Explicaram isso ERRADO para você

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 06. 2024
  • Você já assoprou uma folha de papel e fez ela subir e disse que era mágia? Muitas pessoas assimilam esse efeito ao Princípio de Bernoulli. Você assoprar uma folha na lateral ou na frente dela e ela subir para cima não é mágica, mas também não se encaixa ao Princípio de Bernoulli.
    No vídeo de hoje vamos entender melhor como funciona esse princípio.
    15% de DESCONTO nas Camisetas da LOOS!
    Use o cupom CIENCIATODODIA
    bit.ly/LoosTodoDia
    Seja membro do nosso canal para ajudar a manter os vídeos no ar! czcams.com/users/cienciatododiajoin
    E-mail comercial: pedro@play9.com.br
    Minhas redes sociais:
    / pedroloos
    / pedroloos
    / opedroloos
    Nosso podcast: open.spotify.com/show/59fUC0C...
    Capítulos
    0:00 - 1:29 Introdução
    1:29 - 6:08 O princípio de Bernoulli
    6:08 - 10:09 Viscosidade e Incomppressibilidade
    10:09 - 10:49 Conclusão
    Fontes e Leitura Adicional:
    Victor Lee Street - Fluid Mechanics (1971)
    open.oregonstate.education/in...
    phys.libretexts.org/Bookshelv...
  • Věda a technologie

Komentáře • 716

  • @DiegoBarreto1997
    @DiegoBarreto1997 Před 23 dny +89

    Sou piloto de avião, e se você soubesse quantos livros de teoria de voo explicam errado ou de forma incompleta como a asa gera sustentação, ficaria abismado.
    Se a sustentação fosse gerada por Bernoulli, seria impossível asas com perfil simétrico funcionarem; ou então aviões voarem de dorso.
    O efeito coanda é legal de observar na curvatura de uma asa com flaps estendidos, e perceber que o stall acontece, pois ao ultrapassar um determinado ângulo de ataque, o ar não consegue mais aderir à superfície e por consequência perde a sustentação.
    Excelente vídeo, parabéns!

    • @PauloDDD2
      @PauloDDD2 Před 22 dny +10

      Obrigado pelo seu comentário! É sempre bom ver profissionais da área endossando argumentos dos professores!

    • @allecsanderlelissilva8426
      @allecsanderlelissilva8426 Před 20 dny +7

      Mas asas com perfil simétrico só geram sustentação devido ao ângulo de ataque. Se o ângulo de incidência do escoamento em relação ao aerofólio simétrico for 0º, então o coeficiente de sustentação também é 0.
      Aviões que usam perfil simétrico na asa geralmente possuem um ângulo positivo (pequeno) em relação ao eixo longitudinal do avião para facilitar a decolagem.

    • @Eaglefligth00
      @Eaglefligth00 Před 18 dny +1

      Pedro Loos entre tanto a equivalência dinâmica é por si equo equivalente e por isso Pedro Loos a enocoqua de valência não condiz com a vala de relacer

    • @1210vitor
      @1210vitor Před 16 dny +1

      Não confunda o perfil de asa com o ângulo de ataque dela...

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 12 dny

      se vc ler o meu comentário vai entender que sou claro.... quem explica tudo é a equação de Navier-Stokes e que a equação de bernoulli não pode ser levada à risca mas que ela da sim um norte para início de entendimento.. fiz até uma analogia com o ciclo de Carnot, pois se vc for projetar uma máquina térmica baseada naquele ciclo ela nunca funcionará mas isso não significa que ele não sirva para dar um "norte" entendeu?? e nem por isso os professores saem por ai desvalidando ele... como vc mesmo disse vc é piloto, vc apenas tem conhecimento básico para voar , não para projetar, quem faz esses projetos baseados em fluidodinâmica somos nos, engenheiros mecânicos da área de termo fluidos...Michael Schumacher foi o melhor piloto de formula 1 e garanto que ele não entedia de técnicas numéricas, volumes finitos que ajudavam a projetar a aerodinâmica do carro. Esse trabalho era dos engenheiros da Ferrari e Mercedes... e não estou aqui desvalidando o seu conhecimento, porém frisando que estou falando dos conceitos físicos iniciais para se explicar o fenômeno.

  • @AbcdoCodigo-fn8ni
    @AbcdoCodigo-fn8ni Před 15 dny +3

    Ótima explicação! Só queria acrescentar dois pontos:
    Embora o princípio de Bernoulli não se aplique perfeitamente aqui, uma versão modificada que considera a compressibilidade e viscosidade do ar pode ajudar a entender a relação entre velocidade do fluxo de ar e pressão. Isso envolve termos adicionais da equação de Navier-Stokes.
    Além disso, é bom evitar confusão em relação a terceira lei de newton, que trata de forças de ação e reação em sentidos opostos e de mesma intensidade que dessa forma se anulam. A viscosidade do ar faz com que o fluxo siga a superfície da folha (efeito Coanda), criando uma zona de baixa pressão acima da folha. A diferença de pressão entre a parte superior e inferior da folha gera uma força líquida para cima, levantando a folha. A força de reação mencionada pela terceira lei de Newton atua no ar, não na folha, e não cancela a força de lift.
    A elevação da folha envolve uma combinação do efeito Venturi (Bernoulli modificado), efeito Coanda e a terceira lei de Newton. Juntos, esses efeitos explicam melhor o fenômeno. Excelente vídeo!

  • @henriquevillares
    @henriquevillares Před 23 dny +18

    Pedro
    Sou engenheiro químico usp.
    Parabéns pela aula de.mecflu
    Vc se superou.
    Fabuloso.

  • @dinamooo1807
    @dinamooo1807 Před 24 dny +46

    Essa Lady Newton... tá em todas.

  • @JuniorDjjrMixMods
    @JuniorDjjrMixMods Před 24 dny +49

    5:20
    O "ERRADO" poderia estar no centro, pra evitar shorts verticais cortando o texto lateral.
    Falando nisso, é exatamente esta a explicação que o Iberê deu no Manual do Mundo e que eu ouvi em outros locais também, seria interessante ele se corrigir agora.

    • @franciscofabrin2538
      @franciscofabrin2538 Před 23 dny +12

      que comentário de paranoico

    • @newtao
      @newtao Před 23 dny

      É meme

    • @AninaiZBR
      @AninaiZBR Před 23 dny +2

      Essa questão dos cortes foi bem perspicaz

    • @Paniset7
      @Paniset7 Před 22 dny +1

      mas alguém pegar o conteúdo dele e repostar não é problema dele

    • @PauloDDD2
      @PauloDDD2 Před 22 dny +2

      ​@@Paniset7 Corrigindo sua afirmação: não é *responsabilidade* dele, mas pode ser tornar um problema por ser a imagem dele.
      O amigo do comentário original fez a boa pro editor dando a dica, mas me assusta pensar que os criadores de conteúdo já tem que fazer a edição pensando que alguém vai retirar o vídeo do contexto.

  • @SCPFoundation00
    @SCPFoundation00 Před 21 dnem +5

    PEDRÃÃÃO!Sou formado em Física,tenho mestrado de Física de Partículas e Astrofísica, inclusive estou fazendo doutorado em Astrofísica!Sou muito fã dos seus vídeos, física básica sobre as leis de Newton amei, nostalgia do ensino médio,efeito duning-krueger tbm é um dos meus favoritos,enfim todos são ótimos, espero q vc sempre traga conteúdos ricos e simplórios,e q vc continue sempre continue sendo um professor para a galera da net.Vlw Pedrão vc é um Mestre Científico.

  • @TunhaoTurbina
    @TunhaoTurbina Před 24 dny +201

    O Pedro virou o próprio Harry Potter no início, já pode ficar esperando a carta chegar kk

  • @admtheylor
    @admtheylor Před 24 dny +56

    Ciência é sobre reconhecer os erros e buscar a verdade, você fez ciência hoje, parabéns Pedro 👏👏👏👏

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +4

      Amigo, sinto muito lhe informar mas o Pedro não esta precisamente correto, eu sou engenheiro mecânico, doutor em termofluidos e trabalho diretamente com simulação fluidodinâmica.. meu orientador fez doutorado no ITA, exatamente com fluidodinâmica com o próprio Renato Cotta ( pesquise quem é verá um mostro da área de termofluidos no Brasil e no mundo, ganhador da medalha Luikov, maior premio em transferência de calor no mundo)... a equação de Bernoulli é apenas uma referência para nos, ela praticamente não funciona na sua forma conservada em lugar algum... porém ela é uma espécie de " ciclo de Carnot" para a mecânica dos fluidos...pois o nenhuma máquina térmica consegue realmente chegar nem ao rendimento de carnot porém ele serve como base limitante para analisarmos modelos energéticos por exemplo....voltando à situação, nenhum fluido tem viscosidade zero, porém dependendo da aplicação podemos considerar a viscosidade desprezível e neste sentido conseguimos prever de certa forma as relações de força de pressão e velocidades associadas e está ai a grandeza do principio... ele nos mostra que a tendência é literalmente criar um diferencial de pressão com resultante para cima... claro que isso não vai caracterizar todo o campo de pressão para a devida sustentação, e eu falo isso porque eu trabalho com programação fluidodinâmica para mensurar as vorticidades associadas. quanto ao principio de ação e reação é claro que ele vai aparecer sempre devido a existência real da viscosidade e respeito a lei de Newton para os fluidos no qual a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de viscosidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade do fluido, logo existe claramente a contribuição das forças reativas, porém sem o gradiente de pressão gerado ( explicado pela equação de Bernoulli) mesmo com atuação das forcas isso seria impossível e eu falo isso pois já simulei usando volumes finitos aplicando a equação de Navier-Stokes (que é a correta é claro) mas vemos nele os gradientes de pressão que são previstos por Bernoulli ... sugiro a voçê a ler autores renomados em mecânica dos fluidos como Fox, Cengel a nivel de graduação e o a pós Graduação o do Computational fluid mechanics and heat transfer do Pletcher e Anderson ou do Versteeg e W. Malalasekera.

    • @HittoVI
      @HittoVI Před 23 dny

      @@igorantoniooliveiracarvalh6223 vc pesquisou ou viu em algum lugar pra escrever isso?
      pq imaginar q vc tem tudo isso na memoria é assustador viu

    • @luisothonbastos3943
      @luisothonbastos3943 Před 23 dny +1

      @@igorantoniooliveiracarvalh6223 - A simplificação de Pedro ajuda os menos "expertes" e estudiosos do tema, a entenderem o fenômeno. Sei que toda simplificação e modelagem acarretam em imprecisões e redução da acuidade, mas faz-se necessária neste caso. Parabéns e grato por sua precisa explicação.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny

      @@luisothonbastos3943 nao amigo, a simplificação do pedro faz é “ desajudar”… o principio de Bernoulli é bem simples de entendimento e correto mesmo, então porque desvalida-lo????… se ele fosse errado para tal explicação tudo bem, porém ele ajuda sim a explicar e o pedro ja falou de temas muito mais complicados de entender do que a equação de Bernoulli com muita simplicidade ( como leis de Maxwell, ou principio dualístico da luz por exemplo) se ele fizesse um video sobre o tema garanto que todos entenderiam… minha fala aqui é sobre a desvalidação da equação de Bernoulli para explicar o fato.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny

      @@luisothonbastos3943 obrigado pelas palavras tbm… reafirmo que a intenção foi mostrar que a equação contribui sim para a explicação do fenômeno

  • @jeancarneiro6943
    @jeancarneiro6943 Před 23 dny +6

    Tentei explicar isso em um fórum grande sobre aeromodelos a uns 10 anos atrás e só faltaram me crucificar. Aprenderam que a asa subia pela diferença de pressão. Eu até usava um simulador numérico pra analisar perfis de asa (Xfoil), desistí de tentar explicar a muito tempo...

    • @neto26pa
      @neto26pa Před 22 dny +1

      Mas a explicação não está errada , só incompleta , pois não discrimina pressão hidrostática e pressão hidrodinâmica, e chama tudo pressão.

  • @mick.8236
    @mick.8236 Před 24 dny +55

    tá oficialmente liberado o almoço nerd

  • @aeroeletron9806
    @aeroeletron9806 Před 24 dny +74

    Eu vi o Lito falando sobre os 3 fenômenos que agem sobre a sustentação de um perfil aerodinâmico. (Coanda, Bernoulli, e Newton)

    • @AfonsoBucco
      @AfonsoBucco Před 24 dny +9

      se bem me lembro o Lito também comentou que Coanda e Bernoulli ainda não explicam o voo do avião. Tipo ainda fica "faltando" 50% da força de lift que o avião realmente gera. Mas imagino que mesmo assim esses princípios são amuletos, quer dizer podem ajudar em algumas coisas, mas não descrevem realmente a natureza da coisa.

    • @RMascs
      @RMascs Před 24 dny +7

      @@AfonsoBucco O termo que modela realmente a força de sustentação da asa de um avião é a equação de Navier-Stokes, que foi falado no vídeo, que é uma reformulação da 2ª Lei de Newton para fluidos, que até hoje ninguém sabe se a equação tem solução devido a altíssima complexidade. O princípio de Newton que foi falado pelo Lito que não explica totalmente o lift da asa é uma explicação baseada na colisão das moléculas de ar na asa, que o somatório das forças geradas pelas colisões dariam a força de sustentação. A explicação real é baseada na equação de Navier Stokes, que é resolvida de forma numérica usando CFD.

    • @capivarabmx1
      @capivarabmx1 Před 23 dny

      Alguém me dê uma luz..... se colocar um cano na vertical e enchê-lo de mel, se aumentar o comprimento o suficiente, o mel para de escoar?

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +6

      @@RMascs mano e está todo mundo fazendo uma confusão, com essa afirmação errônea do Pedro. A equação de Navier-Stokes é a forma generalizada ( e logicamente a correta), porém a equação de Bernoulli funciona como se fosse uma simplificação e ela consegue sim explicar parte do que acontece pois o gradiente de pressão já pode ser mensurado a partir dela!!! claro que ela sozinha é uma equação que tem várias peculiaridades, porém ela funciona para fluidos assim como ciclo de Carnot para termodinâmica , pois apesar de nenhuma maquina térmica real chegar à eficiência do ciclo, ele serve para limitar e dar norte para modelos de rendimento energético. Dizer que o fato da viscosidade do fluido ser diferente de zero desvalida a equação de Bernoulli é o mesmo que dizer que não se pode usar ela nunca pois na realidade não existe fluido com viscosidade nula, todos são diferentes de zero... a estimativa é feita considerando a viscosidade nula e prevendo os efeitos de velocidade e pressão a partir disso, isso por si só já da um norte ( assim como o rendimento de Carnot!!!) mas é claro que a contribuição das forcas viscosas irão existir e modificar o gradiente de pressão, o quanto que isso é modificado e as variáveis de sustentação associadas só são vistas, como vc mesmo explicou, através de métodos numéricos computacionais, CFD. O Pedro e o Lito são youtubers que eu gosto muito porém o Lito vem repassando essa informação errada de que " ninguém explica como ocorre a sustentação" como se a engenharia funcionasse por achismos e agora o Pedro mete essa retirando a credibilidade da equação de Bernoulli e atribuindo tudo às forças reativas. os dois estão errados.

    • @educhock
      @educhock Před 23 dny

      @@capivarabmx1 Depende.
      Se o cano for muito frio, o mel cristaliza e gruda na parede do cano.
      Se o cano for muito quente, o mel perde viscosidade e escorre lindamente.
      Se o cano estiver numa temperatura mediana, haja paciência...
      =oP

  • @JoseAugusto-kc8cr
    @JoseAugusto-kc8cr Před 24 dny +47

    Explica sobre os solitons, é um efeito que acho bastante interessante, a onda parece que nao perde energia

  • @gabrielgiacomini2930
    @gabrielgiacomini2930 Před 23 dny +2

    Esse é um dos melhores vídeos que eu já vi do Pedro. Diria que até o vídeo mais informativo do ponto de vista de engenharia e público geral. Parabéns!

  • @Apenasrock13
    @Apenasrock13 Před 23 dny +5

    Se no ensino médio não saímos do verbo To be, na física aprendemos muito menos.

  • @jacktheripper777b
    @jacktheripper777b Před 24 dny +84

    Aha.. Eu sei disso desde a série FRIENDS da Warner... Galera no Central Perk, cafezinhos, etc, Chandler pergunta ao namorado David, aquele cientista, da Phoebe "Como um avião voa? ". David responde "Um pouco de Bernoulli e 3° Lei de Newton" (ele não fala Bernoulli na seca...👍🏻 )... A namorada do Chandler, Mônica diz "Viu? Eu não te falei?" 😂 Chandler "Você só disse 'por causa do vento...'" 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣

  • @sidneydepaula2755
    @sidneydepaula2755 Před 23 dny +10

    Raciocínio bem confuso. A asa de um avião ou fólio tem como princípio a diferença de pressão devido o aumento da velocidade em uma das superfícies, portanto Bernoulli

    • @MrSerluz
      @MrSerluz Před 21 dnem

      Assim aprendi com o Lito do Aviões e música. Agora quero ver a treta Lito x loos

    • @joiasdagua
      @joiasdagua Před 16 dny

      @@MrSerluz Não tem treta. O que ele falou não é inteiramente correto. Pode-se usar Bernoulli para explicar a folha sim. Não existe fluido perfeitamente incompressível, todos os líquidos tem algum grau de compressibilidade. Bernoulli é uma aproximação que pode se utilizada sim para explicar qualitativamente e quantitativamente dependendo do grau de exatidão requerido. Se você não considerar nenhuma aproximação praticamente você não poderá fazer nenhuma explicação experimental utilizando a teoria. Ainda não vi nada que não tenha alguma aproximação considerada. Então, ele falou besteira. Não tem nenhuma explicação errada em utilizar Bernoulli, tem sim uma explicação considerando aproximações que possibilitam retirar informações do fenômeno. Tratamentos mais exatos utilizando Navier-Stokes somente com cálculos númericos em computador que também levam algum tipo de aproximação, inclusive com valores aproximados de constantes. Pensando um pouco mais agora, ele até não está correto em dizer que Bernoulli não pode ser usado. Navier-Stokes pode ser utilizado para explicar, mas enfim o youtuber está cheios desses novos deuses da sabedoria.

    • @SeishiroKing
      @SeishiroKing Před 12 dny

      ​@@joiasdagua caramba, se não tem treta e ambas as explicações só são diferentes por nível de exatidão, qual é o grande problema com o vídeo? Em que momento ele foi mal educado como estão dizendo? Me parece que o Pedro simplesmente mostrou uma forma diferente de encarar o efeito a qual tem uma precisão também diferente

    • @joiasdagua
      @joiasdagua Před 12 dny

      @@SeishiroKing Caramba é vcs puxando saco e idolatrando o cara. Ele fala o tempo todo que não se pode explicar a folha de papel por Bernoulli. E pode sim com os devidos cuidados, ele disse também falou há um tratamento exato por Navier-Stokes sendo que este também envolve aproximações. Ele afirmou o tempo todo que as explicações anteriores utilizando Bernoulli estavam erradas que não poderiam ser utilizadas sendo que isso não é verdade. Já tem idiota aqui dizendo ele está certo e que o prof. dele (possivelmente com 20 anos de carreira) está errado.

  • @EngenhariaHardcore
    @EngenhariaHardcore Před 19 dny +1

    Bom dia, Pedro! Sou professor universitário e uma das matérias que leciono é a Mecânica dos Fluidos. Nada fácil por sinal!
    A Equação de Bernoulli é muito prática de se usar na área. Se você partir da Eq. de Navier-Stokes sujeita às hipóteses de Stokes e aplicar nela as condições de incompressibilidade, viscosidade desprezível, regime permanente, e integrar sobre uma linha qualquer (que não precisa ser necessariamente uma linha de fluxo) você chega exatamente na equação de Bernoulli.
    A questão é que após isso, o uso da Equação de Bernoulli é feito sob algumas aproximações, porque essas condições são difíceis de ser 100% obedecidas. A hipótese de regime permanente é aproximada quando se trata de fluidos entrando ou saindo de grandes reservatórios. A hipótese de incompressibilidade é normalmente aceita para quando a velocidade (média em perfil) do fluido relativa ao meio é menor do que a velocidade de propagação do som no meio. A hipótese de viscosidade desprezível é aproximada pela condição de fluxo invíscido, na qual a viscosidade existe, mas a velocidade relativa entre as camadas do fluxo é baixa, e portanto as tensões cisalhantes são desprezíveis.
    Dito isso, se pensarmos que o ar sai da sua boca a uma velocidade bem menor do que a do som, e que a viscosidade do ar é baixa e algumas camadas no centro do fluxo possuem aproximadamente a mesma velocidade, imaginando que você consiga assoprar "em regime" por um tempo, daria pra aproximar uma parte por Bernoulli. Mas como você mesmo disse, esta equação não passa nem perto de incluir o efeito Coanda. (Apesar de que no livro do Fox há exercícios sobre o efeito Coanda sem levar em conta a viscosidade do fluido)
    A questão é que este experimento, por mais que a explicação não esteja 100% correta, acaba sendo muito didático na hora de associar alta velocidade com baixa pressão. Por isso, mesmo que tecnicamente a explicação esteja bastante incompleta, o valor didático é interessante. É como o experimento em que se desvia um pequeno fluxo de água com um canudinho com cargas elétricas estáticas. Muita gente explica que o efeito acontece na água porque ela é um fluido polar, mas isso também não é verdade.
    De qualquer forma, só quis trazer um ponto de vista diferente aqui! Gosto muito dos seus vídeos e vários deles, como este, me fazem repensar e melhorar minhas aulas.
    Um grande abraço!
    Vinícius

  • @douglasvenancio3457
    @douglasvenancio3457 Před 24 dny +13

    Só uma coisa explica isso, o Pedro é um dobrador de ar

    • @coriscotupi
      @coriscotupi Před 24 dny +1

      Aquela outra estocava. E se chegasse na meta, dobrava.

  • @overdeeocantodanatureza3319

    No começo do vídeo o Pedro me quebrou, dizendo que ele sopra para frente e a folha sobe para cima.
    Seria uma verdadeira mágica se ele fizesse a folha subir para baixo ou para os lados.
    Tudo o que sobe é para cima e tudo o que desce é para baixo, logo não precisamos mencionar a direção se estamos falando que algo ou alguém subiu ou desceu 😂😂
    Esse dica é de graça, quem quiser saber mais, aperta no botão verde.😂😂

  • @LeoLanzi
    @LeoLanzi Před 24 dny +2

    É importante comentar que a equação de Navier-Stokes apresentada despreza os termos de inércia ( termo [grad(v)].v ) e é para fluídos newtonianos incompreensíveis (divergente do campo velocidades do tensor de Cauchy é 0). Não sou dono da verdade, então me corrijam caso esteja errado. Outra coisa importante é dizer que a equação de bernoulli vem do mesmo lugar que a de Navier-Stokes, mas com muito mais simplificações. Sendo umas delas fluido ideal ( tensor de cauchy = -p1) e regime permanente e não simplesmente das leis de energia.

  • @user-el2lk6ys2g
    @user-el2lk6ys2g Před 24 dny +3

    Vídeo maravilhoso, qualidade absurda! Amo demais! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽♥️✨

  • @brunootavio9359
    @brunootavio9359 Před 22 dny

    faz um video falando sobre trilha sonora, e o quanto ela pode mudar o sentimento de um video ou filme por conta dela, o quão impactante ela é nos videos e filmes é muito interessante

  • @brunomedeiros4222
    @brunomedeiros4222 Před 24 dny +12

    amei o video, mt boa explicação. eu não fazia ideia. pra mim era pq ao soprar eu criava uma area de baixa pressão em cima e a alta pressao da atmosfera empurrava a folha pra cima. agora eu sei que é a viscosidade

    • @AndersonOliveira-sx9cz
      @AndersonOliveira-sx9cz Před 22 dny +1

      Pensei a mesma coisa, pensei que o nosso sopro criaria um ambiente de baixa pressão em cima da folha, e a pressão atmosférica jogaria a folha pra cima.

  • @AgramonArte
    @AgramonArte Před 24 dny +3

    Fluídos embora sejam explicado pela física clássica, eles parecem tão caóticos, principalmente no estado gasoso, não atoa, até mesmo nos dias de hoje com a tecnologia super avançada, ainda não podemos prever com exatidão o tempo como chuva e afins, além das coisas externas que interferem, as partículas são muito complicadas de se entender as vezes...

  • @bricolla2544
    @bricolla2544 Před 10 dny

    Obrigado pela explicação Kurt.

  • @edervasconcelos6231
    @edervasconcelos6231 Před 19 dny

    Bom de mais quando vemos várias mentes pensando e não sendo apenas passivas. É daí que nasce muito conhecimento e nos aproximamos mais da natureza real do comportamento dos objetos nesse universo incrível de possibilidades que vivemos.

  • @samuelson03
    @samuelson03 Před 24 dny +1

    Engraçado que eu já expliquei esse caso da folha por efeito coanda mais de uma vez, mas se alguém chegasse com essa outra explicação eu não perceberia. As vezes você vai avançando através dos temas das áreas, mas esquece de delinear adequadamente as fronteiras e perceber que algumas coisas que parecem ser bem intuitivas não são bem o que parecem.

  • @rylou26
    @rylou26 Před 23 dny +2

    Açao e reação não explicam a folha levantar. Afinal, se uma forca a empurra para baixo, uma forca de igual magnitude a empurra pra cima, oque faria com que a folha nao se movesse para cima, mas sim permanecesse para baixo.

  • @claudiodias9732
    @claudiodias9732 Před 23 dny +1

    Pedro faça um vídeo sobre bombas de água ou ventiladores. Quando se bloqueia a passagem do fluído (por exemplo ar ou água) a potência absorvida pelo motor que move o equipamento diminui. A explicação que tenho é que como não tem massa em deslocamento a energia é menor. Só não é zero pelos atritos internos dos equipamentos. Estou certo? Se sim acho muito interessante pois vai contra a lógica popular

  • @YucaraBrendaSalgadoVasco-mu7dc

    Pedro Loos! Veja só: Eu acho que quando alguém sopra na superfície do papel, o movimenta automaticamente, o papel abaixa e levanta no final dela, criando pequenas ondas 🌬️que deu para ser vista, pelo menos por mim. Isso aí é contraditório!

  • @josealves429
    @josealves429 Před 16 dny

    É tão bom quando você começa a entender certos assuntos que antes pareciam impossiveis😊

  • @abrahansouza
    @abrahansouza Před 24 dny +1

    Conforme bem esclarecido pelo Pedro, esse efeito é denominado efeito Coanda, da mesma forma que a folha dobra o ar para baixo, o ar sendo soprado para frente acaba puxando a folha para cima.

  • @jonathanaraujo5528
    @jonathanaraujo5528 Před 24 dny +6

    É incrível a forma que ele explica

  • @Marlon_Paiva
    @Marlon_Paiva Před 24 dny +3

    Eu entendo que é errado dizer que o ar exerce uma força para baixo no papel e que por reação é gerada uma força para cima.
    Na verdade, o que ocorre é que o ar empurrado pelo sopro traciona o ar mais próximo da folha, que está "grudado", que por sua vez traciona a própria folha, gerando um desequilibrado de forças. Por isso, o movimento da folha ocorre. O equilíbrio só acontece posteriormente pela própria força gravitacional e pela força de resistência interna do papel.
    Se ocorresse o equilíbrio por ação e reação exatamente como mostra do vídeo, a folha não se movimentaria.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +1

      Amigo, sinto muito lhe informar mas o Pedro não esta precisamente correto, eu sou engenheiro mecânico, doutor em termofluidos e trabalho diretamente com simulação fluidodinâmica.. meu orientador fez doutorado no ITA, exatamente com fluidodinâmica com o próprio Renato Cotta ( pesquise quem é verá um mostro da área de termofluidos no Brasil e no mundo, ganhador da medalha Luikov, maior premio em transferência de calor no mundo)... a equação de Bernoulli é apenas uma referência para nos, ela praticamente não funciona na sua forma conservada em lugar algum... porém ela é uma espécie de " ciclo de Carnot" para a mecânica dos fluidos...pois o nenhuma máquina térmica consegue realmente chegar nem ao rendimento de carnot porém ele serve como base limitante para analisarmos modelos energéticos por exemplo....voltando à situação, nenhum fluido tem viscosidade zero, porém dependendo da aplicação podemos considerar a viscosidade desprezível e neste sentido conseguimos prever de certa forma as relações de força de pressão e velocidades associadas e está ai a grandeza do principio... ele nos mostra que a tendência é literalmente criar um diferencial de pressão com resultante para cima... claro que isso não vai caracterizar todo o campo de pressão para a devida sustentação, e eu falo isso porque eu trabalho com programação fluidodinâmica para mensurar as vorticidades associadas. quanto ao principio de ação e reação é claro que ele vai aparecer sempre devido a existência real da viscosidade e respeito a lei de Newton para os fluidos no qual a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de viscosidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade do fluido, logo existe claramente a contribuição das forças reativas, porém sem o gradiente de pressão gerado ( explicado pela equação de Bernoulli) mesmo com atuação das forcas isso seria impossível e eu falo isso pois já simulei usando volumes finitos aplicando a equação de Navier-Stokes (que é a correta é claro) mas vemos nele os gradientes de pressão que são previstos por Bernoulli ... sugiro a voçê a ler autores renomados em mecânica dos fluidos como Fox, Cengel a nivel de graduação e o a pós Graduação o do Computational fluid mechanics and heat transfer do Pletcher e Anderson ou do Versteeg e W. Malalasekera.

    • @Marlon_Paiva
      @Marlon_Paiva Před 23 dny +1

      @@igorantoniooliveiracarvalh6223 Na verdade estou me referindo à força aplicada à folha de papel e a respectiva reação, da forma como é explicado no vídeo. Não vejo que seja correto dizer que ocorre daquela forma (a título de explicação de física básica). A "reação" que ocorre é a aceleração da folha de papel para cima, pois naquele momento há um desequilíbrio de forças.
      Quanto aos reais processos que ocorrem naquele fenômeno, há sim uma contribuição de diversos fatores da forma que vc elencou. Também tenho certo conhecimento de mecânica dos fluidos, sou formado em Eng. Física e tenho mestrado em Eng. Elétrica, embora não atue na área, tenho fascínio por esse tipo de conhecimento.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +1

      @@Marlon_Paiva a força resultante é devido ao gradiente de pressão ( que se associam a forcas de pressão) apontados com resultante para para cima e consequentemente acelerados.. as forças de reação ocorrem mas seus efeitos são bem menos expressivos para sustentação e levantamento... Parabéns pela sua formação em engenharia física e mestrado em elétrica e devido a justamente isso vc deve entender que quando somos pesquisadores de uma área e vemos uma informação ser passada de forma errônea, temos a obrigação de esclarecer, no caso eu sou engenheiro mecânico, doutor em termofluidos e trabalho com métodos numéricos aplicados em CFD....Literalmente se aplica a equação de Navier - Stokes e desenvolve numericamente verificando as contribuições e posso lhe garantir que nos simulações feitas nos mais variados grupos de pesquisa o que se observa é o que estou lhe falando

  • @avcarlos
    @avcarlos Před 23 dny

    Obrigado por essa explicação detalhada.

  • @leosilvamarqs
    @leosilvamarqs Před 23 dny

    Adoraria um video sobre fluidos e instrumentos musicais de sopro. Queria entender mais como o ar se comporta nesses meios

  • @Leonardogt266
    @Leonardogt266 Před 24 dny +1

    Isso é muito legal! Sensacional a explicação!

  • @TheLittleFatCow
    @TheLittleFatCow Před 24 dny

    Execelente proposta de vídeo! Poderia aproveitar essa pegada e fazer um vídeo falando sobre o funcionamento dos aparelhos de microondas, uma boa gente fala até hoje que é por conta da ressonância das moléculas de água.

  • @carlosazevedo1914
    @carlosazevedo1914 Před 24 dny +1

    Que vídeo legal!! Lembra bem os primeiros vídeos do canal!! 👏👏😊😊

  • @Vikingll
    @Vikingll Před 21 dnem

    Com viscosidade, existe o efeito Coanda, que também é mais importante para o avião voar que o principio de Bernoulli, exatamente como ocorre no papel. (Dá para simplificar e entender como a tentativa do ar desgrudar e sair pela tangente em uma superfície curva, nisso ao mesmo tempo a superfície é "puxada" junto).

  • @1969everaldo
    @1969everaldo Před 21 dnem

    Meus parabéns! São assunto aassim que eu gosto de ver e explicados de uma forma como leigos, como eu, possa entender

  • @valenteEdu
    @valenteEdu Před 24 dny +2

    Na verdade, também explica porque a sensação de temperatura diminui quando está ventando.

  • @EnricoMarangonJunior
    @EnricoMarangonJunior Před 23 dny

    Excelente video Pedro !!

  • @luisclaudiofontenelle5513

    Excelente aula de física, amei! O Princípio de Bernoulli já deixa muita gente confusa...

  • @silasoliveira1316
    @silasoliveira1316 Před 24 dny

    Mais um vídeo super legal , vô assisti mais vezes pra aprender mais , sobre a parte do encanamento , achei muito legal . 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @Chhaminose
    @Chhaminose Před 23 dny +1

    3:29 por isso que varicocele é sempre mais comum no testículo esquerdo já que a veia responsável pelo fluxo de sangue do mesmo é maior e mais reta pra cima enquanto da veia da direita é menor e mais obliqua, bom saber os princípios por trás de tudo isso kkkk

  • @kancelas
    @kancelas Před 24 dny +14

    A força exercida no papel pelo sopro é oposta em sentido, mas do mesmo valor, então as forças cancelam-se, fazendo com que a única força "sem oposição" seja a gravidade.

    • @neto26pa
      @neto26pa Před 23 dny +1

      A oposição da gravidade está no centro da terra

    • @kancelas
      @kancelas Před 23 dny +1

      @@neto26pa A folha e a Terra atraem-se entre si, mas a Terra é muito mais massiva que uma folha de papel, por isso a força exercida pela folha de papel na Terra é negligível.

    • @neto26pa
      @neto26pa Před 23 dny

      @@kancelas então, a força de reação normal ao peso está no centro da Terra , independente da intensidade é lá que ela está.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 Před 23 dny +1

      ​@@kancelas As forças entre a folha e a Terra são iguais em módulo mas com sentidos opostos, ( ação reação ) porém o movimento é só da folha devido à enorme massa da Terra comparada com a da folha.

    • @ElVerdaderoAbejorro
      @ElVerdaderoAbejorro Před 22 dny

      Não entendi porque o papel gera uma força sobre o fluxo para baixo. Se o fluxo de fluido viscoso está passando por cima do papel, o fluxo não deveria gerar uma força para baixo no papel (e o papel gerar uma força para cima no fluxo)? Como estamos interessado no que acontece no papel, então o vetor resultante atuando no papel não deveria ser para baixo?

  • @skadufaxx
    @skadufaxx Před 24 dny +1

    Quando o vídeo começou a minha ideia inicial era exatamente o mesmo princípio pelo qual os aviões voam. Grato de estar certo.

  • @exprelatada
    @exprelatada Před 23 dny +2

    Algo que me fascina muito nessa área de estudos é que é possível explicar coisas simples, mas complexas, como o fluxo da agua, e o que eu mais tenho interesse em ver um video: como a fumaça funciona? Por que ela se abre, cria buracos, segue em tal direção. Foi num canal brasileiro que voltou a postar videos recentemente (esqueci o nome) que ele deve ter comentado que ainda não conseguimos explicar como funciona a fumaça/vapor de uma xícara de café (é essa a imagem que vem na minha cabeça, posso estar errado).
    Eu queria ver mais videos sobre coisas que ainda não tem explicação, dá uma vontade absurda de simplesmente virar um pesquisador e passar anos da minha vida nessa área
    Obrigado pelo video

    • @HenriqueMenani
      @HenriqueMenani Před 22 dny

      Tendi nada. Como funciona em que sentido?
      O vapor de qualquer líquido quente é vaporização e condensação. O líquido mais quente sobe, se houver outros compostos eles podem volatilizar junto.
      Sobre a fumaça, que buracos? Se abre como?

  • @gabriellematias7714
    @gabriellematias7714 Před 24 dny +1

    Excelente 👏🏻👏🏻 que conteúdo!!!

  • @marianalenoirm
    @marianalenoirm Před 24 dny +2

    Pedro, faz um vídeo falando sobre strangelets!!!

  • @maiconmarquesnazareth1731

    Fale sobre esse princípio e o assoalho do carro de fórmula 1 da nova geração que utiliza o efeito solo.

  • @Victor-zr8ib
    @Victor-zr8ib Před 23 dny +1

    De fato mecânica dos fluidos não é um tema simples !!! Note que até para graduandos em engenharia é um assunto complexo. Eu na eng mecânica já fiz matérias de mec flu 1, mec flu 2, aerodinâmica subsônica e escoamentos compressíveis. Então darei minha contribuição ao assunto.
    O fato do Pedro dizer que o que explica o fenômeno é a viscosidade é verídico. Note que a corrente de ar é submetida a uma tensão superficial de cisalhamento pelo contato com a folha. Essa tensão causa um torque, que portanto, induz uma ROTAÇÃO na partícula fluida (ou seja, ela vai girar). Essa rotação esta relacionada a vorticidade que esta relacionada a circulação e que por sua vez relaciona com sustentação. Na equação de Navier Stokes, o termo convectivo inclui a vorticidade e que de fato altera o campo de pressão sobre na folha.
    A equação de Bernoulli é usada em escoamento incompressível e não viscoso. Mesmo em baixas velocidades (Mach < 0,3) mudanças significativas de temperatura alteram a massa específica e portanto a compressibilidade. Ainda assim, mesmo que ela n forneça a resposta correta, ela serve como referência do que acontece fisicamente de maneira geral. Para pessoas que n querem se aprofundar, ela serve como guia inicial, porque de fato a integral (somatório) do coeficiente de pressão fornece o coeficiente de sustentação. Nós geralmente aprendemos sempre do mais simplificado ao mais complexo. Prandtl não partiu do zero !!
    Por fim, não sei se simplesmente Coanda e 3 lei de Newton deixam as pessoas satisfeitas. Afinal, não é um tema simples ^^

  • @luccasoliveira8846
    @luccasoliveira8846 Před 24 dny +4

    Fiquei com uma questão. Pela terceira lei de Newton, a força de reação, que supostamente puxaria o papel para cima, teria a mesma intensidade daquela que empurra o papel para baixo. Isso sendo verdade, o papel não subiria. Viajei?

    • @thiagoferraz9972
      @thiagoferraz9972 Před 24 dny +1

      Sim, viajou. Ação e reação são sempre em corpos diferentes, se não acontece aquele esquema de puxar o cadaço e sair voando. Nesse caso, a ação pode ser dita como a viscosidade do ar agararndo o papel e jogando o ar para baixo, e a reação seria a viscosidade do ar puxando o papel para cima. Quem é a ação ou a reação não interessa, qualquer uma das duas podem ser chamadas das duas formas, dado que os eventos ocorrem simultaneamente. É a mesma coisa de você dizer que um carro bateu no poste ou o poste bateu no carro, não faz diferença, eles se bateram.

    • @luccasoliveira8846
      @luccasoliveira8846 Před 24 dny +2

      @@thiagoferraz9972 Muito bom. Realmente, tinha ignorado isso. Valeu, Thiago

  • @francoisarouet4607
    @francoisarouet4607 Před 23 dny

    Eu vi Manual do Mundo explicando exatamente dessa forma, sempre achei eles uma fraude mesmo. Ainda bem que existe cientista de verdade que não leva desinformação pra gente, amo esse canal!❤

  • @DanielSantos-gv5hn
    @DanielSantos-gv5hn Před 21 dnem

    Parabéns, meu caro youtuber . Sylvio R. Bistafa, entre outros, manda lembranças! Só faltou dizer como explicar isso para um público que em sua grande maioria não consegue resolver uma equação do primeiro grau. Para entender! Reforçando : para entender, e não para sair por aí reproduzir como um papagaio de pirata, é preciso fazer cálculo 1, 2, 3 e 4 e física u
    1 e 2 , para só depois pegar mecânica de fluidos !

  • @alcarnielo
    @alcarnielo Před 22 dny

    Realmente a viscosidade tem um fator importante na sustentação do papel e do avião, mas mesmo nas equações em que a viscosidade é desconsiderada (as equações de Euler, que são basicamente a de Navier Stokes sem o fator de viscosidade) ainda assim a força de sustentação aparece de forma significante.
    Para falar a verdade, com o uso de Euler, é possível obrer resultados bem proximos dos obtidos com Navier Stokes.

  • @viniciuscomacento
    @viniciuscomacento Před 23 dny

    cada novo video desse canal parece ser o melhor que ele fez até hoje celoko!

  • @brandonzackenslonwerstein6778

    Faz um vídeo explicando como funciona os espelhos e os vidros

  • @ThiagoRibeiro-jh7pv
    @ThiagoRibeiro-jh7pv Před 23 dny

    Então o Efeito Bernoulli também não explica o colapso de um canudo durante uma sucção forte em uma das extremidades, ou a atração que a água do chuveiro causa na cortina que cobre a banheira. Os dois casos são exemplos do efeito ensinado nas escolas. Mas, nos dois casos, os fluidos (líquido do copo e ar) não têm viscosidade 0, interagem com as superfícies; e o ar abaixo do chuveiro sofre variação de volume.

  • @rogeriorei2461
    @rogeriorei2461 Před 24 dny +1

    Terceira lei de Newton é a que vale também para o universo e o vácuo criado pelo mesmo onde o hidrogênio conseguiu formar 15% da matéria, embora o hélio a inflacione, não confundir com o espaço em expansão causado pelo big bang,ai o "ar" foi demais 😂

  • @davidmoraes6308
    @davidmoraes6308 Před 24 dny +1

    Aquela história que aprendemos na escola de como os aviões levantam voo pela diferença de pressão nas asas É TOTALMEMTE ERRADA depois desta explicação. E eu que sempre acreditei que era muito simples explicar o sustento dos aviões no ar e agora percebo que a verdade é bem complexa neste fenômeno.

    • @thiagoferraz9972
      @thiagoferraz9972 Před 24 dny +1

      O fenômeno do vídeo é muito diferente do fenômeno da asa do avião. No papel, cuja massa é menor, perfil aerodinâmico diferente, velocidades diferentes e etc, o efeito coanda talvez seja o predominante, mas ainda existe o Bernoulli por trás. No caso do avião, o efeito é majoritariamenteo pela diferença de pressões da equação de Bernoulli, tanto é que no PRÓPRIO vídeo é mostrada uma ilustração da asa de um avião com mais pressão na parte de baixo e menos pressão em cima.

  • @MESQUITASILVA
    @MESQUITASILVA Před 23 dny

    Finalmente um video sobre líquidos e gases ❤ agora faz outro vídeo sobre a turbulência na ciência pedroooo

  • @abrahansouza
    @abrahansouza Před 24 dny +3

    Parabéns por sua resposta precisa e satisfatória. Você é o segundo que vejo explicando isso corretamente. O primeiro que vi dando essa explicação correta foi o Lito em seu canal Aviões Músicas. Até mesmo meu professor na época da faculdade explicava isso de forma incorreta, dizendo que isso era Bernoulli.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +7

      Amigo, sinto muito lhe informar mas o Pedro não esta precisamente correto, eu sou engenheiro mecânico, doutor em termofluidos e trabalho diretamente com simulação fluidodinâmica.. meu orientador fez doutorado no ITA, exatamente com fluidodinâmica com o próprio Renato Cotta ( pesquise quem é verá um mostro da área de termofluidos no Brasil e no mundo, ganhador da medalha Luikov, maior premio em transferência de calor no mundo)... a equação de Bernoulli é apenas uma referência para nos, ela praticamente não funciona na sua forma conservada em lugar algum... porém ela é uma espécie de " ciclo de Carnot" para a mecânica dos fluidos...pois o nenhuma máquina térmica consegue realmente chegar nem ao rendimento de carnot porém ele serve como base limitante para analisarmos modelos energéticos por exemplo....voltando à situação, nenhum fluido tem viscosidade zero, porém dependendo da aplicação podemos considerar a viscosidade desprezível e neste sentido conseguimos prever de certa forma as relações de força de pressão e velocidades associadas e está ai a grandeza do principio... ele nos mostra que a tendência é literalmente criar um diferencial de pressão com resultante para cima... claro que isso não vai caracterizar todo o campo de pressão para a devida sustentação, e eu falo isso porque eu trabalho com programação fluidodinâmica para mensurar as vorticidades associadas. quanto ao principio de ação e reação é claro que ele vai aparecer sempre devido a existência real da viscosidade e respeito a lei de Newton para os fluidos no qual a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de viscosidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade do fluido, logo existe claramente a contribuição das forças reativas, porém sem o gradiente de pressão gerado ( explicado pela equação de Bernoulli) mesmo com atuação das forcas isso seria impossível e eu falo isso pois já simulei usando volumes finitos aplicando a equação de Navier-Stokes (que é a correta é claro) mas vemos nele os gradientes de pressão que são previstos por Bernoulli ... sugiro a voçê a ler autores renomados em mecânica dos fluidos como Fox, Cengel a nivel de graduação e o a pós Graduação o do Computational fluid mechanics and heat transfer do Pletcher e Anderson ou do Versteeg e W. Malalasekera.

    • @joiasdagua
      @joiasdagua Před 16 dny +2

      @@igorantoniooliveiracarvalh6223 o problema é que eles idolatram o cara, você fica 4 anos numa porra duma faculdade estudando física, depois tem mais 2 anos de mestrado, depois mais 4 anos de doutorado e ainda mofa um tempinho em algum pós-doc. Então, vem uma porra de youtuber dizer que vc não pode utilizar Bernoulli porque o fluído não é incompressível (como se houvesse alguma coisa perfeitamente incompressível, nem sólido é perfeitamente incompressível), o youtuber não entende porra nenhuma de aproximações. O youtuber que provavelmente não é formado na área, diz que não é então o prof. atuando na área há anos é o errado. Putz! O youtuber é o certo e o prof. da univ. é o errado. Realmente esse é o país do futuro na educação! Engraçado é bons canais os caras não idolatram, só idolatram esses pseudo-cientistas.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 12 dny

      @@joiasdagua e o pior...eu sou professor da área e falei isso e para os fanáticos imbecilizados e apaixonados isso pareceu afronta ou ofensa acredita!!!!1

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 12 dny

      Outra coisa.... a Univesp TV, a UFF o MITopencourse dentre outros que nem preciso citar, fora vários professores de altíssimo nível liberaram suas aulas pelo youtube agora por causa da covid e a maioria dos vídeos tem menos de 1 mil visualizações... ai vc observa vídeos de um canal de divulgação que nem é ciência propriamente dita, apenas comentários sobre ela ter um volume estrondosamente maior... isso por si só já mostra para onde caminha nossa sociedade.. para o simplismo!!!!! não que divulgar seja ruim, mas qualquer profissional da área que observa um vídeo desvalidando algo que sabe que não pode ser desvalidado do nada se sente na obrigação de explicar... ai porém estamos no período da pós verdade em quem a opinião vale é de quem tem mais engajamento..... é por isso que China tem proibido varios aplicativos de redes sociais como o Tik tok ( que é deles olha a ironia!!!) pois eles sabem que não podem " imbecilizar" sua própria população e é por isso que estamos indo a passos largo para um buraco sem fundo!!!!

    • @joiasdagua
      @joiasdagua Před 12 dny

      @@igorantoniooliveiracarvalh6223 Claro que eu acredito, não duvido mais de nada. Eu tenho graduação em física, mais metrado e doutorado em área correlata. Mas, o burro sou eu e certo é cara. Vivemos em tempo onde eu já vi até um prof. de exatas da UFRRJ utilizar linguagem neutra. Jás os bons canais com meia dúzia de inscritos.

  • @MucioCorreaRibeiro
    @MucioCorreaRibeiro Před 19 dny

    Comentário a respeito do exemplo da mangueira:
    4:30 a velocidade aumenta pq a área de escoamento diminui.
    Vazão = Área X Velocidade
    Na verdade, quando você aperta a mangueira, voce adiciona uma perda de energia localizada. Se essa perda de energia for considerável (no caso da mangueira geralmente é) vai diminuir tb a vazão que sai da mangueira (tem um video do Manual do Mundo mostrando um balde enchendo mais devagar quando a ponta da mangueira está apertada).
    Essa relação entre aumento de pressão e diminuição de velocidade pelo princípio de Bernoulli é mais fácil de visualizar/explicar em tubos horizontais com aumento de seção. Se um tubo com escoamento dobra de área, a velocidade cai pela metade, mas a pressão no tubo vai aumentar, pq a soma da energia do fluido que vem da velocidade (cinética), da pressão (piezométrica) e da altura (potencial gravitacional).
    Por sinal, eu acabei de descrever a equacao de Bernoulli (equação é um pouco doferente do princípio)
    Energia de um Fluido = Pressão + Velocidade + Altimetria
    Quando um fluido vai de um lugar para o outro, podemos dizer que a energia se conserva, mas se há perturbações como curvas, expansões e contrações, pessoas apertando a mangueira de fora, ai temos que contabilizar essas perdas.
    Energia em A = Energia em B + Perda de Energia
    Recomendo para quem quiser se aprofundar em mecanica dos fluidos:
    Fox et al - 2011 - Introdução a Mecânica dos Fluidos
    White - 2011 - Mecânica dos Fluidos
    Viana - 2009 - Mecânica dos Fluidos para Engenheiros
    Netto - 2015 - Manual de Hidráulica

  • @avintiu82
    @avintiu82 Před 23 dny +1

    Sei que qnd dobra a folha, ela não cai do outro lado, o sopro empurrou o meio da folha para baixo, como o sopro não parou e a força continuou caindo, se espalhou para o resto da folha, a folha já estava para baixo,não tinha como cair mais, então a onda fez ela subir junto com o formato da folha um pouco curvada 🤔, se segurasse a folha com total firmeza pros dois lados, não acho que subiria

    • @avintiu82
      @avintiu82 Před 23 dny

      Não entendi o vídeo qnd vi, mas tendo esse raciocínio , acho que tem algo a ver com o que explicou no vídeo (já esqueci).

  • @hanstubben
    @hanstubben Před 19 dny

    Eu mexe diariamente com projetos de fluxos de ar em processo de beneficiamento de algodão. Posso afirmar que ar por poder comprimir e por ter influência de rugosidade de pardes de tubulação, é muito difícil de ter um modelo de simulação exata. Também sou fabricante de ventiladores industriais para uso nos diversos processos no beneficiamento de algodão. Mesmo tendo programa de simulação, sempre a previsão é um aproximação da realidade. Tudo depende quão preciso quer chegar, o modelo tem que ser dividido em várias celulas de cálculo, com tamanhos menores perto paredes ou, no caso do ventilador, o rotor.

  • @HolaNeon
    @HolaNeon Před 22 dny

    Nao se adiciona energia ao fluido mudando o diametro de saida (que por sinal voce diz que é pela pressao que aumenta a velocidade)
    Alem da viscosidade tambem existe rugosidade, maioria dos fluidos nao sao visocosos e mesmo assim sofrem alta turbulência

  • @alaska4162
    @alaska4162 Před 24 dny +1

    Olha como vem a edição do garoto, editor veio forte nessa temporada

  • @edsonnascimentoneto8009

    eu tenho quase certeza que a equação de Bernoulli ainda serve bem à uma explicação qualitativa do processo, ainda acho que, por exemplo, num furacão, as telhas dum telhado voam por causa principalmente da diferença de pressão do ar dentro e fora da casa, mais do que de por sua viscosidade, mas devem haver artigos a respeito disso, irei pesquisar, citei esse exemplo pois tinha esse mesmo exercício numa lista de questões que resolvi uma vez..

  • @nyckscomments
    @nyckscomments Před 24 dny +1

    Vai ter vídeo especial em comemoração dos mil vídeos publicados no ciência todo dia?? Tava olhando e esse é o 999 🎉 a qualidade do conteúdo reflete a quantidade de inscritos e vídeos ❤

  • @rubensbarbosa9861
    @rubensbarbosa9861 Před 23 dny

    Valeu ciência todo dia.

  • @MariaConceicao-pi3ux
    @MariaConceicao-pi3ux Před 23 dny

    Muito bom cara seu conteúdo❤

  • @EvertonLambari
    @EvertonLambari Před 24 dny +1

    Sou aluno de piloto de aeronaves. Isso é perfeito pra entender e desmistificar a asa de um avião e como ela exerce a sustentação.

    • @igorantoniooliveiracarvalh6223
      @igorantoniooliveiracarvalh6223 Před 23 dny +1

      Amigo, sinto muito lhe informar mas o Pedro não esta precisamente correto, eu sou engenheiro mecânico, doutor em termofluidos e trabalho diretamente com simulação fluidodinâmica.. meu orientador fez doutorado no ITA, exatamente com fluidodinâmica com o próprio Renato Cotta ( pesquise quem é verá um mostro da área de termofluidos no Brasil e no mundo, ganhador da medalha Luikov, maior premio em transferência de calor no mundo)... a equação de Bernoulli é apenas uma referência para nos, ela praticamente não funciona na sua forma conservada em lugar algum... porém ela é uma espécie de " ciclo de Carnot" para a mecânica dos fluidos...pois o nenhuma máquina térmica consegue realmente chegar nem ao rendimento de carnot porém ele serve como base limitante para analisarmos modelos energéticos por exemplo....voltando à situação, nenhum fluido tem viscosidade zero, porém dependendo da aplicação podemos considerar a viscosidade desprezível e neste sentido conseguimos prever de certa forma as relações de força de pressão e velocidades associadas e está ai a grandeza do principio... ele nos mostra que a tendência é literalmente criar um diferencial de pressão com resultante para cima... claro que isso não vai caracterizar todo o campo de pressão para a devida sustentação, e eu falo isso porque eu trabalho com programação fluidodinâmica para mensurar as vorticidades associadas. quanto ao principio de ação e reação é claro que ele vai aparecer sempre devido a existência real da viscosidade e respeito a lei de Newton para os fluidos no qual a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de viscosidade e a constante de proporcionalidade é a viscosidade do fluido, logo existe claramente a contribuição das forças reativas, porém sem o gradiente de pressão gerado ( explicado pela equação de Bernoulli) mesmo com atuação das forcas isso seria impossível e eu falo isso pois já simulei usando volumes finitos aplicando a equação de Navier-Stokes (que é a correta é claro) mas vemos nele os gradientes de pressão que são previstos por Bernoulli ... sugiro a voçê a ler autores renomados em mecânica dos fluidos como Fox, Cengel a nivel de graduação e o a pós Graduação o do Computational fluid mechanics and heat transfer do Pletcher e Anderson ou do Versteeg e W. Malalasekera.

  • @renatoigmed
    @renatoigmed Před 23 dny +1

    No meu raciocínio leigo achava q o ar correndo sobre uma superfície "empurrava" a pressão atmosférica pra fora causando uma diferença de pressão entre os lados opostos.

  • @smigoldebigode8884
    @smigoldebigode8884 Před 21 dnem

    Fiquei com vontade de uma mini série sobre mecânica de fluido

  • @arthurfelipe5441
    @arthurfelipe5441 Před 24 dny +1

    Pedro fala de coisas que acontecem mas que faz anos que precisam de resposta

  • @juliobarbosa7677
    @juliobarbosa7677 Před 23 dny

    Só temos que ter cuidado com algumas citações, já que o vídeo trata de rigores na explicação física da realidade. Por exemplo: a equação que descreve a Segunda Lei de Newton não é "F=ma" e sim "F=dp/dt", na forma vetorial e lembrando que "p" representa o "Momento Linear". "F=ma" é apenas um caso particular onde a massa "m" não varia no sistema. Outro ponto que precisamos ficar atentos é sobre a energia se perder. Ela não se perde, ela se dissipa. Talvez falar em perder dê uma sensação de contraditório já que é conhecido e divulgado que a energia nunca se perde ou se cria. No caso citado no vídeo, a energia que se conserva é a mecânica, ignorando as outras que acabam sendo compreendidas como "perdidas". No mais, vídeo excelente e esclarecedor!

  • @bismarckviana6571
    @bismarckviana6571 Před 23 dny

    Mecânica dos Fluídos é uma das disciplinas mais abstratas da Engenharia Civil. Mas muito interessante entender e aplicar durante o dia-dia. As perdas de energia geradas pelo atrito do fluido com as paredes de um tubo, bem como a sua turbulência em mudanças de direção, são calculadas e adicionadas na equação de Bernoulli como Perdas de Carga. Assim como, quando se usa uma bomba para recalcar um fluído para alturas superiores, também se adiciona esse termo na Equação de Bernoulli. Resumindo: essa equação é uma das bases da Hidráulica Moderna e está presente no dimensionamento de várias Sistemas Hidráulicos, dos mais simples aos mais complexos.

  • @ArthurTrovo
    @ArthurTrovo Před 23 dny

    IMPOSSÍVEL, há uma semana atrás eu fui guardar uns papeis e do absoluto nada tive a ideia de fqzer exatamente isso, soprar por cima da folha, e logo percebi esse fato físico curioso e estava sem resposta até hoje . Que baita coincidência

  • @pedraiyb
    @pedraiyb Před 23 dny +8

    Algumas observações mais relacionadas com a engenharia do que com a física:
    - Abaixo de 0,3x a velocidade do som, o ar atmosférico pode ser considerado incompressível sem problemas.
    - A força que um fluido aplica em uma superfície ao escoar é paralelo a superfície (tensão cisalhamente). No caso, o papel recebe uma força para baixov e para direita (direção do fluxo) e não para cima .
    Então pode-se aplicar Bernoulli? Não, pois ele não considera a perda de energia por esse cisalhamento e da um resultado numericamente errado, o correto é aplicar conservação de energia em forma integral, entretanto, se você fizer a ressalva da energia perdida pelo cisalhamento, ainda é possível explicar o movimento do papel pela diferença de pressão, já que o papel é muito leve e possui muita área. Afinal, o cisalhamento do papel com o fluxo só conseguiria empurrar o papel se o fluxo fosse para cima. Pode-se justificar essa diferença de várias formas, inclusive por Navier-Stokes ou pela conservação de energia """com perdas de cargas""""

  • @Alex5dj
    @Alex5dj Před 24 dny +15

    Pedro queria dar uma sugestão de vídeo
    "QUEM VOCÊ LEVARIA PRA UMA ILHA DESERTA?"
    Essa é uma pergunta que eu escuto desde criança, e sempre achei romântico, mas na Prática seria horrível, vc sozinho com a pessoa na ilha deserta, tendo que caçar pra sobreviver, fazer um abrigo, e fora a higiene, etc... então seria mais um castigo do que um Romance, haha, valew, Eu Amo seus vídeos ❤❤

    • @MrZuconelli
      @MrZuconelli Před 24 dny

      Não é do intuito do canal.

    • @Alex5dj
      @Alex5dj Před 24 dny +2

      @@MrZuconelli Mas tem a ver com ciência, de como sobreviver na ilha deserta, haha

  • @ZonaNordico
    @ZonaNordico Před 23 dny

    Aí tem uma mistura de efeito da viscosidade (dentro da camada limite esses efeitos são predominantes) e modificação da geometria do papel, que é muito esbelto e não consegue se manter plano sob efeito das tensões viscosas.

  • @julioyugioh
    @julioyugioh Před 24 dny +2

    Ciência todo dia com vídeos todos os dias. 😍

  • @hernanerodrigues7541
    @hernanerodrigues7541 Před 3 dny

    Seria legal se falasse mais sobre o efeito Coanda

  • @BraianSilveira
    @BraianSilveira Před 22 dny +1

    Cara, o comum entre o princípio de Bernoulli, efeito Magnus e Coanda é apenas a pressão ou tem algo a mais?!
    Procurei algum vídeo sobre esses 3 temas juntos mas não encontrei, vlw por este.

  • @Wortex223
    @Wortex223 Před 24 dny +9

    Pedro, sou muito seu fan, você ja me ajudou demais😀

  • @pedroluizschorndasilva2855

    Esse princípio explicaria porque o sangue pode coagular nas paredes das artérias, tendo em vista que próximo as paredes das artérias e veias criam trombos e podem causar infartos, trombose e AVC. Incrível como todos e tudo são afetados pela física ❤

  • @guinho4283
    @guinho4283 Před 23 dny

    é simples antes de soprar a folha a unica força é da gravidade que puxa o papel para baixo quando ele sopre a folha o ar entra em contato com a folha e a folha tende a seguir o mesmo fluxo do ar que esta saindo dsa boca por que essa força que o ar que sai boca é maior que a forca da gravidade... nao é a gravidade que empurra a folha pra cima é o ar da boca que anula essa forca da gravidade... deve ter alguma equaçao que prova isso, é como se pegar uma magueira com um jato forte de agua e jogar uma bolimha de plastico relativamente leve nesse jato dagua a bola vai seguir a direçao da agua.

  • @Thiago100Zwetsch
    @Thiago100Zwetsch Před 22 dny

    1:14 Ok, Pedro, você tem minha atenção!

  • @lucasedy
    @lucasedy Před 24 dny +1

    Eu aprendi e expliquei em sala como uma junção do efeito Coanda e a 3 Lei de Newton, nunca como princípio de Bernoulli. Mas é comum ver esse erro em 98% dos livros didáticos e nos de aviação. Complicado isso aí cara kkkkkkk

  • @Um_Cara_Aleatorio11
    @Um_Cara_Aleatorio11 Před 21 dnem

    Parabens pedro
    Este e seu MILÉSIMO VÍDEO

  • @DigaoT
    @DigaoT Před 22 dny

    Começando cadeira de Fenômenos de Transporte HOJE e casualmente abri esse vídeo hahahaha melhor introdução ao tema impossível

  • @Ignezregis
    @Ignezregis Před 23 dny

    Ouvi Roberta Duarte dizer que a coisa mais difícil se relaciona a equações sobre (?) fluidos. Isso torna muito difícil para “colocar” na IA. Quis me expressar, mas acho que não deu. Você pode falar sobre esse aspecto?

  • @rtaqueda
    @rtaqueda Před 22 dny

    Muitos já falaram do custo aqui. Uma coisa que me parece que está acontecendo é uma maior disseminação de salas vip, onde o ingresso é mais caro ainda. Na minha cidade, se quero ver um filme legendado, só sala vip. Fica difícil...

  • @GABRIELLUCASPINTOBALIEIRO

    Pedro pode fazer um vídeo explicado sobre fotografia agradeço se fazer esse vídeo

  • @lem0nhead84
    @lem0nhead84 Před 24 dny +6

    Ainda não entendi. A reação à força sofrida pelo papel é em mesma quantidade, não? Porque o papel não fica parado ao invés de subir?

    • @maiconsilva-su4pm
      @maiconsilva-su4pm Před 24 dny

      porque ação e reação não acontecem ao mesmo tempo, primeiro a ação depois vem a reação.

    • @thiagoferraz9972
      @thiagoferraz9972 Před 24 dny +2

      ​@@maiconsilva-su4pm Ação e reação acontecem ao mesmo tempo sim, tanto é que quando se estuda f = ma n é levado em conta a cinemática do evento (como as coisas rolam ao longo do tempo).
      Da mesma forma que o tal do efeito coanda gera uma força viscosa no ar para ele descer (ação), a mesma força viscosa puxa o papel para cima (reação). Faz um teste, abre uma torneira e deixa o fluxo o mais laminar possível (calminho, sem turbulência) e depois vai encostando o dedo devagar. A água vai fazer uma curva no seu dedo e seu dedo é puxado em direção à água, o problema é que a força é muito pequena para ser apreciada (se conseguir sentir, perfeito ^^).
      Quanto à explicação do Pedro sobre a compressibilidade, na mecânica dos fluidos é bem aceito para praticamente todas as aplicações diárias que gases possuem um comportamento incompressível até Mach 0,3 (aproximadamente 370 km/h no caso do ar (sim, varia com o fluido)), velocidade que nem de perto é atingida pelo sopro. Para se ter ideia, um espirro pode chegae a +-170 km/h e é uma das movimentações mais rápidas do nosso corpo, acredito que quanto a isso houve um equívoco na análise do problema.

    • @RonaldoCSMagalhaes
      @RonaldoCSMagalhaes Před 24 dny +2

      ​​​@@thiagoferraz9972No teste do fluxo de água da torneira, usa o lado curvo de uma colher ao invés do dedo. A força fica mais visível na atração da colher pelo fluxo.

    • @thiagoferraz9972
      @thiagoferraz9972 Před 24 dny

      @@RonaldoCSMagalhaes É verdade, fica melhor mesmo, ohoho

    • @rnamensageiro3478
      @rnamensageiro3478 Před 24 dny +1

      @@thiagoferraz9972 Então qual a resposta para a pergunta: Ainda não entendi. A reação à força sofrida pelo papel é em mesma quantidade, não? Porque o papel não fica parado ao invés de subir?

  • @Leo-if5tn
    @Leo-if5tn Před 23 dny

    Uma observação:
    A Equação de Navier-Stokes não possui uma solução geral, mas possui várias soluções particulares ao se assumir dadas condições, além de que podemos obter soluções numéricas com computadores

  • @eng.filipesousa
    @eng.filipesousa Před 24 dny +2

    Essa explicação da viscosidade e atrito também é o que explica o funcionamento daqueles bonecos birutas de posto? Ou nesse caso ainda é a diferença de pressão e velocidade?

    • @Joao-hr3dk
      @Joao-hr3dk Před 24 dny +3

      Se você soprar o ar muito forte dentro do boneco ele não vai ficar biruta. Tem uma intensidade correta. Ali é mais uma luta constante entre o peso das partes do boneco e o ar tentando inflá-lo e se perdendo. Mas certamente os efeitos explicados no vídeo também estão ali atuando. Fluidos é uma coisa complexa pra k7

  • @Gabriel_Alves_
    @Gabriel_Alves_ Před 24 dny +2

    Eu to tipo "sinto que sabo muito" depois de prever que tinha algo a ver com o efeito coanda kkkk