A falácia da falta de investimento na educação do Brasil

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 04. 2022
  • Torne-se Membro a partir de R$10 reais e conheça nossos conteúdos exclusivos: bit.ly/3xAzWiK
    ________
    Assista - Pátria Educadora: • O FIM DA HISTÓRIA | PÁ...
    A falácia da falta de investimento na educação do Brasil.
    Quando o assunto é educação, o primeiro argumento que aparece, é que falta investimentos para as escolas e universidades do Brasil -- mas será mesmo?
    Por que a educação no Brasil é ruim? Descubra lendo nosso artigo: www.brasilparalelo.com.br/ent...
    Siga a Brasil Paralelo:
    Site: bit.ly/portal-bp
    Instagram: / brasilparalelooficial
    Facebook: / brasilparalelo
    Twitter: / brasilparalelo
    Sobre a Brasil Paralelo:
    Somos uma empresa de entretenimento e educação fundada em 2016. Produzimos documentários, filmes, séries, trilogias, cursos, podcasts e muito mais. Nosso foco é o conteúdo informativo e educativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro.

Komentáře • 444

  • @elizabetef.s.murtinho558
    @elizabetef.s.murtinho558 Před 2 lety +198

    O pior é a safadeza dos prefeitos. Na minha cidade usávamos o Método das boquinhas, método fônico. A leitura estava melhorando, mas o novo prefeito entrou, colocou uma secretaria trans, comprou um coleção de livros lá do Ceará, pelos olhos da cara. Esta coleção é toda baseada no letramento e no sócio-interacionismo. Nós, professores, odiamos os livros e os cursos oferecidos, mas vamos ser obrigados a trabalhar a coleção. Nada de alfabetização. Somos vigiados, manipulados e obrigados a engolir livros com atividades destinadas às crianças do Ceará. Sou de Itabira, Minas Gerais. Até as atividades são do Ceará. O prefeito é do time do Ciro Gomes e segue a cartilha dele. Ser professora no Brasil, principalmente das séries iniciais e sofrer. E vejo meus lindos alunos do primeiro ano sofrendo. Com suas famílias despedaçadas pelas drogas, pelo adultério, pelo desemprego, pelo abandono. Não podemos fazer milagres, somente clarear a Deus. Minha felicidade foi ter conhecido o Professor Olavo e a Brasil Paralelo. Tenho os olhos abertos. E um sonho de sair da Educação.

    • @soniafarto7123
      @soniafarto7123 Před 2 lety +17

      Imagino quanto custou essa coleção , já vi pessoas que não tem o menor conhecimento vender livros para estado , porque são ' amigos.' dos secretários , didática medíocre !! Falta de responsabilidade

    • @hadailton
      @hadailton Před 2 lety +16

      que pena! a sua desistência é o triste sinal da vitória deles e da continuidade desta doutrinacao perversa!

    • @rocha.schnell5730
      @rocha.schnell5730 Před 2 lety +6

      Força guerreira.

    • @flaviopereiradecarvalho4351
      @flaviopereiradecarvalho4351 Před 2 lety

      Verdadeiro crime o que fazem com as escolas.

    • @reginamesquita9039
      @reginamesquita9039 Před 2 lety +17

      Entendo sua desistência. Eu também desisti para preservar mina sanidade mental. Quero estar longe dessa podridão pelo menos agora ... e depois de passar a sofrer com a Fibromialgia e Depressão. Revolta, depressão e sensação de impotência quando nem alunos e nem seus pais se interessam pelo conhecimento. Só querem saber de "se dar bem na vida". Para isso vale tudo. Em meu mestrado pesquisei a respeito dos comportamentos dos alunos do ensino médio: menos de 10% se interessavam REALMENTE pelo conhecimento. Durante 20 anos dei meu melhor. Agora é tratar as sequelas da luta inglória.

  • @wlainitonxavier482
    @wlainitonxavier482 Před 2 lety +7

    Tá na hora de uma série sobre o SUS.

  • @luannalupp
    @luannalupp Před 2 lety +226

    Quase entrei em crise quando cursava Pedagogia. Quando abri os olhos e detectei essa realidade militante e de má qualidade na Universidade que mais fala de política esquerdista do que te habilita para ensinar, fiquei em choque. É muito frustrante se deparar com essa realidade.

    • @elianealpinhaki8858
      @elianealpinhaki8858 Před 2 lety +26

      Sou professora... Está difícil...

    • @luannalupp
      @luannalupp Před 2 lety +33

      @@elianealpinhaki8858 , imagino. Se você for conservador, então, sofre até perseguição dos colegas de trabalho. As salas de professores se tornam verdadeiras panelinhas.

    • @SilvioPerche
      @SilvioPerche Před 2 lety +28

      Lembro demais disso na faculdade também... Depois disso, no serviço público. Os militantes mais aguerridos sempre são os piores alunos, os piores servidores.

    • @luannalupp
      @luannalupp Před 2 lety +30

      @@SilvioPerche , e os alunos universitários ainda levantam a bandeira freireana ferrenhamente. Estão todos afundando, mas defendem o sistema que os engole com sangue nos olhos.

    • @anacosta7337
      @anacosta7337 Před 2 lety +19

      @@luannalupp Ainda bem que você percebeu. Eu não santo de nada. E o pior é que eu me achava burra. Eu acreditava que o problema era meu. Até que ao começar a estudar sobre Homeschooling, em todos os comentários dos vídeos sempre tinha uma aluna ou ex aluna de Pedagogia que se sentia exatamente como eu. Só aí foi que eu comecei a entender que o problema não era comigo. É muito cruel.

  • @CatoliCruz
    @CatoliCruz Před 2 lety +24

    Investir é emburrecer mais.
    Só acha que investimento melhorará a educação pessoas que não sabem o que é educação.

  • @francismariomorais2461
    @francismariomorais2461 Před 2 lety +96

    Esta semana estava ministrando uma aula sobre climatologia para uma turma de 2 ano no espaço público da escola por conta da manutenção do condicionador de ar, outro professor notou que tinha um total de zero alunos prestando atenção no que eu estava falando. Não é só dinheiro, não é só estrutura, não é só falta de interesse "geral", é um conjunto do várias coisas, inclusive essas.

    • @AndreaPauli
      @AndreaPauli Před 2 lety +22

      Excelente observação! O jovem não está preocupado com o ensino e nem os pais.

    • @nada0101
      @nada0101 Před 2 lety +16

      Exato, o problema vem de casa.

    • @Pedzinho
      @Pedzinho Před 2 lety +4

      só querem fazer dancinhas no tik tok!

    • @athosvieirasantos5095
      @athosvieirasantos5095 Před 2 lety +9

      Enquanto isso, eu tenho vontade de aprender e não acho professores capacitados.
      Meu professor de física não sabia o que era massa.
      Até hoje não tive uma aula de geografia porque não acharam um professor. Atualmente minha escola está de greve.

    • @francismariomorais2461
      @francismariomorais2461 Před 2 lety +3

      @@athosvieirasantos5095 sinto muito por sua situação, não perca o foco e lembre-que a coisa mais importante depois da família e da saúde é seu conhecimento.

  • @widsonferreiradossantos6199
    @widsonferreiradossantos6199 Před 2 lety +127

    Esquecem de uma constatação triste. Qual o resultado de se estudar 9 anos, sendo que nos anos 60, se estudava até a 5 série o indivíduo dominava leitura, matemática e ciências gerais de uma forma que o habilitava para o mercado de trabalho e seguia a vida adulta? Muitos alunos, hoje se esforçam, e outros figem que estudam, aboletando salas de aula e roubando o tempo dos professores. É necessario tirar o foco do sucesso de quem "rebola, atleta e celebridade de mídias" para valorizar o profissional que estuda e investe em conhecimento para entregar um serviço com qualidade.

    • @ovelhanerd
      @ovelhanerd Před 2 lety +18

      Exatamente! O Brasil em geral dá mais visibilidade às pessoas erradas!

    • @AndreaPauli
      @AndreaPauli Před 2 lety +13

      Juventude Paulo Freireana

    • @jandersonsouza8336
      @jandersonsouza8336 Před 2 lety

      Na escola era comum o uso de drogas e vadiagem sem fim

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety +5

      Só que nos anos 60 , vc não tinha a MALDITA progressão continuada , ou seja , o aluno NÃO pode ser retido , salvo no nono ano do fundamental e no terceiro ano do ensino médio ( não me lembro se tem outro ano ). Na alfabetização TIRARAM o método das cartilhas , que respeitavam a estrutura silábica da língua portuguesa , resultado : alunos gaguejando absurdamente NO QUARTO ano do fundamental l. Os diretores das escolas , muitos são ex professores que entram em PÂNICO se tiverem que retornar para sala de aula , tornando-se verdadeiros capatazes sobre o professor que tentar desafiar o sistema. Este sistema de ensino VAI PAGAR um dinheiro bom para cada aluno aprovado a este diretor (a) . As regras de reprovação , são inúmeras, sendo um trabalho inútil do professor , pois no final do ano este aluno muitas vezes será aprovado por um decreto do governador dando a aprovação sumária caso este não tenha faltas....
      Um dia disse a um professor : mas isso torna a escola um mero depósito, resposta - agora que vc percebeu ??? todos riram ...

    • @Pedzinho
      @Pedzinho Před 2 lety +2

      @@luzsol213 sem contar que tinhamos prova oral " era meu terror ler" fazendo obrigatoriamente LER o que vc iria falar"

  • @jessicacristinabertoldo2534

    Uma característica da educação dos países desenvolvidos é a avaliação de desempenho dos professores. Por lá, todos os professores passam por provas periódicas, e os que são reprovados, ou passam por uma reciclagem ou pela demissão, a depender do país. No Brasil, professores são contrários a avaliação docente. Numa situação hipotética, caso os professores passassem a receber salários de 10 mil reais por mês, uma avaliação se tornaria obrigatória, pois não faz o menor sentido pagar um salário desses a uma pessoa sem avaliar seu desempenho constantemente. Minha pergunta é: caso os professores passassem a receber um salário de 10 mil, e começássemos a aplicar avaliações e cobrar resultados práticos, quantos ainda seriam aprovados? Há notícias de que os professores geralmente eram os piores alunos do ensino médio, e geralmente buscavam cursos na área de educação pois não eram aprovados em cursos mais elitistas, e isso é realmente preocupante. Quando nos damos conta de que nossos professores eram os piores alunos da escola, percebemos o quão grave é o problema.

    • @marcosloritelopes8296
      @marcosloritelopes8296 Před 2 lety +6

      digo que aqui em sp, temos a meritocracia, que é uma avaliação para podermos mudar de faixa salarial e atingir 70% da nota mínima para nos classificarmos, quem não conseguiu não teve o reajuste, é uma maneira do professor se atualizar em sua disciplina.

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety +7

      Diz uma coisa : vc sabe como funciona o sistema de ensino Público no Brasil? . A Sra sabe como é o sistema de aprovação e retenção dos alunos ?. A sra. Acha (depois de se informar sobre minhas duas perguntas prévias) alguém realmente se importa neste país?Mas, como aperitivo, posso adiantar que professores cobrados da forma como a senhora coloca ,JAMAIS ficariam em sala de aula no sistema que está aí.

    • @flaviopereiradecarvalho4351
      @flaviopereiradecarvalho4351 Před 2 lety +5

      Verdade. Os bons alunos não querem as licenciaturas ou a pedagogia.

    • @jessicacristinabertoldo2534
      @jessicacristinabertoldo2534 Před 2 lety +4

      @@luzsol213 estudei em escola pública da pré escola até o ensino médio, tive alguns bons professores, mas tive aqueles que ou tinham péssima didática, ou não tinham conhecimento suficiente, ou passava a maior parte do tempo falando de política. Mas saí da escola em 2006, nessa época ainda não estava tão ruim quanto agora. No entanto tive que ir atrás de coisas que não aprendi na escola, ou seja, deficiências que tive que resolver por conta própria, como por exemplo o inglês, que agora sei, mas só aprendi porque aprendi por conta própria. Respondendo sua pergunta: 70% dos professores que tive seriam aprovados numa avaliação de desempenho, os outros 30% tenho certeza que teriam que procurar outra coisa pra fazer pois com certeza seriam demitidos.

    • @jessicacristinabertoldo2534
      @jessicacristinabertoldo2534 Před 2 lety +1

      @@marcosloritelopes8296 isso é ótimo. Sou de MG e nunca ouvi falar que tivesse isso em Minas, infelizmente. Mas felizmente, a maioria dos professores que tive eram bons.

  • @reginacruzecreuz3605
    @reginacruzecreuz3605 Před 2 lety +22

    Agradeçamos à politicagem, odeologismos... que tomou conta das universidades.

    • @mdfam2840
      @mdfam2840 Před 2 lety

      Verdade, Ta uma lacração horrível, uma ditadura nas salas de aulas q se vc for contra, começam a te perseguir.

    • @luizclaudio583
      @luizclaudio583 Před 2 lety

      Eu era professor universitário desde 2008 e saí exatamente por conta disso! Não dá, definitivamente, para dar aula em uma universidade se você não concordar com esse estado de coisas!

  • @alexandresantos7966
    @alexandresantos7966 Před 2 lety +16

    Fora as fraudes para adiquirir diplomas de pós-graduação e assim melhorar o salário. Isso ninguém conta.

  • @noyoutube.2024
    @noyoutube.2024 Před 2 lety +70

    Vdd quando mais investe mais piora. Tudo por causa da "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freira

    • @soniafarto7123
      @soniafarto7123 Před 2 lety +1

      E quantas greves movimentos das faculdades públicas já vimos , sempre falando que querem mais dinheiro !!!!!! Cambada de safados

    • @Jone1507
      @Jone1507 Před 9 měsíci

      nunca leu um capítulo da obra de Paulo Freire 😅😂😅
      gado sendo gado

    • @MatheusBrazilll
      @MatheusBrazilll Před 7 měsíci +1

      ​​@@Jone1507quando ele insinuou que é bolsonarista vocês esquerdistas não tem argumento sempre é a mesma fala.

  • @andrealuporini-wilson4324
    @andrealuporini-wilson4324 Před 2 lety +109

    Tive uma conhecida que foi ser professora municipal por saber das vantagens, das folgas, das ausências justificadas, dos quinquênios, e dizia, quando faltava que tinha que dar chances às substitutas. Que ela trabalhava pelo que ela ganhava.

    • @SilvioPerche
      @SilvioPerche Před 2 lety +32

      Vocação 0, malandragem 10.

    • @danielsoares2479
      @danielsoares2479 Před 2 lety +14

      Poxa vida, ela poderia trabalhar no tráfico de drogas, então. A índole é a mesma.

    • @mdfam2840
      @mdfam2840 Před 2 lety +6

      @@danielsoares2479 bem falado, vdd @!@ dps querem transparência dos governos sendo q os próprios profissionais ñ dão exemplo nenhum

    • @luizclaudio583
      @luizclaudio583 Před 2 lety +2

      @J B
      Boa tarde, J B!
      Relacionado ao que você disse estou desenvolvendo um projeto sobre suicídio entre jovens, voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no qual analiso a violência autoprovocada entre adolescentes. Com base na experiência da sua sala você teria alguma observação ou sugestão a esse respeito?
      Um abraço,
      Luiz Claudio.

    • @juca81
      @juca81 Před 2 lety +1

      @J B Deus te abençoe sempre.

  • @mikaelmelo6892
    @mikaelmelo6892 Před rokem +2

    "O seu salário sendo bom ou ruim não deveria interferir na sua capacidade de lecionar." Essa foi uma das falas mais ignorantes que eu já ouvi na minha vida!

  • @suzilimabr
    @suzilimabr Před 2 lety +28

    Lastimável! Fiquei 3 anos tentando entrar na área de exatas em uma Federal e não consegui. Estudei 1 ano em um pré-vestibular particular e consegui entrar na área de humanas em uma Estadual por vaga destinada ao aluno de escola pública. Estou formando-me com gratidão e nojo ao mesmo tempo.

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety +3

      E pretende ir para sala de aula...? Antes , sabia que a classe dos professores é mais a dos policiais a que mais está tomando ansiolítico???

    • @suzilimabr
      @suzilimabr Před 2 lety +2

      @@luzsol213 Olá! Desde os meus 4 anos frequento instituições de ensino. Ao total são 26 anos. Ainda não me sinto uma pessoa capacitada para dar aulas, apesar de ser estagiária há anos. Em relação ao medicamento, eu não faço uso de remédios além do de verme. Não sei que tipo de remédio é esse. Meus professores, quase todos, são bem de vida. Possivelmente não darei aula por conta de não acordar com este sistema. Futuramente, só vendo. Quem sabe!?

    • @cienciamapeada
      @cienciamapeada Před rokem +1

      Olha eu assistindo um vídeo e me deparo com o seu comentário. Haha CZcams pequeno

    • @suzilimabr
      @suzilimabr Před rokem +1

      @@cienciamapeada Nossa! Espero que não apareça pelos vídeos de TPM 😂😂😂. CZcams pequeno mesmo! Comprei meus livros já 😉.

  • @simoneelisakoch2842
    @simoneelisakoch2842 Před 2 lety +21

    Bom Dia! Primeiro, sou professora com muito orgulho! A "Educação", que deveria ser chamada de "Ensino", começou a entrar em degradação quando colocaram na cabeça das pessoas de que professores devem EDUCAR. A Educação deve vir de casa e o professor deve ENSINAR. Infelizmente estamos num sistema onde ninguém deve rodar e a escola tem que ser prazerosa e o aluno deve escolher as matérias que gosta. Claro que tudo mudou, mas a vida continua difícil, assim como era há anos atrás. Portanto, se tudo deve ser prazeroso, o aluno ao sair da escola, se depara com a realidade que é muito diferente daquilo que vivem nas escolas. Infelizmente estamos inseridos nesse sistema podre que se tornou a "EDUCAÇÃO"! E mais uma coisinha, salário digno é importante sim!!! Todos passam pelos professores para chegar em qualquer profissão!!!

    • @laerciorodrigues1856
      @laerciorodrigues1856 Před rokem +1

      "O professor têm que ensinar, e a família educar". No mundo ideal seria assim, mas, infelizmente, não é.
      Imagine uma água, pura, límpida;
      Imagine essa água mudando de copo, sendo passada de um copo para outro. Agora, imagine se o copo "a família" estiver sujo. Quando voc passar a água para o copo limpo " escola", ela ficará limpa? Não. Então muitas vezes o professor vai ter de filtrar essa água, até que ela não volte mais suja. Ou seja, passar valores, também é ensinar, e é mais, talvez, mais importante para a vida de alguns alunos do que aprender a própria matéria. O verdadeiro professor prepara o aluno para a vida, seja no ensino e ou na educação.

    • @umbeta
      @umbeta Před rokem

      A dificuldade que encontro com esse pensamento é: aqueles alunos que não tem uma família estruturada e consciente da realidade. Concordo que a educação deva vir de casa, entretanto uma sociedade que é mal educada não conseguirá produzir boas condutas. Penso que a escola deva ter esse papel educativo, para que assim tenhamos cidadãos conscientes e melhores (não é garantia, mas acho que faz alguma diferença).

  • @marcosloritelopes8296
    @marcosloritelopes8296 Před 2 lety +27

    nós não conseguimos mais ministrar nossas aulas em sala de aula, não há a cultura da aprendizagem, apenas brigas, badernas, pois o sistema nos fala que sabendo ou não todos passam, é uma vergonha a sala de aula muitas ocorrências disciplinares, chama-se os pais e estes dizem que não sabem o que fazer com os filhos, e salas com 38 alunos fica comprometida a disciplina e a aprendizagem.

    • @Yamiletssd
      @Yamiletssd Před 2 lety +6

      Aqui na minha cidade, as salas chegam ter 45/48 alunos, o professor tem que se virar para conter 45 adolescentes sem o menor respeito e educação.
      Os alunos falam na nossa cara que não precisam fazer nada pq sabem que "vão passar de ano", eles sabem que podem fazer o que quiserem que não serão penalizados.
      Os alunos do ensino médio deveriam estar no fundamental, devido a defasagem gritante. Qdo vc vai para o ensino fundamental I, vc vê professores sendo babá de crianças, pq se algo acontecer ele será responsabilizado. O professor está lá só pra evitar que as crianças se machuquem ou machuquem outros alunos. Como 1 único professor dará conta de uma sala com 45 crianças que não respeitam ninguém?
      No ensino médio, além de tudo que foi citado aqui, ainda temos problema com drogas, alunos fazendo sexo no banheiro, alunos com crises e mais crises de ansiedade. Temos que ficar nos policiando para não falarmos palavras que dêem gatilho nós alunos, e hoje tudo dá gatilho neles.
      A pressão do Estado sobre os professores é extenuante, é uma hiper cobrança de todos os lados. A maioria dos professores vivem à base de antidepressivos e antisiolíticos. Óbvio que há péssimos profissionais na área, assim como em todas as outras profissões.
      Um dos maiores inimigos da educação é a progressão continuada, os alunos são empurrados para a série seguinte, não podemos reprovar aluno e eles se aproveitam disso.
      Eu comecei lecionar há pouco tempo e já vou sair dessa profissão. Só quem está dentro de uma escola, enfrentando o que enfrentamos é que sabe o que realmente acontece.

    • @marcosloritelopes8296
      @marcosloritelopes8296 Před 2 lety +3

      @@Yamiletssd Suelen, está é a questão, para falarmos sobre educação, têm que conversar conosco e não emitir opiniões pejorativa em relação aos professores, nos colocando dentro de uma mesma caixinha. Parabéns temos que falar como está essa educação.

    • @MrRogeriomora
      @MrRogeriomora Před 2 lety +2

      @@Yamiletssd progressão continuada foi o câncer da educação........sabe de onde veio e onde surgiu?

    • @user-rw7mf4oo1h
      @user-rw7mf4oo1h Před 2 lety +3

      O Brasil também ensina “para passar na prova” e não para aprender. 😔

    • @marcosloritelopes8296
      @marcosloritelopes8296 Před 2 lety

      @@MrRogeriomora , desculpe pela demora, começou na cidade de são paulo com a prefeita Herundina e seu secretário da educação nada mais e nada menos que Paulo Freire. e no estado na década de 90.

  • @erisonlima9431
    @erisonlima9431 Před 2 lety +2

    Excelentes observações sobre a educação brasileira! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @moisesbarros4265
    @moisesbarros4265 Před 2 lety +39

    Sou professor do Ensino Fundamental e vou dizer o seguinte, na minha realidade não tenho pincéis adequados para escrever, não tenho como imprimir materias extras, sala quente, crianças que faltam por nada, famílias que não têm compromisso, gestores mantenedores que não mantém a escola corretamente, etc, etc.
    Estão vendo aí a minha realidade?!
    Pegue o jogador Neymar e coloque num time/campo sem nenhuma estrutura básica. Vocês vão ver se o rendimento será o mesmo.

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety +5

      O adulto Ney iria arrebentar, não é fácil ser Neymar, temos q lutar para aumentar o salário dele! Não critique o Ney, ele pode trazer copa pra nóis, qual professor pode? A resposta é nenhum.

    • @soniafarto7123
      @soniafarto7123 Před 2 lety +3

      Entendo , mas a quanto tempo escutamos e nada é feito . Uma coisa é vero o dinheiro sai do governo federal e chega nos Estados e pra onde ele vai ??

    • @moisesbarros4265
      @moisesbarros4265 Před 2 lety +4

      @@437milvisualizacoes9 Não compreendeu a comparação. É um sem noção também.

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety +1

      @@moisesbarros4265 acho q quem não compreendeu figura de linguagem foi tu mano, ironia, cara... Pouxa!

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety +2

      @@moisesbarros4265 tu é professor, cara, como q tu não entende figura de linguagem? Que isso, cara!?

  • @sergiopenha1985
    @sergiopenha1985 Před 2 lety +5

    E realmente o ensino básico é o mais importante é onde se forma caráter e saber

  • @moraesa.s.6268
    @moraesa.s.6268 Před 2 lety +6

    A infraestrutura de uma sala de aula não garante a qualidade do processo ensino aprendizagem, mas é claro que a falta dela gera desanimo e desconforto. No fim, tudo é questão de equilíbrio, um ambiente saudável e um docente capacitado.

    • @Jone1507
      @Jone1507 Před 9 měsíci

      um comentário sensato por aqui

  • @eiduff6082
    @eiduff6082 Před 2 lety +9

    O foda é que se o governo mandar mais dinheiro e nunca chega nas escolas,sempre é desviado mais de 50%

    • @jubernardi23
      @jubernardi23 Před 2 lety +2

      Mas o problema não é o dinheiro e sim todo os sistema educacional. As escolas e faculdades jesuítas antigas(na época do Brasil império) tinham praticamente só livros no começo e eram centros intelectuais.

  • @well5479
    @well5479 Před 2 lety +8

    P mim, é a falta de disciplina, principalmente de punição.

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety

      Vdd, tem q voltar a palmatória e os milho no juei! Kk- brincadeiras a parte - realmente vc tem razão.

    • @rodrigosoave2547
      @rodrigosoave2547 Před 2 lety

      @@437milvisualizacoes9 Vcs são malucos? No tempo em que a equipe de professores é formada por esquerdistas psicopatas vocês querem q eles tenham o direito de castigar os alunos?
      Vai mandar vc ajoelhar no milho se der opinião contrária a Karl Marx

  • @JoseCarlos-cu8jm
    @JoseCarlos-cu8jm Před 2 lety +1

    Lamentável!

  • @adenilson727
    @adenilson727 Před 2 lety +3

    PISA 2019 manda um salve.
    Zoamos a China, mas onde eles estão, e a gente hoje?

  • @elicianemoura977
    @elicianemoura977 Před 2 lety +5

    Análise parcial do vídeo:
    Simplificar problemas complexos deixa lacunas e limita o pensamento reflexivo.
    Analisando a frieza dos dados diria que concordo com os argumentos, no entanto, senti falta de mais dados que influência na qualidade do ensino básico: quantidade de alunos por sala, suporte pedagógico para a proposta de inclusão, sucateamento das escolas, a aquisição de livros de didáticos. Existem muitos outros, mas destaquei esses porque quando entro em sala de aula sinto esses fatores influenciarem na qualidade.
    Tenho impressão de que um dos maiores problemas da educação brasileira está na cultura de "caça as bruxas". Todos envolvidos no âmbito educacional, em algum momento, já lançou sobre o outro a responsabilidade pelos próprios fracassos. De cima para baixo na pirâmide ou vice e verso procurando em quem colocar a culpa.
    A crise educacional esbarra na cultura de sofrimento mútuo...
    Pais culpando a escola ; professores culpando o sistema; gestores culpando professores, alunos culpando professores/gestão, prefeituras/estados culpando diretores, parte da sociedade culpando a inclusão, o sistema culpando professores, entre tantas outras situações. Quando uso "culpando" é para suavizar a realidade de agressões verbais, físicas e até mortes que são facilmente verificáveis em jornais e pesquisas de credibilidade.
    Uma última reflexão...
    “Olho por olho e o mundo acabará cego” (Mahatma Gandhi).

  • @luizclaudio583
    @luizclaudio583 Před 2 lety +6

    Sou professor e fiz doutorado em Lisboa. Aapesar de ter sido aprovado em 2. lugar na classificação geral não tive bolsa de estudos. Só haviam sido liberadas 3 bolsas de pesquisas para doutorado e a prioridade era para quem estava no último ano do doutorado. Assim como no mestrado, tive que me manter com minhas próprias economias. Nesse mesmo período conheci brasileiros que faziam mestrado e doutorado sanduíche também em Lisboa. Todos eles eram bolsistas e todos me disseram que não existe nas universidades federais um número determinado de bolsas de pesquisas para mestrado e doutorado. Me disseram que tudo depende das relações pessoais que você tem com o professor, o coordenador... Ou seja, bolsa de pesquisa no Brasil é um buraco sem fim! Haja dinheiro para manter isso! É por isso que os reitores e professores das universidades públicas federais estão desesperados para Lular voltar ao poder. Afinal, foi assim que Lula conseguiu a "fidelidade" dos reitores e professores dessas universidades.
    Penso que o problema no Brasil nunca foi falta de dinheiro. O problema no Brasil é a falta de honestidade e de caráter - e não só dos políticos.

  • @regismatos9438
    @regismatos9438 Před 2 lety +51

    A nova geração de professores tá pior que a última os alunos aprendem mais no you tube com um vídeo de 20 minutos do que com um professor na sala de aula.

    • @rodrigosoave2547
      @rodrigosoave2547 Před 2 lety

      Aprendem mesmo porém esse método moderninho de "decoreba" para o ENEM também é uma das piores coisas que se pode acontece para a educação. As massas de jovens estão tentando decorar conhecimentos mais aprofundados para passarem em vestibular de uma forma que não aprendem a base nem a origem das ideias, pouco tempo após "aprenderem" já ficarão burros de novo, pois nunca adquiriram o conhecimento de fato.

  • @gnetolopes8038
    @gnetolopes8038 Před rokem +2

    Atualmente, em minha escola, há alunos analfabetos no 6°, 7°, 8° e 9° anos. Nunca vi situação assim. Se antes da pandemia a coisa já estava feio, pós-pandemia piorou muito!

  • @mayarastoski
    @mayarastoski Před 2 lety +7

    Eu cursei 1 ano de psicomotricidade, era voltado à área escolar, desisti pela militância esquerdista do curso e dos professores. Hj me sinto realizada em uma Faculdade que foca no conteúdo e não em militância, Faço Terapia Ocupacional na UniFatecie 🙏🏻

  • @ivsonsantos4062
    @ivsonsantos4062 Před 2 lety +13

    Tenho uma grande curiosidade em saber e acredito que isso vale um vídeo.
    Países que investem igual valor ou menor valor que estão melhores colocados que o Brasil.

    • @er4255
      @er4255 Před 2 lety +1

      O ranking mencionado pelo Prof Hermes parece conter o investimento também. É só ordenar segundo a variável desejada.

    • @ivsonsantos4062
      @ivsonsantos4062 Před 2 lety +3

      Sim acredito que tenha.
      Mais seria interessante um vídeo mostrando pq países que investe igual ou menor valor estão conseguindo resultados melhores que o Brasil.
      Acabar com essa narrativa de que o problema da educação é falta de grana.

    • @er4255
      @er4255 Před 2 lety +2

      @@ivsonsantos4062 mas a série pátria educadora do BP expõe justamente isso.

    • @ivsonsantos4062
      @ivsonsantos4062 Před 2 lety

      Partiu pátria educadora.
      Obrigado pela dica

  • @Death2208Note
    @Death2208Note Před 2 lety +5

    Fui professor durante 15 anos. Sempre acreditei que passar a informação adiante (ensino) era uma arte e uma troca (você também acaba aprendendo). Muitos professores acreditam que é apenas uma questão de "pagar mais e só depois eu penso em repassar o quê sei". Na atualidade, muitos até sequer possuem esse conhecimento para repassar. Basta ver que as piores notas nos vestibulares acabam migrando para os cursos de pedagogia, filosofia e sociologia.

  • @nildorocha5202
    @nildorocha5202 Před rokem

    Parabéns pelo vosso teabalho

  • @honkpillbrasil
    @honkpillbrasil Před 2 lety +7

    Jhon Taylor Gatto,e o emburrecimento programado...
    Tudo seja particular ou público, é uma MATRIX do emburrecimento programado, embora tenham pessoas de boa índole.
    Mas,eu mesmo desconfio de tudo e de todos.
    Bacana o conteúdo valeu

  • @daliladias2898
    @daliladias2898 Před 2 lety

    O trabalho do BP é excelente!👏👏👏👏

  • @fabiosampaio8851
    @fabiosampaio8851 Před 2 lety +6

    Não adianta nada . O dinheiro não chega no destino ficando pelo caminho. É pão bolorento, bonito por fora estragado por dentro.

  • @MariaPereira-xs1qh
    @MariaPereira-xs1qh Před 2 lety +5

    Trabalho no berçário de uma creche, a sala é multisseriada, horrível de trabalhar, tenho desde bebê de 3 meses à crianças de um ano e oito meses. No meu período de trabalho o foco é no cuidado. A parte de educar vai acontecendo conforme segue o nosso dia. Temos aulas planejadas, mas a maioria das vezes temos que interromper o pedagógico para cuidar da higiene, saúde e bem estar dos pequenos

  • @santosdf1058
    @santosdf1058 Před 2 lety +37

    Várias desculpas são repetidas por varias décadas que buscam apenas isentar os educadores de sua responsabilidade pelo baixo desempenho dos alunos....
    Concordo que a estrutura precisa ser aprimorada e isso prejudica, porém a militância toma os holofotes e esquecem que o aluno precisa aprender a interpretar os acontecimentos e ter suas próprias opiniões.

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety +3

      Entra num curso da área de licenciatura , desses a distância que vc paga 60,0$ , passa um ano de estágio em uma escola (PÚBLICA comum , sem ser militar ou federal) e depois volta aqui pra dizer o que achou. Vai...

    • @santosdf1058
      @santosdf1058 Před 2 lety +2

      @@luzsol213 Algumas pessoas escolhem profissões que não paga bem e depois reclamam... Estude e busque outro emprego ou cale a boca e volte a trabalhar!

    • @DesvendandoaGeografia
      @DesvendandoaGeografia Před 2 lety +4

      Esse é o principal problema do sistema de ensino no Brasil, desvalorizar e culpabilizar os profissionais da educação, que trabalham em escolas com goteiras, salas super lotadas, com estudantes sem a mínima noção de princípios éticos básicos de convivência, mas é claro, tudo isso não interfere, o problema é o professor, que obviamente deve se acostumar com tal situação e silicenciar, buscando fazer milagre sozinho. Até porque, nas escolas públicas, em sua imensa maioria, não há psicólogos e assistentes sociais, fora inúmeras outras coisas.
      Além de tudo, investir 70% dos recursos destinados a educação, no Ensino Superior é exatamente o contrário do que os países desenvolvidos fazem. Isso é óbvio, afinal a grande maioria dos estudantes está no Ensino Básico e são esses, que precisam de amplos investimentos.
      Agora para quem não é professor segue algumas perguntas básicas👇
      1-Você sabia que os Estados e municípios "obrigam" os professores a passarem todos os alunos, tendo adquirido competências ou não?
      2-Você sabia que quando há festinhas, do dias das mães, pais, junina e de formatura, os professores fazem vaquinhas para pagá-las, pois o governo, não repassa verbas para isto, mesmo "exigindo-as" no calendário escolar?
      3- Você sabia que o ideal são apenas 15 alunos por sala e muitas vezes temos mais de 40 e junto a esses, alguns com laudos que requerem cuidados especiais, como: altismo, deficiência intelectual, TDH entre outros?
      4- Além de tudo isso, os professores do Ensino Básico precisam fazer milagre com apenas 30% dos recursos que vão para mais de 40 milhões de estudantes, enquanto 70% do capital, vai para as Universidades que possuem apenas cerca de 8 milhões de matrículados.
      5- Quanto a doutrinação ela existe sim e principalmente nas faculdades, já que, nos cursos de humanas, só são indicados textos marxistas, pelo menos em minha experiência acadêmica.
      Como você, pode verificar, isso é só a ponta do problema, que é de uma complexidade absurda.
      Porém, mesmo diante de todas essas questões, continuo no sistema, firme e forte, e não desisto dos meus alunos e para eles darei o meu melhor!
      Sou muito grata aos meus queridos professores, que mesmo diante deste caos, conseguiram me oferecer o melhor que podiam!
      Que Deus, nos abençoe a vencer tantos obstáculos!!!

  • @jailtonferreira2295
    @jailtonferreira2295 Před 2 lety +4

    A questão é que o dinheiro não chega de fato onde é pra chegar. Ele fica pelo caminho. Esse é o grande problema. Muitos estados e municípios nem paga o piso nacional aos professores ficando somente no papel. Escolas sem quadras de esportes ou caindo aos pedaços, sala com ventiladores quebrados, que poderia ser com ar-condicionado principalmente no nordeste que tem temperatura elevada. Alunos especiais que as vezes nem tem auxiliar de sala. Salas super lotadas com 40 alunos. Merenda de péssima qualidade onde a maioria dos dias da semana e somente bolacha com suco. Acho que a educação deveria ser federalizada 100%.

    • @jailtonferreira2295
      @jailtonferreira2295 Před 2 lety +1

      @Tomás... para ter uma educação de qualidade no Brasil precisa ter uma revolução tanto do poder público em aplicar o dinheiro de fato, como também no método de ensino brasileiro.

  •  Před 2 lety +1

    Bom, pelo menos, com este meu trabalho aqui de Alta Cultura e saneamento da cultura jurídica, estou pagando de volta à sociedade tudo o que gastaram comigo na Velha USP.

  • @welison
    @welison Před 2 lety +3

    Como dizia o Clovis .
    Educar exige dedicação esforço por parte daquele que deseja o conhecimento.
    Exige correção de rota , o individuo que acha que será agradado o tempo inteiro na maioria das vezes não se interessa por nada .
    Falta objetivo para as escolas que hoje ensina o que? Para quem?
    Analogia rápida.
    No futebol todo jogador quer ir para Europa. E vai por méritos independente de idade caso contrario volta .
    O objetivo alem do sucesso local está além.
    Nas escolas o objetivo não esta ali muito menos alem.

  • @renanyoanen5712
    @renanyoanen5712 Před 2 lety +2

    Um abraço para quem cursa pedagogia. Tô na metade do curso e tem sido uma luta ir contra os valores defendidos por eles. Mas a gente vai conseguir em nome de Jesus. Um abraço pra vcs.

  • @lucisanchez4268
    @lucisanchez4268 Před 2 lety +2

    Trabalho na área administrativa da Educação. Esta semana uma Diretora de escola me procurou pra questionar por que ela recebeu 3 freezers se ela não precisa. Ao mesmo tempo estamos trabalhando sem funcionários, salários baixos pra nossa classe. Tenho uma prima de 12 anos que fica na escola período integral, no celular, por que não tem música, arte, jogos dança. Dinheiro tem sobrando, precisa ser bem empregado.

  • @nadaprafazer963
    @nadaprafazer963 Před 2 lety

    Brasil!!!

  • @franciscojoseriverapinedo119

    Exatamente minha prezada.... Problema de educação está no método, no trato e na comunicação. Educar e ser professor não é falar sozinho, manipular mentes e nem cuspir giz. Estamos falando da ARTE DA COMUNICAÇÃO, interpelacao, abordagem visual, incitação, percepção e ação imediata. Pergunto: O que se ensina nas licenciaturas????

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety +3

      Discordo, o problema da educação está no conteúdo de merda passado pelo MEC. O método é problema secundário, o conteúdo precisa melhorar urgente.

    • @soniafarto7123
      @soniafarto7123 Před 2 lety

      Os dois são errados a partir do momento que precisam um do outro , espero que o atual governo faça uma limpa no MEC , para que a educação melhore , pois vendo já o drama que começou , podemos imaginar que mudanças já acontecem , torço para que consigam aí sairemos do buraco Paulo Freiriano

    • @goenitzhigashi
      @goenitzhigashi Před 2 lety +3

      @@437milvisualizacoes9 conteúdo e método são importantes. pra uma criança, sem referência, o método facilita a forma de como se aprende. Eu falo por mim. Quando era menor e até hj. Sou mais lento pra aprender. Preciso de algumas condições como introspecção, pesquisar muito e mergulhar nos estudos. Preciso de repetição pra memorização. Se vc falar em repetição pra um professor adepto do método global ele vai ter um infarto, pois ele acha que esse método é monótono e a criança vai se sentir oprimida.

    • @437milvisualizacoes9
      @437milvisualizacoes9 Před 2 lety +1

      @@goenitzhigashi pode ser, mas continuo achando que o conteúdo é o principal.

  • @serpentariocdz1962
    @serpentariocdz1962 Před 2 lety

    Perfeito

  • @li.v9
    @li.v9 Před 2 lety +1

    2:50 ela culpabilizando os educadores, não reconhecendo as dificuldades das péssimas condições de trabalho e enfatizando que a valorização do profissional não é importante... Lamentável. Vamos deixar Japão, Finlândia, Coreia do Sul como exemplos.

  • @juliocd76
    @juliocd76 Před 2 lety +3

    Meu testemunho:
    No ano de 2.011 ingressei no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, minha esperança era de ingressar em uma instituição que fosse referência em tecnologia e organização e aí começa a total decepção; estrutura sucateada, laboratórios com tecnologias dos anos 60 (cheirando mofo), chovia no laboratório de ensaios elétricos que mais parecia uma cachoeira. Á época foi realizado reforma nas salas do piso superior, carteiras e cadeiras novas, instalação elétrica nova, etc, não reformaram o telhado, chovia mais dentro do que fora. Certa vez questionei junto ao docente porque não havia uma parceria com empresas privadas, ele me disse que não era permitido, então todos os instrumentos educativos eram sucateados. Tínhamos 2 professores em algumas disciplinas, um verdadeiro desperdício físico e financeiro já que muitas disciplinas eram apenas a passagem de slides. Professores se afastavam do trabalho para fazer mestrado e doutorado em busca de melhor remuneração, nada contra melhorar a qualidade dos profissionais, mas o que era visto era mais benefício aos professores do que aos alunos. Eu poderia ficar aqui digitando um livro sobre os absurdos que eu observava. Éramos por volta de 40 alunos ao início do curso, por volta de 15 se formaram, não que fosse difícil, mas era nítida a falta de embasamento educacional dos alunos durante o ensino básico que se refletia em dificuldades durante o ensino superior.
    E foi assim que eu comecei a questionar a educação brasileira como um todo. Eu já vinha de um ensino básico medíocre, mas nesta instituição comecei a entender o porquê de nosso país ser tão atrasado.

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety

      Faz chorar , mas antes pergunte : A quem interessa o que está aí?

    • @juliocd76
      @juliocd76 Před 2 lety

      @@luzsol213 Eu me pergunto o mesmo. Porque achar normal a ignorância?

  •  Před 2 lety

    Meu Deus!!!

  • @lgks1897
    @lgks1897 Před 2 lety +29

    Uma sugestão à Brasil Paralelo: criem cursos de idiomas na plataforma. Não só de inglês mas das línguas clássicas também!

  • @antoniovaz9460
    @antoniovaz9460 Před rokem

    Excelente vídeo.

  • @heliogomes9018
    @heliogomes9018 Před rokem

    Sandes & sandes Betim MG

  • @eduardofracarolibortolon4436

    Meu filho estudava na rede pública, eu via que o interesse de ensinar de vários professores era bem perto do zero, os pais reclamavam com a diretora, mas ela dizia que não podia fazer nada pois elas tinham cadeira e não podiam ser mandadas embora

  • @mariacrepaldi7785
    @mariacrepaldi7785 Před 8 měsíci

    Da para ver que o nível de educação no Brasil tá caindo ano após ano com o governantes que temos últimamente.

  • @andredelfranco1335
    @andredelfranco1335 Před 2 lety +4

    A falta de livro didático pode ser suprida com ebook

    • @user-g3ki6dc8u
      @user-g3ki6dc8u Před 2 lety +2

      É uma ótima ideia, mas na prática nem tanto já que existe um grande número de pessoas sem acesso a Internet (o que no caso é outro problema que deve ser resolvido com urgência)

    • @andredelfranco1335
      @andredelfranco1335 Před 2 lety +2

      @@user-g3ki6dc8u basta um na escola ter acesso à internet e passar os arquivos em drive

  • @saraelisabethdecarvalhosil6233

    Escola e Universidade no Brasil, já foi espécie de Salvação para a família e o Mundo, infelizmente, hoje é a perdição e aflição para família e o Mundo.
    Hoje os Pais não vivem tranquilos com os filhos na Escolas, não tem a mesma emoção para comemorar: meu Filho passou no Vestibular, porque sabe que no primeiro dia de aula terão o mmento de Salve-se se puder. Eu não deixei meu Filho ir para a Universidade nos três primeiros dias de aula, nem por decreto e ele entendeu e depois me agradeceu, pelo que soube da calorosa recepção. Ele já se formou há vários anos e essa recepção vai cada vez pior. Porquê não fazem nada contra o lindo trote?

    • @cordeiro5725
      @cordeiro5725 Před 2 lety +1

      Eu nunca participei de trote... Houve veteranos que ficaram cricri com minha turma porque ninguém quis trote....Eu disse "Já comemorei ....no banco de escola fazendo a prova do ENEM".

  • @saletemoraes9308
    @saletemoraes9308 Před 2 lety +3

    Trabalhei 30 anos na educação.
    Onde causou o desinteresse pelo estudo na escola?Foi qdo veio a progressão automática, aí que a educação caiu por terra.Tanto para os alunos como para os professores. Aquele professor responsável que dava suas aulas bem preparadas,faziam os alunos estudarem, com provas mensais.Perdeu o interesse. Por causa da aprovação automática.
    Ainda mais os alunos sabendo ,que eu passo de ano,para que preciso estudar?
    Gerando a indisciplina a falta de respeito com os professores, classes super lotadas de alunos,o controle da disciplina tornou-se, mais um problema sério. Como trabalhar? Onde veio o total desânimo dos professores. Vão empurrando com a barriga.

    • @lucianonunes7024
      @lucianonunes7024 Před rokem

      Essa profissão está uma tristeza, sistema de educação falido. Realmente vc falou tudo.

  • @biankasilva458
    @biankasilva458 Před 2 lety

    Claro,o dinheiro vem e os políticos simplesmente o colocam em seus bolsos !

  • @carlossousasilva1656
    @carlossousasilva1656 Před rokem

    Professor merece demais um salário melhor sou a favor disso

  • @lucianachagas6809
    @lucianachagas6809 Před 2 lety +2

    Um conjunto de coisas que atrapalham, mais os gastos que são destinados e não podem ser alterados, como verbas fixas para livros, sendo que as vezes a escola precisa é de um filtro de água e está até doando livros. Verbas exorbitantes para formações de má qualidade, e ainda mais para professores que já tem formação. Desperdício atrás de desperdício. E a falta de participação dos pais ou responsáveis.
    Ensino para adultos sem limite de repetência ou fiscalização.
    Alunos são obrigados a estudar sem querer e os responsáveis também não incentivam, e acabam causando o caos para os professores e não deixam os outros alunos estudarem, desmotivação total. Enfim...

  • @moisesbarros4265
    @moisesbarros4265 Před 2 lety +10

    Se pagar 20 mil para um professor a educação não melhora. Mas será culpa exclusiva do professor?!
    Chame o melhor médico para fazer uma cirurgia, mas não dê a ele as condições perfeitas para tal procedimento.
    Sabemos que vai dar morte.

    • @eduardofracarolibortolon4436
      @eduardofracarolibortolon4436 Před 2 lety

      Mas qual é a condição perfeita para um professor?

    • @lupitaflordemaracuja3516
      @lupitaflordemaracuja3516 Před 2 lety +1

      @@eduardofracarolibortolon4436 vai em uma escola pública e saberá.

    • @eduardofracarolibortolon4436
      @eduardofracarolibortolon4436 Před 2 lety +1

      @@lupitaflordemaracuja3516 muitos filósofos gregos ensinavam em baixo de árvores ao ar livre, no meu ponto de vista a mão de obra usada no ensino é muito mal qualificada e para piorar não pode ser mandada embora. Entenda mal qualificada de várias maneiras.

    • @goenitzhigashi
      @goenitzhigashi Před 2 lety +1

      Não tem nada a ver com salário ou estrutura. É o método.

    • @lupitaflordemaracuja3516
      @lupitaflordemaracuja3516 Před 2 lety +1

      @@eduardofracarolibortolon4436 Os nossos estudantes não quer estudar, e nem precisa, já que o sistema vai aprovar ele mesmo, conheço municípios que tem aprovação de 100% e os alunos chegam na rede estadual sem saber o básico que é ler e escrever, mas não quero continuar essa discussão já que não leva a nada mesmo, no final de tudo você tem razão dos seus agurmentos.

  • @reginaldonobre7721
    @reginaldonobre7721 Před rokem

    O negócio é bravo 😱

  • @Ca-if9ie
    @Ca-if9ie Před 2 lety +2

    Professores aposentados não poderiam voltar a dar aulas, reciclagem e provas para os professores, pois, muitos não sabem é não querem dar aula.

  • @anapaulamaia5664
    @anapaulamaia5664 Před 2 lety +1

    Acho que os aspectos sociais pesam muito para esse resultado. Trabalho em uma escola pública muito organizada, tenho uma salário razoável pois o governador do meu estado implantou um bom plano de carreiras e sinto que temos uma boa equipe de profissionais. Mas as questões sociais tem um impacto muito negativo em nosso trabalho, os alunos não tem acompanhamento da família, quando não, vivem situações de extrema pobreza, violência, negligência, e em virtude disso não tem interesse em focar nos estudos, e as vezes acho que nem conseguem se ver tendo um futuro diferente. Não demonstram interesse nas aulas, não respondem as atividades e chamar os pais não adianta nada.

  • @palomarodriguesdiassena2726

    Nossa! Então todo profissional merece ser valorizado e não o professor.

  • @vandersonreges9424
    @vandersonreges9424 Před 2 lety +2

    Eu tenho um bom domínio da leitura, e minha alfabetização foi feita pelo método tradicional: primeiro aprendo as letras, depois as sílabas, aí as palavras simples e depois as complexas. Minhas tias professoras dizem que agora a secretaria quer o aluno descubra sozinho que tal palavra está arrada, sem que ninguém diga. Querem começar logo com um texto para ler. Como isso pode funcionar? Não é orgânico. P.S: quem me alfabetizou foi minha mãe, o grande problema do Brasil é que os pais não querem mais educar os filhos.

  • @verumvitae2163
    @verumvitae2163 Před 2 lety

    👏👏

  • @daletecrystal8459
    @daletecrystal8459 Před 2 lety

    A RESPOSTA É SIMPLES: "Se não roubar sobra".

  • @delmaguandalim3675
    @delmaguandalim3675 Před rokem

    Que desgraça!

  • @cauatais
    @cauatais Před 2 lety +1

    SOu professora de uma escola municipal com alunos dificeis e acima do limite para cada turma. 2.500 é uma piada para um professor que tem que entrar em uma sala de aula com 30 alunos que não fazem dever de casa, que não querem aprender, que fazem professores chorarem por não conseguir sustentar a familia com esse salario e trabalharem sem valorização. Sem contar as crianças com problemas psicologicos que não tem laudo e atrapalham as aulas, no Brasil o salario de um professor mesmo que de 2 periodos não da conta de fazer compras do mês, pagar luz, agua, iptu, e milhares de impostos. SOmos desvalorizados e vejo muitos professores jovens parando em consultorio psiquiatrico e pedindo licença e ganhando menos ainda. Como vocês querem que a educação melhore se não temos apoio e nem incentivo?

  • @rodrigosoave2547
    @rodrigosoave2547 Před 2 lety +2

    O problema dos alunos que não querem aprender ser tão comum é também um fruto da falta de boa educação, porém na base. Toda a fuga da leitura e desprazer pelo entendimento das disciplinas se dá por uma dificuldade acumulada desde a infância. Lembro do meu tempo de ensino fundamental onde ainda no 9º ano existiam alguns com dificuldade para ler, imagine a frequência que surgirá nesse meio alguém com interesse ou até mesmo capacidade para a leitura mais complexa.

    • @ademilsonferreira4569
      @ademilsonferreira4569 Před rokem

      Um vídeo idiota para comentários idiotas em sua maioria recheados de antiesquerdismo...a direita governou o país por 502 anos consecutivos e há seis voltou ao poder e só tivemos piora na educação;o que vcs defendem é que a educação de restrinja á elite e a exclusão do pobre das universidades, só não coragem de escrever!

  • @henriquecamargo3670
    @henriquecamargo3670 Před 2 lety +2

    A questão não é que os professores querem ganhar bem para executar sua função, a questão é que baixos salários prejudicam a vida do professor e isso reflete-se na sala de aula, não porque o professor quer "se vingar", mas como algo necessário, uma vez que a profissão de educar requer, dentre outras coisas, um bom estado de espírito e de ânimo para o educador. O cérebro é a ferramenta de trabalho docente e não os músculos. E um cérebro preocupado com o mantimento, a conta de luz e, por vezes, deprimido não consegue desenvolver seu potencial. Outra questão a ser colocada é o desconhecimento da qualidade do aluno brasileiro. Muitos professores sofrem violência psicológica e agressões em sala da aula. Salas de aula lotadas de gente que, na maioria dos casos, não quer aprender. Essa deputada dita conservadora, com todo o respeito devido, falou tal como uma pedagoga esquerdista. E como sei? Sou professor e já estou cansado desse discurso de centralização em um aluno ideal que não existe. Parece que Paulo Freire pode ser aplicado pelo "conservadorismo" brasileiro, basta mudar algumas nuances na linguagem e manter-se fiel ao discurso central: o professor não ensina porque não quer ou não sabe ensinar, não importando que esteja aos farrapos ou doente dentro de uma sala de aula real, desconhecida pela deputada.

    • @ste_este
      @ste_este Před rokem

      Essa deputada já foi professora de história em escola pública, e o que ela disse é aplicável, saber ser criativo na aula de forma que chame a atenção do aluno...
      Eu também acho que os professores estão certos de pedir aumento salarial, mas pedir um número menor de alunos na sala de aula deveria ser a pauta principal.

  • @profalucciano
    @profalucciano Před 24 dny

    Quem lecionou em escola pública tem autoridade para deliberar sobre o assunto, a Coreia do Sul conseguiu e o Brasil não, por quê será, né?

  • @darciristowtocha3625
    @darciristowtocha3625 Před 2 lety

    Não adianta investir se ninguém tem vontade de estudar, e dinheiro jogado fora.

  • @luizveraz1
    @luizveraz1 Před 2 lety

    100 bilhões e muita grana? Éramos pra sermos ultra inteligentes?

  • @jemerson.august
    @jemerson.august Před 2 lety

    Brasil Paralelo, além do conteúdo a única coisa que peço é a playlist dessas canções usadas nos seus videos (3:23). Desde eu ter assistido a série "a primeira arte" passei a me interessar pela música consciente e erudita.

  • @temdemencia7274
    @temdemencia7274 Před rokem

    Quanto mais Estado, menos qualidade.

  • @eduzin2192
    @eduzin2192 Před 2 lety +1

    Esse baixo investimento na base e alto investimento em universidades gerou uma saturação de profissionais, em que há excesso de diplomas e falta de geração de empregos

    • @rodrigosoave2547
      @rodrigosoave2547 Před 2 lety

      E consequentemente também uma falta de qualidade destes profissionais diplomados.

  • @comprasseguras2604
    @comprasseguras2604 Před 2 lety

    A escola basica aqui da Vila Galvão Guarulhos não falta dinheiro
    O diretor vai trabalhar de JAGUAR F- TYPE!

  • @RafaelaLorenzon
    @RafaelaLorenzon Před 22 dny

    Essa deputada do vídeo deve trabalhar somente por amor. Professor também trabalha pelo dinheiro SIM, como todo profissional.

  • @rafaels2905
    @rafaels2905 Před 2 lety +4

    Eu concordo com gênero, número e grau que não é dinheiro. Mas um professor de Escola infantil ganhar r$2000 tb acho que não dá. É salário de operador de fábrica (nada contra!!), mas a responsabilidade de um Professor é muito maior que a de um operador. Sou dono de fábrica. Fora o nível dos Professores que é muito ruim. Professor falando errado e ainda ensinando.

    • @luzsol213
      @luzsol213 Před 2 lety

      @Tomás... O Sr é dono de escola ?

  • @edercavalcante7054
    @edercavalcante7054 Před 2 lety +6

    Tínhamos dois titãs na educação, Enéas e Olavo, tratados como histriônicos e loucos, saibam de uma coisa, nossa gente não é só burra, ela se ajoelha a narrativas e coitadismos... verdadeiros viralatas!

  • @franciscogomes435
    @franciscogomes435 Před rokem

    A solução é o corte do investimento ?

  • @sreiscandido
    @sreiscandido Před 2 lety +1

    O correto não seria "O Brasil investe, "mas" a educação piora"

  • @clemiltonnovaesmoura1191

    O quê esperar de um país onde anita, vitar, bbb e discussão de famílias.....

  • @sirnandorobertofranca2603

    Inversão de valores na aplicação: a base deveria ser a prioridade.

  • @darciristowtocha3625
    @darciristowtocha3625 Před 2 lety +1

    Os problemas da educação vários não se trata apenas de ter o maior investimento na educação. Falta interesse nos alunos em se esforçar para aprender. O povo brasileiro não é muito voltado para a educação, os professores não se interessam em ensinar, porque isto é um n enraizado na cultura brasileira, o u Seja não existe muito interesse em estudar.

  • @athosvieirasantos5095
    @athosvieirasantos5095 Před 2 lety +2

    Tenho um professor de física que não sabia o que era massa, num questionamento dentro da sala de aula ele disse que iria pesquisar quando chegasse em casa. Eu já sabia.

  • @fdhahaehetehtet163
    @fdhahaehetehtet163 Před 2 lety +1

    O estado é a única instituição que ao fracassar pede mais dinheiro!

  • @nykolas33
    @nykolas33 Před 2 lety

    Brasil

  • @rafaelamaro7302
    @rafaelamaro7302 Před 2 lety

    Venho acompanhando vocês de um tempo, sou assinante dos conteúdos exclusivo... Sinto em vocês um posicionamento político e a visão que vocês estão passando para todos que querem ver.
    Acho o conteúdo de vocês bem imparcial, uma comunidade inteligente que passa uma visão política sem realmente esclarecer os dois lados da moeda.

  • @thiagoalves3914
    @thiagoalves3914 Před 2 lety

    A gabriela prioli quer os dados!!

  • @benneditoalves496
    @benneditoalves496 Před 2 měsíci

    Descordo totalmente con esse video, vc ai vc trabalhar sem material

  • @marcelor1235
    @marcelor1235 Před 2 lety +1

    Quanto menos Estado melhor. Por mim, ele poderia cortar impostos e não fazer NADA. Sem ele ruim, com ele pior!

    • @julio-opatriarca5688
      @julio-opatriarca5688 Před 2 lety

      A humanidade já chegou A um patamar que não precisamos mais de estado, olha a tecnologia que temos hj, é mais que suficiente pra viver sem estado!!!

  • @er4255
    @er4255 Před 2 lety

    Bom

  • @mauriciosantana8666
    @mauriciosantana8666 Před 2 lety

    ZN SUL VL das Belezas São Paulo

  • @lubithu36
    @lubithu36 Před 2 lety

    Há professores que amam o que fazem e Há professores q fazem pelo que ganham. Infelizmente há muitos desvios por parte dos administradores destas verbas, sejam dentro da escola ou governamental...
    Estudei em escola pública e tbm ,uma parte, em particular... tive bons professores nos dois tipos de escola... porém, existiam os péssimos tbm.
    Os alunos se interessam pelas aulas , se o professor souber conduzir a atenção da turma...
    Lembro-me bem de certos professores q chegavam, colocavam slides, falavam pelo cotovelo e de forma monótona... era aula chata, sem graça...todo mundo não via a hora de acabar e não prestava atenção.. uma pena, para os dois lados...

  • @paulorobertospinolaecastro2397

    O Estado deveria oferecer ensino de qualidade. A educação é responsabilidade das famílias e da sociedade. A mistura desses dois conceitos deságua no marxismo cultural, instrumento político de dominação visando ao poder do estado sobre a população pelas oligarquias fisiologistas e patrimonialistas.

  • @mathsmagalhaes
    @mathsmagalhaes Před 2 lety

    Eu achei muito contraditorio a primeira fala, para não levar em consideração o meu salário como base de um bom ensino que irei lecionar para meu aluno. Então minha cara se meu salario sofrer um corte eu tenho que continuar super motivado e aceitar calado?

  • @carlosmaggieriantoniokaka7086

    A diferença entre os alunos de uma escola pública e de uma fundação casa é que ao final das aulas eles vão para as suas casas e os outros voltam para as suas unidades. Dói muito dizer isso mas infelizmente são em sua maioria uns projetos de delinquentes.

  • @edancap6579
    @edancap6579 Před 2 lety +2

    Serviço de educação em um ambiente de livre mercado, vc dá poder para os pais escolherem o q o seu filho vai aprender e q tipo de professores terão. Dando para um planejador central, vc está dando o poder para os politicos e burocratas escolherem.

  • @luisfernandobaptista132

    NÃO é a questao de Dinheiro e sim de Método , Avaliação de Professores, exceso de Conteúdo , . Minha filha se formou na USP o curso que ela fêz no Brasil a duração são 5 Anos , no Canada são 3 Anos. Uma curiosidade ela fêz graduação sandwich teve a Matéria Eng. Sanitaria no Canada ( Englobando Sanitaria Rural E Urbana porém numa única matéria como Eng. Sanitaria) ela passou e bem ,chegando no Brasil o Prof simplesmente recusou as Notas dizendo que não tinha Eng. Sanitaria Rural . Ela mostrou o Cúrriculo com TDA a Matéria JÁ estudada e aprovada com tds Notas mas o Prof não aceitou e ela teve que fazer 6 meses da Matéria ( óbviamente ela ia só pra fazer as provas e presença e usava o tempo para estudar outras Matérias... ) esse é um exemplo da nossa educação...