Orquestra Sinfónica da ESART-IPCB (com o maestro Cristóbal Soler)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco regressou ao auditório do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco a 1 de março de 2024, num concerto conduzido por Cristóbal Soler. 🎺🎻
    🎼 Quanto ao repertório, foram executadas “três peças completamente diferentes, mas cada uma é uma joia da literatura musical”, reitera o maestro convidado de novo para dirigir a formação.
    🎼 A abrir, com intensidade emocional e complexidade rítmica, a Fanfarra para a Filarmónica de Viena, do alemão Richard Strauss (1864-1949). Obra pós-romântica para instrumentos de metal e tímpanos que se destaca pelo “caráter heróico”.
    🎼 Seguiu-se a Suite nº2 de O Chapéu de três bicos, de Manuel de Falla (1876-1946), primeira versão do ballet do “compositor espanhol mais representativo”, baseado no conto popular “O Corregedor e a Moleira”, de Pedro António Alarcón.
    🎼 O programa encerrou com a Sinfonia n. 5, em mi menor, op. 64, de Piotr Ilyitch Tchaikovski (1840-1893), importante obra do maestro romântico russo, “das mais interpretadas em todo o mundo”, e que com elegância e melancolia, ao jeito da valsa, discorre sobre o tema do destino.
    🎼 Cristóbal Soler destaca a “juventude, entusiasmo, sonho e energia” das sete dezenas de jovens músicos da ESART-IPCB que estiveram em palco. “Ainda lhes falta experiência em repertório sinfónico e orquestral”, mas “tecnicamente são gente muito bem preparada”, garante o antigo diretor-chefe do Teatro de la Zarzuela de Madrid, diretor artístico musical e fundador da Orquestra Filarmónica da Universidade de Valência, e assistente na Orquestra Sinfónica de Viena.
    #ipcb #politecnicocastelobranco

Komentáře •