CAPSULITE ADESIVA OMBRO CONGELADO (MAITLAND) Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • (11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
    INSCREVA-SE no CZcams:
    www.youtube.co....
    Site Oficial: www.fisiositta.com.br
    Facebook: www.facebook.c....
    LinkedIn: / robson-sit. .
    FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA
    www.fisiositta.com.br
    (11)2528.4661
    Ligue e agende sua consulta
    FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA
    Tratamento do Ombro Congelado ou Capsulite adesiva do Ombro - CAO
    Conceito Maitland
    Mobilização da Cápsula Articular
    Capsulite adesiva ou ombro congelado
    O que é a capsulite adesiva ou ombro congelado?
    A capsulite adesiva, conhecida popularmente como ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro e gera dor seguida de limitação dos movimentos do ombro. A causa da capsulite adesiva está relacionada à fatores genéticos e à reações auto-imunes, mas não se conhece exatamente como ela é originada. Também pode ocorrer em pacientes que permanecem com o ombro imobilizado por período prolongado.
    Como ocorre e o que acontece na capsulite adesiva?
    A capsulite adesiva inicia-se com uma inflamação, mas diferentemente das bursites e tendinites, ocorre na cápsula articular, que é o tecido que reveste toda a articulação. Pode existir algum "gatilho" para o desenvolvimento da capsulite, como um pequeno trauma ou um esforço repetitivo. Mas ela pode ocorrer sem nenhuma causa aparente.
    A capsulite adesiva ocorre em 3 diferentes fases, com características diferentes. Quando essa inflamação na cápsula ocorre inicia-se a primeira fase da capsulite, que é a fase inflamatória. A dor pode ser leve no início, mas em poucos dias ou semanas progride para uma dor muito forte e extremamente limitante. Diferentemente das tendinites, bursites e da síndrome do impacto, qualquer movimento pode gerar a dor e não apenas os movimentos com os braços para cima. Nessa fase o movimento do ombro, apesar de doloroso, pode ainda estar normal. Essa fase dolorosa pode durar até 9 meses. Em seguida, inicia-se a fase de rigidez ou congelamento, em que há uma perda progressiva dos movimentos do ombro. Ainda pode haver dor nessa fase, mas de menor intensidade. O indivíduo sente o ombro mais curto, não alcança locais altos que alcançava previamente e não perda os movimentos de rotação, não conseguindo colocar a mão nas costas, buscar o sinto de segurança ou prender o sutiã. Essa fase de rigidez pode durar até 12 a 18 meses. Por último, vem a fase de descongelamento, com uma duração muito variável, em que o movimento do ombro melhora progressivamente, com a resolução da doença.
    História natural da capsulite adesiva ou ombro congelado
    A capsulite adesiva sempre foi descrita como uma doença autolimitada. No entanto, não há estudos de sua história natural verdadeira, pois algum tipo de tratamento é realizado em todos os artigos publicados. Sabe-se que a maioria dos pacientes apresenta uma função satisfatória do ombro após 2 anos da doença, conforme publicado por alguns estudos científicos mais antigos.
    Entretanto, isso não significa que todos os pacientes apresentam melhora espontânea e também não é indicado qual o grau dessa função satisfatória, principalmente de acordo com a demanda de cada faixa etária.
    Como é feito o diagnóstico da capsulite adesiva ou ombro congelado?
    O diagnóstico é feito tardio em muitos casos. É comum o paciente receber o diagnóstico de bursite, tendinite ou síndrome do impacto, mas na verdade estar em uma fase inicial da capsulite adesiva, pois o sintoma de dor é semelhante à essas doenças. Para o diagnóstico precoce é essencial o exame físico, que já pode demonstrar uma perda dos movimentos e uma história clínica detalhada, avaliando os principais fatores de risco. Exames de imagem como a radiografia (rx) ou ultrasonografia (usg) não irão demonstrar alterações na capsulite adesiva
    Qual é o tratamento da capsulite adesiva ou ombro congelado ?
    O tratamento é não operatório na imensa maioria dos casos e consegue obter ótimos resultados. Existem diversas opções de tratamento para cada fase da capsulite. Como princípios gerais, na fase dolorosa devem ser realizados tratamentos para diminuição da dor e inflamação, e na fase de rigidez o tratamento é voltado para o alongamento e ganho de movimentação. Um erro comum é a de realizar alongamentos de forte intensidade na fase dolorosa, tentativa essa que pode piorar e prolongar essa fase.
    A combinação de algumas medidas não cirúrgicas pode ter resultados rápidos e eficientes
    O que chamamos de procedimento tríplice consiste em uma combinação de 3 medidas:
    1 Infiltração articular com corticoide
    2 Distensão hídrica da cápsula articular
    3 Manipulação do ombro para ganho rápido da amplitude do movimento.
    Esse procedimento é realizado sob sedação em hospital-dia, recebendo alta 3h após sua realização.

Komentáře • 89