O Nascimento de Portugal

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Portugal nasce no exato ano de 868, quando Afonso III das Astúrias nomeia Vímara Peres conde de Portucale. Lusitanos e hispano-romanos não pertencem a um país, sob o governo de um Estado, não formam uma nacionalidade distinta. Hermenegildo Guterres e Mumadona Dias também marcam destacada presença nesse momento inaugural da portugalidade.

Komentáře • 24

  • @eduardorbs
    @eduardorbs Před rokem +11

    Excelente, Aurélio. Conhecer melhor Portugal é também conhecer a nossa história como brasileiros.

    •  Před 3 měsíci

      Obrigado.

  • @soldabreuelima8539
    @soldabreuelima8539 Před rokem +13

    Pois conheci uma portuguesa que se dizia pagã lusitana, e descobrir que ainda há pessoas lá que cultuam os deuses de origem "celta", inclusive com brasileiros no meio tbm rsrsrs

    • @titoaracena
      @titoaracena Před rokem +2

      Sim, há bastantes, mas mesmo as tradições religiosas têm uma base pagã, pois foi uma forma de o cristianismo converter as pessoas, como as fogueiras de São João ou a apanha da espiga. Ainda há muitas tradições celtas como as Maias, a Coca, Magusto, Carnaval do Lindoso, Dia de Todos os Santos ou dos Mortos, peregrinar etc, a cultura celta está mais viva no Norte.

  • @gandhinho5466
    @gandhinho5466 Před 5 měsíci

    A Tirorilolândia é um país de belas paisagens.

  • @user-cp4ie3ju4f
    @user-cp4ie3ju4f Před 11 měsíci +2

    Portugal, pequeno país
    Com uma cultura milenar
    Onde o seu povo é feliz
    E o estrangeiro acaba por cá ficar

    • @pedrorovisco9521
      @pedrorovisco9521 Před 8 měsíci

      País pequeno ??? Maior que MUITOS países europeus !

  • @joaobatistadeoliveiraolive5316
    @joaobatistadeoliveiraolive5316 Před 11 měsíci +2

    Very good

    •  Před 3 měsíci

      Obrigado.

  • @zuuks9519
    @zuuks9519 Před rokem +5

    Obrigado. Muito bom.

    •  Před rokem

      Obrigado a você.

  • @malgueira10
    @malgueira10 Před rokem +7

    bom trabalho, bom vídeo 🧐 sugestões: batalha de são mamede (1128) e batalha de ourique (1139)

    •  Před rokem +1

      Obrigado. As batalhas estarão no próximo vídeo.

  • @muciocamilo
    @muciocamilo Před rokem +7

    O professor Aurélio sempre posta ótimos vídeos.

    •  Před rokem +1

      Obrigado.

  • @hermanosoares3860
    @hermanosoares3860 Před rokem +2

    Muito bom!👏❤️🇵🇹

    •  Před 3 měsíci

      Obrigado.

  • @pedroppdantas9490
    @pedroppdantas9490 Před rokem +4

    Ótimo vídeo, narração perfeita, mas deixo uma dica , poderia estender mais o tempo principalmente quando o assunto é o nascimento de uma nação.

    •  Před rokem +2

      Obrigado. Pelo elogio e pela sugestão.

  • @VictorPMarcos
    @VictorPMarcos Před rokem +1

    Espetacular trabalho! Que pena não chegar mais longe...até ao Brasil e irmãos luso-brasileiros, na realidade, onde foi efetivamente pesquisado, escrito, desenvolvido e realizado por Aurélio Shommer

    •  Před 3 měsíci

      Obrigado.

  • @joaograca4266
    @joaograca4266 Před 3 měsíci

    Portugal nasceu em 1139 na batalha de Ourique, quando o exército (que era naqueles tempos era composto pela nobreza) aclamou como Rei Afonso Henriques que era conde do condado portucalense.
    Portugal torna-se independente do Reino de Leão. Não se torna independente da Espanha pois Espanha não existia e só vai ser criada no séc XVI quando Carlos V do sacro império romano germânico vai herdar os reinos dos seus avós Isabel de Castela e Fernando de Aragão, fundindo as 2 coroas.
    O povo português recebe influências importantes dos povos que passaram naquelas terras mas os povos anteriores não eram o povo que constitui a nação ou a alma portuguesa.
    De todos esses povos (fenícios, gregos, celtas, iberos, cartagineses, lusitanos, romanos, suevos, visigodos, judeus, muçulmanos (árabes ou não), cristãos de várias origens (incluindo cruzados) mas sobretudo da Borgonha e do reino dos Francos) considera-se Portugal herdeiro da Lusitânia porque além de Lux-Citania e Por-tu-graal oferecerem chaves para a mitologia, os lusitanos conseguiram resistir muitos anos à conquista dos romanos, obrigando Roma a declarar guerra aos lusitanos e a ter que nomear por 3 vezes novos cônsules para dominar a Lusitânia (algo que não consegui pelas armas mas usando 3 traidores, de onde surgirá a farde “Roma não paga a traidores”.), mas mostrando assim que através do seu líder Viriato, houve ali um sentimento de independência pela primeira vez do povo lusitano. A Portugal tem a maior parte do território que era da Lusitânia havendo uma parte mais pequena que se projecta na alguma Espanha.
    A formação do Portugal europeu, logo deu início a formação da África portuguesa (conquista de Ceuta em 1415 foi o primeiro território), da América portuguesa (apartir de 1500) e da Ásia portuguesa (numa primeira fazer bastante albergada em termos de senhorios nomeadente em ambas as costas da Índia, no estado de Goa-Índia, na Indonésia como era o caso das ilhas molucas rica em especiarias , malaka, Macau, Nagasaki etc etc), que irá proporcionar trocas culturais e genéticas com uma quantidades adicional de povos dispersos e diversos, cuja impacto ainda hoje se conserva na cultura, gastronomia e nas características dos portugueses.
    Assim, Portugal nasce em 1139, e os portugueses são uma nação cuja alma é polvilhada da riqueza da cultura de todos esses povos que se foram misturando e formando o povo que nesse dia 25 de julho de 1139, passou a ser chamado por Reino de Portugal e os seus habitantes por portugueses.
    Há quem considere a data de nascimento de Portugal em 1143, que é quando o reino de leão reconhece a independência. Há quem considere que se devia usar a data da bula papal que declara essa independência, mas considerando que Cristo tem primazia face ao Papa, continua a ser 1139 a data adequada.
    A primeira diocese criada na península ibérica foi a de Braga no ano 45 FC, sendo o arcebispo de Braga Primaz de todas a Espanhas. Houve uma disputa pelo título posteriormente quando Toledo foi capital visigotica, e por isso os espanhóis dizem que Toledo é sede primaz também. É uma não-verdade mas quando o arcebispo de Braga diz ser Primaz das Espanhas refere-se a toda a península ibérica, quando o de Toledo diz ser Primaz é apenas do território da atual Espanha.
    De qualquer forma com a subida do arcebispo de Lisboa à categoria de Patriarca de Lisboa, sendo sempre cardeal (também foi elevado o arcebispo do Estado português da Índia em Goa à dignidade de Patriarca das Índias Orientais), essa dignidade ultrapassa a do arcebispo Primaz para efeitos do protocolo do Reino.

    •  Před 3 měsíci

      Você considera então que o Condado Portucalense não era Portugal?

  • @dennysbastos-9026
    @dennysbastos-9026 Před rokem +1

    Mundo 🌎vei sem porteira 🌎🌎
    E y.