Consumismo e Capitalismo: colapso à vista? A FILOSOFIA explica!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 07. 2024
  • Afinal, o consumismo desenfreado regido pelo sistema capitalista irá colapsar nossa sociedade? Será que estamos vivendo os últimos dias de um regime que tem o consumo em sua base? O que é consumismo? No vídeo, com a filosofia contemporânea como fundamento, buscamos respostas para esta questão com base nos pensamentos liberais, ecológicos e marxistas sobre a questão.
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    czcams.com/users/afilosofiaexp...
    LINK PARA LIVROS:
    O Capital de Marx (B. Fine; A. Saad)
    amzn.to/40cAzxZ
    Vida para consumo (Z. Bauman)
    amzn.to/42vBviR
    Sociedade de Consumo (L. Barbosa)
    amzn.to/3TTycOB
    Sociedade de Consumo (J. Baudrillard)
    amzn.to/3TTycOB

Komentáře • 84

  • @marlenepolesethomazesposit4518

    O anti capitalismo não é mais uma questão de direita x esquerda. É uma necessidade da raça humana. Por que sabemos que poderemos caminhar para uma realidade distópica e ficamos passivamente olhando? Uma parte das pessoas percebem isso e tentam nadar contra a corrente, mas a máquina capitalista é muito eficiente e vive alimentando esses comportamentos, que são ideológicos. Eu sempre disse que o grande problema não é a ideologia em si mas é importante perceber que há. Agora se você concorda é outros quinhentos. No Brasil e talvez no mundo, fala-se que a esquerda tem uma ideologia, e tem, só que a coisa é apresentada como se só a esquerda tivesse. As coisas são muito angustiantes.

    • @leonardotatavittocanteiro764
      @leonardotatavittocanteiro764 Před rokem +3

      Muito interessante seu comentário. Mas é uma questão de direita e esquerda sim. Quando você entende as contradições que são consequências da estrutura capitalista e entende que é necessário uma superação dessa estrutura, você está se apresentando como uma pessoa de esquerda. Pelo contrário, se estivesse apresentando um negacionismo, crendo que a miséria não é consequência desse sistema e fingindo que o sucesso apenas trata-se de "meritocracia ", vc seria de direita.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      @@leonardotatavittocanteiro764 Pode citar algum autor que caracteriza a "direita" como a defesa da meritocracia? Ou melhor, algum autor de direita que defende a tal da meritocracia?

  • @rosanarodel3177
    @rosanarodel3177 Před 11 měsíci +4

    Desejo que chegue o dia em que acabe a absolencia programa e a "moda".

  • @gato-junino
    @gato-junino Před rokem +11

    As matérias primas não vão dar conta de tanto consumo.
    É muito complicado.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      Essa bobagem é reproduzida desde o século 19, com previsões absurdas que nunca se realizaram, como o fim do carvão mineral. Matérias primas não só são extraídas o tempo todo, mas também outras formas alternativas e mais produtivas de matéria prima são desenvolvidas graças aos avanços tecnológicos viabilizados pelo modo de produção capitalista.

    • @sasasasa...
      @sasasasa... Před 9 měsíci +1

      É...

  • @seykken
    @seykken Před rokem +9

    Vídeo extremamente importante e muito bom. Obrigado por tentar trazer essa questão de forma neutra, ainda que eu não acredite em neutralidade de discurso, a sua tentativa de explicar não partindo só de uma linha teórica permite trazer opiniões de pensamentos diferentes que chegam no mesmo lugar.
    Infelizmente pro capitalismo existir ele precisa que o consumo aumente cada vez mais, e esse é um dos pontos que vai levar à sua queda.

  • @anderson.runner
    @anderson.runner Před rokem +13

    As obras do Ailton Krenak são quase proféticas sobre nosso tempo. Recomendo demais!

    • @leonardotatavittocanteiro764
      @leonardotatavittocanteiro764 Před rokem +3

      Gosto da frase em que ele diz: O futuro é ancestral !

    • @albertodias7720
      @albertodias7720 Před rokem

      Creio em Deus-pai!

    • @albertodias7720
      @albertodias7720 Před rokem

      Creio em Deus-pai! É melhor que acordem desse mundo místico e psicodélico.

    • @ViolaoSimples902
      @ViolaoSimples902 Před rokem +1

      Vou dar uma olhada, sou estudante de "Ciências Políticas" e esses temas são muito Relevante para mim.

  • @gabriel72737
    @gabriel72737 Před rokem +2

    Eu interestelar Nolan começa o filme com o astronauta perguntando por sogro "como chegamos aqui" ( uma peste dificultava as plantas absorveram nitrogênio , basicamente o fim do mundo) ela fala " 7bilhoes de pessoas querendo ser feliz, onde mais podia parar".
    Outra visão interessante e do Paulo Artaxo, a afirma q não haverá colapso simplesmente pq não há outra forma de sobrevivermos a não ser mudar a forma q vivemos. Um argumento dele é q um grupo de pesquisa em economia, associada a vários bilionários, já alertou q a sociedade não vai se sustentar se continuarmos igual ( falando em meio ambiente), ou seja, não precisa de visão marxista pra ver isso. E se até os maiores capitalistas ( alguns) já percebem isso, há de se achar uma solução.
    Se falei merda é só googlar q acha tudo certinho.
    Bom vídeo
    Boa tarde

  • @gilliardp7434
    @gilliardp7434 Před rokem +6

    Na antiguidade, o consumismo não era tão difundido, já que a maior parte da população vivia em condições de pobreza. No entanto, os ricos dessa época já demonstravam uma tendência consumista, adquirindo bens de luxo e exibindo sua riqueza.
    O capitalismo contribuiu para um aumento significativo na produtividade e na renda das pessoas, permitindo o acesso a uma maior variedade de bens e serviços e, consequentemente, fomentando o consumismo. No entanto, é importante destacar que as pessoas mais pobres, principalmente nos países menos desenvolvidos, ainda compram produtos e serviços principalmente por necessidade e não por desejo ou status.
    A previsão de um colapso dos recursos devido ao consumismo é falha, pois desconsidera a capacidade da humanidade de evoluir e encontrar soluções inovadoras para a gestão sustentável dos recursos. Um exemplo disso é a teoria malthusiana, proposta por Thomas Malthus, que previa que o crescimento populacional levaria à escassez de recursos e à fome. Malthus errou em sua previsão por não levar em conta os avanços tecnológicos e a capacidade humana de superar desafios e encontrar soluções para problemas relacionados à escassez de recursos.
    Além disso, é incorreto afirmar que o capitalismo pressupõe que os recursos são infinitos. O capitalismo busca o uso eficiente dos recursos e a inovação constante, o que pode levar ao desenvolvimento de tecnologias que utilizam cada vez menos recursos para produzir a mesma quantidade de bens e serviços. A reciclagem de materiais e a descoberta de novas formas de produção também são exemplos de como o capitalismo pode se adaptar à realidade dos recursos finitos.
    Em suma, é fundamental levar em consideração o progresso tecnológico, a capacidade humana de inovação e a adoção de práticas sustentáveis ao analisar os impactos do consumismo no futuro. A história demonstra que a humanidade tem sido capaz de superar desafios e encontrar soluções para a escassez de recursos, tornando previsões de colapso iminente falhas e imprecisas.

  • @cassioalan
    @cassioalan Před rokem +6

    Vídeo muito bom, parabéns ao professor!
    Ver a quebra de bancos internacionais, como na Suiça há poucos dias, pode ser um indício de colapso desse sistema de produção capitalista.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      Diziam a mesma coisa da crise de 29... 🤭

  • @claudiapaesrosa
    @claudiapaesrosa Před rokem +6

    Valeu!

  • @marcosnrp
    @marcosnrp Před rokem +3

    Precisei assistir esse vídeo porque hoje estava querendo comprar um kit de cartões amarelos e vermelhos para árbitro de poker que estava em promoção. Só que eu nem sei jogar poker.

  • @franzandrade8823
    @franzandrade8823 Před rokem +1

    Vi recentemente sobre o fascismo ser uma ferramenta de manutenção do capitalismo. Que sempre surge fortemente nos memento de crise do capitalismo. Gostaria também de saber se há material sobre o assunto. Obrigada pelo vídeo, muito bom!

  • @anafrancisca6038
    @anafrancisca6038 Před rokem +1

    Olá professor boa noite ❤

  • @yamagata03
    @yamagata03 Před rokem +3

    Acharia interessante um vídeo sobre a Síntese de Hegel

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 Před rokem +2

    Uma alternativa fantástica é o Projeto Vênus. ❤

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      Isso aí tá mais pra conto de fadas pra adultos...

  • @silviojoseramospinto3613

    Prof. Molinari, sou novo no canal e também só recentemente me interessei por filosofia , ao começar ler Focault - Vigiar e Punir, e também ver muitas citações sobre ele, no tema de biopolítica. Mas a minha pergunta é sobre subdivisões, ou especializações dentro da Filosofia, por exemplo Filosofia do Direito, minha área, é necessário, é interessante ou somente um certo preciosismo.

  • @reginaking6317
    @reginaking6317 Před rokem +7

    Obrigada Filicio. Muito interessante e um assunto extenso e complexo a ser refletido. Como seria uma mudança radical de sistema sob vários aspectos caso aconteça?

    • @leonardotatavittocanteiro764
      @leonardotatavittocanteiro764 Před rokem

      Não dá pra saber como vai ser exatamente, é impossível prever com exatidão o futuro.
      O que não dá é que uma classe, que forma 1% da população, fique cada vez mais rica às custas do empobrecimento de uma grande maioria; O que não dá pra aceitar é que no mesmo ano em que o agronegócio tem um dos seus maiores superavits da história, haja aumento na quantidade de pessoas que passam a comer restos de comida do caminhão de lixo. Quer uma cena que revele uma contradição do capitalismo maior que essa ? Por que no mesmo ano em que o desemprego estava a 3% ( que significa uma situação de quase pleno emprego ), com direitos trabalhistas para todos, armaram um tal de "impeachment " pra uma presidente eleita ? Será que é por que os patrões perderam o poder de fazer o trabalhador a se sujeitar se vender por qualquer salário ? E depois do tal impeachment, o que aconteceu ? Lembra do teto de gastos que cortou investimentos em saúde, educação, infraestrutura ? Lembra que metade desse teto de gastos é destinado ao pagamento de títulos de dívida emitidos pelo tesouro, que só vai favorecer quem tem dinheiro pra investir ? Percebeu que existe uma tal luta de classes e que isso não é invenção de moda ?? Olha pra economia que você entende a política ! Toda vez que uma classe, pequena, enriquece, uma classe gigante empobrece.
      Então, respondendo a sua pergunta, uma mudança radical do sistema favorecerá a maioria ! Nesse caso teremos um verdadeiro poder do povo. Uma verdadeira democracia !

    • @reginaking6317
      @reginaking6317 Před rokem +1

      @@leonardotatavittocanteiro764 Obrigada Leonardo por usar seu tempo e responder a minha pergunta.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      Veja a história de Camboja, China maoísta, Cuba, União Soviética, etc.
      Totalitarismo, miséria generalizada, expurgos de dissidentes, população literalmente tendo que praticar canibalismo pra não morrer de fome...

  • @PRN1001
    @PRN1001 Před rokem +1

    obrigado.

  • @gabrielalmeida2233
    @gabrielalmeida2233 Před rokem +3

    CRLH mano eu já tinha esse pensamento a umas 3 semanas .. conhecidencia da porra 🤨

  • @mitipr
    @mitipr Před rokem +2

    Que video maravilhoso!!!

  • @macedomiranda77
    @macedomiranda77 Před rokem +2

    Filício, faça uma provocação sobre consumismo x desejo
    capitalismo x fetiche
    Creio que daria uma discussão interessante.
    Abração.

  • @leandroarcanjo8621
    @leandroarcanjo8621 Před rokem +3

    Professor, gostaria de te perguntar sobre a questão do tempo para o pensamento cristão, se não me engano Boécio aborda esse assunto e Agostinho também. Seria o tempo cronológico aqui uma abstração segundo esses pensadores?

    • @Pirulaevangelico
      @Pirulaevangelico Před rokem

      A noção da percepção de começo meio e fim vem do cristianismo?

    • @leandroarcanjo8621
      @leandroarcanjo8621 Před rokem +1

      Marcelo no cristianismo temos cronos que e esse tempo nosso e se não me engano o kairós que é um tempo que extrapola a concepção cronológica

  • @evazzoler2134
    @evazzoler2134 Před rokem

    fala sobre filosofia medieval

  • @erickchaves4870
    @erickchaves4870 Před rokem +2

    Boa noite. Gostaria de ver um vídeo seu a respeito das perspectivas da inteligência artificial. Estamos em uma encruzilhada da história? Qual o seu potencial disruptivo? Nós tornaremos todos inúteis?

  • @Pirulaevangelico
    @Pirulaevangelico Před rokem +2

    Camarada filicio???

  • @jaguariskms2253
    @jaguariskms2253 Před rokem +1

    sobre a água, nao existe dessalinizadores? sobre a energia, tem a nuclear... enfim. existe várias alternativas aí.

  • @edilsondias91
    @edilsondias91 Před rokem +4

    Mais um vídeo muito bom!
    Eu imagino que nosso futuro é distópico e terrível.

  • @prof.marcondeslucena
    @prof.marcondeslucena Před rokem

    Evidentemente que essas leituras mais pessimistas se baseiam numa visão realista das coisas como elas são aqui e agora, com um respaldo do passado presumindo o futuro por meio da lógica de causa e efeito. A falha, digamos assim, desse pressuposto é que a leitura e a análise da realidade baseada em como ela se apresenta, como acontece por exemplo no materialismo marxista, é que ela desconsidera as imprevisibilidades da História. Pra exemplificar: essa constatação de que haverá certamente um colapso se baseia no fato ATUAL de que os recursos são finitos e que eles estão sendo usados de forma mal planejada ou descontrolada. Mas ela não pode antever os avanços possíveis que podem ocorrer a longo prazo em como o ser humano pode manipular a natureza por meio da tecnologia para equacionar esse problema, assim como Marx não previu as nuances que poderiam afetar a sua fundamentação teórica.
    Não podemos falar taxativamente de um colapso certo e inevitável baseado em constatações lógicas do presente se as circunstâncias podem ser alteradas de forma substancial, assim como - só para usar uma analogia - parecia lógico e inevitável, para a elite intelectual medieval, que a humanidade certamente entraria em colapso se houvesse a possibilidade do homem rir de Deus, conforme é apresentado de forma ficcional no filme "O Nome da Rosa". Veja que são constatações bem realistas e lógicas, mas que se demonstram anacrônicas a depender do distanciamento histórico.

  • @Ryan-Najdorf
    @Ryan-Najdorf Před 25 dny

    Não tem jeito, temos que fazer uma revolução do proletariado pra ontem

  • @LucasCosta-jh5yl
    @LucasCosta-jh5yl Před rokem

    Faz um vídeo falando Por que Karl Marx disse que a religião e o ópio do Povo.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      @@chicisboring Como não? Reduzir a religião a uma droga anestésica que serve para alienar o indivíduo das condições sociais não é menosprezar pra você? Que concepção estranha de "menosprezo"...

  • @fernandofarofa
    @fernandofarofa Před rokem +2

    Capitalismo é economia, só é possível definir o valor das coisas pelo mercado(oferta e procura). A ideia de que meia dúzia de pessoas vai conseguir estabelecer o valor das coisas é inviável.
    As coisas não tem um valor em si como Marx acreditava as coisas tem o valor que as pessoas querem dar a elas. Uma garrafa d'agua no deserto tem um valor e no centro de São Paulo tem outro, quem consegue resolver isso é o cara que gasta tempo, energia e recurso para suprir as demandas de cada região.
    O consumismo é uma merda sim agora a falta de recursos vai acontecer de qualquer jeito e quando acontecer alguém vai inventar uma solução para ganhar dinheiro como sempre.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem +1

      "A falta de recursos vai acontecer de qualquer jeito"
      Com base em quê?

    • @_frankrocha
      @_frankrocha Před 11 měsíci +1

      @@TheLucasbr152 oxe, se os recursos são finitos, é óbvio que em algum momento vai acabar. Mais cedo ou mais tarde, com ou sem capitalismo.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 11 měsíci +1

      @@_frankrocha Não é óbvio, vc só não entende o que são recursos econômicos mesmo. Recursos (ou bens) econômicos não são recursos por terem algum valor objetivo ou alguma propriedade intrínseca, mas sim pelo fato de servirem para a satisfação de necessidades humanas. E é através do processo de produção, em que um agente econômico mistura fatores de produção criando valor, infinitos recursos que não existiam antes são criados. E enquanto a tecnologia se desenvolve, objetos que antes eram vistos como lixo, ou até males econômicos, podem ser valorizados e vistos como recursos (bens) econômicos. Por exemplo: até a segunda revolução industrial, o petróleo era lixo, não poderia ser usado pra nada, e portanto não era um recurso. Só passou a ser reconhecido assim a partir do momento que alguém achou um jeito de usar e valorizou. E mesmo esse recurso em específico sendo tecnicamente finito ou escasso, a quantidade disponível não é estática, varia conforme ele é usado e extraído. Ou seja, novos recursos são criados e descobertos o tempo todo, substituindo outros que não são mais tão úteis. Por isso a humanidade deixou de usar óleo de baleia como combustível pelo petróleo, assim como outro recurso desconhecido pode substituir o petróleo muito antes de ele acabar. Resumindo, recursos não são finitos desde que o humano aprendeu a *produzir* e *trocar* .

  • @amaral155
    @amaral155 Před rokem +6

    Para os socialistas e capitalistas eu digo: "Não existe almoço grátis, nem dispensa infinita".

    • @leonardotatavittocanteiro764
      @leonardotatavittocanteiro764 Před rokem +7

      Mas os socialistas sabem que não existe isso.. Só quem compra o discurso dos representantes dos interesses dos mais ricos é que cai nesse papinho de que socialista não quer trabalhar... Se a gente não trabalhar, quem é que vai gerar nossa riqueza ? A gente só não quer que o suor do nosso trabalho pare por inteiro na mão do patrão. Até porque quem gera a riqueza do país é a classe trabalhadora, meu querido. A gente só não quer é que das 8 horas trabalhadas, recebamos apenas 4h, porque o resto é lucro pro dono da empresa, que nunca precisou trabalhar na vida... ( Tô me referindo aos empresários donos de grandes empresas... empresários com um patrimônio de bilhões . O pequeno empresário ainda é classe trabalhadora e não é responsável completo pela miséria do país, que fique claro )

    • @amaral155
      @amaral155 Před rokem +2

      @@leonardotatavittocanteiro764 Explica isso para o pessoal que quer se aposentar com 40 anos, vc fala do patrão, sim é verdade, tem patrão que quer explorar o proletariado, mas tem governo que promete um montão de benefício, e paga todos esses benefícios com a própria grana que cobra em impostos do proletariado e do patrão malvadão, e o governo sai como bonzinho, "o amor venceu" e tudo mais.

    • @leonardotatavittocanteiro764
      @leonardotatavittocanteiro764 Před rokem

      @@amaral155 Então, não é que o patrão queira explorar o proletariado. É que a base do sistema capitalista é a exploração. Não existe lucro sem exploração. Se você paga o que vale a mão de obra do trabalhador ( que é o valor que ele coloca na transformação da mercadoria que vai ser vendida ) o patrão não lucra. Então, essa é a base. O problema se agrava quando, na sociedade da mercadoria em que vivemos, a única maneira de expandir o lucro é explorando a mão de obra.
      Por outro lado, eu concordo com você que a cobrança de impostos é injusta. Por isso, defendemos uma reforma tributária que faça com que os bilionários paguem mais impostos, pra que isso não caia sobre as costas da classe média. No entanto, está longe de acontecer uma reforma nesse nível. Repare na luta que está sendo pra tentar reduzir o valor desse juros abusivo, de 13 % , imposto pelo banco central, que agora que é " independente ", decide manter esse valor pra enriquecer quem compra os títulos do Tesouro e que, portanto, já tem muito dinheiro. Enquanto o rico fica mais rico, nós que somos pobres ficamos mais pobres. Isso não é exceção, isso é a regra.
      Eu também sou contrário a política reformista do petismo, que está bem longe de ser um partido socialista, porque pra fazer alguma mudança mínima tem que ficar fazendo conciliação com a direita, que representa os donos do poder.
      A coisa só vai mudar com uma revolução. Mas pra isso acontecer, a classe média precisa entender que ela também é classe trabalhadora, porque ela sem saber acaba defendendo o interesse dos mais ricos, dos bilionários, do João Paulo Lemann, dos donos majoritários da Vale do Rio doce, da mídia representante dos interesses do mercado financeiro.... Enfim. Não descordamos em nada ! A única coisa que falta pra maioria das pessoas é entender quem é quem... porquê acaba chamando de rico quem constitui a classe média alta... e os ricos, que são responsáveis pela pobreza do nosso país, as pessoas não sabem quem é.... E sem essa consciência, não dá pra ter união da classe trabalhadora, não dá pra perceber que estamos do mesmo lado... O bolsonarismo entendeu que a classe média tava descontente com a cobrança de impostos e aproveitou isso pra criar um inimigo nacional ( O PT). No entanto, o que a classe média não percebe, é que ele sempre representou os interesses da alta burguesia. E o Lula não faz diferente ! Ele pode a todo momento criar um canal na internet, como o bolsonaro fez, chamar o povo pra forçar o BC abaixar os juros, mas nunca vai fazer... Então é o seguinte, meu querido, pesquise mais sobre a esquerda radical, que ela te representa muito mais do que você pensa !

  • @ronaldoleoni7170
    @ronaldoleoni7170 Před rokem

    Você tem provas sobre a obsolescência programada?

    • @jaguariskms2253
      @jaguariskms2253 Před rokem +2

      ela é meio óbvia.

    • @ronaldoleoni7170
      @ronaldoleoni7170 Před rokem

      @@jaguariskms2253 Por ser óbvia deveria ter provas e mais provas, artigos discorrendo sobre, além de evidências anedóticas não? Se não cai só falacia mesmo. Não estou dizendo que não exista, mas é estranho sempre falarem isso, mas nunca trazerem provas substanciais de algo tão grave e que impacta virtualmente todo mundo.

    • @jaguariskms2253
      @jaguariskms2253 Před rokem

      @@ronaldoleoni7170 entendi seu ponto

    • @wallacymenezesgomes606
      @wallacymenezesgomes606 Před rokem +1

      Estabelecer anos de garantia. Estabelece um tempo pra vida útil de qualquer equipamento.

    • @ronaldoleoni7170
      @ronaldoleoni7170 Před rokem

      @@wallacymenezesgomes606 Não entendi, então a garantia era pra ser vitalicia?

  • @FilosofiadeTudo
    @FilosofiadeTudo Před rokem +4

    Eu postei um vídeo aqui e no TikTok sobre o colapso. Lá tem uma enxurrada de apaixonados pelo capitalismo nos comentários. Tudo pobre 😂😂😂 Eita Brasil ingênuo 😂😂😂😂😂😂

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před rokem

      Que elitismo nojento, hein. "Olha gente, como pobre é burro e alienado hahahaha"

    • @FillypeLazaro
      @FillypeLazaro Před 10 měsíci +1

      ​@@TheLucasbr152eu acredito que a pessoa acima se expressou com ambiguidade. Eu acho que ele deve ter se referido à contradição de um pobre ser a favor do sistema que o coloca e o mantém nessa condição.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 10 měsíci

      @@FillypeLazaro Eu entendi o que ele quis dizer, conheço bem esse discurso. E reafirmo, é um elitismo nojento mesmo, porque entre outros absurdos, pressupõe que:
      1- O socialismo representa o interesse mais racional dos pobres, o que é bem duvidoso e não acho que ele conseguiria provar.
      2 - Alguém preferir o capitalismo ao socialismo implica na pretensão dessa pessoa a ficar rica e pertencer a classe dominante, o que não necessariamente é verdade e provavelmente não é. Talvez ela só não queira ficar mais pobre ainda e se importe com as consequências negativas que isso pode ter pra sociedade em que ela vive.
      ou
      3- O pobre está irracionalmente defendendo o "interesse da classe burguesa dominante". O que é falso, pois nem todo interesse é interesse de classe, e não existe posição socioeconômica com interesses homogêneos.
      Então ou o pobre concorda com essa elite intelectual que supostamente milita pelos interesses dele e se submete a ela, ou é burr0.
      Esse cara nem considera a possibilidade desses pobres estarem discordando racionalmente de igual pra igual, ou até na possibilidade de que na vdd o interesse DELE seja irracional, alienado da realidade material e cego por uma ideologia política.

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 10 měsíci

      @@FillypeLazaro Agora quanto a segunda parte do seu comentário...
      "Eu acho que ele deve ter se referindo a contradição de um pobre ser a favor do sistema que o coloca e o mantém nessa condição."
      Mas será que é o caso mesmo? Vocês comunistas assumem isso como se fosse um axioma, e não uma interpretação possível da realidade.
      É uma ideia falsa, demagógica, supor que o capitalismo "coloca e mantém o pobre nessa condição". Coloca? Não é como se antes da revolução industrial e do surgimento do capitalismo as pessoas fossem ricas (principalmente no padrão atual). Até por que o estado natural do ser humano é a pobreza, a riqueza é construida, trocada e acumulada. Foi só a partir do surgimento do capitalismo que o sistema de castas foi abolido, a produtividade econômica aumentou e a riqueza, assim como o poder de compra, (e consequentemente o padrão de vida) aumentaram absurdamente da classe alta a classe mais baixa da sociedade.
      Ora, desde o século 19, muitas e muitas sociedades com as mais diversas culturas tentaram superar o capitalismo e mudaram o modo de produção tentando vários tipos de socialismo. E o resultado foi sempre o mesmo, miséria generalizada, fome, milhões de mortos, repressão a dissidência, corrupção sistemática, autoritarismo, estado totalitário, substituição da mobilidade social pelas castas políticas... Nesse sistema, o único poder de compra que aumenta é o da elite privilegiada do partido às custa da plebe.
      E aí depois de tudo isso vocês tem a cara de pau de zoar o pobre por defender o capitalismo??

  • @albertodias7720
    @albertodias7720 Před rokem +4

    Você parece mais historiador, ancorado em visões marxistas.

    • @entredenteseleis
      @entredenteseleis Před rokem +2

      Só faltou ele fazer marketing positivo do socialismo.

  • @albertodias7720
    @albertodias7720 Před rokem +1

    Suas teses são estupidas, que desconhece aspectos comezinhos de funcionamento da sociedade atual.