Serenata - Romaria d'Agonia - 2015

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 05. 2015
  • Pelo menos três momentos de fogo-de-artifício marcam anualmente o programa da maior romaria de Portugal, pelo seu esplendor ímpar.
    O fogo-de-artifício é uma das maiores atrações da festa e coloca milhares de pessoas a olharem para o céu, sempre maravilhadas com a beleza e cor dos foguetes, pensados ao pormenor para surpresa de todos.
    Trata-se de uma atração que ‘desde sempre’ fez parte do programa das festas, mas foi com a cachoeira na ponte Eiffel, sobre o rio Lima, que os fogos de Viana se celebrizaram.
    Viana do Castelo foi terra de grandes pirotécnicos, como os Silvas e os Castros, reconhecidos até internacionalmente. Entre as décadas de 40/50 do século passado, o “despique” entre ambos melhorou a cada festa a beleza e a qualidade dos fogos da Romaria d’Agonia.
    Antigamente, bandeiras e assobios davam o sinal aos fogueteiros para lançarem o fogo-de-artifício da Romaria. Hoje a imponência dos espetáculos mantém-se, atraindo cada vez mais público, mas as novas tecnologias, como o telemóvel, assumem agora o controlo.
    O primeiro grande espetáculo de fogo-de-artifício da festa é o do “Jardim”, antigamente chamado de “fogo preso”, uma técnica que já quase não se pratica.
    No dia 20 de agosto, o “Fogo da Santa” ou do “Meio” é lançado perto da entrada do Porto de mar, pela meia-noite, iluminando o céu da Ribeira de Viana.
    No último dia da festa dá-se uma verdadeira corrida às margens do Lima à procura do melhor lugar para assistir aos 30 minutos da já típica “Serenata” de fogo, que acontece sempre no domingo da Romaria.
    Esta sessão de fogo-de-artifício é o maior e mais imponente espetáculo pirotécnico, envolvendo o lançamento de fogo a partir do rio e de vários outros pontos ao longo das suas margens.
    Muitos outros festeiros acabam por optar por apreciar um espectáculo único numa vista também ela ímpar: no topo e acesso ao monte de Santa Luzia, o ponto mais alto da cidade de Viana do Castelo.
    A cachoeira na centenária Ponte Eiffel é hoje replicada em vários pontos do país e do mundo, como aconteceu na Expo’98. Contudo, Viana do Castelo distingue-se pelo cenário natural que torna esta “cachoeira” num espetáculo de beleza e cor verdadeiramente único.

Komentáře •