O POÇO E O PÊNDULO - DE EDGAR ALLAN POE

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024
  • NARRAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE CARLOS EDUARDO VALENTE. link do canal: / carlao50
    O Poço e o Pêndulo (The Pit and the Pendulum , no original)[1], é conto de Edgar Alan Poe (1809-1849), publicado pela primeira vez em 1842. A história se passa na Espanha no contexto da Inquisição. Conta a história de um homem julgado e condenado por inquisidores que, após sentenciado, é atirado em um calabouço e submetido a intensa tortura; tanto física quanto emocional e psicológica.
    O narrador é colocado em uma sala escura com paredes de metal e uma armadilha (o Poço) que faz em seu centro. Ele anda cuidadosamente pela sala, medindo-a e escapa por centímetros de uma morte dolorosa quando percebe o fundo buraco no chão. Cansado, dorme e quando acorda recebe comida e água, na qual estava contida alguma coisa que o fez cair no mais profundo sono.
    Ao acordar, o narrador percebe as luzes acesas, podendo ver a sala onde ele se encontrava, que possuia desenhos das mais horríveis criaturas e demônios e se percebe amarrado à uma cama, sobre a qual se encontra um pêndulo de metal em formato de lâmina afiada. A princípio o curioso objeto se movimenta lentamente de um lado para o outro e longe de seu corpo, mas à medida que o tempo passa o mesmo lentamente cai na direção do peito do condenado. Ele escapa colocando carne na corda que amarrava seu corpo e deixava seu braço livre apenas para se alimentar, pois do abismo saíam vários ratos que roeram as cordas e o libertaram.
    Nesse momento ele percebe que está sendo observado por seus torturadores porque o pêndulo, que havia ganhado muita velocidade e o cortado no peito, parou após sua salvação. Então as paredes de metal são aquecidas com fogo e o narrador mal consegue respirar. Elas começam a se unir forçando-o a se lançar no abismo, então quando ele está prestes a fazê-lo um cavaleiro francês o resgata e a Inquisição acaba nas mãos de seus inimigos.
    FONTE: pt.wikipedia.o...

Komentáře • 8

  • @FernandoSantos-xg1ls
    @FernandoSantos-xg1ls Před 4 lety +1

    Excelente trabalho. As imagens somadas a voz de Carlos Eduardo Valente - que sempre me surpreende em ótima qualidade - nos transportam para dentro do conto. Parabéns e que essa parceria perdure. Aplaudo em pé. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @CarlosEduardoValente
      @CarlosEduardoValente Před 4 lety +1

      @Fernando Santos, eu também espero que a parceria aconteça outras vezes. Pra mim foi surpreendente o resultado desse trabalho. Obrigado e um grande abraço.

  • @darksynthlady
    @darksynthlady Před 2 lety

    Muito obrigada por me permitir tamanha imersão e auxilio na interpretação do conto! As imagens da animação me auxiliaram a compreender melhor o conto. Gratidão!

  • @CarlosEduardoValente
    @CarlosEduardoValente Před 4 lety +2

    @Literate Louse, parabéns Ficou lindo. Inclusive melhoraste o áudio. Estou pasmado. Belo trabalho. Parabéns mais uma vez e obrigado por me permitir fazer parte dele. Um grande abraço.

    • @Asterio.Quinto
      @Asterio.Quinto  Před 4 lety +1

      Há tempos que procuro uma narração em português desse conto. Quando ouvi esse audiobook tive certeza que encontrara a narração perfeita desse conto que me introduziu ao universo Poe na minha época de colegial. Você é um artista fabuloso, transmite a emoção da personagem. Parabéns e obrigado.

    • @CarlosEduardoValente
      @CarlosEduardoValente Před 4 lety

      @@Asterio.Quinto eu só posso agradecer pelo teu pedido de usar minha narração ao teu trabalho. Realmente ficou lindo e deu uma "vida" imensa ao trabalho, tanto o meu quando ao teu. Espero, sinceramente, que isso ocorra outras tantas vezes. Super abraço.

  • @nikolasgalocego8826
    @nikolasgalocego8826 Před 3 lety

    Cara, você extrai as cenas do próprio livro do Poe? Quanta beleza em suas cenas, expressam com clareza e fidelidade, dentro do possível, o que Poe escreveu. Parabéns!!

    • @Asterio.Quinto
      @Asterio.Quinto  Před 3 lety +1

      Obrigado meu caro. Eu procuro ser didático, o quanto possível como você disse. Na questão técnica da animação claro que é bem amador, mas, não dá pra fazer muita coisa com um notebook simples. Obrigado.