O Que São As Ondas Gravitacionais? - Space Today TV Ep.913

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • 🚀Aprenda Astronomia no maior Curso de Astronomia do Brasil: academyspace.c...
    Todo mundo sabe que essa semana o LIGO, o VIRGO e um grande conjunto de observatórios espalhados pelo mundo todo anunciaram a detecção de uma onda gravitacional proveniente da fusão de duas estrelas de nêutrons.
    Nos dois vídeos de hoje resolvi fazer um resumo de alguns conceitos básicos para vocês.
    Nesse primeiro vamos entender o que é uma onda gravitacional e depois vamos entender o que é uma estrela de nêutrons. Depois em outro vídeo explicarei ou pelo menos tentarei explicar o que é uma quilonova.
    A melhor maneira de começarmos a entender as ondas gravitacionais, é voltarmos um pouco no passado, no ano de 1687, quando Isaac Newton publica o seu famoso livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, ou conhecido como Principia.
    Nesse livro ele apresenta ao mundo a força gravitacional que atrai duas massas e que rapidamente é aplicada para explicar, por exemplo, a atração entre a Terra e a Lua, o Sol e os planetas.
    Contudo, ele nunca conseguiu explicar a natureza de como essa força é transmitida. De fato, a lei da gravitação nunca foi testada, até o ano de 1798 quando o cientistas britânio Henry Cavendish mediu a densidade da Terra usando a gravimetria, ou melhor o que viria a ser a gravimetria.
    A gravidade de Newton conseguia explicar muitos fenômenos, tinha lá seus questionamentos, até que em 1916, Albert Einstein na sua Teoria Geral da Relatividade apresenta ao mundo uma nova maneira de pensar sobre o espaço, tempo e a gravidade.
    Para Einstein, a gravidade passa a ser a distorção causada pelos objetos com uma determinada massa no chamado tecido do espaço-tempo.
    Tudo no universo, estando em movimento, se movimenta por esse tecido, sendo que objetos com maior massa distorcem mais o tecido e objetos com menor massa menos.
    Existem inúmeras analogias que são feitas para entender isso, esticando um tecido e colocando bolas com diferentes massas, ou crianças com diferentes massas numa cama elástica.
    Se você entender essa analogia tem o básico que precisa saber para a a gravidade de Einstein.
    Uma onda gravitacional então, nada mais é do que uma ondulação, criada nesse tecido do espaço-tempo.
    Só que aqui temos alguns problemas, qualquer objeto causa uma ondulação no tecido do espaço-tempo, porém essa ondulação desaparece rapidamente com relação à distância da fonte.
    Portanto, para que essa ondulação seja detectada aqui na Terra, é preciso ocorrer um evento extremo.
    Entre os objetos conhecidos, os mais densos, mais compactos são as estrelas de nêutrons, e os buracos negros.
    Ou seja, um choque desses objetos seria sim capaz de chacoalhar o tecido do espaço-tempo, e as ondulações ainda perdurarem até serem detectadas na Terra.
    Só para termos uma ideia de escala, dois buracos negros com 10 vezes a massa do Sol ao colidirem geram uma distorção equivalente a 1% do diâmetro de um átomo quando chega na Terra.
    Isso causa uma variação de 1 .10^-12 m no diâmetro da Terra, para comparação, a maré chega a causar uma variação de 1 metro.
    A questão crucial é que as ondas gravitacionais podem revelar os segredos mais bem guardados do universo.
    Ajudar a detectar buracos negros de massa estelar e provar sua existência.
    Estudar a característica desses buracos negros.
    Mostrar que as explosões de raios-gamma são geradas pela fusão de estrelas de nêutrons.
    Mostrar que os elementos pesados como ouro, plutônio, urânio, platina são gerados nessa colisão.
    Ajudar a entender a estrutura das estrelas de nêutrons e dos buracos negros de massa estelar.
    Além de muitas outras aplicações.
    Atualmente nossos detectores só podem "ouvir" as ondas gravitacionais geradas da colisão de buracos negros de massa estelar e de estrelas de nêutrons, mas em breve teremos instrumentos que poderão detectar a fusão de buracos negros supermassivos e quem sabe detectar o evento mais extremo do universo, a explosão que deu origem a tudo, o Big Bang.
    Fonte:
    theconversatio...
    Link Para a Loja:
    spacetoday.com....
    Link Para o Vídeo da Loja:
    www.youtube.co...
    SciCast Sobre Astronomia Amadora:
    www.deviante.co...
    Oposição de Vesta:
    / 249250082170450
    • Oposição do Asteroide ...

Komentáře • 290

  • @alanmedeirosjr.9577
    @alanmedeirosjr.9577 Před 6 lety +72

    Sou profundamente agradecido à vida por estar presenciando tantas descobertas significativas para a astronomia e, consequentemente, para os seres humanos. Parabéns, Sérgio!!! O Space Today é mais que um canal de astronomia em nosso país: uma verdadeira exaltação à curiosidade do homem!!!

  • @AlCosta84
    @AlCosta84 Před rokem +1

    Vendo esse vídeo agora em fevereiro de 2023! É por vídeos com esse que o Sérgio Sacani merece todo o reconhecimento que conquistou. Simplesmente brilhante e emocionante ver o Sérgio trabalhando! 👏👏👏👏👏👏👏

  • @LucianoGIS
    @LucianoGIS Před 6 lety +49

    Serjão inspira-me mais do que 98% de todos os professores e pessoas que eu conheci na vida!

  • @adilsonluzdasilvasilva
    @adilsonluzdasilvasilva Před 6 lety +8

    Caro Sérgio, se a colisão de duas estrelas de nêutrons produzem ondas gravitacionais, então, seria possível a produção de ondas gravitacionais pela colisão de buraco negro e estrela de nêutrons? Se for possível, seria detectável que seria entre essas duas entidades? Você poderia produzir um vídeo sobre isso? Um abraço e parabéns pela forma profissional, didática e a responsabilidade na divulgação científica.

  • @milton9441
    @milton9441 Před 6 lety +50

    Sempre falo junto com o Sérgio essa frase de inicio. Será que só eu faço isso? =x

    • @odairjunior5418
      @odairjunior5418 Před 6 lety +4

      Milton hahaha, olha, eu estou contigo nessa kkkkk, é Sérgio na veia... Hahaha esse é o efeito colateral

    • @Dianamelgueiro
      @Dianamelgueiro Před 6 lety +2

      Milton eu tbm kkkk

    • @nilo3d
      @nilo3d Před 6 lety +1

      4 comigo kkkkk

    • @gabrielnathan3566
      @gabrielnathan3566 Před 6 lety +1

      Não é só você!
      Rsrsrs

    • @ThiagoNunesRS
      @ThiagoNunesRS Před 6 lety +1

      Eu falho na finalização porque ele dá umas variadas. Abertura acerto sempre

  • @O_Ryodan
    @O_Ryodan Před 6 lety +35

    Isso podia virar uma série hein... "O que são..."

  • @caiopontes2714
    @caiopontes2714 Před 6 lety +5

    Fala, Sérgio. Encontrei há poucos dias seu canal por uma indicação do Nerdologia. Excelente notícias, pois gosto bastante do assunto. Queria dar uma dica para um tipo de vídeo: muita gente acha um desperdício de dinheiro ir à lua, construir telescópios etc. Que tal você, ao final de cada vídeo, desmonstrar quais usos àquela notícia ou aquele investimento teriam na "vida real"? Abraços!

  • @Witeclan
    @Witeclan Před 6 lety +4

    Então Sérgio só elucidando um pouco e talvez fale besteira, o buraco negro poderia ser um furo no tecido do espaço tempo onde tudo ao seu redor seria sugado para o seu centro e despejado em outro sobtecido talvez mais denso q o nosso por isso a força de atração da qual não escapa nem a luz. Sim talvez o multiverso, já que q o tecido do espaço tempo pode ser distorcido e sofrer ondulações, porque também não pode ser furado ou mesmo rasgado dentro dessas proporções. Pode até ser besteira o q falei mas pra mim explicaria muita coisa.

  • @wendellclaus4195
    @wendellclaus4195 Před 6 lety +4

    Uma dúvida : Se a luz também não consegue escapar da força de um bursco negro, isso não vai de encontro à relatividade ? Pois se a luz tem sempre a mesma velocidade, e é a velocidade limite no universo ,pra ela ser sugada por um buraco negro não haveria aí uma aceleração nela?

  • @kleyton463
    @kleyton463 Před 2 měsíci

    Vim lembrar o primeiro video que assistir do canal, na epoca com apenas 7mil inscritos... foram 20 minutos prestando atençao.

  • @andresimoes8679
    @andresimoes8679 Před 6 lety +19

    Essa deformação que o Sérgio falou de 0,10^-12 é quando a onda chega aqui na terra, mas no entorno da colisão dos buracos negros essa a deformação deve ser gigantesca!

  • @KukaKortez
    @KukaKortez Před 6 lety +6

    Parabéns meu divulgador favorito! Uma dúvida... ondas são ondas...ondas sonoras e ondas gravitacionais... falaram em kilowertz, por isso podemos ouvir as ondas gravitacionais? Como ondas sonoras? Daí aquele ruído que saiu da primeira vez? Mas isso é apenas um artifício não é....

    • @andrewbrito4861
      @andrewbrito4861 Před 6 lety

      maria celia cortez existe onda eletromagnética, e não é possível “escutar” então não se aplica a todas as ondas. As ondas sonoras tem uma natureza diferente das gravitacionais é assim por diante

  • @Myomixs
    @Myomixs Před 6 lety +4

    gostei bastante n tenho nenhuma duvida esclarecer tudo :) pesquisei bastante sobre ondas gravitacionais este ano e estava mais ao menos dentro da parte prática a teórica(matemática) é que não faço a minima

  • @kakarotoam
    @kakarotoam Před 6 lety +1

    Essas ilustrações de deformação do tecido do espaço/tempo é a melhor forma de mostrar o poder da força gravitacional dos objetos celestes e da relação entre eles.

  • @institutootimiza
    @institutootimiza Před 6 lety +1

    Amigo vou te dar uma sugestão, de video . Todo começo de mês faz um video mostrando a agenda de lançamentos, do mês com data hora e fala um pouco sobre cada faguete e para que serve... Ajuda bastante nos nos organizar para assistir

  • @pedrorenan7508
    @pedrorenan7508 Před 6 lety +1

    Sergio, pergunta óbvia: por que os planetas não vão em direção ao sol, como, por exemplo, as bolas vão em direção ao centro do tecido esticado, elas n ficam se movendo apenas em sua "órbita"

  • @eustaquiojunior7002
    @eustaquiojunior7002 Před 6 lety +4

    Caro Sérgio, sei que não é a sua área específica, mas se você puder me dizer eu agradeço, se a deformação do espaço tempo é oque explica a gravidade me explique porquê o graviton ainda faz parte da constituição da previsão das partículas elementares?
    Parabéns pelo trabalho, te acompanho sempre aqui no canal, você deveria dar uma variada na sua loja, aquela camisa preta polo preta deveria haver uma versão branca e outras coisas.
    Abraço

  • @WagnerBaccan
    @WagnerBaccan Před 6 lety

    Aula mais limda que tive esse ano. Parabéns Sergio.

  • @felipehime
    @felipehime Před 6 lety +28

    ripples in the fabric of spacetime :P

    • @RobertoMedinaDEUS
      @RobertoMedinaDEUS Před 6 lety

      Café e Ciência, olha você de novo! Kkkkkkkkkkk

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety

      ....My pal.. legendary BigPhil white beard...beating and ROCKS !

    • @leandraodemoraesmachado9171
      @leandraodemoraesmachado9171 Před 6 lety

      maestro da voadora do like...saca a catega existenciá.. sao impressionantes 45 comentarios bem desenvolvidos com 3, 4 linhas ou multi paragrafos em 195... pornograficamente 1 a cada 4 comentários e muito bem desenvolvido... rumando para nada nunca antes visto coroando este trabalho solar.. e saca o meu feeling about.. ... este video bem nascido vai destruir ..number one ..em visus e prestigio bravo solar ! solar ! ja é....

    • @betelgeusestar5203
      @betelgeusestar5203 Před 6 lety

      Café e Ciência Beteugeuse explodiu 😨

  • @sfsfewaerq
    @sfsfewaerq Před 6 lety +4

    Sérgio, existe alguma teoria de algo capaz de romper o tecido do espaço-tempo? Eu sempre achei que os buracos negros faziam isso mas pelo que vc explicou eles são como uma bolinha mais pesada (usando aquele exemplo do professor que vc mostrou na imagem). É isso mesmo?

    • @mauriciofonseca2079
      @mauriciofonseca2079 Před 6 lety

      Umas das hipóteses sobre o fim do Universo chamado de Big Rip seria justamente o rompimento do tecido, devido ao que se sabe sobre a expansão do Universo e a aceleração, num dado momento em bilhões ou trilhões de anos esse "tecido" sofreria um rompimento.

  • @junior9518
    @junior9518 Před 2 lety

    Show de bola!! Sou seu fã!!. Continui sempre a produzir conteúdo que pode ser entendido pelo público geral. Parabéns!!! Grande abraço! 🪐

  • @celofranzini
    @celofranzini Před 2 lety

    Oi Sérgio! Sou teu fã e te acompanho sempre. Gostaria que você fizesse um vídeo sobre a órbita dos planetas em sistemas binários e trinários. Abraço!

  • @danielibiagi6274
    @danielibiagi6274 Před 6 lety

    Queria tanto viver para presenciar a detecção da explosão do Big Bang...

  • @giovannirezende8015
    @giovannirezende8015 Před 6 lety

    Astronomia é fascinante, temos o privilégio de estar presenciando essas descobertas científicas, é nítido como a humanidade vem progredindo para o entendimento do universo e seus integrantes. Obrigado Serjão, por nos presentear com vídeos explicativos de alta qualidade, abraço!

  • @marcoaurelio-or9ku
    @marcoaurelio-or9ku Před 6 lety +5

    Obrigado, Sérgio! Ótima explicação! Bem clara, bem fundamentada e objetiva! Talvez reste algumas dúvidas: que velocidade de propagação têm as ondas gravitacionais, tendo como referência o espaço tempo em que existimos? Pelo que pude perceber, são ondas amortecidas. A comunidade científica já sabe a que se deve o amortecimento?
    Estou ávido pelos próximos vídeos! Muito legal!

  • @gazevedofilmes5260
    @gazevedofilmes5260 Před 6 lety +2

    Se a colisão de buracos negros com 10x a massa do sol causam somente a distorção do raio de um átomo, quão grande precisa ser os buracos negros para se colidirem e deformar o espaço ao ponto de dobra-lo? Tipo um worm hole?

  • @Myomixs
    @Myomixs Před 6 lety +2

    adoro imenso os seus videos e agradeço mesmo muito o seu trabalho e a sua divulgação. não comento mas estarei sempre aqui vendo e aprendendo graças a si. muito obrigado

  • @blobim1369
    @blobim1369 Před 2 lety +1

    Até quem fim consegui entender ondas gravitacionais❤️

  • @mateus6436
    @mateus6436 Před 6 lety +1

    Que canal profissional... o melhor canal sobre o assunto com certeza!!!

  • @RotasERodasBrasil
    @RotasERodasBrasil Před 6 lety +4

    Sérgio, se o espaço-tempo funciona como um tecido elástico que sustenta os corpos no universo, podemos deduzir que todos os objetos deveriam se mover em um determinado ângulo do plano desse tecido (como vimos no exemplo das bolinhas no tecido azul mostrado no vídeo). A questão é: se o espaço é como um tecido, como então explicar o fato dos objetos se movimentarem nele em todas as direções e sem violar as leis da física?

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +2

      ótimo comentário bem desenvolvido... venha interagir frequentemente e integrar os black ninjas dos comentarios bem desenvolvidos Pablo

  • @ingonus
    @ingonus Před 3 lety

    Muito obrigado pela explicação!

  •  Před 6 lety +4

    Sergio, tenho uma dúvida! Na primeira detecção de ondas gravitacionais vi uma notícia que no choque dos buracos negros o buraco negro resultante tinha massa menor que a soma dos outros dois, e que essa diferença foi dissipada na forma de energia dissipada como ondas gravitacionais. Minha dúvida é se essa energia deixou de existir?

  • @canalrefutandoaterraplana.1007

    Sérgio, já foi comprovado Q o buraco negro, é realmente um buraco. Blz 👍
    Aí eu lhe pergunto.
    Como dois buracos pode si chocarem, e causar toda essa 🌊 🌊 onda?
    Ou será Q este cheque é causado por algo muito massivo Q está dentro do buraco?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  • @canaldiegocavalcante
    @canaldiegocavalcante Před 6 lety +7

    Pergunto: ok, agora as ondas gravitacionais foram mais que comprovadas. Pois bem, além de podermos ver os fenômenos do universo com outra perspectiva, podemos vislumbrar uma possível dobra espacial para viagens futuras (bem futuras), ja que o tecido existe e a gravidade é oriunda, em tese, dela? Parabéns pelo canal e vou ajudar mensalmente no apoia.se. É um grande serviço que faz para nosso país. Com certeza, você FAZ a diferença.

    • @fellipepaz5121
      @fellipepaz5121 Před 6 lety +1

      A Possibilidade pelo menos teoricamente existe mas envolve coisas que não fazemos a minima ideia de como funciona

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +2

      comentario bem desenvolvido Diego venha interagir mais

    • @canaldiegocavalcante
      @canaldiegocavalcante Před 6 lety

      Átomo Do universo não. A quantidade de energia é grande mas não desta magnitude. E agora mesmo não, como disse no comentário, mas queria saber a possibilidade futuramente, com essas descobertas, dentro do que é conhecido atualmente.

    • @canaldiegocavalcante
      @canaldiegocavalcante Před 6 lety

      Com certeza, companheiro!

  • @Adecunha1
    @Adecunha1 Před 6 lety

    21 minutos? aí cê me quebra, Sacani hahaha oooh vou ter que tirar um tempo pra assistir

  • @carlosjunior711
    @carlosjunior711 Před 6 lety

    Rapaz... Sérgio não para. Eu acho é ótimo! uahuahuha

  • @ramdaRHPRO
    @ramdaRHPRO Před 6 lety

    Sérgio gostaria de deixar aqui meu simples agradecimento por todo o conteúdo de excelente qualidade apresentado em todos os seus vídeos. Muito, muito obrigado!

  • @lelopissetti
    @lelopissetti Před 6 lety +3

    Sergio, se estivéssemos perto o suficiente da fonte de uma uma onda gravitacional a ponto de não só medir sua ocorrências mas sentir seus efeitos, que efeitos seriam esses? Oq efetivamente sentiríamos?

  • @afonsofranklincosta5080

    Muito bem explicado, grato

  • @rafaeltn1147
    @rafaeltn1147 Před 6 lety

    Sergio fala da diferença dos pulsares para estrelas de neutros e os quasares....

  • @wendelace3289
    @wendelace3289 Před 6 lety +1

    Ótimo vídeo.

  • @mannychuva
    @mannychuva Před 6 lety +6

    Sou bem leiga em astronomia, tô começando agora rs, e agora que estou entendendo as ondas gravitacionais (pelo menos um pouco). Tenho uma pergunta quanto ao espaço-tempo, que é exemplificado pelo tecido. Tipo, tem esse "tecido" e os planetas, as estrelas etc estão deformando ele. Mas esse tecido estaria espalhado por toda parte? Não sei explicar... seria, tipo, como se o espaço-tempo fosse um "oceano de tecido"? E isso tem a ver com matéria escura?
    Estou amando o canal, quero fazer maratona de vídeos, mas não vou porque meu cérebro vai bugar kkkkkk obrigada pelos vídeos! 💙

    • @mauriciofonseca2079
      @mauriciofonseca2079 Před 6 lety +2

      Aparentemente o tecido espacial que costuma-se pensar que é feito de nada, ou como se fala, o vácuo, esse tecido "seria feito de matéria escura", note as aspas pois ainda não se tem nenhuma confirmação 100%, essa é uma hipótese de alguns cientistas.

    • @mannychuva
      @mannychuva Před 6 lety +1

      maulsoleu aaaah, entendi. Nossa, isso é muito curioso... kkk obrigada 😊💙

    • @mannychuva
      @mannychuva Před 6 lety

      Átomo, obrigada! 😊💙 huum, então tipo a lona de salto da cama-elástica quando a gente pula e nos joga pra cima, essa parte poderia ser usada como exemplo pra alguma coisa? (pensei nisso agora, se for loucura apenas releve kkk). E esse tecido seria reto, aí teria a deformidade e tals, e teria outros níveis de tecido? Para o que está "embaixo" ou "em cima" do primeiro tecido? E isso teria a ver com teoria das cordas? (Desculpe pela pá de dúvidas kkk).

    • @mannychuva
      @mannychuva Před 6 lety

      Átomo, rasgar?! 😱😱😱 então isso meio que bate com as teorias de que buracos negros fossem passagens pra outra dimensões ou outras partes do universo? (sou meio imaginativa, não repare kkk)

  • @raizdub9378
    @raizdub9378 Před 6 lety +1

    Venho do vídeo da estrela de nêutrons pra perguntar:temos a estrela de nêutrons que pode vir a ser um pulsar,ok,e o magnetar?

  • @samaraconte9242
    @samaraconte9242 Před 4 lety

    Eita! Tinha perdido esse....show de vídeo, Professor!😘🌹

  • @jcacjr070
    @jcacjr070 Před 6 lety

    Sempre vejo o modelo gravitacional em 2 dimensões.
    Sempre perguntei a todos meus professores de física sobre o comportamento da gravidade na natureza que inclui 3 dimensões e como se da esta interação .
    Já pesquisei pesquisei e nada .
    Até onde consegui foi só gerar mais é mais duvidas sobre o tema no modelo em 3 dimensões ou modelo natural .
    Por que se a gravidade tende ao centro da massa então sua interação é em todas as direções e com ângulos infinitos.
    Sendo assim teria que se propagar como uma bolha no espaço .
    E todos os modelos que vejo são em ondas simples em um plano .
    Mais ainda .
    Quando penso neste modelo eu logo vejo o modelo gravitacional que utilizamos e fico muito curioso .
    Pois não funcionaria tendo como explicação a torção do espaço pela gravidade .
    Sabe aquela historia da bola mais passada no centro do tecido e as mais leves girando ao redor.
    Se puder e tiver como explicar como se encaixam as coisas no ambiente natural eu agradeço muito .
    E se gravar um vídeo explicando isso vai ser o primeiro no mundo até onde eu sei .
    E se ganhar um Nobel lembre-se de mim .
    😉

  • @samuelvilar3060
    @samuelvilar3060 Před 4 lety

    Que didática amigo. Parabéns.

  • @rafaelmezzomodias8161
    @rafaelmezzomodias8161 Před 6 lety +3

    Boa noite Sérgio. Eu gostaria de saber o motivo da detecção das ondas gravitacionais chegarem de antemão à detecção da fonte de luz (através dos telescópios) que por sinal vem depois da detecção de raios gama. Nesse caso é de se imaginar intuitivamente que as ondas gravitacionais ou raios gama viajem mais rápido do que a propria Luz(o que eu sei que impossível e gera a questão).

    • @fernandomcdo
      @fernandomcdo Před 6 lety +4

      Rafael Mezzomo Dias as ondas são geradas antes e no momento da colisão. Quando os dois objetos vão se aproximando, giram mais rápido e isso causa as ondas (mas só são detectadas pela tecnologia atual quando os dois objetos estão muito muito próximos, momentos antes da colisão). Por isso elas são detectadas antes. Quando colidem, os raios gama são a primeira faixa de luz gerada. Tudo isso percorre o espaço-tempo na mesma velocidade, mas a diferença de causalidade de cada etapa gera essa pequena diferença de tempo...

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +2

      pergunta e reposta bem desenvolvidos amigos os convido a virem interagir frequentemente e integrarem a special task force "black ninjas" dos comentários bem desenvolvidos ... tomando de assalto os comentas abraço feras

    • @rafaelmezzomodias8161
      @rafaelmezzomodias8161 Před 6 lety

      Obrigado pela resposta Fernando Macedo

  • @Erico4024
    @Erico4024 Před 6 lety

    um dos melhores do CZcams
    Like certeiro e ligeiro!

  • @antoniovignapereira5016

    Obrigado professor

  • @elciogeffer620
    @elciogeffer620 Před 6 lety +3

    Bom dia Sergio, fiquei com uma duvida para a massa do objeto deformar o tecido precisa de uma força perpendicular ao tecido que força seria essa?

  • @LCMNUNES1962
    @LCMNUNES1962 Před 4 lety +1

    MUITO BOM SÉRGIO !! SÓ VOCÊ PRA NOS ENSINAR CONTINUE ASSIM

  • @MrRls22
    @MrRls22 Před 3 měsíci

    Show de bola....parabéns

  • @marcodias304
    @marcodias304 Před 5 lety

    Agora entendi!!!Muito bom

  • @mazzbr
    @mazzbr Před 6 lety

    Adotado. Parabéns pelo trabalho!

  • @flightlabASCN
    @flightlabASCN Před 6 lety

    Muito bom o vídeo, Sérgio. Parabéns.

  • @clemersonpaixao8526
    @clemersonpaixao8526 Před 6 lety

    Gosto bastante desse canal interessante os conteúdos.

  • @heliocarvalho6150
    @heliocarvalho6150 Před 6 lety +5

    Incrível!!!! ... Sérgio, qual o efeito sentiriamos hipoteticamente primeiro, caso o Sol desapareça instantaneamente, ou de outra forma, Quem "viajaria mais rápido" , a luz ou o gravidade?

    • @isilion
      @isilion Před 6 lety +4

      Hélio Carvalho A questão não é "quem viajaria mais".Se o Sol desaparecesse nesse exato momento você levaria uns 8 minutos para perceber a ausência dele pois esse é o tempo que a luz do Sol leva pra chegar aqui.Quanto a ausência da gravidade do Sol NÓS humanos provavelmente não a sentiríamos tão rapidamente quanto a da luz que nossos olhos evoluíram usando-a para enchergar as coisas ao nosso redor

    • @kleyton463
      @kleyton463 Před 6 lety

      Viajariam juntas

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +3

      segundo o genial primo luso João Magueijo ... astrofísico do imperial college London... ( hum london...citaçao fancy e carteiraço veio... e preza vai..) e impossível a temperatura ser mais ou menos tao homenageia nos quatro quadrantes do universo conhecido...como de fato comprovado e... para a relativa muito baixa velo da luminar atual...( com esta luminar... tartaruga relativa do presente... jamais o enorme cosmos seria tao energeticamente homenageio como vemos que e...)
      ...e por outro lado.... para se ter esta muito muito intrigante temperatura "igual" como de fato é agora... a unica alternativa a uma disparidade inicial de velos de emissões nos primórdios...seria quando a gente...e mais todo o universo conhecido ...quando era uma misera singularidade...a gente teria que ser estavel como singularidade por um relativo longo periodo sem explodir...
      ou seja...passar um bom tempo como pontinho singularidade...friso por um tempo mais ou menos relativamente longo... para que a temperatura se espalhasse tao homenageia como factualmente se apresenta hoje na realidade...e isto meus amigos ...seria a cosa ainda mais bizzarra que tudo ja escrito... singularidade estável por um relativo longo período sem mega explodir direto em big bang... isto sem sombra de duvidas e o mais bizarro e irreal de se conceber...
      entao o primo gajo brilhantemente estabeleceu... como todos os feras aqui sabem... que o espaço tempo e obviamente maleável ...olha o Serjao ai dando um show em ondas gravitacionais... ou seja ele afirma baseado em dados de equipamentos modernos... que a velo final da luminar nos primórdios era muito mais rapida que a velo da gravidade para levar alem do foton ..calor.. energia ...muito muito mais rapidamente do possível hoje.. para so assim ser possivel entender a realidade homenageia energética cosmica atual...
      ... e com a dispersao ...quando o universo esfriou significativamente mudando de paradigma de escala de de temperatura.. houve forçosamente repercussões na dinâmica maleável do espaço tempo... resultado disto.. com o esfriamento para outro paradigma.. foi a velo da luminar que diminui e se equiparou com a gravidade... hoje na mesma velo...nos parametros atuais de espaço tempo ...que sempre e bom lembrar... e fantasticamente maleável...
      Magueijo tambem brilhantemente percebeu que a velo luminar nao e homogenia em todo o universo ...mas se comporta diferentemente em como em " pequenos universos estanques" o que influencia cosmologicamente no rearranjo das materias barionicas e explica o fenômeno redshift como um todo... inflação como a conhecemos big bang com esta idade precoce energia escura nestes moldes de uma força abrangente negativa e galaxias deitando o cabelo de tanto acelerar..tudo balela..
      muito fortes evidencias que a luz era nos primórdios muito mais rápida que a gravidade e quando o universo mudou de paradigma de temperatura geral as duas se equipararam... com desaceleração da luminar... sugestiva do mala veia aqui...leiam na bíblia astrofísica physical review D artigos sobre o genial Magueijo e esta reportagem em aportugueses sobre velo variável e feitos do Magueijo...
      br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201611266959881-universo-expansao-teoria-velocidade-luz-magueijo/ abraço

  • @DaniloGravina
    @DaniloGravina Před 6 lety +4

    Esse video acabou me levando pra um outro pensamento. E se formos apenas microorganismos vivendo dentro de um outro ser? E as estrelas e outros astros e outras coisas no universo só fazem parte de um outro ser. Assim como os micro organismos vivem dentro de nós e não sabem, somos tbm e não sabemos? Cada pensamento que tenho. Rapaz! Astronomia e ciência é incrível.

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +2

      estilo vivendo dentro de uma baleia... uma Matrix cetácea cosmologica raaaa me senti mais normal irmao grato

    • @aevjess
      @aevjess Před 6 lety +1

      Sempre cogitei isso e achei maluquice minha, legal saber que tem mais malucos por ai 😂😂😂

    • @dhay3982
      @dhay3982 Před 6 lety +1

      Não é impossível, mas seria um ser muito grande (embora para as bactérias tambem seríamos muito grandes...)

    • @shinekelly5584
      @shinekelly5584 Před 6 lety

      Uma dúvida fascinante!

  • @pjfreitas1184
    @pjfreitas1184 Před 5 lety +1

    Sempre é bom rever os vídeos que definem as coisas.

  • @demetriussilva9206
    @demetriussilva9206 Před 6 lety

    Este video deveria ter 200 likes

  • @MTheoOA
    @MTheoOA Před 6 lety

    A física moderna é realmente linda. Serjão! Fale sobre como é essa distorção em três dimensões! kkkkk

  • @user-tg9uz9ih1b
    @user-tg9uz9ih1b Před 9 měsíci

    Parabéns

  • @iwtharky
    @iwtharky Před 6 lety

    blz vlw o feedback

  • @franciscocoracirdesousavie1693

    Parabens pela aulona!

  • @carolwiena
    @carolwiena Před 6 lety +4

    Salve, Sérgio! Maravilho seu vídeo, maravilhosa sua forma de explicar, enfim, seu canal como um todo é maravilhoso! Parabéns, e continuamos na luta da divulgação da astronomia! Abração

  • @eduardo4683
    @eduardo4683 Před 6 lety +3

    Sérgio, bom demais? Seguinte, toda demonstração que vejo da forma que um astro curva o tecido espaço-temporal, ela é bidimensional. Claro que a deformação é tridimensional, mas representada, como fica? Não to conseguindo imaginar a forma que fica, o desenho de como é a deformação, teria como falar um pouco disso e representar? E uma pergunta, a deformação causada pelo sol por exemplo, chega um ponto onde ela cessa completamente? Por que eu sei que ela diminui obviamente com o aumento da distância, mas essa atração zera quando? Ou ela nunca zera e apenas diminui a ponto de não fazer efeito mais?

  • @pjfreitas1184
    @pjfreitas1184 Před 5 lety

    Ótima aula!

  • @leorochacom
    @leorochacom Před 6 lety

    Parabéns pelo vídeo!

  • @daviantoniotavaresdasilva128

    boa noite sergio, estou entrando agr nesse mundo da fisica e astronomia e uma coisa q ainda tenho bastante duvida é como a teoria da relatividade explica a dilatação do tempo, sera q existe algum video q possa me explicar?? obrigado

  • @AlexSantos-ii4kt
    @AlexSantos-ii4kt Před 6 lety

    Olá Sérgio! Parabéns pelo canal

  • @leonardoananda916
    @leonardoananda916 Před 6 lety

    Muito bom Sérgio o vídeo

  • @cmcunha
    @cmcunha Před 6 lety +2

    Sergio e colegas, vocês sabem me dizer onde encontro resposta para a pergunta "o que tem em 1 metro quadrado do espaço"? Forte abraço e parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui.

  • @diovanerc
    @diovanerc Před 6 lety

    Olá Sergio. Tenho visto nas analogias de ondas gravitacionais, como se a pertubação fosse somente no plano (superfície), seria correto imaginar que essa pertubação em todas as direções? Como se ocorresse "dentro de um lago" ou somente na superfície do lago?
    Grato e parabéns pelo trabalho.

  • @hehe90824
    @hehe90824 Před 6 lety +1

    Q vídeo delicioso!!! 😄😄😄

  • @savio_
    @savio_ Před 6 lety

    Video muito bom, muito interessante!

  • @paidorock687
    @paidorock687 Před 6 lety

    Sergao mto bom o video como sempre parabens

  • @ubiratancorreia1825
    @ubiratancorreia1825 Před 6 lety

    Sérgio muito bom fico bacana

  • @sandrodiniz2225
    @sandrodiniz2225 Před 6 lety +1

    Parabéns pela iniciativa de simplificar um assunto muito interessante! !!

  • @sergiooliveira8067
    @sergiooliveira8067 Před 2 lety

    Excelente

  • @tweevoudigheid0268
    @tweevoudigheid0268 Před 6 lety

    Merece mais inscritos !

  • @joaoponeis
    @joaoponeis Před 6 lety

    Grande Sacani , como sempre nos atualizando nessa coisa fantástica que é o nosso universo. Abraços.

  • @ipsascientia9835
    @ipsascientia9835 Před 6 lety +3

    Alguém me explica, se acontece como nas imagens ilustrativas? Como acontece se o objeto passar em cima ? Sera que alguém me confirma, se o espaço-tempo esta em todas direções pressionando o objeto menos massivo para o mais massivo?

  • @mussiguila
    @mussiguila Před rokem +1

    Recentemente foi descoberto um buraco negro ultramassivo, com mais de 30 bilhões de vezes a massa do sol. Na hipótese de uma colisão de dois buracos negros ultramassivos colidirem, qual seria a "perturbação" percebida na terra?

  • @Queroals
    @Queroals Před 6 lety

    show, serjão. vlw!!

  • @gabriellemos6920
    @gabriellemos6920 Před 6 lety

    quais os melhores livros para estudar astronomia e astrofisica?

  • @felipepfutze8135
    @felipepfutze8135 Před 6 lety

    Excepcional!!!!

  • @pedrolisboa993
    @pedrolisboa993 Před 6 lety +1

    Parabéns pelo canal. Cada vez mais fan, principalmente pela humildade em admitir a própria limitação de conhecimento diante de assuntos tão complexos.

  • @DeividSSilva
    @DeividSSilva Před 6 lety +4

    Sérgio, sensacional esse vídeo, é muito bom esses vídeos mais didáticos pois como eu, sei que vc tem muitos seguidores que não são profissionais da área mas que gostam e acompanham com entusiasmo os avanços dessa ciência. Realmente estamos vivendo um tempo complicado, onde a desinformação criminosa das pessoas parecer ser a meta de muitos e seu trabalho trás um pouco de esperança de que ainda há pessoas comprometidas com a transmissão de informações de qualidade. Parabéns pelo seu trabalho.

  • @patriciahelena8964
    @patriciahelena8964 Před 2 lety

    Excelente!!!

  • @WilliamSilva-er2gz
    @WilliamSilva-er2gz Před 6 lety

    Muito bacana o vídeo. Eu estou estudando relatividade na faculdade de física nesse período.

  • @jairolima316
    @jairolima316 Před 6 lety

    #spacetodayrespone. sera que as ondas gravitacionais gera um especto com uma grande variação de frequência. e se sim qual o limite atual para capitá-las?

  • @joaomino
    @joaomino Před 6 lety

    Excelente! Tava boiando antes. :)

  • @joaolucasmarquescarneiroom9954

    excelente vídeo

  • @HonaldCarvalho
    @HonaldCarvalho Před 6 lety +4

    Muito bom video e explicação Serjão... pelo amor a astronomia, não siga o exemplo do Schwarza de fazer aquelas besteiras com gato e negocio de erro de gravação forçados... é muito constrangedor... mantenha sempre essa seriedade e serenidade... parabéns pelo ótimo trabalho... abraços

    • @leandraodemoraesmachado5270
      @leandraodemoraesmachado5270 Před 6 lety +2

      po me amarro no Gordon ...o felino com marcaçao boston mantado... o coitado do bichano levou uma pedrada.. to brincando Honald sou fan do Schwarza mas entendi e obviamente respeito teu ponto de vista abraço

  • @Nataliciorm
    @Nataliciorm Před 4 lety

    Parabéns pelo empenho em prol da ciência.

  • @brunospringefeldt2734
    @brunospringefeldt2734 Před 2 lety

    Se existem ondas se faz necessário alguma variação na deformação ao longo do tempo. A massa varia ao longo do tempo? Pra cima e pra baixo ou há uma variação na energia gravitacional?

  • @MrJuliomandelli
    @MrJuliomandelli Před 6 lety

    Ótimo vídeo!

  • @claudiacolferai
    @claudiacolferai Před 6 lety

    Ficou mto legal de entender. Obrigada Sergio!

  • @heitorbondgames
    @heitorbondgames Před 6 lety +1

    Parabéns, ótimo vídeo! Salve Sacani 👍🚀

  • @isabela4927
    @isabela4927 Před 3 lety

    Faz um vi so sobre gravitação ?