Video není dostupné.
Omlouváme se.

Qual o Orixá das Águas Doces? - EP. 275

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 05. 2024
  • Você está curioso para descobrir quem é o verdadeiro Orixá das águas doces? Existe uma crença difundida no Brasil sobre o Orixá que rege as águas doces, mas será que essa crença está correta? Vamos explorar esse tema mais a fundo neste Vídeo.
    Se você está se deparando com este conteúdo pela primeira vez, permita-me apresentar-me. Eu sou Tom Oloorê e este é um espaço dedicado à história, cultura e filosofia das religiões de matriz africana. Continue lendo para desvendarmos juntos quem é o verdadeiro Orixá das águas doces e aprofundarmos nosso entendimento sobre esse assunto.
    Em muitas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o candomblé, aprendemos que o Orixá das águas doces é Oxum. Mas será que essa associação está correta? Na realidade, não. Oxum não está estritamente relacionada às águas doces. Seu culto primordial se dá às margens do rio Oxum. Portanto, atribuir a ela a regência de todas as águas doces é um equívoco.
    Quando falamos de águas, estamos nos referindo às Iyagbás, as mães de todos os orixás femininos. Cada orixá feminino no candomblé tem seu culto ligado às águas, como Iansã, cultuada no rio Níger, e Yemojá, cultuada no Rio Ogum. Até mesmo Nanã, apesar de não possuir um rio específico para seu culto, está conectada às águas doces.
    A água, em sua essência, está intrinsecamente ligada à geração da vida. Sem água doce e potável, não há vida possível. Portanto, é vital preservar e proteger as águas de todos os rios. No Brasil, Oxum ganhou destaque como Orixá das águas doces, mas devemos lembrar que todas as Iyagbás têm sua importância nesse contexto.
    Em suma, quando nos referimos ao Orixá das águas doces, estamos na verdade falando sobre todas as Iyagbás. O culto aos orixás está intrinsecamente ligado à preservação das águas doces, que são essenciais para a vida e para a prática religiosa. Espero que este artigo tenha ampliado seu entendimento sobre esse tema.
    Se apreciou este conteúdo e ainda não é inscrito, não deixe de se inscrever e ativar as notificações para acompanhar nossos próximos vídeos. Agradeço sua companhia e até a próxima!
    #Candomblé #TomOloore #HistoriandoAxé
    =====================================
    NOSSOS CONTATOS
    🌳 linktr.ee/tom_...
    📱 (21) 96563-8171
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @historiandoaxe
    -=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Komentáře • 11

  • @zoiodividro
    @zoiodividro Před 3 měsíci +1

    Cultura é tudo. Parabéns Bàbá!

  • @ase6537
    @ase6537 Před 3 měsíci +1

    Ótima explicação

  • @paulosergioleandrorodrigue8685

    E bom aprender . isso eu não sabia

  • @iwindara
    @iwindara Před 3 měsíci

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @fabianovieira425
    @fabianovieira425 Před 3 měsíci

    Benção babá, sempre muito esclarecedor.Esse conteúdo tem muito haver com o nosso momento aqui em Porto Alegre 😞

    • @HistoriandoAxe
      @HistoriandoAxe  Před 3 měsíci +1

      Pior que esses vídeos já estavam programados e caiu bem no momento de tudo que está acontecendo por aí... Que Gbogbo Òrìṣà amparem, abençoem e cuidem de todos vocês por aí

    • @fabianovieira425
      @fabianovieira425 Před 3 měsíci

      @@HistoriandoAxe axé o

  • @paulobarbin5441
    @paulobarbin5441 Před 3 měsíci +2

    E Olokun para as águas salgadas. Não é, babá?