O MELHOR PERÍODO MUSICAL DO BRASIL 1974 - 1983 - ANDRÉ BARCINSKI

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • ASSISTA a este episódio completo:
    • ANDRÉ BARCINSKI - Inte...
    ASSISTA a este episódio a partir do fim deste corte:
    • ANDRÉ BARCINSKI - Inte...
    ANDRÉ BARCINSKI é jornalista, roteirista e diretor de TV e cinema. Ele já foi correspondente internacional em Los Angeles e Nova Iorque, e hoje é crítico de música e cinema da Folha de SP. O Vilela nunca escreveu em jornais, mas quando criança desenhava em paredes.
    Contato: inteligencialimitada@gmail.com
    Quer mandar presentes para nós? A/C Rogério Vilela
    CAIXA POSTAL
    Caixa Postal: 81969
    CEP: 05619-970
    São Paulo - SP
    #AndréBarcinski #InteligenciaLtda #Podcast
    ----------
    REALIZAÇÃO: Fábrica de Quadrinhos
    ANFITRIÃO: Rogério Vilela | Siga no Instagram: @vilela
    EDIÇÃO: Isabelly, Rafael e Yasmin
    PRODUÇÃO: Rogério Vilela
    PESQUISA E DECUPAGEM: Fabio Mantoanelli

Komentáře • 269

  • @brunoaraujo8017
    @brunoaraujo8017 Před 2 lety +63

    Década de 70 surge a galera do clube da esquina e a turma do nordeste( Alceu, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Belchior...), Só monstro!

    • @smithmjj90
      @smithmjj90 Před 2 lety +1

      Amigo, não se iluda.
      "Monstro" tem várias vertentes esse adjetivo.
      No Brasil , as músicas são o oposto que foram.
      tem disco que ele citou ali, que são HORRÍVEIS!
      tem outros que são maravilhosos. pois disco tem que ser um conjunto de elos tipo uma corrente pra se dizer que ele é bom ou ruim.

    • @Presidenta_Aerotia
      @Presidenta_Aerotia Před 2 měsíci +3

      Roberto Carlos começou a gravar nos estúdios da CBS em New York, em busca da melhor sonoridade. O bicho é perfeccionista, se precisasse passar 50 horas ouvindo o mesmo take, ele faria. Alguns medalhões da MPB também gravaram no exterior. Secos & Molhados é muito bom, Tropicalia, mas se comparar a maioria dos discos gravados no Brasil da década 70s com discos de fora como 'We're an american band'' do Grand funk Railroad, ou ''Dark side of the moon'' do Pink Floyd, Tres Hombres -ZZ Top, parece que sairam 10 anos a frente.

    • @7thDIMENSIONOFMUSIC
      @7thDIMENSIONOFMUSIC Před 2 měsíci +1

      @@Presidenta_Aerotia Mas deste jeito você está comparando casos extremos, principalmente o The Dark Side Of The Moon que foi um divisor de águas, bem à frente do seu tempo.
      Nos anos 70, as coisas ainda estavam no começo, mas nos 80 a qualidade das gravações no brasil melhoraram muito.

    • @Presidenta_Aerotia
      @Presidenta_Aerotia Před 2 měsíci +1

      @@7thDIMENSIONOFMUSIC Olha como os caras gravavam guitarras no estúdio. Tem disco que parece guitarra de churrascaria mixado a bateria eletrônica. Muito precário mesmo na década 80s, o Lobão fala que teve disco mal gravado. Os caras do Legião Urbana falaram que os estúdios eram habituados a 'MPB' e analógico de disco', não tinham ainda o conhecimento do que é Rock. Legião foi 'remasterizar' seus discos no Abbey Road em meados da década 90s, mesmo estúdio dos Beatles.

    • @7thDIMENSIONOFMUSIC
      @7thDIMENSIONOFMUSIC Před 2 měsíci +1

      @@Presidenta_Aerotia Voce está resumindo um assunto complexo em alguns casos mal sucedidos. Naquele tempo no Brasil já tinha muitos estúdios, desde algum que poderia valer $ 15.000,00 a $ 1.500.000,00 (me refiro a Dólares). Um estúdio com um valor de $ 1.500.000,00 não seria ruim em nenhum lugar do mundo e evidentemente, este seria o mais concorrido. Existem uma série de fatores que posso citar para suas indagações. No momento estou ocupado com alguns afazeres, quando acabar continuo com o meu comentário

  • @joaosantos-di4ne
    @joaosantos-di4ne Před 2 měsíci +15

    Simplesmente por que ele é - de longe - o melhor cantor-compositor do Brasil!

    • @timidtlk
      @timidtlk Před 2 měsíci +3

      No mesmo Brasil que Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Elis Regina, Cazuza, Renato Russo, Pixinguinha, Noel Rosa, Wilson Batista, Nelson Cavaquinho, Luiz Gonzaga, Carlos Lyra, Dorival Caymmi, Belchior, Renato Teixeira, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Raul Seixas e dentre muitos e muitos outros, o Roberto Carlos é o melhor? O capacho da ditadura não encosta nem nos pés de qualquer um dos nomes que eu mencionei em categorias separadas, imagina na categoria de cantor e compositor?

    • @joaosantos-di4ne
      @joaosantos-di4ne Před 2 měsíci +1

      @@timidtlk Chico Buarque está aposentado há mais de 40 anos. Não se mistura música ou artes em geral com política.

    • @timidtlk
      @timidtlk Před 2 měsíci

      @@joaosantos-di4ne A música é política, a ditadura provou isso. E também, nem é sobre isso, Chico Buarque - que, aliás, continua fazendo coisa nova atualmente - é só um dos inúmeros nomes que eu mencionei, todos os outros continuam acima do Roberto Carlos em TODOS os aspectos.

    • @sergiogonzales3851
      @sergiogonzales3851 Před 2 měsíci +1

      😂😂😂 só na sua cabeça

    • @igorsilva3156
      @igorsilva3156 Před 2 měsíci

      Nao. Longe disso.

  • @GabrielAvilaLEGENDAS
    @GabrielAvilaLEGENDAS Před 2 lety +21

    Eu queria uma máquina do tempo pra visitar esse período e tentar vivenciar o que estava acontecendo, de forma autentica. Cresci achando todas essas músicas bregas e coisas "dos meus pais e avós", mas hj em dia já olho com um olhar diferente. Essas músicas eram sucessos pq era realmente boas, e elas continuam boas e autênticas mesmo hoje (como o disco "é proibido fumar" do Roberto) Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia, novos baianos, secos & molhados, ave sangria, lô Borges.... Só nisso aí temos o rock psicodélico, rock progressivo, funk/soul com nossa brasilidade envolvida

    • @amigodalua
      @amigodalua Před měsícem

      Eu vivi todo esse período que vc queria presenciar e confirmo que a melhor música brasileira foi dessa época em termos de letra e música.

  • @cicerotavaresde4513
    @cicerotavaresde4513 Před 2 měsíci +8

    Roberto Carlos era um artista 20 anos na frente de todos. Não existem grandes explicações. Ele juntou Talento, vocação, qualidade disciplina no mesmo artista, o resto foi consequência. E outra coisa . O que fez o jovem ser alcançado e consumir disco, foi o fato de jovens começarem a fazer músicas e terem espaço. Nas gravadoras.

  • @jacksonseven7175
    @jacksonseven7175 Před 2 lety +58

    69-75 isso é na música global . Não só no Brasil

  • @castelobrancopaulo
    @castelobrancopaulo Před 2 měsíci +11

    A resposta mais simples do mundo! Porque ele, desde os anos 60, é um cantor-compositor verdadeiramente popular (sem ser popularesco). Algo que a MPB sua contemporânea nunca conseguiu ser.

  • @user-pe2kn8is3e
    @user-pe2kn8is3e Před 2 měsíci +2

    Roberto é Roberto, resto é apenas cantor ; é lenda e quem diz que ele é cria da Globo vá estudar a história da musica brasileira. Ele chegou na globo em 1974 já era um monstro sagrado. Um mito grande intérprete!

    • @user-pe2kn8is3e
      @user-pe2kn8is3e Před 2 měsíci

      Consagrado *

    • @joaoklein6124
      @joaoklein6124 Před měsícem

      Roberto Carlos teve uma conexão com todo mundo que não tem explicação.... é muita musica boa pra uma dupla somente.... foram poucas duplas no mundo que conseguiram isso....Quem explica isso? Me pergunto sempre.... São muitos discos, mais que bons, geniais..... Gente....sem palavras!!!

  • @EmilioPacheco
    @EmilioPacheco Před 2 měsíci +3

    Excelente entrevista, adoro os livros do Barcinski. Ótimo escritor e pesquisador. Só uma observação: essa edição da primeira abertura do Fantástico que saiu em DVD e hoje está no CZcams tem algumas inserções que foram colocadas depois, talvez em alguma retrospectiva do programa: Wanderley Cardoso, Clara Nunes, Supremes e, bem no final, Secos e Molhados no Maracanãzinho. Mas a abertura original não tinha nada disso. Nem poderia ter, pois o programa estreou em 1973 e o show dos Secos e Molhados no Maracanãzinho foi em fevereiro de 1974.

  • @amandavp882
    @amandavp882 Před 2 lety +10

    Minha mãe é muito fã do Paulo Sérgio até hoje.

  • @josebeneditodeusdfantasias6578

    *ODAIR JOSÉ🎼🎶🎵🎤🎸SOU FÃ DELE...EXCELENTE CANTOR COMPOSITOR!!UM ÍCONE DOS ANOS 70,80,90🙌🙌🙌!*

  • @UfoManiacs.
    @UfoManiacs. Před 5 měsíci +4

    Pelo menos eu vivi os anos 80. Quando pivete ouvia Elvis, Caetano, Beatles, Betânia, Belchior e muito mais nas FMs. Depois vi todas as bandas nacionais nascerem, e nos anos 90 fui em muitos shows dessas bandas. Anos 80 era outro nível.

    • @ricardobeltrame1617
      @ricardobeltrame1617 Před 2 měsíci +1

      Eu fiz 16 anos em 1980. Ou seja, fui jovem na década de 80. Sou testemunha viva do que você disse: anos 80 era outro nível!! 👏🏻👏🏻🤝🤝

  • @chapulinazulado7717
    @chapulinazulado7717 Před 2 lety +18

    Roberto Carlos é o artista mais completo que eu conheço no mundo..
    Canta, compõe e toca
    E é muito inteligente pois não tem estilo definido..
    Toca todos os estilos da vez.
    Rock, samba,bossa,funk, sertanejo etc
    Ele canta tudo
    Sou músico e sei diferenciar os ritmos nós discos dele..
    Se ele fosse só um estilo musical já teria ficado pra trás.
    Tem músico que canta só axé (exemplo).
    Acaba o carnaval a pessoa some

  • @rilbertbarretodasilva1978
    @rilbertbarretodasilva1978 Před 11 měsíci +8

    Que coisa né, ate pra escrever um livro de um historiador sobre um determinado período da musica brasileira o roberto carlos serve de referencia... kkkkk ,,, cara, como o roberto é importante pra nossa musica.

  • @festivalsobreviventesdoroc3681

    Peguei o estouro da celly Campello em 59, com estúpido cupido, acredito que seja o primeiro disco com mercado jovem até aquele momento

  • @lincolnlucas
    @lincolnlucas Před 2 lety +26

    Diferença gritante de propriedade pra falar sobre o universo fonográfico deste entrevistado para o Régis Tadeu!
    Este entende, tem todo o contexto e é um estudioso deste universo, o Régis de tudo que fala , metade (ou mais) é groselha!!
    Quem trabalha com fatos não precisa inventar factóides ou tentar se engrandecer contando fofoquinha as vezes sem base em acontecimentos reais ou opinião (bem ruim muitas vezes)...ta ai...assistam os 2 e tirem suas conclusões!

    • @gilmar2g
      @gilmar2g Před 2 lety +6

      Corroboro com tudo que vc narrou. Esse tal de Regis é uma piada. Ele tenta doutrinar alguns com o gosto particular dele. Influenciar mesmo! O cara pode ter um currículo como produtor? Pode e tem, mas tá longe de ter experiência para falar sobre a nossa evolução musical.

    • @macelltavares
      @macelltavares Před 2 lety +7

      Ate onde sei ele dá a opinião dele, maioria das vezes para gerar polêmica porque ele cresceu em cima disso. Fica incomodado quem quer 🤣

    • @gilmar2g
      @gilmar2g Před 2 lety +4

      @@macelltavares de fato, vc tem razão. Perder tempo pra discorrer sobre ele é uma grande bobagem mesmo. kk

    • @danielramosrezende8296
      @danielramosrezende8296 Před 2 lety +2

      Regis vive de polêmica, então pra ele ganhar dinheiro vale inventar tudo ou aumentar mto as coisas. Regis faz um desserviço em mtos momentos! Uma coisa nítida é q ele fala coisas q parece só ele saber, segredos de bandas q nem as próprias bandas e artistas sabem, masele sabe, mas ele não apresenta nenhuma fonte das falas dele, não cita nenhuma fonte confiávelm é óbvio q ele tira boa parte das informações do suvaco e do cu

    • @vitorgomide4838
      @vitorgomide4838 Před 2 lety +6

      Verdade! Reparem que o Regis Tadeu só sabe dizer que a música que ele não gosta é "para debiloides". Ele não sabe explicar a razão pela qual a música é ruim...

  • @joaonetto6507
    @joaonetto6507 Před 2 lety +15

    Um cara Inteligente,entendeu logo no inicio que voce tem que vender o que as pessas querem comprar,um cantor afinado,extremamente profissional.
    Tudo o que uma pessoa precisa pra ser boa no que fáz,ao inves de outras que estragaram suas vidas com ideologias idiótas uso de drógas e morreram cedo.

    • @seorousseau9456
      @seorousseau9456 Před 2 lety

      Nada disso.
      Roberto Carlos sempre puxou o saco dos militares.
      Enquanto os colegas eram torturados, ele distribuia ingressos e ganhava medalhas, de militares usurpadores da Constituição, com Cruzeiro do Sul em 1974.
      Lendo o livro O Rei e Eu, do ex mordomo, processado por ele, sabe-se muito bem dos trambiques praticados para subir na vida.
      Roberto Carlos, conforme escreveu Nichollas Mariano, ex mordomo, foi funcionaro publico fantasma do RJ, recebia sem trabalhar. E muito mais.

    • @Credin84
      @Credin84 Před 11 měsíci

      Que idiotice

  • @adernaldosantos1876
    @adernaldosantos1876 Před 4 měsíci +3

    Roberto Carlos o maior e melhor cantor do Brasil e um dos melhores do mundo e por isso aos 83 anos continua fazendo muitos shows no Brasil e exterior e cantando sem desafinar.Cantor bom é aquele faz sucesso quando jovem,adulto e com idade avançada.Vida longa ao Rei Roberto Carlos!

  • @verdaodamassa
    @verdaodamassa Před 2 lety +3

    NUNCA ACHEI GRAÇA NESSE "REI". INCLUSIVE O AMADO BATISTA TEM UMA VOZ MAIS BONITA, LETRAS GENIAIS E UM CARISMA MUITO MAIOR... PRINCIPALMENTE AS SUAS MELHORES CANÇÕES ESTAM NOS DISCOS DAS DÉCADAS DE 1970 e 1980 DO SÉCULO XX.
    E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA: É MUITO POUCO RECONHECIDO PELA GRANDE MÍDIA, MESMO TENDO FÃS POR TODA AMÉRICA LATINA!

    • @guilhermebahia6050
      @guilhermebahia6050 Před 2 lety +1

      O fato de você não achar graça é irrelevante kkkkkkkkkkkkk

    • @willianribeiro2484
      @willianribeiro2484 Před 2 měsíci

      Mas que fique claro, a principal referência para o Amado Batista sempre foi o Roberto Carlos.

  • @romuloveneronideazevedo6847
    @romuloveneronideazevedo6847 Před 2 měsíci +1

    Nesse período de 74 a 83 só se ouvia Pop , Soul e Rock . As músicas internacionais eram o que tocavam nos clubes e nas festinhas de garagem.

    • @natalsantana
      @natalsantana Před 2 měsíci

      A turma do Sertanejo-Mobral ainda não tinha nascido (os cantores, não a porcaria que eles chamam de sertanejo)!

  • @vini-hs3vq
    @vini-hs3vq Před 11 měsíci +1

    André conhece muito de música, é uma enciclopédia ambulante, eu sou noia de música mais o André é pesquisador nato👋🏿👋🏿👋🏿

  • @victorhugo3718
    @victorhugo3718 Před 2 lety +11

    Secos e Molhados mudou a forma de eu escutar música. E ausência deles, foi o maior pecado da música ao meu ver. Um gênero foi totalmente extinto. O Ney já falou q foi por causa de produtor intrometido. Q pena. Saudades

    • @eddievanhaIen
      @eddievanhaIen Před 2 měsíci

      Era uma banda pra durar no minimo 10 anos.

  • @morelandrade
    @morelandrade Před 2 lety +5

    Sugestão para entrevista: Odair Jose!!!

  • @eduardoantoniodicavalcanti
    @eduardoantoniodicavalcanti Před 5 měsíci +5

    Lembrar que Odair José vendia + discos que vitrola... milhares de pessoas compravam os discos do Odair mas não tinham vitrola em casa. Fonte: "Eu não sou cachorro não ", livro.

  • @marcosviniciusoliveira8551

    Sobre a qualidade dos músicos das gravadoras o lô Borges em uma entrevista declara que os músicos que o acompanharam nas gravações do seus álbuns eram simplesmente maravilhosos, porém nem precisava falar isso fica evidente quando ouvimos com atenção o arranjos das músicas desses artistas!

  • @sergiosilva3317
    @sergiosilva3317 Před 2 lety +1

    As rádios e as gravadoras fomentam todos os grandes movimentos musicais durante uns 60 anos

  • @renanayres7268
    @renanayres7268 Před 2 lety +2

    O Roberto Carlos e uns que tive discos mais não só do Brasil e sim da humanidade

  • @jcbrasileiro6489
    @jcbrasileiro6489 Před 2 lety +12

    Assisti uma entrevista no canal Alta fidelidade acho que foi esse, era com um produtor de discos conhecido, não me lembro o nome, mas na entrevista ele fala que quando foi produzir as caixas da coleção do Roberto Carlos, a Sony mandou as fitas originais junto com aquelas mesas gigantes de fitas em carros fortes, pra vocês verem a importância da obra do Rei.

    • @pedrao420
      @pedrao420 Před 2 lety +3

      essas "mesas" valem dezenas de milhões de reais. são muito difíceis de acessar

    • @valdirsiqueira9636
      @valdirsiqueira9636 Před 2 měsíci +1

      O produtor era Marcelo Froes!

  • @Diego-bx2zj
    @Diego-bx2zj Před 2 lety +8

    Que convidado interessante, explicou muita coisa.

  • @robsonpantoja7475
    @robsonpantoja7475 Před 2 lety +3

    Secos molhados foi maior impacto da história da música brasileira.
    Ninguém fazia uma mistura de tantos gêneros ao mesmo tempo

  • @LeandroSilva-zv7se
    @LeandroSilva-zv7se Před 2 lety +18

    Faltou falar do Clube da Esquina, tanto o antológico disco duplo, de Milton Nascimento e Lô Borges, de 1972, quanto o "movimento" como um todo. Por exemplo, em 1977, tivemos o primeiro disco solo do Beto Guedes, de nome "A página do relâmpago elétrico", que é muito foda.

  • @anacarly317
    @anacarly317 Před 2 měsíci +1

    Meu Roberto querido❤

  • @carlospita8935
    @carlospita8935 Před 2 lety +2

    Show.
    Muito bom ouvir alguém com um bom conteúdo e falando do que sabe.

  • @sandrohenriquesouzasandro7070
    @sandrohenriquesouzasandro7070 Před 2 měsíci +2

    1976 o disco do África brasil. E a tábua de esmeralda.do jorge ben. Década de 70.

  • @natalsantana
    @natalsantana Před 2 měsíci

    Ótima entrevista: bom ouvir quem conhece e sabe sobre o assunto, detesto os "acho que"...

  • @Moots_da_sulli100
    @Moots_da_sulli100 Před 2 lety +4

    Uma preciosidade essa entrevista

  • @juniorrodrigues9978
    @juniorrodrigues9978 Před 2 lety +1

    Cada gravadora tinha um grupo de músicos q acompanhava os artistas em suas gravações, por exemplo: nos anos 1970, a base de Renato e Seus Blue Caps acompanhava os cantores (Diana, José Ribeiro, Reginaldo Rossi) da CBS , na EMI, já era base dos The Fervers o elenco (José Augusto, Fernando Mendes, Evaldo Freire). Nos anos 1980, o casting da RCA foi o maior em de diversidade de gênero musical (samba, forró, rock, MPB).

  • @RonaldFalcao
    @RonaldFalcao Před 2 lety

    Barcinski simplesmente fantástico. Para quem gosta de música Pavões Misteriosos é parada obrigatória de leitura.

  • @RodrigoSantos-tp3vs
    @RodrigoSantos-tp3vs Před 2 lety +3

    Muito bom ouvir o Barcinski

  • @danilolucarelli
    @danilolucarelli Před 2 lety +1

    Naquela época não existia o advento da internet, o que traz a velocidade para a pesquisa de encontrar o novo. Desta forma, os holofotes estavam direccionados para as produções musicais dentro do Brasil. A mídia tinha o poder de escolher a quem você deveria gostar, em 85 a 87 foi a vez da Madonna ser conhecida no Brasil.
    Hoje com a facilidade da internet você escolhe a quem você quer escutar, respeitando o seu gosto musical. A internet hoje em dia trouxe a globalização e estes mesmos cantores só fazem sucesso para uma minoria. Embora Madonna ainda continua se destacando na mídia, claro, sem aquele objetivo fonográfico como antes.

  • @vanuzamoreira4581
    @vanuzamoreira4581 Před rokem +2

    Eu precisava ouvir isso

  • @marioleonibalpedroso3073
    @marioleonibalpedroso3073 Před 2 lety +3

    O melhor período da música do Brasil começou em 67. Milton,Caetano, Chico e muitos
    outros. Em 74 apareceu Belchior.
    Esse assunto se refere a venda de discos. Então fala de Odair José e Waldick Soriano. Esses também venderam muito.kkkk

  • @matheuscarvalhocarvalho5829

    belchior é o cantor brasileiro mais injusticado disparadamente. um genio!

  • @gabrielqueiroz50
    @gabrielqueiroz50 Před 2 lety +1

    Interessantíssimo.

  • @JoseLima-gk7jr
    @JoseLima-gk7jr Před 2 měsíci

    Pavões misteriosos é uma alusão ao Ednardo??
    Falam que a música inglesa tem a melodia bonita, escutem de Ednardo a música "flora"

  • @dilsonnegaodilsantos7616
    @dilsonnegaodilsantos7616 Před 2 lety +5

    Roberto sempre se manteve na neutralidade , não se posiciona em relação a temas polêmicos , sempre buscou agradar a todo mundo , não vai de encontro a nada nem a ninguém .

    • @lucianasilveira7342
      @lucianasilveira7342 Před 2 lety +1

      Ele é um homem muito humilde e fica na dele , com sabedoria.

    • @antoniosergio4454
      @antoniosergio4454 Před 2 měsíci

      Quando fala diz bobagem. Ex : defendeu o porte de arma pela população

  • @CulturaPop5618
    @CulturaPop5618 Před 2 měsíci

    Parabéns pelo trabalho sucesso

  • @fabiorbr
    @fabiorbr Před 2 lety

    E hoje o discos desses caras são relíquias.

  • @eliasborges1294
    @eliasborges1294 Před 2 měsíci +1

    O disco "Roberto carlos em ritmo de aventura " vendeu mais de 400 mil cópias na época 67 - 68 .

  • @claytonlemoors9210
    @claytonlemoors9210 Před 2 lety +2

    façam um programa falando sobre a maior banda do Brazil e uma das melhores do mundo . Os Incríveis ! são 60 anos de história !!! raramente se fala nisso ! Os incríveis !!! a maior banda de Rock do Brasil se não fossem eles nada de rock existiria no Brazil ...

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 Před 2 lety

      Concordo! Mas também amo Renato e seus Blue Caps!! Dos INCRíVEIS gosto demais do som fantástico das guitarras.

    • @robsonpantoja7475
      @robsonpantoja7475 Před 6 měsíci

      Maior banda do Brasil de chama mutantes.
      Amo os incríveis

  • @juliotavares7826
    @juliotavares7826 Před 2 měsíci

    É o chamado período da década posterior. Nos anos 80 as pessoas iriam curtir músicas dos anos 60. Nos anos 90 as pessoas iriam curtir músicas dos anos 70 e assim se deu os fatos.

    • @sergiosapori
      @sergiosapori Před 2 měsíci +1

      Amigo, comentário sem fundamento o seu.

    • @juliotavares7826
      @juliotavares7826 Před 2 měsíci

      ​@@sergiosapori Isso não é uma regra como também não foi uma regra. Em 1980 aqui no Brasil pelo menos tivemos uma tendência musical de memória... Eles rememoravam um estilo. Ninguém parou de fazer suas próprias músicas pra repetir as músicas feitas por outros no passado entendeu?
      Nos anos 90 já houve uma grande tendência a se consumir músicas dos anos 70 e 80. Os artistas não deixaram de compor naquelas décadas porém, aconteceram muitos revivais musicais, teatrais e inclusive na televisão de conteúdo referente a esses anos. Não foi durante a década inteira, mas, acredito que uns 6 anos mais ou menos.
      O fundamento é que além disso ter ocorrido, eu presenciei tudo com base no que vi acontecer nos anos 60, 70, 80 e 90. Eu estava lá e isso ninguém tira de mim.
      “Os anos 80 beberam muito dos anos 60 e 70”, lembra Evandro Mesquita, vocalista e fundador da Blitz, que na década anterior foi um dos integrantes do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone. “Toda aquela coisa do Woodstock… E as músicas que a gente gostava de ouvir não tocavam nas rádios.”
      rollingstone.uol.com.br/musica/geracao-82-o-rock-brasileiro-faz-40-anos/

  • @ricardononatodasilva2188
    @ricardononatodasilva2188 Před 2 lety +3

    Olá pessoal! Me diz aí: no seu livro você colocou no seu livro que Roberto Carlos era o cantor do 13º salário? Ele só lançava os discos dele no mês de Dezembro.

  • @FernandoGouveia
    @FernandoGouveia Před 2 lety +2

    O disco dos Secos & Molhados foi lançado em 1973

  • @naonaonao962
    @naonaonao962 Před 2 lety +2

    Um disco icônico para mim é Refestança , com a Rita Lee e Gilberto Gil. Ouvi até gastar.

  • @tarcisooliveira6498
    @tarcisooliveira6498 Před 2 lety

    Muito bom!!!

  • @vicentecoda5680
    @vicentecoda5680 Před 2 měsíci

    Os discos da Tropucalha foram , em sua maioria, fantásticos. No entanto, a Tropicália como movimento, não passou de uma mera cópia da Semana de Arte Moderna.

  • @02aninha
    @02aninha Před 2 lety

    Nossa! Isso poderia ser um documentário na Netflix

  • @paulopaixao3409
    @paulopaixao3409 Před 2 měsíci

    Roberto Carlos pode não ser o rei ,mas ele chegou onde chegou por puro talento antes ele imitava gente fora do contexto dele ,quando ele começou cantar músicas engraçadas tipo rock leve e ganhou um festival ele deslanchou e tá aí até hoje ,não pode tirar o talento ,vender discos é relativo não diminui ninguém Roberto Carlos sempre foi um bom vendedor de discos assim como Amado Batista também vendeu.

  • @LeoKbeloMaua
    @LeoKbeloMaua Před 3 měsíci

    Queria saber do André, se um dia eu pudesse conversar com ele: Se ele acha que o rock pode voltar uma hora as paradas de sucesso no Brasil.
    Ou se aquilo que vimos nos anos 80, nunca mais vai acontecer, por causa que hoje, sentimos a ausência da MTV e a falta de gente para pagar os famosos jaba(s) das rádios??

  • @bettonera
    @bettonera Před 2 lety

    Barcinski é demais o papo com ele.

  • @gevaldo9
    @gevaldo9 Před 2 lety +2

    No Brasil melhor período musical da MPB e rock nacional foi de 64 até 87, depois infelizmente parece que a criatividade desapareceu.
    Quantas décadas o Roberto Carlos não lança um grande disco.
    O último na minha opinião foi em 85,86.
    O legião urbana aínda conseguiu lançar grandes discos até 95

    • @filipeferpe
      @filipeferpe Před 2 lety

      Tem ótimos músicos que não fazem parte do meinstream. Preferem anita, Luiza sonza e Pablo vittar.

  • @marinalvocavalcanti-kx5nm
    @marinalvocavalcanti-kx5nm Před 2 měsíci

    O cantor que tem um contrato. Com AGlobo. E todo. Ano tem um programa. Com certeza. VI. Cê. O mais. O conhecido. O. Mais farmoso. Foi pra GLOBO. Ficar. O mais. Falado o mais. Comentado. E. Com mais. Sucesso AGlobo promove. Até. Caneta azul. Se for. Pra. GLOBO. Ok?

  • @edsonbandini4737
    @edsonbandini4737 Před 2 lety +1

    Durante toda década 80 o Rock Nacional alavancou

  • @daltonrosaviana4899
    @daltonrosaviana4899 Před 2 lety +3

    Penso que a massificação da TV , a influência da música estrangeira , dominando a preferência nos temas de novelas , seria uma concorrência imbatível pra essa época ...

    • @deltax9174
      @deltax9174 Před 2 lety

      Huuummm não, é a baixa qualidade na educação mesmo... e vai piorar.

    • @daltonrosaviana4899
      @daltonrosaviana4899 Před 2 lety

      @@deltax9174 década de 70 ??? As escolas ainda tinham um "rigorzinho" ... Foi a entrada do mundo estrangeiro nas mídias e censura aos artistas brasileiros que dificultaram aos mais talentosos divulgarem seus trabalhos ....

    • @daltonrosaviana4899
      @daltonrosaviana4899 Před 2 lety

      Mas , concordo contigo no decréscimo da qualidade do ensino ...

    • @fabiofnogueira
      @fabiofnogueira Před 2 lety +3

      As novelas dos anos 70 tinham duas trilhas sonoras: a internacional e a brasileira. Quase sempre discos fantásticos

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 Před 2 lety

      Nunca foi, nem hoje é. Raramente um músico estrangeiro consegue desbancar os nacionais em popularidade.

  • @mochileirochapolim
    @mochileirochapolim Před 2 měsíci

    A gente também teve uma cena pesada de rock progressivo. Bacamarte e Casa das Máquinas são espetaculares!

  • @MILETANTAS
    @MILETANTAS Před 2 lety

    mas se as gravadoras quisessem lançar discos numerados, elas teriam lançado...mas sim, totalmente necessárias para aquelas épocas, o "começo" de tudo...

  • @eduardobastos4609
    @eduardobastos4609 Před 2 lety +12

    Todos se referem à Jovem Guarda como o pontapé inicial do movimento jovem no país. E a turma do movimento anterior, Cely e Toni Campello, Sérgio Murilo, Roni Cord, o pessoal do Rock'n'Roll do final dos anos 50, a turma do Estúpido Cupido, não teriam sido eles os verdadeiros pioneiros da música jovem brasileira?

    • @fernandoguedes4952
      @fernandoguedes4952 Před 2 lety +5

      são sim, tanto que são considerados a ''pré-jovem guarda'' mas esse fenômeno do inicio do rock no brasil, mas era algo mais restrito somente aos jovens, e num eixo Rio-são Paulo, a jovem guarda foi um fenômeno de massa nacional e em toda america latina (tem até bandas da america latina fazendo versões de musicas do Roberto\Erasmo Carlos)

    • @carlosmayer6266
      @carlosmayer6266 Před 2 lety +1

      Porque Roberto Carlos não incomodava politicamente. Copiava as musiquinha bobinha de fora e cantava em portugues aqui. Os outros foram ou censurados ou exilados. E os que continuaram se deram mal porque o R Carlos pagava jaba pras radios nao apenas para tocarem suas musicas, mas tambem para nao tocarem a de outros que competiam com ele.

    • @fernandoguedes4952
      @fernandoguedes4952 Před 2 lety +3

      @@carlosmayer6266 opinião de leigo que não entende o contesto da época...essa época q ele citou são todas pré ditadura: Celly, Tony Campello, George Freedman e Sérgio Murillo são do período pré-1964, e faziam exatamente ou até de forma mais exagerada oq roberto fazia: versões "bobinhas" de musica estrangeira...roberto e erasmo tinham o diferencial ainda de compor, coisa q era relegada ao produtor de disco (rossini pinto, fred jorge etc) quando n eram eles que faziam as versões também. Roberto e erasmo foram desbravadores no sentido de fazer rock autoral no Brasil, com parei na contramão, depois é proibido fumar e a musica q estourou de ponta a ponta no Brasil e america latina "quero que vá tudo pro inferno"

    • @anacrosshatten4197
      @anacrosshatten4197 Před 2 lety

      @@carlosmayer6266 nossa vc é um sabichão! Hein! Sabe tudo de “olhelhada?” Acredita em contos de fadas? Então tá o Roberto só estava aí por isso? Mas os MPBistas , só estão aí até hoje graças a Ditadura militar e a militância de esquerda, que com a narrativas de defender a democracia, foram elevados a gênios, coisas que não são, vendiam menos de 20 mil cópias de discos, davam prejuízos as gravadoras, artistas como Fernando Mendes, Odair José, que vendiam 1 milhão de cópias ou mais, até mesmo mais que Roberto Carlos, que só ultrapassou a marca de 1 milhão em 1976, é que financiavam as bobagens desses pseudo gênios, o Roberto é e sempre foi cantor, não lacrador, por isso eu digo: os mpbistas só existem até hj, graças a ditadura militar, e se fosse realmente ditadura estariam sumidos!!! 😘 sabichão!

    • @guilhermebahia6050
      @guilhermebahia6050 Před 2 lety

      @@carlosmayer6266 Tu não entende nada de história da música brasileira. Esse discurso batido é coisa de quem não sabe porra nenhuma do que tá falando...

  • @manoelsimplicio6451
    @manoelsimplicio6451 Před 2 měsíci

    Não so no Brasil, mas na América latina r Europa também.

  • @alanazevedo6759
    @alanazevedo6759 Před 2 lety +2

    esse cara é bem mais legal q o Régis

  • @anacrosshatten4197
    @anacrosshatten4197 Před 2 měsíci

    Em 1986 o RPM tbm bate o Roberto Carlos!!

  • @terradesantacruzbrasil5
    @terradesantacruzbrasil5 Před rokem +1

    *_Período do Milagre Econômico se deu no Regime Cívico-Militar (1964-1985), goste quem gostar. Viva 1964 !!!_*
    👊🏻⚔🔰🇧🇷

  • @andregoncalves3252
    @andregoncalves3252 Před 2 lety +7

    Como esse cara fala várias vezes dessa época sem citar o Clube da esquina, o melhor disco disparado, justamente dessa época?
    Esse cara é muito bairrista

  • @thiago4853
    @thiago4853 Před 2 lety

    Q legal cara esse papo ae

  • @jairofonseca1597
    @jairofonseca1597 Před 2 lety +4

    Essa é uma contradição do Brasil, o Regime Militar teve um Milagre Econômico.

    • @Julianobpassos
      @Julianobpassos Před 2 lety +5

      Mas depois veio a década perdida. Gasta muito e depois a conta chega. Vimos isso em outro governo civil também

    • @hugobastos896
      @hugobastos896 Před 2 lety

      Famoso voou de galinha, mas não deixa de ter algo positivo, não se pode jogar tudo fora

    • @jairofonseca1597
      @jairofonseca1597 Před 2 lety +1

      @@hugobastos896 Não foi voou curto não, seguiu por uns 15 anos, toda estrutura sindical dos trabalhadores cresceu nessa época por causa desse milagre ... as contradições políticas é que destruíram essa tendência na década de 80.

    • @hugobastos896
      @hugobastos896 Před 2 lety

      @@jairofonseca1597 Simm, digo porque ao longo da nossa história esses momentos não se estabelecem, parece que estamos sempre voltando do zero e tentando reconstruir algo.

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 Před 2 lety

      Só que não! Procure se aprofundar nesse assunto.
      Um falso milagre!!

  • @mcmarcosmarcos
    @mcmarcosmarcos Před 2 měsíci

    Roberto Carlos é melhor que tidos os outros, é por isso.

  • @giopn83
    @giopn83 Před rokem +1

    Jorge Ben tbm lançou obras primas nessa época.

    • @ValdineisoaresFontes
      @ValdineisoaresFontes Před měsícem

      Sim. Só nos anos 70, foi só pedrada.
      África Brasil
      Tabua
      Força Bruta

  • @jccamargo99
    @jccamargo99 Před 2 měsíci

    Ele cometeu um erro imperdoável ao restringir o alcance da música jovem somente à vendagem de discos. O grande meio de difusão da música, não só no Brasil,mas no mundo, sempre foi o rádio. Ignorá-lo é produzir uma análise muito longe da verdade.

  • @OBRACAL
    @OBRACAL Před 2 měsíci

    Para mim, de 1969 a 1981.

  • @sergiovalverde4761
    @sergiovalverde4761 Před 2 lety +1

    tonico e tinoo era fod& vendeu mais discos roberto carlos

  • @fabrizioleonebarbosa1036
    @fabrizioleonebarbosa1036 Před 2 lety +7

    Tá explicado o porque o trio Caetano, Gil e Chico são tão idolatados pelos intelectuais e pela mídia musical e cultural crítica. A resposta está aí : Dinheiro! Alguém precisava bancar esse cantores que não vendiam, são os artistas do povão que sustentavam esse pessoal. Por isso que o Lobão sempre falava dessa" Máfia do Dendê!"

    • @andregoncalves3252
      @andregoncalves3252 Před 2 lety +2

      Acho que tentou associar duas coisas que não fazem sentido... Precisa se inteirar melhor da realidade e da história.

  • @pedrojamarino9302
    @pedrojamarino9302 Před 2 lety +1

    O melhor disco do ano de 74 pra mim, é o do RC, músicas como " o portão" e "eu quero apenas" são imbátiveis. Já em 83, eu não sei, pois, depois do disco de 81 RC perdeu muita qualidade na composição, anos 90 e 2000 nem se fala.

  • @everaldobarbozadossantos5328

    Deixe o cara falar, Vilela!

  • @ratrecords3319
    @ratrecords3319 Před 2 měsíci

    Rapaz...tem gente que acha que o Ed é tããããão bobo assim...se ele fizer show, é capaz dele tocar Raul mesmo sem problema algum, ele ta ganhando de qualquer forma com isso tudo...kkkkkkkkkkk

  • @marcosrobsondanobrega1831

    Cantores de MPB, os preferidos dos intelectuais, só batem recordes de vendagem quando suas músicas viram temas de novela. Compõem letras bem elaboradas, melodias suaves, fazem interpretações simples com pouco potencial vocal, o que é o oposto de cantores admirados pela massa. Mas isso não é obrigatoriamente assim, depende só gosto de cada um. Só apontei características.

  • @comoquetenhovivo2285
    @comoquetenhovivo2285 Před 2 měsíci

    Sabe qual o cantor mais intelectual que já existiu?
    Resposta: Nelson NERD

  • @marcelonazareth9188
    @marcelonazareth9188 Před 2 měsíci

    Só a parte do "milagre econômico" que tá fora aí

  • @paulonascimento3934
    @paulonascimento3934 Před 2 lety +5

    Os pobres que fizeram ele ficar famoso. Ele nunca fez um show beneficente para pobre. Ele utilizou a fama para se promover e babar o ovo da rede Globo. Acredito que quando ele morrer até os pobres idiotas vão ser barrado no velório dele. Isto fez dele um artista com limitações de fã de uma certa época. Diferença de muitos artistas humildes que por mais velhos que sejam ainda são cativados pela nova geração. Ele quando morrer vai ser enterrado com a fama e se marcar nem a perna de pau vai levar para o cachão. Acredito que ele está lendo meu comentário e falando!!! “O miseráví acertou”.

    • @mcmarcosmarcos
      @mcmarcosmarcos Před 2 lety +3

      Fica quietinho pra não falar asneira. Antes de existir rede Globo Roberto já fazia sucesso até fora do Brasil. Não fica repetindo coisas desconexas como um papagaio.

  • @gustavocastilho8502
    @gustavocastilho8502 Před 2 měsíci

    Sou de 74!😅

  • @tss-thiagosantos6104
    @tss-thiagosantos6104 Před 2 lety +3

    Roberto quem? Pergunta a alguma criança nascida de 2010 pra cá se sabem quem é esse velho.

    • @marcoaureliodealmeidavalen3764
      @marcoaureliodealmeidavalen3764 Před 2 lety +3

      Certamente cantaram nas festinhas dos dias dos pais ou das mães da escola "Como é grande o meu amor por você" , "Meu querido, meu velho, meu amigo", "Lady Laura"... talvez "É preciso saber viver" em algum outro evento... Somente isto basta!!! Estas canções e outras, dele e de outros artistas também, estão no inconsciente coletivo do brasileiro. Você vai se lembrar disto quando passar por estas experiências, se é que já não o fez...

    • @vierto8878
      @vierto8878 Před 2 měsíci

      Gente otária usa o etarismo como se fosse algum demérito e assim fingem acreditar que uma pessoa vivida nunca teve 20,30 anos... Na verdade quanto mais idade tiver uma pessoa mais a frente da fila ela está...Já as crianças e os( as) jovenzinhos(as) estão e sempre estarão lá atrás, começando, começando...

    • @NanoVianna
      @NanoVianna Před 2 měsíci

      Que comentário agressivo. Respeito passou longe .

  • @cris0910able
    @cris0910able Před 2 lety

    époica das musicas contra ditadura

  • @rogeriodias583
    @rogeriodias583 Před 2 lety

    meu amigo vc esta mal informado apos lp do roberto que tem musica detahes ele vendeu mais de um milhao discos durante muito tempo

  • @elihuaversarijunior2088

    Esqueceu do principal, Tom Jobim?

  • @robsonreis76
    @robsonreis76 Před 2 lety +1

    Clube da Esquina é de 72

  • @rlcgaia
    @rlcgaia Před 2 lety +1

    E porque Roberto Carlos é tão famoso no Brasil?

    • @thallyspontual8004
      @thallyspontual8004 Před 2 lety +2

      Pow, a cada 10 músicas ele coçava 8 nas paradas, isso não é difícil de entender!

  • @accaciofranklin7974
    @accaciofranklin7974 Před 2 lety

    Boa kibe loco

  • @Condebe
    @Condebe Před 2 lety

    N respondeu a pergunta da thumbnail

  • @felipedandrea124
    @felipedandrea124 Před 2 lety +1

    Caramba o Homer Simpson brasileiro é um erudito 😂

  • @panks211
    @panks211 Před 2 lety

    E o Almir Rogério com fuscão preto

  • @marcelodec.batista7851

    entrevistador não deixa entrevistado concluir

  • @riviagomes8295
    @riviagomes8295 Před 2 lety

    TUDO NESSE MUNDO É UMA FRALDE

  • @hardrocklovers1
    @hardrocklovers1 Před 2 měsíci

    Sei não. Acho que Amado Batista bateu as vendas do Roberto Carlos em alguns anos.