Egas Moniz, realidade e lenda

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 09. 2014
  • “Egas Moniz, realidade e lenda”: o contexto histórico, a sua ligação ao rei D. Afonso Henriques, à fundação de Portugal e ao território e monumentos da Rota do Românico.
    www.rotadoromanico.com
    / rotadoromanico
    / rotadoromanico
    App - Android: bit.ly/4aEqkHe
    App - iOS: bit.ly/3Vk12d6

Komentáře • 11

  • @matheusvasconcelos4120
    @matheusvasconcelos4120 Před 3 lety +3

    Maravilhoso! Aqui está um brasileiro lendo Os Lusíadas e descobrindo essas histórias narradas na epopeia. O mundo da voltas; se ontem eram os portugueses a descobrir o Brasil, hoje és um brasileiro a descobrir Portugal!

  • @j.v.alvarelli5160
    @j.v.alvarelli5160 Před rokem

    Por pai sou da família Coelho, cheguei aqui após pesquisar sobre o sobrenome e chegar até Soeiro Coelho, neto de Egas Moniz

  • @JCAlmeidaRomao
    @JCAlmeidaRomao Před 9 lety +1

    Não é verdade que o filho do Conde D. Henrique e de D.ª Teresa era raquítico e por conseguinte muito doente, que faleceu aos 9 anos e ficou sepultado numa igreja na cidade da Guarda, vindo a ser substituído por um filho de Egas Moniz da mesma idade e saudável. Porque será que Egas Moniz poria em causa toda a sua família e fez sempre as batalhas ao lado de Afonso Henriques, mesmo contra Dª Teresa? Talvez por não ser a mãe verdadeira de D. Afonso Henriques.

  • @mariadagracamoita6951
    @mariadagracamoita6951 Před 7 měsíci

    Segundo reza a história D. Afonso Henriques nasceu com as pernas tolhidas e a mãe entregou-o a Egas Moniz para tomar conta dele. Entretanto Egas Moniz agarrou na criança e levou-o a uma zona distante para o tratarem. Como era longe a criança acabou por falecer no caminho. Como naquela época existiam muitas crianças filhos de lavradores D. Dinis pediu a um pai que lhe entregasse um dos filhos que aparenta-se a idade do menino. Assim o fez. Chegou a corte dizendo que o D. Afonso Henriques já estava tratado. Acredito mais nesta história do que a do milagre

    • @mariadagracamoita6951
      @mariadagracamoita6951 Před 7 měsíci

      Como eu não vivi nessa época não descarto a hipótese de ter acontecido. Como não acredito em milagres para mim faz mais sentido a outra versão. Conheci a história escrita por um nosso historiador Diogo Freitas do Amaral.

    • @mariadagracamoita6951
      @mariadagracamoita6951 Před 7 měsíci

      De qualquer forma muito obrigada.