UALg | Benção Pastas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 29. 04. 2024
  • O bispo do Algarve pediu na tarde de sábado, dia 27 de Abril de 2024, no Estádio do Algarve, localizado entre Faro e Loulé, aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”.
    Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez neste Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que “a realização pessoal e a conquista da verdadeira felicidade passam pela coragem e pela ousadia em partilhar os dons” pessoais.
    Todos os restantes oradores referiram-se à Revolução do 25 de Abril, cujos 50 anos de ocorrência foram esta semana assinalados, mas para lembrar a ligação entre aquele acontecimento e a UAlg. O primeiro a fazê-lo foi o reitor. “Há dois dias comemorámos os 50 anos da Revolução de Abril que permitiu a instauração do regime democrático que nos trouxe a liberdade. A nossa universidade é filha de abril, criada em 1979, há menos de 50 anos, não por um governo como as demais universidades, mas pela Assembleia da República. Tenhamos isso presente”, afirmou Paulo Águas.
    O presidente da Câmara de Faro lembrou que aquela revolução “trouxe a liberdade” e a muitos “a possibilidade de estudar, de ter acesso a níveis de ensino superior”, evidenciando que antes isso “era um privilégio para alguns”. O presidente da Câmara de Loulé considerou a UAlg “filha da democracia”. Tal como o reitor, também Vítor Aleixo lembrou que aquela universidade não foi criada como as outras, mas “por decreto da Assembleia da República”. “Isso é algo que a torna única e que a associa de uma forma claríssima à Revolução Democrática do 25 de Abril”, sustentou.
    Em nome dos estudantes, a presidente da Associação Académica assumiu o compromisso. “Estamos preparados para enfrentar o mundo com confiança, conhecimento e uma sede insaciável de aprender e crescer. Olhamos para o futuro com esperança, determinação e otimismo, prontos para abraçar os desafios que nos aguardam, perseguir os nossos sonhos com paixão e fazer uma diferença positiva no mundo”, afirmou Rita Tavares.
    Todos agradeceram às famílias, aos professores e restantes trabalhadores da UAlg que diariamente asseguram o funcionamento da instituição.
    A celebração, que contou ainda com um minuto de silêncio em que foram lembrados os estudantes, funcionários, docentes falecidos no último ano e com a atuação das tunas da UAlg - ‘Versus Tuna’, ‘Real Tuna Infantina’ e ‘Feminis Ferventis' - prosseguiu com a oração do compromisso dos finalistas e a entrega ao bispo do Algarve de um ramo de flores com as várias fitas que simbolizam todos os cursos presentes.
    ---
    On Saturday afternoon, 27 April 2024, at the Algarve Stadium, located between Faro and Loulé, the bishop of the Algarve asked the final-year students of the University of the Algarve (UAlg) to put their "lives and the knowledge they have acquired at the service of others".
    During the celebration of the blessing of the portfolios, which took place for the first time at the Algarve Stadium and for which 1,080 students had signed up, Bishop Manuel Quintas reminded them that "personal fulfilment and the achievement of true happiness depend on the courage and daring to share personal gifts".
    ___________________________________________________________________
    Acompanhe a "Mais Algarve", em todos os seus canais digitais e sociais:
    www.maisalgarve.pt/
    / maisalgarve
    / maisalgarve
    / maisalgarve
    / mais_algarve
    / maisalgarve.pt
    / mais_algarve
    kanal.pt/#!209742
    Alfa Pendular - Comboios da CP (programação semanal)

Komentáře •