Komentáře •

  • @EDUARDOCDIA
    @EDUARDOCDIA Před 3 měsíci +3

    Sou ateu, mas achei o livro muito bom. Não há como terminar essa obra sem sentir um grande respeito por esse incrível ser humano que foi Tolstói.

  • @micheleboroh
    @micheleboroh Před 7 lety +30

    Achei, acima de tudo, humilde e corajoso. Um cara que tinha tudo, respeitado em vida por sua obra (já tinha escrito Ana Karenina e Guerra e Paz, caramba!) e no pico da maturidade desnudar-se assim em suas maiores angústias e impulso suicida? Foda!

    • @alexandrecrof9678
      @alexandrecrof9678 Před 6 lety +2

      Eu acho que essa é a palavra que define o livro e, consequentemente, a abertura ou reaberturavda vida espiritual dele: humidade

  • @marianaferreiramaia311
    @marianaferreiramaia311 Před 7 lety +13

    Esse livro é maravilhoso. Fiquei absolutamente tocada quando li. E é incrível como a gente percebe certos elementos que ele expõe nesse livro em obras como Anna Karienina e A morte de Ivan Ilitch.

    • @janainamuniz587
      @janainamuniz587 Před 7 lety

      Exato! Eu lembrei da parte final de Anna Karienina.

  • @danielmichelon4558
    @danielmichelon4558 Před 5 lety +7

    "O Reino de Deus está em vós" de Tolstói também é um livro surpreendente, verdadeiro e reflexivo.

  • @enzopotel
    @enzopotel Před 7 lety +14

    eu senti isso na leitura: como ele (e o destino) postergaram essa crise. Ele era rico, ele era bem sucedido, ele era um escritor profundo ("maior que Shakespeare"!) e que vendia bem, era homem e hetero (pelo menos até onde a gente sabe), viril, pertencia à raça dominante de seu país, tinha a religiosidade às vezes como um verniz... São muitos elementos abençoados pela sociedade, havia motivos de sobra pra não se questionar. Devido à sensibilidade dele, o balão tava sempre cheio - mas só chegou perto de estourar aí, aos 50 (porque a velhice é um horizonte, uma condição, com poder de perturbar enorme) . Quando eu digo estourar o balão falo em suicídio ou transcendência (se quiser inserir iluminação aqui, ok).

  • @gilmarbernardo_
    @gilmarbernardo_ Před 7 lety +21

    Sim, eu já tive as minhas "crises de fé", mas nunca abandonei o teísmo: ainda creio em Deus, na existência de algo além da matéria e da energia... Mas concordo contigo, hoje existem incontáveis interpretações da Bíblia e isso é bem perigoso, pois há lobos no meio dos cordeiros, prestes a devorá-los; usando a fé alheia em prol de uma ganância vil... Mas enfim, se eu não me engano, o Liev acreditava que o Reino de Deus tem como endereço o coração do homem, ou algo do tipo. Nunca li nada dele, confesso, mas é de longe um dos que mais admiro. Foi um grande homem...
    Vlw, Yuri! Sua sinceridade ao abordar um tema tão "espinhoso" é elogiável. Abs!
    Ps: Panetone > ovo da páscoa, hehe!

    • @bloglivrada
      @bloglivrada Před 7 lety +4

      Gilmar Bernardo Tolstoi também não abandonou a fé dele, e passou a adorar Deus da sua própria maneira. Panetone é do caralho, como três por dia se bobear. Abraço!

    • @gilmarbernardo_
      @gilmarbernardo_ Před 7 lety

      Sim, cara, eu morro nas ceias de tanto comer. hehe!

  • @JeanDiasliteromaniaco
    @JeanDiasliteromaniaco Před 7 lety +4

    Esse é, com certeza, um dos meus canais preferidos da vida 💙

    • @bloglivrada
      @bloglivrada Před 7 lety

      Jean Dias obrigado, Jean! 💙💙

  • @chadecultura-raquelbarbosa9356

    mds eu quero mt esse livro!!

  • @ramonjesusmacedo2700
    @ramonjesusmacedo2700 Před 3 lety +1

    Acabei lê. Sensacional.

  •  Před 7 lety +2

    Tenho muita vontade de começar a ler Tolstói ;)
    Boa resenha!

  • @lorenajabour501
    @lorenajabour501 Před 7 lety

    Gostei da dica. Vai para minha lista de desejos. Valeu Yuri!

  • @leonanferes2387
    @leonanferes2387 Před 5 lety +36

    Achei muito superficial a apresentação do livro, e parece não ter entendido muito bem. Aqui está algumas razões de afirmar isso:
    1) Tolstoi apresenta duas crises nesse livro, as quais não foram apresentadas corretamente. Você falou apenas de uma crise:
    a) Na sua adolescência - onde abandona o teísmo se tornando um ateu.
    b) Na sua velhice - onde questiona a razão de sua existência, e encontra no cristianismo essa razão, voltando a tornar-se um teísta. Em outras palavras, o livro, muito mais do que uma crítica à fé cristã, é também uma crítica ao ateísmo (que não tem uma razão para a existência).
    2) A razão dele tentar o suicídio é por não ter uma razão pra viver, ele afirma ter tudo para ser um homem feliz (família, riquezas, amigos e fama), mas desejava a morte por não ter o mais importante da vida que é a resposta para a "razão de sua existência". Ele encontra isso nos mais simples, pobre, camponeses cristãos, o que o leva a entender que a resposta não estava na lógica, na filosofia e etc., e sim na fé. Você apresentou isso muito superficial, e esse é o ponto central do livro dele.
    3) O impulso suicida não some do nada, ele deixa claro no livro que o desejo de suicídio passou por ter encontrado a razão da sua existência, a fé e esperança em "Deus", na "vida eterna", pois essa vida é passageira.
    4) O livro tem propósito sim, é o de apresentar sua conversão ao cristianismo ortodoxo, e que apesar de ser cristão, ele compreendia que que os cristãos eram falhos, e que existiam ritos sem sentido (apresentando uma fé cristã racional).
    Me desculpe a sinceridade, mas achei ruim a apresentação.

    • @viniciuslopesalves174
      @viniciuslopesalves174 Před 5 lety +5

      Achei o mesmo

    • @lis8047
      @lis8047 Před 5 lety +6

      Gostei de sua explanação!! vim pesquisar a respeito do livro e assistindo ao vídeo não me senti entusiasmada em compra-lo. Entretanto, a partir do seu comentário mudei de ideia, e sim, agora me pareceu interessante...

    • @joaooliveira2342
      @joaooliveira2342 Před 4 lety +2

      Perfeito

    • @lorranabraga5534
      @lorranabraga5534 Před 9 měsíci +2

      Cara, também achei o vídeo bastante superficial, ainda mais considerando a profundidade do livro e as reflexões que ele traz.

  • @Idkwhatthischannelisnamedanymo

    LI essa semana, amei o livro e a resenha... abraço ; -)

  • @valdemilsonbonaldo1861

    " A fé é o que nos faz abandonar o paraíso" Gostei da camiseta do PRIMUS, grande banda

  • @erikarios46
    @erikarios46 Před 6 lety

    Gostei mt

  • @L-Slayer
    @L-Slayer Před rokem

    Excelente livro

  • @cristinacherici7430
    @cristinacherici7430 Před 7 lety +2

    Yuri, lembrei das confissões de santo Agostinho, apesar de ser considerado um livro filosófico e escrito por um homem que depois a igreja considerou santo, ele é também uma confissão que acontece fruto de um momento de crise existencial.

    • @cristinacherici7430
      @cristinacherici7430 Před 7 lety +1

      Maycon Silva oi, não tem problema! Super compreensível, ele já dedica bastante tempo preparando o vídeo, não tem obrigação de responder a todos os comentários. Eu gosto de comentar e compartilhar o que pensei ao assistir. Acompanhar os canais de literatura é um escape na minha rotina, me ajudam pensar em outras coisas, fazer outras conexões, enfim, sou grata pelo trabalho do Yuri e de outros canais!

  • @rafaelrobertoleira635
    @rafaelrobertoleira635 Před 7 lety +1

    Ele quis botar pra fora as angustias dele. Fiquei curioso. obrigado pela dica

  • @franciscalima4402
    @franciscalima4402 Před 4 měsíci

    Esse livro as páginas vieram coladas😂 a medida em que leio vou separando as

  • @danimarques7075
    @danimarques7075 Před 7 lety

    Minha crise de fé também veio tardia, só agora depois dos 30. Amo Tolstói! 💜

  • @elimarcarvalho141
    @elimarcarvalho141 Před 6 lety +1

    Yuri, faz uma resenha do livro Um, Nenhum e Cem Mil - Luigi Pirandello. Por favor, Yuri!!!!!

  • @natanpimenta
    @natanpimenta Před 3 lety +1

    Geralmente as crises acontecem quando não conhecemos a Igreja Católica. Nasci “católico”, mas como todo jovem eu me afastei, e só fui me converter mesmo com 23 anos, depois de longos 4 anos de estudos de várias religiões. Porém, quando descobrimos que a Igreja Católica foi fundado pelo próprio Cristo sobre Pedro e que essa linha sucessória perdura até hoje, com Francisco, não há como ficar indiferente. Depois, vem o aprofundamento natural na sua fé.
    Muitos são católicos apenas de ir à Missa, mas não estudam nada sobre a sua fé, não sabem nem mesmo o que é a Missa e o que acontece ali. Estes são os que abandonam a Igreja em busca de uma outra que o satisfaça, moldando Deus à sua própria imagem e semelhança. Ser católico é o contrário disto, exige renúncia, esforço e oração, para conformar-se cada vez mais a Deus, para que possamos dizer com São Paulo: “Não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim”. Até chegarmos ao Céu -se chegarmos-, onde Ele será tudo em todos.
    Às vezes temos preconceitos contra à Igreja Católica que nos foram inoculados por filmes hollywoodianos ou até mesmo por maus professores no Ensino Médio. Não refletimos sobre tais preconceitos, apenas o aceitamos inconscientemente, daí saímos por aí, por exemplo, falando que a Idade Média é a Idade das Trevas, sem nunca termos estudado nada sobre o período medieval.
    É muito mais fácil seguirmos a nós mesmos, mas difícil mesmo é seguir a Deus. Afinal, Ele não disse que seria fácil, mas que valeria a pena. Fiquem com Deus!

  • @bookrockandcoffee
    @bookrockandcoffee Před rokem

    E sobre o final de Anna Kariênina, o Lievin passa por esses dilemas religiosos e no final tem um encontro com Deus.

  • @JamesThiagoHP
    @JamesThiagoHP Před 7 lety +1

    O vídeo mais sereno que vi neste canal. kkkkkk Acho que esse livro oferece para os leitores do Tolstoi uma fala explícita sobre algo que transpassou diversos de seus livros. Pelo menos com esse vídeo descobri qual é a religião da Isa Vichi. kkkk

    • @bloglivrada
      @bloglivrada Před 7 lety +1

      James Thiago HAHAHAHAHAHAH total!

  • @eduardobitencourt9165
    @eduardobitencourt9165 Před 7 lety

    Yuri, gostaria de te recomendar um livro que necessita de redescobrimento (e relançamento) no Brasil. A morte de Artemio Cruz, de Carlos Fuentes.

  • @taniachyczy4037
    @taniachyczy4037 Před 3 lety +2

    Desculpe, acredito ser um absurdo interpretar de forma irônica o questionamento sobre o sentido da vida, pois eu as tenho e possuo 62 anos...

  • @adyingdream4585
    @adyingdream4585 Před 5 lety

    "Angst" é só medo mesmo em alemão. Não há nada de profundo nela. Angústia seria "Angstgefühl" que seria tipo sensação de medo.

  • @dgcst
    @dgcst Před 6 lety

    Angst é medo em Alemao.

  • @miquelassopedro.2660
    @miquelassopedro.2660 Před 6 lety +2

    Sou luterano aqui de Curitiba mesmo, só aconselho a tomar cuidado ao usar o termo "protestante" como tu usou no final do vídeo.
    Protestantismo, evangelicalismo e pentecostalismo são coisas diferentes.
    Se gosta de filosofia lhe recomendo H. Dooyweerd

  • @RealxFiccional
    @RealxFiccional Před 7 lety

    Achei esse livro sensacional. Acredita que minha resenha estava programada para hoje às 22 horas e aí de repente abro o YT e seu vídeo está na minha Playlist, haha. Mas é isso aí, bom vídeo e curti demais a leitura, queria ler outras obras não ficcionais dos russos.

    • @bloglivrada
      @bloglivrada Před 7 lety +2

      Real x Ficcional boa, vou lá assistir seu vídeo depois ;)

  • @lukiiinha10
    @lukiiinha10 Před 6 lety +2

    críticas rasas à igreja católica, quem nunca kkkkk excelente vídeo!

  • @luizhenriquefeitosamaciel3516

    O mais triste do vídeo é saber dessa seita pós moderna com o nome do tolstoi

  • @LiviaDuart
    @LiviaDuart Před 3 lety

    Achei que vc não abordou o livro, mas sobre o autor, o que transparece superficialidade na leitura.

  • @denisesharapova
    @denisesharapova Před 7 lety

    Você foi meio prepotente neste livro né Livrada? Bjo.

    • @bloglivrada
      @bloglivrada Před 7 lety +2

      Denise Rossi ó, moça, não sei. Mas vou te falar que a última coisa com que me preocupo quando falo de livros aqui é se estou sendo humildão ou não. Beijo

    • @denisesharapova
      @denisesharapova Před 7 lety

      Ah, de qualquer forma você é muito simpaticão e seus vídeos também.