Inovação e tecnologia de Florianópolis para o mundo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 08. 2024
  • Criar ambientes propícios para a inovação, a tecnologia, o desenvolvimento de novas empresas tem sido o motor propulsor da economia de alguns lugares do mundo. O mais conhecido deles é o Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Outro local, que tem crescido, e muito, neste setor, é a capital de Santa Catarina, a famosa Ilha da Magia, Florianópolis.
    Não no formato geográfico de Vale, mas de Ilha, a cidade paradisíaca com suas mais de 40 praias, já conta com 19 condomínios e parques exclusivamente focados em tecnologia e inovação. O maior deles, o Sapiens Parque tem o tamanho exato do Centro da capital Florianópolis. E é absolutamente correto dizer que ali está sendo erguida uma nova capital. Desta vez, a capital da tecnologia.
    Investir em startups, ou seja, empresas embrionárias, mas com grande potencial disruptivo, focadas em inovação, tem mudado o rumo da economia catarinense, em especial de Florianópolis.
    O ambiente é propício. O governo local não tem criado dificuldades extras.... apesar das milhares de leis que já regem a abertura de empresas no nosso País... Mas além disso, o clima acadêmico, as inúmeras universidades, que oferecem cursos de pós doutoramento, sem falar nas centenas ou milhares de graduações, ajudam e desenvolver o ambiente.
    Outro ponto importante é o olhar atento dos investidores. Gente com dinheiro que tem feito aportes consideráveis nestas empresas, no ambiente de inovação, o chamado ecossistema, que engloba por exemplo, as famosas aceleradoras. Uma delas, inclusive foi eleita a melhor do País pela gigante Amazon. Trata-se da Darwin Starter, localizada na Associação Catarinense de Tecnologia, a Acate. A associação também foi vencedora na categoria “melhor ambiente para inovação do País”. Pois bem, não estamos falando de pouca coisa.
    Neste sentido, consultores como Pompeo Scola tem sido referência no setor. Pompeo tem se tornado nos últimos anos um anfitrião de novos empresários investidores. O motivo é claro, quem tem dinheiro, valor econômico, quer e pode alavancar as startups. E a cada nova visita, é nítido os olhos brilhando desses empresários.
    A mais recente visita em Florianópolis foi dos jovens empresários, de segunda geração empreendedora, Luís Eduardo Kasuya e Tomas Luza. Ambos da cidade Luís Eduardo Magalhães, que fica no Oeste da Bahia. O local repleto de grandes fazendas é propício para a agricultura, tanto que na safra passada bateu o recorde mundial, sendo o maior polo produtor do mundo, em grãos, considerando sacas por hectare.
    A ideia de Pompeo e de empresários da região é levar para Luís Eduardo Magalhães o modelo de ambiente de inovação, inclusive criando a aceleradora Cyklo. Direcionada para a agricultura, ou seja, o setor agritech.
    Novos passos desta inovação poderão alimentar o mundo. Essa é a meta. Vale acompanhar os próximos desdobramentos.
  • Zábava

Komentáře • 6

  • @carlosgama244
    @carlosgama244 Před 4 lety +1

    USA tem o Vale nós temos a Ilha do Silício. Parabéns Florianópolis por elevar o sarrafo das TI brasileiras. Assim que for pra reserva estarei retornando com a família para Floripa. Parabéns pela matéria

  • @tiagomaniero7301
    @tiagomaniero7301 Před 3 lety

    Poxa, então é o lugar ideal para ir como programador, tomará que eu consiga a minha vaga em breve.

  • @vegetarianovegan
    @vegetarianovegan Před 4 lety +1

    Faço estatística em São Paulo, quero me mudar para Floripa em 2021

  • @rodrigozanoto9629
    @rodrigozanoto9629 Před 3 lety

    Empreender em um lugar q nao tem rua nem calçada. Não existe um mínimo de infra só mosquito e mangue e mato. Derrubou a ponte ou explode um líquinho, acaba luz por décadas.