Black Mirror 5x02 - Redes Sociais e Matt D'avella | Smithereens - Análise

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024

Komentáře • 300

  • @rozinhasmoreirarm
    @rozinhasmoreirarm Před 5 lety +129

    Melhor análise

  • @FlavioBBMP
    @FlavioBBMP Před 5 lety +189

    PH, sua análise foi sensacional, mas senti falta de você comentar algo que fez muita gente reclamar sobre o episódio! Eu achei esse um dos melhores, se não o melhor episódio de toda a série, por ser atual e não precisar de nenhuma tecnologia futurista. O que as pessoas reclamam é de não saber quem morreu! Mas eu venho comentando que a série é justamente sobre isso! Sobre a banalização da notícia! Não importa quem morreu, ou se alguém morreu... tudo vai ser esquecido rapidamente, como mostra as cenas finais!

    • @CAIOBRISA
      @CAIOBRISA Před 2 lety +4

      Você respondeu oque estava procurando vlw :)

    • @Crissilvareall
      @Crissilvareall Před rokem +1

      Obg, respondeu minha dúvida

  • @Resende47
    @Resende47 Před 5 lety +77

    Achei interessante mostrarem que a empresa sabia mais de um indivíduo do que a própria inteligência da polícia.
    Achei legal traçarem o perfil dele, aos modos big data.

  • @edsonmx3
    @edsonmx3 Před 4 lety +27

    Revi o final do episódio umas 3 vezes e entendi que, mesmo após tudo o que houve, o dono apenas fechou os olhos e seguiu. A vida de todos seguiu como se nada tivesse acontecido. Um cara no trânsito inclusive se distrai com a rede social.
    Série sensacional!

  • @GutaCavalcanti
    @GutaCavalcanti Před 5 lety +57

    Eu amei esse episódio,vi muita gente brava por não estar no "nível black mirror"... Mas é tão palpável,tão atual que as pessoas nem perceberam que o episódio fala exatamente do nosso dia-a-dia. Acordamos e entramos nas redes.Passamos o dia de olho no celular para qualquer notificação. Vamos dormir: uma última checada no ig... Quanto tempo gastamos olhando a vida alheia ou expondo a nossa própria?
    O trabalho do Andrew foi incrivelmente intenso e brilhante. Talvez as pessoas tenham se acostumado com um black mirror futurístico e sombrio,que nos lembra vagamente o presente,mas que ainda é muito distante. E quando vem um episódio que ataca o presente o desconforto parece ainda maior.

  • @darlangomess
    @darlangomess Před 5 lety +216

    A propaganda do Uber aparecendo no começo desse vídeo foi uma coisa muito Black Mirror...

    • @franklinrochafrk
      @franklinrochafrk Před 5 lety +8

      Chama na 99 KKKKK apareceu o Ifood ainda

    • @dmitrix4014
      @dmitrix4014 Před 5 lety +5

      Ahhh eu uso adblock, mas dps de Black Mirror, tbm relaciono esse tipo de coisa com a série, até esses comentários! kkkkkk

    • @albertofranco122
      @albertofranco122 Před 3 lety

      Kkk

  • @marcopolojogos1832
    @marcopolojogos1832 Před 5 lety +128

    Melhor episódio na minha opinião me fez de fato excluir o Facebook. O final do episódio foi muito interessante, dar entender que varias coisas podem ter acontecido e independente disso ninguém dar importância.

    • @Ronaldojmarques
      @Ronaldojmarques Před 5 lety +10

      Já fiquei afastado do facebook justamente para não pirar. E dá vontade de cancelar tudo. Mas ai você não tendo facebook, você fica preocupado se vai receber e-mail ou sms. Então a questão é EGO e ansiedade.

    • @albertofranco122
      @albertofranco122 Před 3 lety

      Acho facebook primordial na vida hoje em dia. Tanto no círculo de amizades, qndo no campo profissional. Várias empresas verificam seu perfil antes de contratar.
      É importante vc ter Facebook, Pq se não, vão pensar q vc é algum maluco serial killer, terrorista, hacker e etc.... faz igual eu, quase não entra.
      Agora uma rede social q eu excluir é Instagram. É muita futilidade e ostentação. Qndo excluir, percebi que comecei a juntar dinheiro e minha saude mental melhorou por não ter q ficar toda hora preocupado em expor minha vida e tbm número de curtidas.

  • @davimg37
    @davimg37 Před 5 lety +85

    Fiz um detox rede social. Não tenho mais Facebook, Twitter e Instagram. Foi a melhor coisa que fiz.
    Excelente vídeo

    • @Radamez00
      @Radamez00 Před 5 lety +21

      Não precisa chegar a esse ponto de considerar que não ter essa redes é se desintoxicar, essas redes são como ferramentas, o problema é se viciar e não viver sem, mas por outro lado elas têm uma boa função de informar, como tudo na vida tem de haver um equilíbrio, saber usar de forma saudável; mas tbm tem pessoas que tratam como crack que não conseguem se controlar, neste caso é melhor excluir as redes mesmo, pois tê-las seria como tentar parar de usar crack mas manter umas pedrinhas na gaveta pra emergência, seria como conviver com a tentação.

    • @utherulrich
      @utherulrich Před 5 lety +1

      Então CZcams não é considerado rede social?

    • @celinemayumi4164
      @celinemayumi4164 Před 3 lety

      @@utherulrich nop , é plataforma de vídeo

  • @jucaandrade2828
    @jucaandrade2828 Před 5 lety +151

    Ótimo vídeo, só faltou falar das técnicas de negociação universais que aplicam como se as pessoas fossem robôs e tbm a questão que os diretores das redes sociais sabiam mais sobre as pessoas do que a própria polícia.

    • @johnlautner7700
      @johnlautner7700 Před 5 lety +8

      sobre eles terem mais infornações é aceitavel,tudo aconteceu muito rapido, a diretoria era o primeiro na fila eles tinha a vantagem e descobriram que o cara tinha uma conta na rede social deles,o bom que depois dividiram com a policia

    • @jucaandrade2828
      @jucaandrade2828 Před 5 lety +6

      @@johntitorbr Eu sei kkkk a questão para refletir é justamente essa, a rede social sabia TUDO, hábitos, vontades, informações pessoais, gostos, absolutamente tudo, até mais que a polícia e o governo, parecia até a CIA kkkk e isso é perigoso (como vimos no escândalo do facebook) e pq tbm pode cair na mão de criminosos e hackers.

    • @Dastl1Diego
      @Dastl1Diego Před 5 lety +3

      pois é... a vigilancia que as redes sociais tem sobre as pessoas, onde as pessoas mais vive nas redes sociais que na própria vida real, e ainda tem pessoas que esta preso a isto que nem percebem que estão sendo vigiados...
      parece que nem soube nada das vendas de informações que o Facebook fez...

    • @jucaandrade2828
      @jucaandrade2828 Před 5 lety

      @@Dastl1Diego perfeito

    • @3llenzinha
      @3llenzinha Před 5 lety

      por isso eu deletei a maior parte das minhas. só sobraram pinterest e youtube (que dizem q é rede social, mas eu não acho q é algo diferente)

  • @carlosmachado657
    @carlosmachado657 Před 5 lety +95

    O enter e o gatilho sendo apertados simultaneamente foi f*da. Excelente análise!

  • @jonatasbatistela8275
    @jonatasbatistela8275 Před 5 lety +150

    Pra mim foi o melhor Ep da temporada, uma ótima crítica aos dias de hoje sobre como estamos perdidos no mundo das redes sociais, me fez realmente refletir, e parabéns PH, sempre impecável, sou se fã sucesso!

    • @julieperez1879
      @julieperez1879 Před 5 lety +3

      E como nós ainda temos esse sentimento humano de empatia e como o virtual nos desconecta dos outros seres humanos.

  • @BHGR1989
    @BHGR1989 Před 4 lety +8

    - Eu acho que ter o episódio começando com um homem abrindo os olhos e terminando com um homem fechando os olhos é simbólico de como esse episódio foi apenas um piscar de olhos e todos nós seguiremos em frente depois que terminar.

  • @isabelerossiv
    @isabelerossiv Před 5 lety +23

    Melhor episódio dessa temporada, ficamos tensos até o final!

  • @marvin9898
    @marvin9898 Před 5 lety +63

    Pra mim esse é o episódio mais "Black mirror" pois é o episódio mais real e possível de se imaginar.

    • @juanbomfim22
      @juanbomfim22 Před 5 lety +14

      Pra mim foi o shut up and dance, já assistiu? É tao atual quanto.

  • @teusarte
    @teusarte Před 5 lety +17

    Andrew Scott fantástico, quando ele precisa te entregar emoções confusas, como raiva, preocupação, indecisão, ele entrega tudo em uma feição! Se o episódio tem um "problema", é o ritmo vagaroso para te levar ao ponto da discussão, mas isso também provoca uma sensação de ansiedade e frustração com a burocratização dos procedimentos, da desconexão das pessoas que eu acho excelente também. A conversa em si dos dois pode até parecer pequena em termos de conteúdo, mas é porque ela feita por duas pessoas que desaprenderam a se comunicar - a própria interrupção pro tal Bauer seguir um roteiro mostra isso. E terminar o episódio com I can't take my eyes of you é genial, sendo cantado da gente, da humanidade, pra porra de um celular, pra tecnologia. Fazendo a conclusão óbvia, isso é MUITO Black Mirror.

    • @e.dlacerda9800
      @e.dlacerda9800 Před 5 lety +6

      Cara eu acho até q esse ritmo mais vagaroso foi proposital. Pra mostrar q estamos acostumados a ter tudo ali na hora, que nos entediamos facilmente e não sabemos esperar uma conclusão (tipo terminar de dirigir pra poder olhar a notificação do celular) .. e sobre Andrew Scott tem nem o q falar, o cara é monstro

  • @marciocarvalho9306
    @marciocarvalho9306 Před 5 lety +26

    Exclui alguns app's de redes sociais depois desse episódio. Me peguei algumas vezes quando distraído olhando para o celular procurando as notificações. Constatei que estava sob efeito da "Dopamina". Vou dar um tempo.

  • @fabianimarinho
    @fabianimarinho Před 5 lety +17

    PH suas críticas são as melhores. A Rede social é o mal da humanidade, pois na verdade causa isolamento social. É triste de ver como somos uma geração de abobalhados 😥

  • @franciellenvalentim5347
    @franciellenvalentim5347 Před 5 lety +98

    Pra mim três pontos importantes foram:
    O perigo dos carros de aplicativo.
    As redes sociais saberem mais sobre uma pessoa do que o próprio Estado (polícia).
    E o final onde tudo acontece e as pessoas seguem a vida novamente.

    • @LuizaOliveira18
      @LuizaOliveira18 Před 5 lety +1

      Falou tudo!

    • @igorsilva4095
      @igorsilva4095 Před 4 lety +8

      Eu ainda citaria o fato de existirem pessoas que, de certa forma, se "libertaram" das correntes redes sociais e vivem alheias à sociedade.
      Uma abordagem milimétrica da questão do tédio, o pêndulo de Schopenhauer.

    • @DaniloOliveiracanal
      @DaniloOliveiracanal Před 2 lety +3

      o lance do carro de aplicativo não tem nada a ver kk

    • @franciellenvalentim5347
      @franciellenvalentim5347 Před 2 lety +1

      @@DaniloOliveiracanal na sua opinião né lindo, mas não escrevi pra você em específico.

  • @sambapitaa
    @sambapitaa Před 5 lety +14

    Adoro a maneira como desconstroi e simplifica as mensagens escondidas. Deixando em aberto não só a sua análise como a percepção individual à audiência

  • @edilenepinheiro3441
    @edilenepinheiro3441 Před 5 lety +38

    Ótima análise.
    Gostei mais deste episódio que do primeiro e o ator principal foi muito convincente.

  • @andreianos
    @andreianos Před 5 lety +14

    Que episódio espectacular e que actor principal fantástico!

  • @victorcarvalho9789
    @victorcarvalho9789 Před 5 lety +34

    Esse episódio foi bem previsível, mas traz uma ótima reflexão.

  • @vollp_
    @vollp_ Před 5 lety +33

    Incrível como o PH sempre expande minha visão sobre o conteúdo, ótimo trabalho e sem duvidas hj suas analises são as melhores do Brasil, parabens!

  • @154hil
    @154hil Před 5 lety +30

    Chorei igual criança com esse episódio...

    • @ferdinandiz
      @ferdinandiz Před 5 lety +1

      eu tb...

    • @julieperez1879
      @julieperez1879 Před 5 lety +4

      Eu tb. Principalmente na parte da empatia do estagiário não querendo deixar ele se matar.

    • @ingridoliveira6881
      @ingridoliveira6881 Před 5 lety +4

      Cara, tbm chorei muito!! E finalmente deletei meu Facebook.

    • @154hil
      @154hil Před 5 lety +2

      @@ingridoliveira6881 eu já tinha deletado a quatro anos atrás e não me arrependo!

    • @ingridoliveira6881
      @ingridoliveira6881 Před 5 lety +4

      @@154hil melhor decisão! O meu Facebook vivia desativado, mas esse episódio foi o responsável pra eu me livrar de vez dele. Diminuí mto o uso do instagram tbm, inclusive já tinha apagado o app do meu celular pra evitar o costume de ficar entrando na minha conta no automático. Essas redes "sociais" são degraçadoras de mente rs

  • @brigidojr3682
    @brigidojr3682 Před rokem +2

    É gratificante revisitar os vídeos antigos assim. Na época não acompanhava o canal e é muito gratificante testemunhar a qualidade da obra do PH. Espero estar na persona alvo hahahahhahahha

  • @LuisAlves5566
    @LuisAlves5566 Před 5 lety +26

    Caramba, aprendi muito nesse vídeo, não só sobre o episódio, meus parabéns!

  • @tuliossauro
    @tuliossauro Před 5 lety +9

    Adoro o Matt D'Avella. Esse é o melhor episódio da temporada (fraquinha)

  • @gabrielasilveira2530
    @gabrielasilveira2530 Před 5 lety +100

    O mais bizzaro é o nome da rede social ter relação com o nome da série. No logo da série é um espelho preto trincado.
    E "Smithereens" significa estilhaços.
    Tem uma cena do desenvolvedor agindo de acordo como mandaram ele pelo notebook. E o sequestrador se irritando falando pra ele parar de falar todo robotizado.
    Seria isso uma crítica á todos nós que nos robotizamos com o uso excessivo de internet?

    • @PauloOrtib
      @PauloOrtib Před 4 lety +10

      Se você ver os comentários dos jovens nas redes sociais, eles são tão padronizados (curtos e copiados de memes) que até parece escrito por um bot, se for o contrário (longo e mais profundo) é ignorado.

  • @valdirandrade86
    @valdirandrade86 Před 5 lety +8

    Que episódio agonizante, me senti na pele do sequestrador, muito bom.

    • @brunocoelhobc
      @brunocoelhobc Před 5 lety +1

      Verdade, o episódio urso branco da segunda temporada é ainda mais agonizante.
      OBS: SE FOR ASSISTIR NÃO ASSISTA À NOITE.

  • @Matheus_RodriguesRocha
    @Matheus_RodriguesRocha Před 5 lety +19

    Só tu mesmo para fazer vê um comercial longo só para ajudar o canal a crescer. Espero q outras pessoas tbm não pule para sempre vê bons conteúdos quanto esse.

    • @angelam.fonseca1956
      @angelam.fonseca1956 Před 5 lety +1

      Matheus Rocha enquanto o comercial passa vou lendo os comentários 😁

    • @Matheus_RodriguesRocha
      @Matheus_RodriguesRocha Před 5 lety +1

      @@angelam.fonseca1956 as vezes faço isso tbm. Depende muito do tema do vídeo.

  • @pedrormnogueira2360
    @pedrormnogueira2360 Před 5 lety +7

    Uma discurssão interessante também seria o quanto as redes sociais sabem sobre nossa vida e como elas veem esses dados

  • @darklastblbldf
    @darklastblbldf Před 5 lety +15

    Esse ator principal levou o episódio nas costas

  • @eutambemdasfavelas
    @eutambemdasfavelas Před 5 lety +3

    Pra mim um dos melhores episódios. Incrivel como em 1 hora eles conseguiram me prender na tela, torcer pros personagens e ficar chateado pela morte dos (ou apenas a do sequestrador, eu n sei) que tavam no carro. E eles acertaram em cheio na escolha do ator. Detalhe que assim como em Sherlock, eles fizeram ele ter uma cena apontando uma arma pra propria boca kkkkkkkk

  • @leonebrasil
    @leonebrasil Před 5 lety +9

    Raphael, adoro seus vídeos, você é um ótimo crítico, mas discordo totalmente quando você fala que as pessoas que se suicidam querem atenção. Participei de um grupo de estudos que debateu sobre o tema suicídio e concluímos que quando uma pessoa comete suicídio é a forma que ela acha de se livrar daquela dor/angústia e ela chega ao extremo.
    Um exemplo pessoal foi de um tio que comentei suicídio porque não conseguiu pagar uma dívida e a forma que ele conseguiu se livrar dessa dívida foi tirando a própria vida, deixando a esposa e três filhos pequenos.

  • @luiztadeudeoliveira5300
    @luiztadeudeoliveira5300 Před 5 lety +16

    Pra mim é o melhor episódio dos três!! Muito pertinente, mostra como as redes sociais são perigosas, e viciantes!! Vale muito uma reflexão... os atores estão foda mesmo.... 😍😍😍😱😱

  • @Maycon1982ful
    @Maycon1982ful Před 5 lety +24

    Cara,imagina se o tiro final tivesse acertado o refém....Seriam duas mensagens passadas em um episódio!!

    • @gabriellopes9753
      @gabriellopes9753 Před 5 lety +8

      O final foi bem covarde, pq ele mostra a reação dos policiais pelos olhos e não tem como sabe se os dois morreram.

    • @Radamez00
      @Radamez00 Před 5 lety +14

      Maycon1982ful mas acertou o tiro no refém, da para ver pela expressão das pessoas no fim! O sequestrador se suicidou e o policial matou o estagiário. O episódio em si mostra como os policiais tendo essa profissão, eles lidando com essas situações não garante que eles são bons em fazer isso, pq além de serem policiais, são humanos e humanos erram. O episódio em si passa varias mensagem, a (1)desumanização das pessoas (quando no fim as pessoas vêm a notícia m que a pessoa morreu aí fecham o celular e voltam pra suas vidas como se ninguém tivesse morrido, ou mesmo morrendo isso não importa e não afeta eles); (2) como as redes sociais surgiram com um bom propósito mas se desvirtuaram em prol da futilidade do ser humano; (3) como os policiais se encarregam de resolver situações que nem eles sabem oq fazer, pq como mostra o negociador que tenta abordar o cara armado, mesmo seguindo o protocolo ainda sim pode falhar, no caso pq o sequestrador é inteligente e entende como as coisas funcionam; (4) como tratam um ser humano complexo como se fosse algo simples que olhando tudo o que posta acham que sabem tudo sobre ele, podem até saber os fatos da vida mas não sabem oq se passa dentro da mente; (5) o endeusamento de pessoas que criaram grandes empresas mas que não são nada além de pessoas com problemas como todos nós; e ainda posso dizer outras coisas mas já escrevi muito. O que vc acha?

    • @lmbtoliveira
      @lmbtoliveira Před 5 lety +1

      Isso seria Black Mirror na veia. E o que eu espero. Essa e a Pior temporada, sem sombra de duvidas.

    • @Maycon1982ful
      @Maycon1982ful Před 5 lety

      @@Radamez00 Achei muito foda sua análise,vou até assistir novamente.Obrigado pelo comentário

    • @GlobuloBranco
      @GlobuloBranco Před rokem

      @@Radamez00 Ótima análise

  • @tanmiresmorais2785
    @tanmiresmorais2785 Před 5 lety +11

    Que análise maravilhosa!! Tem toda a minha admiração!! Você é fera, PH! 👏👏👏

  • @izabelidepaula7186
    @izabelidepaula7186 Před 5 lety +26

    Ô Raphael PH não vai falar sobre Chernobyl a mini série da HBO, tô esperando mocinho. Rsrs.

  • @brunomattos5
    @brunomattos5 Před 5 lety +18

    Só um detalhe: que atiradores de elite ruins!

  • @valdeircesar8701
    @valdeircesar8701 Před 5 lety +2

    Parabéns pela análise PH,eu também acho muito interessante os dois meninos,que ficam em volta do cerco,é muito real o fato deles estarem insensíveis a situação,o único interesse deles é postar,e bombar sua time line,e em gtempo real o criminoso é informado pela rede social,genial!!!

  • @hgdfx
    @hgdfx Před 4 lety

    Pra mim o único episódio que prestou dessa temporada

  • @alvesyuric
    @alvesyuric Před 11 měsíci

    Ótimo episódio! Nos prende do início ao fim. Muito boa análise.

  • @carolnascimento1203
    @carolnascimento1203 Před 5 lety +2

    Esse foi o meu episódio favorito. Me fiz rir (gargalhar, na verdade), ter pena, empatia... Não peguei essa metáfora de Deus .. achei mt interessante a sua interpretação, PH.

  • @ketsousa8879
    @ketsousa8879 Před 5 lety

    Esta resenha técnica foi muito boa, mas eu creio que o propósito era impactar por ser uma situação bem atual, mais como um alerta também. Como redes socais consome a vida das pessoas a ponto de se desligar totalmente do mundo real e que as mídias trabalham com intuito não de socialização e sim dependência. Além de alerta que isso pode acabar com sua vida.

  • @samuka3560
    @samuka3560 Před 5 lety +11

    ESSE EP SALVOU A TEMPORADA !

  • @reginaldofernandes7534
    @reginaldofernandes7534 Před 5 lety +12

    Ep 01 tem profundidade, mas não agradou-me. Em compensação o 02, foi porrada.

  • @talitatavares1726
    @talitatavares1726 Před 5 lety +8

    Andrew Scott é um dos melhores atores da atualidade.

  • @EvilasiojuniorAP
    @EvilasiojuniorAP Před 5 lety +2

    Acabei de ver o episódio e a crítica. Gostei muito de ambos.
    Tem só um ponto que não foi muito falado e fica minha dúvida. No começo do episódio o protagonistas (O Chris) participa de um encontro de pessoas que aparentemente perderam entes queridos que se suicidaram. Talvez fossem apenas pessoas que perderam entes queridos em geral, mas acredito que tinha esse foco mesmo do suicídio, até pelo relato da personagem da Amanda Drew. A minha dúvida é, porque ele visitava esse grupo? Eu imaginei duas hipóteses que vou jogar para uma discussão a mais, quem sabe. A primeira e mais simples seria que ele não tinha certeza sobre cometer suicídio e visitar esse grupo seria a forma dele se dar uma chance de convencer a não executar o ato. A segunda, seria que ele estaria fazendo isso para aguentar o dia após dia e não se matar antes de ter acesso ao Billy Bauer e só então tentar executar o ato, o que talvez dêum significado a mais a resposta dele para a personagem da Amanda Drew, quando questionado porque ainda não havia falado no grupo. Ele diz algo como "Ainda não encontrei o momento certo" (apesar de que se ele se matasse, nunca ia chegar esse momento certo =D). O que acham?
    Enfim, ótimo vídeo e ótimo episódio. Estou gostando muito dessa temporada de Black Mirror, espero que o episódio 3 seja bom também. Até mais!

    • @roneioliveira4826
      @roneioliveira4826 Před 5 lety

      Evilasio Junior ele frequentava os grupos de luto porque as pessoas diziam que seria melhor pra ele, depois da morte de sua namorada. ele explicou no episódio.

  • @evandrodelima4183
    @evandrodelima4183 Před 5 lety

    Uma das suas melhores análises Ph sensacional as referências utilizadas aqui...Isso só comprova que mesmo abaixo das primeiras temporadas,Black Mirror ainda continua relevante e notável até hj

  • @albertofranco122
    @albertofranco122 Před 3 lety +1

    Esse episódio muita gente não gosta, porém ele é muito real e bizarro. Um dia desse estava num café, aí tava analisando as pessoas ao meu redor. Quase todos estavam mexendo no celular... deviam ter bem umas 40 pessoas

  • @FabianoGallindo
    @FabianoGallindo Před 5 lety +1

    Show de bola! Sua melhor análise faz tempos e o melhor é a sua expressão ao fim do video! Legal ver o PH lá dos idos de Blade Runner 2049 de volta!

  • @ElisabeteAngelim
    @ElisabeteAngelim Před 5 lety

    Que vídeo excelente!!!!!
    Não foi somente uma análise do episódio e sim uma análise de como nos comportamos diante das redes sociais em nossa vida pessoal. Muito phodaaaaa!!!!

  • @davajonas985
    @davajonas985 Před 5 lety +6

    Eu achei o Billy Bauer muito parecido com o Joseph Seed (Far Cry 5)

  • @silvanamaia8519
    @silvanamaia8519 Před 5 lety

    Caro Raphael, eu já passei seu vídeo deste episódio pra um monte de admiradores de Black Mirror. Considero sua análise a melhor que já ouvi, neste vídeo cheio de coerência e é boa análise. PARABENS e obrigada por isso. O pessoal tá adorando, claro que sempre lembro a todos de dar seu Like e se inscrever no canal, pois vale muito a pena.❤❤❤

  • @jairobarbierirodriguesdavi50

    Boa análise! vou desmarcar o sininho... menos uma notificação! obrigado pelo insight!

  • @staelcristinacosta3
    @staelcristinacosta3 Před 5 lety +1

    Análise muito consistente, aliás esse é seu ponto forte PH, fazer q vejamos além do que foi encenado mostrando tendências e comportamentos. O episódio faz refletir sobre, mas ñ é impactante, o Queda Livre da temporada 3 é mais bizarro e também evidencia o qto uma pessoa pode fazer para conseguir likes. O tema do episódio não traz nada novo, fazer reféns para conseguir atenção por causa de uma tragédia pessoal já foi explorado em filmes e séries.

  • @autocriticas
    @autocriticas Před 5 lety

    Tinha acabado de ver o episódio e não tinha captado toda a essência desse episódio antes da sua análise, fez toda a diferença para mim, agora compreendo a profundidade do episódio. Obrigada.

  • @SandroFerreiraufsb
    @SandroFerreiraufsb Před 5 lety

    Parabéns PH. Essa sua abordagem do tema merecia ser aprofundada num artigo de periódico.

  • @BiraTeodoro
    @BiraTeodoro Před 5 lety

    Você se superou nas análises dessa temporada. Parabéns. Todo mundo devia ver seus vídeos logo após assistir aos episódios de Black Mirror. Eu mesmo tinha captado 5% do conteúdo, aí você completou com os outros 95%. Obrigado.

  • @emanueldias7431
    @emanueldias7431 Před 2 lety +1

    o documentário q tem na netflix chamado o dilema das redes é uma das melhores coisas q já vi

  • @leticianeri2404
    @leticianeri2404 Před 4 lety

    ótima análise!

  • @fernandamorais9554
    @fernandamorais9554 Před 5 lety +1

    Gostei muito do episodio.. sua analise sempre nos faz enxergar e pensar ainda mais sobre o assunto! 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @sortilegiu
    @sortilegiu Před 5 lety +1

    Achei o ep massa demais, mas essa essa análise é melhor ainda que o ep.
    Foda PH!

  • @TheFcarolina
    @TheFcarolina Před 5 lety +2

    Foi o episódio que eu mais gostei ... já estamos no Black mirror

  • @maryemaria3090
    @maryemaria3090 Před 3 lety

    adorei sua reflexão arrasou !! esse episódio me deixou em choque sério, black mirror arrasa muito

  • @gilvancardososilva6411

    Ph eu achei o melhor episódio dessa temporada pra mim foi o mais impactante justamente pelaa cenas finais e sim a figura do Billy Bauer ei acho q e assim ele aparece como se fosse a representação de Jesus do criador e ele tem até uma fala sobre como ser deus eu achei muito interessante esse episódio

  • @SSSantosification
    @SSSantosification Před 5 lety

    Raphael, achei ótima a análise, você sempre vai para o lado mais inesperado possível.
    Senti falta de repente de você falar do despreparo da polícia para determinadas situações, da morosidade pra levantar informações e até mesmo sua ineficiência na hora de negociar. Tanto que quem comanda a investigação e boa parte da tomada de decisões é a CCO da Smithereens.

  • @ryansantos9541
    @ryansantos9541 Před 4 lety +1

    Muito foda o episódio, o que mais me dói é o cara no final nem se importar, e vc tbm que assistiu o episódio, só vida que segue
    Bom eu vou lembrar um bom tempo, e chega de redes sociais

  • @leca4378
    @leca4378 Před 5 lety

    A resenha do PH é sempre a resenha definitiva. 👏👏👏

  • @brugarvas
    @brugarvas Před 5 lety

    Analise muito melhor que episodio. Parabens PH

  • @emiliaefr
    @emiliaefr Před 5 lety +19

    Você pode até abandonar Deus, mas Deus não abandona você. Boa noite.

  • @filipevinicius10
    @filipevinicius10 Před 5 lety +8

    Eu só percebi no final que era o cara que fez o Eric Formar em that 70s show

    • @danyzinhagirl
      @danyzinhagirl Před 5 lety

      Quem era o Eric??? Não percebi.. amo that's 70 show

    • @jaquee1
      @jaquee1 Před 5 lety +1

      @@danyzinhagirl Ama a série e não sabe quem é o Eric? Haha, ele era o principal, dono da casa que eles fumam, namorado da Donna a ruiva

    • @danyzinhagirl
      @danyzinhagirl Před 5 lety

      @@jaquee1 sei quem é o Eric de that's 70 show..não percebi foi quem ele era nesse ep de black mirror.. entendeu????

  • @veraverynha
    @veraverynha Před 5 lety +2

    Pra mim foi o melhor Ep da temporada

  • @christiangontijo1090
    @christiangontijo1090 Před 5 lety

    Excelente episódio. Roteiro extremamente rico em detalhes. Pelo que entendi, o episódio trata especialmente da banalização do sofrimento alheio, personificado nas tragédias pessoais de alguns dos personagens (o motorista-sequestrador, que perdeu a noiva em um acidente, e a mãe cuja filha cometeu suicidio), e de sua espetacularização, através das redes sociais, evidenciando a falta de conexão (empatia) nas relações humanas, decorrentes do avanço e mal uso da tecnologia (redes sociais). lançando-se uma crítica à postura das pessoas frente ao sofrimento alheio.
    A propósito, a interação entre esses dois personagens é construída de forma consistente já nas primeiras passagens do episódio. Eles se conhecem em um grupo de ajuda do qual participavam em razões de suas demandas emocionais, mas a própria aproximação dos dois personagens é revestida pela falta de empatia. Na cena em que, logo após manter relações sexuais com Chris, a mulher vai até o computador, abre uma agenda com diversas possibilidades de senhas e tenta, sem sucesso, o acesso à conta da filha na rede social Persona, o silêncio de Chris parece traduzir a ausência de conexão com os problemas do outro. De fato, é possível perceber que, neste momento, por varias vezes a câmera busca a imagem de Chris, criando falsamente a expectativa de que ele fale alguma coisa, dê alguma sugestão ou ao menos demonstre que se importa com o sofrimento dela (o que, na verdade, só acontece no final do episódio, quando Chris, num momento de conexão/empatia com aquela história, pede a Billy Bauer que viabilize o acesso, por meio de seus contatos pessoais, à conta da filha da mulher no aplicativo Persona).
    E mais, ao final do episódio descobrimos que a senha que dá acesso à conta da filha estava a todo tempo na frente dela (matrícula da embarcação na foto sobre a mesa, possivelmente de uma viagem que fizeram juntas), o que talvez revele a própria a falta de conexão na relação entre mãe e filha (atenção também para a fala da mãe no grupo de ajuda).
    Aliado a tudo isso, percebe-se ainda uma crítica à velocidade da transmissão de informações nas redes sociais. Por exemplo, diante do ocorrido, vimos que nem mesmo as autoridades policiais (polícia local e FBI), que se encontravam no local do sequestro, estavam compreendendo o que estava por trás da situação (percebemos os policiais e o negociador um tanto quanto perdidos, sendo orientados a partir de informações obtidas através da empresa que geria o aplicativo). Ao mesmo tempo, fotos e informações sobre o ocorrido já circulavam pelas redes sociais.
    Na cena em que Billy Bauer, o criador e dono do app Smithereens, ordena à sua equipe que dispense o contato do agente do FBI, que fazia ponderações sobre o caso, é possível também depreender uma crítica à influência do setor privado (representado pela Smithereens) sobre o setor público (representado pelo FBI), quando se trata do acesso a dados e informações pessoais dos cidadãos (usuários do sistema).
    A ideia antes disseminada de que o governo controlaria os indivíduos cede lugar a ideia de um controle muito mais amplo exercido pelas instituições privadas.
    Acredito também que o episódio apresenta um viés religioso, tendo se buscado representar Billy Bauer como a personificação de um Deus, o que se nota a partir do contexto em que ele é inserido na trama, construído não só a partir da ideia de ‘criador’ da rede social, mas também a partir da demonstrada dificuldade de se acessa-lo (revelado pelas conversas entre os CEOs ou líderes da empresa), do cenário local em que se encontrava (aparentemente um templo isolado do mundo, em meio à natureza) e das respectivas circunstâncias (Bauer se encontrava em um retiro de silêncio, sozinho), além, também, do estilo de suas vestimentas (geralmente associado à figura de um líder espiritual), bem como a partir de alguns elementos contidos em sua fala, como, por exemplo, quando faz alusão a “gostar de ser Deus”, no momento em que obtém acesso por seus próprios meio ao telefone do sequestrador (Chris). Será uma crítica velada à nossa mera condição de usuários do sistema presos numa matrix controlada pela tecnologia, ou através de quem detém o verdadeiro poder sobre ela?
    Nesse contexto, também em clara referência à velocidade da propagação de dados, informações e julgamentos por meio das redes sociais, destaque-se ainda que a notícia do sequestro se disseminou em questão de segundos, como de fato acontece, mostrando os usuários (representados em maior escala pelos dois garotos que passavam pelo local) apenas preocupados em promover a divulgação dos fatos em tempo real nas redes sociais, objetivando ganharem a atenção de seus seguidores, sem se preocuparem efetivamente com a situação das pessoas envolvidas (reforçando a crítica à falta de empatia, bem como, também, uma crítica ao sensacionalismo midiático).
    No desfecho, percebemos a construção de atos específicos que denotam empatia (num desfecho improvável diante de um contexto tomado pela falta de conexão humana), consistentes, especialmente, na tentativa de Jayden (o estagiário sequestrado) de demover Chris da ideia de cometer suicidio, inclusive visando retirar a arma do sequestrador, e do pedido de Chris a Bauer para ajudar a mulher que ele conheceu no grupo de ajuda a acessar a conta da filha no app Persona, a fim de descobrir o motivo de seu suicidio.
    Na sequência, a cena da mulher inserindo a senha para login no app Persona é associada à cena do disparo do sniper no caso do sequestro. Assim q ela aperta o botão no teclado, o tiro é disparado. Acredito q essa construção foi devidamente pensada, a fim de que o expectador pudesse fazer alguma associação entre os fatos. Para mim, o q se quer dizer é que a menina pode ter se suicidado pelos mesmos motivos q levariam Chris a tbm fazê-lo (e não se sabe exatamente se Chris morreu pelo disparo da sua própria arma ou da arma do policial). Provavelmente a garota, assim como Chris, percebeu q não se encaixava mais nesse mundo, em q ninguém se importa com o outro, em q a conexão humana perdeu o sentido. Talvez fosse isso q a mãe descobriria ao acessar a conta no app Persona.
    Em contrapartida, as cenas durante os créditos mostram que na verdade ninguém se importava de verdade com o q havia acontecido, com todos voltando para as suas atividades normais depois do desfecho do caso, o que revela que a vida de Chris e Jayden só foi notada por alguns minutos nas redes sociais e ninguém mais falará disso logo em seguida.

  • @VlogGabriel
    @VlogGabriel Před 5 lety

    A sua análise é melhor que o episódio e ainda torna a percepção do episódio um pouco melhor hahahaha

  • @magalimedeiros1440
    @magalimedeiros1440 Před 5 lety

    Oi PH. ..sempre maravilhoso na tua análise. ..Em relação ao episódio. ..Por um tempo usei redes sociais tipo Facebook. ..Mas com os exemplos que via de grande e absoluta exposição de detalhes da vida das pessoas, que eu achava banal...absurdas por vezes...Me limitei ao whatsap e mesmo assim tento não me deixar influênciar por toda essa loucura de querer mostrar ou deixar situações acontecerem por meio de fotos ou opiniões das pessoas ...mas...por mais q eu queira fugir ...estamos enredados nsse mundo ,por vezes, inexistente. Acho preocupante o nível de influência que as ditas redes sociais causam. ..Como aparece neste episódio incrível até em situações que temos acompanhado em mídias diversas...linda análise. ..Sou sua fã!

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 Před 5 lety

    Poxa, ótima sua analise. Esse ep trouxe mtas reflexões. Obrigada.

  • @guilhermeguimaraes9724

    Não sei se vcs perceberam, mas o episódio fala tbm sobre fake news, quando o Chris ta no carro e fala pro mlk pra não de assustar pq a arma n é de verdade, a mulher la da Empresa que ta espionando ele, fala isso pra policia, os mlks curiosos ouvem os policiais comentando isso e vão fofocar na rede social e postam a suposta notícia, so pra hangar like e rt, emfim, no fim o Chris viu oq as pessoas tavam falando na rede social, e resolve mostrar que a Arma é real, assim o ep nos dando um tapa na cara falando " para de postar coisa que vc ainda não sabe se é verdade " .
    Foda dms, adorei esse ep.

  • @douglasqueiroz6883
    @douglasqueiroz6883 Před 4 lety +1

    Facebook não tenho a dois anos, whatsapp só uso por conta do curso, e mesmo assim já faz 3 meses que tô sem, Twitter nunca tive, e Instagram não uso, ultimamente só uso o CZcams msm e msm assim tô dão um tempo no máximo uma hr por dia nesse app. Jogos de celular não tenho nenhum. Mano é a melhor coisa do mundo sair das redes sociais. Antigamente/hj o legal era estar nas redes sócias, hj em dia tudo isso é tóxico, estamos perdendo a droga do contato com os nossos semelhantes. A droga do contato do olho, é um saco tentar conversar com a minha avó e ela pegar o celular! Shit! Se alguém pega o celular na minha frente pode ser quem for eu paro na hr de falar e saiu de perto!

  • @rygoncalves421
    @rygoncalves421 Před 5 lety +1

    É um texto que nos faz refletir sobre tudo isso....

  • @GCintia
    @GCintia Před 5 lety

    Gosto muito das suas análises, este episódio é o meu favorito desta temporada, uma crítica muito realista do que acontece nos dias atuais sobres as redes sociais, sou fâ de Andrew Scott que está ótimo na série, gostei muito da enfasê que você trouxe a fala do Billy Bauer sobre o que é feito para que as pessoas fiquem dependentes do produto que é a rede social, emanquanto assistia a cena pensei os roteiristas sabem como realmente mexer com nossas opiniões, infelizemente maioria que assiste nem percebem que uma produção mais simples pode colocar de frente aos problemas da sociedade, falo isso porque muita gente não gostei dessa temporada pois eles não trouxeram muitas "novidades" como fizeram nas primeiras temporadas, mas trouxeram a reflexão do que já vivemos. Eu gostei! Até a próxima análise.

  • @Alexslopes
    @Alexslopes Před 5 lety +6

    Esse episódio foi meio frustrante para mim. 1 hora foi muito, achei a história meio boba no final e sinto que isso ja foi retratado antes. Dos 3 para mim foi o pior.

    • @allanurie2275
      @allanurie2275 Před 5 lety +3

      E foi, na temporada 3x1 teve algo bem parecido da moça lá que era viciada num app tipo instagram só que mais futurístico e os danos que aquela rede social foi causando a ela no decorrer da trama. Claro que são estórias bem diferentes mas a critica foi bem parecida fazendo parecer que não foi uma ''novidade'' para nós. =\
      Estava esperando um pouco mais e achei 1h tempo demais tb x.x

    • @marcosparra9651
      @marcosparra9651 Před 5 lety

      @@allanurie2275 Achei a crítica desse bem mais profunda e interessante do que aquele da terceira temporada. É bem mais realista e próximo da gente. Vi como uma novidade porque ele não fala apenas do vício em redes sociais, mas sim como elas estão banalizando o que não deveria. Como a humanidade se perde a medida que as redes se modernizam. Não se trata apenas de olhar para notificações enquanto dirige, mas o quanto essas notificações mudaram o modo como vemos o mundo, nos fazendo cada vez mais frios e nos afastando da empatia que tragédias e casos como o retratado, mereciam. Pra mim, o melhor episódio depois de muito tempo desde a segunda temporada.

  • @luhmoon15
    @luhmoon15 Před 5 lety

    Eu fiquei bem impactada pelo episódio. Já faz um tempo que afastei minha vida pessoal das redes sócias e direcionei para outro foco. E isso me fez muito bem. Às vezes, tenho umas recaídas, aquela vontade de frotas as quatro ventos, sabe? Mas já controlo isso muito melhor que há um ano. Mais um excelente soco no estômago de Black Mirror!

  • @amandahonnorio4402
    @amandahonnorio4402 Před 5 lety

    Muito obrigada pelo vídeo de altíssima qualidade.

  • @PauloOrtib
    @PauloOrtib Před 4 lety

    Eu gostei de aprender um novo termo nesse episódio: detox digital. Mostra que até os donos de produtos e serviços dão um tempo ou até mesmo não usam seu objeto de sucesso, principalmente quando são viciantes.

  • @mmariliacity0149
    @mmariliacity0149 Před rokem

    Ótima resenha, mas senti falta de um ponto que ficou evidente no episódio, que é o quão poderosos (em termos de informações e dados) ficam os que estão por trás das redes sociais. Se notarmos as tratativas entre polícia e os administradores da rede social fictícia, a empresa tem muito mais informações e com mais rapidez do que a polícia, até meio que assume o papel da polícia nas negociações, nos dias atuais com esse tráfego intenso de dados sensíveis é algo a se refletir.

  • @diegobarros758
    @diegobarros758 Před 5 lety

    Disparado o melhor episódio desta temporada. Quem falou mal deste episódio não leu as entrelinhas da crítica feita a nossa sociedade. Eu estou em um processo de desintoxicação das redes sociais e posso falar por mim que tem sido libertador!

  • @leticiamnmelo
    @leticiamnmelo Před 5 lety

    caraaamba. cada minuto do vídeo é interessante. análise sem enrolação! parabéns pelo canal e trabalho.

  • @danpalestra
    @danpalestra Před 4 lety

    Ótimo episódio, crítica muito boa, mostra como as redes sociais deixam as pessoas viciadas, robotizadas, não vivem sem aquilo, vivem uma falsa felicidade que na vida real não é bem assim.

  • @januioliveira2862
    @januioliveira2862 Před 5 lety +2

    Tem alguns episodios que vc não fez vídeo, seria interessante se fizesse vídeo desses episódios que estão faltando tbm, q são bem interessantes :)

  • @msgrafael
    @msgrafael Před 5 lety

    Ph, sempre bom ouvir suas análises

  • @riquebarper
    @riquebarper Před 5 lety

    Que vídeo rico! Parabéns pela análise pontual e super pertinente Raphael. Seus vídeos são incríveis.

  • @paulamorais546
    @paulamorais546 Před 5 lety

    Mais um excelente vídeo, PH!! Parabéns pela sua clareza ao expor os pontos!!

  • @anaflaviadefreitas
    @anaflaviadefreitas Před 5 lety

    O Billy Balher (não sei se assim que escreve) foi um paralelo ao Mark Zuckerberg ele é gentil e mostra isso quando se apresenta para a funcionária que foi lá falar com ele , ele tem empatia em relação ao sequestrador e ele diz que a rede social fugiu do que ele criou , eu sinto muito isso no Zuckerberg ele criou algo mas no fim hoje ele é um mero rosto , um mero personagem em meio a uma grande industria é meio o que acontece com a Ashley O no terceiro episódio!

  • @stsandora
    @stsandora Před 5 lety

    Gostei bastante do episódio. Achei que no fim ele também faz um paralelo de que todos os personagens estão de olho vidrado na tela - lente, tv, smartphone, e você na expectativa do seriado te mostrar a conclusão...ou seja, você também tá na mesma!

  • @Morris142-
    @Morris142- Před 5 lety +1

    Enquanto “tentava” assistir esse vídeo umas 18 notificações pularam na sua frente, PH.

  • @pabloguimaraes4380
    @pabloguimaraes4380 Před 5 lety +2

    Muito bons seus vídeos, você é muito inteligente!!

  • @Crissilvareall
    @Crissilvareall Před rokem

    Pra mim q moro fora e n tenho amigos aqui excluir o insta fica difícil pra mim, é meu meio de sociabilizar. Mas ao msm tempo eu gostaria q n fosse tão dopaminergico , eu lembro do Orkut era tão mais simples e menos viciante mas tão bom quanto.

  • @anaflaviadefreitas
    @anaflaviadefreitas Před 5 lety

    Um elogio que tenho para esse episódio foi a qualidade da cena do acidente eu achei incrível e realista

  • @vivianecandido4122
    @vivianecandido4122 Před 5 lety

    Perfeito.... vc é 10 é 100 é 1000 parabéns