Motos com cardã manutenção, não seja um otário você também.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 10. 2013
  • E ai tudo certo? Espero que sim. Um video explicando sobre a manutenção do cardan das motos, praticamente livre de manutenção então fique esperto..

Komentáře • 300

  • @johnnyd5186
    @johnnyd5186 Před 9 lety +167

    Já dizia meu avô que "quem veste a carapuça acaba passando o recibo". O povo tá deixando escapar a verdadeira mensagem que o cara do vídeo quis passar e se preocupou demais em criticá-lo. O que eu entendi foi que a parte do "não SEJA um otário" é apenas para aqueles que juram de pés juntos que a troca do lubrificante deve ser respeitada seguindo-se o conselho de um vendedor de uma loja de óleo qualquer, tipo "troca a cada 1.000" e ignorar todo um trabalho de uma equipe de engenheiros que estudaram e desenvolveram um manual de modo a otimizar o funcionamento de uma moto. Daí você se apega a uma verdadeira lenda brasileira (sim porque lá fora absolutamente ninguém diz que troca de óleo com 1.000 faz sentido, eles vão é dar risada da sua cara). Então te digo o seguinte: minha Virago 535, esse ano, completa 15 anos de idade. Tá com quase 120.000. Eu SEMPRE segui o manual NACIONAL à risca quanto à troca do lubrificante e do filtro. Óleo a cada 5.000 (ou 6 meses), filtro de óleo a cada 10.000 (ou um ano) e troca do óleo do cardã a cada 20.000 (ou 2 anos). Até deixei as datas de trocas marcadas no calendário do meu celular para me lembrar. Daí, antes desse Natal 2014, levei minha moto para uma revisão com meu mecânico de confiança de longa data. Veja a "lista" do que precisei trocar: 1 filtro de ar, 2 velas, RECOMENDAÇÃO de troca de disco de freio (que ainda não foi feita), pastilhas de freio, 1 cabo de embreagem e 1 de freio (trocas a meu pedido) e 1 pneu dianteiro. Fui elogiado barbaridade pela conservação do motor e me disseram que "roda mais 120.000 tranquilo". Agora, se vc tem dinheiro pra jogar fora trocando cerca de 3 litros de óleo (ou mais, dependendo da moto) a cada 1.000 ou 3.000, tudo bem. Mas saiba que isso não é apenas desperdício de dinheiro, mas troca de óleo com alta frequência e fora do padrão é uma desgraça pro meio ambiente.

  • @ismarjr
    @ismarjr Před 2 lety +3

    8 anos depois o vídeo é bem atual.

  • @DiversidadeVisual
    @DiversidadeVisual Před 7 lety +33

    Olá meus caros, li alguns dos comentários deste esplendido vídeo, pela boa vontade em explicar o bom tempo de vida útil do óleo. Na verdade pelo que pesquisei sobre óleos para motor e para transmissão primária. é que existe o fator tempo/uso dos lubrificantes, neste caso um sistema de transmissão cardan (vindo do Italiano Gerolamo Cardano que idealizou e inventou o mecanismo) sem muito aquecimento e baixo giro, então a troca se fará mais pelo tempo de uso do que pela kilometragem, devendo ser aplicado o óleo com a viscosidade que o fabricante manda. Os óleos de motor em geral tem nomenclaturas do tipo 20W50 (que dizer 20 de viscosidade quando frio e 50 quando quente) então neste sistema ele estará sempre com viscosidade de 20, pois não tem aquecimento para a transformação dos polímeros nanotecnológicos. Certamente o fabricante deve mandar usar óleos que tenham viscosidade contínua ou seja, de uma só viscosidade tal como: 30/40/50/60/70/80/90. Nestes óleos de motor o fator tempo incide bastante e só o fato do óleos ficar parado em contato com as peças de um motor já fazem que o mesmo perca suas propriedades detergentes e fica contamidado com metais pesados. Leiam a parte dos manuais do fabricante, quando tem que deixar a motocicleta parada por longo período, o que se fala sobre a troca de óleo do motor! Conclusão: O óleo a ser utilizado não deve ser o para motor e sim os próprios para caixas de transmissão, no caso do nosso amigo do vídeo SAE 90 e deve ser visto o tempo de vida útil do óleo com a máquina parada, a kilometragem pode ser realmente com 50.000. Tudo de bom a todos. Parabéns pelo vídeo. Video bom causa muitos comentérios.

  • @tiago123sousa
    @tiago123sousa Před 8 lety +31

    Exemplo clássico foi o que ocorreu nas motos pequenas principalmente da honda, antes os manuais indicavam a troca do óleo em sua maioria com 3000 km, depois de cair no subconsciente coletivo o jargão dos mecânicos medrosos: "É pra trocar de mil em mil", pronto, agora no manual da pequenas 125/150 está 1000km. Fazendo uma pequena reflexão, o período de troca deveria aumentar, uma vez que a engenharia tanto do motor quanto dos lubrificantes avançou bastante. Vai entender, Brasil.

  • @paulotrindade8945
    @paulotrindade8945 Před 5 lety +6

    No catálogo da moto ,tem como fazer uma manutenção porquê? Tem a ver com os Países ,dividido as temperaturas médias e máximas.

  • @explico239
    @explico239 Před 7 lety +3

    Prezado, quanto ao óleo da transmissão final, entanto que pode existir um exagero ao recomendar a troca a cada 6mil km. Não não tem o menor sentido essa exigência. Na Shadow, a recomendação é trocar a cada 36mil km. Então, fique de olho no nivel e no aspecto do óleo e troque-o quando vc entender. Por outro lado, um litro de oleo SAE90 custa menos que 20 dilmas, é só abrir os bujões, que nada mais são do que meros parafusos com nome diferente, deixar o óleo usado sair, depois disso, fechar o bujão do lado de baixo, colocar o óleo novo (não sei a quantidade, mas na shadow são 160 ml aproximadamente), fechar o bujão do lado de cima e o "óleo está trocado".

  • @luiztibiricagarcia3542

    Se faz o que manda o manual, mas antes é preciso aprender a ler, parabens ao Jack.

  • @renato1000leal
    @renato1000leal Před 7 lety

    valeu pelas dicas analisando o perfil de alguns vendedores eles nem andam de moto e fala o que é programo para bater metas .

  • @rocknoides
    @rocknoides Před 5 lety +1

    Obrigado pelo vídeo. Muito bom, bastante informativo.

  • @mgmanes1
    @mgmanes1 Před 5 lety

    No manual da titan 150 e bros recomenda se a troca a cada 4 mil kms porem na concessionária recomenda se a cada mil e aqui na minha cidade todos os mecânicos falam que tem que ser feita a troca a cada mil , eu tive uma que sempre troquei a cada 3 mil ate chegar aos cem mil kms e vendi com o motor justinho sem barulho nem um, agora vc imagina se eu tivesse feito a troca a cada mil km ? isso e papo para vender mais oleo

  • @geraldohenrique8825
    @geraldohenrique8825 Před 5 lety +1

    Gostei do Vectra na garagem hehehe... Tive um Elite 09 e sinto falta dele...

  • @davicunha504
    @davicunha504 Před 6 lety

    E difícil tira a roda traseira dessa moto caso precise numa viajem,um conserto no pineu exemplo?

  • @luismarciano6252
    @luismarciano6252 Před 4 lety

    Olá, eu sou de Portugal e preciso da vossa ajuda. Tenho uma moto 4 suzuki 250 ozark e não vejo nenhum pipo para lubrificar o cardan com massa consistente como se encontra em qualquer cardan normal. Sabem como se lubrifica o cardan? E qual o óleo ou valvulina se mete no diferencial? Muito obrigado pela ajuda..

  • @delmertrinco8492
    @delmertrinco8492 Před 5 lety

    Perfeito amigo, excelente seu vídeo !!!

  • @cristianoaggiovillela5473

    Boa tarde meu amigo... notei que você tem outros relógios marcadores em sua moto... quero colocar um conta giros em minha BOULEVARD... por acaso tem alguma dica que me possa ser útil? Obrigado

  • @adrieirobrasil3210
    @adrieirobrasil3210 Před 8 lety

    valeu irmão, também tenho uma boulevard c1500 e essas dicas me deixaram mais ligado. Obrigado

  • @FranklinRosaSP
    @FranklinRosaSP Před 7 lety

    Legal Jack gostei do vídeo, muito instrutivo, mas e quanto ao engraxar as outras partes fora do motor e da caixa de cardã, como vc procede? Ou não há necessidade dessa manutenção?

  • @luizeduardozignanigomes725

    Legal amigo bom video ...é normal fazer um barulho quando está "sobrando motor" quando a moto pede pra reduzir marcha em baixa velocidade?

  • @Marcoantonio-ic7vn
    @Marcoantonio-ic7vn Před 4 lety +3

    Boa mensagem cara e digo o seguinte: Se voce usar com sabedoria sua moto, ou seja, usar adequadamente, sem loucura e exageros, então é só seguir exatamente o que recomenda o manual. Lembrem-se que vivemos num país de oportunistas.

  • @artesearmas
    @artesearmas Před 3 lety +1

    Eu tenho uma Shadow 750 , só troco de acordo com o manual original dela , óleo e filtro do motor a cada 6000 km , óleo do cardã a cada 36000 km!