O IMPULSO (ASHLEY AUDRAIN) - COM SPOILER✨ I Psicanalisando livros I Sizue Itho e Angelica Tironi

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 15. 07. 2021
  • Iniciamos um novo projeto no canal: Psicanalisando livros, com a minha amiga de infância, a psicanalista correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise do RJ e doutora pelo Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ, Angelica Cantarella Tironi (veja contato dela ao final da descrição).
    Iniciamos o projeto com o sensacional lançamento da editora Paralela: O Impulso. Será um livro por mês. Os próximos serão os três que compõem a trilogia de Ariana Harwiz: Morra amor, A débil mental e o recém lançado Precoce. Participe conosco.
    Coloco a seguir os links para compra dos livros desse mês e do próximo na Amazon, caso tenha interesse na aquisição de alguma das obras. Por meio desse link, você ajuda o canal com uma pequena comissão, sem aumentar o valor se sua compra:
    👉🏼 O Impulso: amzn.to/3wOX4JY
    👉🏼 Morra amor: amzn.to/3hFp26B
    👉🏼 A débil mental: amzn.to/3wOXAaS
    👉🏼 Precoce: amzn.to/3krcUrU
    📚 O canal tem como propósito criar um espaço de diálogo entre a literatura e a psicologia. Pretendemos fazer uma análise com o olhar mais psicológico dos livros, seus enredos e personagens. Tudo isso com o apoio de profissionais e professores de diversas abordagens.
    💟 Eu, Sizue Itho, sou jornalista, apaixonada por livros, psicanalista, acadêmica de psicologia. Vivo numa casa de leitores: meu marido, Caio, e minhas filhas, Catarina e Isadora. Por isso tenho uma grande biblioteca particular, que é um espaço privilegiado em nosso lar.
    🛍️ Quer ajudar a manter esse canal? Basta usar o meu link de afiliado da AMAZON em qualquer compra que fizer no site (de livro ou qualquer outro item) e eu recebo uma pequena comissão sem aumentar o valor pra você: amzn.to/35qNcL3
    💌 Quer me enviar alguma coisa?
    Rua José Luiz Gabeira, 84/501, Barro Vermelho, Vitória - ES CEP: 29057-570
    💝 Minha lista de desejados da Amazon (wishlist): www.amazon.com.br/hz/wishlist...
    ✨ Para mais:
    INSTAGRAM: sizueitho
    E-MAIL: sizueitho.psi@gmail.com
    ✨ Conheça mais Angelica Tironi:
    INSTAGRAM DE LITERATURA: literaturaresenhada
  • Zábava

Komentáře • 33

  • @daiannecibeledesouzaborges4132

    Vou falar como leiga... Em momento algum duvidei da Blythe. A autora constrói uma narrativa muito coerente a respeito da menina. A falta do apego mãe e filha em tão tenra idade pode causar danos severos e terríveis. Blythe queria ser uma boa mãe, mas não conseguiu estabelecer este laço com a filha e a culpa não é só dela. A gente percebe q tanto ela e Cecília são carentes e almejam ser amadas. Talvez daí ela suporte o comportamento omissivo e frouxo do marido que acha q precisa defender a filha de sua própria mãe. Fox é um covarde, nunca quer enfrentar nada de frente, nunca permitiu Blythe contar sua história, ele nunca soube o q de fato houve com ela, qdo ela queria contar, ele desconversava. Desacredita dela o tempo todo, e pelo seu próprio passado de abandono e maus tratos, ela não é uma pessoa autoconfiante e começa a duvidar de si mesma. A menina é má, manipuladora, exerce uma relação de poder sobre a mãe. Talvez se Fox tivesse ouvido Blythe no início e tivessem buscado ajuda profissional o desfecho seria diferente. Violet termina o livro com quase 15 anos e não 7 ou 11... Enfim, ela é extremamente inteligente e fará tudo ao seu alcance para tirar qq obstáculo que houver entre ela e o pai. E nesse processo sente imenso prazer em qq dor que puder infligir à sua mãe. O que Blythe odeia e não suporta na filha é sua rejeição fria e calculista e sua maldade, isso é o que ela abomina na menina, ela sente medo da menina, mas ela tb ama a menina, são esses comportamentos perversos que ela repudia e não a menina em si. Queria continuação do livro.

    • @nagylakarine9049
      @nagylakarine9049 Před 2 lety +5

      Eu nunca duvidei da Blythe também

    • @zuzubalando
      @zuzubalando Před 2 lety +3

      Foi bom ler seu comentário! Acabei de ler esse livro e esperei o tempo todo por um desfecho ou uma explosão q não vieram. Mas talvez eu q não entendi mesmo 🤷🏽

    • @marimayumi3900
      @marimayumi3900 Před 2 lety +5

      EU SENTI EXATAMENTO A MESMA COISA LENDO ESSE LIVRO!!!!, e vejo que são poucas pessoas quem sentem isso. Livro maravilhoso! também queria uma continuação!!

    • @mariaflpadilha
      @mariaflpadilha Před rokem

      Não consigo culpar a violet, pra mim ela também é vítima desse desequilíbrio emocional da família

    • @danielliribeiro996
      @danielliribeiro996 Před 8 měsíci +4

      @@mariaflpadilha Ser vítima é uma coisa, ela era fria, cruel. Psicopata mesmo.

  • @daiannecibeledesouzaborges4132

    Houve um equívoco, a Etta é quem perde o amor da vida estando grávida de Cecília, casa com um homem (Henry) que ama muito bebês e Cecília. É Cecília quem trai o marido (Seb), desde quando namoravam, neste capítulo que conta do início da vida deles, pode até ser que Blythe seja filha do amante, ela não afirma, mas fica subentendido.

  • @julianaromao2310
    @julianaromao2310 Před 9 měsíci +2

    Que ideia maravilhosa fazer wste vídeo! Eu li e queria tanto comentar mas não conheço ninguém que o leu. Eu tenho um bebê e qdo a Blythe relatava as coisas difíceis com a filha enquanto bebê - amamentação, choro sem parar..etc eu pensei que são coisas normais e que ela interpretava com um viés de rejeição do bebê. Com certeza o outro filho tb deu trabalho, mas aí a mãe o entendia melhor. Acho que a rejeição inicial da mãe, além das questões de rejeição das mulheres da família construiram um cenário para a menina tb rejeitar a mãe, e neste cenário ir se transformando num monstrinho. A mãe deveria ter feito terapia pra se curar e se preparar antes de engravidar. Ela não tinha condições de assumir este papel com todo peso geracional de problemas maternos.

  • @pauloribeiro1806
    @pauloribeiro1806 Před 3 lety +15

    Eu li esse livro e gostei bastante. É inquietante e reflexivo. Uma escrita fluida e perspicaz. Com o debate de vocês, a experiência desse livro ficou ainda melhor.

    • @SizueItho
      @SizueItho  Před 2 lety

      Paulo, que delícia ler isso!😚

  • @amandadasilvamoreiramarie4565

    Acabei de ler o livro e fui procurar resenhar e encontrei esse vídeo, adorei

    • @monicacooper8558
      @monicacooper8558 Před 2 lety +1

      Fiz o mesmo. Ainda não consegui me recuperar dessa leitura. Vídeo ótimo!

  • @larasampaio888
    @larasampaio888 Před 2 lety +9

    Gente, adorei a discussão de vocês!!! Esse foi um livro intenso e após terminá-lo achei necessário procurar uma resenha profunda, justamente contendo essa relação com a psicologia, e o vídeo de vocês foi de enorme ajuda e engrandecimento. Parabéns!

    • @SizueItho
      @SizueItho  Před 2 lety

      Que bom que gostou. Que feedback legal!😊

  • @filipe_chagas
    @filipe_chagas Před 3 lety +1

    Muito bom!!!

  • @arthurmoura7503
    @arthurmoura7503 Před 3 lety +1

    Que demais!!

  • @isabelazafalon7415
    @isabelazafalon7415 Před 3 lety +1

    Maravilhosas! Eu amei! 🖤

  • @MrLacaio
    @MrLacaio Před 3 lety +1

    Vocês duas... que sinergia, quanto amor... 💘💘💘

  • @MrLacaio
    @MrLacaio Před 3 lety +1

    💞💞💞👏👏👏

  • @Mr100983
    @Mr100983 Před 3 lety

    Gostei d+ dos comentários sobre o livro

  • @fernandaferreira7652
    @fernandaferreira7652 Před 2 lety +2

    Acabei de ler o livro, mexeu muito comigo e estava procurando vídeos sobre o livro. Adorei o vídeo de vocês 👏🏻👏🏻

  • @leonardobarreto2590
    @leonardobarreto2590 Před 2 lety +1

    façam um podcast, por favooor 🙏🏼

  • @hercidia
    @hercidia Před 2 lety

    Excelente análise! 👏👏👏👏👏

  • @odisanig
    @odisanig Před 2 lety +5

    acabei de ler o livro, eu no final fiquei um pouco sem reaçao, eu diria que esse livro tem a maternidade como tema principal mas também sentimentos que eu me identifiquei muito (mesmo que eu não tenha vivido a maternidade) - sofrimento, a negliencia por parte do marido, a dor da perda e até mesmo uns pensamentos que revelam desconfiança em relaçao aos outros. Entrando nesse tópico, voce acredita que foi Violet quem empurrou o carrinho e que nas ultimas páginas ela realmente confessa o incidente? Eu fiquei com um pouco de dúvida em relaçao a isso. Ademais, o vídeo ficou ótimo e eu adorei como vcs abordaram e resenharam o livro. Muito obrigado.

    • @SizueItho
      @SizueItho  Před 2 lety +2

      Que delícia seu comentário! Qto à sua dúvida, pelo que me lembre, achei que ela não admite. Mas a mãe ganha o crédito de outra, o que faz a gente pensar que ela não é uma louca.😊Adorei vc aqui. 🪴🪴🪴

    • @sauloyuri1985
      @sauloyuri1985 Před rokem +4

      Tbm tive essa análise. Para mim, a Violet assume no final do livro que matou o Sam. E a mulher do Fox, fala: aconteceu alguma coisa com o (esqueci o nome do garoto).

  • @daiannecibeledesouzaborges4132

    Outra coisa, o livro é narrado em sua maioria, no ponto de vista da protagonista, em segunda pessoa e não em primeira, aliás para mim foi um deleite, uma vez não havia lido ainda livros neste estilo.

  • @MrLacaio
    @MrLacaio Před 3 lety +2

    "O Anjo Malvado"?

  • @contosqueencantam4263

    Não seria Electra?