A ESQUERDA E OS EVANGÉLICOS | Cortes

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 05. 2021
  • Trecho da minha live de sábado, em comemoração aos 200 mil inscritos. Nele eu respondi a uma pergunta sobre a aproximação da esquerda com os evangélicos e o preconceito "de um lado contra o outro".
    ________________________
    Redes sociais:
    Apoia-se: apoia.se/chavosodausp
    Instagram: / chavosodausp
    Twitter: chavosodausp?s=09
    Facebook: / chavosodausp
    Medium: / thiagotorres_72244
    E-mail (e pix): contato.thiagotorres1917@gmail.com
    Thumb: @sarahcaos.art
  • Zábava

Komentáře • 237

  • @ChavosodaUSP
    @ChavosodaUSP  Před 3 lety +195

    Deveria ser óbvio, mas to vendo que não é pra algumas pessoas que tão comentando besteira, então vou ressaltar: o objetivo das lives é totalmente diferente do objetivo dos vídeos. Um desses objetivos, inclsuive, é me poupar tempo. Estou sem muito tempo disponível por causa da faculdade e da militância, então não vou mesmo conseguir fazer vídeos densos, bem elaborados e bem editados, de 30 minutos, por enquanto. As lives são pra comentar assuntos por cima, sem se aprofundar muito, mesmo. E no caso, isso que estou postando são apenas cortes de cinco a dez minutos.

    • @rebekavilaca9525
      @rebekavilaca9525 Před 3 lety +10

      tô amando os cortes!! a galera gosta é de reclamar

    • @mathiasotas969
      @mathiasotas969 Před 3 lety +6

      As pessoas gostam de reclamar mesmo

    • @GabrielOliveira-ey8fg
      @GabrielOliveira-ey8fg Před 3 lety +3

      Eu comecei a acompanhar vc nesta semana e não achei tão ruim esse formato não, mas obrigado por explicar

    • @thailyvieira6045
      @thailyvieira6045 Před 3 lety +1

      está ótimo !!

    • @Nana-tg1xv
      @Nana-tg1xv Před 3 lety

      Então eu assisto seus vídeos mas se me permite uma sugestão, faça vídeos mais curtos de 10 min no máximo (e já é muito), mas mais pessoas precisam ouvir sua voz e a galera precisa e prefere coisas rápidas.

  • @pandaoriginalpanda
    @pandaoriginalpanda Před 3 lety +155

    Desafio PRIORITÁRIO da esquerda: EXPLANAR O QUE É ESQUERDA.
    Enquanto houver desinformação, sem chance.

    • @arthurernani1411
      @arthurernani1411 Před 3 lety +7

      Falou tudo! A desinformação contra a Esquerda está no Whatsapp, Telegram e Facebook.
      A Galera quando ver essa desinformação ela não tem que só que colocar risadinha na Publicação, tem que ir para o Debate.

    • @saronsudestino4602
      @saronsudestino4602 Před 2 lety +2

      Quanto mais informadas, menos esquerdistas as pessoas se tornam

    • @saronsudestino4602
      @saronsudestino4602 Před 2 lety

      @@pandaoriginalpanda qual é cara, a verdade é libertadora mesmo, você tem razão; o Brasil, por exemplo, viveu décadas sob domínio esquerdista, na cultura, na educação, na gestão pública e na política; o resultado nós estamos vendo: o Brasil parece uma favela de 8M de km², nada funciona, todo o dinheiro é roubado e nós somos tratados como cachorros. Vai dizer que não?
      A informação libertou muitos brasileiros da ilusão esquerdista.
      Mas por que a maioria dos países socialistas mantêm o controle sobre a população usando justamente a escassez como arma - o racionamento de comida em Cuba, por exemplo - nunca se perguntou?

    • @pandaoriginalpanda
      @pandaoriginalpanda Před 2 lety

      @@saronsudestino4602 meuzovo

    • @jorgehungria7229
      @jorgehungria7229 Před 7 měsíci

      Começa a explanar; oq é a esquerda pra você?

  • @BachLokesh
    @BachLokesh Před 3 lety +111

    Eu sou cristão, tenho minhas convicções mas não concordo com a política sendo pautada em cima de uma determinada religião. O maior problema é esse , a fé a crença são individuais , não podemos constituir leis , condutas e afins baseados em uma religião. O país deveria ser verdadeiramente laico

    • @esterb1811
      @esterb1811 Před 3 lety +2

      Sim!!!

    • @raissasa1566
      @raissasa1566 Před 2 lety

    • @ingridtalita1665
      @ingridtalita1665 Před rokem +1

      Meus parabéns pra sua resposta. Religião é sobre isso. Individual.. a religião não pode mover o estado e o estado não deve interferir na religião. Pra que TODOS possam seguir a religião que quiser seguir

  • @santosnogueira7091
    @santosnogueira7091 Před 3 lety +93

    meu avô foi cristão por 60 anos e por um bom tempo pastor, também, foi um dos únicos e maiores esquerdistas da minha família. Realmente, é muito importante não generalizar, além disso, existem diversas outras vertentes do cristianismo, não apenas 'evangélicos'

    • @rajjerp.ataide216
      @rajjerp.ataide216 Před 3 lety +6

      Super concordo. Há vertentes que afirmam que o crente não deve participar de política, há os que acreditam que sim, e há esquerdistas. Eu mesmo conheço muitos.

    • @rajjerp.ataide216
      @rajjerp.ataide216 Před 3 lety

      @Etevaldo Skylab Entendido. Obrigado pela explicação.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 Před 2 lety +1

      Não seja preconceituoso, evangelicos não são todos Edir Macedo e Silas Malafaia não.

  • @lonelywanderingsnack
    @lonelywanderingsnack Před 3 lety +56

    Oi, eis aqui um garoto da Alemanha - mas nascido e crescido em Madrid, Espanha (hétero, branco, cis, classe média, agnóstico) - que passou um tempo no Brasil (junho de 2018 até dezembro desse ano) por causa de um intercâmbio na UNICAMP. Morei junto com 10 garotos brasileiros num tempo em que eu tive o "privilégio" de vivenciar a ascensão e eleição do Bolsonaro.
    Foi meio traumatizante para falar a verdade. E é por isso que estou tentando compreender o que aconteceu e por que que eu senti tanta dor no peito (um tipo de "Weltschmerz").
    Nesse contexto, e após a minha volta para o Berlim, me comecei a interessar pelxs "evangélicxs" por causa dum artigo de Ronaldo de Almeida (Conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira - 2019) falando sobre a porcentagem de evangélicxs que votaram a favor do Bolsonaro. Por causa das minhas variáveis sociológicas eu sempre senti que tinha pouco do que oferecer para o debate feminista, e é por isso que o meu interesse foi mudando para me focar nxs "inimigxs" dos avanços dos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, e em general, dos direitos humanos.
    E depois de dois anos de pesquisa, você e pessoas como o antropólogo Juliano Spyer fazem cair as análises da suposta afinidade entre os evangélicos e a direita pelo chão.
    Agora eu estou fazendo uma pesquisa sobre xs evangélicxs em relação ao seu acesso ao CZcams devido à pandemia (é só dar uma olhada para o "google trends" e pesquisar pelo termo "culto" que você pode perceber a quantidade de pessoas que acessaram o site por causa da ausência de cultos presenciais [trends.google.com/trends/explore?date=2020-01-01%202021-05-12&geo=BR&q=%2Fm%2F02tch7]). O meu interesse agora mudou para a possibilidade de que muitxs evangélicxs se tenham radicalizado por causa do famoso "rabbit hole" orquestrado pelo algoritmo do CZcams. Eu me fiz um perfil novo e faz seis meses que alimentei o algoritmo com pesquisas de cultos evangélicos e olha só, na lista de recomendações tem Olavo de Carvalho, Jordan Peterson, Brasil Paralelo, Dep. Ana Campagnolo, Gabriel Monteiro, Mamãefalei, etc...
    Se bem a última pesquisa do Datafolha falou que xs evangélicxs estão divididxs enquanto ao voto pelo Bolsonaro e o Lula (www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/empate-de-bolsonaro-e-lula-no-voto-evangelico-e-recado-para-quem-ve-rebanho-em-vez-de-gente.shtml), não é perigoso o acesso às teorias da conspiração que aparecem junto a pesquisas por cultos evangélicos?
    Eis a minha dúvida: Quando você fala de que alguns amigos seus "tropeçam no pensamento conservador, [...] no pensamento preconceituoso", quanto é responsável o algoritmo do CZcams para isso acontecer? É uma pergunta de um milhão de dólares, como se fala lá nos EUA, mas se tem tempo para uma resposta (embora seja superficial), eu estaria mmmuito obrigado.
    Se você só chega a ler isto e não tiver tempo de me responder... mano, só quero te agradecer para caralh* pelo seu trabalho, por sua inteligência, por divulgar seu "conhecimento situado" que para mim, e vejo que muitxs outrxs é tão valorizado. Eu sei que não sou o seu alvo principal, mas você está sendo muito útil para o meu trabalho de mestrado e vou citar você mais de uma vez, com certeza.
    P.S.: Achei bem bacana quando você citou a Clara Zetkin no seu vídeo sobre a religião. :3

    • @BatyahbatSarah
      @BatyahbatSarah Před 3 lety +4

      Adorei seu comentário. Estou aqui, tentando dar conta das informações tão justas. Obrigada ✊🏽🌟🍀

    • @MariaCarvalho-ks5ix
      @MariaCarvalho-ks5ix Před 3 lety +8

      Não entendi o porquê de xs ao invés de "as" ou " os". Esse idioma que vc fala com certeza não é o Português.

    • @keilanemarciana5499
      @keilanemarciana5499 Před 3 lety +6

      @@MariaCarvalho-ks5ix quando ele coloca o "x" ele se refere a todos. Só isso mesmo

    • @Nana-tg1xv
      @Nana-tg1xv Před 3 lety +4

      @@keilanemarciana5499 que todos, ele fez uma bagunça do caramba e nem dava pra entender, tava mais confuso que brasileiro que escreve errado. Com certeza quando ele aprendeu português não foi assim, ele fez uma adaptação própria que ficou uma loucura de entender.

    • @keilanemarciana5499
      @keilanemarciana5499 Před 3 lety +6

      @@Nana-tg1xv você conhece linguagem neutra? Um tempo atrás algumas pessoas utilizavam o "x" para se referir tanto ao masculino quanto ao feminino. Porém, hoje em dia não se usa mais o "x" para a linguagem neutra.

  • @pandaoriginalpanda
    @pandaoriginalpanda Před 3 lety +58

    CURIOSO: qdo cliquei no vídeo a propaganda q apareceu foi da HAVAN
    Coincidência?

  • @marcelasiqueira3991
    @marcelasiqueira3991 Před 2 lety +6

    O problema não é o Evangélico, o problema é a igreja deles usarem a fé para manipular, distorcer …

  • @MNuna18
    @MNuna18 Před 3 lety +11

    Meus pais são evangélicos, suuuuper conservadores, mas como trabalhadores acreditam na revolução e até defendem o Estado laico. Acho que precisamos mesmo é tentar tocar no que nos une, concordo com tudo o que disse.

  • @marcelosilva-hx8db
    @marcelosilva-hx8db Před 3 lety +13

    Po cara eu sou evangélico e sou de esquerda me considero do campo progressista sou petista desde novo por causa do meu pai que é da Petrobrás. Por favor não achem que só pq somos evangélicos que somos tudo farinha do mesmo saco. Até por que esses "evangélicos" que vocês falam não lêem a bíblia nem conhecem o evangelho verdadeiro e outra sou contra um "pastor" querer se candidatar ou apoiar qualquer candidato. O estado precisa ser laico!!! Tmj chavoso!!!

    • @ronaldojunior7038
      @ronaldojunior7038 Před rokem

      Evangélico progressista e petista kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @Rodrigo.finner
      @Rodrigo.finner Před rokem

      Ihhhh mano, me desculpa, mas evangélico petista é progressista não faz o menor sentido, abandone o evangelho ou o PT/ progressismo .. eu até entendo entendo vc concordar com as empresas públicas e algumas ideias da esquerda , mas a direita nacionalista ou conservadora tem muita coisa em em comum com a esquerda moderada( economia) então , leia , estude , reflita e tome a decisão de quem vc é realmente ou de qual futuro vc quer para o país

    • @jonathanallandemorais9342
      @jonathanallandemorais9342 Před 10 měsíci

      @@Rodrigo.finner
      cara eu sou evangélico e sou de esquerda e defendo o estado laico

    • @Rodrigo.finner
      @Rodrigo.finner Před 10 měsíci

      @@jonathanallandemorais9342 se vc for a favor das pautas progressistas então vc não é evangélico, é apoiar auxílio aos pobres e uma distribuição melhor de renda e qualidade de vida não é algo exclusivo da esquerda , vc é um moderado ou liberal, mas não um esquerdista

    • @jonathanallandemorais9342
      @jonathanallandemorais9342 Před 10 měsíci

      @@Rodrigo.finner
      eu defendo todas as pautas da esquerda com exceção do aborto, isso e a maioria da esquerda evangélica pensa igual a eu.
      o estado é laico eu não posso criar um talebã evangélico no Brasil, se o cara é viado e quer casar o problema é dele e não meu, ele tem o livre arbítrio pra fazer o que quiser da vida dele, a proibição da maconha só gera mortes e mais mortes só um ignorante burro fundamentalista apóia a proibição.
      agora o aborto está relacionado ao direito a vida e o direito a vida está acima de ideologias de esquerda ou direita.
      Brasil lacidade!!!

  • @laraamaral4696
    @laraamaral4696 Před 3 lety +34

    Acredito que esse preconceito contra evangélicos seja por conta da bancada evangélica e dos pastores famosos. Conheço evangélicos de direita, uns de esquerda e outros que mal se posicionam politicamente. É muito complicado taxar os evangélicos como "bolsominions" de cara.

    • @annalana8488
      @annalana8488 Před 2 lety

      Eu sou cristã e não sou bolsominion, assim como muitas outras pessoas, realmente generalizar não é bom.

    • @annalana8488
      @annalana8488 Před 2 lety

      Olá, tenha uma boa semana, Jesus te ama demais, nunca desista, ele morreu por ti e se importa, vc é especial para Ele e Ele te ama muito, Ele morreu para que nós possamos ser salvos e viver com ele no céu, é tudo de graça e tudo que devemos fazer é acreditar e viver por ele, vc importa, nunca desista, Jesus quer que venhamos a ele, ele deseja nos salvar e cuidar da gente, basta acreditarmos e irmos até ele, todos os dias falar com ele e ler sua palavra, vc importa demais para Deus❤🥰

    • @newtonaparecido7273
      @newtonaparecido7273 Před 2 lety

      Ou por causa de ser maior livro a Bíblia

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      nao existe evangelico liberal e a esquerda brasileira e liberal

  • @douglasrezende9838
    @douglasrezende9838 Před 3 lety +2

    Muito bom, camarada. Obrigado pelo esclarecimento, revi algumas posições

  • @deboraoliveira633
    @deboraoliveira633 Před 3 lety +3

    Eu achei importante o trecho que vc ressaltou de buscarmos aquilo que une. Independente de religião, quem é preto, pobre ou trabalhador (qualquer 1 dos 3) vai ter em comum todas as mazelas que nos oprimem. Acredito que o diálogo deveria começar por aí, e depois as diferenças (que existem inclusive dentro da esquerda), a gente parte para o debate e cientes que nunca chegaremos a uma concordância de 100%

  • @cleoboechat9874
    @cleoboechat9874 Před 3 lety +4

    ...q beleza vc é, Chavoso!!...q bom seu canal!....bjsss de fã

  • @memememesantos640
    @memememesantos640 Před 3 lety +14

    Desculpa mas... eu não consigo me aproximar muito dos evangélicos eu quando falo q sou ateu sofro muito preconceito desse povo.

    • @alangonzaga6524
      @alangonzaga6524 Před 3 lety +5

      Isso é normal, eu só falo pra pessoas muito próximas de mim, as pessoas ficam muito chocadas e tentam te desmerecer.

  • @Williamsilva-ef5bz
    @Williamsilva-ef5bz Před 2 lety +2

    Esquerda e evangelho jamais conbinara

  • @jvitormendes8442
    @jvitormendes8442 Před 3 lety

    Muito bom, chave, adoro o canal e sua didática!

  • @maurosergio2711
    @maurosergio2711 Před 3 lety +11

    Companheiros, não generalizem os evangélicos, o empresário SILA$ MALACHEIA é só um ponto fora da curva.

  • @catwmatrix
    @catwmatrix Před 3 lety +1

    Muito bom vídeo!

  • @trellez0198
    @trellez0198 Před 3 lety +18

    Dae parcero Jesus falavo que os povos tinham q se libertar do imperialismo e falava de igualdade social é isso q nos da esquerda devemos falar aos evangelicos nao sobre aborto

    • @santosnogueira7091
      @santosnogueira7091 Před 3 lety

      cuidado com o anacronismo

    • @rodrigohenrique729
      @rodrigohenrique729 Před 3 lety +4

      Jesus pregava sobre o amor, justiça, paz, bondade e salvação.
      Em nenhum momento foi contra o impérialismo pois o mesmo disse "Da a Deus o que e de Deus e dá ceasar o que é de ceasar" Jesus sabia que tudo na terra era momentâneo por isso pregava a salvação

    • @trellez0198
      @trellez0198 Před 3 lety

      @@rodrigohenrique729 da a cesar o q e de cesar é relativo a tributaçao isso nao significa q ele concordava . As proprias açoes d Jesus comprovam q era sim antimperialista

    • @kulcheski5189
      @kulcheski5189 Před 3 lety

      mas aborto é uma questão importante

    • @kulcheski5189
      @kulcheski5189 Před 3 lety

      não temos igualdade até termos aborto legalizado

  • @marcelasiqueira3991
    @marcelasiqueira3991 Před 2 lety +4

    Gostei dessa frase: “Focar mais na semelhança”
    “Não generalize!”

  • @talecomarreco
    @talecomarreco Před 3 lety

    graaande thiago! tamo junto nas reflexões em prol da evolução do pensamento político brasileiro

  • @moisesmata1173
    @moisesmata1173 Před 3 lety

    Muito bom esse vídeo e muito certeiras as falas do Chavoso.

  • @critico2847
    @critico2847 Před 3 lety

    Muito boa as sua livres explicando claro e sem rodeios

  • @samellaalmeida4820
    @samellaalmeida4820 Před 3 lety

    Você é ótimo!

  • @thor1105
    @thor1105 Před 3 lety

    Boa guerreiro!!🙏🙏🇧🇷🇧🇷

  • @alan1949ninjago
    @alan1949ninjago Před 3 lety +3

    camarada, como a gente faz pra combater o conservadorismo direitista de alguns evangélicos que usam a bíblia e deus, jesus etc pra afirmar esse conservadorismo... pq por exemplo, mesmo com nós socialistas, comunistas, explicando o movimento, muitos evangélicos juntam os esteriótipos que existe da esquerda, tipo "não trabalha, quer destruir a família" e com o que é pregado nas igrejas sobre aborto é do demônio, ou que "a esquerda apoia os LGBT" enfim, como a gente faz pra combater esse pensamento?

    • @fer-on9wk
      @fer-on9wk Před 3 lety +5

      não entendi a última parte: "a esquerda apoia os lgbts... como faz pra combater esse pensamento?"

    • @alan1949ninjago
      @alan1949ninjago Před 3 lety +1

      @@fer-on9wk é que faltou as aspas, mas já adicionei

    • @alan1949ninjago
      @alan1949ninjago Před 3 lety +1

      @@fer-on9wk mas da pra entender vai, olhando o contexto que eu to falando, não é tão difícil...

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      colocando algum candidato de esquerda conservador ou tradicionalista

  • @isabellamarques6814
    @isabellamarques6814 Před 3 lety +1

    Eu adorei a parte que vc diz q associar a fé de alguém a algo assim é um problema e concordo plenamente e isso precisa ser ressaltado. Essas associações generalizadas, além de excluir a individualidade da pessoa, reforça tudo q a militância tem tentado jogar por terra. É inegável que não exista uma ideologia nas igrejas q move massas, ja q o protestantismo passou a ter mais força e etc. Mas a questão é q é errado associar duas coisas completamente diferente!!! A população recebe influência de todos os lados e a igreja é mais um lado desse agente informativo, principalmente para os mais pobres. O combate é contra a elite, o burguês e capitalismo, não contra a fé de ninguém.

  • @endfernandes90
    @endfernandes90 Před 3 lety +4

    Resumo: depende por onde vc começa. Se vc se equipara como trabalhador vc consegue simpatia, se vc se opõe a cultura vc repele o evangélico. Pq Lula se elegeu? pq ele disse que primeiro a gente fica de barriga cheia e depois vê o que faz com o "resto", porém o "resto" é o que conduz o jovem de classe média de esquerda.

  • @mariliatomaz9752
    @mariliatomaz9752 Před 3 lety +5

    Excelente programa!!👏🏿👏👏🏿👏👏🏿👏🤩🤩🤩🤩😘

  • @joaoraphaelmendesdosreis9143

    Esse final foi demais kkkk

  • @chicopess
    @chicopess Před 3 lety +4

    Sinto que é praticamente impossível aproximar uma visão evangélica de uma libertadora...a teologia da libertação católica tentou se aproximar da conscientização política e resultou no esvaziamento da fé...é possível unir essas forças tão poderosas quanto antagônicas?

    • @tomemata394
      @tomemata394 Před 3 lety

      Também acho bastante difícil, pois vejo que Deus, conservadorismo, capitalismo, crenças e religiões estão todas ligadas.

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      nao existe evangelico liberal e a esquerda brasileira e liberal

  • @joaopedro6200
    @joaopedro6200 Před rokem

    muitos simples, abandonar o identitarismo, o progressismo e abraçar o conservadorismo

  • @Beterrabacombadora
    @Beterrabacombadora Před 3 lety +5

    Chavoso fala sobre o filme Tropa de Elite pfvv

  • @nilsonsantos5736
    @nilsonsantos5736 Před 3 lety

    Caraio mano....vx representa old school...me lembrei do Eduaardo , sua entrevista com gog

  • @matheus.favrat
    @matheus.favrat Před 3 lety +3

    visão! não generalizem as e os evangélicos!

  • @caiomerseguel
    @caiomerseguel Před 3 lety +2

    Vc é mto necessário! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Obrigado!

  • @matheuslima7378
    @matheuslima7378 Před 3 lety +2

    Quando se fala de religião na esquerda só fala de cristianismo sei que são a maioria da população mas é válido questionar a relação de grupos da esquerda com povos religiosos não cristãos e no caso de houver distanciamento também buscar uma aproximação como os evangélicos

  • @clara-yg1nr
    @clara-yg1nr Před 3 lety +2

    Meu Deus "é sobre isso" completamente (como diz o quebrando o tabu).
    O povo tira não sei de onde que a ~maioria~ dos evangélicos são conservadores. Esquecem que evangélicos também fazem parte da classe trabalhadora, pobre, preta e periférica. Não só os evangélicos classe média que votam no PSDB 🤣.
    (Sou evangélica, "parda" e do extremo da leste de sp)

  • @vanessafreitas3457
    @vanessafreitas3457 Před 3 lety +2

    Ou seja, o seu amigo evangelico entende e é contra o que diz respeito e afeta ele diretamente, mas o que diz respeito a vida dos outros que se dane. Não quero polemizar, mas acho muito complicado isso.

  • @victordebone7150
    @victordebone7150 Před 3 lety +2

    É interessante explicar que a comunidade evangelica atua onde o estado não se faz presente. Acho que você falou sobre isso no seu outro video sobre o assunto.
    As comunidades evangelicas tem um papel de fornecer um espaço seguro, práticas, rotinas, ensinamentos, senso de comunidade mesmo. Juliano Spyer escreveu o livro "Povo de Deus" em que ele analisa algumas dessas questões, gostaria de saber seu ponto de vista sobre o que ele tem estudado. Não consegui fazer essa leitura, mas ele fez uma live esses dias na tv 247 e mudou o meu proprio preconceito sobre a questão.
    É até interessante analisar o fenomeno de quem deixou a religião para trás, pois sentiu que o fundamentalismo não fazia sentido, especialmente quando entravam em contato com ambientes mais "globalizados", por falta de uma palavra melhor.
    Concordo contigo, a esquerda tem muito preconceito com os evangelicos, e muito por conta dos exemplos de liderança mais radicais, que tentam transformar o fundamentalismo em lei. A gente precisa falar mais sobre isso! Forte abraço e valeu pelo conteúdo!

  • @reymancom
    @reymancom Před 3 měsíci

    Devemos tratar como trabalhadores, luta de classe e não na pauta identitária pq vai para a moralidade. Na moralidade eles não abrem mao da ateufobia e da LGBTfobia. Complicado lutar para eles subirem na vida e depois eles ir lá e apoiar a proibição do casamento lgbt e seus direitos civis.

  • @lucas50765
    @lucas50765 Před 3 lety

    ✊🏼✊🏼

  • @marcusprado9763
    @marcusprado9763 Před 3 lety

    "A maioria quer dizer mais que 50%, deve ser um dado". Perfeito.

  • @evandrosantana3670
    @evandrosantana3670 Před rokem

    Sou do ES, a experiência com evangélicos na maioria das vezes não é boa. Há sim honrosas exceções, mas elas estão dispostas a desafiar líderes amados por grupos numerosos? É bem complicado ... sem falar que o evangelismo daqui é bem à moda estadunidense, junto dele a teoria da prosperidade, e outras coisas nada bacanas ...

  • @fernandoferrarezi8561
    @fernandoferrarezi8561 Před 3 lety +1

    Uma live entre você e a Rita com runty. Sonho

  • @batalhadopovo4782
    @batalhadopovo4782 Před 3 lety +10

    A esquerda é mais preconceituosa com os cristãos do que o contrário. Só olhar algumas paginas que postam diariamente sarcasmos e deboche sobre a fé, uso político de alguns pastores, a crença e fazendo piada, isso só alimenta o ódio e eu não sou nem religioso e sinto raiva de ver, imagina quem tem a crença vendo essas abordagens que só distanciam e muito mais, eu nem faço deboche, piada com quem votou no Bolsonaro, eu converso e busco trazer exemplos do cotidiano, do trabalho o que piorou com a vinda dele na presidência, tento conscientizar sem ser um colonizador, sem insultar, causar ira, sem tratar a pessoa como um idiota, como um bobo, tratar como uma pessoa igual a mim, trabalhador, precariado, apenas não teve informações e acabou entrando nas mentiras de mídia, fake news e de influenciadores de massa. Enfim, Felipe Torres tem o máximo respeito nessa porra! Vamos vencer esse Reich BR de quinta

    • @rodrigohenrique729
      @rodrigohenrique729 Před 3 lety

      Ué mas Reich significa Estado em alemão, não tem como vencer o Reich

  • @jorgehungria7229
    @jorgehungria7229 Před 7 měsíci

    Ñ diz q ñ é assim pq o povo já percebe q é sim.

  • @n.bonato
    @n.bonato Před 2 lety

    Eu me converti só depois que passei por uma transformação política profunda. Antes disso eu não via conciliação.

  • @nathofmann8169
    @nathofmann8169 Před 3 lety +4

    Nunca conheci um evangélico que não seria um Silas Malafaia, ou que pelo menos se posiciona contra ele. Cada um com suas vivências né, tem de tudo.

  • @Rodriguesxj
    @Rodriguesxj Před 3 lety

    A única coisa que a população brasileira é quem está do lado dos ricos e quem está do lado dos pobres

  • @pirulitocommelancia124

    Thiago,sobre a fé não ser um debate político eu achei muito errado,por que existe sim uma relação oprimido-opressor entre as religiões no sistema,e obviamente muita intolerancia religiosa por causa disso

  • @isisrodrigues2871
    @isisrodrigues2871 Před 3 lety +1

    Mas,algumas pautas da esquerda como essa questão do feminismo principalmente no que diz respeito aos direitos da mulher vai de encontro ao que está na bíblia o que para isso evangélicos é um livro sagrado.Então eu acho que realmente é bem difícil conciliar .

    • @isisrodrigues2871
      @isisrodrigues2871 Před 3 lety

      @Vladimir Pereira de fato o que vc disse é verdade porém o que a gente costuma ver dentro desse segmento são as mulheres sendo "oprimidas" no que diz respeito a questão sexual e na liberdade mesmo de pensamento.

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      nao existe evangelico liberal e a esquerda brasileira e liberal

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      saiba diferenciar esquerda de liberalismo

  • @meninaadolescente4091
    @meninaadolescente4091 Před rokem +1

    Nem tudo tem haver com Política,. Eu sou de Esquerda e minha Vizinha é de Direita e eu não gosto dela pq ela é de Direita não , é pq ela é uma chata mesmo.

  • @mateusribeirodearaujo1394

    Falou tudo !

  • @elisarevovinho827
    @elisarevovinho827 Před 3 lety +1

    Não concordo que evangélicos é igual classe trabalhadora. O pentecostalismo está massivamente guiado pelo neoliberalismo.

  • @rosangelaaparecidamiranda8532

    Engraçado, há anos, os candomblecistas e umbantistas, já se defendiam desses pseudos pastores, e ninguém fez absolutamente nada, inclusive eu, e olha, eles continuam cheios de defeitos como eu, e arrotam virtudes que ñ possuem.

  • @betomelo8232
    @betomelo8232 Před 3 lety +1

    Olá Chavoso, tudo bem? Sou fã dos seus vídeos.
    Eu queria humildemente discordar de você em certo ponto do que foi falado em seu vídeo. Acho massa vc dizer que, numa sociedade conservadora como a nossa (em que boa parte dos conservadores são evangélicos, mas claro que a sociedade em si é conservadora) deveríamos focar mais nos pontos em comum do que nos pontos que podem causar divergência. Eu concordo com você que é necessário se aproximar mais da classe trabalhadora da periferia pelos pontos em comum, mas em algum momento a bomba estoura na questão das diferenças e aí é preciso sim saber enfrentar essa situação. O enfrentamento é necessário, e ele já está acontecendo. E creio que é bom que aconteça mesmo (lógico que nos seus devidos limites, sem discriminação religiosa, por exemplo).
    Sou homossexual e morei 24 anos da minha vida no Grajaú (zona sul de São Paulo). Cresci lá, e sofri muito lá tb. A homofobia latente das pessoas no bairro me tirou inúmeras oportunidades, afetou minha auto-estima num momento da vida em que a gente sempre está muito vulnerável (quando se é muito jovem). Eu vivi uma vida de cão nos anos 90, numa época em que se assumir gay era você acabar com a própria saúde mental. Foi então que eu me fechei pra sobreviver, preferi ficar na minha. E mesmo assim os ataques não cessaram tão facilmente. Hoje em dia creio que as coisas estão menos perturbadoras quanto à homofobia (mas ainda estão muito, muito ruins para os jovens), e eu acho que isso só está "melhorando" porque há enfrentamento contra o conservadorismo (que não é só "reclamar" e apontar o que é a homofobia para o homofóbico, mas sim enfrentar, bater de frente mesmo). Inclusive o conservadorismo dos bolsonaristas e fundamentalistas religiosos são uma reação a esse enfrentamento.
    Vou te dar um exemplo: certa vez o Cabo Daciolo fez um discurso na TV que soou como um gesto de empatia com o Jean Willys. Tempos depois, o mesmo Cabo Daciolo deu a entender em outro vídeo que rezava pelo Jean Willys por conta de sua homossexualidade. Quero dizer com isso que, uma hora ou outra, o enfrentamento vai acontecer entre o conservadorismo e aqueles que se identificam com pautas anti-opressão. E o outro lado vai ter que aprender a dialogar sobre isso, de igual para igual, ou senão vamos ter que seguir o pensamento de muita gente da esquerda que acha que não se pode falar de lgbtfobia na periferia porque isso "divide a classe trabalhadora".Enquanto isso muitos adolescentes lgbt's na propria perifa se suicidam porque o assunto ainda é um tabu por lá.
    Peço desculpas se algo aqui possa ter soado agressivo, sei lá. Em nenhum momento foi intencional. Seu trabalho no CZcams é fantástico!
    Abração!

  • @lucasnerd8989
    @lucasnerd8989 Před rokem

    Oi, Chavoso! Pode me indicar 10 ou mais canais de visão semelhante a tua? Abração.

  • @basilio_vieira
    @basilio_vieira Před 2 lety

    Cara nós Cristãos não temos preconceitos com a esquerda não só não concordamos com que a esquerda quer editar no nosso país simplesmente é isso porque vai totalmente contra os princípios bíblicos.

  • @americocarnevalifilho8077

    o fato de "uma maioria" (expressão q vc usou) de evangélicos nem saber o que é esquerda ou direita lhe dá motivo para passar pano pra ignorantes???

  • @JuniorOliveira-hy1kk
    @JuniorOliveira-hy1kk Před 3 lety

    Acho que a gente não pode esquecer que o discurso dominante está inserido no mundo religioso. O cristianismo, representado pelo catolicismo e o evangelicismo, é sim uma religião que há séculos reproduz o discurso dominante. No Brasil é muito mais feroz justamente pela nossa herança colonial escravista.

  • @joaocarvalho3747
    @joaocarvalho3747 Před 3 lety

    E quando alguém da periferia sai dela, consegue um emprego melhor, mora em um condomínio.. como você vê essas pessoas?

  • @maurooliveira5174
    @maurooliveira5174 Před 3 lety

    Salve .política e religiões são iguais a água e óleo não podem não devem se misturarem .dar a César o que é de César dar a deus o que é de Deus

  • @davifalcao5574
    @davifalcao5574 Před 3 lety +1

    Barril

  • @annalana8488
    @annalana8488 Před 2 lety

    Olá, tenha uma boa semana, Jesus te ama demais, nunca desista, ele morreu por ti e se importa, vc é especial para Ele e Ele te ama muito, Ele morreu para que nós possamos ser salvos e viver com ele no céu, é tudo de graça e tudo que devemos fazer é acreditar e viver por ele, vc importa, nunca desista, Jesus quer que venhamos a ele, ele deseja nos salvar e cuidar da gente, basta acreditarmos e irmos até ele, todos os dias falar com ele e ler sua palavra, vc importa demais para Deus❤🥰

  • @artedocupcake9937
    @artedocupcake9937 Před 3 lety +5

    Nao tá dando like , já desci o dedo no joinha .

  • @stanribeiro854
    @stanribeiro854 Před 3 lety +1

    Na minha opinião, a maioria dos evangelicos são conservadores sim

  • @Igor-yw2vq
    @Igor-yw2vq Před 3 lety +17

    "A maioria dos evangélicos tem preconceito contra a esquerda". - Você contesta isso, dizendo que precisaria de dados. Depois diz, contraditoriamente, que a maioria das esquerdas tem preconceito contra evangélicos. Vai ver que você tem o monopólio da generalização...
    Segundo você, os evangélicos nem sabem o que é esquerda e direita. E daí? Mesmo sem saber conceitualmente o que significariam os termos e como surgiram, eles sabem muito bem quais são as ideias concretas das esquerdas e são contrários a muitas delas, por princípio. Está em seu livro.
    "O evangélico não é uma classe social. Não é um grupo racial. Não é um grupo homogêneo: o evangélico". - grupos raciais são homogêneos até que ponto? Os negros são todos iguais? Somente na cor da pele. Eles também não são homogêneos em tudo. Ninguém é. Nenhuma pessoa é completamente igual a outra. Isso é linguagem falaciosa. O ponto não é homogeneidade, mas a coerência em torno de algumas ideias entre os evangélicos. Há coerência entre os evangélicos e os cristão de um modo geral, por exemplo, sobre a ideia de que Deus é algo real. Ou não? Logo, há coisas que podem, sim, ser generalizadas. E os evangélicos se organizam em torno de uma teologia bem adaptada ao capitalismo, conservadora e fundamentalista.
    Legal que você acha que pode dizer "o trabalhador", "o negro", "o gay", mas não "o evangélico". Ué? Não existem "os evangélicos", mas existem "os gays"? Por que podem ser generalizados? Vai ver que todos são promíscuos, desrespeitosos, afetados, despudorados e vão pro inferno - geralmente, os evangélicos dizem isso. Mas eles, essa maioria oprimida, não pode de jeito nenhum ser criticada?
    Pelo contrário, até, entre todos esses grupos, o que mais poderia ser generalizado, na minha opinião, são os evangélicos, justamente porque eles se organizam em todo de um livro, têm instituições, líderes bem falantes. Os gays não têm isso, os negros não têm, os trabalhadores não têm (nem todo trabalhador faz parte de sindicados, ao passo que todo evangélico faz parte de uma igreja evangélica).
    Assim como há uma ideia que define o gay (atração por pessoas do mesmo sexo), há uma ideia que define o evangélico: ele segue a bíblia (o evangelho). A bíblia é um livro cheio de ideias misóginas, homofóbicas, escravagistas, expansionistas, que influenciaram a submissão da mulher, a repressão da sexualidade, a escravidão, o imperialismo, a imposição religiosa. Logo, quem aceita a bíblia como verdade absoluta, no mínimo, tende ao reacionarismo.
    "O evangélico é uma religião que qualquer pessoa pode seguir". O gay já não pode, nem a prostituta, nem o maconheiro, nem o ateu, nem o poligâmico etc. Ou seja, eles têm regras, ideias em torno das quais se organizam. Não são qualquer coisa. São... Algo. Existem. Por que negar a realidade?
    "Acham que todo evangélico é conservador, racionário, Silas Malafaia da vida". - Vai ver que fui eu que elegi, sozinho, o Bolsonaro. A maioria é ou tende a ser, porque, justamente, compartilha uma fé reacionária.
    "Uma hora ou outra eles vão tropeçar num pensamento conservador, num pensamento que é preconceituoso". - Uma hora ou outra? É o tempo todo e é sistemático. Está no congresso, agora, está no Ministério "da Família" e no Ministério da Educação. Não dá para ignorar a realidade.
    "O problema é falar que todo evangélico é isso". -A religião deles é isso. O problema não é o indivíduo que reproduz isso. Ele não faz isso porque é malvado. Ele simplesmente defende algo em que acredita, porque lhe é benéfico de alguma forma. Defende seus interesses. O que deveria ser feito era um debate sobre laicidade, que ninguém faz, porque os partidos têm medo de perder voto.
    "E, se for verdade, discordo de a gente associar com a religião. A população brasileira em si é conservadora". - Pergunto-me o que seria uma população "em si". Uma população não se organiza em torno de instituições? A religião cristã não esteve sempre presente na organização social do Brasil?
    Eu o considero uma pessoa inteligente, por isso parei para escutá-lo. Enquanto escutava, me surgiam essas objeções ao que você ia dizendo.
    Não gosto de causar polêmica nem nada, apenas sinto que é importante a discussão.

    • @lianenicole3394
      @lianenicole3394 Před 3 lety +4

      Amigo não intérprete o evangelho pelas ações desses grupos porque é isso q eles querem.
      Vc me parece ter inteligência, mas qnd vc diz "a fé deles é isso" só expõe q vc n leu a Biblia.
      Por que pela inteligência q demonstrou para articular o texto, se você tivesse ao menos lido o evangelho vc n chegaria a essa conclusão.
      Leia o evangelho sem preconceito, o novo testamento por exemplo.
      Tmb te aconselho a assitir os vídeos do pastor Caio Fábio, ele esclarece algumas questões do porque o evangelho é ensinado assim por algumas igrejas

    • @luisahelenacleto3542
      @luisahelenacleto3542 Před 3 lety +3

      Existe um olhar sobre o evangelho bem diferente desse reacionário, o pastor Henrique Vieira explica isso muito bem
      Mas achei interessante o debate. Espero que o Chavoso veja e comente o que ele acha das suas pontuações

    • @moisesmata1173
      @moisesmata1173 Před 3 lety

      Cara, o Chavoso não está tendo monopólio da generalização. Se você parar e prestar atenção, verá que ele disse que "ACHA" que a maioria da esquerda tem preconceito contra evangélicos (diferente do autor da pergunta, que afirmou categoricamente que os evangélicos têm preconceito contra a esquerda. Você demonstra conhecimento, então creio que não será necessário explicar o objetivo retórico dessa colocação dele.
      O mesmo se dá com as demais colocações (sobre a pseudo "homogeneidade" dos grupos sociais). A analogia é a mesma: ele não afirma crer nessa homogeneidade, tão somente não está problematizando isso. A problematização nesse video é em relação ao grupo "evangélicos".

    • @Igor-yw2vq
      @Igor-yw2vq Před 3 lety +1

      @Etevaldo Skylab Caro, o Brasil precisa urgentemente fazer esse debate sobre laicidade e fundamentalismo religioso. Mas mesmo as pessoas supostamente defensoras da laicidade do Estado preferem fazer vista grossa para esse fato.
      - Nada! Vamos ignorar a colonização do Estado por uma visão teocrática de mundo! Vamos ignorar a crescente influência desses "pastores" nos rumos da República...
      Vimos recentemente Marcos Feliciano, mais um "pastor-deputado", em maus uma manifestação pró-governo - ou seja, *sabemos exatamente de qual igreja saíram aqueles bolsonaristas da manifestação.* Pergunto-me até quando se recusará simplesmente reconhecer o problema. A gente nega a realidade. É curioso isso!
      Estou acompanhando o debate que está acontecendo na França a esse respeito, já que no Brasil há esse silêncio (quando não a completa negação dos fatos). Pelo menos na França as pessoas não "pensam" negando a realidade.
      Se você souber francês, aqui está:
      czcams.com/video/VgZMOy9AaNA/video.html

    • @Igor-yw2vq
      @Igor-yw2vq Před 3 lety

      @@moisesmata1173 Achando ou afirmando categoricamente, nos dois casos há uma generalização, certo?
      Aí está o problema. Generalizações não são necessariamente erradas, como eu mesmo exemplifiquei. Todo evangélico acredita no evangelho - uma generalização que é uma verdade.
      Enfim, não quero me estender mais sobre isso. Ainda estou digerindo o que está acontecendo e tenho um estômago lento. Kkk Preciso de tempo.

  • @glauco3412
    @glauco3412 Před 3 lety

    conheçam o pastor Henrique Vieira de esquerda

  • @mariaperpetuadonascimentod5338

    Privatizaram a eletrobras agente vai pagar energia mais cara

  • @americocarnevalifilho8077

    não confunda preconceito com pós-conceito! Que grupo religioso é mais homofóbico que os evangélicos? Salvo exceções, como Aquias Santarém, que é até pastor.

    • @Mangaba502
      @Mangaba502 Před 2 lety

      Só não tente desvirtuar conceitos bíblicos perante suas propria ótica entorno do mundo, é um fato que Deus condena a homossexualidade biblicamente falando, você concordando ou não

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      os islamicos, ambos sao tradicionalistas a esquerda brasileira e liberal

  • @paulosanda
    @paulosanda Před 3 lety +1

    Chavoso, na questão "evangélica" é preciso compreender de onde vem este ramo cristão.
    O ramo evangélico mais digamos "raivoso" é o neopentecostal, que deriva do movimento pentecostal mas é bastante diferente.
    O pentecostalismo se incia no Brasil em 1910 com o início da Congregação Cristã e no ano seguinte da Assembleia de Deus, da Congregação tenho pouca informação mas a AD, vem do movimento batista negro dos EUA. Mas ambos se enraizam no interior do Brasil.
    Com o êxodo rural, estas igrejas também vem para a zona urbana e começam a haver os choques com uma sociedade historicamente católico romana, isto aliado a pobreza dos imigrantes criam as "zonas de exclusão". Então os pentecostais eram em sua totalidade marginalizados.
    A "virada" vem a partir da década de 80 com a ascensão do neopentecostalismo que traz em seu bojo uma teologia totalmente diferente, os pentecostais em geral eram arminisnistas, teologia da graça, mas o neopentecostalismo traz a teologia da prosperidade que é um arremedo calvinista(lembre-se de Weber). Este ramo também vem dos EUA e se fortalece durante o período dourado do american way of life, incorporando assim o capitalismo e a guerra fria, o medo comunista. Logo esta vertente traz com ela toda esta carga, e cresce a partir dos anos 90 e principalmente 2000 com a inclusão da classe C como consumidora.
    Por isto apesar do bolsa família, Fiés, Minha Casa Minha Vida etc. O pobre que consegue ter uma casa, seus filhos irem ao ensino superior, ter um carro ou até ter seu próprio negócio, atribuem tudo a "graça alcançada".
    O dialogo precisa passar pela transformação do simbólico, mostrar que o que estão adorando é um ídolo chamado capital, logo seus cultos são idolátricos.
    Enfim me alonguei demais para um comentário.

  • @talecomarreco
    @talecomarreco Před 3 lety

    um belo exemplo pra rebater a generalização do "evangélico brasileiro" como conservador é o pastor Henrique Vieira. Inclusive seria muito legal ver uma conversa entre vocês dois, irmão :)
    czcams.com/video/Nn7ZPUKn3mI/video.html

  • @Vado_Vaqueiro_Violeiro

    Na minha opinião um evangélico é um adulto infantilizado, o evangélico não se atenta a base (bíblia sagrada) de sua fé, o evangélicos se atenta as narrativas de suas religiões....
    Poucos cristão, maioria religiosos .... !!!

  • @jorgehungria7229
    @jorgehungria7229 Před 7 měsíci

    Vejam o LLADRÃO mór, já fazem 20 anos q a ladainha é a mesma, zerar a fome e esse papo cola; o nosso povim é muito iludido ainda.

  • @nicktitanick
    @nicktitanick Před 3 lety

    Minha mãe e vó são evangélicas, e elas definitivamente não são "reaça", minha vó é lulista convicta, e minha mãe apesar de odiar discutir política ela não é defensora de genocida, ou exgerga o mundo por uma realidade paralela, inclusive, apesar dos preconceitos que ela tem (ou pelo menos os padrões de comportamento que ela aprendeu) ainda existirem ela é bem tolerante

    • @raissasa1566
      @raissasa1566 Před 2 lety

      Pq será que as pessoas odeiam discutir políticas? Sendo que não é só coisa de esquerda ou direita??

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      nao existe evangelico liberal e a esquerda brasileira e liberal

  • @adailtonreis7723
    @adailtonreis7723 Před 3 lety +11

    Se os evangélicos agissem parecido com Jesus talvez fossem um pouco mais de esquerda

    • @jorgelira2019
      @jorgelira2019 Před 3 lety

      Essa é boa kkkkkkk, nunca, a esquerda só apoia oq é errado. Bolsonaro 2022🇧🇷😎

    • @j.p.soares1818
      @j.p.soares1818 Před 2 lety

      Jesus não se limitava a política (e estava longe de ser de esquerda)

    • @rafag.s1843
      @rafag.s1843 Před 2 lety +1

      Nada a ver cara... Jesus foi crucificado justamente pq não se juntou com os judeus para derrubar Roma, pelo contrário, se juntou com o cobrador de impostos de Roma que tirava dos Judeus e disse a célebre frase a favor do sistema "da a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" por isso os judeus se revoltaram contra ele, pois ele se dizia Salvador dos Judeus mas nada fazia contra o Império mal(roma) que oprimia os judeus, pelo contrário, se sentava com eles.

    • @arthurDDoS
      @arthurDDoS Před 2 měsíci

      nao existe evangelico liberal e a esquerda brasileira e liberal

  • @trellez0198
    @trellez0198 Před 3 lety

    Fala sobre aborto com quem entende com 1 crente fala q Jesus disse as proprias palavras dele q vai se perceber q ele era 1 revolucionario

    • @rafag.s1843
      @rafag.s1843 Před 2 lety

      Nada a ver cara... Jesus foi crucificado justamente pq não se juntou com os judeus para derrubar Roma, pelo contrário, se juntou com o cobrador de impostos de Roma que tirava dos Judeus e disse a célebre frase a favor do sistema "da a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" por isso os judeus se revoltaram contra ele, pois ele se dizia Salvador dos Judeus mas nada fazia contra o Império mal(roma) que oprimia os judeus, pelo contrário, se sentava com eles.