Patrimônio e herança cultural

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 15. 06. 2014
  • Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PHAN), patrimônio cultural são as expressões criadas pela sociedade, somadas às de gerações passadas. No estúdio do Conexão Futura, Magui Kampf, integrante do Coletivo Goma, idealizador do projeto Museu a Céu Aberto do Porto-RJ; Carlos Fernando Andrade, coordenador de Patrimônio Histórico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ); por telefone, Solange Ferraz de Lima, autora do livro "As imagens da imagem do SESC"; e, pela internet, Jorge Luís Stocker Jr, representante do grupo Consciência Coletiva, de Novo Hamburgo (RS), falam sobre herança cultural no Brasil e os movimentos e iniciativas em prol da preservação da memória nacional. Apresentação: Larissa Werneck.

Komentáře • 5

  • @mariliamarques1356
    @mariliamarques1356 Před 7 lety +19

    Faltou também uma discussão com historiadores, pois, quem melhor do que eles para se discutir a importância da história e da memória em relação à preservação do patrimônio?

  • @arbiespeixinho
    @arbiespeixinho Před 8 lety +5

    Ola, boa tarde, achei a reportagem fantástica, levando alguns questionamentos impostante, em relevância a falta de contanto da população com sua historia, principalmente dos mais jovens. Tendo como exemplo próprio, na minha cidade de Monte Santo- ba, que tem um grande acervo cultural, com mais enfoque no religioso, pela falta de contato e entendimento da população pela sua riqueza, foi desenvolvido um projeto com foque escolar, onde adolescente dos ensino médio, um deles eu, foram recrutados,para transporta essa historia, por um treinamento com enfoque na educação patrimonial, tomamos noção de qual é importante essa iniciativa e a preservação do nosso bem, da nossa historia !

  • @joseedinilsoncostacosta1598

    Aqui em Vicência - PE, nós que fazemos o Conselho Municipal de Política Cultural de Vicência vivemos numa luta para preservar o que resta do nosso patrimônio histórico edificado, mas a falta de visão da maior parte da população e as politicagens falam mais auto, desatendendo assim as legislações que protegem esses bens.
    Algumas denúncias foram feitas ao Ministério Público, mas vai se arrastando e não se resolve nada.