Seminário IA em Educação e Cultura: Estratégias para combater desigualdades - Mesas 1 e 2

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 07. 2024
  • Mesa 1: "De que IA estamos falando?"
    Nesta conversa, aborda-se o conceito de inteligência artificial (IA) e os contextos em que se desenvolveu e em que se aplica hoje. Além disso, fala-se sobre como popularizar o uso dessas ferramentas e tornar mais visíveis as suas múltiplas possibilidades. Participam do diálogo Fabio Cozman, Nina da Hora, Silvio Meira e Virgílio Almeida, com mediação de Silvana Bahia.
    Fabio Cozman é pesquisador, professor titular da Escola Politécnica e diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP.
    Nina da Hora é cientista da computação, pesquisadora do tema da ética em inteligência artificial e fundadora do Instituto da Hora.
    Silvio Meira é professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/Ufpe).
    Virgílio Almeida é professor emérito de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado do Berkman Klein Center (Harvard).
    Silvana Bahia é experimentadora, ativista, pesquisadora, mestra em cultura e territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e codiretora-executiva do Olabi.
    Mesa 2: "IA, ética, governança e o direito à realidade"
    Dora Kaufman, Guilherme Almeida, Laura Schertel e Moises Nascimento debatem regulamentação, ética e informação em tempos de inteligência artificial (IA). A mediação é de Pedro Doria.
    Dora Kaufman é professora, autora de diversos livros, doutora em mídias digitais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e colunista da Época Negócios.
    Guilherme de Almeida é mestre em administração pública, servidor público federal, professor e pesquisador.
    Laura Schertel é professora da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
    Moisés Nascimento é CTO do Itaú Unibanco.
    Pedro Doria é escritor, fundador e editor do Meio e colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e da rádio CBN.
    As duas mesas integram o ciclo “IA em educação e cultura: estratégias para combater desigualdades”, realizado pela Fundação Itaú. Mais informações em: www.fundacaoitau.org.br/notic....
    Ficha técnica
    Presidente do Conselho Curador: Alfredo Setubal
    Presidente: Eduardo Saron
    Gerência de comunicação institucional e estratégica: Ana de Fátima Sousa
    Coordenação: Alan Albuquerque e Renato Corch
    Produção: Carol Campos e Simoni Barbiellini
    Estratégias digitais e gestão de marca: André Seiti, Daniele Cavalcante (estagiária), Helga Vaz, Juliana Araujo, Jullyanna Salles, Leticia Vieira (estagiária), Tayrine Mauricio, Victória Pimentel e Victória Santos (estagiária)
    Comunicação institucional: Ailson Taveira, Caroline Sant’Ana, Fabiana Sousa, Maria Beatriz Cardoso, Marta Andrade, Rafael Biazão, Virgínia Toledo e William Nunes
    Itaú Cultural
    Gerência do Núcleo de Infraestrutura e Produção: Gilberto Labor
    Coordenação de produção de eventos: Januário Santis
    Produção: Eduardo Maffeis
    Iluminação: Santa Luz
    Áudio e vídeo: Maxi Áudio
    Transmissão: WT1
    Interpretação em Libras: FFomin Acessibilidade e Libras
    00:00 Abertura
    14:20 De que IA estamos falando? (Mesa 1)
    1:50:37 IA, ética, governança e o direito à realidade (Mesa 2)

Komentáře • 4

  • @sarastempkowski
    @sarastempkowski Před 29 dny +1

    Incrível! Obrigada por trazer pessoas tão interessantes que compartilham conhecimento de forma tão abundante. Precisamos falar de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

  • @luckyluciano99727
    @luckyluciano99727 Před 26 dny +1

    Outro tema, que estou vivendo na pele, falam tanto dos benefícios da IA para te ajudar a arrumar seu currículo, para te ajudar a se preparar para entrevistas etc. Mas as mesmas empresas estão usando sistemas baseados em IA, que detectam o uso da IA e te eliminam sumariamente. Interessante mundo novo ... (Não tão novo assim).

  • @luckyluciano99727
    @luckyluciano99727 Před 26 dny

    Amigo concordo que o MidJourney é de longe a melhor solução. Mas entupir os pobres, com mentalidade de pobre, de computador e acesso a internet, vai aumentar a fortuna das redes sociais. Precisamos muito antes de dar computador, mudar a mentalidade !!!! Como se faz isso ? Levando a escola de verdade la pra dentro da favela ...