Burnout: síndrome de esgotamento • LUIZ FELIPE PONDÉ

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2018
  • A síndrome é um sintoma dos nossos tempos; é uma condição de esgotamento tamanha que nos leva a uma paralisia de forças e sentimentos que acaba se convertendo numa perda da vontade de viver. Os casos dessa síndrome são cada vez mais frequentes.
    Uso excessivo da tecnologia, foco demasiado no consumo e materialismo são fatores que contribuem com o problema.
    playlist Luiz Felipe Pondé ► goo.gl/VdnwNb
    facebook ► / territorioconhecimento
    twitter ► / t_conhecimento

Komentáře • 81

  • @territorioconhecimento
    @territorioconhecimento  Před 5 lety +5

    playlist Luiz Felipe Pondé ► goo.gl/VdnwNb
    facebook ► facebook.com/territorioconhecimento
    twitter ► twitter.com/T_Conhecimento

    • @anacarla4508
      @anacarla4508 Před 5 lety +1

      Melhor canal. Amo tudo nesse canal ♥

  • @lmtreinador
    @lmtreinador Před 5 lety +75

    Se não existisse as redes sociais como Facebook e Instagram por exemplo, as pessoas seriam mais felizes com seu momento atual, pois a necessidade de mostrar que se está em "alta" o tempo todo, acaba levando uma boa parte das pessoas a viverem um mundo de fantasia e surreal.

    • @brunobacote1
      @brunobacote1 Před 4 lety +4

      Não concordo. Sou advogado e tenho uma cliente que está com Burnout severa e nunca teve apego a redes sociais. Foi a empresa sugando tudo o que ela tinha quanto à força de trabalho.

    • @o.c.5017
      @o.c.5017 Před 3 lety +6

      Acho que é uma das formas. O problema é que as redes foram e são pensadas para nos roubar atenção e nos influenciar, veja dilema das redes.

  • @c0rd347
    @c0rd347 Před 5 lety +57

    A frase que me marcou "O sentimento de que você não pode parar..."

    • @ddianapinheiro
      @ddianapinheiro Před 2 lety +2

      Nossa, nem fala...

    • @ericaqno
      @ericaqno Před rokem +1

      Ouco em toda reunião com chefe... Acelera, precisamos acelerar, não podemos esperar, temos que nos adiantar.... O ambiente corporativo cobra isso, o difícil é vc impor limite. Pois geralmente o limite imposto, vem com uma demissão em seguida.

  • @RicardoJesseVideos
    @RicardoJesseVideos Před 5 lety +69

    Melhor campanha antidrogas seria mostrar pra juventude que não precisa carro importado nem tênis de mil reais para ser feliz. Mas vivemos em uma sociedade em que até a saúde é um produto lucrativo.

  • @patriciaclaricio9611
    @patriciaclaricio9611 Před 5 lety +46

    Eu estava trabalhando em um emprego e ganhava muiiiiiiito bem,mas já estava saturada de tanta pressão resolvi jogar tudo para o alto....agora sim estou feliz

    • @joicedocarmodesouza
      @joicedocarmodesouza Před 5 lety +2

      Patricia Claricio parabéns fiz o mesmo quando abandonei a escola hoje procuro algo que possa fazer e ter uma vida tranquila

    • @Kellynha2424
      @Kellynha2424 Před 5 lety +3

      Qualidade de vida, saúde em primeiro lugar mesmo

    • @ddianapinheiro
      @ddianapinheiro Před 2 lety +2

      Fiz isso ontem!

  • @kylder3926
    @kylder3926 Před 5 lety +74

    Vc vale o quanto produz. Não existe ética no mundo coorporativo, só nos baners.
    O foco é no resultado e não em pessoas, bateu as metas, ótimo, não bateu, péssimo. O o sentimento que impera é o medo, a ameaça, a pressão. Td isto gera adoecimento, esta aí o Burnout cada vez mais presente nas empresas.

    • @Claud_S.
      @Claud_S. Před 5 lety +1

      Isso ae é a própria pessoa que põe pressão,lógico que o chefe quer lucro é o dinheiro dele ali em jogo se ele lucrar ou perder dinheiro você continua com seu salário ele não.

    • @Kellynha2424
      @Kellynha2424 Před 5 lety +10

      Ter sindrome de burnout é vc tentar, querer executar uma tarefa no trabalho, complexa ou até simples e simplesmente nao conseguir realizar ou ate possa concluir com muito esforço as atividades do seu trabalho, que vc gosta, que te da retorno "salario", "beneficios" e etc mas que antes vc realizava normalmente e facilmente, mas com o passar do tempo, os estresses diarios, as mudanças, o enxugamento do numero de pessoas, o aumento ou diminuição dastrica do que fazia, as cobranças e prazos curtos ou se cobrar demais, falha de administração, direçao e controle do lider, comunicação falha dificultando os processos se tornam pesadelos insurportaveis e vc acaba cobrando mais de vc mesmo, se culpando por tudo que possa dar errado, medo de ser julgada, demitida, nao suportando nada ao seu redor e nem vc mesmo se aguenta e se afastar das pessoas, ou responde a alguem sinicamente, que vc acha que estão te criticando, te observando e o medo de sair e nao ter mais o seu sustento sua renda vc foge do seu trabalho para sua proteção, se atrasa, da justificativas de que isso vai passar, mas isso vem aos ocorrendo aos poucos e vc nem percebe que vc ja adoeceu e ate chega um dia que ocorre a "queima", vc chegou no seu " limite " fisico, emocional e ate espiritual e procura por exemplo um médico cardiopata, faz exames, mas ainda nao consegue identificar que vc precisa de outro tipo de ajuda, e demora a descobrir causando desequilibrio intenso, nao só pra vc mas pra todos, colegas, em casa tb. Tenho depressao, diabetes e hipertensão. Sou uma bomba relógio, ja estou em tratamento, precisei me afastar e peço a Deus que eu me recupere.

    • @luizfernandoventura4581
      @luizfernandoventura4581 Před 3 lety +3

      @@Kellynha2424 amém cara . Vc vai melhorar . Estou assim também . Quero sair do meu serviço pq estou me sentindo muito pressionado. Mas logo penso q se eu nn conseguir outro emprego em 6 meses , vai ficar difícil e vou piorar minha saúde mental . Mas Deus tá no barco.

    • @ANNDRE431
      @ANNDRE431 Před 2 lety

      Tô com isso rapaz que raiva kkkkk

    • @Gomes-Jc
      @Gomes-Jc Před rokem

      tem razão

  • @kadualbuquerque4929
    @kadualbuquerque4929 Před 5 lety +28

    Só lembrando para alguns que...Pondé é um filósofo,não um político. "As pessoas" querem que ele tenha soluções para problemas político-sociais...e essa não é a função dele...a função dele é pensar,refletir,questionar e principalmente tentar identificar os problemas,e tentar trazer clareza aos mesmos...fora isso...não pode e não deve ser dado ao filósofo,a função de político...ele não está aí para resolver os problemas...e sim para identifica-los e tentar esclarece-los.

  • @majesfbusiness7833
    @majesfbusiness7833 Před 5 lety +13

    Assunto nas igrejas hoje. Conhecimento é tudo! E o povo eclesiástico também se interessa por esses assuntos, somos corpo alma e espírito, precisamos de um tempo para paz, descanso, sossego.

  • @diegobarbosa4618
    @diegobarbosa4618 Před 5 lety +6

    Quando o Pondé não começa dizendo "eu acho que..." ele fala bonito! Mostra domínio sobre o assunto... E de fato, tá cada vez mais difícil enfrentar a realidade! Já cheguei a misturar antidepressivos com álcool por várias vezes... Cada um sabe o peso que tem que carregar calado. E tão difícil quanto ou até mais do que o esgotamento físico, é o mental!

  • @malupezzin880
    @malupezzin880 Před 5 lety +28

    "O mundo está cada vez mais difícil." Mas, ainda assim, os casais fazem filhos. Isto tem vários adjetivos, como: egoísmo, ignorância e irresponsabilidade.

    • @diegobarbosa4618
      @diegobarbosa4618 Před 5 lety +4

      Exato! Com a vida tão horrível como anda, quem põe filho nesse país (não digo no mundo, pq ainda existem lugares prósperos, onde a reprodução não seria má ideia), é no mínimo egoísta! Mas esse tipo de gente não pensa no filho, só pensa em se reproduzir porque o vizinho tbm tem um filho, pq o filho do irmão é bonitinho, pq quer "preencher o vazio da casa" e etc... O próprio ser humano encaminha sua extinção por meio da reprodução exagerada!

    • @victorrafael7
      @victorrafael7 Před 5 lety +12

      Se em qualquer situação adversa os animais parassem a reprodução a extinção teria ocorrido desde o início. Nunca o mundo foi fácil. Estamos na maior era de paz, ainda que seja meio instável. Olha pra trás e pensa sobre a porcaria que o mundo era: e se tivéssemos desistido ali?

    • @uandersonrocha32
      @uandersonrocha32 Před 5 lety +8

      Sou defensor público e atuo principalmente no direito de família, também já fui agente penitenciário, conheço de perto as conseqüências da reprodução inconsequente e lhes digo uma coisa, o assunto é muito mais complexo e danoso do q vcs pensam. Ter um filhor requer uma boa condição econômica e psicológica, so q mais de 80% das pessoas não tem nenhuma nem outra, algumas pessoas tem um ou outra coisa e raramente se vê alguém q tem duas coisas. Resumindo, são irresponsáveis pelos maos variafos motivos.

    • @marcoscarvalho6185
      @marcoscarvalho6185 Před 2 lety

      @@victorrafael7 Comentário cirúrgico

  • @katiateixeiradacosta1503
    @katiateixeiradacosta1503 Před 5 lety +11

    Muito bom! Chega uma hora que temos que parar e ficarmos no vazio pra sermos humanos

  • @gianegraboski4240
    @gianegraboski4240 Před 5 lety +12

    Adoro as reflexões do Pondé, enquanto ouvia esta percepção enxerguei além da camada jovem, penso que este nível de esgotamento esteja entre todas as camadas adulto/meia idade, a auto-sabotagem e julgamento de que seus próprios projetos são insuficientes provoca essa paralisia de forças e isso se deve ao grau de exigência em apresentar-se sempre bem sucedido em todas as áreas da vida, como se não houvesse tempo para erros e aprendizados!

  • @genildandesouza5997
    @genildandesouza5997 Před 5 lety +24

    Olá, agradeço o compartilhamento de seus conhecimentos. Na sala de aula onde minha filha estuda atualmente, um amigo se suicidou. Um jovem próximo a completar seus 18 anos, todos ficaram pasmos, pois aparentava ser feliz, porém já estava em tratamento de depressão, e não aguentou a pressão da vida de hj, ninguém entendeu o porquê. Eu sempre prestei atenção em meus filhos, mas com tudo isso descobri q minha filha tbm é infeliz, estou tomando providências e tentando fazê-la enchergar os lados bons da vida. Sempre gostei de estudos sobre a mente humana, pois nos faz refletir em como se relacionar ou se defender de pessoas. Já me abriu um pouco os olhos do q pode estar havendo, pois ela vive em pressão por conta de estudos. Agradeço e compartilharei com muitos outros...

    • @joicedocarmodesouza
      @joicedocarmodesouza Před 5 lety +2

      Genilda N de Souza parabéns muitos pais deixam os filhos a Deus dará e tentam recompensa sua ausência com bens materiais e vc já foi criança e sabe que os seus melhores momentos de vida está em pequenos momentos ao lado das pessoas que lhe fazem bem e que o ser humano é como um animal se for muito acoado ou ele se entrega de vez pra ser dominado ou vira um animal perigoso no caso das crianças desandam de vez

  • @juliahosana6993
    @juliahosana6993 Před 3 lety +2

    A felicidade é o princípio básico que move todo o sistema de produção em que vivemos: precisamos estar sempre melhor do que estamos agora- 'o céu é o limite'.
    Pressões sociais que impulsionam nossas ações, como as redes sociais...
    Ter que estar sempre no controle...

  • @Fugazz
    @Fugazz Před 5 lety +13

    Tenho isso e nem sabia. Mas prefiro acreditar que eu não devo desistir e continuarei lutando sem medicamentos e sem me vitimizar pois morar no Brasil se você desistir fodeu.

    • @monikcorrea1809
      @monikcorrea1809 Před 2 lety +4

      Hey
      Faz 3 anos que você fez este comentário..
      Estou muito curiosa sobre o que aconteceu nesses 3 anos e se vc superou isso ou se ainda pensa igual.
      Seria muito bacana saber esse feedback

    • @boneca169
      @boneca169 Před 2 lety

      Se acha que consegue superar sem medicamentos, ajuda profissional, só com a força da mente, então não tem Burnout. Porque depois de um certo tempo nem raciocínio você vai conseguir ter, quanto menos usá-la para uma recuperação. Eu tenho essa síndrome, no começo também pensava que só pensar positivo seria a solução, mas é um engano, parece que toda sua energia está sendo desperdiçada sem freio.

  • @RodrigoRodriguesrody
    @RodrigoRodriguesrody Před 5 lety +4

    Realmente me encontro nessa situação, vontade de fazer nada e extremamente cansado de tudo, explodindo facil por qualquer coisa e a sensação é exatamente essa, esgotamento total!

  • @Lualulu19
    @Lualulu19 Před 2 lety +1

    não é só excesso de trabalho que pode desencadear... o desemprego também pode!

  • @renatoreis7602
    @renatoreis7602 Před 3 lety +1

    Tinha que deixar o cara falando por horas, é maravilhoso ouvir esse filósofo.

  • @marcioporta2509
    @marcioporta2509 Před 5 lety +5

    Incrível, rico de informação esse vídeo. Parabéns

  • @adenildescelmapereirasousa4131

    Excelente!!! Amei😙😙😙😙😙😙GRATIDÃO Á DEUS PELA SUA VIDA E SABEDORIA!!!

  • @douglas_henrique
    @douglas_henrique Před 5 lety +23

    Há muitos jovens disputando vagas de trabalho, cursos no nível superior e em outras áreas, o que acirra a concorrência de forma brutal. Para fazer frente a isso, faz-se necessário um alto dispêndio energético em relação ao seu concorrente para dar certo nesse mundo capitalista. Obviamente, isso leva ao burnout, ao estresse e ao cansaço para atingir o conceito de felicidade definido pela sociedade capitalista.

    • @Anderson260319933522
      @Anderson260319933522 Před 5 lety +2

      Seria melhor todo mundo fumando maconha, transando e fazendo miçanga ne

    • @diogopereira9666
      @diogopereira9666 Před 5 lety

      concorrência brutal pelo emprego não é culpa do capitalismo, é exatamente o oposto ao capitalismo que nos levou a esse nível de desemprego.

  • @joicedocarmodesouza
    @joicedocarmodesouza Před 5 lety

    A vida não é o final do percurso e sim o caminho. Temos que aprender que somos todos diferentes ter moderação no ter no ser e humildade para admitir que a plenitude é inalcançável e agradecer por tudo que já temos pois nossa lutas e conquistas é relativa e individual. Um aluno especial vai à escola pra se socializar, outros pra aprender e alguns porque os pais obrigam e assim é à vida.

  • @glaucianpessoa8206
    @glaucianpessoa8206 Před 5 lety +1

    Ótima postagem!

  • @taniamaraselingaiess8122
    @taniamaraselingaiess8122 Před 5 lety +14

    As pessoas são subprodutos desse sistema, uma felicidade falsa, a pessoa não pode entrar nessa " onda"...há de ter uma outra visão com respeito à vida.Obrigada!

  • @joaquimfirminoalmeidavieir7831

    Muito bom....

  • @ponyavelino
    @ponyavelino Před 5 lety +11

    Estou 4 anos lutando contra isso,sai do trabalho por que já não aguentava mais. Sendo que estou em casa e não consigo fazer nada .

  • @jacqueabrahao6045
    @jacqueabrahao6045 Před 5 lety +1

    Mt esclarecedor.

  • @bubumallet
    @bubumallet Před 5 lety +2

    Vídeo incrível.

  • @giovaniliskoskizanini3693

    Ta ai uma ótima explicação do porque me drogo constantemente

  • @__NataN
    @__NataN Před 5 lety +4

    2:42
    Tipo eu... 😞😞😞
    A vontade de viver ja foi embora a muito tempo...
    ("Se eu conversasse com deus" - LEANDRO GOMES DE BARROS)

  • @elisabeteeches6069
    @elisabeteeches6069 Před 5 lety +4

    Nunca tive porque sei ou tento saber meu limite. Quando não dou conta já falo que não tem como fazer ou resolver. Mas somos mesmo muito cobrados por todos, e ultrapassamos certos limites.

  • @Whatever-yc6gr
    @Whatever-yc6gr Před 5 lety +2

    O engraçado é que existe um jogo chamado burnout

  • @lobasolitaria5633
    @lobasolitaria5633 Před 5 lety +1

    BOM

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 Před 2 lety

    Eu acho que tive esse problema, quando resolvi iniciar uma segunda faculdade aos 26 anos. Perdi o gosto por estudar e aprender, por está cansado da graduação

  • @anibalmartins1805
    @anibalmartins1805 Před rokem

    Li a maioria dos artigos do Pondé na Folha de São Paulo, mas tenho uma filha com Burnout e me surpreendeu que Pondé teve uma fala infeliz e até ignorante neste assunto. É nisso que resulta perguntar aos filósofos sobre tudo e qualquer assunto, mesmo sem conhecimento do mesmo

    • @renatomoreno1098
      @renatomoreno1098 Před 6 měsíci

      É porque o Ponde não sabe de tudo.
      É apenas um filofoso que devia ou deve nos fazer refletir..
      Ele não é psicólogo ou psiquiatra para tratar do tema!!

    • @renatomoreno1098
      @renatomoreno1098 Před 6 měsíci

      É porque o Ponde não sabe de tudo.
      É apenas um filofoso que devia ou deve nos fazer refletir..
      Ele não é psicólogo ou psiquiatra para tratar do tema!!

  • @iranramos8850
    @iranramos8850 Před 5 lety +8

    Ultimamente tenho me matado de tanto trabalhar... Acho que sou viciado... Sou servidor público, estabilizado, não precisava de tanto trabalho... Mas acho que me acostumei com o ritmo... Tem dia que eu não paro nem pra almoçar e tem horas que eu quase passo da hora de urinar... Vou tentar me controlar!

    • @dionessilvadarocha6980
      @dionessilvadarocha6980 Před 5 lety

      Você já disse tudo, tá se matando de tanto trabalhar

    • @joicedocarmodesouza
      @joicedocarmodesouza Před 5 lety

      Iran Ramos vc deve trabalhar na educação né kkk geralmente a maioria de funcionários dessa área quando se aposenta não vive mais que 5 anos pois já se acostumou coma rotina do stress da vida social e fechou o olho pra vida esquecendo de fazer algo prazeroso diferente da sua rotina de vida eu sou professora e percebo que filhos de professor é criado pela empregada e a família só tem vida social aos domingos quando não passa o dia assistindo tv e o mundo lá fora foi esquecido na busca de um conforto e estabilidade financeira que muitas vezes nem é aproveitada pela rotina de trabalho juntamente com a rotina de casa.

  • @thiagomoraes636
    @thiagomoraes636 Před 5 lety

    tô com burnout com relação a política

  • @Valdinei.G-Oliveira42
    @Valdinei.G-Oliveira42 Před 5 lety

    Eu sei que não é, mas quando criança eu assistia, mas parece a voz do Afrodite de Peixes. Inclusive até porque o dublador já morreu.

  • @suelirdb
    @suelirdb Před 5 lety +1

    Eu.
    Fim da linha.

  • @nicolykaren
    @nicolykaren Před 4 lety

    Isso explica as drogas também Pondé ?!

  • @BK-yg6nb
    @BK-yg6nb Před 5 lety +8

    Concordo 90% do que disse, mas discordo da parte da droga. Sou de 1994 vejo sim a "molecada" se drogando mais a frustração vem do acomodamento, é fácil pensar em ser bem sucedido mais pra isso tem que batalhar, acredito que grande parte não se mexe e quer crescer. Sou usuário da cannabis a 9 anos e sou "feliz". Falta propósito pra essa geração e um novo formato de ensino escolar.

    • @bernardmoraes5338
      @bernardmoraes5338 Před 5 lety +1

      Vc não considera ser parte dessa geração?

    • @BK-yg6nb
      @BK-yg6nb Před 5 lety

      @@bernardmoraes5338 em alguns quesitos sim.

    • @bernardmoraes5338
      @bernardmoraes5338 Před 5 lety +1

      @@BK-yg6nb é que vc falou da "molecada" dessa geração e teoricamente vc esta inserido nela. Pela idade e pela participação cultural. Eu sou dos 80s e tb faço parte do que chamam "essa geração". Penso que essa frustração e tudo mais se deve por não termos vivido nenhuma grande catástrofe, guerra ou algo "nivelador".

    • @BK-yg6nb
      @BK-yg6nb Před 5 lety +1

      @@bernardmoraes5338 sim mais no início do vídeo ele fala até os 20 anos de idade, que está tendo mais caso que outras gerações. Acho que nosso país já está em guerra a anos só que não acordamos ainda. O Brasil infelizmente está um caos. Voltando ao que falo da nova geração, é que está muito preocupada com a aceitação dos outros que a própria. Hoje quase tudo tem preço e valor.

  • @akhelakhel2467
    @akhelakhel2467 Před 5 lety +1

    Sinto muito,más vc não sabe nada sobre Burnout.

  • @sandradias2017
    @sandradias2017 Před 5 lety +4

    Esses jovens são, em sua maioria arrogantes, acham que aqueles que tem o dobro de sua idade são velhos e ultrapassados e devem ser descartados. Vão levar muito na cabeça por isso. Precisam aprender a baixar as orelhas!

  • @canaldofilosofo
    @canaldofilosofo Před 5 lety +1

    NÃO FALA NADA COM NADA

  • @cesarcduran
    @cesarcduran Před 5 lety +1

    Falou o pós doutor em filosofia que estudou e se esforçou a vida toda, debruçado sobre livros e cultura e , contraditoriamente à sua história, fala em esgotamento. Gosto da filosofia de Pondé mas ele definitivamente não tem nenhum projeto de civilização. Então, seguindo a linha de raciocínio do áudio em questão, façam o que é, explicitamente, desejado parem de estudar, parem de lutar, parem de se esforçar, sejam profundamente pessimistas e continue a viver na indigência. Já li quase toda obra de Pondé ( Em torno de 11 livros e comprei mais 5 dele), mas discordo veementemente desse discurso conservador.