Por que notícia boa não vende jornal? | Nerdologia

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024

Komentáře • 115

  • @lucas-prado
    @lucas-prado Před 2 lety +29

    É curioso que o jornalismo se vale mais do negativo para engajar enquanto a publicidade reforça o positivo. Campanhas negativas geram menos impacto; vide as imgs nos maços de cigarro. Para incentivar consumo ou aprendizado, o positivo ganha. Comunicação Social é uma doideira.

    • @essencialdigital
      @essencialdigital Před 2 lety +3

      Acredito que é bastante aplicável na publicidade também, é só lembrar das campanhas do Mc'D contra o B.King e vice versa elas eram completamente negativas entre si e no entanto aumentou de forma drástica a popularidade e a arrecadação das duas, outro exemplo eram as propagandas do bombril, e por isso que tantas marcas criam disputas e comerciais para falar mal da outra marca. Porém existe um problema nessa veiculação que é a formalidade e viabilidade jurídica sobre a publicidade, sendo que qualquer mesão ou agressão pode gerar um processo muito oneroso, e por isso muitas empresas escolhem a publicidade básica, que assim como o mercado financeiro, baixo risco, baixo lucro, poucas perdas...

  • @eduardogushiken3151
    @eduardogushiken3151 Před 2 lety +5

    Eu escuto a Voz do Brasil no rádio do carro por que é o único que dá notícias positivas no meio de tanta tristeza.

  • @GabrielOliveira-nj9qg
    @GabrielOliveira-nj9qg Před 2 lety +47

    Agora que tem mais apresentados, aumentem o número de eps pra 3 por semana, please :) amo vocês!

  • @GabrielKaizer1
    @GabrielKaizer1 Před 2 lety +6

    1:41 no Jornal Nacional não, mas no RJTV e no Bom Dia Rio quase todos os dias entra um repórter ao vivo de algum ponto da cidade pra dizer que o dia tá bonito kkkk

  • @Sameeer_Saker
    @Sameeer_Saker Před 2 lety +40

    Ambientalistas também estão aprendendo a lidar com esse viés.
    A gigante maioria das pessoas acredita em mudanças climáticas hoje em dia, mas os negacionistas usam como argumento o tom de "fim de mundo" que notícias sobre ecologia geralmente trazem pra questionar elas. "Ah, falam que o mundo vai acabar faz 50 anos", "falaram que o mundo todo ia inundar, cadê?"
    Estamos entendendo só agora como transmitir informações sobre ambientalismo de uma forma que estimule as pessoas, que façam elas ver como já melhoramos bastante, apesar ainda ter muito a ser feito.

  • @henriqueoliveira5270
    @henriqueoliveira5270 Před 2 lety +4

    Muito bacana... lembrei de um programa da década de 90 chamado "Aqui agora"... se espremesse a televisão sairia sangue.

  • @viniciussurkamp6633
    @viniciussurkamp6633 Před rokem +2

    Notícias geralmente são sobre coisas que saem do normal, do corriqueiro. Geralmente são eventos ruins, desagradáveis. Em inglês existe um ditado: "No news is good is good news", que traduzido significa "A falta de notícias é uma boa notícia".

  • @surayaakter3113
    @surayaakter3113 Před 2 lety +2

    Se formos citar os canais que não são jornalísticos e fazem esse tipo de coisa suja é muito triste ainda mais quando tem a ver com política.

  • @viniciusribeiro6451
    @viniciusribeiro6451 Před 2 lety +12

    Adorei a abordagem científica do canal frente ao comportamento humano. Sinto aqui que psicologia, informática, ciências de dados, biologia e física são tratadas como de igual importância para o progresso do conhecimento (o que considero de enorme importância).
    Obrigado pelo episódio.❤️
    Sugestão de tema: como os jogos conseguem nos prender de maneira tão eficaz 😂. Com essa psicóloga e a cientista da computação que fez o episódio de Metaverso (de longe, o meu favorito na era pós Atila do canal).
    ❤️

  • @michaelangelusaiesu2037
    @michaelangelusaiesu2037 Před 2 lety +27

    Parabéns! Gosto do vosso trabalho. Gostaria de colocar uma questão: como distinguir lendas urbanas, teorias da conspiração e realidade? Como provar?

    • @drma-tech
      @drma-tech Před 2 lety +6

      e-farsas ponto com

    • @claudiabcarvalho
      @claudiabcarvalho Před 2 lety

      O vídeo do Nerdologia que explica como são feitas as fake news ajuda.
      Assim, nada é mais forte que o viés de confirmação do cérebro humano. Você pode ter todas as provas que algo não existe, mas isso não vai te impedir de acreditar nos fatos se você não estiver disposto. É só parar pra pensar em quantas pessoas acreditam em religiões divergentes e que não acreditam em nada - só um dos grupos acredita na realidade, o resto está vivendo uma mentira. Agora, tente convencer qualquer um desses de que elas estão errados com base em evidências concretas, e falhe miseravelmente.
      O mais importante é você ter a mente aberta para adaptar sua compreensão da realidade com base nos fatos, sem deixar seu orgulho ficar no caminho disso.

    • @michaelangelusaiesu2037
      @michaelangelusaiesu2037 Před 2 lety

      Se é assim, então não faz sentido conversarmos uns com os outros nem partilhar pontos de vista distintos nem muitos menos falar sobre fake news.

    • @euriconfneto
      @euriconfneto Před 2 lety +1

      Depende muito de quem vc está falando: Essa pessoa acredita fielmente nessa teoria/lenda? Se sim, desista. Vc tentar convencer a pessoa que está errada, é que nem tentar convencer um crente que Deus não existe. Você vai estar enfrentando crenças, cujo são quase impossíveis de fazer alguém descrer (Vide o Q-anom atualmente, sugiro procurar sobre). Agora, se a pessoa acredita, mas não chegou a ser um adepto desta crença, sugiro você pesquisar o assunto e ir mostrando aos poucos as evidências. Saiba que a pessoa pode tentar criar falsas equivalências ou distorcer informações, então trate de ser cuidadoso com o que fala para essa pessoa e como fala.

    • @michaelangelusaiesu2037
      @michaelangelusaiesu2037 Před 2 lety

      @@euriconfneto, dou-lhe total razão. Ainda assim, gosto de aprender onde me posso fortificar contra discursos falaciosos.

  • @luizcarlosalvessantos7702

    Esse ano a metralhadora do "ataca vs critica" vai ser usada em plena potência. Com dois políticos que desagradam boa parte da grande mídia e uma outra parcela da mídia de menor circulação, isso vai ser usado a favor do que considerarem menos intragável 👀

  • @patyalves1994
    @patyalves1994 Před 2 lety +5

    Quanta informação em um só video... Muitos detalhes, achei incrivel mesmo!!!

  • @GustavoParada
    @GustavoParada Před 2 lety +3

    É exatamente o que vejo. Alias hoje o que mais vejo é quando alguem recebe mensagens negativas na internet e um meio de comunicação de grande porte vai relatar, dependendo de quem é o alvo das mensagens negativas pode ser "Fulano faz isso é criticado por internautas" se for alguém mas se for ideologicamente alinhado com o meio de comunicação vira "Fulano faz isso e é atacado nas redes sociais por um grupo específico" assim gerando o viés de violência ou injustiça. Outra coisa são os "especialistas" do contra ponto que ao menos levantam as dúvidas sobre a verdade. "As focas podem não estar em extinção, aponta professor da universidade do brasil"
    Muito bom o vídeo gostei façam sempre mais!

  • @kaiofury
    @kaiofury Před 2 lety +2

    Pessoas de cabeça quente ou pessimistas são mais fáceis de serem manipulados.

  • @juliocezar2040
    @juliocezar2040 Před 2 lety +25

    Olá, você poderia fazer um vídeo sobre a visão científica do livre arbítrio? Se é real ou uma ilusão?

    • @mateusa
      @mateusa Před 2 lety +6

      Ja tem no canal do Nerdologia: czcams.com/video/z-ATdBKNErM/video.html

    • @tadeutrajano
      @tadeutrajano Před 2 lety +4

      Tem um vídeo recente no Ciência Todo Dia que é legal também:
      czcams.com/video/sR5hPq7eev0/video.html

    • @juliocezar2040
      @juliocezar2040 Před 2 lety +2

      @@tadeutrajano Eu gostaria de um vídeo com mais profundidade, por exemplo: A relação entre a justiça criminal e o livre arbítrio (Se for irreal).

    • @juliocezar2040
      @juliocezar2040 Před 2 lety +1

      @@mateusa Eu gostaria de um vídeo com mais profundidade, por exemplo: A relação entre a justiça criminal e o livre arbítrio (Se for irreal).

    • @marcioHUNK
      @marcioHUNK Před 2 lety +1

      Tem um Nerdcast sobre isso

  • @luciano_decassio
    @luciano_decassio Před 2 lety +2

    Que vídeo foi esse!? Muito completo e esclarescedor

  • @projetonaus
    @projetonaus Před 2 lety +3

    Fiquei triste quando o Atila saiu do nerdologia. Mas a entrada de novos cientistas e pesquisadores está sendo incrível. Excelente vídeo!!!! Acabei de inscrever no podcast.

  • @guilherme_719
    @guilherme_719 Před 2 lety +2

    Eu gostaria de saber quais são os parâmetros de detecção de fake news. Penso que muita gente tenta evitar, mas não há um parâmetro a ser seguido por elas. Não é sempre que após pesquisar algo no Google teremos a certeza de que é fake, pois só dizer que "não é fake", não é evidenciar qual parâmetro foi seguido.

  • @kaiofury
    @kaiofury Před 2 lety +6

    Por isso que só curto noticias de descobertas arqueológicas, enterterimento e curiosidades deixo política e econômica para depois e de cabeça fria.😎

  • @bartolomeubovie5479
    @bartolomeubovie5479 Před 2 lety +1

    Então é por isso q jornaleco da Globo fala "infelizmente vamos falar de notícias boas".

  • @clovis213
    @clovis213 Před rokem +1

    Bem oportuno. Obrigado.

  • @essencialdigital
    @essencialdigital Před 2 lety +1

    Acredito que é bastante aplicável na publicidade também, é só lembrar das campanhas do Mc'D contra o B.King e vice versa elas eram completamente negativas entre si e no entanto aumentou de forma drástica a popularidade e a arrecadação das duas, outro exemplo eram as propagandas de uma certa palha de aço (^^) , e por isso que tantas marcas criam disputas e comerciais para falar mal da outra marca. Porém existe um problema nessa veiculação que é a formalidade e viabilidade jurídica sobre a publicidade, sendo que qualquer mesão ou agressão pode gerar um processo muito oneroso, e por isso muitas empresas escolhem a publicidade básica, que assim como o mercado financeiro, baixo risco, baixo lucro, poucas perdas...

  • @jpfb3515
    @jpfb3515 Před 2 lety +3

    Só faltou falar do termo 'despiora' tanto utilizada pela grande mídia.... (se tivesse sido devidamente abordada, esse vídeo teria sido perfeito! )

  • @Leosql
    @Leosql Před 2 lety +1

    7:29 qdo vi o verme, eu pensei foi em Duna, e gostei. Terapia, que chama, né?

  • @profmichellricarte
    @profmichellricarte Před 2 lety +2

    Vídeo bem interessante!!!

  • @douglascoelho9937
    @douglascoelho9937 Před 2 lety +4

    "Estadinho" e "H2" kkkkkkkkkkk

  • @iniwin32
    @iniwin32 Před 2 lety +1

    Experimentem fazer essa experiência com os principais meios de comunicação nas eleições desse ano...

  • @luanribeirodaconceicaosilv5178

    Aqui é o cara da TV ZAP que tava falando com o pessoal da tv e do youtube pelo canal hackeado do youtube.

  • @mateusa
    @mateusa Před 2 lety +1

    Adoro a Ana Arantes, principalmente quando tem o André Souza junto para "brigarem" 😂

  • @matheusdias8675
    @matheusdias8675 Před 2 lety +3

    Já quero mais nerdologia psicologia kkkkk

  • @Victoroncedonico.-zv2ge
    @Victoroncedonico.-zv2ge Před 2 lety +5

    Por essas coisas q eu n vejo jornais

  • @marcobenevides757
    @marcobenevides757 Před 2 lety +2

    literalmente acabai de ver um episodio no "naruhodo" sobre isso, vou ver se encontro algo interessante no "cafezinho e comportamento" tbm, altas expectativas

  • @edneiprocopio
    @edneiprocopio Před 2 lety +4

    Vídeo perfeito!

  • @silviapassos2368
    @silviapassos2368 Před 2 lety +1

    Gostei da faixa!

  • @luanavbcorreia
    @luanavbcorreia Před 2 lety

    Verme lembra aquela minhoca do filme Labirinto a magia do tempo!rs Ela era tão fofinha... 😅
    Sempre pergunto o que tal adjetivo significa pra pessoa que tô conversando pra tentar entender melhor, porque parece que cada pessoa tem significado diferente pra algumas coisas, principalmente sobre bom/ruim.

  • @arthusantiago
    @arthusantiago Před 2 lety +1

    ótimo video. Obrigado!

  • @ThalesGMota
    @ThalesGMota Před 2 lety +1

    Gostei Do Video.

  • @allef4790
    @allef4790 Před 2 lety +1

    Então a estratégia comunicativa da extrema-direita atual é criar muitos enquadramentos que giram em torno de ideais muito claros pra "fechar a cabeça" dos seus seguidores para que só entendam a realidade a partir desses enquadramentos. Agora, o que me pergunto é o papel que essa mesma mídia corporativa "anterior" a esse outro modelo também teve em sua própria derrocada pra essa extrema direita na capacidade de manipular seu público, afinal o discurso anti-sistema "a mídia manipula" sempre foi da esquerda, a extrema direita quem roubou, agora a mídia corporativa é vítima daquilo que praticava e pratica, só que de forma bem mais extrema. Isso tudo também só foi possível pelo alvorecer do modelo de negócios das big techs que passa pela metrificação dos nossos comportamentos com os celulares, como se estivéssemos em um laboratório privado em escala global. É algo muito surreal tudo isso

  • @yarovines
    @yarovines Před 2 lety +2

    top vídeo

  • @danielgustavo9918
    @danielgustavo9918 Před 2 lety

    Esse tópico me lembrou o filme "o abutre" ou "nightcrawler"

  • @ulissesemidiodasilva2104
    @ulissesemidiodasilva2104 Před 2 lety +1

    Por isso que a esquerda vem se auto associando aos termos "críticos" e "pensadores". Para que possam passar um ar de superioridade intelectual. Esta última palavra, também tem sido massivamente utilizada pela esquerda.
    Outro fator muito importante usado pela mídia, é o da pesquisa de rejeição. Sempre dando mais ênfase a esta pesquisa, do que as demais.

  • @Eojoguinho
    @Eojoguinho Před 2 lety +1

    Conhecimento impecável, só fica uma ressalta, achei esse episódio com pouca ligação a parte "nerd" do que os demais episódios do canal... Abração e sucesso!

  • @pedrogabriellima7484
    @pedrogabriellima7484 Před 2 lety +1

    Entendi a referência em 07:53 hahaha

    • @henriegoulart
      @henriegoulart Před 2 lety +2

      kkk eu também... um bandido sem dedo, né?

    • @pedrogabriellima7484
      @pedrogabriellima7484 Před 2 lety +1

      @@henriegoulart Que nada. É um aí que fica colocando sigilo de 100 anos nos crimes que comete hahahaha. Esqueci o nome dele agora kkkkk

    • @henriegoulart
      @henriegoulart Před 2 lety

      @@pedrogabriellima7484 Nada, tá mais pra um bandido condenado por um dos maiores casos de corrupção do mundo moderno. Vai por mim.

  • @mariatherezacaiaffa9936
    @mariatherezacaiaffa9936 Před 2 lety +1

    O ideal é não compartilhar nada! Pq a b....., qto mais mexe, mais fede.

  •  Před 2 lety +1

    Acho esse tema de fake news bem necessário, mas já tá ficando repetitivo demais toda semana.

    • @isabelaschirato156
      @isabelaschirato156 Před 2 lety +4

      é preciso um tempo maior pras pessoas entenderem a fundo algo tão complexo. Até o momento, cada episódio tem trazido aspectos distintos sobre o mesmo tema.

    • @nabysalem8260
      @nabysalem8260 Před 2 lety

      Mas isso também está ligado fake news

  • @Alanfrts
    @Alanfrts Před 2 lety

    muito bom!!

  • @kenaisam
    @kenaisam Před 2 lety

    E é por isso que eu odeio o Jornalismo :)

  • @RafaFlores1000
    @RafaFlores1000 Před 2 lety +1

    nao consigo acessar o material usado =/

  • @gabrielmsilveira
    @gabrielmsilveira Před 2 lety

    Adorei as metalinguagens do vídeo kkkkk

  • @rodrigomarcondes4498
    @rodrigomarcondes4498 Před 2 lety +19

    Narradora: "Pense em um verme"
    Eu: "Bolsonaro".

  • @arozendojr
    @arozendojr Před 2 lety

    Então "Viés" é igual "subentendido" ?

  • @vivendoeaprendendopqp
    @vivendoeaprendendopqp Před 2 lety

    Excelente vídeo

  • @mariatherezacaiaffa9936

    Exatamente o que a Rede Globo faz, em relação aos governos conservadores, independente da esfera municipal, estadual ou federal. A notícia começa bem aí bem o famigerado MAS....

  • @RevistaNutricional
    @RevistaNutricional Před 2 lety +2

    Pepsi feita de feto > Mc de minhoca

  • @rubenscabral2657
    @rubenscabral2657 Před 2 lety

    A lotérica faz a mesma coisa milhões de passividade para não ganhar para você nem tentar descobrir como ganhar porque é matemática e ninguém controla a matemática

  • @kinjo1447
    @kinjo1447 Před 2 lety +2

    não esperava tanto desse vídeo
    maravilhosamente esclarecedor 😱❤️
    façam um Instagram de vcs pra eu poder compartilhar lááá!!! hahaha 🥲

  • @edimarjfj
    @edimarjfj Před 2 lety

    Foi usado a imagem de tenebras, ou tenebrios, para representar verme, mas são larvas de besouro.

  • @l8_019
    @l8_019 Před rokem

    a edição do video ficou muito boa e a idéia principal era muito boa, porém eu acho que se tornou muito técnico e se perdeu um pouco da linha de raciocinio a partir de um certo momento do video

  • @Andre-Philip
    @Andre-Philip Před 2 lety +1

    😪ZzZzZZZ... durmi no vídeo .. voltei tudo e coloquei em 1.5x ai fico normal.

  • @CezarRibeiro
    @CezarRibeiro Před 2 lety +1

    Legal q vcs criticam o enquadramento da mensagem pra manipular a percepção, mas fizeram isso na pratica no momento q usaram a Dilma e o Aécio como exemplo... Criando uma imagem de vitima de difamação e perseguição a Dilma... rsrs

  • @gabrielfurtado1271
    @gabrielfurtado1271 Před 2 lety

    Kkkkkkkk cada vez mais parcial

  • @maikssess
    @maikssess Před 2 lety

    Dar um exemplo onde quem apoiava o Aécio usava de manipulação e n o contrario é tbm uma maneira de ativar viés de negatividade em relação a direita?

  • @luanmichel6957
    @luanmichel6957 Před 2 lety

    Rei gelado frio e calculista kkkkkkkkk

  • @unstoppablegameshow1974
    @unstoppablegameshow1974 Před 2 lety +1

    Eu prefiro usar o termo "tal politico é um bolsonaro" isso insulta muito mais do que a palavra verme.

  • @cesaraugustodecarvalho9645

    Agora todos os nerdologias vão falar da mesma coisa?. Já DEU FALAR DE FAKE NEWS!

  • @rcmoedas
    @rcmoedas Před 2 lety

    👍🏽
    3

  • @denisandervivan
    @denisandervivan Před 2 lety +8

    Quem aí pegou a referência ao Bolsobosta?

    • @jujuzinha882
      @jujuzinha882 Před 2 lety +4

      Isso é a sua interpretação, não é esse o objetivo e nem a mensagem do vídeo.

    • @Alanfrts
      @Alanfrts Před 2 lety

      foi a minha interpretação também

    • @gabrielmsilveira
      @gabrielmsilveira Před 2 lety

      Adoro a metalinguagem

    • @henriegoulart
      @henriegoulart Před 2 lety +2

      Sempre que ouço a palavra verme, me vem à mente um p.e.t.i.s.t.a... nojento. Dá até ânsia.

  • @pes691
    @pes691 Před 2 lety +1

    Saudades de quando o programa era imparcial, além da coincidência de só fazer esse quadro perto da eleição, na hora que citam o verme relacionado ao político, o verme aparece com a faixa de presidente, quanta parcialidade. O canal falando de fake new mas levando completamente para parcialidade, lamentável

  • @MagnumDrako25
    @MagnumDrako25 Před 2 lety +1

    ⚠ [ 7:189:45 ] Art. 138, § 1º, CP ⚠

    • @RinaldoGamer
      @RinaldoGamer Před 2 lety +2

      O cara acabou de assistir os minions kkkkkkkk

    • @gabrielmsilveira
      @gabrielmsilveira Před 2 lety

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA CHORAAAA
      A carapuça serviu como uma luva né?

    • @Wagnerlw
      @Wagnerlw Před 2 lety +2

      Qual crime ? kkkkkkkkkkkkkkk só colocou um artigo ai aleatório, e foda-se pra entender.

  • @juliafjcruz
    @juliafjcruz Před rokem

    Penso que vocês deveriam tentar estudar um pouco mais as Teorias do Jornalismo, o método jornalístico, antes de "vender" seu vídeo com essa chamada, que também aplicou a metodologia criticada do marketing. Se um ônibus sai do ponto inicial e chega no ponto final sem problemas, isso não é notícia, é a vida comum. Fakenews não podem ser comparadas às notícias veiculadas por mídias de referência. Até porque viralizaram em veículos pós-contemporâneos

  • @giac5781
    @giac5781 Před 2 lety

    ISSO JA E NOTICIA RUIM

  • @Tiagobaracat
    @Tiagobaracat Před 2 lety +1

    9dedos verme

  • @AndersonLima-nv7on
    @AndersonLima-nv7on Před 2 lety

    Saudades quando esse canal falava sobre ciências e cultura nerd. Hoje em dia, tornou-se parcial e não é raro entrar no meio político. Deixou de ser um canal interessante pra se tornar militante. Citar um verme e dps colocar uma faixa presidencial foi o fim da picada. Independente do gosto político, da visão política e da direção política de cada um, esse ambiente deveria tratar dos temas que o tornaram relevante um dia.

    • @victorrocha70
      @victorrocha70 Před rokem +1

      Aquilo poderia se referir a qualquer político, não é uma crítica explicita ao Bolsonaro
      E ainda mais, levando em consideração o contexto que ela se refere, justo a explicação de como uma fake news por nojo funciona
      Atribuindo "verme" a um *político,* colocar uma faixa presidencial nele, reforça a exemplicação da informação
      Não necessariamente é uma crítica
      Bem.importante separar os pontos, acalme-se amigo 🙌🏼