Revista Justiça 📖 - Novo Código Civil | 04/03/2024

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 03. 2024
  • Revista eletrônica diária com destaques dos tribunais superiores, entrevistas com juristas e dúvidas dos ouvintes relacionadas a assuntos jurídicos e outros temas de interesse da sociedade.
    O programa Revista Justiça tratou sobre o tema do novo Código Civil. Está pronto o relatório da comissão de juristas criada em setembro do ano passado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para atualizar o Código.
    Para o ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF, o novo código é necessário para o Brasil “fazer esse notável encontro” entre a legislação civil e a Constituição Federal. Recebemos em nossos estúdios a advogada especialista em Direito de Família, membra consultora da Comissão de Família do Conselho Federal da OAB e presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF, Marcela Furst.
    Convidamos também o advogado, doutor em Direito pela UFPR, professor de Direito Civil e de Processo Civil, ele também é diretor do IBDFAM/DF e presidente do IBDCONT-DF, Pablo Malheiros, a advogada, especialista em Direito de Família e Sucessões, Direito Civil, Trabalhista e Empresarial, ela também é secretária-geral da Comissão de Advogados de Família do IBDFAM/DF, Josiane Carvalho.

Komentáře • 8

  • @user-pi1mv2rz9j
    @user-pi1mv2rz9j Před 4 měsíci +1

    Excelente !!

  • @andreminelli1603
    @andreminelli1603 Před 4 měsíci +3

    "O código civil rege o comportamento das pessoas" e o código civil brasileiro está sendo totalmente reescrito às praças justamente para tornar a sociedade brasileira o mais REFÉM possível do estado

  • @user-vc3qi3gc4y
    @user-vc3qi3gc4y Před 4 měsíci

    Se realmente traz a mudança, porque pessoa divorciada tem que viver apresentando a certidão de divórcio em qualquer requerimento que faça? Ex segunda via do RG e tantos outros.

    • @eduardohenriquekroth4861
      @eduardohenriquekroth4861 Před 4 měsíci +1

      A "certidão de divórcio" é a certidão civil da pessoa. Depois de casada a certidão civil deixa de ser a certidão de nascimento e vira a certidão de casamento. Com o divórcio, é feita averbação nesta certidão dizendo que ocorreu o divórcio. Isso é assunto de direito registral, via de regra não é algo tratado pelo Código Civil, nem pelo atual e nem pelo que está em discussão no Congresso.

    • @user-vc3qi3gc4y
      @user-vc3qi3gc4y Před 4 měsíci

      @@eduardohenriquekroth4861 obrigada.

  • @user-gl2my8ju1z
    @user-gl2my8ju1z Před 26 dny

    Tá difícil de entender! Com tanta coisa pra fazer no Brasil vão se preocupar com código civil. Tá repreendido em nome de Jesus Cristo.