5 cuidados no banho do gado rb

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • contato: renato.f.bittencourt@gmail.com
    / lanceagronegocios
    Esta ferramenta que há algum tempo vinha deixando de ser utilizada nos rebanhos, muitos produtores não só deixaram de usar, como atulharam os banheiros. Mas está voltando com força para ajudar no controle do carrapato. Aproveitando o ensejo, conversamos com Marcio Ramos (veterinário da MSD Saúde Animal), que nos deu 5 dicas para ter uma bom manejo do banho de imersão e manutenção da eficácia dos produtos do banheiro.
    Vale salientar para os produtores 5 pontos que são fundamentais para boa manutenção e bom manejo e manutenção do banheiro que é utilizado para o controle de carrapatos em bovinos.
    Régua aferida: Para que o banheiro possa ser bem calibrado. É importante saber a quantidade de calda que há no banheiro de imersão. Por exemplo: Ocorreram chuvas no período em que o banho de imersão não foi utilizado, com a régua é possível saber se entrou água e o quanto entrou de água, com isto, pode-se calcular a quantidade de produto que deve ser inserido para deixar a calda com a concentração correta.
    Pré-mistura: Antes de colocar o produto no banheiro, deve-se fazer uma pré-mistura, com um balde de 20 litros, bem homogeneizado, para depois distribuir esta pré-mistura no banheiro.
    Homogeneização da calda antes do banho: Pode ser usada a pá de mexer, mas mesmo com essa ferramenta, obrigatoriamente devem ser passados de 20 a 30 animais para obter uma homogeneização adequada. Estes animais devem retornar ao banheiro, pois após essas primeiras passadas que o banho tem efetividade no controle dos parasitas.
    Velocidade de passagem no banheiro: O banho deve ser realizado com calma, um animal por vez. Um banho de brete aberto, acelerado, que os animais pulam um por cima do outro, tem dois riscos. Primeiro risco: a possibilidade de acidentes, a queda de animais pode causar lesões e fraturas. Segundo risco: o animal que pula em cima de outro pode não molhar a cabeça, orelhas, e consequentemente o banho não terá a efetividade esperada, pois estes produtos atuam por contato, se não molhar os carrapatos não funciona.
    Controle do pH da calda: Há duas situações neste ponto. O pH deve ser controlado conforme o produto ou princípio ativo utilizado. Os produtos mais usados no passado, as amidinas, amitraz (da MSD o antigo Triatox banheiro), tem pH indicado de 13,0, não podendo ser menor que isso, ou seja, um pH alcalino. Já os princípios ativos mais novos a base de piretroides e forforados (Potenty da MSD), o pH para estabilidade de calda é levemente ácido, de 6,0 a 6,2, mas varia conforme os produtos utilizados. O controle do pH é importante no sentido que quando há alteração, pode haver perda na efetividade do produto e consequentemente do banho.
    Sanidade, manejo sanitário, carrapato, controle, banho de imersão, banheiro de gado, bovinos de corte, endoparasitas, ectoparasitas

Komentáře • 4

  • @CarlosAlbertoDaRosaReyes
    @CarlosAlbertoDaRosaReyes Před 7 měsíci

    🙏🙏💪💪💪👏👏👏

  • @aliceknychala
    @aliceknychala Před 6 lety +1

    Gostaria de saber se este modelo para banho, o produto já utilizado pode ser reutilizado em aplicações futuras , deixando o produto dentro do banheiro?
    Obrigado

  • @mauriciolemieszek7776
    @mauriciolemieszek7776 Před 6 lety +1

    Qual o período sem ocorrência de chuva após o banho de imersão é necessário para um correto efeito do produto?

  • @wagnerms69
    @wagnerms69 Před 7 lety +1

    Prezados; Gostaria de saber quanto custa em média, construir um banheiro carrapaticida com dimensões médias de 12 de comprimento por 2 de largura. Apenas uma estimativa. Procurei outros produtores, mas não consegui informações claras, dado que mesmo no sul, está em desuso este tipo de banheiro.