HISTÓRIA DO VW PASSAT - [CAPÍTULO 4 - FINAL]

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • Quarto e último capítulo da história do VW Passat nos anos 80, falando seus modelos, suas mudanças de motores e os modelos fora de série.
    Link do 1o.Capítulo : • HISTÓRIA DO VW PASSAT ...
    Link do 2o.Capítulo : • HISTÓRIA DO VW PASSAT ...
    Link do 3o.Capítulo : • HISTÓRIA DO VW PASSAT ...
    ERRATA: O botão de ar quente do VW Passat GL Village foi redesenhada para a linha 85, em todas as versões, não no lançamento do GL Village.
    A diferença em relação a todos os Passat vendidos no Brasil era o sistema de reservatório SELADO (faltou essa palavra).
    AGRADECIMENTOS ESPECIAIS AOS PROFISSIONAIS, LOCAIS E SITES CITADOS NO VÍDEO.
    A proposta do canal é resgatar informações e perpetuar a memória da indústria automobilística, principalmente a brasileira, através de vídeos que contam a história de importantes modelos que figuraram no mercado, mostrando desde sua origem, utilizando materiais disponíveis na internet, através de pesquisa e cruzamento de informações, onde a estrela desse trabalho é o carro.
    São vídeos feitos com prazer por um entusiasta em eterna busca de conhecimento na área com o propósito de espalhar o estudo e pesquisa realizados aos amantes de automóveis sem restrições ao conteúdo com a colaboração de grandes amigos que se dispuseram a contribuir.
    Fique à vontade em copiar, utilizar os vídeos, comentar, perguntar e propor assuntos e parcerias, citando ou não este que vos fala, pois como dito anteriormente, a estrela é o carro.
    Não vamos deixar a memória do automóvel se perder!
    Vamos viajar no tempo com os vídeos do canal!
    SE INSCREVA NO CANAL, DEIXE SEU COMENTÁRIO E ATIVE AS NOTIFICAÇÕES! TODA SEMANA UM NOVO VÍDEO.

Komentáře • 77

  • @puntataco1
    @puntataco1 Před 3 lety +6

    Caro amigo Walter Júnior. Seu trabalho é mais que excepcional. Poucas pessoas se deram ao trabalho de realizar tão profunda pesquisa sobre determinado veículo.
    Apenas o pessoal da engenharia se dá ao trabalho de citar relações da caixa de transmissão, ou de taxa de compressão.
    Mais uma vez lhe parabenizo pelo excelente trabalho. Você é um dos que orgulham a todos que exercem a profissão de jornalista.
    Abraços

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Isso é herança sua... vc é o grande culpado disso...rrsrsrsr

    • @ricardoliersgiacon825
      @ricardoliersgiacon825 Před 3 lety

      Ia exaltar isso. Descobri o canal a pouco tempo e estou consumindo bastante o conteúdo. Já li muita coisa ao longo dos anos mas fiquei impressionado com o altíssimo nível de informação. Poucas pessoas mesmo se dão ao trabalho de pesquisar a fundo. Parabéns pelo trabalho, te desejo todo o sucesso que merece. Abraço

  • @joaofuskeiro712
    @joaofuskeiro712 Před 3 lety +5

    Olá Walter! Conheci o canal a pouco tempo e estou muito encantado com o profissionalismo e com a gama de conhecimento exposto nos vídeos. Comecei assistindo a série sobre o Gurgel, que por sinal tenho quie assistir ao último vídeo, e toda a série sobre o Passat e, também, sobre os DKW's! Foram três séries de vídeos muito bem feitas e muito bem documentadas! Lembrando sempre que em relação a VW, tudo que se deseja historificar é bastante embaçado e complexo, pois a própria fábrica, em termos de Brasil, sempre foi "esculhambada" neste quesito e, como costumeiro da marca, sempre focando a "economia" e aproveitamento de materiais em anos diversos do que são os modelos correntes! Embora isso tenha sido mais utilizado com os Fuscas, por ser um carro direcionado ao "consumo de massa", e o Passat ser direcionado a um público de poder aquisitivo um pouco maior, a VW não deixou essa prática de lado complicando muito os restauros de modelos diversos da marca! Muito obrigado pelo empenho em informar e historificar estes ícones da indústria nacional e mundial!! Abração!

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Muito obrigado pelo comentário. Concordo contigo.

  • @BarricaG
    @BarricaG Před 3 lety +4

    Mais uma excelente série, muito detalhada, de um carro icônico do mercado brasileiro. Parabéns pelo trabalho!

  • @mariorobertoflores8093
    @mariorobertoflores8093 Před 3 lety +4

    Ótimo documentário, até porque tenho um Passat 1984 em recuperação
    Abraços

  • @rodrigobergamo327
    @rodrigobergamo327 Před 3 lety +4

    Parabéns meu amigo! Excelente vídeo! Parabéns também pelo tempo dedicado à tantas informações importantes do Passat. Gostaria que tivesse mais likes e mais visualizações pois você merece! Conteúdo excelente. Abraços.

  • @cesarxavier4490
    @cesarxavier4490 Před 3 lety +4

    Volante e relogios no console central no GTS era show na época

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Sempre achei muito legal tb.

  • @cesarxavier4490
    @cesarxavier4490 Před 3 lety +5

    Muito bom GTS 83 era um carro show

  • @guardioesdecarrosclassicos

    Muito legal o vídeo amigo Walter!!! Como sempre vídeos com pesquisas primorisas sobre nossos clássicos.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Obrigado sempre! Obrigado por prestigiar, amigo!

  • @pauloeduardodesouza5667
    @pauloeduardodesouza5667 Před 3 lety +1

    tive dois, foram duas alegrias: uma na compra e outro na venda

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Nem sempre temos experiências boas com alguns carros. Uma pena.

  • @thomaskiesshau1798
    @thomaskiesshau1798 Před 3 lety +2

    Muito bem detalhado..os 4 vídeos.. parabéns!

  • @MichelRodrigues74
    @MichelRodrigues74 Před 2 lety +1

    Grande pesquisa Walter.
    Você realmente é um apaixonado pelo que faz.
    E eu como um apaixonado por carros, não posso deixar de registrar minha indignação pelo pouco caso que se faz do mercado brasileiro e seus consumidores, pois SEMPRE que fabricantes exportam os mesmos carros feitos aqui, O FAZEM MELHORES DO QUE OS VENDIDOS AQUI.
    É impressionante como as "melhorias" que eles colocam nos exportados eles nem se dignam em pensar colocar nos nossos. Voyage exportação (Fox americano) , o Passat Iraquiano, e até mesmo o Puma como você bem colocou com seus muitos (bem mais de 2 itens rsrs) melhoramentos para atender o mercado europeu e NEM PENSARAM em adotar alguns para os modelos aqui vendidos.
    Fico a pensar: (os fabricantes) será que pensam que somos trouxas, ou será que têm certeza que somos?
    É a cultura da vantagem mercadológica incrustada em tudo no BR.
    Se na lambança vende, pra quê melhorar?

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 2 lety +1

      Michel, concordo contigo. Nós como consumidores deveríamos exigir mais qualidade de nossos produtos. Até pq muitos deles são exportados com melhor qualidade.

  • @CelioGT-io7nl
    @CelioGT-io7nl Před 3 lety +3

    Que legal Walter !!! Parabéns
    Muito sucesso
    Grande abraco

  • @leonardoseffrin9813
    @leonardoseffrin9813 Před 3 lety +2

    Muito bom o canal! Não conhecia, vou maratonar, gosto muito dos carros dos anos 70, 80 e 90, quando eram carros duráveis ainda!kkkk

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Muito obrigado, Leonardo!

  • @tonisilva2410
    @tonisilva2410 Před 3 lety +2

    Também havia o Passat Nigeriano , que era exportado para aquele país na versão 2 portas com interior vermelho como o Iraquiano !

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Não citei o Passat nigeriano, focando mais no Irquiano que também foi comercializado aqui. obrigado pelo comentário.

  • @ingodittmar3217
    @ingodittmar3217 Před 3 lety +3

    Mais um ponto a ser revisto: no tempo 19:53 você comenta que surgiu o LSE "Iraque" em 1985. Entretanto as vendas do Iraquiano no mercado brasileiro iniciaram em meados de 1986. Vale destacar também que apesar de ser divulgado na matéria da 4 rodas de 1986, os pneus mantiveram-se os radiais de aço (não os têxteis); o radiador de cobre sempre foi oferecido em todos os Passat que tinham ar condicionado. A diferença em relação a todos os Passat vendidos no Brasil era o sistema de reservatório selado.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      O Passat "Iraque" surgiu realmente em 1985, como vc pode ver na foto de diculgação da VW no tempo 19:51, mas só foi comercializado no ano seguinte. Muitas montadoras usam esse artifício em relação a ano/modelo. Sobre os pneus, pelo menos as unidades de imprensa utilizavam pneus têxteis, conforme material de divulgação da VW, o que confirmei junto ao CEDOC da Anfavea e com a HP do Passat. Pode ter acontecido alguma alteração de última hora, o que não tive acesso à documentação. Em relação ao radiador, faltou a palavra SELADO. Mais uma vez te agradeço.

    • @ingodittmar3217
      @ingodittmar3217 Před 3 lety +2

      @@5amarcha se formos considerar o surgimento da versão Iraque, temos que voltar lá em 83. O fato de existir uma foto interna da VW com a placa BR 1985, já com os para-choques envolventes, não dá respaldo para tomar este como o ano do lançamento no mercado interno. As vendas dentro do Brasil iniciaram em meados de 1986. Basta consultar o próprio texto da 4 Rodas.

    • @ingodittmar3217
      @ingodittmar3217 Před 3 lety +1

      Se nos basearmos em fotos internas da fábrica, como fica aquele LSE 1978, com a carroceria do início de 1977, com as grades estampadas na saia frontal? São estudos da fábrica, mas o lançamento oficial ocorreu posteriormente.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Ingo, o respaldo que a foto com a placa 1985 dá, é que ela foi fornecida em um press release pela VW declarando seu lançamento para o mercado interno. A unidade da foto mesmo, no documento dele deve estar ano 1985 modelo 1986.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Esse carro citado não vi em nenhum material oficial da fábrica para divulgação. Existem fotos de engenhara, de marketing e imprensa, imagens conceituais, imagens de estudos internos... A GM tem Cruze Sport 6 com câmbio manual, a Nissan tem Tiida hatch com exterior do SL e interior do modelo de entrada, a Ford teve Escort ano 1986 modelo 1988 no documento... esses carros foram fotografados mas não para material de divulgação de marketing e imprensa. Estudos de fábrica não são fotos para lançamento para imprensa.

  • @ingodittmar3217
    @ingodittmar3217 Před 3 lety +2

    Seguindo as observações: no tempo 22:27 você destaca o novo botão de ar quente do GL Village, entretanto, essa peça já tinha sido redesenhada para a linha 85, em todas as versões. Em relação ao Flash, faltou destacar que mecanicamente era idêntico ao GTS Pointer, utilizando o AP-800S e o câmbio PV (relações de 4ª e 5ª mais curtas).

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Ingo, obrigado por seu comentário. Vc está correto. Vou colocar uma errata referente ao botão do ar quente. Sobre o Flash, não entrei em detalhes mecânicos pois as imagens já mostravam que o carro era 1.8. Desculpe pelo erro.

    • @ingodittmar3217
      @ingodittmar3217 Před 3 lety +1

      @@5amarcha é que o Flash não é simplesmente um Passat com motor 1.8, mas mecanicamente é igual ao GTS Pointer, e muitos não sabem disso. E é a grande sacada dessa versão especial.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Ingo, quanto ao motor 1.8, quando falamos de VW Passat, dentro de 1987, a mecânica é única entre o GTS e ele.

  • @leonardocorrea7291
    @leonardocorrea7291 Před 3 lety +2

    Muito show, parabéns

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Obrigado pelo elogio!

    • @leonardocorrea7291
      @leonardocorrea7291 Před 3 lety

      @@5amarcha, é um prazer, gostei de todos os vídeos, já feito em seu canal, q vc continue, nessa caminhada, abraço

  • @josecarloscampelo7501
    @josecarloscampelo7501 Před 3 lety +1

    Tempinho bom,eu tive vários Passats, sempre do modelo TS.

  • @Federal20454
    @Federal20454 Před 3 lety +1

    Os últimos passat eram os mais bonito, essa frente dele era muito invocada, tenho vontade de ter um

  • @marcelobaqueta7600
    @marcelobaqueta7600 Před rokem

    Espetacular!!!!!!❤❤❤

  • @tonisilva2410
    @tonisilva2410 Před 3 lety +3

    Se a VW , tivesse investido em vidros travas e espelhos retrovisores no Passat , e colocasse .direcao Hidráulica , ele ficaria mais alguns anos fazendo muito sucesso , afinal era bem melhor que a família BX ( Gol ,Voyage ,Parati ) , é séria tão bom que o seu sucessor Passat B2 ( Alemanha) que é o Santana ( Brasil )

  • @GaragemdoAmerico
    @GaragemdoAmerico Před rokem

    Passat fez história
    Tive 3 inclusivé a lenda TS 78

  • @ingodittmar3217
    @ingodittmar3217 Před 3 lety +2

    Olá Walter! Fiquei em dúvida no tempo 14:06, quando você fala do volante do Passat GTS Pointer 1.8 da linha 84: você comenta que o volante reduziu de diâmetro, passando a ser 36 (trinta e seis) mm. O volante não é o mesmo dos TS lançado lá em 79, com diâmetro de 360 (trezentos e sessenta) mm? O que eu entendo que esse volante tem de diferente é somente um relevo contornando a borda das 4 teclas da buzina, alteração esta já presente na linha 83. De resto é igual ao do TS 79.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      A comparação é seguindo a linha do tempo em relação ao volante que aparece no tempo 11:39, que é de diâmetro diferente.

    • @ingodittmar3217
      @ingodittmar3217 Před 3 lety +1

      @@5amarcha mas aí vc está misturando as comparações. O descritivo no tempo 14:06 é em relação às novidades do GTS Pointer 1.8 de 1984, e no caso do volante do esportivo, permaneceu o mesmo das versões esportivas anteriores, desde 1979. Inclusive, foi na linha 79 que o LS também recebeu um novo volante e que praticamente permaneceu o mesmo até final de 84. O texto do vídeo leva a crer que o volante do GTS Pointer 1.8 84 era novidade, o que na verdade não era.
      E reforçando: o diâmetro desse volante 4 teclas é 360 mm, não 36 mm.

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +1

      Exato. 360mm e não 36mm. Quando é feita uma evolução do tempo dentro de um determinado ano, o que é considerado é a diferença de cada modelo dentro daquele ano. Caso considere a sua colocação, precisarei falar de diversas diferenças entre o 79 e o 84. Em 13:01 eu falo que ele é diferente de outros modelos da linha.

  • @cdd9519
    @cdd9519 Před 3 lety +1

    bom

  • @valtermoraes8082
    @valtermoraes8082 Před 3 lety +3

    Esses últimos modelos de 86 a 88 FORAM a melhor safra desse carro fantástico. GL VILAGGE e principalmente o GTS POINTER, seguramente o melhor de sua categoria. E esse modelo que foi exposto no salão do automóvel foi realmente um puta descaso da VW com o carro que fez a fama positiva da linha. Hj a VW é uma coisa sem sentido e perdida. Merecido ter perdido a liderança de vendas. Parabéns pela matéria

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio!

  • @pliniojunior9580
    @pliniojunior9580 Před 3 lety +2

    Que eu me lembre era a gasolina

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Exatamente, com motor MD 270.

  • @embrj1453
    @embrj1453 Před 2 lety +1

    Nos EUA o Passat ja tinha Injecao em 78

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 2 lety

      As tecnologias, ainda mais naquela época, demoravam para chegar aqui.

  • @MBSrs
    @MBSrs Před 2 lety +1

    Esse painel após 1985 é exclusivo do Passat nacional?

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 2 lety +1

      Sim, como uma adaptação dos instrumentos do nosso Santana, uma vez que o Passat alemão era outro carro.

  • @jorgealberto7336
    @jorgealberto7336 Před 3 lety +1

    Boa noite adorei ver toda história do passat tenho um 1981 ls com 48000km original todo alinhado so tenho uma duvida nele a lanterna traseira dele é bicolor ou é aquela com o pisca alerta vermelho no momento esta com a lanterna toda vermelha ja peguei assim tem um ano que tenho ele estou fazendo algumas coisas aos poucos mais gosto muito desse carro se puder me tirar essa duvida eu agradeco o meu passat esta eu acho que quase 100% original gostaria de poder tirar mais duvidas com voces desde ja agradeco 11987546692 wadsap blz ou por aqui mesmo blz

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety

      Obrigado pelos comentários, amigo!

  • @embrj1453
    @embrj1453 Před 2 lety +1

    Supercalota especial kkkk

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 2 lety

      KKKKKK, estranho falar assim, né...

  • @pliniojunior9580
    @pliniojunior9580 Před 3 lety +2

    Passat iraquiano a diesel?

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 3 lety +2

      Não. Em 19:51, falo sobre ele. Ele usava motor MD 270 à gasolina. No tempo 7:07 falo de alguns países que recebiam os Passat fabricados no Brasil. Em 7:15 falo sobre o contrato com o Iraque. Em 7:28, falo que UM DOS modelos que eram exportados pela VWB para os países que ela enviava o carro, não citando um país específico, era a versão LDE, não que ela fosse exportada para o Iraque. A triangulação do contrato do Iraque está explicado no tempo 20:08. Qualquer dúvida, fique à vontade em citar. Obrigado por ter assistido.

  • @embrj1453
    @embrj1453 Před 2 lety +1

    O Santana era o Passat la fora

    • @5amarcha
      @5amarcha  Před 2 lety

      Exato. Nos vídeos da história do VW Passat, no 1o.capítulo tem a história completa do VW Passat alemão.