Video není dostupné.
Omlouváme se.

O Último Trem de Coimbra

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 01. 2016

Komentáře • 88

  • @eduardostanziola3485
    @eduardostanziola3485 Před 6 lety +19

    Sou filho de ferroviário. O trem faz parte da minha vida. Principalmente da infância. Julho e Dezembro, já tínhamos um destino; passar férias em Cataguases, terra de minha mãe, hoje com 84 anos. A viagem era de trem, de Ligação a Cataguases. Meu pai faleceu em 2013.. Morava em Ligação, maior entroncamento ferroviário da Zona da Mata, daí o nome. Ligação foi muito importante para Ubá, pois na década de 50(1950) Ubá foi o maior produtor de milho, arroz e fumo do BRASIL. E boa parte da produção era escoada pela ferrovia, através da Estação de Ligação. Através de Ligação, ia-se para o Rio de Janeiro, Cataguases, ou Ponte Nova. Passavam 17 trens por dia, entre os de carga e passageiro. Lembro-me exatamente quando o trem foi desativado. Era aluno da UFV. A Ferrovia Centro Atlântica arrendou a REDE por 30 anos com o compromisso de manter em atividades todos os trechos, inclusive o de Cataguases a Ouro Preto. Infelizmente não cumpriu e ninguém obrigou a cumprir o estabelecido. É um transporte muito mais barato que o Rodoviário, e foi abandonado. Uma locomotiva diesel elétrica transporte a mesma quantidade que 500 carretas de 32 rodas, com risco quase mínimo de acidente. Uma pena. Abraços a todos os ferroviários e quem gosta de ferrovias.

    • @marcelorocha2321
      @marcelorocha2321 Před 2 lety

      Olá Vc e de ubá? Vc conhece ferromodelismo sou de ubá e prático esse hobby muito bom se quiser conhecer só entra em contato ok

    • @aguiarvta
      @aguiarvta Před rokem +1

      EDUARDO, meus parabéns o mundo precisa de pessoas como você VALORIZANDO sempre o que e nosso, eu também sou de familia ferroviaria, ja viagei bastante de tem de passageiro, e meu carro também viajando comigo na SOROCABANA, como você falou uma locomotiva disel eletrica, consome 1 KM por litro, puxando 38 a 40 vagoes caarregado, imagine quantas carretas que poupava, e cada carreta consome , 3 ou 5 km. por litro, não tenho certeza, fora disto uma viagem com segurança - E DEVAGAR MAS A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR. - Os trens aqui no BRASIL, esta muito atrazado, já nem falo em trem bala. - como tem em outros paises desenvolvidos. - VIVA NOSSA VONTADE VIVA NOSSO S GOVERNANTES - A NOSSA PATRIA QUERIDA VIVA O BRASIL.- VAMOS TORCER PAARA UM BRASIL MELHOR VALORIZADO AI FORA.

  • @MariaDasgracas-rp6yl
    @MariaDasgracas-rp6yl Před 5 měsíci +3

    Meu avô Antônio Joaquim Figueiredo e meu pai João Figueiredo, tbm fazem parte da história de Coimbra. Meu avô veio sozinho de Portugal no final do século 19 e mais tarde minha avó, Leopoldina de Jesus Figueiredo , veio cm os filhos menores se reunir à ele . Até o ano de 1952, meu pai era o único sapateiro da região. Confeccionava td e qlqr tipo de sapatos , dos mais simples até os mais trabalhados .Minha mãe , Alexina Dias Figueiredo, costurava, fazia flores frisadas de papel crepom e era a encarregada de fazer as hóstias pra celebrar as comunhões. Minhas irmãs mais velhas,Zinha e Maninha eram " Filhas de Maria ". Maninha era professora rural e deu aulas em algumas fazendas da região . Era mto inteligente e era requisitada até pr alguns políticos pra redigir dircursos . Minha irmã Zelica bordava enxovais pr as filhas de fazendeiros e ainda confeccionava " asas de anjos " e " vestimentas" belíssimas pr o "Mês de Maria" . Nôzinho, o mais velho dos irmãos, tocava bombardino na banda de música. Meu pai criou 10 filhos tds aí em Coimbra, tinha um rancho e uma pequena lavoura onde plantava milho, feijão, batata, melancia, mas o forte dele era o café. Esse era colhido em etapas , à medida q iam amadurecendo . Depois de colhido era transferido pr nossa residência na rua das Flores, q era uma verdadeira chácara dentro da cidade . Tinha mtos pés de laranja , limão, manga ubá, manga espada , tangerina, figo , amora, pêssego, goiaba, ameixa, abacate , além de uma touceira enorme de louro e uma área enorme de cana caiana. Minha mãe plantava inúmeros tipos de verduras e legumes e ainda cultivava um maravilhoso jardim . Uma parte do café era secado no terreiro de casa e depois de seco, tds nós nos reuníamos à volta do jirau e cm longas varas de bambu cuidávamos do descasque. Então os grãos eram recolhidos , ensacados em grandes sacos de aniagem , levados pra sala, onde minhas irmãs, Zelica e Sula se encarregavam de " catar o café " , ou seja separar os grãos bons dos inservíveis e de restos de cascas e demais impurezas. Depois de rigorosamente limpos eram ensacados novamente e enviados pr a torrefação e moagem na empresa do sr. Joaquim Nogueira. Meu pai fez a passagem em 1960, apenas 8 anos após a nossa vinda, aos 60 anos de idade e minha mãe em 1990, cm 93 anos. Atualmente além de mim somente um irmão ainda permanece vivo , Vevero, o quinto na escala descendente, contando 95 anos! Eu sou a caçula e estou cm 81 anos . Tenho mts saudades daquela época, mas estou pretendendo voltar mto em breve e dessa vez em definitivo, levando na bagagem, filhos , genro, netos , gatos , cachorros e pássaros, se assim Nosso Bom Deus o permitir !!! 😇

  • @edsonleite9218
    @edsonleite9218 Před 4 lety +6

    Sou de Ervália -MG, hoje moro em São Paulo - SP. Minha primeira e última viagem nesse trem fora em 1975 quando fui com meu pai para Volta Redonda, morar com meu irmão que lá estava desde 1973. Quando retornei já era por rodovia, Estrada de Coimbra à Ervália era de Estrada de chão. A viagem de trem fora bastante desconfortável, mas, havia um certo romantismo, infelizmente vem o progresso, onde o tempo passa a ser dinheiro ( Time is money ), e aqui estamos assistindo essa história de muitos que por aqui passaram. Parabéns pelo vídeo.

  • @reginaldomartins2835
    @reginaldomartins2835 Před 6 lety +4

    Muitas saudades sou de Miracema Rio de Janeiro morei 23 anos em viçosa sinto muitas saudades tempos bons

  • @VitorinoArte
    @VitorinoArte Před 6 lety +9

    Viagem de trem do Rio de Janeiro, a Ponte Nova M.G, pegava o trem na estação Ferroviária Leopoldina R.J, passava pela Serra de São Geraldo, São João Neponuceno...entre anos 60 e 70, chegava quebrado em Ponte Nova, o assento era muito duro, desconfortável. ..Mas havia um romantismo, poesia olhando aquelas montanhas, matas, as vezes os fiscais incomodava, vinha acordar a gente para conferir a passagem...Para ver quem estava viajando de graça...Assim M.G, perde um pouco da identidade,sem essa memória...saudade.

    • @aguiarvta
      @aguiarvta Před rokem

      Amigo Vitorino estou com você, mas vai conhecer os trens moderno de luxo e rapido que faz VITORIA a B.HORIZONTE, todo conforto que tem em um avião, tem naquele trem, televisão -ar condicionaado- internete e conforto com poltronas super modernas , alem disso a segurança sem perigo de acidente.- (QUER TOMAR UMA GELADA COM UM CONTRA-FILE, tem um super Restaurante). nos precisamos destes tipo de conforto e VIVA O BRASIL, vamos ver nos proximos governos lembrar do nosso povo Brasileiro, viva no paatria querida, VIVA O BRASIL.-

  • @gloriareis9252
    @gloriareis9252 Před 3 lety +5

    Bela recordaçao da infância e dos passeios e visgens no "trem de ferro"

  • @miltonpalhares7156
    @miltonpalhares7156 Před rokem +1

    Mais uma vez assisto vídeo de história do último trem . Eu fico muito triste porque fui criado em “plataforma de estações” por onde meu pai, ferroviário, trabalhou ao longo de 46 anos, exatamente na Leopoldina e por coincidência de Caratinga até Barão de Mauá . Conhecia muito bem o trajeto, inclusive o nome de cada estação e paradas. Portanto , o trecho gravado , mesmo eu criança, passei embarcado muitas vezes em viagens de Ponte Nova ao Rio. Lembro-me muito bem da força que a Maria Fumaça fazia para vencer a Serra de São Geraldo. Hoje com 74 anos, vivo com saudades daquele tempo. Ouvi a história do último trem da Leopoldina, em sua viagem derradeira entre Juiz de Fora e São Geraldo, e também de Tres Rios a Japerí. Ainda não me acostumei. Em todos acontecimentos muitos choros e lamentações dos ferroviários e parte dos saudosistas. Há bem pouco tempo, foi fechado o tráfego de Paraíba do Sul a Cataguases do trem de bauxita. Falam por aqui, a criação do trem de turismo Rio/Minas. Embora já possuírem duas locomotivas e vários vagões doados pela Vale, sempre estão adiando o início do projeto.

  • @celioantoniolopes1430
    @celioantoniolopes1430 Před 3 lety +2

    Boa noite jornalista aus meus 14 anos fis parte dessa istoria linda de coinbra sou natural de sao miguel do anta nace em 1955. Hoje com 65 anos andei nesse trem de vicosa avisconde de rio branco

  • @mariadocarmoribeiroreis2859

    Muito linda essa estória parabéns pra todos vocês aí ❤️ Deus abençoe todos vocês aí já morie aí

  • @armandoroquedasilva6231
    @armandoroquedasilva6231 Před rokem +1

    Belos documentários sobre a cidade de Coimbra Mg. Uma história já esquecida pelos nossos governantes, tinha que volta o trem turísticos nas cidades próximas.

  • @gilmarbarbosahipolitohipol4942

    Agente fica triste c essas palavras:O último trem em Coimbra e São Geraldo!Se eu estivesse lá e fosse um morador do lugar,c certeza ia chorar de tristeza vendo o fim de um meio de transporte q emocionou gerações como a minha por ex.

  • @armandoroque989
    @armandoroque989 Před 3 lety +2

    Graças a alguns internautas a história da ferrovia ainda faz sucesso só nas filmagens porque os políticos destruíram tudo. Belas narração !

  • @rotadosmineiros3299
    @rotadosmineiros3299 Před 3 lety +1

    minha. querida terra lembro com saudades do tempo de menino minha escola no corgo dos moinhos

  • @otavianojoserangel3167
    @otavianojoserangel3167 Před rokem +1

    Parabéns,, devia ter mais gente como vc um documentário lindo

  • @jonasribeirodearaujo4608
    @jonasribeirodearaujo4608 Před 5 lety +3

    no ano de 1964. fui pela 1ª x até ponte nova , ainda era a Maria fumaça. eu morava no povoado de Cruzeiro de Guiricema MG.Depois viajei muito de Visconde Rio Branco a Tres Rios RJ.

  • @fernandocabral8220
    @fernandocabral8220 Před 7 lety +7

    Meu pai foi ferroviário na Santos Jundiaí.Morando em Viçosa, fiz muitas viagens para Coimbra(terra dos meus Pais),Visconde do Rio Branco e Ponte nova.Cheguei a ir a Caratinga fazendo a famosa baldeação em Ponte Nova. Tempos que infelizmente não voltam mais.

    • @eduardostanziola3485
      @eduardostanziola3485 Před 6 lety

      Meu pai também era ferroviário. Inclusive trabalhou em Coimbra, Viçosa e Ponte Nova, além de outras tantas cidades.

  • @marcosantoniosilva4513
    @marcosantoniosilva4513 Před 11 měsíci +1

    Olá Amigo José Carlos Baltazar ótima noite pra você e seus seguidores em primeiro lugar espero que você esteja bem no decorrer desse comentários e amigo José Carlos Baltazar o que faz nossos políticos nossos governos estaduais e federais com esse transporte ferroviário que um dia foi o orgulho dessa nação brasileira levando o progresso levando sonhos e esperanças a tantos lugares transportando suas produções suas população através desse transporte ferroviário que só veio para trazer a riqueza de diversos lugares e amigo José Carlos esse seu documentários esse seu depoimento o que foi essa malha ferroviária desse lugar e uma relíquia para nós que somos apaixonados por esse transporte ferroviário que infelizmente nós dias de hoje em muitos lugares só existe em registros ou seja trechos abandonados ou roubados o que leva nossos governantes a deixar esse transporte ferroviário ser destruídos ser abandonados com o transporte de passageiros por essas empresas logísticas que ganharam concessão para dar sequência no transporte de passageiros ou invés de tudo que foi prometido registrado nada foi feito para dar sequência pelo contrário tudo foi desativados malhas ferroviárias locomotivas vagões estações tudo que não estava em seus planos simplesmente foram sendo abandonados trechos desativados locomotivas vagões e o principal com o transporte de passageiros esse foi o legado deixado por esses governos estaduais e federais desativar sim reativar não um país chamado Brasil que cresceu através desse transporte ferroviário não poderia permitir que empresas logísticas que ganhou concessão de maneira fácil não desativasse esse meio de transporte ferroviário que um dia muitos colaboradores deram suas vidas suas contribuições para o crescimento dessa nação brasileira esse é o retrato de um país que nunca preservou com o legado de muitos ferroviários que deram suas contribuições para se levar a riqueza sonhos e esperanças a tantos lugares de dimensões que jamais outro tipo de transporte chegaria parabéns José Carlos Baltazar por esse seu documentários por essas imagens desse transporte ferroviário que um dia foi o orgulho dessa região dessas população que hoje está esquecida que não tem mais esse transporte ferroviário e triste de ver essas imagens do último trem nessa regiões um forte abraço amigo aqui em São Paulo não é diferente dessa região um forte abraço amigo parabéns novamente por esse documentário magnífico até 😢😢👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏hoje morando no litoral norte de São Paulo (25 /08/23 )

  • @COLTBITEN
    @COLTBITEN Před 6 lety +3

    Lindo vídeo!!!
    Parabéns pela história narrada.
    Sou de Coimbra vivenciei isso NA minha infância .
    Que nostalgia gostosa!!!!

  • @marcelodeoliveirasouza1704

    Muito triste assistir neste vídeo essa última viagem cercada de uma linda paisagem cenário de uma despedida. A viagem como tesmumham as imagens era linda e bucólica. Uma história que o tempo sucateou.

  • @divamariabittencour7334

    Ôoo meu Deus q saudades quando viemos de Coimbra viemos de Maria fumaça parou nesse lugar pra receber água, me lembro perfeitamente tinha 7aninhos hoj tudo mudado em Coimbra 🤔

  • @tremdarffsa4153
    @tremdarffsa4153 Před 7 lety +7

    cada lugar lindo que o trem passava !

  • @jmr2415
    @jmr2415 Před 6 lety +1

    História muito bacana meu bisavô é português sou Brasileiro moro em Viçosa mg perto de Coimbra.

  • @aloiziobarros1
    @aloiziobarros1 Před 6 lety +11

    A FCA destruiu todas as linhas em Minas, Rio e Espírito Santo. Uma lástima.

  • @rennerrotta4651
    @rennerrotta4651 Před 7 lety +5

    parabéns pelo vídeo, uma aula de história show de bola abraços...

  • @cidteixeira3971
    @cidteixeira3971 Před 5 lety +3

    Seria interessante transformar o que temos de história sobre essa ferrovia em livro com relatos e fotos antigas. Pegar relatos das pessoas que vivenciaram esse período e tem riquíssimas informações desse período. Quem aqui poderia dar mais ideias?

  • @maravilhalinda1560
    @maravilhalinda1560 Před 6 lety +3

    eu morei em coimbra briquei muito na prasinha de coimbra perto da igrija catolica meu pai ainda tem uma casa em coimbra perto do morros dos cabritos e uma casa em ervalia eu moro em sao paulo sempre vou em minas

  • @luizfoto2865
    @luizfoto2865 Před 6 lety +3

    LINDA FERROVIA esse é o nosso Brasil ! Um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !

  • @RobertoPSouza-tk5nh
    @RobertoPSouza-tk5nh Před 7 lety +9

    Meu avô foi ferroviário da antiga estrada de ferro Leopoldina, fazia, por vezes, o ramal de CARATINGA, ramal esse, que passava por COIMBRA, queria muito ter o prazer de ter vivido na época. No tempo dessas filmagens aí, diversos pontos da linha já estavam desativados, por exemplo, o ramal de Miguel Pereira até Três Rios. Infelizmente o Brasil não tem uma cultura ferroviária, preferem desativar as ferroviás e dar as costas ao desenvolvimento, é muita ingratidão, já que muitas cidades, só se desenvolveram por causa da ferrovia!!

    • @laradiniz2062
      @laradiniz2062 Před 7 lety +1

      essa atitude é desses governantes canalhas ,babacas ,fazendo isso eles emperram o progresso desse pais de dimensões continentais ,transporte ferroviário é um dos melhores ,falta esses idiotas abrirem os olhos acorda Brasil demente, !

    • @eduardostanziola3485
      @eduardostanziola3485 Před 6 lety +1

      Roberto P. Souza, meu pai foi ferroviário também. Conheço esse trecho.

    • @gilaudioart06
      @gilaudioart06 Před 3 lety +1

      Um País que Não preserva sua História, é um país sem memórias

  • @antonioviniciosnetodias7535

    Essa ferrovia desenvolveu a zona da mata. Uma pena que os políticos só pensam neles. Só um milagre para ver a ferrovia Leopoldina de novo. Sou de Rio Casca, passava aqui também. Era jovem o último trem q vi foi em São Pedro dos ferros em 1992.Parabéns.

  • @osvaldorodriguesfilho8294

    Saudades dos anos 80 ainda passava trem em visconde do Rio branco

  • @universoespiritualbruxacla2640

    Meu avô José Braga era ferroviário e o trem passava na frente da casa dele em sao geraldo lembro muito na década de 80 e comecinho de 90 hô saudades ...

  • @cleusagabriel3604
    @cleusagabriel3604 Před 6 lety +1

    Célio Antônio Lopes que narrou esses a acontecido parabéns Coimbra por master essa história verdadeira

  • @karinedeassis7935
    @karinedeassis7935 Před 3 lety +1

    Passa tempo passa aqui como o tempo passou

  • @cleusagabriel3604
    @cleusagabriel3604 Před 6 lety +11

    Eu moro em Uberlândia só filho de São Miguel do anta MG andei neste trem de Viçosa a Visconde de rio branco mg tinha 13 anos hoje tenho 62 anos

    • @eduardostanziola3485
      @eduardostanziola3485 Před 6 lety +2

      Conheço São Miguel do Anta. Principalmente a galera da E.E. PEDRO LESSA. Lamentável o fim da ferrovia. Um abraço.

    • @luizfoto2865
      @luizfoto2865 Před 6 lety

      Cleusa Gabriel linda Ferrovia um país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !

  • @miltonguanabarajunior8965

    O Brasil tem aproximadamente 30 mil quilometros de vias férreas. É um nada, comparando com o tamanho do Pais. Destes 30 mil quilometros somente 1.800, aproximadamente, transportam passageiros. Enquanto Portugal, de diminuta proporção, em comparação com o Brasil, possui quase tres vezes mais vias férreas de transporte de passageiros. Acredito que se o Governo Federal conseguir fazer a tal revolução ferroviária que pretende, aumentando a quantidade de transporte de passageiros, as futuras gerações serão muito beneficiadas e o turismo interno será um espetáculo à parte, já que esta nação é, talvez, em seu interior uma das mais lindas do mundo.

  • @yuripapov
    @yuripapov Před 6 lety +5

    As malfadadas privatizações de 1996 (governo FHC) foram o tiro de misericórdia na ferrovia brasileira. Os trens de passageiros - com exceção do da Vale - desapareceram e os de carga sofreram uma grande golpe, com desativação de milhares de quilômetros de linhas.

  • @amigosdaferroviaes
    @amigosdaferroviaes Před rokem

    Que bacana... Lembra muito a nossa EFL

  • @gleisonleocadio1045
    @gleisonleocadio1045 Před 5 lety +2

    por pura coincidência vendo o vídeo em 6/11/2018

  • @israelayrosa5878
    @israelayrosa5878 Před 3 lety +1

    muito boa estória !!

  • @noelcunha7310
    @noelcunha7310 Před 4 lety +2

    Infelizmente esses malditos políticos acabaram com tudo.

  • @natanaelanastaciodasilva489

    Muito interessante saber como era Coimbra antes. Lindo!

    • @Ferrovia_norte
      @Ferrovia_norte Před 7 lety +1

      Natanael Anastacio da Silva essas locomotivas já ainda passa aki na minha cidade veja meus vídeos

    • @PedroHenrique-uu2ql
      @PedroHenrique-uu2ql Před 5 lety

      Coimbra era pra ser bem maior,que pena que foi mal Administrado...

  • @cleusagabriel3604
    @cleusagabriel3604 Před 6 lety +1

    Meu tio era maquinista desse trem Eurico Xavier Henriques faleceu com 96anos

  • @marielemaressasantana3951

    Eu moro em coimbra mas eu sou novo não nasci naquela época

  • @nazinhafranklin3415
    @nazinhafranklin3415 Před 2 lety

    Que vídeo pra deixar saudades. Depois de tanto trabalho deixar acabar assim.

  • @rayanesilva5460
    @rayanesilva5460 Před rokem

    Que lindo

  • @wemersonwbc
    @wemersonwbc Před 8 lety +2

    Parabens pelo video

  • @Bombb00
    @Bombb00 Před 6 lety +4

    Brasil, um país que a ferrovia regrediu, a malha reduziu. Depois a culpa da economia não crescer é a previdência. kkkkk

  • @ceciliaassis1804
    @ceciliaassis1804 Před 3 lety

    Saudades!

  • @marcelomadmaxx991
    @marcelomadmaxx991 Před 6 lety +4

    Cataguases vai ter sua linha ativada de novo! Rio x Minas

    • @Rods600
      @Rods600 Před 3 lety +2

      Vim do futuro... 2021. Pra te falar que até hoje, nada.

  • @vagner8573
    @vagner8573 Před 4 lety +1

    Parabéns!

  • @jaimedesouza2138
    @jaimedesouza2138 Před 2 měsíci

    Era o que foi a Leopoldina se tornando saudade.

  • @eduardostanziola3485
    @eduardostanziola3485 Před 6 lety +1

    Parabéns José Carlos Baltazar. Pode fazer mais vídeos. Se tiver um de Ligação, melhor ainda.

  • @GILSERFERREOTRENS
    @GILSERFERREOTRENS Před 2 lety

    Leopoldina era muito top!

  • @tremsobretrilhosbahiavli9484

    Algumas dessas u13 estão ativas aqui,confiram elas no meu canal!

  • @aloisiobastos5802
    @aloisiobastos5802 Před 16 dny

    Mais uma das covardias sobre ferrovias no Brasil.

  • @urubairodrigues9287
    @urubairodrigues9287 Před rokem

    Sao coisas,que a Propria Historia ,nao Amostra.
    Por isso ,que tem coisas,que o
    Bbrasileiro,nao tem o tal ,
    Conhecimento dos fatos ,do nosso
    Passado.
    Agora,se falar em POLITICA,TODOS IRAM SE LEMBRAR!
    RIQUEZA CULTURAL,E NAO VOLTARA MAS!
    ESTA ESQUECIDA NO MUSEU.

  • @celiadeoliveiraborges6677

    cidade linda

  • @rotadosmineiros3299
    @rotadosmineiros3299 Před 3 lety +1

    o lobe. das transportadoras e FHC fez o boa parte do pais depender de transportes de rodovias que deixa tudo muito mais caro produtos que custaria um valor que cabe no bolso com transporte sobre trilhos no transportes via rodovia torna relativamente muito caro fazendo e criando pobreza e no pais

  • @amigosdaferroviaes
    @amigosdaferroviaes Před 3 měsíci

    #salvenossaefl

  • @arturbragancademirandabrag1561

    Onde fica essa cidade de Coimbra?

  • @saviojorgemagalhaes2696
    @saviojorgemagalhaes2696 Před 5 lety +2

    E uma pena que o governo não liga para o patrimônio ❤

  • @sebastiaovenancio3
    @sebastiaovenancio3 Před rokem

    Vinha de bom jesus de trem a viçosa

  • @cleusagabriel3604
    @cleusagabriel3604 Před 6 lety +3

    Meu nome é Célio Lopes

  • @edemilsonrezende9381
    @edemilsonrezende9381 Před 5 měsíci

    Basta abrir o video,la vema porra do comercial!!!

  • @marcianocoelho7404
    @marcianocoelho7404 Před 6 lety +1

    😎🚂

  • @RobertoPSouza-tk5nh
    @RobertoPSouza-tk5nh Před 7 lety +1

    Ele, por vezes conduzia o TREM IMINEIRO, que fazia o percurso da estação BARÃO DE MAUÁ, até CARATINGA, queria muito ter vivido naquela época.

  • @arthur-kun5967
    @arthur-kun5967 Před 5 lety +2

    e agora ai não passa mais trem não??

  • @ribeirolima2773
    @ribeirolima2773 Před 5 lety +3

    FHC acabou com tudo junto com o hoje MDB

  • @rogeriomonteiro760
    @rogeriomonteiro760 Před 8 měsíci

    Neste caso há um consolo. A Coimbra de Portugal continua ter trem. czcams.com/video/XKCll_cbtoQ/video.htmlsi=soR9N1sFcd8GgCw6

  • @mariatherezaduarte2971

    MEU