Mulungu do litoral - uma árvore nativa importante para aves

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2023
  • No período que elas mais precisam, essa árvore é uma salvação.
    O mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa) floresce em momentos de seca, aqui na Mantiqueira suas flores aparecem no meio do inverno, período do qual há pouco alimento disponível para as aves.
    Por razão a estiagem, durante sua florada não há folhas na árvore, mas para compensar, você poderá apreciar suas flores tubulares que remetem a um candelabro. Característica que torna essa espécie conhecida também como: Eritrina-candelabro ou Mulungu-candelabro.
    Uma excelente fonte de alimento para os passarinhos e um baita atrativo para observar e fotografar diversas espécies que se alimentam de seu néctar.
    Se você quer conhecer mais sobre botânica relacionada a ornitologia, deixe seu like e se inscreva no canal.
    E se já havia reparado nessa árvore antes, comente abaixo ;)

Komentáře • 11

  • @valdiralonso1148
    @valdiralonso1148 Před 23 dny +1

    Planta maravilhosa

  • @Erika-cr7qm
    @Erika-cr7qm Před 3 měsíci +2

    Nossa ..lindo demais...

  • @mariadecastropereiraamaral2062
    @mariadecastropereiraamaral2062 Před 2 měsíci +1

    Meu vizinho tinha bem na beira da represa nós morávamos lá em SP aí meu vizinho tinha atrás de sua casa essa planta hoje pesquisei sobre ela ☝️☝️

  • @neuzalopes7956
    @neuzalopes7956 Před 7 měsíci +3

    É desse que faz cha pra insonia?

    • @OPoderdasAves
      @OPoderdasAves  Před 7 měsíci

      Oi Neuza, até onde sei esse grupo é tóxico. Vou pesquisar e depois te falo. Beijo

    • @rosangelamedeiros4519
      @rosangelamedeiros4519 Před 7 měsíci +1

      Sim,as cascas se faz o cha pra insonia.

  •  Před 10 měsíci +1

    Rita, tudo bem?
    Em minhas caminhadas na mata, gravando com celular mesmo.
    Estou no Sul de Minas, e registrei uma corujinha sapo, registro inexistente aqui pra minha região, andei falando com vários observadores no Wiki aves, e vi que vc faz monitoramento na Mantiqueira, por lá vc já avistou ela? Os registros dela são no litoral, como esse bicho tá isolado aqui, a mais de 250 km do litoral?
    Gostaria de uma ajuda, quero mto proteger a espécie aqui
    A mata que ela se encontra é de nossa propriedade!
    Desculpe incomodar, um abraço

    • @OPoderdasAves
      @OPoderdasAves  Před 10 měsíci +1

      Oi Zé, tudo bem? Sobre populações que vivem isoladas, a causa pode ser a fragmentação de habitat, soltura... Pode até ser espécies diferentes, mas que falta pesquisa para comprovar... Agora sobre seu achado, nada comum para sua região é importante você saber se é a espécie realmente. Caso use aplicativos de identificação, saiba que muitos sons resultam em "falso registro", algum ruído que foi captado na mesma frequência, amplitude e intensidade que uma espécie, acaba que o aplicativo identifica errado e isso é super comum de acontecer. Recomendo publicar seu áudio no wikiaves ou inaturalist para o pessoal te ajudar na Identificação e comprovada a existência, tem que correr com projeto de conservação da espécie. Obrigada por ajudar a proteger a natureza, parabéns Zé 👏

    •  Před 10 měsíci +1

      @@OPoderdasAvesmuito obrigado por responder!
      Pois é, eu procurei um especialista no assunto, que inclusive a três meses gravou uma reportagem para o programa Terra da Gente da EPTV afiliada da Globo aqui do Sul de Mg e Interior de Sp, região de Campinas até Ribeirão.
      Gravei o som , no instante que eu ia embora pra casa, sabia que era uma coruja, cheguei em casa vi no Merlin que não sugeriu nada, aí fui no XenoCanto e na Wikiaves ver, precipitadamente achei que era um Caburé Acanelado, publiquei o Id sem Identificação na Wikiaves, aí uma biologa me sugeriu Corujinha Sapo, aí fui atrás do rapaz da reportagem, especialista e acompanha os Cabides Acanelado a mais de 5 anos, ele na hora já me disse que realmente não era, e era a Corujinha Sapo.
      Acontece que ela não possui registro aqui por perto, falei com grandes colaboradores da Wikiaves aqui da região, e todos nunca viram a ave.
      Eu confirmando esse registro quero e preservar mesmo a ave, meu intuito e catolagar essas aves na nossa propriedades, cuidar pra que as próximas gerações verem, me falavam de tantos bichos que acabaram, que tinham muito, lugares que era floresta e derrubaram a um século atrás, isso me marcou muito. Aí a um mês comecei a fazer lista e publicar na Wikiaves o que tenho dificuldade de identificar, já estou com mais de 150 espécies e a cada fim de semana só aumenta!

    •  Před 10 měsíci +1

      @@OPoderdasAves Obrigado demais pela atenção!

    • @OPoderdasAves
      @OPoderdasAves  Před 10 měsíci

      @ ohhh Zé, que demais. Acho que você falou com o Wagner de Conceição dos Ouros, gente boa demais.
      Esse trabalho que você tem feito de catalogar as espécies é extremamente importante, parabéns. Bem, primeiro conhece para poder levar ações voltadas a conservação.
      Pesquise com o Conselho de Meio Ambiente para saber os projetos que estão em seu município, afinal, as aves são bioindicadoras e ter uma população da corujinha aí, mostra o local que merece prioridade nas ações.
      Bom demais saber que não estamos só nessa missão. Inté