Gotoh GE1996T e GE1988T | aprenda tudo pontes Gotoh | Ponte Gotoh vale a pena? | Review ponte Gotoh

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Hudba

Komentáře • 68

  • @thiagoavila5329
    @thiagoavila5329 Před 2 dny

    Pra acrescentar como diferença entre as duas versões , os sadles tem o parafuso de fixação deslocado desalinhado com as cordas na 88 isso permite ajustar sem ter q arrochar a corda com ajuda de uma ferramenta...

  • @ideiaslivres8969
    @ideiaslivres8969 Před 5 měsíci +5

    A Goth é tão boa, que o quê a Ibanez tem de bom, é a Goth que faz hahahahah

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      Pois é hahahaha. A Gotoh fez a melhor ponte do mundo e a Ibanez fez o melhor acordo de exclusividade dessa ponte, desde 1986.

  • @FernandoOC1984
    @FernandoOC1984 Před 7 měsíci +2

    Já a Gotoh 1996T por duas vezes. Hoje tenho uma Edge pro na Ibanez Prestige. Em termos de estabilidade e durabilidade é a mesma coisa, gosto mais da Edge Pro pelo design mais ergonômico, aquele rebaixo pra apoiar a mão é demais.

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 7 měsíci

      O rebaixo nas Pro (incluindo Lo-Pro), de fato faz um pouco de diferença e alguns preferem. Já tive todas elas, inclusive a Edge Pro também era numa Prestige.
      Em relação à estabilidade, eu concordo. Mas quanto à durabilidade não. Comigo não aconteceu, mas já vi alguns casos de conhecidos, onde a Pro apresentou certo desgaste em menos tempo que uma Gotoh ou Edge/Lo-Pro Edge. Enquanto as Edge e Gotoh que tenho, com 20 e até mais de 30 anos, continuam excelentes.
      Mas enfim, o importante é que pra você está servindo bem, está funcional, e isso que importa. Vale acrescentar que a Edge Pro também é fabricada pela Gotoh e é uma ponte com materiais de qualidade, com destaque para as facas, saddles e pivôs.

  • @erosmarks
    @erosmarks Před 8 měsíci +2

    Caraca estava anos procurando sobre...Muito top o conteúdo

  • @lucianosoares9351
    @lucianosoares9351 Před 2 měsíci

    Obrigado pela aula e dicas!

  • @ernesto_longhi
    @ernesto_longhi Před 2 měsíci

    Tenho uma guitarra com ponte Ibanez Edge III que fiz funcionar maravilhosamente bem. Veio numa Jem Jr, foi super frustrante no início. Eu tinha e tenho até hoje um Ibanez GIO com ponte trêmolo 2 pivos, que era mais estável que a "Floyd" da JEM, que nunca voltava afinada pro ponto certo após alavnacar. Aí, depois de algumas análises, percebi que os pivôs da GIO eram lisos como vidro, e os que vieram na JEM tinham marcas da usinagem, pequenos frisos. Experimentei pôr os pivôs da GIO na JEM e eles estão lá até hoje, funcionando de um jeito que surpreende qualquer um. Pra GIO comprei outro par e ela funciona do mesmo jeito de antes.... essas pontes são melindrosas, mas é muito gratificante fazê-las funcionar.

  • @marvinidrex
    @marvinidrex Před 8 měsíci

    massa demais, man. Vou assistir agora, mas já queria deixar meu like e comentário, com sua ajuda consegui entender bem melhor as pontes flutuantes que tanto amo. Valeu, irmão, você vai longe!!!

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci

      Pow man, fico muito feliz de verdade com comentários assim e pelo apoio. Não por vaidade, mas por saber que de fato estou ajudando a galera a entender melhor as pontes floyd/etc. Um grande abraço, e qualquer coisa só mandar.

  • @andrewylde
    @andrewylde Před 8 měsíci

    Conteúdo de altíssima qualidade, Thiago. Quando me perguntam sobre pontes desse tipo, mando logo seus vídeos, pois são muito bem explicados! Amo a Gotoh, tanto que tenho 3 guitarras com o sistema da 1996. Aqui no Brasil é o que vale mais a pena, principalmente quando se monta o instrumento com um Luthier, como é o meu caso.

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +1

      Muito obrigado, André. Eu também gosto demais da Gotoh, até hoje sinto falta da Samick que tinha a 88. Inclusive, coloquei os vídeos dessa guitar agora aqui na descrição. Comprei outra 88 e pedi para o luthier instalar numa Tagima Zero, em breve vou postar o vídeo aqui.
      Um abraço!

  • @nathanlira8551
    @nathanlira8551 Před 4 měsíci

    Cara, parabéns pelo conteúdo. Quando puder, faça um vídeo sobre a Floyd Rose Rail tail.

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      Muito obrigado, Nathan. E agradeço também a sugestão. A Rail Tail é ótima pelo que já li a respeito e, apesar de ser difícil encontrar uma para testar, acredito que posso falar sobre ela em algum vídeo futuro.
      Abraço! 🤝🎸

  • @FalarComCristo
    @FalarComCristo Před 3 měsíci

    Noa tarde! Onde consigo comprar uma Fotoh original?

  • @ideiaslivres8969
    @ideiaslivres8969 Před 5 měsíci +1

    Eu comprei uma 1996T e coloquei em uma cort x11 a muitos anos atrás. A guitarra ficava quase uma semana afinada. Eu tenho uma Ibanez S320 com a ponte ZR e ela sempre desafina.

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci

      Show de bola a Gotoh, tenho a mesma experiência aqui. Mas essa ZR desse jeito, deve estar com algum problema. Tenho um amigo que possui a ZR e outros relatos também, e bem estáveis.

  • @rogeriodourado4519
    @rogeriodourado4519 Před 8 měsíci

    Parabéns Thiago pelo conteúdo...mano na vdd eu acho a gotoh superior até a Floyd que o Steve vai usa por causa da alavanca...mano a gotoh que tá na minha guita é uma 96 já tem 12 anos ...o cromo dela tá perfeito...nem os parafusos dos saddles enferrujaram...em relação a micro afinação gotoh é o melhor upgrade pra se fazer numa guitarra ... parabéns irmão...ótimo trabalho de informação...🎉🎉

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +1

      Muito obrigado, Rogério!
      Pois é, no conjunto da obra, a Gotoh acaba sendo a melhor opção. Devido à facilidade de acesso e do arm holder que na Edge e Lo-Pro (Steve Vai) folga muito fácil. A durabilidade também, como você bem sabe na prática. A 88 que eu tinha, estava com mais de 20 anos e ainda perfeita.
      Por fim, eu confesso que tenho uma paixão pela Edge e Lo-Pro, e esteticamente acho que é a ponte floyd mais bonita que existe. Se trocar o Arm Holder, fica imbatível, e inclusive é o que farei nas minhas quando tiver tempo pra pensar nisso rsrs.
      Um abraço!

    • @rogeriodourado4519
      @rogeriodourado4519 Před 8 měsíci +1

      @@guitarvibesthiagosoares é vdd...quando eu comprei a minha fiquei entre a schaller lockmeister e a gotoh...não me arrependi nenhum pouco pela escolha...já vi muita schaller enferrujada...a alavanca fica zuada com o tempo tbm...mas obrigado pelo conteúdo Thiago... parabéns !!!

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +1

      Eu também escolheria a Gotoh. Como você disse, a lockmeister apesar de ótima, tem essa questão principal da alavanca, que folga fácil também.
      Sobre o ferrugem, não sei dizer. A Schaller fabricou para muita marca e acredito que a Lockmeister que é seu modelo próprio, deve ter um tratamento melhor do metal, mas estou apenas supondo.
      Mas a Gotoh acaba sendo imbatível por tudo isso rsrs. A Edge também não é fácil de enferrujar não. Inclusive, editei o meu primeiro comentário sobre elas.
      Um abraço e mais uma vez obrigado.
      @@rogeriodourado4519

  • @alexhenriquegt
    @alexhenriquegt Před 5 měsíci +1

    Minha ponte é a Ge1996T e uso ela a uns 12 anos, e eu sou canhoto e a curiosidade é que a versão canhoto não vem escrito gotoh na lateral rs

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      Pois é, que estranho. Eu já vi com logo e sem logo. Um dia descubro o motivo de algumas virem sem.

  • @jurandirjunior8860
    @jurandirjunior8860 Před 7 měsíci +1

    Na verdade a gotoh nao é a melhor no quesito "Floyd rose" . A melhor nesse quesito é a propria Floyd rose original. Mas parabes pelo video ! Eu acho a 88 mais bonita que a 96 . Parabens !

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 7 měsíci +2

      Obrigado pelo elogio. Mas, essa verdade depende do gosto e análise pessoal, uso da ponte etc.
      Eu considero a Gotoh melhor pelo conjunto e projeto modernizado e evoluído. Ou seja, pegou a ideia original da Floyd e melhorou. Tenho Floyd Original também inclusive e já tive contato com vários modelos da própria Floyd.
      O design final da Gotoh, o flutter e o arm holder e a incrível trava do pivô, tornam ela uma ponte melhor e uma excelente evolução natural na minha opinião e análise. Inclusive, por isso se torna preferência entre a maioria.

  • @mmerlinxyz
    @mmerlinxyz Před 5 měsíci +1

    Boa tarde, para uma Ibanez JEM Jr, eu deveria usar a ponte 1996 T ?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 5 měsíci

      Boa tarde, Marco. Você pode usar a 1996. Vai ficar um espaço no lado esquerdo, mas a funcionalidade vai ficar excelente como toda Gotoh.
      Compre o kit inteiro com locking nut e se sentir que ficou desconfortável na regulagem, peça para o luthier ajustar o raio, calçando os saddles. É um procedimento que todo luthier experiente com pontes 'floyd', consegue fazer.

    • @mmerlinxyz
      @mmerlinxyz Před 5 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares Obrigado pela resposta. Vou fazer mais uma pergunta, vejo que existem 3 tamanhos de bloco, 33, 36 e 40mm. Sabe qual devo comprar? É que no proximo mês, um amigo vai até Tokio e vou pedir para ele trazer de lá para mim. Lá é menos da metade do preço e com certeza é original.

  • @eng.diegopelzl1419
    @eng.diegopelzl1419 Před 4 měsíci +2

    Vejo muita guitarra top de linha com Floyd rose 1000, a ge 1996T seria melhor ou pior?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +2

      Eu tenho a 1000 aqui. Tenho a Gotoh tbm. Prefiro a Gotoh! Arm holder melhor, sem folga. E trava nos pivôs, exclusivo da Gotoh e da Edge.
      Ponte Floyd top (no padrão/design original), seria a FRT800 ou uma Schaller Lockmeister.

  • @PauloFilipe
    @PauloFilipe Před 4 měsíci +1

    Vc diz pra não trocar uma edge por uma gotoh pq a edge é melhor ou pq é mais cara?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +2

      Na minha opinião, a Edge é a melhor ponte que existe. E eu tenho as duas, Edge e Gotoh.
      Quando eu falo da Gotoh nesse caso, é porque além de ser mais barata, é mais acessível no Brasil e mais fácil de achar peças de reposição. No entanto, é difícil ter que trocar algo numa ponte dessas, se cuidar bem dela, limpar, não deixar com suor após um show etc.
      A Edge, só encontramos hoje, no Japão, Indonesia, Europa…mas, com o preço do imposto, chega a 3000 aqui.
      O ponto “fraco”, seria o arm holder, mas a marca Red Bishop lançou um arm especial para Edge, e isso foi resolvido. A Ibanez preferiu manter o design original desde os anos 80 e não alterou o projeto, deixando o arm embutido e com sistema de buchas. E como aqui é tudo mais difícil de encontrar, quando as buchas ficam gastas, não temos onde comprar.
      No caso dos gringos, eles podem comprar a alavanca de fibra de carbono UTA20 (mais leve, evitando a folga mais brusca) e tem buchas disponíveis mais facilmente.
      Por esses motivos, a Gotoh acaba sendo a melhor opção.
      Espero que tenha ajudado. 🤝🎸

    • @PauloFilipe
      @PauloFilipe Před 4 měsíci +1

      @@guitarvibesthiagosoares valeuu mano. Vc manja muito!

  • @thgcd8
    @thgcd8 Před 7 měsíci

    Primeiramente parabéns pelo vídeo, sabe me dizer se tem diferenca quanto ao tamanho de bloco tbm?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 7 měsíci

      E ae man, muito obrigado!
      1988: as duas que tive vieram com bloco de 40mm.
      E nessa do vídeo, eu transformei o bloco de 40mm, em um bloco de 36. (mostro no vídeo recente do upgrade da Tagima Zero com Gotoh).
      Eu ainda não vi a 1988 com bloco de 36 ou 33mm. Mesmo em pesquisas fora do Brasil, só encontrei de 40mm.
      Provavelmente a Gotoh só lançou novas medidas de bloco, a partir da 1996. Mas, o importante é que se você encontrar uma 88, pode trocar por qualquer bloco da 96. O encaixe dos parafusos e demais medidas, são iguais.
      Espero que tenha ajudado.

    • @thgcd8
      @thgcd8 Před 7 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares vc tem algum vídeo explicando o motivo de ter blocos diferentes? E qual indicação de uso?

  • @lucianoaraujo3881
    @lucianoaraujo3881 Před 4 měsíci +1

    Boa noite, qual a medida q eu pego, 41 ou 43. Ainda eu faço essa medida?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      Opa, e ae Luciano. De qual medida você está falando? Se for do bloco, na 1996 existe 3 medidas: 33, 36 e 40mm.
      Para saber qual bloco você precisa, tem que verificar o tamanho da cavidade da sua guitarra ou mais medir o bloco da ponte atual.

    • @rosenovai
      @rosenovai Před měsícem +1

      @@guitarvibesthiagosoaresAcho que se referiu a medida do nut. Se for referente às Ibanez modelo RG(não sei se é padrão) locking nut de 43mm.
      P.s.: entre os blocos de 33, 36 e 40mm há diferenças de sustain e/ou estabilidade?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před měsícem +1

      ​@@rosenovai é verdade, obrigado. Eu tenho uma RG440P que é 42mm, mas de fato a maioria é 43mm. Aí teria que informar o modelo da guita pra saber.
      Sobre os blocos, em tese uma maior massa (tamanho nesse caso) oferece mais sustain. No entanto, eu não senti diferenças bruscas entre um bloco de 36 e 40 por exemplo, e nem de 34. (tenho todos esses tamanhos). Acredito que ouvidos mais afiados talvez percebam, mas eu duvido rs;
      Agora, se falarmos de pontes que suportam big blocks de 12mm de espessura, aí sim, o sustain é bem maior. (os normais são 8mm).

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před měsícem +1

      E ae man, passa o modelo da sua guita. Como o @rosenovai apontou abaixo, você estava falando do nut, certo?

    • @rosenovai
      @rosenovai Před měsícem

      @@guitarvibesthiagosoares muito obrigado pelo feedback, mano. Em tempo, seu canal é dos melhores sobre o tema. Conhecimento e didática excelentes! Parabéns!

  • @wan30
    @wan30 Před 2 měsíci

    Ola amigo blz. Estou com um probleminha na minha Floyd Rose Edge que veio na RG 350. Acontece que quando fui trocar as cordas acabei sumindo um dos tijolinhos que fica nos carrinhos da Ponte. Eu queria saber se vc sabe dizer onde acho algum kit desses carrinhos para comprar ? Ja procurei por todos os cantos e nao encontro. Vc tem algum contato onde posso adquirir esse kit ?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 2 měsíci

      Opa, blz! Cara, será que esse kit não ajuda? produto.mercadolivre.com.br/MLB-1334455417-bloco-ibanez-p-saddles-p-reposico-do-original-c-6-unid-_JM

    • @wan30
      @wan30 Před 2 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares valeu. Mas ainda não é o modelo que possuo

    • @wan30
      @wan30 Před 2 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares pelo jeito vou comprar mesmo a Floyd Rose gotoh ge1996t. Já procurei por todos os cantos e não tive sorte

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 2 měsíci

      @@wan30 qual ponte exatamente está na sua RG350? Porque tem versões diferentes da 350 e não sei se está com a original, etc.

  • @thiagosoares4415
    @thiagosoares4415 Před 8 měsíci

    Mano muito bom conteúdo, tenho um jem 555 com a Edge 3 vale a pena trocar por um 1996?

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +1

      Opa e ae Thiago, até o sobrenome igual rs. Muito obrigado pelo elogio.
      Então, tem um vídeo meu onde falo das pontes Ibanez e tbm da Edge III: czcams.com/video/BCulJT8CcFY/video.html e nos comentários, algumas pessoas inclusive reclamam dela.
      Eu recomendo demais a troca pela Gotoh. É infinitamente melhor que a Edge III. Se fizer isso, não vai se arrepender.
      Um abraço!

    • @thiagosoares4415
      @thiagosoares4415 Před 8 měsíci +1

      Valeu obrigado

    • @thiagosoares4415
      @thiagosoares4415 Před 8 měsíci +1

      E eu já assisti o seu outro video

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci

      Opa, então já sabe. Manda ver.@@thiagosoares4415

  • @gerardosobrero7448
    @gerardosobrero7448 Před 8 měsíci

    Bom dia amigão
    queria ver o video da guitarra Samick 88 q vc tinha , mas não to achando pode me informar!!acompanho seu canal!abraço

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +1

      Bom dia, Gerardo. Vídeos abaixo:
      Samick Custom c/ Gotoh GE1988T - czcams.com/video/T8KkVBPNnds/video.html
      Blues com a Samick e Gotoh GE1988T - czcams.com/users/shorts_Kw4Ahbsz5U
      Compondo um solo usando a Gotoh GE1988T - czcams.com/users/shortsl4mQ1SzaAsY
      Coloquei também na descrição agora.
      Obrigado por acompanhar, um grande abraço.

    • @gerardosobrero7448
      @gerardosobrero7448 Před 8 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares Muito obrigado mestre , seguimos juntos!

  • @genesisalves5474
    @genesisalves5474 Před 4 měsíci

    salve! estou querendo comprar essa ponte há meses, mas não encontro nem no Mercado Livre! alguém sabe onde existe algum fornecedor de confiança? sou de SP, preciso de uma na cor preta e com bloco de 33mm

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      Opa, aproveita a desse link: produto.mercadolivre.com.br/MLB-3655324252-got-ge1996tck-40-ponte-floyd-rose-gotoh-cosmo-black-strava-_JM
      Não acompanha a trava, mas o preço está ótimo. O bloco, você pode pedir para um torneiro deixar em 33mm.
      Qualquer dúvida só mandar.

    • @genesisalves5474
      @genesisalves5474 Před 4 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares essa seria perfeita! mas aí eu teria que substituir o bloco por um menor😮‍💨

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci +1

      @@genesisalves5474 não precisa, leva em um torneiro conforme eu falei acima, embaixo do link. Eu já fiz isso com duas pontes (uma delas era Gotoh).
      Já reduzi bloco de 40 para 36 e 37 para 35mm. Inclusive existem casos onde você precisa reduzir para medidas que nem são vendidas prontas. Isso é até normal em customização.
      Pense também que com o aumento dos impostos e dificuldades atuais, vai ser mais difícil encontrar, uma vez que as lojas vão ter que repor estoque cobrando praticamente o dobro do que custavam recentemente, dos estoque antigos.

    • @genesisalves5474
      @genesisalves5474 Před 4 měsíci

      @@guitarvibesthiagosoares é que eu tava imaginando que ia ficar caro um torneiro fazer o ajuste rsrs
      Mas acho que a melhor opção é essa mesmo, muito obrigado!

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 4 měsíci

      @@genesisalves5474 Sei como é. Depende muito do lugar. Aqui o torneiro cobrou 120 reais e aí eu mesmo fiz em casa, com morsa e lima. Mas é um trabalho demorado, que nem todos conseguem ou sabem fazer e tem que ser feito com cuidado. Sendo assim não recomendo para todos.
      Analisa aí e vê o custo-benefício. Mesmo que or torneiro cobre de 100 a 150, considerando a escassez e preço bem mais alto normalmente, vale a pena. Só leva a ponte e mostra para o torneiro como é parafusada, mostra os parafusos e lado que precisa ser diminuído (o lado que prende na ponte).

  • @rafaelsilveirasantos9972
    @rafaelsilveirasantos9972 Před 7 měsíci

    Acho que a própria Floyd Rose original é melhor dai vem a edge e gotoh, nd minha humilde opinião

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 7 měsíci +1

      É uma questão de gosto. Tenho as 3 e, analisando o conjunto e projeto na sua totalidade, a mais completa se torna a Gotoh devido ao arm holder mais eficaz e as travas do pivô.
      A Floyd é excelente, mas tem suas limitações do projeto original.

  • @raphaelduartedias682
    @raphaelduartedias682 Před 8 měsíci +1

    Não acho a 88 pra comprar em lugar nenhum.

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci +2

      Raphael é difícil mesmo, por ter saído de linha como você sabe etc. Em sites como Ebay, às vezes você acha, e fora do Brasil é mais fácil.
      Porém, tem uma forma de encontrar no Brasil: procurar pelas antigas guitarras Dolphin Fly, Dolphin Trash e Giannini Trilogy. Inclusive, tem uma Dolphin sendo vendido no ML por 1590, que vem com a 88.
      Eu comprei as minhas assim. Para quem quer uma dessas para um projeto específico vale a pena e às vezes achamos essas guitarras por menos de 800,00.

    • @raphaelduartedias682
      @raphaelduartedias682 Před 8 měsíci +1

      @@guitarvibesthiagosoaresObrigado pela dica!

    • @guitarvibesthiagosoares
      @guitarvibesthiagosoares  Před 8 měsíci

      Por nada. Inclusive, esqueci de mencionar que a primeira 88 que comprei, paguei 450 na guitarra inteira (Dolphin Fly) com a 88 e as tarraxas também da Gotoh.
      É difícil, mas às vezes achamos. Em agosto por exemplo, tinha uma nesse preço em SC.
      Abraço.@@raphaelduartedias682