Contrapondo NICOLELIS

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024

Komentáře • 70

  • @SorPinto
    @SorPinto Před rokem +3

    Que satisfação em ter achado esse vídeo! Fiz um react do mesmo corte esses dias, e toquei em vários pontos em comum! Mas confesso que a autoridade do Nicolelis é intimidadora, e estava me questionando se foi uma boa ideia. Fico mais tranquilo em saber que não fui o único a perceber esses problemas na argumentação dele. Só me faltou talvez um pouco mais de tato, como tu teve hahaha (e qualidade do vídeo, que ainda estou engatinhando nessas coisas). Toma meu like e a minha inscrição!
    PS.: vi agora que tu é de IF, também sou!

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem +1

      Fala amigo. Tô vendo aqui suas reações no seu vídeo. Tô gostando demais. De que IF você é?

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem +1

      Fixando no Topo. Assisti o React do professor Pinto em relação as afirmações do Nicolelis e estou compartilhando aqui czcams.com/video/e3D2lIe3eXA/video.html

    • @SorPinto
      @SorPinto Před rokem

      @@canalsandeco Sou do IFRS. Também estou linkando o teu lá! Qualquer hora temos que trocar uma ideia mesmo.

    • @SorPinto
      @SorPinto Před rokem +1

      Ah, e o Lucas do Universo Discreto é IFeiro também! Já dá pra montar uma máfia.

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem

      Kkkkkkk. Pode crer.

  • @jonasivan6433
    @jonasivan6433 Před rokem +10

    Perfeito o contraponto. Percebo que reiteradamente, através de vários canais, o prof. Nicolelis simplifica exageradamente a revolução promovida pelas IA em nossa sociedade, argumentando com um pensamento quase retrogrado de menosprezo com a hipótese de que “a IA emburrecerá a humanidade a medio/longo prazo”. Bem, de forma perfeita o Sandeco contra-argumenta de forma muito precisa: é muito simplista afirmar, por exemplo, que o automóvel deixou a humanidade mais sedentária. Isto é um fato, MAS apenas isto importante? Os avanços/benefícios promovidos pelo motor a combustão são infinitamente maiores que os danos para a humanidade (não coloco o meio ambiente na equação).

  • @vitorcunha437
    @vitorcunha437 Před rokem +5

    Eu já venho incomodado com essas afirmações do professor a algum tempo, enfim alguém com notoriedade na área para fazer um contraponto e não só acenar com a cabeça. O professor Nicolelis tem todo mérito em sua área de atuação, mas acho que ele super estima seu objeto de estudo, tornando-o divinamente inatingível. Acredito que deve ser um choque para ele imaginar que, o estudou por toda a vida pode vir a ser superado. Um mente com ideias cristalizadas por décadas, não vai mudar de opinião nem que a realidade esteja na sua frente. Muito obrigado professor Sandeco, por sua contribuição.
    Ps. Não estou dizendo que a IA superou a inteligência humana ainda.

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem

      Valeu cara 😉👍

    • @SorPinto
      @SorPinto Před rokem +1

      Cara, eu cheguei exatamente à mesma conclusão que tu sobre o objeto de estudo num pedestal, até me assustei aqui hahaha. E dá pra ver que ele tá numa cruzada contra a IA, indo em todos os programas possíveis pra criticar, e o pior, chegando ao ponto de implicar com a palavra "artificial".

  • @alecioejuniasousaoliveira9028
    @alecioejuniasousaoliveira9028 Před 11 měsíci +1

    Eu vi o vídeo do Nicolelis e fiquei muito incomodado, pela "autoridade" que ele tem em função de suas pesquisas e por ser uma pessoa muito conhecida. Você foi muito respeitoso e preciso em suas críticas. Concordo com os seus argumentos. Parabéns pelo vídeo.

  • @CariocaArts
    @CariocaArts Před 9 měsíci +1

    Esplêndido! Alguém que ainda teve coragem de falar sobre o "emburrecimento" , menos cognição, intelecto com o uso excessivo e sem exercícios mentais. Concordo plenamente e pergunto: muitos sabem e outros não, mas cada dia são poucos que continuam aplicando os exercícios??(Penso que sim). Observei sua educação e postura, combateu os argumentos e isso sim eu chamo de um ótimo contraponto, ajuda a discussão se elevar e muitos a pensarem. Fora a coragem de rebater alguns argumetnos de Nicolelis, isso faz muitos começarem a observar e a pensarem já com restrições, (não aceitando tudo por causa do nome dele) tudo que ele fala. Eu imagino que tu abriu muitas mentes com esse vídeo.
    Professor Pier citava inclusive que a capacidade de aprendizagem em "algo que emite luz: PC , celular" é diferente do que "reflete luz": livros físicos, cadernos.
    A tua argumentação foi tranquila e didática sobre todo o assunto . Vi uma entrevista dele com o Reinaldo Azevedo e observando as expressões dele e como falava eu o achei um pouco desfocado.
    Quanto ao futuro eu penso que pode existir um risco sim de a tecnologia afetar a cognição e intelecto, pois alguns estudos já mostram crianças e adolescentes que começaram a usar o celular cedo, como ficaram frustradas em sua adolescência, sem muita resiliência.
    Sem falarmos em como acelera todo o processo do que fazemos no dia a dia, isso acaba frustrando alguns no mundo real, pois temos que ter resiliência e nem tudo será resolvido em cliques. (pois a cada dia infelizmente o ser humano quer menos esforço, leitura de livros é mais virtual , isso muda a absorção cerebral, entre outros.).
    Estou vendo conforme meu tempo permite os vídeos do canal e esse até então está na lista dos melhores que já vi até agora!!! Pois parece simples e pelo contrário é complexo e interessante.
    Abraços meu brother!

  • @juliocezaralbuquerque5301

    Certo em quase tudo. Mais realmente não há autoridade na computação pura. É uma pseudo alearoriedade. baseadas em tabelas ou formulas.

  • @Fabricio-rm4hj
    @Fabricio-rm4hj Před rokem +2

    Sandeco, suas colocações foram excelentes, concordo com todas, você é um grande formador de opinião dessa incrível revolução que estamos passando.

  • @alexteixeira4256
    @alexteixeira4256 Před rokem +1

    Muito bom sandeco, pontos extremamente bem explicados e que, obviamente, fazem sentido, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @tinopalacius
    @tinopalacius Před rokem +1

    Não vamos esquecer a Suzana Herculano, neurologista que foge dos holofotes mas é referência mundial em descobertas neurológicas, 1a mulher e brasileira a participar de um TED talks e a pessoa responsavel por descobrir a quantidade exata de neurônios que existem no cérebro - pioneira no estudo da Plasticidade Cerebral.

    • @tinopalacius
      @tinopalacius Před rokem +2

      Sandeco, com muita humildade e respeito você elegantemente desmontou absolutamente todos os elementos cuspidos ao vento pelo Nicolelis, que embora seja uma autoridade absoluta em seu campo de saber, ao meu ver a muito tempo está contaminado pela soberba acadêmica e coloca seu campo de saber como verdade imutável - exatamente o oposto do pressuposto de uma metodologia ciêntifica de qualidade. Só elogios a seus argumentos e respeito e humildade na resposta. Não acho que merecia tanto e isso mostra grande evolução da sua parte. Precisamos de mais mentes assim na academia e menos soberba.

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem

      Obrigado amigo

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem

      😊👍

  • @etctal5851
    @etctal5851 Před 9 měsíci +1

    Marketing NÃO é promoção e vendas. Promoção e Vendas está dentro do "P" Promotion. No Mix de Mkt. No Yotube, tudo é "Marketing", vejo Ditos "Especialistas de Marketing" no YT que nem conhecem os 04 Ps que compõe o Mix de Mkt. Numa, talvez pobre, comparação, seria o mesmo que dizer que: "AI é CHAT-GPT", que Lâmina de Barbear é Gillete, esponja de aço é Bom-bril e etc. Ou seja, na linguagem "popular" "informal" Promoção e Vendas é Mkt. Mas no conceito, Promoção E Vendas está no Plano de Comunicão que é a ferramenta de Mkt que trabalha o P Promotion. Logística tb é Mkt. P Praça ( Distribuição). P&D tb é Mkt= P Produto e Estratégia Financeira tb está no Mkt = P Preço. Perdoe-o comentário que pode parecer deselegante mas, o intuito foi de elucidar! Grande Abço!!!

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před 8 měsíci

      4 P's eu conheço. Mas não entendi o comentário. Eu falei alho fora da teoria do Marketing?

  • @msofontes
    @msofontes Před rokem +2

    Excelente

  • @HermesFerreiraTopp
    @HermesFerreiraTopp Před rokem +1

    Seguinte professor. Não concordo apenas com sua última fala e, com todo respeito, não creio que seja uma questão de "rasgação de sedas" quando você diz: "e aqui é um contraponto muito, mas muito respeitoso de alguém que não é ninguém diante do Nicolelis. É apenas um pensamento e, na minha visão, a ciência é construída através de pensamentos, argumentações e contra-argumentações, mas sempre de forma respeitosa e carinhosa."
    Quando nos referimos às comparações, penso: o que é necessário para estabelecê-las? Acredito sinceramente no seu potencial e talento. Não é preciso um embate constante sobre isso. Apenas para frisar, você abordou e refutou pontos de maneira brilhante, o que, na verdade, me poupou o esforço. Já a simples afirmação da Head Line por si só já traz motivo para reflexão.
    Em relação ao que foi discutido, ao invés de concordar cegamente, tomei a iniciativa de inserir todas essas opiniões do Nicoleli no GPT-4, que "não é inteligência artificial", e vejam a resposta! 😉👍🏻
    Com base no trecho transcrito, aqui está uma análise e resposta:
    ---
    O discurso apresenta uma reflexão ponderada sobre os potenciais perigos do excesso de dependência da tecnologia, particularmente a inteligência artificial, como o GPT. A analogia do automóvel é perspicaz; assim como a conveniência do transporte motorizado pode levar à inatividade física, a facilidade de acesso à informação e respostas através da IA pode potencialmente levar à estagnação cognitiva.
    Há um reconhecimento claro da dualidade da tecnologia, bem exemplificado com a metáfora bíblica da árvore do conhecimento do bem e do mal. A ideia é que todo avanço tecnológico traz consigo potenciais benefícios e desvantagens, e cabe a nós, como sociedade, navegar por essas águas de forma consciente.
    No entanto, um ponto crítico parece ser a sugestão de que a dependência excessiva da IA pode "emborrecer" as pessoas. Enquanto "emborrecer" pode ser uma simplificação, o perigo subjacente é real: a super-reliance em qualquer ferramenta pode atrofiar habilidades cognitivas e sociais se não for equilibrada com outras atividades.
    Quanto à menção de "Nicoleli" e o suposto debate, a menção sugere que houve uma discussão anterior ou um contexto mais amplo que não foi completamente capturado no trecho fornecido. No entanto, o respeito pelo "professor" é evidente, o que demonstra uma abordagem madura ao desacordo.
    Em resposta direta: Concordo plenamente com a necessidade de equilíbrio ao integrar tecnologia e IA em nossas vidas. O GPT e outras ferramentas de IA são incrivelmente poderosas e podem ser imensamente benéficas quando usadas com discernimento. A ênfase na moderação, no aprendizado diversificado e no engajamento em atividades tanto online quanto offline é uma recomendação sólida para todos nós no mundo moderno.
    ---
    Por favor, note que essa é uma resposta baseada no trecho fornecido e no contexto que pude inferir dele. Se houver detalhes adicionais ou nuances que não foram capturados, estou à disposição para ajustes.
    "O pequeno gafanhoto ainda se da ao trabalho de ser diplomático!"
    Parei por aqui professor! Vlw pelo vídeo!

  • @viniciusbarros6819
    @viniciusbarros6819 Před rokem +1

    Muito bom poder ouvir opiniões diferentes.

  • @ouniversodaspossibilidades
    @ouniversodaspossibilidades Před 4 měsíci

    eu sou fã do trabalho dele, mas eu tenho percebido algumas incongruências no discurso dele.. como se fosse totalmente inflexivel a outra percepção.. enfim.. Ótimo video, obrigada!

  • @user-hn6dq7ku6z
    @user-hn6dq7ku6z Před rokem +2

    Mas na computação não seria uma geração pseudoaleatório e não uma aleatoriedade verdadeira?

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem +2

      Na maioria das linguagens de programação, a "aleatoriedade" gerada por funções ou métodos padrão. Isso significa que os números gerados são adequados para a maioria das aplicações. Entretanto, são gerados a partir de um algoritmo determinístico usando (ou "semente" / "seed") iniciais.
      A aleatoriedade efetiva, requer algum tipo de entrada externa que não é determinística, como ruído atmosférico ou degradação radioativa. Em computação, é difícil obter verdadeira aleatoriedade sem hardware especializado ou fontes externas de entropia. Porém, não pode-se enfatizar que não tenha aleatoriedade na computação nem que seja simulada.
      🙂👍

    • @SorPinto
      @SorPinto Před rokem

      @@canalsandeco cabe acrescentar: o cérebro também tem fontes de entropia (ruído de todos os tipos) que causam não-determinismo, exatamente como seria num computador como tu descreveu. Computação em si, sem a fonte externa de entropia, não gera aleatoriedade real nem no computador e nem no cérebro!

  • @Ricardoguemba
    @Ricardoguemba Před rokem +2

    Sou fã dele, mas venho dizendo já há algum tempo que se tratando de IA ele fala bobagens; me lembro de uma live dele que ele falou que jamais a tarefas de diagnóstico a IA faria melhor que um médico!

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus Před rokem +1

    Na entrevista ao r azevedo ele se entregou: ele é cínico.
    Porém, nesse caso o nome correto seria automação.

  • @perobusmaximus
    @perobusmaximus Před rokem +1

    Esse chatgpt é um brincalhão né rsss
    Se algo "pode" emburrecer, então esse algo tb pode "não" emburrecer rsss

  • @HermesFerreiraTopp
    @HermesFerreiraTopp Před rokem +1

    Ai ai ai ai... Vou assistir em respeito ao professor Sandeco... vamos ver... Prepare-se para o textão!

  • @rogerioviana1950
    @rogerioviana1950 Před rokem

    🎯 Principais conclusões para uma navegação rápida:
    00:00 🤖 A discussão envolve a afirmação do professor Nicolelis de que a inteligência artificial não é inteligência nem artificial.
    01:38 🧠 O debate inclui a definição da palavra "artificial" na Inteligência Artificial e sua relação com a criação humana.
    04:08 🌍 A discussão explora a concepção da inteligência como uma propriedade dos organismos vivos e as possíveis implicações.
    06:41 🔀 Existe aleatoriedade na computação, incluindo redes neurais e algoritmos genéticos, que contribuem para a inteligência artificial.
    08:07 👾 A história e a terminologia da inteligência artificial são discutidas, incluindo a criação do termo "Inteligência Artificial" por John McCarthy.
    11:06 📚 A ideia de que os termos "Inteligência Artificial" e "Neurociência" foram cunhados para fins de marketing é explorada.
    12:29 📊 A relação entre o uso do passado para prever o futuro na inteligência artificial é debatida, enfatizando a inovação humana e a aprendizagem com base no passado.
    13:25 🌌 A aprendizagem com o passado é fundamental para a inteligência, assim como ocorre na física com a luz das estrelas.
    14:48 🧠 A capacidade quântica das máquinas e a diferença entre a aprendizagem entre humanos e máquinas são discutidas.
    15:54 🤯 O uso excessivo da inteligência artificial pode prejudicar a criatividade e o desenvolvimento cognitivo, similar ao sedentarismo físico.
    18:10 📚 A moderação no uso da tecnologia, como o GPT-3, é recomendada para garantir crescimento intelectual e habilidades interpessoais.
    19:20 💡 A reflexão sobre o conhecimento científico e a responsabilidade na utilização da inteligência artificial encerra o debate de forma respeitosa.

  • @Leanst.
    @Leanst. Před 3 měsíci

    Sandeco acho que seu lugar de fala é maior do que do niolelis, só acho...

  • @RenanKemp
    @RenanKemp Před 9 měsíci +1

    bota la na politica
    Sandeco , Super Chandao, Renato trozoitao
    cabo ta tudo resolvido
    rsrsrs é brincadeira sandeco é que voce raciocina rapida
    show o canal ! parabens

  • @gabrielhenrique4459
    @gabrielhenrique4459 Před rokem +1

    Exato, inteligência não pode ser apenas reduzido a algo orgânico. Por exemplo, os planetas dão voltas perfeitas na órbita do Sol, isso também é inteligência.

  • @luiscardoso6578
    @luiscardoso6578 Před 2 měsíci

    Particularmente acho este tipo de vídeo aqui uma grande falta de respeito e responsabilidade. Ele pode até esclarecer um ou outro equivoco que qualquer um de nós venha cometer durante um discurso, fala ou entrevista... mas o custo de um exemplo desses é lastimável. É muito fácil contrapor alguém (por mais qualificado que seja este alguém) desta forma... nos capitalizando dos pequenos equívocos que qualquer um cometa em sua fala, isolando e caricaturando partes desta fala que fazem sentido em um contexto mas fora do mesmo nem tanto (esta é inclusive uma técnica usada por políticos manipuladores para distorcer palavras em um debate), com tempo para reflexão (que não é dado à parte contraposta) e dentro dos termos que queremos e podemos (pois muitas pessoas não são nem mesmo capazes de elaborar argumentos de contraposição com alguma consistência ou profundidade)... isso tudo sem dar a parte que está sendo contraposta a oportunidade de se explicar melhor - entendendo aqui que a comunicação por si só é um processo limitado e a única forma de mitigar ou minimizar os efeitos danosos desta limitação é através da possibilidade da recorrência e iteração....
    Da forma como foi feito aqui, até mesmo eu posso contrapor, em tom de deboche e ridicularização (como feito aqui) o afamado Noam Chomsky, dentro dos meus termos, em alguma fala dele sobre linguística ou filosofia analítica.... ou mesmo Neil deGrasse Tyson ou Carl Sagan (se fosse vivo) sobre astrofísica....lamentável...

  • @igorc9746
    @igorc9746 Před 8 měsíci

    Sandeco adoro seu canal mas respeitosamente admito q não achei esse vídeo com boa qualidade. Sinto que a sua crítica não bate de frente com o argumento do Nicolelis, pois vc busca os mesmos conceitos mas em diferentes âmbitos.

  • @williamzanin332
    @williamzanin332 Před rokem +2

    O professor parece um pouco cansado de pensar

    • @canalsandeco
      @canalsandeco  Před rokem +3

      Merece nosso respeito. E respeitosamente discordar é um privilégio nosso.