História Ambiental: uma introdução | com Lise Sedrez e José Augusto Pádua

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Live com os professores coordenadores do LabHeN UFRJ, Lise Sedrez e José Augusto Pádua.
    26 nov 2021, sexta-feira, às 18h.
    A pandemia de covid-19 alavancou diversas inquietações sociais, dentre elas a relação humana com o mundo não humano. Nesse período, a História Ambiental seguiu mostrando suas importantes contribuições para essa temática, e pudemos perceber um maior interesse no campo tanto pelas redes sociais quanto pela chegada de mais graduandos da UFRJ em nosso laboratório. Por isso, nossa proposta com essa live é promover uma abordagem introdutória sobre História Ambiental, visando contemplar não somente os novos que estão chegando e conhecendo esse campo, como também os antigos que buscam revisitar e refletir sobre as bases da disciplina, sua história, suas contribuições e seu constante papel frente aos desafios contemporâneos.

Komentáře • 3

  • @gabrieljackson7145
    @gabrieljackson7145 Před 2 měsíci

    Que satisfação imensa a de poder assistir este vídeo após 3 ano de publicação. Sou graduando em História e, agora, um entusiasta da História Ambiental. O debate promovido pelos professores José Pádua e Lise Sandrez são importantíssimos para o desenvolvimento humano, porém, como dito no vídeo, existe algumas barreiras que precisam ser rompidas por nós, futuros historiadores. Além da falta de oferta da disciplina História Ambiental na grade de disciplinas obrigatória na maioria dos cursos de História das universidades do Brasil, podemos também apontar a falta de inserção dessa temática, por meio dos professores de história, na educação escolar (ensino fundamental e médio). Isso só evidência como este campo historiográfico ainda tem um longo percurso para se consolidar de maneira efetiva em nossa sociedade. Grande palestra! Espero um dia bater um papo com esses dois expoentes da historiografia ambiental no Brasil.

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031

    Queria mecher com história ambiental... Mas a academia parece estar super fechada em um paradigma linguistico-cultural que se recusa a reconhecer que a natureza existe.

  • @renaqtoalencar9519
    @renaqtoalencar9519 Před rokem

    Podem colocar na descrição ou nos comentários algumas referências?