#26 - E A MÃE, NASCE QUANDO?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024
  • Quem nunca escutou a frase: “Quando nasce um filho, nasce uma mãe” Mas será que isso realmente acontece desse jeito “mágico”? Talvez o que a gente saiba até agora é que quando nasce um filho, morre uma versão nossa como mulher, abrindo espaço para uma nova versão nascer. Pra bater esse papo com a gente, o “Mil e Uma Tretas” recebe hoje a empresária, criadora de conteúdo, apresentadora e mãe da Ayo, Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani) e a apresentadora, criadora de conteúdo, advogada e autora de best seller, a mãe da Ava, Gabriela Prioli (@gabrielaprioli).
    Nova linha dermocosmética CLEAR Derma Solutions Antiqueda. CLINICAMENTE COMPROVADA: Reduz a queda de cabelo desde a raiz em 1 mês*. Aproveite: bit.ly/especia...
    *Resultados comprovados em teste clínico. Produto cosmético, sem ação terapêutica. Ação válida em todo o Brasil. 1 uso por CPF. Validade até 2 dias depois da veiculação ou enquanto durarem os cupons.
    @JuliaFaria veste:
    Conjunto: @neriage_
    Sandália: @room.022
    Bracelete: @andressadelamuta
    Anel morango: @abi_project
    Anel geométrico: @sarajoias.oficial
    @ThailaAyala veste:
    Conjunto: @patbo
    Sandália: @room.022

Komentáře • 334

  • @joycepretah
    @joycepretah Před rokem +207

    A presença da Xongani trouxe pontos fundamentais. Vcs podiam fazer um episódio só com mães pretas.

  • @tamirissouza7625
    @tamirissouza7625 Před rokem +82

    Que mulher MARAVILHOSA essa Xongani! Totalmente realista... trouxe várias vezes o discurso pra realidade da maioria das mães com muito respeito

    • @pamelamello342
      @pamelamello342 Před 11 měsíci +1

      Representou muito as mães, que não tem tantos privilégios.

  • @thamiresalves3236
    @thamiresalves3236 Před rokem +22

    Por favor meninas, LEVEM MAIS MULHERES PRETAS PARA O PROGRAMA, entendo muuuito que vocês levam pessoas que tem também algum envolvimento pessoal, mas levar mulheres de outras realidades que tiverem outras vivências , em realidades diferentes da de vocês, enriquece muito o papo!

  • @JessicaSantos-kt6hm
    @JessicaSantos-kt6hm Před 11 měsíci +38

    Sou mãe há 5 meses. Desde então eu vejo as redes sociais e depoimentos de mães ricas e famosas, como vocês, com ressentimento. Eu também tive (tenho) o desespero do puerpério de querer voltar a vida de antes, o peso de saber que aquela montanha de responsabilidade física e emocional era pra sempre, o sofrimento absurdo de procurar uma alternativa e saber que ela não existe. O ressentimento é porque vocês têm essa alternativa, de contratar babás enfermeiras e noturnas e folguistas e muito bem recomendadas em quem vocês podem confiar pra dividir o maternar. Me vem uma sensação ruim, inveja, ressentimento, raiva. Porque vcs tem voz pra falar sobre a parte de dificuldade que vocês conheceram (que há é enorme), mas vocês não conhecem a dificuldade toda e a dor maior que é não ter alternativa pra deixar mais leve. Eu não digo que tô certa, mas é um sentimento que acho que vocês talvez não entendam o porquê que despertam.

    • @MarianaTeodoro
      @MarianaTeodoro Před 11 měsíci +7

      Tb sinto isso as vezes, uma inveja de quem tem rede de apoio sólida, te entendo… mas procuro ver tudo isso pelo lado da coragem delas de falar a verdade… e nos inspirar a sentir o mesmo (mesmo sabendo q não conseguiremos sair disso tão cedo)

    • @anakarina610
      @anakarina610 Před 10 měsíci +13

      As falas são de uma realidade privilegiada. Não contempla a maternidade da maioria. É um recorte do mundo delas pra quem faz parte dele. Tanto que não há nesse programa mães pobres, que vivem em condições de extrema dificuldade socioeconômica.

    • @polzzapaola
      @polzzapaola Před 6 měsíci +1

      Obrigada, sou mãe de 2 gêmeas de 6 meses, moro no exterior, sem rede de apoio e não posso pagar eu tbm senti inveja

  • @pontebrasilusa
    @pontebrasilusa Před rokem +51

    “A dor gera empatia e a felicidade não” Ana Paula Xongani

    • @alinegalcino
      @alinegalcino Před 8 měsíci

      Eu anotei essa frase também. Achei perfeita

  • @camillacorreia1430
    @camillacorreia1430 Před rokem +123

    Esse texto de Gabriela me deixou em prantos! Meu deus do céu! Posso falar até esse momento que foi episódio mais lindo e construtivo que vi nessas temporadas.

  • @deboracurymartins7535
    @deboracurymartins7535 Před rokem +59

    Programa lindo! Amei a Fala da Xongani sobre as funcionárias. Achei forte e passou desapercebida como se fosse só algo do racismo. Diz tb sobre a feminismo sobre o papel dos pais, etc.
    Lindo a Gabi falando sobre o medo da perda. Isso é tão forte quando nasce o filho! Enfim, lindo demais! ❤

  • @karencantiliano2636
    @karencantiliano2636 Před rokem +44

    Eu queria muito ver um episódio de mulheres que decidiram que não queriam ser mães e como é a vida delas vivendo com essa decisão, eu assisto todos os vídeos de vcs e amo essa enxurrada de informações a respeito da maternidade, e hoje acho um privilégio nós mulheres podermos fazer esta escolha junto com um parceiro sobre algo que muda a nossa vida dessa forma como é um filho. Mas afinal, como seria a minha vida sem um filho?

  • @user-gi8yl4hl7l
    @user-gi8yl4hl7l Před rokem +6

    Gabriela Prioli levantou um ponto muito importante, sobre o valor estar na anulação da mãe como pessoa e triste sentir um certa alfinetada da Julia querendo defender que esse pensamento deve ser respeitado em quem acha isso correto! Ainda bem que a Prioli conseguiu deixar claro que não é sobre respeitar quem escolhe se "anular" e sim sobre não glamourizar, para que as mães não se sintam menos mães por desejar se priorizar também.

  • @marianacrestani5590
    @marianacrestani5590 Před rokem +46

    INCRÍVEL! Queria que não acabasse! Acho q vou ter que assistir de novo pra processar tudo que foi dito. Foi uma mistura de terapia, aula, reflexão filosófica, discurso político necessário! Aí queria muito ser amiga da Gabi e da Xongani! Mulheres incríveis! Amei! Tragam de novo!

  • @marialuizadrp4357
    @marialuizadrp4357 Před rokem +53

    Gente, pra mim esse foi o melhor episódio!! Amei tanto!! Meninas, espero que vocês tenham noção de como ajudam nós mães que estamos assistindo do outro lado da telinha!! Beijo grande pra vocês!! ❤

  • @paulalinss
    @paulalinss Před rokem +50

    Gente… que relato mais impactante esse da Ana Paula. Sobre se sentir parte de algo finalmente na maternidade. Que perspectiva incrível! Que mulher sensível!
    Não a conhecia, mas adorei conhecê-la.

  • @thayaneribeiro3641
    @thayaneribeiro3641 Před 11 měsíci +4

    Pod ótimo! A dobradinha Xongani e Prioli foi certeira. Sugiro trazerem mais mulheres negras para o debate. Amplia a discussão e traz novos pontos de vista sobre os temas.

  • @caarlaroberta
    @caarlaroberta Před rokem +16

    A Xongani é uma potência! Sempre aprendo muito ouvindo-a 🥰♥️

  • @samantafisio
    @samantafisio Před rokem +13

    Melhor episódio de todos. Xongani deveria participar muitas vezes, ela fez os melhores comentários.

  • @lucilenequirino947
    @lucilenequirino947 Před rokem +7

    Quando cheguei da maternidade, primeira coisa que pensei foi, o que eu fiz da minha vida.

  • @abbcarolll
    @abbcarolll Před rokem +15

    Uau, que episódio incrível!! A participação da Xongani fez toda a diferença!! Trouxe outras dores e perspectivas, de um lugar que nós, brancas, nunca saberemos. Que bom que outras mães poderão assistir e se identificar!

  • @user-lp1ep9zj9x
    @user-lp1ep9zj9x Před rokem +9

    Cara...que reflexão esse videocast me trouxe! Ouvindo a Gabriela livre no começo, viajando, não estando 100% do tempo com a bebê-porque foi minha realidade por 11 meses- me deu inveja, raiva, julguei muito por minutos. Mas, cara, que bizarro e que real que é essa romantizacao é a anulação das vontades das mulheres e como o pai é lembrado com tanto carinho e até mais mesmo nao estando vivendo as 24h do dia com as crianças. Obrigaaada meninas, todas as 4 são luz. Obrigada

  • @Franciellestephanie
    @Franciellestephanie Před rokem +29

    Amei as falas da Xongani. Trouxe perspectivas muito interessantes que me fizeram pensar muito.

  • @ruthmarques5480
    @ruthmarques5480 Před 11 měsíci +6

    " Eu não senti saudadeeee, eu queira trabalhar e viver" Nossaaaaa, eu também senti issooooo e nunca tive coragem de falarrrrr

  • @drichino
    @drichino Před rokem +32

    Amo a Xongani de todo o meu coração! Melhor convidada que poderiam ter trazido ❤

  • @Amanda-pm4qr
    @Amanda-pm4qr Před rokem +22

    Que episódio! Melhor de todos! Queria a Gabriela na minha vida! Quanta sabedoria e organização de pensamentos, tudo isso somado a uma oratória impecável! Te admiro!

  • @Mishlorena
    @Mishlorena Před rokem +27

    Xongani maravilhosa. Programa maravilhoso, necessário, reflexivo extremo. Parabéns à todas

  • @elisagomez2756
    @elisagomez2756 Před 3 měsíci +1

    Muito interessante o vídeo! Penso como a Gabriela disse em um momento do vídeo, ser mãe NÃO é sacrifício! Sim, quando somos mães abrimos mão de muitas coisas porém desde o amor. Acho que deveríamos esquecer um pouco o revindicar ter rede de apoio, trabalhar etc e lembrar das mães como EU que escolhemos ficar em casa cuidando exclusivamente dos filhos. Acho que seria legal um episódio focado nisso: mães que deixam de trabalhar fora pra trabalhar dentro da própria casa porque escolhem...e o gratificante que é isso. ❤

  • @pinkcomunicacao6359
    @pinkcomunicacao6359 Před 11 měsíci +6

    Observando tantas mães se identificando, estou me sentindo diferente, pq o amor tomou conta de mim desde que soube que estava grávida, sempre me senti conectada com meus filhos, sempre senti nosso vínculo forte, fico perto dos meus filhos pq eu realmente gosto de estar perto deles, e nunca tive dúvidas do que eu sentia por eles.

    • @elisagomez2756
      @elisagomez2756 Před 3 měsíci +1

      Concordo, comigo igualmente . Acho que hoje em dia ficam tanto em normalizar o não afeto, entre outra coisas que esquecem que existem mães que SIM não querem babás, SIM sentiram vínculo desde o início etc etc etc ....enfim.

    • @marianacunha1629
      @marianacunha1629 Před 3 měsíci

      Tenho a impressão que elas amam muito o trabalho e acham tudo da maternidade cansativo demais.
      O trabalho tbm exige tudo isso mas elas não reclamam. Ao contrario da maternidade.

  • @clarasoares1942
    @clarasoares1942 Před rokem +4

    Olha, nem mesmo mãe eu sou, mas assisto a todos os episódios e digo sem pestanejar: esse foi o melhor episódio! As entrevistadas entregaram TUDO! A dinâmica foi maravilhosa!

  • @RAQUELCUNHA
    @RAQUELCUNHA Před 11 měsíci +2

    O episódio que mais mexeu comigo! eu mergulhei no trabalho! Por sorte, em Homeoffice, ela com 30 dias, ja ia comigo atender clientes, eu separada, com uma pequena rede de apoio, mas o tempo todo com ela! Eu tinha q seguir, eu tinha q me encontrar no meio de tudo aquilo ali e essa falta de nós mesmas do passado, de "solteira" é mto válida! Eu tive todos os vínculos e hj ela ainda c 8 anos eu ainda me afogo no trabalho pq é a única coisa q me liga em mim, no antes dela! A fuga! A realização profissional, pelo menos! Não como eu queria, mas seguindo como eu podia! O resgate! A luta constante entre buscar a Raquel de antes que se enterrou no trabalho p se esconder dos problemas e descobrir a Raquel mãe, a que tinha q nascer a partir do nascimento dela!E ser a melhor mãe que eu pudesse: presente! Ali, com ela! A gente escolhe as lutas que vai lutar diariamente e a casca vai engrossando tb na mesma medida! Eu me identifiquei mto qnd Xongani falou que nao gostava de brincar, eu tb não, e me culpei por um tempo c isso! Até que aceitei. Talvez eu nao gostasse de minha versão de criança. Brinco, mas algo me incomoda ali!

  • @thaistourinhobatista4621

    Gabriela como eu te entendo!! Tenho filha de 4 meses e me senti muito como você! Se sinta abraçada! Podcast maravilhoso! Muito difícil hoje em dia falar de maternidade sem julgamentos e vcs conseguem! Me sinto acolhida!

  • @LucasAlemos
    @LucasAlemos Před rokem +6

    Pra mim foi o melhor episódio de todos ! Gabriela Prioli é sempre muito certeira, sensata e articulada. Concordo que precisamos parar de glorificar o sofrimento materno. Sinto muito pela violência que ela sofreu de outra mãe...

  • @danisilva3673
    @danisilva3673 Před rokem +5

    Xongani é perfeita e foi mais do que necessária!

  • @gabrielaathayde1236
    @gabrielaathayde1236 Před 11 měsíci +2

    Vir pela deusa Xongani❤

  • @danielaalicia4202
    @danielaalicia4202 Před rokem +19

    Episódio maravilhoso!!! Eu até pensava que só eu sentia essas coisas todas. Cada dia amo mais esse programa meninas! Uma terapia pra mim!!

  • @TatiCocarelli
    @TatiCocarelli Před rokem +11

    Eu verbalizei sim kkkkk Eu digo que sempre fui a mãe fora dos padrões que nunca quis emendar férias com licença maternidade, aliás, não via a hora de acabar a licença maternidade

  • @joiceestrela3771
    @joiceestrela3771 Před rokem +7

    Gostei muito de conhecer a Ana Paula, ela trouxe mais o lado das mulheres sem privilégios.

  • @elianesmiranda
    @elianesmiranda Před rokem +3

    @ThailaAyala - venho do futuro (meu filho tem 5 anos e meio) te dizer que todo esse esforço que hoje vc tem feito para dar carinho vai dar lugar a um prazer imenso. Eu fui essa mãe que se forçava a fazer carinho no meu filho e que achava muito estranho dizer "te amo" no começo e hoje carinhos, beijinhos e "te amo" saem tão natural quanto respirar! Só continua! 💟

  • @paulaleao3009
    @paulaleao3009 Před 11 měsíci +1

    Quão necessário esse diálogo , tira um peso enorme do “ ser mãe “ , cada uma com suas experiências e está tudo bem 🤍

  • @marsellanunesaraujodemorai5563

    Pra mim foi o melhor episódio. Um tapa na cara de muita gente. Não sou mãe. Sou enfermeira e estou dentro desse mundo da maternidade todos os dias no meu trabalho, e me pego várias vezes julgando algumas coisas, mas logo penso: Opa!
    Estou me policiando cada vez mais quanto a isso. Mas acho que a grande virada de chave foi entender que eu NÃO TENHO CONTA com a vida das pessoas. O meu papel é somente orientar e ajudar no cuidado SE a mãe pedir.

  • @estelafarah
    @estelafarah Před rokem +9

    Episodio maravilhoso, ta entre os melhores!!! Adorei as convidadas mas preciso dizer que a lucidez e leitura de mundo da Gabriela Prioli é algo tremendo, espetacular. Fico impressionada e minha admiração só cresce!!!

  • @seomaraoliveira5261
    @seomaraoliveira5261 Před rokem +5

    Flores, poesias...as belas artes representadas neste episódio.O vídeo da querida participante é super informativo e, finalmente aos 52 anos aprendi q ñ " morri", sim me extendi dentro da minha existência até ali(20 anos), tendo q continuar "dilatando" rumo ao assertivo jamais alcançado.🌷🌟

  • @giuliaemily_
    @giuliaemily_ Před rokem +4

    Eu costumo dizer que a maternidade é o pior e o melhor momento da minha vida. Uma dualidade do c#$%$.
    Quando minha filha dormia mais de 4h eu ficava com saudade de estar com ela, mas quando ela não dormia eu só queria me ver livre dela um pouco. 😂 A mesma coisa agora com a creche, sinto muita culpa e saudade, mas também adoro esse pouquinho de liberdade.
    E Prioli, sim, eu também sofro só de pensar na possibilidade de algo ruim acontecer com a minha filha. Sei que não posso viver ela, mas sofro por tê-la trazido ao mundo, por pensar que ela pode experimentar uma desilusão amorosa, frustrações, eventuais doenças, eventual perda da mãe e de pessoas que ela ama e certamente passar por essa aterrorizante ideia que costumamos fazer da morte. Sinto muita culpa, mas ao mesmo tempo nao imagino minha vida sem ela e acho que foi a melhor coisa que me aconteceu. Algo como se eu sempre soubesse que ela estaria comigo, como se tivesse estado ao meu lado - ainda que invisivel - a vida inteira e, agora, finalmente concretizada.
    E digo mais, sinto que ela não é a unica, que tem outra criança nos meus caminhos. Sinto a presença dela aqui, esperando para correr pro meu abraço, como algo inevitável. Enfim, meninas, loucuras de mãe.
    Palmas pra não glorificação do sofrimento, palmas para o capital social, palmas pra tudo. Parabéns pelo episódio, mas também com essas convidadas maravilhosas não poderia ser diferente. Na minha humilde opinião, o melhor de todos até agora! ❤

  • @allaboutana__
    @allaboutana__ Před rokem +13

    Xongani é maravilhosa! ❤

  • @robertamarchetti1553
    @robertamarchetti1553 Před 9 měsíci +2

    Eu ja tinha ouvido falar em psicose pós parto pq a cunhada da minha amiga chegou a ser internada e ficava fazendo tranças no cabelo o dia todo, igual aquelas cenas de filmes... Depois desse caso pesquisei e descobri que uma parcela até que considerável sofre de psicose e inclusive algumas nunca mais voltam ao normal , inclusive foi uma das coisas que me fez decidir não ter filho

  • @mamaeraissaerafael
    @mamaeraissaerafael Před rokem +2

    Eu também senti tudo isso. Mas acolhi é não me julguei. E sim, o amor vem aos poucos... e só vai crescendo. Não me identifiquei naqueles textos maravilhosos de amor incondicional que não cabe no peito logo após o nascimento.
    Nunca concordei com a hipótese de que eu precisava deixar de ser quem eu era, depois que virei mãe. Senti e sinto mto fala da minha outra versão, mas tbm amo ser mãe, então tento equilibrar esses momentos de mãe e de mulher ! Meu filho tem síndrome de down, então a "cobrança" em ser a mãe guerreira é ainda maior ... mas eu não acolho essa versão guerreira e sofrida de jeito nenhum!! Se eu não cuidar de mim pra estar bem, não conseguirei cuidar bem do meu filho ! Amei esse episódio ! É sobre isso...

  • @carolmartins4113
    @carolmartins4113 Před 11 měsíci +3

    Que episódio incrível! Convidadas maravilhosas! Amei conhecer Ana Paula. E me emocionei quando a Gabriela leu o texto que escreveu pra filha 🥹

  • @Daniholanda3
    @Daniholanda3 Před rokem +3

    Foi muito legal ver vcs chamando uma mulher preta pela riqueza do repertório dela, reconhecendo a individualidade e a potência dessa mulher maravilhosa (e não pra cumprir algum tipo de quota). Deu pra entender que o objetivo desse ep não era fazer recorte racial. A Xongani participou como mulher, mãe. Mas fica aqui minha sugestão pra vcs trazerem mães pretas pra fazerem esse recorte racial e falarem sobre privilégio. Acho que nesse exato momento da conversa foi o único momento em que vcs não compreenderam sobre o que exatamente a Xongani estava falando. E isso é totalmente compreensível! Porque a vivência dela como mulher preta é muito diferente da de vcs e da minha também. Enfim, acho que seria muito legal ver aqui mais mulheres parecidas com a grande maioria das mulheres do país. Poderia trazer mais mães pra essa rede de afeto e troca de conhecimento❤

  • @evillasanner2
    @evillasanner2 Před rokem +3

    Meu Deus Gabriele vc eh muito racional e isso eh muito bom pra desconstrução de tudo que fomos ensinadas sobre maternidade! Eu chorei muito com essa email que vc escreveu pra tua filha! Meninas que convidadas incríveis! Uauuuu😮😮

  • @marinadamasceno7118
    @marinadamasceno7118 Před rokem +1

    Essas 2 convidadas foram as melhores de todos os tempos! Quanta inteligência e eloquência...

  • @dulcianepinheiro4523
    @dulcianepinheiro4523 Před 11 měsíci +2

    Nossa! ainda não sou mãe, mas admiro demais a thaila, ela tá tão mais linda, madura e poderosa pós maternidade, até com seus dilemas, a maternidade trás um poder de leoa muito forte! Sugestão de pauta: FILHOS ADOTIVOS, pelo ponto de vista dos filhos, sou filha adotiva, e é muito especial essa relação! bjo!!

  • @livialempek489
    @livialempek489 Před rokem +4

    Xongani maravilha 😍

  • @nataliamacedo6554
    @nataliamacedo6554 Před rokem +3

    A impressão que eu tenho é que as dores emocionais do parto e puerperio nunca se curam... eu aqui, 1 ano e 9 meses depois ainda as sinto, e assistir o mil e uma é o colo/carinho que não tive naquele momento. Obrigada meninas

  • @soffhyaoliveira1176
    @soffhyaoliveira1176 Před rokem +2

    Poderia passar horas ouvindo Gabriela falando sobre qualquer assunto, que falas importantes e necessárias. Que episódio incrível! ❤

  • @sarahbacellar7020
    @sarahbacellar7020 Před rokem +4

    Que sorte a minha ter este programa na gravidez e agora no puerpério... Gabi, obrigada pelas palavras de conforto no direct do insta, você, como sempre sensível e sensata.

  • @hionara203
    @hionara203 Před rokem +2

    Mais um episódio maravilhoso, quanta troca de informação e de vivência, me ajuda tanto ouvir relatos assim de mães, pq não me sinto só e nem uma estranha em relações aos momentos bons e de desafios que enfrentamos na maternidade..
    Fã número 1.

  • @renataneves2981
    @renataneves2981 Před 11 měsíci +1

    Um dos melhores momentos desse programa, duas mães que pensam fora da caixa, cada uma com suas realidades, duas mães politizadas que não se vitimizam por ser mães

  • @reweirich
    @reweirich Před rokem +1

    Só quero AGRADECER, por tanta SINCERIDADE e transparência! Me senti abraçada, NORMAL, e curada! Obrigada!!!!!!!!Parabéns!!

  • @TatiCocarelli
    @TatiCocarelli Před rokem +5

    Ana Paula me representa na primeira infância!!!! Socorroooooooo... Tb queria sumir por vários dias kkkkkkkkkk

  • @claupereirafisio
    @claupereirafisio Před 11 měsíci +1

    Que episódio incrível!!!!! Gabriela Prioli dando show como sempre 😍👏 adoro Mil e uma ❤️ continuem sendo essa rede de apoio maravilhosa pra todas nós mães

  • @aniksilva9142
    @aniksilva9142 Před 7 měsíci

    Genteeee quantas paltas importantíssimas nessa conversa. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @carolinebraaz2233
    @carolinebraaz2233 Před rokem +2

    Eu não queria que esse episódio acabesse. Porque quando com 4 meses fui ver uma creche para minha filha, porque tinha que voltar a trabalhar, eu já fui sofrendo que "tão pequena, com outras pessoas atendendo as necessidades dela, ela não ia ter vínculo comigo, não ia saber que sou a mãe dela.... E veio a pandemia com tudo, e eu tive que voltar a trabalhar da mesma forma e ela teve babá... Nossa! Quase morri
    E as pessoas "que nunca ajudaram", nenhum dia até os 4 anos dela feitos agora, diga-se de passagem, julgando... Todos se acham no direito de julgar. Hoje ela está na creche e tem uma professora maravilhosa que foi inclusive minha rede de apoio ao levar ela para casa dela a pouquíssimo tempo quando o avô morreu, porque realmente eu não tenho rede de apoio nenhuma e de muito boa vontade porque, por óbvio, era uma situação extrema e eu não abuso da boa vontade... E é uma pessoa em quem confio plenamente pois esra com ela desde que a pandemia acabou e que pela entrega dela, esticando os bracinhos no portão da escolinha, não me gera mais "medo da perca" e sim alívio por saber que é bem cuidada por todo amor que recebe...
    disponível porque um dia a filha tem que tomar uma vacina e ir no pediatra. Ela tem um pai muito presee, mas o casamento foi destruído, não pela avó paterna que metia o nariz, a voz em tudo, mesmo não ajudando em nada, mas pelo próprio pai que permitiu que eu fosse massacrada por ela e, questionando até quantas fraldas eu trocava por dia... E ele até hoje não entende porque um casamento tão bom acabou... Porque quando a gente vê que não tem salvação, desiste de discursar com as paredes.
    Enfim! Tanta coisa dita e tanto ainda para falar.
    O discurso da mamadeira, que me deixou tão comovida, porque minha filha nasceu prematura e meu medo de perdê-la era tão grande que pelo pânico não consegui amamentar. O quanto fui julgada, culpada por isso e o quanto até hoje me explico, pela culpa que está incutida em mim, porque "mãe que é mãe amamenta, independente das condições", wue acabou, tenho certeza que pela minha culpa da fórmula na mamadeira uma APLV que não vai embora na minha pequena, porque tenho a certeza de que ela sente em mim toda essa culpa...

    • @carolinebraaz2233
      @carolinebraaz2233 Před rokem +1

      E o mundo que não quer mais oferecer uma boa vaga de emprego, um bom salário para uma profissional capacitada porque agora é mãe e não pode estar 100% do tempo disponível para a empresa porque alguém precisa buscar ela na creche, cuidar dela, da casa, sentar e brincar um pouco porque, ela também tem necessidade emocional de uma presença de qualidade mesmo que em um período não tão longo do dia, mesmo doente ou simplesmente muito cansada...
      Até assumir para mim mesmo que, quando ela vai e fica com o pai, eu consigo assistir um filme ou ter uma noite de sono melhor por estar mais despreocupada me causa culpa!
      Esse episódio foi libertador! Se quero uma filha com liberdade para ser quem ela quiser ser, livre de culpas, preciso também cuidar do meu bem-estar e ser exemplo disso. Enfim!
      Gratidão!

  • @mariaalexsandrapradodeoliv1858

    Que episódio maravilhoso! Sempre sinto saudade de quem eu era sem filhos, mas não significa que eles não sejam os amores da minha vida.

  • @amandam.paulino622
    @amandam.paulino622 Před rokem +2

    Vi a Xongani e já corri!!!!

  • @biancaoliveira8699
    @biancaoliveira8699 Před rokem +4

    Esse episódio fui bom pra mim... Estou grávida de 21 semanas e não tenho esse sentimento de maior amor do mundo, do privilégio que é carregar meu filho, de ansiedade pelos exames e pelo enxoval. Em muitos momentos a gravidez me incomoda, por me impossibilitar de fazer as coisas que quero fazer, por mudar meu corpo, por mexer com meu psicológico... não me sinto culpada, ou pelo menos tento, pq sei que é um processo... mas é difícil quando todo o resto tem um pensamento completamente romantizado da gestação e vc tenta encarar de forma mais racional, pois ainda continua sendo minha vida!

    • @bomouhype
      @bomouhype Před rokem +1

      Também me senti assim. Era surreal pensar sobre isso do ponto de vista emocional, precisei racionalizar para não surtar. É muito cruel quando alguém vira para uma mulher grávida e diz:" Por que você não está feliz? Você está grávida, esperando um bebê saudável, você não tem nenhum problema, não seja ingrata!" Mas a verdade é que toda essa transformação que nos atropela e atravessa fisicamente, mentalmente e emocionalmente começa desde o exame positivo. Parece que os nossos ombros se tornam pequenos demais para suportar toda a carga nata e inata à maternidade... Enfim, desejo a você uma maternidade real que não é perfeita, mas ao seu modo carrega uma beleza ímpar.

    • @amandarodrigues3650
      @amandarodrigues3650 Před rokem

      Hoje meu filho tem 1a4m e digo sem medo que ele é o maior amor da minha vida, mas até o dia do parto eu não sentia NADA, não conseguia nem passar a mão na barriga porque eu simplesmente não gostava de estar grávida, não gostava de sentir as dores e tudo o que veio junto.. hoje tento ser a melhor mãe possível para o meu filho, mas meu Deus, como eu amo quando ele dorme e eu sou só minha.

    • @alineproenca9969
      @alineproenca9969 Před 11 měsíci

      Sinto o mesmo que você. Na terapia, descobri que "não sentir o maior amor do mundo" é algo mais natural do que se imagina e não o fim do poço, como algumas pessoas tentem fazer a gente acreditar. Não dá pra se medir pela régua dos outros. Se uma mulher tem conduta mais racional do que emocional antes da gravidez, não é um filho na barriga que muda isso. A pessoa é a mesma pessoa, mesmo tendo outras responsabilidades. Tô agora conseguindo digerir esse processo, que não é fácil. E as pessoas têm uma necessidade surreal de querer se meter: "você tá feliz?" "tem nome?" "se não tem, posso sugerir?" Não, não pode. Ninguém pediu ajuda pra nada nem conselho. A intromissão social na vida de uma grávida é algo que você não entende até passar por isso. As pessoas se acham no direito de julgar o tamanho da barriga e tantas outras coisas. É cansativo. E criança mexendo? Pra mim não é lindo, é um susto. Nunca isso aconteceu e "do nada", querem ouvir a gente dizer que é mágico. Francamente, as pessoas não se tocam. Todo mundo é diferente e tem direito se de sentir normal dentro da própria vida.

  • @diogoantonioseronjunqueira8339

    chorei mesmo sabendo que nunca serei mãe. Chorei ao perceber a dor delas, chorei me perguntando como serei sendo pai. Que prazer que foi ouvir suas perspectivas.

  • @anagabriela3288
    @anagabriela3288 Před rokem +2

    Nossa, eu amei tanto a Ana Paula! Não conhecia muito a Gabriela, mas gostei muito dos pontos dela. Maravilhosas❤

  • @jeffterraco7671
    @jeffterraco7671 Před rokem +4

    Eu adoro acompanhar os eps. Sou louco pra ser pai, e assistir todos os conteúdos só me deixam mais preparado/com medo para ter filhos. Hoje foi especial 🥰

  • @bomouhype
    @bomouhype Před rokem +3

    Assistindo e chorando... Que episódio mais precioso!

  • @marinapontual
    @marinapontual Před rokem +2

    Episódio NECESSÁRIO e MARAVILHOSO! 👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns Thayla e Julia pelo tema, pelo desenrolar da conversa e principalmente pela escolha certeira de convidadas e mães tão sensatas e maravilhosas! Gabi eu já era fã demais e Xongani eu não conhecia e uau: que potência! Juro q me senti numa terapia materna, social, antropológica…. HUMANA! Tenho 3 filhos (o mais velho com 9 anos) e nunca tinha ouvido e me reconhecido nos meus sentimentos conflitantes da maternidade como vcs fizeram hj… E não só pra mim, mas pra milhares de mulheres! Obrigada mesmo, e parabéns mais uma vez! 👏🏻👏🏻❤️❤️❤️

  • @thainasantanna7943
    @thainasantanna7943 Před rokem +4

    Xongani ❤❤❤

  • @carboneamanda
    @carboneamanda Před rokem +2

    Nossa, quantos mergulhos, precisei secar muitas lágrimas. Obrigada mulheres incríveis ❤

  • @LeLe-zv6zm
    @LeLe-zv6zm Před rokem +4

    Jesus! Esse foi o melhor papo de TODOSSSSS!❤

  • @fernandaqueiroz0909
    @fernandaqueiroz0909 Před rokem +2

    Muito necessário essa conversa. Pq essa construção é algo muito pessoal e não como contam

  • @luanaalmeida3210
    @luanaalmeida3210 Před rokem +1

    Muito obrigada!!! Tão difícil ver mães sendo verdadeiras dessa forma. Eu já me julguei tanto por tantas coisas que foram tratadas nesse episódio. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  • @rafaelatrovo1195
    @rafaelatrovo1195 Před rokem +3

    Me identifico super com a Tayla sobre a relação e ligação com a mãe. Racional e emocional

  • @marianairene9745
    @marianairene9745 Před rokem +2

    Boa tarde!
    Eu tbem tive minha primeira filha aos 16 e hoje ela tem 24, já formada , mas foi um caminho bem complicado e cheio de dramas, mas graças a Deus estamos vivenciando esse relacionamento de mãe e filha!!!

    • @rodrigonoronha1640
      @rodrigonoronha1640 Před rokem +1

      Minha esposa tb, foi mãe aos 16 e ela fala que é uma construção o vínculo, até pq, há 22 anos atrás ela era a única grávida dos amigos, a filha foi criada na mesma casa, com os avós tb, palpitando em TUDO... Enfim... Muitos traumas

    • @marianairene9745
      @marianairene9745 Před rokem

      @@rodrigonoronha1640 sei bem como é!!!
      É um abuso emocional muito grande tanto pra nós mães como para os filhos!
      No meu caso esse abuso ao qual falo veio da minha família secundária ( tias)
      Eu e meus pais fomos de certa forma vítimas!😔

  • @danubiarosa1265
    @danubiarosa1265 Před 10 měsíci +1

    Que episódio 😭acabei de compreender minha mãe , perdão mãe por tudo que eu sempre pensei sobre vc😭

  • @gabibmw
    @gabibmw Před 3 měsíci

    Um dos melhores episodios!!! Definitivamente no Top 5!!

  • @rachelnlino
    @rachelnlino Před 11 měsíci +1

    Gratidão por esses relatos tão poderosos, valeu por muitas sessões de terapia!!!

  • @yogacomcarolina
    @yogacomcarolina Před 10 měsíci

    Que privilégio poder escutar a Xongani! Amaria ver um episódio com mães que não gestaram! 🙏

  • @nay988
    @nay988 Před rokem +1

    Incrível como eu me sinto abraçado e como sinto que estou abraçando vcs tbm! Torno a falar, sou apaixonada por esse videocast. ❤😊

  • @naaah90
    @naaah90 Před rokem +2

    Que episódio, minhas amigas! As duas foram perfeitas em falar sem papas na lingua o que com certeza passa pela cabeça de muitas mulheres por aí. Obrigada pela coragem!

  • @madness2711
    @madness2711 Před 11 měsíci +2

    Que episódio cheio de perspectivas e riquezas. Necessária partilha ❤

  • @alessandracinelli9747
    @alessandracinelli9747 Před rokem +3

    Um dos melhores episódios desse canal!!! Ameiiiii

  • @camilamaton3489
    @camilamaton3489 Před 5 měsíci

    A Xongani foi incrível nessa entrevista! ❤

  • @cintiabaptista754
    @cintiabaptista754 Před 11 měsíci +1

    Realmente, a mãe da Gabi é sábia. mãe é mãe e cada uma é de um jeito. sem culpa, sem nada. Qdo meu filho nasceu, eu renasci naquela noite. Me transformei por completo. Ali, naquele momento nasceu a mãe. meu coração explodiu. Mas teve e tem consequências até hoje que tenho que trabalhar para não cortar as asas e deixar ele voar. Difícil para todos os lados. Episódio lindo, meninas! Parabéns!

  • @luanalopes2268
    @luanalopes2268 Před rokem +9

    Que episódio, minhas amigas! A Gabriela parece minha terapeuta falando comigo. Você ensina pelo que faz e não pelo que fala. Se vc ensina a sua filha que deve se anular por ela, ela vai aprender q deve se anular pra amar.

  • @thaistourinhobatista4621

    Me senti muito como Gabriela falou! Amei esse episódio!! Importantíssimo!

  • @CarolinaSilva-hb2ey
    @CarolinaSilva-hb2ey Před rokem +1

    Que episódio!! Demais! Uma roda de conversa, e não somente perguntas e respostas. As convidadas desenrolaram para além dos questionamentos.

  • @leticiaposso4056
    @leticiaposso4056 Před rokem +1

    Esse episódio foi tão rico e tão lindo! Um dos melhores até hoje!

  • @mayrasarda
    @mayrasarda Před rokem +3

    Que episódio NECESSÁRIO! Obrigada por isso!

  • @donaboa
    @donaboa Před 7 měsíci

    Nao sou mae e nao vou ser mas gosto muito de Mil e uma Tretas, sou fiel..arrasaram! Adorei a Ana Paula Xongani. 10/10

  • @raissavidal5743
    @raissavidal5743 Před 11 měsíci +1

    faz um corte dessa fala que sem maternidade não existe sociedade e nem capitalismo, preciso compartilhar em tudo que e lugar

  • @milassv1
    @milassv1 Před rokem +1

    Gente, que episódio!!! Excelentes convidadas, pauta, tudo!

  • @maralucia6036
    @maralucia6036 Před 11 měsíci +1

    Minha filha tem 18 anos e eu lembro exatamente de todo trabalho de parto. E nunca mais quis ter outros filhos, foi apavorante. Não esqueci nadinha, rsrs

  • @pillardesouza
    @pillardesouza Před 11 měsíci +1

    O melhor episódio de todos!!! Precisa da parte 2!!!

  • @conradogauerzanini
    @conradogauerzanini Před rokem +3

    Estou emocionada e impactada. Melhor episódio ❤

  • @marianairene9745
    @marianairene9745 Před 11 měsíci +1

    Na minha visão, de uma maternidade extremamente precosse, é!
    Esta tudo bem se gerarmos traumas, frustrações nos nossos filhos!
    Ta tudo bem, se estivermos de saco cheio, de ser mãe!
    Isso não significa que não estamos pelos nosso filhos, pelo contrário somos a primeira a matar ou morrer por eles!
    Mas blinda- los só os tornarão pessoas que nunca saberão adminitrar os próprios dilemas, que naturalmente a vida nos impõe!!!
    Por isso o NÃO é tao necessário!
    E se esses NÃO ocasionarem uma trauma ou algo que valha!
    Que procurem um terapeuta!!!!

  • @manuelafalcao8826
    @manuelafalcao8826 Před rokem +2

    Esse foi o mil e uma mais incrível. Amei as convidadas

  • @carolleite6406
    @carolleite6406 Před rokem +1

    Amo Gabi priolli, mãe de ava. Louca pra ver o programa. Sou fã do programas meninas. Bjs de uma mãe que está sempre aprendendo. Meu petit está com o8 anos. Oremos.

  • @clarissaomedeiros
    @clarissaomedeiros Před rokem +2

    Cara... Super concordo com a tal Xangoni!! Eu amo minha bebê, dou muito cheiro e cuido com muito amor, mas confesso que essa dependência excessiva desse ser humaninho me iriita. Acho que vou gostar mais da fase dela um pouquinho maior.

  • @maisamartins7677
    @maisamartins7677 Před 11 měsíci +1

    Esse episódio está incrível!! 🎉
    Real, necessário, libertador.