Centenário de Manuel Faria, Júlio Vaz e B. Salgado

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • O vídeo procura divulgar as homenagens, promovidas pelos Seminários de Braga e pela ASSASB, aos Reverendos Padres Manuel Faria, Júlio Hilarião Vaz e Benjamim Salgado, no ano em que comemoramos o centenário do nascimento destes ilustres homens da Igreja de Jesus Cristo.
    Começa com imagens do lançamento do livro “20 Obras Corais de Manuel Faria”, no dia 23-09-2016, na Sé Catedral de Braga.
    Prossegue a 1 de dezembro de 2016, em que comemoramos o “Dia do Antigo Aluno”, que foi preenchido com homenagens aos três grandes mestres, professores de muitos dos presentes, no encerramento do centenário do seu nascimento.
    A jornada iniciou-se com uma concelebração na Capela, Presidida por D. Francisco Senra, seguida do almoço no renovado refeitório, continuando no Auditório Vita, com a intervenção de vários oradores e a animação do coro de Lama, Barcelos, fundado e dirigido pelo Pe. Armando Guimarães, que foi aluno dos homenageados.
    Tempo ainda para a apresentação do livro “Pe. Júlio Vaz, A Pedagogia do Coração, da Verdade e da Dignidade”, cuja edição foi coordenada pelos sobrinhos Carlos Nuno Vaz & Júlio Vaz e que contou com a participação de vários oradores, seus antigos alunos, que recordaram o mestre com saudade, que ajoelhava para rezar, antes de cada aula.
    Pouco depois de ser afastado do ensino no Seminário, a sua crónica semanal, publicada no Diário do Minho, passou a ser a mais lida no País.
    Ler a obra do Pe. Júlio Vaz é conhecer o intelectual respeitado, muito à frente do seu tempo. A este humilde servidor aplica-se, como a ninguém, a frase do seu amigo D. António Ferreira Gomes “De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens”.
    As fotografias são do Guilherme Ribeiro e o vídeo e a montagem ficaram a meu cargo.
    Assis Sousa

Komentáře •