Os 5 ERROS mais GRAVES da área ELÉTRICA e como EVITÁ-LOS ⚠

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 07. 2024
  • ⚡️ AULA GRATUITA 2: • REFORMA CENTENÁRIA no ...
    (para concluir a série, CLIQUE NO LINK ACIMA, e assista a aula 2)
    Os 5 ERROS mais GRAVES da área ELÉTRICA e como EVITÁ-LOS
    Um dos “ERROS” que alguns profissionais cometem nas obras, seja por falta de conhecimento, ou seja buscando usar produtos mais baratos para aumentar o seu lucro, é o uso de cabos elétricos da mesma cor.
    Não é difícil encontrarmos instalações onde os cabos de fase, de neutro, retorno e até mesmo o terra estarem em uma mesma cor.
    E por que disse erro entre aspas?
    Porque se procurarmos no item 6.1.5.3 da NBR5410, que trata sobre a identificação dos condutores, a norma cita que as linhas elétricas devem ser marcadas de modo a permitir sua identificação na hora das verificações, ensaios, reparos ou modificações na instalação.
    Sendo assim, você pode usar cabos de mesma cor, porém, os cabos devem estar identificados.
    Porque sempre que você deixa de identificar os cabos, você dificulta pra caramba a vida do profissional que for dar uma manutenção futura…
    E inclusive o cara que vai dar a manutenção futura pode ser você… já pensou nisso?
    A norma NBR 5410 diz que se a identificação dos cabos for por cor, deve ser usada a cor azul claro para o condutor neutro, conforme nos apresenta o item 6.1.5.3.1 e verde para o condutor de aterramento, conforme o item 6.1.5.3.2.
    Para os condutores de fase e retorno, podemos utilizar qualquer cor, desde que não seja as cores que mencionei antes.
    Receptáculo, bocal, soquete, boquilha.
    Qualquer que seja o nome usado por você, esse é simplesmente um componente que tem a função de fazer a conexão entre a lâmpada, o neutro do circuito e o retorno do circuito que passa por um interruptor.
    A princípio, sua ligação é bem simples, bastando encaixar as pontas dos cabos nos bornes deste componente, certo?
    ERRADO!
    Apesar de parecer simples, esse tipo de ligação pode ocasionar um acidente grave.
    Se você reparar, a rosca da lâmpada é a primeira parte a ficar exposta.
    Sendo assim, se o retorno do interruptor estiver ligado nesta parte da boquilha, o usuário corre o sério risco de sofrer um choque elétrico…
    Inclusive, nesse caso, se a pessoa estiver fazendo a manutenção de cima de uma escada, o perigo aumenta ainda mais…
    É meu querido! Fica de olhos abertos, porque o assunto é sério!
    Então guarda aí: O correto é ligar o retorno ao borne referente a base do receptáculo e o neutro no borne referente à rosca.
    O que acontece quando se faz a interrupção do neutro no interruptor?
    A resposta é simples… A lâmpada irá acender normalmente, mas então por que esse tipo de ligação está errada?
    Bom, pelo mesmo motivo que falei no item anterior. Se uma pessoa for realizar a manutenção no ponto de iluminação daquele ponto, poderá receber um choque elétrico, imaginando que naquele ponto não haverá energia.
    Além disso, a NBR 5410 é bem clara quanto a este tema.
    O item 6.3.7.2.1 cita que “O dispositivo de seccionamento deve seccionar efetivamente todos os condutores vivos de alimentação do circuito respectivo”.
    Sendo assim, meu querido, nada de seccionar o neutro no interruptor.
    Além disso, tem um outro probleminha que este tipo de ligação pode causar.
    Já reparou que algumas lâmpadas, principalmente as de LED, costumam ficar um pouco acesas, mesmo com o interruptor desligado?
    Então, isso também acontece devido a este seccionamento do neutro no interruptor.
    E neste caso, você tem, além do risco do choque que falei antes, um aumento no consumo de energia e uma diminuição da vida útil da lâmpada… ou seja, este tipo de ligação traz apenas prejuízo.
    Este é um clássico!
    Quem nunca fez este tipo de ligação onde o “profissional” decapa o cabo de forma que ele consiga ligar duas ou mais tomadas ao mesmo tempo?
    Pois é, esta é uma técnica muito perigosa, já que uma pessoa pode se acidentar encostando na parte energizada.
    Além disso, a NBR-5410, em seu item 5.1.1.1 que trata sobre os princípios fundamentais cita que as “partes vivas perigosas não devem ser acessíveis".
    Fica claro então que a prática de decapar o cabo e alimentar as duas ou mais tomadas é totalmente incorreta, neste caso deve ser feito um jumper, uma emenda de derivação ou então usar tomadas do tipo monobloco..
    E, como top 5, outro erro clássico que costumamos encontrar: Ligar o cabo verdinho do chuveiro no condutor neutro para tirar o "choque" ao abrir ou fechar o registro da água.
    O condutor terra serve para que, em caso de uma fuga de corrente, ele garanta que essa fuga será conduzida diretamente para a terra.
    Então, caso você ligue o cabo verdinho do chuveiro no neutro, o risco de choque elétrico é grande, já que em caso de uma fuga de corrente, o único caminho desta corrente elétrica seria através do ser humano, pois, como sabemos, a corrente elétrica irá buscar um caminho “mais fácil" para fechar o circuito.
    E já que você está tomando banho, e estará com o corpo molhado, infelizmente, você passará a ser o caminho “mais fácil”.

Komentáře • 461