PRECISAMOS FALAR SOBRE PADRÃO DE BELEZA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 07. 2024
  • A gente precisa conversar sobre esse "padrão de beleza".
    ___________________
    Visite a Loljinha do canal:
    lolja.com.br/vanessa-rozan/
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @vanessarozan
    Se inscreva e volte sempre:
    / vanessarozan
    Me segue nas redes: @vanessarozan
    E-mail: contato@vanessarozan.com

Komentáře • 960

  • @eusouerlyguedes
    @eusouerlyguedes Před rokem +617

    Vanessa, eu pesquiso sobre beleza negra na pós-graduação e é muito importante ver vídeos como o seu, que ajudam a popularizar informações tão necessárias. Para pessoas negras, como a moça do vídeo, o padrão de beleza baseado na branquitude é adoecedor.

    • @adrianadri4411
      @adrianadri4411 Před rokem

      Só gostaria de acrescentar um pequeno detalhe, foram os próprios negros que deram início a escravidão. Eu sou filha de pai Negro e mãe branca e acredito que muita coisa é empurrada goela abaixo em prol de política!! A blza é real porém, nega isso não resolve nada só cria mais problema

    • @EvelynSouza_93
      @EvelynSouza_93 Před rokem +46

      ​@@LydiaTF96 basicamente branquitude se refere a todo ato, esforço e até mesmo fazer a todo custo que as coisas sejam e sigam os padrões impostos por pessoas brancas. Como por exemplo essa citação que Vanessa faz no vídeo: "... O padrão de beleza para o nariz é que ele não seja tão achatado ou grande mas sim que seja bem fininho e com traços delicados." Ou que para você ter uma imagem elegante você precisa ter os cabelos arrumados (liso) e ter a pele o mais clara possível mesmo que pra isso você precise viver a base de cremes para clarear a pele.

    • @jussaramartins3928
      @jussaramartins3928 Před rokem +15

      @@LydiaTF96 procure ouvir Lia Vainer Schucman, ela é psicóloga, professora, escritora top. Tem lives na internet e um dos livros dela é Entre o encardido, o branco e o branquíssimo

    • @eusouerlyguedes
      @eusouerlyguedes Před rokem +6

      @@LydiaTF96 Oi Lydia! é um termo usado quando se pensa relações raciais. a @Jussara Martins deu uma ótima dica: procure pela Lia Vainer Schucman, ela fala muito sobre branquitude :)

    • @jaquelinepassos.x
      @jaquelinepassos.x Před rokem +27

      Sim, é horrível ver, por exemplo, que a bonita, a desejada, é quase sempre branca. Eu passei a me sentir feia e passei a perder a confiança, até que comecei a perceber padrões da mídia, etc, onde a mulher negra é preterida... até na novela chocolate com pimenta, por exemplo, esses dias estava almoçando e vi umas cena que tem duas irmãs, onde a Nívea Stellman, que não é branca, é a irmã ruim. Tem também outra novela atual, onde tem um cara negro e ele está sendo disputado por duas mulheres brancas, alguma coisa assim... e tem uma personagem que é uma mulher negra e é gritante, a vestimenta dela é ruim, gente, as outras mulheres estão lindas. Ela é bonita também mas parece que pegaram as piores roupas pra ela. Não está bem maquiada... Eu me sinto muito mal vendo tudo isso. Acabei internalizando isso também... Nos filmes, quando tem uma mulher negra, geralmente ela está no papel de mulher forte. Até no Pantera Negra... a mulher é sempre guerreira e esse estereótipo é muito danoso. Até na novela da noite, a queridinha que está praticamente como protagonista é a Jade Picon... isso destrói a autoestima de muita gente, inclusive a minha. E olha que eu me achava muito bonita. Mas de uns tempos pra cá, me sinto horrível. Até parei de ver Instagram porque estava começando a me sentir um lixo. Isso é muito sério, ter um olhar crítico não impede a pessoa de se abalar e isso é muito triste.

  • @celiabatista7520
    @celiabatista7520 Před rokem +272

    Só eu senti mt vontade de abraçar essa moça? Esses padrões de beleza machucam mt nós mulheres q lidamos com os nossos padrões de belezas"normais"!!😔

    • @gilsobralcaetano7188
      @gilsobralcaetano7188 Před rokem +7

      Eu senti também! E ela é linda!

    • @willianrobertgomes247
      @willianrobertgomes247 Před rokem +10

      As mulheres definitivamente sofrem mais com isso, mas atualmente os homens também. Eu tenho dismorfia corporal e me acho nojento, horroroso, sinto que causo um trauma nas pessoas que me veem. É um desafio sair de casa para trabalhar

  • @igarasampaio6480
    @igarasampaio6480 Před rokem +244

    Já faz um bom tempo que parei de seguir influenciadores cheios de procedimentos estéticos ou com um padrão de vida irreal. Foi a melhor coisa que fiz por mim. Sou uma mulher real e é injusto comigo mesma me comparar a algo impossível de alcançar. Hoje em dia sigo pessoas mais naturais e estou mt mais feliz.

    • @rosselamartins9080
      @rosselamartins9080 Před rokem +17

      Nem essas alcançaram este tal padrão! Filtros e mil procedimentos existem pra forjar algo artificial e nem sempre com bons resultados. Eu parei de me comparar com quer que seja, não sai de uma linha de montagem!

    • @julianacunhaalvesdhulylee2967
      @julianacunhaalvesdhulylee2967 Před rokem +1

      Concordo

  • @D.s.2114
    @D.s.2114 Před rokem +278

    No meu lugar de pessoa Millenial de 34 anos, vejo que muitos da geração Z voltaram a fazer tudo que a gente custou a largar pra trás, e com a ajuda da internet pra piorar tudo. E as redes sociais, principalmente o tik tok, ajudaram a alavancar muito rápido essas questões de “beleza”, corpo assim ou assado, maquiagem, estilos de rotina, um copia e cola sem parar, vidas perfeitas, profissões perfeitas, “seja rico”, essas coisas todas. As pessoas sucumbem as outras, sejam mais velhas e principalmente as mais novas. E honestamente falando, não sucumbir é ainda mais difícil, não se achar ruim em meio a tantas “perfeições” e “sucessos” é um trabalho árduo, as comparações destroem desde sempre, e agora piorou o cenário para tal.

    • @Patalhufas
      @Patalhufas Před rokem +23

      Verdade. A beleza não me afeta muito, pq eu sempre fui fora do padrão e está tudo bem. Sei q sou bonita e q há pessoas muuuito mais bonitas, faz parte.
      O q me pega é a parte financeira e d carreira. 36 anos e não alcancei os planos q eu tenho desde q acabei a facul e aí vc muita gente aparentemente chegando lá até mais jovem. Aí em momentos d tmp me sinto fracassada e incapaz😂😢

    • @tathianademelo5173
      @tathianademelo5173 Před rokem +3

      Exatamente

    • @alanapaladini
      @alanapaladini Před rokem +4

      concordo 100% com vc, e além de padrão de beleza, na questão de status. todo mundo posta coisas good vibes, q o importante é ser e não ter, mas na prática é bem diferente.

    • @patiperezart
      @patiperezart Před rokem +2

      Sim, está acontecendo um retrocesso...

    • @larissa6073
      @larissa6073 Před rokem +1

      Certissima. Eu baixei o tiktok e tive que desinstalar 4 dias depois pq ACABOU com a minha auto estima. Nunca mais tive coragem de voltar.

  • @elizabetelira5754
    @elizabetelira5754 Před rokem +88

    A ideia central pra mim nesse video foi: "Ninguém consegue atingir o padrão de beleza".

    • @vaniarozan9625
      @vaniarozan9625 Před rokem +22

      O padrão e o mercado existem para gerar desconforto com a própria imagem. Se todo mundo tiver feliz e confortável, não tem consumo amores. É cruel. Como dizem por aí o baguio é doido.

    • @fernanda4118
      @fernanda4118 Před rokem +2

      ​@@vaniarozan9625 Brilhante

    • @mktdigital4913
      @mktdigital4913 Před rokem +9

      @@vaniarozan9625 exatamente! E essa pressão é sempre em cima de mulheres. Todos os dias inventam procedimentos p acharmos que o problema está em nós. Queria que todas as mulheres tivessem essa consciência, o mercado de estética iria a falência.

    • @vaniarozan9625
      @vaniarozan9625 Před rokem +1

      @@fernanda4118 ❤

  • @anaferreira6340
    @anaferreira6340 Před rokem +284

    A gente luta pra desconstruir padrões mas só piora, depois da pandemia piorou ainda mais. Muito complicado

    • @tamara_dra
      @tamara_dra Před rokem +14

      Sim, vejo mulheres que antes criticavam certos padrões, entrando nos padrões e fazendo daquilo sua razão de viver, elevadas ao patamar de divindades....acho que devemos nos cuidar sempre, se cuidar fazer exercícios etc, eu faço diariamente, me amo, me cuido, fazem um bem danado, mas é complicado tanta exposição, me dá um ranço...

  • @carmelitacapiche5733
    @carmelitacapiche5733 Před rokem +77

    O problema da perfeição... nós cobramos, somos cobrados e julgados...

  • @gabrielladiniz9155
    @gabrielladiniz9155 Před rokem +185

    Aprendendo a me maquiar (e procudando tutoriais na internet) fui confrontada com peles sem poros, sem linhas, sem textura. A base sempre aparecendo aquela cobertura lisa de bolo. No comeco fiquei meio arrasada olhando no espelho, encarando os cravos do meu nariz e as linhas abaixo dos olhos que marcavam presenca mesmo testando todos os truques e produtos possiveis. Demorei pra entender que essas texturas estao em todo mundo, mas que a iluminacao e filtros sempre sao usados pra disfarçar. Um dia de cada vez to tentando olhar com mais carinho pros meus poros dilatados e me distabciar dessas imagens impossíveis da internet

    • @AMANDA_GOMES16
      @AMANDA_GOMES16 Před rokem +11

      Nossa parece que eu escrevi esse relato foi eu que escrevi, pq foi exatamente assim comigo!

    • @lyndianelima
      @lyndianelima Před rokem +16

      Daria Dasha é blogueira de beleza e sempre mostra a pele real. Vai lá.

    • @tatiananogueira9538
      @tatiananogueira9538 Před rokem

      Hoje com 40 anos estou menos preocupada em usar tanta maquiagem e cuidando mais da pele e ficando o mais natural possível. Estou investindo em bons produtos para pele de skincare: gel de limpeza Vichy, um tônico, protetor solar com cor ou sem cor, um anti-idade, um serum ou ácido para tratar alguma coisa da pele tipo vitamina C, ácido Hialurônico, ácido glicólico, ácido kojico, acido salicilico, ácido tranexamico e por aí vai vou sempre fazendo uso deles conforme a necessidade da pele. Tem muitas marcas boas hoje e o Boticário tem a linha Botik com ótimos produtos estou usando a máscara reset noturno de ácido glicólico, que é maravilhosa, muito boa para reduzir oleosidade e poros dilatados e vc acorda com a pele luminosa de milhões. Estou usando um hidratante para reduzir oleosidade e poros da Eurecin e um antipingmetante também da Eureckn que está ajudando na questão de manchas de sol e acne. Gosto muito de vídeos no CZcams que falam de produtos de skincare.

    • @margarethdefaria2410
      @margarethdefaria2410 Před rokem +3

      Me identiquei com seu relato, Gabriella! Foi examente por esse mesmo processo que passei. Hoje me maquio e na maioria das vezes, aceito meus poros e minhas linhas de expressão( às vezes, bate uma insegurança!). Me apaixonei por maquiagem aos 46 anos então, já tive que lidar com minha pele madura.

  • @gisellesantos6996
    @gisellesantos6996 Před rokem +125

    Vanessa, sou maquiadora há anos, e amo maquiagem há mais tempo ainda, até hoje me encho de orgulho de dizer que você foi minha maior inspiração nessa profissão. E é até hoje, sempre vai ser, você é necessária.

  • @anaferreira6340
    @anaferreira6340 Před rokem +30

    E o pior de tudo é a gnt ser medida por aparência sempre! Como se não fossemos mais que isso.

  • @patriciareginapaty-hl2qj
    @patriciareginapaty-hl2qj Před rokem +54

    Estou perto dos 50 anos tenho marcas de acnes na minha pele não tenho nariz fininho , mas posso garantir que hoje me aceito totalmente , aprendi a me amar com todas as minhas imperfeições ❤

  • @sheldonjacob2047
    @sheldonjacob2047 Před rokem +14

    Nossa! E ela é tão linda! Que olhos expressivos, boca bem desenhada e que cor de pele maravilhosa. Que pena que o "conceito de beleza" de hoje destrói a visão de beleza real e deixa pessoas tão lindas inseguras com sua imagem😢

  • @isabellamedeiros7304
    @isabellamedeiros7304 Před rokem +185

    A beleza é colonial. Qualquer pessoa de qualquer etnia que não seja europeia, vai se sentir muito feio. Eu tenho traços Árabes e me sinto muito bonita quando vejo representatividade arabe nas mídias. Por isso é importante a representatividade e a gnt entender que NÃO SOMOS FEIAS, SÓ NÃO SOMOS EUROPEIAS.

    • @marinamidorik
      @marinamidorik Před rokem +6

      Uma recomendação: eu adoro o canal do Hindash no youtube, ele é um maquiador do Oriente Médio e traz umas modelos de lá maravilhosas nos vídeos

    • @8RGL
      @8RGL Před rokem +4

      Eu me sinto feia, mesmo sendo descendente de europeus. Meu nariz é reto, mas é grande. Já disseram que eu pareço homem

    • @amandaleite4926
      @amandaleite4926 Před rokem +4

      Eu tento seguir/ter contato com pessoas que considero bonitas com características similares as minhas. Pode ainda ter seus problemas, mas parece ser menos danoso.
      Tem gente que diz que pareço árabe tbm, mas é, provavelmente, por causa das minhas sobrancelhas.

    • @Lavinia98110
      @Lavinia98110 Před rokem +1

      ​@@amandaleite4926 Se você parece árabe então é linda, eu acho mulheres árabes uma das mais lindas do mundo.

    • @suelilemos8243
      @suelilemos8243 Před rokem

      ​​@@8RGL tive duas amiga q tinham nariz grande fizeram plástica e parece q não eram mais as mesmas pessoas,eu por exemplo não sou atraída por homens de nariz pequeno !!!

  • @VNSS520
    @VNSS520 Před rokem +279

    Redes Socias tem sido cruéis! Fazem dois anos que eu não uso mais, apenas o CZcams. Mas eu lembro muito bem que comecei achat meu corpo horrivel. Começou aos poucos, depois eu fiquei muito mal comigo mesmo, coloquei na cabeça que eu estava errada em não malhar e me alimentar super corretamente, pq eu via toda mulher no Insta "perfeita". E no fim acabamos sendo cruéis com a gente msm. É triste 😢

    • @Palomanada
      @Palomanada Před rokem

      O problema não é as redes sociais e sim AS PESSOAS !!! A rede social só é uma ferramenta que pode ser usada de muitas formas. É igual uma faca, ela pode ser usada para dividir o pão e matar alguém. Aí vai depender de quem tu é de verdade.

    • @dayanelima6951
      @dayanelima6951 Před rokem +8

      São mesmo. Eu mesma detesto. Uso mais o CZcams. Eu tenho?outras mas só por ter mesmo. Ñ posto nada e quando posto é muito raramente. Uso mais pra procurar emprego mesmo

    • @IsabellaCoelho
      @IsabellaCoelho Před rokem +5

      Eu também!
      inclusive recomendação da psicóloga, pois esses vídeos rápidos são muito ruins pra quem TDAH, mas senti que parei de me criticar por besteira (eu sempre reduzia o nariz antes de postar uma foto, entre outros "pequenos retoques"), e parei de querer fazer procedimentos cirúrgicos 😅

    • @cristinanery9960
      @cristinanery9960 Před rokem +1

      Com relação a moça do vídeo você é corajosa, você é transparente, você confia em pelo menos Vanessa Rozan porém que confia em outras pessoas, você está acima de tantas pessoas que mentem, que machucam pessoas, se for possível procure uma profissional para falar, para que você perceba que não é necessário ficar triste, se você for muito legal simplesmente você será a verdadeira linda. Assim como achamos pessoas muito boas lindíssimas. Tô aqui em sua torcida, se puder procura a terapeuta

    • @Patalhufas
      @Patalhufas Před rokem +1

      Essa parte sobre se exercitar e comer melhor é sim a parte dos das redes socias nos incentivando a cuidar da nossa saúde.

  • @valeriaraimundo5506
    @valeriaraimundo5506 Před rokem +42

    A gente percebe que a sociedade está doente quando até mesmo crianças que fazem algum conteúdo, são atacadas por causa do corpo, cor de pele, tipo de cabelo, etc.. Sinto a tristeza dessa mulher😢

    • @jufakefachi2456
      @jufakefachi2456 Před rokem +5

      Crianças também são muito cobradas esteticamente. Na internet, na escola, na vida real... Meninas então... Acho que sempre esteve doente.

  • @keziadelimamakeup7912
    @keziadelimamakeup7912 Před rokem +46

    Chorei junto com ela!!!! 😢
    Essa coisa de padronização de beleza que vem de algo que nem era real porque vem de imagens de deuses gregos é surreal!!!
    Obrigada por esse vídeo ❤

  • @evelynsabrineguarnieri2368

    Eu luto pra me aceitar desde muito nova. Quando eu era pequena lembro da minha mãe se olhando no espelho e sempre falando que estava gorda(ela não era), vivia procurando remédio e receitas milagrosas pra emagrecer. Na adolescência eu me odiava. Odiava meu cabelo cacheado, sofria bullying por isso, moro no sul onde todas são loiras e de cabelo liso e eu lembro de ser a ÚNICA cacheada da escola. Tive episódios onde diziam no meio da aula que eu deveria de trocar de sala porque meu cabelo atrapalhava a vista dos alunos. De tanto ouvir minha mãe falando sobre seu corpo eu tive uma dismorfia corporal horrível e só chorava. Lembro que era normal meu peso, mas meus seios eram muito grande e quadris largos, eu não era simétrica. Me olhava no espelho nua e tinha nojo de mim, lembro até de pegar uma faca e tentar cortar meus seios fora pra eles ficassem mais harmônico. Hoje me amo, mas, os traumas são fantasmas que levo comigo e sempre preciso afastá-los.

    • @lyndianelima
      @lyndianelima Před rokem +5

      Deus abençoe.
      Torço por você!

    • @julianasouza9911
      @julianasouza9911 Před rokem +11

      Nossa Evelyn, você é muito forte em conseguir expressar tudo isso. As pessoas passam por situações diversas que a gente nem imagina, e quando lê um relato assim, fica impactado.
      Te desejo força querida, amor e paz na caminhada, mesmo sem te conhecer, te admiro 🤝🏽

    • @rayssa6410
      @rayssa6410 Před rokem +2

      ​@@julianasouza9911 situações diversas que a gente nem imagina...

    • @tathianademelo5173
      @tathianademelo5173 Před rokem +4

      As mães foram terríveis com várias meninas mesmo!! Lamentável

  • @maiarasantos8899
    @maiarasantos8899 Před rokem +19

    Acho que esse vídeo precisa estar em todas as redes sociais para que a gente consiga compartilhar o máximo possível. É muito importante uma pessoa que trabalha diretamente com a indústria da beleza, deixando as pessoas “bonitas”, romper e questionar a ideologia do que é belo e feio, além de enaltecer a cultura racista e classista por trás desse estigma enraizado na sociedade.

  • @Caamilaa7991
    @Caamilaa7991 Před rokem +31

    A moça do vídeo perguntou o que poderia fazer para não se sentir "feia", a coisa mais efetiva que pode ter é sair das redes sociais por um tempo. Deixar instagram facebok, tik tok para trás por uns bons meses e ver o efeito que isso tem. Durante a pandemia eu sofri muito com a saúde mental, como muita gente, e notei o quanto as redes me faziam me sentir mal, deixei todas e notei a diferença imensa que fez na minha auto imagem. Não da pra se curar sem tirar aquilo que está te envenenado por um tempo. Já tentei voltar alguns períodos, mas rapidamente notava como me deixava ansiosa e trazia sentimentos negativos de novo, ainda não valeu a pena pra mim voltar. O excesso de comparação faz mais mal a umas pessoas do que outras, notei que estava me deixando doente. Quando eu tirei esses estímulos negativos por um bom tempo, de repente tudo na minha vida que parecia inadequado ou inferior, passou a ser normal e alegre.

    • @loiralove64
      @loiralove64 Před 4 měsíci

      Tem que se aceitar feia uai. Vai ficar choramingando? Até envelhecer?

  • @raquelgontijofonseca6445
    @raquelgontijofonseca6445 Před rokem +73

    Ouso dizer que foi o melhor vídeo que já assisti nesse canal.. e olha que amo todos, pelo humor e conteúdo. Mas esse bateu especial... Precisamos mesmo ser cada vez mais conscientes em relação ao que é beleza de verdade.

    • @sarajane2176
      @sarajane2176 Před rokem +2

      Concordo! Vanessa é uma pessoa completamente necessária no mundo da beleza dentro da internet

  • @itsmarilima
    @itsmarilima Před rokem +10

    Sendo millenial e tendo vivido minha adolescência com capas de revistas problemáticas para as jovens da época, é difícil ainda hoje mesmo depois de muita terapia me sentir 100% amada por mim mesma. É um processo longo de aceitação que eu sei que vou levar pra vida toda. 🥲
    Como vc explicou, ao adicionar a questão racial a pressão se torna ainda maior para outras mulheres. Já li artigos sobre os efeitos do racismo na autoestima da mulher negra e é revoltante essa imposição da branquitude. Obrigada por ser maravilhosa e trazer discussões necessárias como essa ❤

    • @raquelclumiares9774
      @raquelclumiares9774 Před 4 měsíci

      eu lido com esse processo de aceitação desde menina. Hoje em dia , tenho 28 anos e ainda tenho dificuldade de me assistir em vídeos por exemplo. Muito difícil se aceitar.

  • @Cristainspira
    @Cristainspira Před rokem +19

    Achei fantástico esse vídeo! Sou uma mulher negra de 31 anos com 1.52 de altura e menos de 40kg. Constantemente confundida com uma criança. As pessoas fazem de tudo para a gente se amar menos! Sempre com as suas opiniões sobre a nossa aparência, sobre como deveríamos ser. 🤷🏾‍♀️
    Hoje um cuidado que tomo é não seguir gente que só posta foto. Só acompanho em redes sociais pessoas que tem conteúdo interessante, que vai me enriquecer intelectualmente. Também cuido muito da minha espiritualidade e autocuidado.
    Mas com o tempo percebi que me preocupava muito com a minha aparência porque perdia muito tempo olhando só para o meu umbigo e perdendo tempo com gente fútil. Porque a verdade é que gente interessante não perde tempo criticando a aparência do outro.
    Mudar nossas amizades, as pessoas que seguimos, entrar em contato com Deus, exercitar o autocuidado e buscarmos fazer algo que ajude o próximo, nos faz encontrar a nossa essência e descobrir toda a nossa beleza.

  • @marianaveras5724
    @marianaveras5724 Před rokem +53

    Vanessa sensata sempre. E ainda diria mais: estou começando a maquiar agora e é uma luta constante mostrar pras clientes (algumas amigas inclusive, mulheres pretas, descendentes asiáticas e até remanescentes de povos originários) que n precisam afinar nariz, embranquecer a pele com a base ou aumentar/diminuir a boca ou os olhos pra maquiagem ficar bonita e valorizar o que a pessoa já tem. PODE ser feito, mas NÃO PRECISA ser feito. É um longo caminho esse debate :/

    • @solcunha5482
      @solcunha5482 Před rokem +4

      Tão bom ler um relato desse, infelizmente a minha experiência com maquiadores profissionais na minha cidade foi oposta. Eles queriam me apagar ...

  • @lucianajardim496
    @lucianajardim496 Před rokem +49

    Por mais videos como esse , sou consumidora de blogueiras que praticam tudo isso, caí aqui por causa do enquadrão da moda, vc é muito necessária para nos tirar dessa caixa. Aprendendo muito aqui.

  • @cecilourencoeditora
    @cecilourencoeditora Před rokem +14

    Fiquei incomodada ao pesquisar um corte de cabelo pra mim no Pinterest, tenho 38 anos e todas as referências que me apareciam eram em moças de 18/20 anos. Mulheres maduras não são inspiradoras? Ou são as redes sabotando mulheres de mais idade. Que raiva!!! Ótima pauta Vanessa ❤

  • @ruthkln
    @ruthkln Před rokem +8

    Isso é verdade. Antes eu editava minhas fotos, para postar e elas não mostrarem minhas manchinhas, cravinhos, olheiras. Ontem postei uma foto bem aproximada do meu rosto, não editei nada. Percebi que me curei! Com certeza o que faço impacta os poucos que me seguem. Amém.

  • @anaferreira6340
    @anaferreira6340 Před rokem +11

    Gente, não é sobre ela ser bonita, é sobre ela ter uma distorção da imagem dela e não conseguir se aceitar, isso é cruel, o bombardeio de um padrão branco e magro é muito perverso

  • @laragarcia7986
    @laragarcia7986 Před rokem +16

    Que coisa triste! Essa moça é tão linda, tem traços tão marcantes, únicos e tanta luz... Muito triste uma moça tão maravilhosa se sentir mal por não vir de um padrão de beleza europeu. O mundo realmente está doente.

    • @loiralove64
      @loiralove64 Před 4 měsíci

      Anram, tá bom, senta lá Cláudia.

  • @brunogoncalves8544
    @brunogoncalves8544 Před rokem +24

    Tomando minha pílula de sensatez e sabedoria com este video INCRIVEL e indo deitar refletir

  • @raisa.correa
    @raisa.correa Před rokem +13

    Perfeita! As pessoas estão perdendo a essência, a alegria, a inocência por medo de rejeição do outro por não se encaixar no padrão. Eu que sou mulher, branca já me sinto super diferente por ter cabelo cacheado, o que até hoje não é muito aceito como um cabelo bonito! E é chocante o que as pessoas estão dispostas a fazer para se sentirem belas. Cuidado pessoal, a sua saúde física e mental tem que ser superior a sua estética!

  • @laurarodrigues7721
    @laurarodrigues7721 Před rokem +5

    Eu achei esse vídeo tão necessário que poderia facilmente se tornar uma série do canal. Parabéns Vanessa!

  • @mari7n7
    @mari7n7 Před rokem +9

    Sinto-me num limbo, não sou branca e perto da minha mãe loura, já perguntaram se eu era adotada ou filha da empregada. E perto do meu pai que é negro, se sou filha do patrão. Fico feliz por esse avanço na indústria da beleza. Mas muitas meninas estão no limbo. O olhar torto vem dos lados. Infelizmente. Sou grata por quem luta pelo ser humano, pela aceitação de todos.

  • @leticianays
    @leticianays Před rokem +21

    Nossa Vanessa é tão amorosa e tão fofa e tão carinhosa, essas coisas que eu mais admiro na Vanessa... 💞

  • @MorgsAnjoMau
    @MorgsAnjoMau Před rokem +6

    Muito importante essa conversa, mais importante ainda é uma boa e longa terapia.
    Fiz bariátrica a 3 anos por vários problemas de saúde e por não conseguir me amar naquele corpo. Hoje minha saúde está perfeita, emagreci mais de 60k e adivinha: ainda não me amo, ainda não me aceito, ainda me sinto feia.
    Trabalho a mais de um ano isso em terapia e ainda não consegui aceitar elogios.
    Enfim, sociedade é hipócrita demais

  • @vanusiagoncalves5349
    @vanusiagoncalves5349 Před rokem +11

    Tenho 50 anos, aprendi me amar com uns 45 pq cresci na roça, tive um pai muito rígido. Hoje sei que todos somos iguais, cada um com a sua ideologia.

  • @valeriapires3267
    @valeriapires3267 Před rokem +5

    Vanessa, realmente esse olhar observador e crítico é algo que desenvolvemos com muita leitura, cultura e anos de estrada. Sem um desejo legítimo de autoconhecimento, qualquer brisa nos vira do avesso...

  • @CamilaSouza-nj3ho
    @CamilaSouza-nj3ho Před rokem +8

    Eu tento ser feliz e espero que a felicidade me dê o ar da beleza. Cansei de ir com uma massa que anda para trás 😢 é triste pensar no padrão de beleza, na real a beleza não tem padrão. A beleza é tão subjetiva quanto a felicidade, é isso.

  • @ElyMoraisxxx
    @ElyMoraisxxx Před rokem +10

    Tirei uma foto da minha cesariana e tem no celular um opção de "embelezar" eu cliquei... E a única coisa que foi feito foi deixar minha pele mais clara. Acho que vai ser impossível a gente não branca ser bonito pro mundo. A verdade é ou a gente se ama o ninguém vai amar a gente.

  • @EvelynSouza_93
    @EvelynSouza_93 Před rokem +9

    É por isso que eu admiro o seu trabalho - não só ele mas como a pessoa que voce é Vanessa. Sempre tendo posicionamentos com sensatez e reais sobre as pessoas referente a beleza,moda e coisas do tipo. Comecei a acompanhar o seu trabalho desde lá no comecinho quando voce tinha entrado na equipe do esquadrão da moda e quer saber? Sempre mantive comigo o seu ensinamento de que "a maquiagem deve ressaltar a sua beleza natural e não te transformar em outra pessoa". O seu trabalho é muito necessário principalmente agora com essa tremenda influência das redes sociais e que infelizmente está impregnada com esses padrões irreais tanto estético como materiais também. Que as jovens de hoje dessa geração tiktok e instagram possam ter acesso a conteúdos como esse seu e que possam acordar, parando assim de se sentir mal por estar bem longe do que considerado o "padrão ideal"

  • @leticiaglamake
    @leticiaglamake Před rokem +9

    Vanessa, eu amo este tipo de polêmica e está passando da hora de começarmos a nos aceitar.
    Eu por muito tempo, sempre fui questionada a respeito de minha saúde por ser magra, mesmo meus exames dando dentro do esperado.
    Minha boca, desde que eu nasci, foi muito pequena, parecendo um coração, e ao crescer, meus dentes encavalaram por conta dela ser pequena.
    Por muito tempo, desde criança, eu odiava minha imagem e me comparava muito com minha irmã, que é loira de olhos azuis.
    Sofri por muito tempo calada e sem ter ninguém para desabafar.
    Hoje em dia, eu me curei sozinha de minhas queixas e como maquiadora Profissional, luto para que a Maquiagem seja realmente realçar a beleza natural, não te transformar numa outra pessoa.
    Hoje, quando uma pessoa questiona a respeito do meu corpo (sim, as magras também são questionadas), eu analiso e penso: Ah, sou magra, mas pelo menos eu posso comer de tudo e não passo vontade (e posso mesmo, pois creio que eu tenho um metabolismo acelerado).
    Então, hoje me aceitei e sou eu quem decido se uma "crítica construtiva" (geralmente vem de pessoas que não construiu nada e auto se proclama especialista no assunto) me afeta ou não.
    O segredo é você filtrar as palavras, reter aquilo que é bom e descartar o que não precisa, além de se afastar de pessoas negativas. ☺️👍🏻

    • @raquelclumiares9774
      @raquelclumiares9774 Před 4 měsíci

      arrasou, muitas gostariam de poder comer de tudo. Aproveite isso hahaha😁. E se quiser ganhar mais corpo de forma saudável, faz musculação, vai te fazer bem!

  • @sarahcamiloroque3442
    @sarahcamiloroque3442 Před rokem +5

    Meu Deus, que vídeo necessário! Sou uma mulher de pele clara, filha de pessoas negras e portanto, com fenótipos negros, e me sinto, desde sempre, muito fora do normal, do padrão, uma coisa nem lá nem cá. Aos poucos, com conteúdos como o seu, tenho me entendido cada vez mais como uma mulher bonita e entendendo que as coisas que eu não gosto em mim, são traços que eu fui "ensinada" a desgostar, não é uma questão minha, é estrutural de fato. É difícil, mas me sinto cada vez menos impelida a buscar uma rinoplastia ou outros procedimentos assim. Muito obrigada pelo conteúdo, de coração, faz muita diferença.

  • @mariaclaramiranda3665
    @mariaclaramiranda3665 Před rokem +20

    O mundo seria mais legal com mais pessoas como a Vanessa ❤

  • @elineweckrosa1283
    @elineweckrosa1283 Před rokem +15

    Vídeo perfeito! ❤
    Vcs poderiam fazer uns shorts de algumas falas pra gente repostar… todo mundo precisa ouvir isso! ☺️

  • @isabelcristinasilva2633
    @isabelcristinasilva2633 Před rokem +12

    Vou fazer 51 anos e ultimamente tô achando muito chato e demorado pintar o cabelo. E estou sendo pressionada por " amigas" a pintá-lo novamente. Já falei que não, tenho preguiça agora. Escutei que estou feia,mas pra mim,tô nem aí, ninguém tem nada a ver, e não deixo de cuidar, ficaram parecendo luzes. Uso máscara azul,etc. A pressão pela eterna juventude leva as pessoas a cometerem violências contra elas mesmas. O tanto de cirurgia e procedimento que dá errado.......E as pessoas ainda não aprenderam......

    • @julianaestevaosilvajuliana
      @julianaestevaosilvajuliana Před 6 měsíci

      Você falou tudo! Tenho o mesmo pensamento que você.

    • @raquelclumiares9774
      @raquelclumiares9774 Před 4 měsíci

      engraçado que os homens ficam com o cabelo branco e ninguém fala nada ne. Acho certíssimo o seu posicionamento. Faça só se sentir vontade

  • @adrielifogaca8873
    @adrielifogaca8873 Před rokem +6

    Depois que vi o vídeo da Van sobre as sobrancelhas copiadas em todos os rostos eu deixei de fazer o design. Agora deixo natural e só tiro o meio e aparo o início delas.

  • @Danizinha-xz2xp
    @Danizinha-xz2xp Před 5 měsíci +4

    O padrão de beleza tira toda a essência já existente no ser humano. O padrão de beleza é tão ridículo que chega a ser cômico. Pensem: como podemos ser capazes de definir um tipo de corpo, pele, rosto (para cada parte do rosto um padrão específico) se somos tão diferentes no interno, e, principalmente, no externo?Ninguém é igual a ninguém. Nem gêmeos são iguais, uns apresentam algo mais diferente do que o outro.
    O padrão de beleza me tirou a vontade de observar o meu rosto. Aumentou a minha capacidade de sentir nojo toda a vez que vejo cada traço presente na minha face. O pior é você se olhar no espelho e desejar ser qualquer outra pessoa. De repente você não vê o quão bonita é, logo depois se sente incapaz...ignora toda a sua força, capacidade e intelecto. Culpa do padrão. E a pior parte é que perdemos a oportunidade de conhecer pessoas incríveis por conta de um padrão. Até mesmo reconhecer que aquela pessoa tem um valor.
    Já falaram mal de mim. O que ouvi foi: "ela nem é tão bonita assim. Se fosse loira de olho azul...mas nem isso ela é."
    Entendem como machuca? Entendem como é ver uma pessoa e querer ser ela porque você mesma não se aguenta.
    Chega a impactar negativamente pessoas que se encaixam no padrão. Tem seus valores e conquistas inferiorizadas apenas pelo fato de fazerem parte do "padrão".
    Eu já cheguei ao ponto de não querer tirar foto. Já me olhei no espelhos de diversos ângulos, e, quando me achava minimamente linda, logo desacreditava. Pensava: "é a luz", ou, "esse espelho deve estar com defeito". É uma luta constante garotas, principalmente sendo uma adolescente.

  • @roseandfamily831
    @roseandfamily831 Před rokem +13

    Ótimo vídeo eu sou branca mas me sinto totalmente fora do padrão de beleza estipulado isso me faz mal 😢

    • @Pw13G
      @Pw13G Před 3 měsíci

      Exatamente! Os padrões são inalcançáveis!
      Sou branca,olhos claros e cabelo liso.Mas muitas vezes não me acho bonita,pois estou acima do peso e com manchas no rosto.
      É muito triste! Quero me amar do jeito que sou!

  • @lilianlimalima
    @lilianlimalima Před rokem +6

    Pra mim uma pessoa q chama outra de feia não vale um nada, devia ter uma pena pra isso, coisa mais triste😢

  • @marianaaraujo2291
    @marianaaraujo2291 Před rokem +9

    A vanessa me ajuda a envelhecer com dignidade. E isso é muito. ❤ Obrigada

  • @nannayrasantos
    @nannayrasantos Před rokem +6

    E o pior de tudo isso é uma pessoa como eu, fora dos padrões, se amando e se achando linda causar tanto desagrado nas pessoas, que insistem que voce tem algum problema ou doença que te faz ter o corpo que tem.
    Triste!

  • @adoletaadoleta
    @adoletaadoleta Před rokem +6

    Tenho cabelos cacheados e pele parda. Ao longo da vida ouvi que deveria alisar meu cabelo, fazer franja e um punhado de coisa para ficar parecendo outras pessoas. Mas não dei ouvido, não alisei, nem fiz franja ou outra coisa que me encomodasse. Aprendi que desde cedo eu precisava ter amor proprio. As pessoas nao gostavam de mim como eu era, e o que eu poderia fazer? Ceder as opiniões alheias? Não, jamais! Pouquíssimas pessoas realmente se importaram comigo ao longo da vida. Aprendi que nao tenho que ficar agradando ninguem, nem seguir modinha. Hoje eu tinjo meu cabelo e ele perdeu a forma que tinha, de quando eu era mais nova. Estou tentando recupera-lo. Nao é facil. Meu cabelo e minhas características sao minha essência, porquê eu teria que mudar? Para agradar quem? Nao faz sentido essa busca desenfreada pela perfeição. Se fossemos para ser iguais, Deus teria nos criado todos com as características parecidas, mas nao foi assim que Ele criou. Somos humanos imperfeitos, mas cada um tem um tipo de beleza.
    E nao se esqueca a maior beleza é a interior.

  • @leydianefacanha7446
    @leydianefacanha7446 Před rokem +5

    Nossa, esse vídeo é uma política pública! Consumo muito conteúdo de beleza e percebo que a Vanessa é praticamente a única que traz esses pontos para nos fazer pensar sobre quanto somos bombardeados em padronizações, edições e ilusões. Esse assunto deveria virar uma palestra, podcast e passar em escolas. Obrigada Vanessa!

  • @Nanialvez
    @Nanialvez Před rokem +26

    Eu sou preta, minha mãe é preta e meu pai "alemão" ,então eu sou preta, loira,olhos verdes e com sardas,lábios finos. TOTALMENTE UMA MISTURA DE TUDO. É muito difícil ouvir: ah! Vc não é tão preta assim,ah! Seu nariz é fino né? Ah! Vontade de morrer😢. Assistindo vc aprendi como realçar a minha beleza misturada e não quero mais negar isso. #rozanerslovers ❤

    • @SaraDuartt
      @SaraDuartt Před rokem +3

      Vc é mestiça, queira ou não 😮

    • @leticiabrito762
      @leticiabrito762 Před rokem +1

      Negra?

    • @Nanialvez
      @Nanialvez Před rokem +1

      @@SaraDuartt sim! E por isso esse vídeo é tão necessário, pq eu cresci achando que eu era feia, que eu era estranha, hoje eu vejo que o que faltava era ressaltar a beleza que eu já tinha,não me obrigar a caber em um padrão. Somos belas, cada uma à sua maneira.

    • @SaraDuartt
      @SaraDuartt Před rokem +1

      @@Nanialvez exatamente

    • @gilsobralcaetano7188
      @gilsobralcaetano7188 Před rokem +3

      Que mistura maravilhosa! Você tem uma beleza de cada etnia, e formou uma mulher linda, com detalhes combinados! Você é muito especial! Deve ser um arraso de linda!

  • @claudiamarciacardosodelima

    Sou alta e magra e sofro bullyng desde a minha infancia! Acho que enquanto o ser humano não se aceitar como ele é, vamos ter problemas de racismo, discriminação, VIVER DE ILUSÃO... A sociedade se preocupa mais em o que vende, do que estima real!

  • @Elianeco
    @Elianeco Před rokem +5

    Muito importante essa discussão, precisamos discutir toda essa estrutura de beleza construída e como isso gera sofrimento, sobretudo e massivamente nas mulheres. Se somos plurais não existe um só ideal de beleza, deveria pelo menos ter uma centena de referências, mas a gente não para pra pensar que quer ser diferente de todo mundo sendo igual e seguindo uma única referência. Triste ver a gente cair na cilada da incoerência.

  • @edallima3894
    @edallima3894 Před rokem +5

    😢😢 gente compartilhem esse vídeo,por favor!Essa moça do depoimento é lindaaaaaaaaa

  • @tatapera6423
    @tatapera6423 Před rokem +6

    Vídeos assim são de extrema importância! A dor dessa mulher tem tantas camadas! Minha solidariedade a ela! ❤

  • @natachafernandes5674
    @natachafernandes5674 Před rokem +19

    Adorei esse novo formato de vídeo! Acompanho sempre suas matérias na Revista Gama e acho super válido trazer as reflexões de lá pra cá tbm. Sempre é bom trazer um pouco de luz pra esses assuntos e ir aos pouquinhos educando o olhar do público. Toda influencer (especialmente as de beleza) deveria fazer. Parabéns!

  • @vivianecorrea9217
    @vivianecorrea9217 Před rokem +13

    Que vídeo importante,necessário,que tema importante a ser falado ,obrigada ! Bom saber que existe pessoas que falam abertamente sobre este tema na internet de forma coerente.

  • @julialsl
    @julialsl Před rokem +7

    Tenho 23 anos e compreendo a dor dessa moça do vídeo, sinceramente eu não gosto do meu rosto, não me sinto bonita ou confortável comigo mesma, não tenho nenhum problema com meu corpo, mas meu rosto é um caso complicado para mim. Adoro ajeitar meu cabelo e me maquiar para tentar me sentir melhor mas a realidade é que no final de todo o processo tenho vontade de não sair de casa ou de simplesmente chorar. Odeio tirar fotos ou selfies, se tiro alguma pode ter certeza que estou usando algum filtro mínimo que seja e o que muitos chamam de "low profile" na verdade é uma insegurança minha. Passei a odiar comentários da minha mãe tentando levantar minha autoestima, acredito que para ela a vida foi muito mais fácil nesse requisito (branca, loira e de olhos mais claros), não pareço nada com a família dela, ao contrário, sou basicamente a versão feminina do meu pai kkkkkk morena, cabelos cacheados (que aliso e faço babyliss), boca grande e nariz de "batata" (sempre quis afinar). Passei a odiar também pessoas que estão dentro de um determinado padrão dizendo para as outras se aceitarem como são, é degradande. Na escola diziam que eu parecia um macaco, minhas "amigas" me defendiam mas riam de mim, uma vez uma moça que fez minhas sobrancelhas disse que eu tinha "traços fortes no rosto" nunca mais voltei lá, quando me maquiei profissionalmente pela primeira vez me senti horrível e segurei o choro quando me vi no book que a maquiadora fez de mim. Dentre os garotos que já gostei, nunca fui a "escolhida"... A verdade é que não sei explicar em palavras a sensação de passar por tudo isso.

    • @solcunha5482
      @solcunha5482 Před rokem +1

      Me vi no seu relato...😢

    • @inadeoliveira8105
      @inadeoliveira8105 Před rokem +1

      Super recomendo assistir American Drag's com o Rupaul. Mas as primeiras temporadas. Depois da 8/9 não mais. Procure na internet. Abra a mente e permita-se ouvir. Comecei assistindo como passatempo e percebi que comecei a querer encontrar respostas para as perguntas que surgiam ali em mim. Mudei minha forma de caminhar, de usar o cabelo, depois fui chegando nas roupas....é uma descoberta interessante.

    • @raquelclumiares9774
      @raquelclumiares9774 Před 4 měsíci

      comigo acontece o mesmo. Minhas fotos tem sempre um filtro e nunca sou a escolhida entre os caras que gosto😓

  • @lisfreire
    @lisfreire Před rokem +10

    Com 50 anos, tendo feito todos os tratamentos para melasmas, mas eles ainda estarem aqui: FIRMES E FORTES, decidi parar de usar maquiagem para tampa-los em algumas ocasiões. (academia, piscina, trabalho voluntário...) Foi péssimo, no começo, porque as pessoas SÓ VIAM os meus melasmas... "O que é isso no seu rosto?" "Porque está tão manchada?" "Nossa! Como suas manchas pioraram"... Muito triste perceber que as pessoas só veem seus defeitos😢

    • @katia4103
      @katia4103 Před rokem +2

      Tenho 60 anos e me peguei me maquinando para ir à academia. Parei totalmente, se as pessoas se acostumarem a nos ver como somos realmente, com o tempo se torna normal e não haverá nenhum estranhamento

    • @lisfreire
      @lisfreire Před rokem

      @@katia4103 Exatamente isso.

  • @gutonelo
    @gutonelo Před rokem +7

    Eu amo acompanhar você exatamente por isso! Você clarifica pessoas sobre o nosso mercado de trabalho fazendo elas reconhecerem esse problema e terem a opção de quererem continuar consumindo ilusões ou ajudar para não existir esse padrão de beleza em grande massa. EU DOU VALOR NISSO! Amei o vídeo, a galera das mídias (nós) precisam de um choque de realidade assim.

  • @vivianeguimaraes9850
    @vivianeguimaraes9850 Před měsícem

    A que ponto chegamos sem perceber nessa procura louca pela perfeição? Cada um é único e a beleza está aí. Procure seu ponto forte. Todo mundo tem o seu!!!!!

  • @ucheju
    @ucheju Před rokem +1

    O vídeo da Luanna me tocou de diversas formas, me vi nela, me doeu o que ela sente, entre outras coisas.
    Muito triste, mas ela é linda sim !
    Vanessa, como sempre cirúrgica nas palavras! Minha eterna admiração por você ! 💙

  • @stefaniaferreira4
    @stefaniaferreira4 Před rokem +3

    Mulher que vídeo necessário , precisamos mais disso ... Mostrar que somos perfeitos com nossas imperfeições e tudo bem .

  • @rodrigmusic
    @rodrigmusic Před rokem +3

    Essa pauta eu acho super importante, muitas vezes eu me pego olhando no espelho e me achando feio ou imperfeito e olha que eu sou um homem cis, e isso chega ao publico masculino não da mesma forma que das mulheres mas de uma outra forma que se precisa ser pensada e repensada. Parabéns por mais uma coisa que engrandece e faz com que possamos pensar mais.

  • @amandacavalcante6518
    @amandacavalcante6518 Před rokem +4

    A uns 8 anos atrás fui em uma maquiadora que me deixou totalmente traumatizada, ela fez eu enxergar em mim “defeitos” que eu nem via, ela fez uma make com um contorno tentando afinar meu rosto redondo, meu nariz, a minha boca ela tentou diminuir e no final quando eu me olhei no espelho eu fiquei sem entender nada, perguntei pq ela passou batom daquela forma e ela disse que era pq a minha boca era mt grande, carreguei isso por anos, até hoje não consigo usar gloss. Mas a minha relação com a minha beleza mudou mt e eu agradeço mt a Vanessa pq eu sempre amei assistir ela no esquadrão da moda, as vezes só assistia a parte dela pq eu amo a relação dela com a make, respeitando as caraterísticas naturais de cada mulher sempre destacando a beleza e não com o objetivo de esconder nada! ❤

  • @saviolima5523
    @saviolima5523 Před rokem +1

    Nossa, esse vídeo foi muito bom, pensei que você iria falar sobre abraçar a mulher do vídeo, mas falou sobre uma realidade muito latente, que é o grande sistema por trás disso tudo e que é realmente muito cruel, genial, parabéns.

  • @adrianasoares2793
    @adrianasoares2793 Před rokem +3

    Achei perfeito o comentário Vanessa . O que acontece sempre estive fora do padrão de beleza , gordinha, bochechas rosadas , cabelos crespos , quadris largos . Hoje em dia o padrão de mulher bonita é a malhada , a mulher de cabelos longos, liso ou cacheado, sem linha de expressão nenhuma , tendo uma vida de viagens e fotos cada dia com o look novo . E o padrão que vivemos não é bem assim . Por um tempo tive uma angústia grande por ter que aceitar viver com meus cabelos naturais crespos se o que me fazia feliz era ter os cabelos lisos ! À internet está nos adoecendo , literamente

  • @mariaoliviacruz4013
    @mariaoliviacruz4013 Před rokem +4

    Precisamos compreender a beleza que há em cada uma de nós. Somos únicas. Ninguém é igual a ninguém. Não devemos fazer comparações exatamente pq somos únicas e belas. Não existe ninguém igual. Essa verdade é maravilhosa. Somos o que somos. Podemos sempre melhorar a cada dia
    compreendendo que a individualidade e a presença, nos fazem a mais bela versão de nós mesmas. ❤

  • @amavelconfeitaria
    @amavelconfeitaria Před rokem +2

    Na minha humilde opinião você é simplesmente a melhor influenciadora de beleza, a mais humana e a mais consciente. Que você conquiste o mundo ainda mais, as pessoas precisam ouvir o que você tem a dizer.

  • @JaquePortal
    @JaquePortal Před rokem +2

    Vontade de abraçar a moça do vídeo, fiquei muito emocionada Muito obrigada por esse vídeo ❤ extremamente necessário! Eu como uma mulher de 43 anos, que tenho problemas de autoestima e distorção de imagem, assistir a esse vídeo e escutar suas palavras foi um carinho no meu coração, e Estou tentando me curar disso, tirei o app do Instagram do meu cel, a gente vem tentando ir na contramão desse padrão de beleza, mas a gente sabe que o sistema é fod@ e faz a gente se sentir mal, não sentindo encaixada, e ainda tem o plus que é a questão do etarismo, de acharem que não somos capazes de mais nada pela nossa idade !

  • @catarinamargarizo
    @catarinamargarizo Před rokem +4

    Vc é tão necessária Vanessa. Vc nos ajuda tanto. É tão difícil de sentir bonita hoje em dia… já pensei até em sair das redes sociais!

  • @BaYamashita
    @BaYamashita Před rokem +3

    Tema extremamente importante e necessário hoje, precisamos abrir nossos olhos e de todos para desconstruir esses padrões inatingíveis.

  • @caiqueferreira6208
    @caiqueferreira6208 Před rokem +1

    Que vídeo sério! Vanessa, seu vídeo apareceu “aleatoriamente”, pra mim, mas achei extremamente importante a sua narrativa e a pauta! Que você possa seguir com esse trabalho incrível!

  • @daniribeiro5915
    @daniribeiro5915 Před 6 měsíci +1

    Excelente vídeo! Eu sofri muito até entender que eu era bonita, mesmo não sendo o padrão de beleza esperado por nossa sociedade. Hj a Internet tem um vídeo assim ❤ p fazer aquele que não se acha bonito (a) parar para pensar.

  • @lucimara.s
    @lucimara.s Před rokem +4

    Eu passei e passo por problemas de autoaceitação e autoestima. Sempre detestei ter traços que remetem a asiáticos.
    Por vezes eu me sinto num lugar meio dúbio e confuso porque eu entendo a pressão que sofremos, sei dos mecanismos do sistema, luto pelo poder feminino e a quebra dos padrões e rótulos e ao mesmo tempo não consigo não desejar alcançar esse ideal de beleza. Eu luto contra algo que eu queria ser, mas desejo que não quisesse.
    As vezes é uma benção não ter dinheiro para fazer todos os processos estéticos que eu queria porque mudaria muitas coisas em mim. Diminuiria a minha testa, mudaria o perfil do meu nariz, aumentaria a boca, deixaria o rosto mais simétrico porque tenho um lado muito diferente do outro, diminuiria os seios (essa é a única que tem o fator saúde também e devo fazer mesmo), reduziria medidas de braço, perna e cintura, é uma lista que não tem fim.

  • @taynannfarias2829
    @taynannfarias2829 Před rokem +7

    Tem um documentário, o nome é Embrace. Assisti três vezes, sobre a indústria da beleza e o estrago que causa na vida de muitas mulheres, desde jovens. Recomendo.

  • @vgrillo_
    @vgrillo_ Před rokem +2

    gostei muito do vídeo, mas acho importante um alerta de gatilho no começo, bjo

  • @TatiSacramentoOficial
    @TatiSacramentoOficial Před rokem +1

    Consuma, mas esteja consciente de que existe um maquinário por trás, que lhe distancia da pessoa que você realmente é, simplesmente porque decidiram geometricamente, o que era perfeito e o que não. Tudo isso, mas submeter pessoas em detrimento de outras.

  • @lilianlimalima
    @lilianlimalima Před rokem +4

    Parece mais uma forma de segregar, qdo fica acessível para as classes baixas, inventam algo "melhor" e difícil de alcançar, é uma corrida maluca q não tem fim

  • @talitaferreira7035
    @talitaferreira7035 Před rokem +5

    Muito necessário falar sobre isso. A maquiagem, o corte de cabelo, as roupas...tudo isso deveria ser usado apenas para realçar a nossa beleza natural e não como um escudo pra esconder quem realmente somos.

  • @christianexavier6135
    @christianexavier6135 Před 9 měsíci +1

    Oi Vanessa! Te admiro muito além do seu talento. Mandei esse vídeo para minha filha que tem 21 anos e não se sente bonita. Ela assiste e a geração dela também. Muitos animes e vive um universo de jogos também com personagens com um padrão que não é nem humano digamos. Porém, virou hoje a referencia de milhões de jovens que assistem e consomem essa visão do belo asiático via Animes e jogos. E ela é lindíssima, dentro dos ditos padrões, não por ser minha filha, porque toda filha é linda para a mãe. Mas ela não precisa encarar o que essa moça do vídeo mostrado por ti luta. É mais abrangente que pensamos esse assunto. Não só nas redes sociais, mas em jogos, em consumo de animes, algo meio beleza de Xena que nos impactou na época. Acho que luta necessária e falarmos mais disso. Mas, é uma luta para vencer nas terapias e com Espiritualidade sabe. Porque o sistema é bruto como dizem. O marketing e as empresas de cosméticos e de beleza não vão conscientizar para divulgar. Por isso é trabalho de formiguinha á começar por nós em nós e pelos outros p uma sociedade menos doente.

  • @gilsobralcaetano7188
    @gilsobralcaetano7188 Před rokem +1

    Só eu que que senti uma angústia muito grande com o relato dessa mulher? O padrão de beleza nos oprime, mas não imaginei que alguém chegasse a esse nível! Somos lindas, mas o padrão de beleza, nos faz enxergar uma imagem distorcidas de nós msm. Vídeo incrível, uma reflexão sobre amor próprio e autoestima.

  • @anailza
    @anailza Před rokem +3

    Uma dica muito boa que ouvi de algumas influenciadoras é seguir pessoas (blogueiras e modelos) com a aparência semelhante a sua, consumir conteúdo que não fuja da sua realidade, claro, você pode se inspirar em pessoas com realidade diferente, desde que seja saudável para você, mas quando nós nos cercamos de mulheres negras que se aceitaram, se amam e se cuidam, nosso processo de compreensão, desconstrução e aceitação da nossa beleza se torna mais fácil. ❤

  • @rosselamartins9080
    @rosselamartins9080 Před rokem +5

    Padrão de beleza ocidental tem muito racismo com certeza.Bonita é a branca, loira e de olho claro. Eu sou parda e sei bem disso, os europeus colonizaram até mesmo nossa visão do que seja bonito ou feio, como vc mesmo explicou, vc pode ver quantas modelos negras por mais lindas que sejam se destacam em relação as brancas. E este conceito de beleza existe para estimular consumo e infelicidade. Obrigada por falar o que sempre pensei e vivi, Vanessa!

  • @tayanecunha
    @tayanecunha Před rokem +1

    Existe uma indústria que lucra muito por trás de tudo isso. Concordo contigo quanto ao entender todo esse contexto para evitar nos frustramos. Hoje me sinto muito muito melhor por ter esse entendimento esse conhecimento. Adorei o teu vídeo.

  • @nataliasoares221
    @nataliasoares221 Před rokem +1

    O relato da moça no início do vídeo é de partir o coração, essas redes sociais cheias de filtros, com fotos de rostos e corpos perfeitos tem adoecido muita gente, deixei de mexer faz tempo, Facebook, Instagram, tenho mas não mexo, Tiktok não tenho, não gosto, me sinto bem assim, não há nada lá que vá me acrescentar.

  • @thaissm9534
    @thaissm9534 Před rokem +3

    Estou assistindo pela 3ª vez!
    Vanessa que vídeo necessário! Que conversa necessária! Eu tenho amigas que estão PERFEITAS, mas continuam fazendo procedimentos e não se sentindo bem e encontrando defeitos e se comparando com as pessoas que elas seguem. As redes sociais e filtros estão acabando com as nossas auto estima, pq de fato, nada daquilo é real mas a gente se cobra por não ter aquela pele, corpo ou o dinheiro para fazer os procedimentos e ficar daquele jeito. Gosto dos seus vídeos e o quanto sua forma de maquiar é sempre mais natural realçando a beleza e não transformando em outra pessoa.❤
    Você é demais! Posta mais!

  • @matheusdealmeida240
    @matheusdealmeida240 Před rokem +3

    Gostei muito do vídeo, ótima reflexão.
    As redes sociais realmente potencializaram e muito as questões de auto estima hoje em dia.
    Sem contar em todo o racismo envolvido nas industrias da moda e beleza desde sempre.

    • @adrianadri4411
      @adrianadri4411 Před rokem

      Meu Deus!! O que tem de modelos lindas e lindos negros!! Existe branco feio, negro feio, amarelo feio , e daí? Cada um tem uma forma única de ser!! Existe branco lindo, amarelo lindo e existem os negros maravilhosos!! Tem uma modelo negra que é casada com um branco que é de tirar o fôlego de tão perfeita que é!! O que temos que fazer é nos amar apesar de...

    • @annekarina8834
      @annekarina8834 Před rokem +1

      ​@@adrianadri4411existir existe, mas nunca na mesma proporção nas agências e nem o mesmo prestígio e salário das famosas brancas. Até se vc olhar a quantidade de seguidores de influencers negras é bem menor em comparação aos das brancas do mesmo nicho!

    • @matheusdealmeida240
      @matheusdealmeida240 Před rokem

      @@adrianadri4411 Vc tem certeza que assistiu o video? Caso não, recomendo.

  • @leticialeite4338
    @leticialeite4338 Před rokem +2

    Excelente vídeo, como historiadora e professora de história muito me alegra ver um contexto perfeito. Tudo que aprendi de maquiagem foi aqui, com você. Obrigada pelas aulas, em todos os âmbitos. Um vídeo absolutamente necessário e bem construído.
    Mulé você é incrível ❤

  • @1nonblonde667
    @1nonblonde667 Před rokem +1

    Na adolescência eu era zoada pelos meus grandes olhos ; agora vejo q eles,q me faz ser diferente e bonita. 🤗

  • @rita-cassia
    @rita-cassia Před rokem +3

    Muito necessário esse vídeo trazendo essa reflexão, principalmente por você ser uma mulher que lida com beleza e autoestima. Importantíssimo para essa geração que se deixa influenciar por padrões...amei ❤👏👏👏

  • @elainevazmartins5338
    @elainevazmartins5338 Před rokem +3

    Vídeo de necessidade pública! Parabéns e muito obrigada, Vanessa! Que façamos uma reflexão intensiva sobre tudo o que envolve os "padrões " que nos aprisionam, adoecem ou coisa pior.

  • @mariluzdaluz3
    @mariluzdaluz3 Před rokem +1

    Acredito que pelo menos metade das mulheres, já sentiu essa mesma dor emocional em maior ou menor proporção. Por causa desse padrão de beleza que sempre nos afasta da realidade. Sempre tem algo "errado".

  • @nmiglioli
    @nmiglioli Před rokem +1

    Vanessa, você foi extremamente cirúrgica em tudo o que falou! Ninguém nunca vai se sentir dentro do padrão, mesmo aquelas mulheres que tem dinheiro, muitas delas famosas, com recursos e com bons médicos. Elas se entopem de plásticas e continuam infelizes porque, a todo momento, vão encontrar um novo “problema”. Foi criado um padrão inalcançável e isso é muito triste porque mesmo aqueles que estão felizes consigo mesmos acabam encontrando um “defeito” e querem ficar se modelando. Muito triste onde nós chegamos!

  • @andreiatavares8785
    @andreiatavares8785 Před rokem +4

    Chorei com esse relato! Imagina a dor dessa menina!
    Vi um psicólogo falando merda na internet dizendo que as pessoas tq aceitar q são feias! Achei um absurdo! O que é belo? É uma construção! E normalmente os padrões são brancos e editados.
    Eu já me senti muito feia. Sou uma mulher branca,mas sempre achei meu rosto fora dos padrões, assim como o corpo! Graças a Deus eu tenho mudado e hj me sinto bem comigo mesma. Porém, não foi fácil!
    Obrigada, Vanessa por trazer luz a este tema tão necessário. ❤

    • @lyndianelima
      @lyndianelima Před rokem +2

      Ele quis dizer que uma pessoa é mais do que feia ou bonita. Existem inúmeras outras características. Nós colocamos muita importância na beleza.
      Bem humorado
      Inteligente
      Educação
      Gentil
      Trabalhador
      Caridoso
      Organizado
      Limpo
      Acolhedor
      ...
      Beleza é só um deles.

    • @Patalhufas
      @Patalhufas Před rokem

      ​@@lyndianelimaconcordo

    • @Patalhufas
      @Patalhufas Před rokem

      Aceitação é o primeiro passo pra cura.
      As vezes a pessoa é feia pro padrão q ela msma tem d beleza.
      Então, se o seu padrão é a Gisele Bundchen e vc é negra, cabelo cresço, besta tira baixa e corpo cheio d curvas, óbvio q vc vais e sentir feia,nao qr dizer q seja.
      O caso da Moça do vídeo está muito além disso.

    • @Patalhufas
      @Patalhufas Před rokem

      Vai dizer q tu nunca viu uma pessoa muuuito feia na vida? 😂

    • @AnaPaula-zp2qr
      @AnaPaula-zp2qr Před rokem +2

      @@Patalhufas geralmente a pessoa muito feia é pobre e não tem condições de se cuidar, ou tem alguma má formação.

  • @NanysRibe
    @NanysRibe Před rokem +4

    Tento ao máximo me afastar desse tipo de conteúdo, eu com meus 18 anos já me acho super atrasada por não estar malhando todos os dias por semana pra ter um corpo "cavalona", mesmo sendo magra e pesando 46 kilos e pouco, além das influenciadoras tem a sociedade que explicitamente coloca pessoas bonitas em um pedestal de superioridade as outras, o que gera uma baixa autoestima enorme principalmente nos jovens, um exemplo disso (pelo menos quando eu era menor) as escolas botarem sempre as garotas bonitas nos papéis principais de algo, isso está enraizado na sociedade assim como o racismo, que devido a toda nossa história, criamos esse ideal do que é bonito e feio

  • @gersondeoliveirajunior3397

    Conversa super importante, precisamos colocar cada vez mais esse tema no centro das discussões, de forma séria e ética. Obrigado

  • @indirabarbosa564
    @indirabarbosa564 Před rokem +1

    Admiro a forma como você aborda a questão do racismo e o impacto que essa maldade tem na nossa vida até hoje. Obrigada por essa discussão!