Níveis de prevenção

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 08. 2024
  • VISITE: geracaodevalor...
    Níveis de Prevenção
    Prevenção é todo ato que tem impacto na redução de morbidade e mortalidade das pessoas.
    Para que possamos compreender os diferentes níveis de prevenção é preciso saber o que significa a história natural da doença. A história natural da doença é a progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte, sem que haja intervenção e se divide em: Fase inicial ou de susceptibilidade: período que antecede as manifestações clínicas das doenças, período de pré - patogênese. Fase patológica pré-clínica: período em que a doença ainda está no estágio de ausência de sintomas, embora o organismo já apresente alterações patológicas. Fase clínica: período em que o indivíduo apresenta os sintomas, em diferentes estágios de dano e Fase de incapacidade residual.
    Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell & Clark (1976), três níveis de prevenção, a saber:
    Prevenção primária: é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. (ex.: imunização, orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade).
    Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico. Ex.: rastreamento, diagnóstico precoce. Para realização de diagnóstico precoce é preciso conhecimento acerca da indicação da realização de exames complementares de acordo com as melhores evidências disponíveis.
    Prevenção terciária: é a ação que visa reduzir os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação Nesse estágio o indivíduo já está doente. Ex.: prevenir complicações do diabetes ou realizar fisioterapia após acidente vascular cerebral.
    Prevenção quaternária - de acordo com o dicionário da WONCA3 é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis. Prevenção de iatrogenias.
    Importante não confundir níveis de prevenção com níveis de atenção à saúde.
    Gestão em Saúde
    Value Based Health Care (VBHC)
    Geração de Valor em Saúde
    Experiência do Paciente
    Qualidade e Segurança
    Certificações
    Redes de Atenção à Saúde
    Atenção Primária à Saúde
    Níveis de Prevenção
    Sistemas Públicos e Privados de Saúde
    Modelos de Remuneração
    Linhas de Cuidado
    Jornada do Paciente

Komentáře • 21