A Primeira Revolução Industrial | Nerdologia

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 08. 2024

Komentáře • 468

  • @venusbcarmesim27
    @venusbcarmesim27 Před 2 lety +277

    O mais phoda é a gente ouvir "Naquela época que era bom". Sendo que em tempos antigos geral vivia lascado e os ricos explorando os mais fracos.

    • @raquelpardal5343
      @raquelpardal5343 Před 2 lety +75

      Não mudou muita coisa, né?

    • @rafaelchemistry
      @rafaelchemistry Před 2 lety

      Parece até aqueles mongoloide falando sobre ditadura no Brasil " Naquela época era bom ".

    • @andregroo
      @andregroo Před 2 lety +4

      ​@@raquelpardal5343 nadinha

    • @italuuu5996
      @italuuu5996 Před 2 lety

      O início do capitalismo como vem

    • @sanguinius3938
      @sanguinius3938 Před 2 lety +32

      Que massa cara, hoje é LITERALMENTE a mesma coisa

  • @gustavocarvalholoboleite3526

    Por favor nerdologia sobre a revolta dos boxers chinesas.

  • @Olivreira_
    @Olivreira_ Před 2 lety +66

    Agora um nerdologia sobre o trabalho e os trabalhadores na primeira revolução industrial seria ótimo pra galera sentir o drama

    • @tnas_
      @tnas_ Před 2 lety +4

      Era bem pior antes da revolução industrial.

    • @Pallatus.Heinrich
      @Pallatus.Heinrich Před 2 lety +1

      @@tnas_ Da idade antiga era pior que da idade média...

    • @tnas_
      @tnas_ Před 2 lety +15

      @@yelsew_ É normal as pessoas acharem que antes da revolução industrial não tinha trabalho infantil kkkkk
      Demonizaram tanto o tema que criou esses espantalhos.

    • @andregroo
      @andregroo Před 2 lety +16

      ​@@tnas_ espantalho não, porque não é por ter períodos ainda piores que as condições de trabalho durante a revolução industrial não fosse uma bosta também.
      se vamos fazer a comparação vai ser com os dias de hoje onde, embora ainda não tenha problemas, já estamos muito melhores.

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety +1

      @@tnas_
      Você diz antes (ainda no mesmo século) e durante a Primeira Revolução Industrial? Mas não era mesmo... Antes das revoluções industriais não havia a mesma demanda por direitos.
      Durante o final do século XVIII ao começo do XX esse período foi caracterizado pela política liberal e busca por direitos sociais, enquanto que antes (século XV à XVIII) havia maiores demandas liberais contra a aristocracia e o mercantilismo.

  • @arthurdiniz7469
    @arthurdiniz7469 Před 2 lety +155

    Os países mais liberais do mundo foram e são os mais protecionistas da história. Além da exploração de outros territórios.

    • @eduardogoncalves4539
      @eduardogoncalves4539 Před 2 lety +14

      E óbvio mas aí o pessoal que anda com inteligência baixa apenas ver o protecionismo como uma nava atrasada

    • @pliniolsc
      @pliniolsc Před 2 lety +26

      Me permita discordar. Existem formas de se medir o protecionismo dos paises, para que a gente possa ir além da visão superficial e fazer uma comparação mais formal. Principalmente nos dias de hoje, existem métricas e indices para isso, medir a abertura ao comercio.
      A mais simplista dessas métricas é a participação das importações no PIB bruto dos paises. Essa métrica tem uma distorção grave para economias grandes, em guerra ou sob bloqueio comercial, mas também é a mais "neutra" digamos assim.
      Se você for ver o top 10 das economias com maior e com menor participação das importações no PIB, acho que você ficaria surpreso, eu mandaria link mas o youtube pode acabar bloqueando, mas você acha facilmente.
      Concluo portanto que a sua afirmação não se sustenta objetivamente na realidade. O surgimento das medidas protecionistas já naquela epoca servia ao interesse da classe burguesa emergente, não o surgimento das politicas protecionistas que levou ao surgimento da burguesia.

    • @nerdvideo1234
      @nerdvideo1234 Před 2 lety

      @@pliniolsc Que merda de texto

    • @Gabriel-hy8be
      @Gabriel-hy8be Před 2 lety +9

      @@pliniolsc Deixe me trazer ainda mais discórdia. Com participação das importações no PIB bruto dos países você se refere a Imports of goods and services (% of GDP), correto? Se sim, seguindo está métrica proposta por você e usando dados do Worldbank nós temos que os EUA seria o 4 país mais protecionista do planeta, perdendo somente para o Sudão, Cuba e Turcomenistão, ou seja, para um país em guerra, um sobre embargo e outro sem acesso ao mar. O Reino Unido por sua vez não está em uma posição tão extrema quanto os EUA mas mesmo assim está em uma posição no campo das nações protecionistas, o mesmo se repete com as outras nações do núcleo da Anglosfera. E como a Anglosfera é vista historicamente como o bastião do liberalismo e livre mercado, e é provavelmente ao que o Arthur se refere, o que ele disse se sustenta sim na realidade quando analisando por esta métrica proposta por você.
      É claro você pode dizer que os valores dos Estados Unidos são devido a distorção grave para economias grandes, sendo assim, para analisar os EUA poderíamos comparar o seu valor com o de um país de tamanho semelhante, neste caso só temos a China, e ela possui um maior valor de Imports of goods and services (% of GDP), ou seja, uma ditadura socialista de um país em desenvolvimento realiza menor protecionismo do que os EUA, uma economia desenvolvida e que teoricamente deveria ser uma das mais liberais do mundo. O mesmo pode ser feito com o Reino Unido, neste caso a França seria um exemplo perfeito visto os tamanhos extremamente próximos de economia. A França que é vista com um país historicamente e atualmente também como mais protecionista acaba tendo um Imports of goods and services (% of GDP) maior do que o Reino Unido, este que é geralmente visto não só com um país liberal mas como o grande proponente histórico do livre mercado.

    • @K11S03C1996
      @K11S03C1996 Před 2 lety +6

      Protecionismo em que sentido? Impedindo empresas estrangeiras de operar no país? Fechando o mercado para uma empresa ter monopólio ou algumas ter um oligopólio??? Impedindo importação? As áreas que os países fazem isso geralmente estão estagnadas e com preços muito caros.
      Lembre-se, apenas a Inglaterra se desenvolveu sozinha, todos os outros países, sem exceção, se desenvolveram com investimento estrangeiro.

  • @victora.c5341
    @victora.c5341 Před 2 lety +41

    Adoro o fato dos vídeos do canal serem claros e bem ilustrados. Muito bom!

  • @themorninsttar
    @themorninsttar Před 2 lety +20

    Baaah eu moro na Irlanda e um dia eu estava num pub bebado um Polonês veio falar comigo e se apresentou como Valdemar, eu pensei… OOOOXI?
    Agora tudo faz sentindo hahahaha

  • @Tsongajr
    @Tsongajr Před 2 lety +36

    Excelente vídeo, como sempre. Sucinto e didático. Reivindico já o tema da Segunda Revolução Industrial, e um nerdologia sobre Karl Polanyi, e sua obra A Grande Transformação!
    Ps: Nerdologia da História da Educação no Brasil!

  • @MrRogerio
    @MrRogerio Před 2 lety +74

    *Esse vídeo veio no momento que eu mais precisava*

    • @HugoStiglitzExterminadordeNazi
      @HugoStiglitzExterminadordeNazi Před 2 lety +2

      Que sorte a sua, eu precisava ontem...

    • @Nordestito5484
      @Nordestito5484 Před 2 lety +2

      @@HugoStiglitzExterminadordeNazi Força soldado. ✊😔

    • @nathanhoward8391
      @nathanhoward8391 Před 2 lety

      Veio no momento que eu estava procurando saber mais, infelizmente não falou muito da minha dúvida

    • @joaoluz6435
      @joaoluz6435 Před 2 lety

      @@nathanhoward8391 Qual é a sua dúvida?

    • @nathanhoward8391
      @nathanhoward8391 Před 2 lety +1

      @@joaoluz6435 Condições dos trabalhadores e a crescente classe urbana

  • @raphacrodrigues
    @raphacrodrigues Před 2 lety +6

    Para mim foi uma grata surpresa um presente muito bom porque falar dos fatos da revolução industrial tá cheio por aí mas vocês ajudam no vídeo organizar e ter uma visão mais inteira do acontecimento. Pelo menos da minha realidade eu vejo que é super importante pois ainda encontro muita carência no processo educativo e em outros meios de comunicação. É importante saber dos fatos e das ideias que já estão prontas e que foram construídas a partir deles. Que tal fazer o curso de história completo?

  •  Před 2 lety +16

    Um dia chego nesse nível de qualidade. Obrigado por me inspirar a criar meu canal de história!!!

  • @Dimenus
    @Dimenus Před 2 lety +20

    Excelente vídeo! Revolução Industrial é sempre um assunto relevante para qualquer área, dá para falar dela o dia todo. Mas notei um pequeno erro ao 1:00 !
    Embora invasões às ilhas britânicas tenham sido relativamente raras, 1066 definitivamente não foi a ÚLTIMA delas. Depois dessa data, de cabeça dá pra citar a invasão do Filipe II da França em 1216 (que foi um desastre para a Inglaterra!), durante a Guerra dos Barões, momento em que foi assinada a Magna Carta, o primeiro passo do parlamentarismo inglês, citado no vídeo!
    Além disso, a (também citada no vídeo!) Revolução Gloriosa em 1689, que embora se discuta se foi mesmo uma invasão, por ter sido uma relativamente pouco violenta, vejo geralmente sendo considerada como tal, especialmente se lembrar que foi quando ocorreu a última baixa civil britânica antes da primeira guerra, mais de 200 anos depois!
    Enfim, sei que não é o assunto do vídeo, mas vale deixar anotada a curiosidade (e também a sugestão de vídeo sobre a história das relações franco-britânicas, de arquirrivais à uma das mais fortes alianças do século XX, e da evolução do parlamentarismo britânico, da Magna Carta ao The Crown xD!).

    • @pedrocaina3323
      @pedrocaina3323 Před 2 lety +2

      peraq

    • @HerrNinguem
      @HerrNinguem Před 2 lety

      A própria conclusão desse raciocínio (não houve invasão externa, logo não havia destruição material) é torta. Pq os ingleses eram viciados em guerras civis, que não era nem um pouco menos brutais que guerras contra inimigos externos, então essa linha argumentativa parece mt débil. Se esse argumento é defendido seriamente pela historiografia sobre o tema, fez falta uma referência mais explícita (tô no celular e não fui olhar as referências na descrição pra ver se esse raciocínio foi embasado em algum estudo sério).

    • @andreyfagundes6690
      @andreyfagundes6690 Před rokem

      Que eu lembre, Filipe perdeu a guerra e sofreu o maior desastre naval até então conhecido.

  • @estevan11melo23
    @estevan11melo23 Před 10 měsíci +6

    Muito bom o vídeo, mas foi tudo passado tão rápido que eu tive que escrever na velocidade 5x. O excesso de movimentos fez eu me lembrar até do filme de Charles Chaplin "Tempos Modernos".

  • @luizhenriquepereira1499
    @luizhenriquepereira1499 Před 2 lety +16

    E não é que eu vou dar essa aula no fim de semana!
    Apesar de soltar, senti falta das relações de conflitos entre os detentores da mão de obra e dos então operários, mas isso dá um vídeo a parte.
    Até para entender as relações que temos com trabalho, baseados em leis.
    Abraços e obrigado pela inspiração de sempre.

    • @andreguimaraes4355
      @andreguimaraes4355 Před 2 lety +1

      Essa parte não é mais impactante na segunda revolução?

    • @luizhenriquepereira1499
      @luizhenriquepereira1499 Před 2 lety +1

      @@andreguimaraes4355 sim, mas a organização, estabelecimento de ajuda mútua, meio que atravessam os períodos das revoluções.
      Abraços

    • @acassio.k
      @acassio.k Před 4 měsíci

      Essas relações de conflito começam ainda na 1ª Rev Industrial. Tem o movimento dos quebradores de máquinas, Ned Ludd, os primeiros pensadores começam a olhar as relações sociais com um pouco de preocupação (socialismo utópico) e segue até o movimento Cartista na Inglaterra (aí já entrando na segunda fase da revolução). Tem um livro... Acho que do Tompson, que fala sobre a classe operária inglesa nesse período, de como passam a se organizar.

  • @nathandognani5618
    @nathandognani5618 Před 2 lety +16

    Nostalgia sobre a hiperinflação na ditadura.

  • @pedrogamadm
    @pedrogamadm Před 2 lety +11

    Sugestão: Logística das cidades de Bioshock
    Holocausto Brasileiro: Hospital Colônia de Barbacena

    • @rafaelchemistry
      @rafaelchemistry Před 2 lety

      .

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety

      @@eduardoms1988
      Que mancada. Kkkkkkkkk

    • @eduardoms1988
      @eduardoms1988 Před 2 lety +1

      @@JoaoLuiz-cm5mc por que mancada? É algo que não merecia só o nerdologia. Tinha que ter sei lá um documentário nerdologia. E qdo descobri que isso aconteceu no Brasil eu enlouqueci com tamanha vergonha. Poxa foi absurdo dos absurdos que ocorreu aqui

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety

      @@eduardoms1988
      É que você falou que isso "derruba qualquer mente sã" referente a um hospital psiquiátrico transformado em holocausto. Foi uma ironia inconsciente fantástica. Kkkkkkkkk

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety

      @@eduardoms1988
      Mas falando com seriedade. Esse realmente é um tema pesado e pouco mencionado.
      Isso me faz pensar: quantos traumas sociais o Brasil deve ter?

  • @jhessicacomjh
    @jhessicacomjh Před 6 měsíci +2

    Estou lendo um livro do Thompson sobre as mudanças ocasionadas pela introdução da industrialização e vim aqui para ter uma ideia geral da revolução industrial e entender melhor o livro =)

  • @ericLpereira1989
    @ericLpereira1989 Před 2 lety +3

    Enfim! Tantos anos de nerdologia pra só agora ter um tema desses é realmente impressionante. Espero que não demore tanto pra falar sobre as outras revoluções industriais. Ia ser uma boa também um vídeo focando no fim da monarquia absolutista na Inglaterra.

  • @marcosbarbosa2936
    @marcosbarbosa2936 Před 2 lety +12

    A iluminação à gás ajudou na descoberta do Etileno como hormônio vegetal, visto que as plantas apresentavam a resposta característica a este hormônio quando estavam próximas aos postes. Etileno é um gás.

  • @BrontopsBaruq
    @BrontopsBaruq Před 2 lety +5

    No livro Mastodontes (Todavia) fala de algumas das mudanças. Por exemplo, as máquinas impunham um outro ritmo às pessoas. Os industriais contratavam um sujeito pra ir bater na casa dos operários e despertá-los.
    Lembre-se disso na próxima vez q acordar cedo.

  • @RenataSGomes
    @RenataSGomes Před 2 lety +2

    Que legal! Nunca tinha entendido como esses assuntos estavam interligados com a revolução industrial! Só me lembrava que a gente tinha que estudar em sequência, mas não que estavam relacionados. Parabéns pelo vídeo!

  • @marcosvieira3336
    @marcosvieira3336 Před 2 lety +8

    É um "recorte" para muitos, mas para mim é um assunto de grandíssimo conhecimento, pois eu não imaginava que havia tantas coisa envolvidas assim.
    Somente arrisco dizer que faltou um pouquinho das consequências diretas e indiretas para o Brasil.

    • @btfdd
      @btfdd Před 2 lety +3

      nessa época, a única interação com o comercio internacional que o brasil tinha era a venda de açúcar - nao beneficiado, inclusive. A "Nossa 1 rev industrial" foi no século 20

  • @ThrawnU
    @ThrawnU Před 2 lety +11

    É engraçado ver que a Inglaterra se industrializou não graças a livre-concorrência, mas protecionismo. Também com um alto custo ambiental.

    • @btfdd
      @btfdd Před 2 lety +2

      Calma la primo, as coisas não são sempre uma dualidade. Na verdade, teve um pouco de cada

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety

      @@btfdd
      Teve muito pouco de cada coisa livre mercado no mercado dos outros e protecionismo nos deles.

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety +2

      @@btfdd
      Protecionismo para o tecido indiano não entrar na Inglaterra e livre mercado para o tecido inglês entrar na Índia.

  • @adrieldrawings
    @adrieldrawings Před 2 lety +18

    Ótimo vídeo.
    Resumiu muito bem sobre a primeira revolução industrial.

  • @canalPerzeuImortal
    @canalPerzeuImortal Před 2 lety +10

    Foi um tempo de extrema mudança. Nem tudo foi o ideal, como tudo em nossa história, mas foi fundamental para o que o Mundo é hoje.

    • @Gu1lh3rm0
      @Gu1lh3rm0 Před 2 lety +3

      Literalmente gente com dinheiro fudendo gente sem dinheiro, nossa que evolução FODA.

    • @micaeldelalibera6482
      @micaeldelalibera6482 Před 2 lety +6

      @@Gu1lh3rm0 melhor mesmo era viver lavrando o campo dia e noite pra ter o que comer! Isso sim era vida boa!

    • @canalPerzeuImortal
      @canalPerzeuImortal Před 2 lety +1

      @@Gu1lh3rm0 Sem entrar no mérito, não dá para negar que a Revolução Industrial foi um passo importante do desenvolvimento da humanidade.

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety +1

      @@Gu1lh3rm0
      Antes da Contemporâneidade, era gente com status hereditário fudendo quem não o tinha, mesmo que tivesse uma quantia de dinheiro considerável. Eu diria que mudou muito!

    • @luisfsm77
      @luisfsm77 Před 2 lety

      @@micaeldelalibera6482
      Quando foi que as pessoas deixaram de trabalhar dia e noite pra conseguir ter oq comer???? Vc só se esqueceu desse PEQUENO detalhe...

  • @professordouglas4422
    @professordouglas4422 Před 2 lety +2

    Parabéns pelo vídeo. Acredito que meus alunos vão aprender muito e prestar bastante atenção no vídeo, coisa que não fazem na sala. Gratidão por ajudar na contenção de danos na hora da avaliação 😂😂

  • @giovannidiniz
    @giovannidiniz Před 2 lety +19

    A Primeira Revolução Industrial teve alguma influência dos movimentos de independência das ilhas britânicas no Caribe? Se não me engano, após a era de ouro da pirataria, a Inglaterra já estava acumulando problemas localizados devido abandono de corsários e etc, além de alguns (tal Henry Morgan) se rebelar contra a a Coroa

    • @edymenezesof
      @edymenezesof Před 2 lety

      boa pergunta, no video fala que uma parte da produção de tecido, era se dada por causa do algodão que vinha das colonias inglesas nas americas, talvez isso tenha ligação.

    • @guilhermesetti4596
      @guilhermesetti4596 Před rokem

      Eu acho q não, pois a independência das 13 colonias foi antes da Rev. Industrial e as colonias caribenhas só ficaram em sua maioria independentes após os anos 1920

  • @18jpedrometal
    @18jpedrometal Před 2 lety +1

    Sobre o impacto ambiental trazido pelo aumento absurdo da emissão de carbono, este era um efeito já conhecido na época? Como lidavam com isto?

  • @gabrielpologascon2738
    @gabrielpologascon2738 Před 2 lety +10

    Adorei o vídeo! Porém, foi falado que a última invasão estrangeira nas ilhas britânicas foi em 1066, no entanto foi em 1216, quando o futuro Luís VIII da França invadiu com um exército francês e tentou tomar o trono com ajuda dos barões ingleses.

    • @mateus5900
      @mateus5900 Před 9 měsíci

      Oi Gabriel então eu acho que ele tá certo porque a invasão estrangeira lindas britânicas Foi sim em 1066 pelo rei Guilherme da normandia

  • @fhz3062
    @fhz3062 Před 2 lety +11

    Faltou citar um dos fatores mais fortes para entender o porquê da Inglaterra ter tido protagonismo na revolução industrial: Sir Isaac Newton. Sim, Newton. A formalização da física newtoniana é fundamental para ter solidificado toda uma série de conhecimentos básicos de física essenciais para os desenvolvimentos de engenharia posteriores. É claro que se pode fazer máquinas e navios sem se saber bem física newtoniana, mas com ela, a capacidade de produzir mais e melhor é multiplicada.

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc Před 2 lety +1

      Eu não sabia dessa.
      Acho que também seria legal se tivessem mencionado Adam Smith, seja por suas ideias econômicas, como também, por suas pesquisas sobre divisão de tarefas de trabalho.
      Mas como sempre falam... "é apenas um recorte"

    • @lucassaba9121
      @lucassaba9121 Před 2 lety +2

      Uma curiosidade: a primeira revolução industrial foi baseada numa teoria já refutada: a do calórico, que o calor é uma substância material. Só foi no fim dela que os cientistas perceberam que o calor, na verdade, é energia.

    • @fabaogeo6392
      @fabaogeo6392 Před 2 lety +2

      Eu acho, ACHO, que isso é considerado um equívoco no campo científico da História. O pensamento individualizante/liberal poderia nos fazer pensar que o gênio de um homem muda a história (o que no senso comum parece mesmo fazer sentido). Porém, pensar história envolve pensar processos que são sociais, coletivos e não individuais. Será que se eu voltar no tempo e apagar o Newton, a história muda? Com certeza, até esmagar um inseto pode mudar a história pelo "efeito borboleta". Mas meu ponto é pensar: se Newton nunca tivesse existido, não teria tido revolução industrial? Talvez em outro momento do tempo/espaço, mas teria. Ele foi um avanço importante e fundamental, mas não fosse ele seria outra pessoa em outro lugar em outro momento, mas haveria. Porque as condições para o surgimento de um Newton estavam dadas. Se o próprio Newton nascesse 200 antes, ele não seria Newton, não teria descoberto metade do que descobriu. História é processo social.

    • @fhz3062
      @fhz3062 Před 2 lety +2

      @@fabaogeo6392 , concordo que se não fosse Isaac Newton, haveria outra pessoa para ocupar o espaçou ou mesmo a própria comunidade convergiria para algumas das soluções. O que considero relevante citar Newton é que Newton estava na Inglaterra em momento propício e é meio que natural que muitas outras pessoas em solo inglês considerem que seja um dever dos ingleses utilizar melhor que os outros o trabalho de outro inglês. Uma dose mínima de nacionalismo deles.
      Do ponto de vista físico, o formalismo de Newton está por trás de muitas construções. É o que fundamenta diversas obras de engenharia.

  • @leonardolealdelima3760
    @leonardolealdelima3760 Před 2 lety +3

    Por isso que a Inglaterra saiu na frente na construção de um verdadeiro império mundial. " Ah, mas Portugal ... " não foi tão duradouro, não impactou em nenhum momento as formas de relações sócio/culturais ( inglês ser a língua do mundo) em nível global e tivera seu auge noutro momento histórico, o do mercantilismo.
    Meu avô se chamava Waldemar, hehehehe ...

    • @ender8759
      @ender8759 Před 2 lety +1

      Sim. Inglaterra foi o maior império da história e a superpotência por um bom tempo e a superpotência que veio depois foi os EUA que os ingleses construíram. Muito brabo.

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety

      Mas o inglês é língua Franca por causa dos EUA, durante o domínio inglês a língua Franca era o francês, inclusive foi a língua oficial da corte inglesa.

  • @luizcsn89
    @luizcsn89 Před 2 lety +38

    Já queremos a segunda, terceira e quarta revolução industrial 😄😄

  • @fkm6572
    @fkm6572 Před 2 lety +5

    Como sempre um episódio fantástico. Filipe, uma dúvida. Hoje, percebemos, em muitos casos, que o protecionismo pode gerar ineficiência e atraso tecnologico pela falta de concorrência. Como os ingleses conseguiram evitar isso? Já que existem "acts" protecionistas que duraram anos.

    • @luizfelipebrandao6238
      @luizfelipebrandao6238 Před 2 lety +9

      Pode-se ser o mais avançado por ganho de esficiência, como também pela destruição militar da estrutura do outro. A Inglaterra fez isso com a Índia (colonialismo de mais de 200 anos) e com a China (2 'Guerras do Ópio' para destruição da manufatura chinesa). Em ambos os casos foi garantido o monopólio do produto inglês nesses mercados, independente de sua qualidade (a seda chinesa era infinitamente melhor que qualquer outra, bem como o linho indiano). Hoje ainda dá pra fazer isso, mas é mais complicado. De todo modo, sempre dá pra fazer um pacote de "sansões econômicas" em nome da "democracia" e sabotar o concorrente (vide disputa com 5G Chinês, mt melhor que a carroça da tecnologia americana).

    • @JoaoGFX
      @JoaoGFX Před 2 lety +4

      @@luizfelipebrandao6238 Cirúrgico. Muito fácil acumular riquezas obrigando os outros a comprar de você enquanto são proibidos de produzir

    • @fkm6572
      @fkm6572 Před rokem

      @@luizfelipebrandao6238 valeu!!! não tinha pensado por este lado! estava apenas o os concorrentes europeus.

  • @Shinobuuuuu__________________
    @Shinobuuuuu__________________ Před 4 měsíci +2

    Eu tentando estudar e focar so no estudo e o cara mete um anúncio sobre investimento no meio do vídeo 🤡 (mas fora isso foi mto bom aprendi bastante :3)

  • @pedroemmanuel212
    @pedroemmanuel212 Před 2 lety +3

    Preciso de uma série das revoluções indústrias para ontem

  • @matheusbatista2040
    @matheusbatista2040 Před 2 lety +3

    Um ponto interessante também é o saque da Igreja Católica sobre seus loteamentos e suas propriedades. Somando isso, é de fato mais um fator que contribuía com a disponibilidade de terras para o avanço mercantil e suas tecnologias.

    • @lucassaba9121
      @lucassaba9121 Před 2 lety +1

      As terras da Igreja, que também eram produtivas, foram para a nobreza e houve foi concentração de terras. Então não acho que foi um fator importante.

  • @marcospereira6721
    @marcospereira6721 Před 2 lety +16

    Sugestao nerdologia: o Latim e as línguas românicas.

  • @vini32813613
    @vini32813613 Před 2 lety +2

    Mais um baita Nerdologia! Por favor façam um sobre o Dr. Peter Lund, o verdadeiro homem das cavernas!!

  • @delightzz7
    @delightzz7 Před rokem +1

    Amanhã tenho teste , ajuda mt!!

  • @nataliatheo9356
    @nataliatheo9356 Před 2 lety +1

    1:10 não sei pq mas especificamente o enclave russo de Caliningrado sumiu do mapa kk

  • @renatoaugustoespindolasusi4433

    Vídeo sensacional!
    "Por que as nações fracassam?" e "A Ascensão do Dinheiro" são excelentes fontes para quem gostar do assunto.
    Apenas complementando, a descentralização política do Reino Unido trouxe à tona leis favoráveis a patentes, o que possibilitou a expansão das inovações no período.

    • @eusouinocente3165
      @eusouinocente3165 Před 2 lety +1

      A história do dinheiro já existe, e até hj o único personagem histórico que tem mais de um vídeo é o Alexandre o grande

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety +4

      Patentes que só existem graças ao estado

  • @muriloimbellonielmer5470
    @muriloimbellonielmer5470 Před 3 měsíci

    faz um video falando desde antes da revolução francesa ate depois, um video grande mesmo para entreter a gente

  • @M.B.L0000
    @M.B.L0000 Před 2 lety +2

    Interessante, eu não lembrava de uma guerra civil inglesa sinceramente

  • @MateusPereiradeAlmeida
    @MateusPereiradeAlmeida Před 2 lety +2

    Faz da Segunda Revolução Industrial!!!

  • @marcosrodriguesTB
    @marcosrodriguesTB Před 2 lety +7

    Um dos grandes fatores para a revolução industrial ter iniciado na Inglaterra foi o protestantismo, principalmente Calvinista, inglês. Segundo Max Weber, a inversão de valores de caridade e humildade para a defesa religiosa do acúmulo de capital e o trabalho, defendidos pelos calvinistas, contribuiu para o capitalismo, para o financiamento das fábricas e acúmulo dos meios de produção.

    • @lucassaba9121
      @lucassaba9121 Před 2 lety

      Na verdade não, os reinos católicos também buscavam acumular riquezas e as vezes eram até mais ricos que os protestantes. Basta ver o Império Espanhol e Português antes de suas quedas.

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety +1

      @@lucassaba9121
      Mas nenhum desses países investiu em industria.
      Na verdade o marquês de pombal até tentou, mas a Inglaterra se livrou dele

  • @ClaudioCouto5050
    @ClaudioCouto5050 Před 2 lety +2

    O que está salvando o Nerdologia são as terças com o Felipe.

    • @marcosvieira3336
      @marcosvieira3336 Před 2 lety

      Porque?

    • @ClaudioCouto5050
      @ClaudioCouto5050 Před 2 lety +1

      @@marcosvieira3336 porque as quintas, pra mim, estão bem abaixo do que eram...
      ... entendo que seja difícil manter a qualidade, fazer a ligação entre ciências e cultura pop deve ser um Deus nos acuda, substituir o Átila é quase impossível...
      ... mas os programas gerados nós últimos meses, pra mim, ficaram bem abaixo.

  • @simpliciosimploriodasimpli5637

    To tão acostumado com a pronúncia dos Reis ingleses em inglês que quando escuto em português não sei nem reconhecer o cara, tipo a Isabel II

  • @josefilho9434
    @josefilho9434 Před 2 lety +2

    Excelente, como sempre. Obrigado e parabéns . . . . !!!!!!!!

  • @pedrovilela4507
    @pedrovilela4507 Před 2 lety +1

    Faltou citar uma das características mais icônicas e que marcou profundamente a imagem da capital: a London Fog

  •  Před 2 lety +2

    Nerdologia História: sempre sensacional independente do tema. Estão de parabéns!

  • @duke9484
    @duke9484 Před 2 lety +2

    Legal, por favor faz um vídeo sobre a revolução dos boxers da China. Seria um ótimo tema sim.

  • @TiagoDvl
    @TiagoDvl Před 2 lety +2

    Nossa eu sempre fiquei muito confuso como que foi o periodo de transição entre o feudalismo e o capitalismo classico de hoje. Obrigado por jogar uma luz nisso

  • @guilhermeprado3665
    @guilhermeprado3665 Před 2 lety +1

    Por favor, faz um episódio sobre a revolução puritana !!!

  • @edu5250
    @edu5250 Před rokem

    por mais que eu adore esse assunto é tanta barbaridade que rolou nesse processo que chega a me dar raiva

  • @william.jvenancio
    @william.jvenancio Před 2 lety +2

    0:21
    Não seria a quarta revolução a atual? Tanto que tem o termo "Indústria 4.0"

  • @joaodarc3688
    @joaodarc3688 Před 2 lety +1

    Podia fazer sobre as outras revoluções industriais.
    Confesso que só conhecia 1 revolução, acho até estranho que existam outras 4.

    • @caarloshenrique26
      @caarloshenrique26 Před 2 lety +2

      A primeira era máquina a vapor usavam carvão, a segunda pq começaram a usar petróleo e eletricidade, a 3 quando comecou uso do computador e o robôs hoje em dia quase ninguém trabalha na indústria pq e tudo robotizado!! A quarta revolução e uso de internet uso do 5g e inteligência artificial!

    • @joaodarc3688
      @joaodarc3688 Před 2 lety

      @@caarloshenrique26 valeu!!!

  • @hugoneto8264
    @hugoneto8264 Před 2 lety

    acho que está faltando alguma coisa nessa edição do nerdologia eu não tenho exata certeza do que é mas fiquei com essa sensação durante todo o vídeo. Eu acho que pode ser a falta de uma trilha de fundo q normalmente tem mas não tenho certeza se é somente isso que está faltando.

  • @lucasgeovane645
    @lucasgeovane645 Před 2 lety +3

    Nerdologia sobre o fim da monarquia absolutista da inglaterra

  • @danielpereiradossantos798

    Esse fato e reflete até o hoje.

  • @JoaoPaulo-sm5xj
    @JoaoPaulo-sm5xj Před 9 měsíci

    ei Felipe, faz um vídeo sobre a *segunda revolução industrial*

  • @otaviocascaes
    @otaviocascaes Před 2 lety

    Como geógrafo, a tese mais aceita no meio acadêmico é a de que ainda estamos na Segunda Revolução Industrial, afinal o petróleo ainda é a matriz energética dominante e a aviação a última grande inovação no meio dos transportes. Conhecer os Ciclos de Kondratiev, estudados por Shumpeter, Ignácio Rangel e Armen Mamigonian, é de fundamental importância para compreender o assunto e diferenciar Revolução Industrial de Revolução Tecnológica.

  • @fabianodepaulafonseca6581
    @fabianodepaulafonseca6581 Před 4 měsíci

    O canal Nerdologia é muito bom mas, por favor, parem de colocar anúncios no meio do vídeo!

  • @willian1595
    @willian1595 Před 2 lety +1

    Por favor faz um vídeo sobre Magna Carta

  • @diogomesquita4203
    @diogomesquita4203 Před 2 lety

    Seria legal fazer disso uma mini série sobre as revoluções industriais e seus impactos. Por exemplo tratar agora da segunda revolução.

  • @pedrobicudo8531
    @pedrobicudo8531 Před 2 lety +2

    isso valia para as colonias britanicas como mercado?

  • @luanrodrigo270
    @luanrodrigo270 Před 2 lety

    Faz um vídeo sobre a partição citada na série Ms. Marvel

  • @felipeanton5437
    @felipeanton5437 Před 2 lety +2

    Agora quando e como os EUA começaram a sua revolução industrial? E quando passaram dos ingleses?

  • @henriquepenedo1936
    @henriquepenedo1936 Před rokem

    Uma importante lei tbm é a Poor's Law (Lei dos pobres) que enquadrava "vagabundos" e desempregados, prendia e forçava a sua mão de obra nas School houses e Work Houses.
    Até crianças de 4 anos podiam ser enquadradas nessas leis

  • @heldermaia1701
    @heldermaia1701 Před 2 lety +1

    Será que existe alguém que conhece um Valdemar e um Vladimir ?

  • @fabriciooo92
    @fabriciooo92 Před 2 lety +3

    Esse canal é muito bom

  • @Marcelo99sd
    @Marcelo99sd Před 2 lety

    Nerdologia Era Vitorianaaaaa

  • @fernandogabriel9060
    @fernandogabriel9060 Před 2 lety +3

    Pôr nerdologia tá atrasado uma semana. Meu seminário sobre essa temática foi semana passada, espero que não se repita!

    • @andregroo
      @andregroo Před 2 lety +3

      Na verdade eles seguraram o episódio pra não tirar o prestígio do seu seminário. Então não seja mal agradecido

    • @gabrielgavaghg
      @gabrielgavaghg Před 2 lety

      Pague a pensão, Fernando

  • @divinoclaudiosantos8027
    @divinoclaudiosantos8027 Před 3 měsíci

    Na questão agrícola as coisas só aconteceram com o agronegócio e não com reforma agrária distribuindo terras

  • @danielbdrpg
    @danielbdrpg Před 2 lety

    Muito bom, Como sempre!
    Apenas uma observação, em 1:10 quando destacaram o Reino Unido no mapa, destacaram junto a República da Irlanda (ou Irlanda do Sul), que não faz parte do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

    • @betosm3
      @betosm3 Před 2 lety

      Não faz, mas fez.

  • @fabryciofreitas5630
    @fabryciofreitas5630 Před 2 lety +1

    Filipe, fiquei esperando pelo menos uma notinha sobre avanços na medicina possibilitando uma expectativa de vida maior, isso aconteceu nessa época mesmo? Ótimo vídeo, como sempre. Abraço!

  • @caioalmeida4139
    @caioalmeida4139 Před 2 lety

    Fala sobre a Invasão dos Anglo e Saxões da Inglaterra Ou a Invasão Normanda de 1066

    • @buscandoconhecimento3749
      @buscandoconhecimento3749 Před 2 lety

      Ele já Fez um Episódio sobre a invasão Norman Faz alguns anos procure e só digitar Normandos 1064 deve aparecer.

  • @guilhermemoura6342
    @guilhermemoura6342 Před 2 lety +1

    #Nerdologia Barão de Mauá, o homem mais rico da história do Brasil

  • @marcusfiuza4561
    @marcusfiuza4561 Před 2 lety

    O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.
    Eclesiastes 5:10

  • @mateuspereira3647
    @mateuspereira3647 Před 5 měsíci

    Esqueceu de falar dos Países Baixos e sua importância para que a Inglaterra começasse sua produção têxtil

  • @mrPorkaum
    @mrPorkaum Před 2 lety

    Obrigado Nerdologia! Chegou no momento certo!

  • @pedroilo8611
    @pedroilo8611 Před 2 lety

    lei de terras, hoamstead act e lei dos cercamentos

  • @Leonardo_B
    @Leonardo_B Před 2 lety +1

    Logo no começo do vídeo é falado que estamos na Quinta Revolução Industrial, não seria a Quarta? Atualmente só se fala na Indústria 4.0

  • @abielsjsjs3555
    @abielsjsjs3555 Před 2 lety +1

    Uma dúvida , a revolução gloriosa não foi tanto uma revolução quanto uma invasão holandesa? Mesmo que a população inglesa tenha aceitado de bom grado o novo monarca (que aderiu à monarquia constitucional ) que deixa de ser uma invasão, pois ele veio com uma frota e exército na intenção de conquista, porém é uma dúvida minha sobre a informação da data de 1066. Além disso o Polônia adotou a monarquia constitucional (mais ainda que a Inglaterra ) e na época da adoção e da união com Lituânia era uma potência ou seja um dos principais países da Europa. Se esclarecem minha dúvida agradeço

  • @italogoncalves2983
    @italogoncalves2983 Před 2 lety

    é 6ª vez que tento acessar as fontes usadas nos vídeos, mas o site não abre. 6º vídeo em que isso acontece.

  • @andrelucena7463
    @andrelucena7463 Před 2 lety +1

    Excelente vídeo! Impressionante a capacidade de resumir rs'

  • @karennami2587
    @karennami2587 Před 2 lety +2

    Faça um vídeo falando porque o escuro é preto?

  • @konayukine4850
    @konayukine4850 Před 2 lety

    Foi uma época de sofrimento pra galera das fábricas

  • @xablingos
    @xablingos Před 2 lety +4

    "Valdemar Putin" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @luanribeirodaconceicaosilv5178

    Vcs podiam falar quem é mais rápido o surfista prateado ou o flash de acordo com a realidade. Aqui eh o cara da TV ZAP que tava falando com os famosos pelo canal como uma tv.

  • @wrsk77
    @wrsk77 Před měsícem

    ola otimo os videos como sempre! ja tinha visto este, estava revendo... queria saber se voces tem algum falando sobre o ludismo?

  • @anonimomato7012
    @anonimomato7012 Před 2 lety

    VIM PELO PROFESOR MARCELO DE HISTORIA, 👍🏻

  • @victorbranco5528
    @victorbranco5528 Před 2 lety

    Agr a da segunda revolução pfvr

  • @Eng.pedroneto
    @Eng.pedroneto Před rokem +2

    Quinta revolução? Mas estamos entrando na quarta

  • @Dominiusturbinis
    @Dominiusturbinis Před rokem

    "O economista que inspirou o Thanos", na minha cabeca, na hora, veio: Malthus. Mas não lembro se ele era economista.

  • @jefersonhenrique1224
    @jefersonhenrique1224 Před 2 lety

    Fale sobre a segunda

  • @bakunindometal5818
    @bakunindometal5818 Před 2 lety +1

    Sugestão: Anarquismo

  • @antoniodantas2814
    @antoniodantas2814 Před 2 lety

    Como eu procurei por esse vídeo

  • @giovanipellin9777
    @giovanipellin9777 Před 2 lety

    Atualmente, falamos mais sobre a 4ª revolução, não sobre a 5ª. Em resumo simples, seria a máquina a vapor, o motor elétrico, os transistores, e a quarta, seria a internet das coisas, popularmente conhecida como i4.0, IOT, IIOT, etc.

  • @AlbertoHoshino-ym7ns
    @AlbertoHoshino-ym7ns Před rokem

    Olá Boa tarde. Na opinião de vocês por que o protecionismo ingles sobre o tecido feito na Índia melhorou a produção do tecido na Inglaterra? Geralmente não e o contrário? Por exemplo no Brasil quando tínhamos a lei que proibia importar tecnologia isso deixou nossa tecnologia atrasada em relação ao do mundo.

    • @Zero-kd1bd
      @Zero-kd1bd Před 4 měsíci

      Pelo o que eu vejo o protecionismo pode ser ótimo e uma merda, é basicamente um tiro no escuro

  • @fabaogeo6392
    @fabaogeo6392 Před 2 lety

    Parabéns pelo vídeo, bom pra passar em aula. Uma pergunta: por que o fim da monarquia absolutista e a ascensão ao poder político dos comerciantes e aristocratas, citados no vídeo, são tão associados à Revolução Francesa, cerca de cem anos depois? Há mesmo um "senso comum" de que o golpe principal na nobreza feudal e a revolução burguesa é na França em 1789, embora a Revolução Gloriosa não seja tão desconhecida assim. Existe alguma explicação histórica pra isso ou é um equívoco geral?

  • @marcelolemos9848
    @marcelolemos9848 Před 2 lety

    7:40 Esse filme do Oliver Twist é a versão de 2005 e não de 1948