O Dia Que Richard Feynman Veio ao Brasil (Ou O Problema da Educação Brasileira)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 02. 2021
  • Um breve comentário sobre a visita do físico Richard Feynman ao Brasil e o que ele percebeu da educação brasileira.
    Para quem quiser ler sobre essa história, pode encontrar no livro "Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman".
    Se gostou do vídeo, por favor, curta o vídeo e inscreva-se no canal!
    Obrigado pela atenção!
    Instagram:
    / guilhermemelo002
    Facebook:
    / guilherme57

Komentáře • 129

  • @helitonhetto
    @helitonhetto Před 3 lety +300

    O Dr. Feynman estudou Português só para dar palestra no Brasil.

  • @brunoarao1100
    @brunoarao1100 Před 3 lety +223

    Caralho man, os caras tiveram a oportunidade de ter aula com Feynman e não aproveitaram nada.

    • @padraoreal
      @padraoreal  Před 3 lety +38

      vdd, tiveram acesso àquilo que a gente só tem por livro

    • @caio01gomes
      @caio01gomes Před 2 lety +50

      Temos a oportunidade de ler os livros de Feynman, Pauling, mas preferimos acessar descomplica só pra fazer a lista e passar, digo isso como estudante de engenharia em faculdade federal msm, me sinto desapontado com isso mas trabalhar e estudar, sem as vezes ter uma estrutura familiar, N te permite estudar com o tempo devido, calma e com recursos pra fazer isso com tranquilidade...

    • @LOGOS2
      @LOGOS2 Před 2 lety +1

      kkkkkk a thumb e muito engracada vei

    • @raphmarl
      @raphmarl Před 2 lety +2

      No Brasil nada acontece feijoada.

    • @andreviniciusbezerradasilv9335
      @andreviniciusbezerradasilv9335 Před 2 lety +13

      N adianta jogar pérolas aos porcos

  • @raphmarl
    @raphmarl Před 2 lety +108

    O sistema de educação no Brasil tem uma única meta, criar robôs de memória curta que replicam conhecimento alheio. Muito bom vídeo, o mundo seria outro se as pessoas pudessem ter um insight desses.

  • @bulnesjuan
    @bulnesjuan Před 3 lety +152

    Esse desinteresse pelo estudo que você menciona no vídeo não é nenhuma surpresa! Na década de 1920, o filosofo espanhol José Ortega y Gasset disse, em relação aos alunos das escolas de ensino médio na Espanha, que: "O estudante é a pessoa a quem a sociedade impôs a obrigação de se interessar por coisas que não lhe interessam". Não tenho dúvidas que isso continua vigente! (e não apenas no ensino médio). Saudações.

    • @padraoreal
      @padraoreal  Před 3 lety +31

      sim, sem dúvidas é mais antigo e não é só um problema brasileiro. No entanto, poucas pessoas aqui no Brasil mencionam isso aqui. Aí precisou um cara la dos EUA vir falar.

    • @oliverq9793
      @oliverq9793 Před rokem +5

      levando em consideração que o nosso sistema espera que estudemos para produzir e não por aprender ou prazer isso n surpreende
      o estudante não é ensinado a gostar de aprender ou ser curioso
      ele é ensinado a ser >produtivo

  • @mateusmacedoquintano5693
    @mateusmacedoquintano5693 Před 2 lety +45

    A educação brasileira realmente sofre do câncer da arrogância de professores e alunos não admitirem ser corrigidos. Perguntas são encaradas como combate ou arrogância, sendo que perguntas são o que move a criatividade. Infelizmente o decoreba também é um problema na educação americana atualmente. Acredito que a raiz da mazela, independentemente do país, seja a falta de paixão de professores e alunos acerca de determinado tópico. Sem contar a falta de pilares matemáticos sólidos.

    • @wellesmorgado4797
      @wellesmorgado4797 Před 2 lety +4

      Eu acho que, ao contrário, o decoreba é quase inexistente nos EEUU. E eu acho que na realidade isso não é sempre bom não. Certos conhecimentos tem que estar armazenados na memória de longo prazo para você poder raciocinar sobre algo novo, que usa muito da memória de curto prazo. Em outras palavras, é muito fácil saturar a memória de curto prazo. Daí o aprendizado fica prejudicado. Exemplo: tabelas de multiplicação. Quando eu estudei no primário (escola pública bem porcaria nos anos 70) a gente tinha que saber as tabelas de multiplicação todas. Hoje muita gente pensa que isso não tem utilidade nenhuma já que você pode fazer todas essas contas em calculadoras. Mas, da minha experiência profissional, eu posso dizer que saber essas tabelas sempre me deram uma compreensão imediata de grandezas e quantidades. E também uma boa capacidade de autoverificação.

    • @mateusmacedoquintano5693
      @mateusmacedoquintano5693 Před 2 lety +3

      @@wellesmorgado4797, fiz graduacao sanduiche nos EUA (UPenn) por um ano. Estou agora cursando o meu doutorado pleno aqui novamente (SMU). Eu tenho certeza absoluta que existe muito decoreba aqui. Nao acho, mas afirmo categoricamente.

    • @wellesmorgado4797
      @wellesmorgado4797 Před 2 lety +1

      @@mateusmacedoquintano5693 Em que área foi isso? A minha experiência foi em física (MIT), e eu estava me referindo ao ensino médio & fundamental principalmente.

  • @gabrielviana9883
    @gabrielviana9883 Před 3 lety +23

    Eu acabei de comprar as lições de física dele, simplesmente incrível, enquanto isso pessoas tiveram a chance de aprender com ele e jogaram fora, mds

  • @ronaldk.roland6841
    @ronaldk.roland6841 Před 2 lety +5

    Sensacional o que ele fala. "Descobri" ele só agora aos 59 anos. Vou aproveitar muito

  • @helitonhetto
    @helitonhetto Před 3 lety +26

    Concordo com ele em tudo que falou da educação brasileira em gênero, número e grau!!!

  • @ruipera
    @ruipera Před 2 lety +21

    Achei muito interessante quando vc falou do desdém dos que não querem estudar. Aqui é assim! Uma pessoa que tem o mínimo de conhecimento sobre as diversas áreas do saber são chamadas de arrogantes e criticadas por aqueles que não se esforçam pra conhecer o mínimo, mas críticam os que querem. Pra mim, a arrogância está em quem não quer aprender, pois se acham o bastante.

  • @Marco-uq6nw
    @Marco-uq6nw Před 2 lety +8

    O guisoli do universo narrado fala mto dele, e eu gosto mto como ele segue o feynman no ensino da Matemática e física

  • @claudiomcamuzzojr.8415
    @claudiomcamuzzojr.8415 Před 2 lety +22

    Conheci Feynman em 2004 através do seu livro "Deve Ser Brincadeira, Sr. Feynman", publicado pela Editora UnB, de onde foi retirado suas citações para esse vídeo (faltou falar da triboluminescência). Me interessei pelo autor por ter sido ele um dos colaboradores que investigou o acidente da Challeger e resolvi comprar o livro. Após ler o livro eu nunca tinha percebido o quanto eu era ignorante em ciências, mesmo tendo duas faculdades de engenharia. Desde então nunca mais parei de estudar até entender o seu conteúdo, em vez da decoreba que fazia para passar de ano. Creio que não seja culpa só das faculdades que cursei. O Prof. Ricieri (ITA), que foi formado em Física na USP, em suas aulas no Museu da Matemática, não se cansa de falar do sistema equivocado da nossa educação, ele é um crítico ferrenho desse método que está aí, inclusive na USP. A quem interessa deixar uma nação na ignorância? (dica: leia o capítulo: "Julgando os livros pela capa").

  • @antoniocarlosgirodo4506
    @antoniocarlosgirodo4506 Před 6 měsíci +2

    PÔ, AINDAO PATRONO DEEDUCAÇÃOÉ PAUO FREIRE.. CONTINUANOS FERRADO.
    S

  • @tatiele_silva
    @tatiele_silva Před 2 lety +2

    Parabéns! Continue com seu canal, pois você irá longe.

  • @santos6418
    @santos6418 Před 2 lety +2

    Parabéns pelo vídeo! O Brasil precisa refletir e reconhecer esse problema!

  • @padraoreal
    @padraoreal  Před 3 lety +12

    Considere curtir o vídeo e se inscrever caso tenha interesse em física, matemática e afins!

  • @flaviocosta9829
    @flaviocosta9829 Před 2 lety

    Meu querido que voz top. Obrigado. Fiquei concentrado.

  • @gizelaizidramorais6109
    @gizelaizidramorais6109 Před rokem +2

    Parabéns pelo vídeo.
    Confesso que particularmente sabia muito pouco sobre este mestre da arte de adquirir e compartilhar conhecimentos.
    E penso que em relação ao método de ensino, dificilmente ocorrerão mudanças positivas, pois fica bem explícito para a maioria dos nossos governantes que quanto maior for a liberdade para questionamento e consecutivamente surgimento de novas gerações com capacidade de raciocínio crítico e debates sobre "n" temas, maior a facilidade de domínio e "escravidão".

  • @ursalista
    @ursalista Před 2 lety +32

    Um dos maiores físicos do século passado vem ao Brasil, e faz um diagnóstico preciso sobre os problemas do ensino de física (serve para todas as ciências, na verdade) do Brasil. O que mudou desde então? Algumas tímidas alterações currículares, nada perto de atacar os problemas levantados por ele. No Brasil, o estudante de física entra na universidade achando que vai ganhar um Nobel, que física é o suprassumo das ciências, que "física pura" é a única ciência respeitável... E raramente se deparam com situações científicas reais, onde se pode e precisa pensar para responder uma questão científica. Os que conseguem se formar repetem o ciclo. É muito triste mesmo.
    Porém, a culpa não é do aluno, todas as condições são muito bem feitas para proporcionar essa experiência de decoreba sem fim com pouca reflexão. O próprio Feynman disse, em sua visita aqui, que o estudante brasileiro de física era o que mais estudava no mundo, mas o que menos sabia. Não dá pra aprender a refletir sobre nada enquanto uma avalanche de conteúdo é jogado na sua cara, tem sempre uma prova no calendário, então provavelmente entre gastar tempo refletindo ou decorando, o aluno vai pro decorando. O que ficou refletindo vai mal nas primeiras provas, e aprende que deve decorar também. Infelizmente boa parte das nossas universidades de cursos de ciências são trituradores de espírito científico.
    No fim do curso vc sai com noções básicas de um monte de coisas e, se tiver sorte e interesse, na pós graduação vai poder ter algum tempo para realmente realizar ciência. Nem tanto no mestrado, mas no doutorado. Mas não necessariamente também.
    Enfim, tudo isso é muito fácil de perceber com um nível muito baixo de reflexão, o que fica é a pergunta: por que não mudamos essa realidade?

    • @samuelaugustodasilva1815
      @samuelaugustodasilva1815 Před rokem +1

      no brasil, o aluno não gosta de estudar, prefere sempre as ferias. o professor não gosta de ensinar, prefere sempre as greves. do ponto de vista do interesse real de ambos os lados num curto prazo, é um modelo perfeito. unico problema é no longo prazo, pois o professor ja sabia, mas o aluno avançou as series sem de fato saber e irá pagar um alto preço no futuro, estando inapto..intelectualmente às melhores oportunidades tanto para o ensino superior e à pesquisa quanto pro mercado de trabalho

    • @luizcarlosgoncalves8660
      @luizcarlosgoncalves8660 Před rokem

      ​​@@samuelaugustodasilva1815 conheço um intelectual muito respeitado que concordaria com Vc. Você conhece o General Lisando ??

  • @nilvaavelosonilva1322
    @nilvaavelosonilva1322 Před 2 lety +2

    Gratidao por me apresentar essa pessoa incrível

  • @leocmen
    @leocmen Před 3 lety +3

    Obrigado por trazer uma verdade tão atual

  • @breno.luvewigg
    @breno.luvewigg Před 2 lety +2

    Ótimo conteúdo! +1 inscrito

  • @joaoramos4372
    @joaoramos4372 Před 3 lety +10

    Cara, muito legal seu texto. Parabéns, ótimo vídeo.

  • @marcosroberto-tx9vz
    @marcosroberto-tx9vz Před rokem +2

    video que agrega valor,com tão poucas visualizações e curtidaa agora sei porquê o nosso povo e assim como dizia o saudoso imannuel kanttes o ser humano e aquilo que a educação faz dele .

  • @RedNew
    @RedNew Před 3 lety +18

    A THUMB KKKKKKKKKKKKKKKK

  • @8bits5
    @8bits5 Před 2 lety +2

    Ótimo vídeo, vlww

  • @paulojefferson1958
    @paulojefferson1958 Před rokem +1

    Excelente

  • @marioguilherme3787
    @marioguilherme3787 Před měsícem +1

    Resumindo:
    " não sei resolver a equação com 'w', aprendi com 'x' "

  • @julioamaral4391
    @julioamaral4391 Před 7 měsíci

    Obrigado!!!

  • @justusnobrega4408
    @justusnobrega4408 Před rokem +2

    O conhecimento e construído, e não entulhado. A pegunta é: qual caminho você está seguindo?

  • @raquelfernandes4373
    @raquelfernandes4373 Před 2 lety

    🙌❤obrigada

  • @ericgerhard
    @ericgerhard Před rokem +3

    Richard Feynman e Paulo Freire têm a mesma crítica... o que é bastante interessante, por partirem basicamente do mesmo ponto de partida. É o que diz um artigo sobre a "banking education" Aliás há artigos relacionando Freire à Feynman e vice-versa.

    • @carolbts3337
      @carolbts3337 Před 3 měsíci

      Pois é... Um é norte-americano e ovacionado... O outro é brasileiro e menosprezado! E agora está sendo alvo da extrema direita. ...e escrevo isso no dia em que se anuncia Nikolas Ferreira como chefe da comissão de educação na câmara doa deputados... ele afirma que ainda não sabe se a terra é plana ou não.........😢

  • @ruythesousa5131
    @ruythesousa5131 Před 3 lety +1

    Show!!

  • @brasilgood5153
    @brasilgood5153 Před 3 lety +6

    Como dizia Dr éneas a corrupção é um cancro fagedenico e isso atrapalha em tudo num país e o Brasil infelizmente tem essa corrupção

  • @mundodopurple
    @mundodopurple Před rokem

    UM GIGANTE, SIMPLESMENTE FANTÁSTICO. UM DOS MAIORES FÍSICOS DE TODOS OS TEMPOS.

  • @abner20bushi
    @abner20bushi Před rokem +4

    Não é o sistema educacional que precisa mudar, são as pessoas.
    Se alguém quer realmente aprender, ninguém pode impedi-lo. Se não quer, ninguém pode ensiná-lo.

    • @schopenhauel3544
      @schopenhauel3544 Před rokem

      Será?

    • @abner20bushi
      @abner20bushi Před rokem +1

      @@schopenhauel3544 esperando um questionamento útil.

    • @DavidSilva-dq5cm
      @DavidSilva-dq5cm Před měsícem

      Na maioria dos países o sistema educacional é praticamente o mesmo, sempre uma prova em um determinado prazo. Não tô dizendo que esse sistema é ruim ou não, mas com certeza vai ter gente igual eu que não se adapta a isso, eu aprendo muito mais estudando sem ter que se preocupar com prova e prazos.

  • @franciscofernandes5908
    @franciscofernandes5908 Před 2 měsíci

    "Se é inteligência, não é no Brasil."infelizmente é uma dura realidade.

  • @danieldrehmer
    @danieldrehmer Před 2 lety +3

    seu video ficou legal. por favor atualize o link na descrição, o texto do relato saiu do ar.

    • @padraoreal
      @padraoreal  Před 2 lety +1

      Não tinha percebido. Valeu por avisar!
      O site não era meu. Mas se vc tiver interesse, no livro "só pode ser brincadeira sr. feynman" tem essa história com mais detalhes

  • @GustavoOliveira-ge4fz
    @GustavoOliveira-ge4fz Před 3 lety +2

    Gostei muito do seu canal

  • @marcoaurelio9527
    @marcoaurelio9527 Před měsícem

    Acho que o problema não é simplesmente o "decoreba", mas sim a falta conexão entre o que é aprendido e o mundo real. No brasil há uma noção equivocada que coisas muito complexas não podem ser observadas em eventos simples do dia a dia.

  • @mateuszucheto2703
    @mateuszucheto2703 Před 5 měsíci

    Temos, aqui nos comentários, muitos especialistas de educação !!!

  • @Aylan_Martinho
    @Aylan_Martinho Před 9 měsíci +1

    muito booom

  • @divo253644
    @divo253644 Před rokem

    Gênio.

  • @thayllalais2343
    @thayllalais2343 Před 2 lety +3

    O Dr. Feynman aprendeu a falar português só pra vim palestrar no Brasil (aprendi em tbbt) 😂

  • @YAMAZAK1
    @YAMAZAK1 Před rokem +4

    Recomendo lerem o prefácio da gramática Latina do Napoleão Mendes de Almeida onde ele conta apontamentos interessantes de professores estrangeiros que vieram lecionar aqui no Brasil.

  • @moisesmaciel5123
    @moisesmaciel5123 Před rokem +1

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA THUMB É INTÁNKAVEL

  • @whitehunt0517
    @whitehunt0517 Před 11 měsíci +1

    Pois é amigo, o metodo paulo freire está enraizado no bostil, queiramos, gostemos ou não.

    • @luizidelsonbelemneto4893
      @luizidelsonbelemneto4893 Před 5 měsíci

      Na verdade, nunca foi aplicado tal método. O Brasil sempre teve uma educação tradicional (ou prussiana).

  • @adalbertooliveira-vy1om
    @adalbertooliveira-vy1om Před 5 měsíci

    Só escutei falar dele na série The Big Bang a teoria

  • @nadasei_mesmo
    @nadasei_mesmo Před 2 lety

    Cadê os links? [fica como sugestão deixar os links na descrição]

    • @padraoreal
      @padraoreal  Před 2 lety

      o site saiu do ar, mas eu deixei ali onde vc pode encontrar o relato

  • @michellealbuquerque1110
    @michellealbuquerque1110 Před 8 měsíci

    Eu cheguei aqui pois ele foi citado na série de The big bang theory kkkkk

  • @alexsandrolima805
    @alexsandrolima805 Před 3 měsíci

    para Richard Feynman, qual a vegetação do seu país?

  • @mauriciobatista6573
    @mauriciobatista6573 Před rokem +1

    The big bang theory fazendo o povo brasileiro adquirir conhecimento
    Kkkkklk

  • @jeffersonrubensbeserraleit7217

    A verdade é que temos muito conhecimento e pouca inteligência para usá-lo!

  • @josuecarneiro9924
    @josuecarneiro9924 Před rokem

    ele era do nível do Einstein e trabalhava com ele em Princeton.

  • @sakana1979
    @sakana1979 Před 2 lety +2

    Mal sabe ele que a coisa piorou

  • @EuLuzBranca
    @EuLuzBranca Před 9 měsíci +2

    Uma prova da imundície que é a "educação" brasileira é o crescente exército de concurseiros com suas estúpidas técnicas de "aprendizagem", tipo: marcar de A a E.😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  •  Před 3 lety +3

    Quem veio pelo Big Bang A Teoria?

  • @angeloostjen7819
    @angeloostjen7819 Před měsícem

    Lê o texto uma vez em voz alta antes de gravar.

  • @josejaniel1691
    @josejaniel1691 Před rokem

    Quem mais tá aqui por causa de the big bang theory???

  • @mircosbazula
    @mircosbazula Před 6 měsíci

    Interessante. Pq será que mais de 10 mil brasileiros com doutorado foram contratados por universidades estrangeiras? Será que esses doutores irão varrer o chão nas universidades que os contratam?

  • @gizelaizidramorais6109
    @gizelaizidramorais6109 Před rokem +1

    Governantes da nossa nação não querem correr o risco de educar seu povo e logo mais ali adiante este mesmo povo adquirir consciência de que nem tudo precisa ser digerido e aceito simplesmente porque uma classe dominadora impõe.
    Facilmente podemos perceber, que entretenimento inútil como o que a maioria da população recebe como única opção na tela de seus televisores diariamente não servem absolutamente para nada. Esta mesma população indigna-se quando seus donos optam por privalos da sua novela preferida e/ou da presença de um "comunicador/ apresentador" medíocre e irresponsável que não faz o mínimo esforço para ajudar na evolução de nossos jovens herdeiros.
    Temos sim é idólatras desta classe desavergonhada, medíocre, desrespeitosa, ,biltre que ao invés de usar sua condição como comunicadores para colaborar na educação, fazem dela sua moeda de negócio sujo. Servem a seus telespectadores e leitores materiais fúteis. Lixo global descarte noutros países. Edições ilimitadas de mentira e fofocas inúteis a exemplo do ridículo na classe artística social.
    Em resumo só Jesus para nos salvar!
    Amém!?

  • @mollotov_do_caos_a_ordem

    Agora sei pq o Sheldon odeia engenheiro

  • @korujaa
    @korujaa Před 3 lety +8

    50 anos de educação estatal, é um lixo, ETERNO 7x1

  • @JhonatanCandidoxD
    @JhonatanCandidoxD Před rokem

    Ele era bom mas era metido também, pra pqp com gente metida kkkk

  • @rodrigolima2543
    @rodrigolima2543 Před 2 lety

    kkkkk mto interessante, esse negócio de quem nem cursa licenciatura querer vir dar pitaco, não vemos isso no direito, n vemos isso na saúde, mas é sempre na licenciatura, parece q de repente todo mundo tem culhões pra falar sobre, mas colocar os pés numa licenciatura pra ir a fundo e ver o olho do furação ninguém quer, dale bacharelado, pq é mais fácil reclamar, patético isso.

    • @padraoreal
      @padraoreal  Před 2 lety +19

      Não importa de onde parte a crítica; não importa se quem fez a crítica é bacharel ou licenciado, mas importa se essa crítica tem fundamento ou não. Além disso, para apresentar uma solução para um problema, primeiro é necessário que se reconheça o problema. Logo, esse vídeo não é meramente uma apresentação de uma "reclamação", mas uma possível base para uma solução.
      Mas você deve estar certo... após anos e anos dando aulas e palestras, ter escrito diversos livros, ganhar um prêmio Nobel, ser uma referência mundial no ensino de física, o que faltava ao Feynman era um diploma de licenciatura.

    • @andreviniciusbezerradasilv9335
      @andreviniciusbezerradasilv9335 Před 2 lety +5

      Kkk mto interessante entrar numa faculdade e ver alunos de engenharia que não sabem fazer produtos notáveis e deduzir axiomas e postulados kkkkk intelectual kkkkkk

    • @rodrigolima2543
      @rodrigolima2543 Před 8 měsíci

      ​@@padraorealvocê está se baseando no assunto educação escolar/ensino sob o ponto de vista apresentado no vídeo que é totalmente nichado ao ensino superior, acho que não devemos partir do princípio "educação/ensino/aprendizado" baseado na etapa muitas vezes considerada a final que é a graduação, a educação brasileira tem várias vertentes que variam de estado para estado (currículo estadual), de município para município (currículo municipal), onde cada escola segue seu PPP, e cada professor elabora seu projeto anual, mensal e semanal de aplicação de conteúdo, cada segue uma metodologia, desenvolve objetivo geral e específico expressos em planos de aulas postados sistemas de controles estaduais monitorados por coordenadorias regionais, é isso que a BNCC cobra e é isso que todos os professores deveriam fazer, se a teoria que consta na legislação for cumprida a "decoreba" cai por terra, baseio minha fala sob a perspectiva que tenho no meu estado que é santa Catarina, e sob minha perspectiva de trabalho que é super profissional, se no seu estado seja lá onde você reside as coisas não funcionam assim, sinto mto, aí entra outro fator que é o sucateamento da formação de profissionais de qualidade, famoso método (EAD), a solução já foi dada a muito tempo (pesquise sobre a lei de diretrizes e bases de 1996), cabe a individualidade de cada profissional coloca-la em prática, se dúvida da minha fala, basta ler a BNCC são mais de 400 páginas de conteúdo separados por área de conhecimento na qual norteia os profissionais de educação em todas as áreas, o problema não está na máquina estado, pode não ser perfeito, mas fez sua parte, documentou, está lá, se o profissional não põe em prática e forma um indivíduo como citado no vídeo, aí isso tem que ser revisto, mas não acha que o sistema de educação brasileiro fecha os olhos para esses fatos, como eu disse quem tem a licenciatura sabe, o problema está no sistema está no profissional, a generalização não cabe, sob fatos isolados, e digo mais os dados apresentados fazem uma média sob perspectiva geral e não separadas regionalmente, generalização não cabe nenhum pouco nessa fala.

    • @luizidelsonbelemneto4893
      @luizidelsonbelemneto4893 Před 5 měsíci

      ​@@andreviniciusbezerradasilv9335deduzir axiomas? Aí você errou feio.

  • @franklingama-composer4197

    O problema na educação de é Brasil é político.