que não sabe do que está a falar. Foi um boa compra para as linhas que temos assim como para as máquinas que foram recuperadas que se encontravam paradas no entroncamento.

  • @ardolidoli5927
    @ardolidoli5927 Před 3 měsíci

    CP a pior empresa da Europa de comboios. Uma autêntica miséria a anos luz do resto da Europa

    • @lsvmuk
      @lsvmuk Před 3 měsíci

      Comentário ridículo. Não sabe do que fala.