A fantasia do enriquecimento pessoal numa economia que não aprende

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 31. 03. 2024
  • Em nosso curso percorremos a história das ideias econômicas sobre a riqueza “invisível” das nações: o conhecimento. O incrível avanço da ciência e da tecnologia nos levou do motor a vapor à eletricidade, do transístor aos semicondutores e do computador à inteligência artificial. A humanidade sempre dependeu do conhecimento para dar saltos qualitativos na organização econômica. A história econômica das nações é a própria evolução do conhecimento aplicado à produção, ao comércio e às finanças. Neste sentido, aprender significa assimilar as forças da realidade e submetê-las ao domínio da razão humana. Para o bem ou para o mal, o conhecimento é o motor invisível da prosperidade econômica. Na marcha do desenvolvimento das nações, é preciso correr muito para manter a sua posição. Quem custa a aprender, fica para trás. O Brasil deixou de aprender a partir dos anos 1980 e, desde então, vem “esquecendo” as competências produtivas que lhe garantiriam um destaque proporcional às suas grandeza territorial e riqueza natural. A partir de experiências internacionais de sucesso de políticas industriais e de pesquisa e desenvolvimento, o curso aponta os erros que o Brasil cometeu, bem como os acertos que não prosperaram e por quê. Fugindo de polarizações ideológicas simplistas, argumentamos que uma combinação dinâmica entre mercado, Estado e sociedade civil é fundamental para canalizar a energia social rumo à expansão das capacidades tecnológicas do país. Uma estrutura produtiva mais sofisticada gerará empregos de melhor qualidade, capazes de aproveitar os investimentos em educação que os cidadãos tão arduamente fizeram. O resultado é maior bem-estar com menor desigualdade e mais oportunidades para todos os que cooperam pela prosperidade coletiva.
    saiba mais sobre o Curso EAD Brasil não aprende
    www.paulogala.com.br/novo-cur...
    Quer criar transmissões ao vivo como esta? Confira o StreamYard: streamyard.com/pal/d/46912450...
  • Zábava

Komentáře • 174

  • @marcelo.mesquita
    @marcelo.mesquita Před 3 měsíci +184

    2- Fui contador em um escritório de contabilidade. Há 22 anos. Qualquer pesquisa entre os empreendedores que quebraram, sem sombra de dúvidas, indicará como motivos principais: a alta carga tributária e a falta de capital barato. Balela. Esse cenário casa com a baixa qualificação do empreendedor e dos empregados também. A maioria confunde faturamento com lucro. Não tem a menor idéia de contabilidade, aliás, sequer mantém uma escrita rudimentar, com obrigações em regime de competência. Compreensibilidade? Nem pensar. Então, é complicado dar certo. Torcer pelos acasos da vida não é plano de negócio. Esse empreendedor só vai se "desfoder" por sorte. E sorte não é premissa para um plano de negócios. Otimismo e ímpeto não são iguais a sorte. No mais, parabéns pelos vídeos, assisto a maioria.

    • @julianadgdb
      @julianadgdb Před 3 měsíci +9

      Excelente comentário. Quem me dera estar cercada de mais pessoas iluminadas e racionais como vc! Parabéns!

    • @novelasbt4394
      @novelasbt4394 Před 3 měsíci +8

      Mais o Brasil é uma país carga tributária média

    • @novelasbt4394
      @novelasbt4394 Před 3 měsíci +16

      Moro na Dinamarca 🇩🇰 os impostos é carga tributária São muito maior que a do Brasil

    • @marcelo.mesquita
      @marcelo.mesquita Před 3 měsíci +1

      @@novelasbt4394 Sim, sabemos. Mas por aqui a carga tributária é uma desculpa padrão para as descontinuidades das empresas. Não há consciência de um: eu fui um descontrolado. Lado outro, os países nórdicos com alta carga tributária devolvem essa tributação em bens e serviços. Aqui, são déficits (não que seja o maior problema) e a péssima aplicação dos recursos públicos. A má qualidade do gasto. Se tempo tiver, procure saber como é a arquitetura institucional dos contratos de gestão na área da saúde, com as organizações sociais. Imensos conflitos de agência. Akerlof se vivo estivesse, poderia utilizar esses contratos em sua teoria, e não carros usados. Enfim, sigamos otimistas, assistindo o Paulo e o André, e quem sabe um dia "a vida por aqui" começa a melhorar, no caso, os poderes começam a funcionar, e com mais juízo em nossas cabeças. Abraços do hemisfério sul, e parafraseando Chico, quanto às nossas instituições: minha cara amiga a coisa por aqui, ainda está preta ...

    • @jesuschines2434
      @jesuschines2434 Před 3 měsíci +22

      Eu também trabalho com contabilidade. E o que tem de empresário imbecil com dinheiro não é brincadeira. O que toca essas empresas são os funcionários, se soubessem que não precisamos de patrão, é meio caminho pra revolução.

  • @luizdepaulanunesnunes2232
    @luizdepaulanunesnunes2232 Před 3 měsíci +28

    Na minha opinião esses dois são uns dos melhores economistas do Brasil

    • @murilooliveira2062
      @murilooliveira2062 Před 2 měsíci

      Melhor você rever as suas opiniões

    • @Bolivargaucho
      @Bolivargaucho Před 2 měsíci

      ​@@murilooliveira2062da a dica então! Pra ti quem é ou são os melhores. Compartilha o teu conhecimento, por favor.

    • @t.barbosa4070
      @t.barbosa4070 Před 2 měsíci

      Melhores o Brasil??????, O cara falou que não compraria Bitcoin e deixou de triplicar o seu capital em menos de um ano, mesmo com queda de maio de 2024. Eu dobrei, pois fiz DCA. Compra ao longo do ano.

  • @marcosfonseca480
    @marcosfonseca480 Před 3 měsíci +56

    Tenho 60 anos, a trinta anos atrás , pensei iludido por conversas com um conhecido que vinha crescendo financeiramente na área de vendas e sempre teve posições "liberais" que se eu largasse meu emprego em Banco e migrasse para área de vendas autónomas seria um bom negócio, moral da história, me ferrei com a falta de regularidade, pelo viés financistas e centralizador de nossa econômia e também talvez por não ser competente para o mercado.
    Meu conhecido "liberal" com o tempo também se ferrou, vendeu tudo que adquiriu, menos o apartamento que mora, que estava a venda, mas por minha influência acabou desistindo, foi o que salvou pelo menos para ter um lugar para morar.
    Eu vou ter que trabalhar até morrer para morar e comer.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Před 3 měsíci +4

      Você tocou num ponto central: "falta de regularidade ou consistência ou continuidade da economia brasileira". Qualquer um que trabalha com vendas precisa atingir um ponto de equilíbrio + ticket médio para manter uma empresa ou negócio de pé.

    • @sergiomardinefraulob9803
      @sergiomardinefraulob9803 Před 2 měsíci +1

      "Eu vou ter que trabalhar até morrer". Ora, em todos os países as pessoas precisarão trabalhar pela maior parte da vida. Quem tiver boa estratégia de poupar e investir no longo prazo estará bem. Eu consegui.

    • @affonsocjr
      @affonsocjr Před 2 měsíci

      ​@@sergiomardinefraulob9803 "em todos os países....". Estatística precisa tirada do DataKu. Já ouviu falar em sistema de previdência social estatal (criado por Oto Bismarck, com medo da expansão socialista)? E em Alemanha, Dinamarca, Suécia, Irlanda, etc.

  • @caiocesarc.f.dealmeida5702
    @caiocesarc.f.dealmeida5702 Před 3 měsíci +30

    Vcs são luz, nesse mar de trevas de economistas da faria lima que não entendem a mecânica de nosso país, ou pior, entendem mas querem manter o status quo. Parabéns mais uma vez!

  • @sssllldasilva2088
    @sssllldasilva2088 Před 3 měsíci +17

    A infraestrutura faz parte da riqueze do povo! Excelente ponderação!

  • @luanmarques494
    @luanmarques494 Před 3 měsíci +9

    Em uma lista de 10 pessoas que mais admiro nesse país, esses dois figuram entre elas.

  • @monicadeaquinovasconcellos9199

    Nunca pensei que você ouvir na minha vida um diagnóstico tão preciso de economia tanto de país, empresas e pessoas físicas. É isso vocês fizeram o melhor diagnóstico de tudo que diz respeito a economia deste país, obrigado pela brilhante e excepcional live, a melhor de todas, perfeito diagnóstico! Parabéns a vocês!!

  • @mariopinho6549
    @mariopinho6549 Před 2 měsíci +17

    O problema desses videos do Andre e do Paulo é que quando começo a sonhar, eles me trazem pra realidade rapidinho😂

  • @evandrosaturnino7213
    @evandrosaturnino7213 Před 3 měsíci +8

    Comprei o curso, sobretudo para incentivar o trabalho desses dois grandes.

  • @thonnibrandao4769
    @thonnibrandao4769 Před 3 měsíci +7

    Desfoodtruckência da economia brasileira é o que precisamos!!!

  • @filhosmar3215
    @filhosmar3215 Před 3 měsíci +17

    Professor André talvez o senhor deveria estar auxiliando no governo atual, com suas ideias, sua experiência!
    Obrigado por partilhar conosco!

    • @josericardopereira6015
      @josericardopereira6015 Před 3 měsíci +6

      A pergunta é: o governo quer? Muita coisa faz crer que não. É um neoliberalismo continuado.

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 3 měsíci +1

      Ele já ajuda...

  • @xmkjf
    @xmkjf Před 3 měsíci +24

    Como o estado brasileiro vai ter uma infraestrutura para alavancar a economia se metade do PIB vai para os financistas internacionais! O que sobra mal dá para tocar o funcionamento do estado, mas dá para manter ou aumentar a desigualdade social.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Před 3 měsíci +8

      Exatamente. Ninguém toca nesse assunto. O país todo está escravo da dívida, principalmente, por incentivos e escolhas errados do passado.

    • @joeldooliveira
      @joeldooliveira Před 3 měsíci +7

      O problema não é a dívida e sim o que se fez com o dinheiro dela.

    • @eduardosaleso
      @eduardosaleso Před 2 měsíci +8

      Não tem como nosso país pensar em Infraestrutura sendo tão pobre por depender apenas da área agrícola. Esqueçam. O congresso nacional e todos os políticos de 1988 pra cá nunca trabalharam pra sermos uma potência econômica com infinitos produtos manufaturados. O Brasil é um vendedor de comida que fica fazendo rolagem de dívida em uma economia baseada em pequenas empresas de serviços. Já era. Perdemos.

    • @murilooliveira2062
      @murilooliveira2062 Před 2 měsíci +5

      Mesmo se fosse vdd, oq não é, ainda sobrariam 1,5 trilhões de reais… não dá para nada né? A arrecadação não é o problema e nem os juros, apenas as intenções de quem governa…

    • @Gustavo-yq3ss
      @Gustavo-yq3ss Před 2 měsíci +1

      Não é verdade. Maior parte é dívida interna. Se diz remessa de Lucro das empresas para o exterior é o mínimo, investiram no Brasil, vão querer receber um lucro...

  • @guilhermeapm2273
    @guilhermeapm2273 Před 3 měsíci +10

    ​​Boa noite pessoal, gosto muito do trabalho de vcs dois. Sucesso pra ambos e pro canal. Sei q n é o tópico da live, mas tem como vcs gravarem um vídeo sobre a situação da avibras no futuro?

  • @jogadorwjgpcoringa8517
    @jogadorwjgpcoringa8517 Před 3 měsíci +8

    Que show..hj com 58 anos de vida, milionário depois de nascer pobre....vou guardar este vídeo para mostrar.para meu filho, vcs resumiram com perfeição como funciona o mundo econômico real em especial o brasil

    • @pedrovieirasarmetmoreira206
      @pedrovieirasarmetmoreira206 Před 2 měsíci +3

      Hoje, com 42 anos, bilionário, vou guardar este vídeo para meus filhos saberem o quanto eu sou mentiroso! 😅😅😅😅😅 (Me desculpe a brincadeira, mas não resisti!).

  • @AndreVianaDev
    @AndreVianaDev Před 3 měsíci +4

    Muito bom ver o ponto de vista estratégico de vocês sobre o assunto

  • @bgalloadv
    @bgalloadv Před 3 měsíci +3

    Gostei muito de ver os pensamentos de Keynes e Stiglitz no vídeo. Parabéns

  • @Carlos-ro1pn
    @Carlos-ro1pn Před 24 dny

    Estimados e queridos professores e economistas Andre Roncaglia e Paulo Gala muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento. Verdadeira aula magna de economia, politica e sociedade. Admirador e fã de ambos! ❤❤❤❤

  • @valmirtonn1447
    @valmirtonn1447 Před 2 měsíci

    Vamos lutar contra os monopólios do Brasil, pela educação à todos e infraestruturas com muita tecnologia!

  • @elisabetemansano5588
    @elisabetemansano5588 Před 2 měsíci

    Obrigada! Vcs são 10!!

  • @marcosfonseca480
    @marcosfonseca480 Před 3 měsíci +1

    Sempre bom.

  • @fabriciodantasmoura537
    @fabriciodantasmoura537 Před 2 měsíci

    Essa dupla é simplesmente fantástica...🎉

  • @crismacielgarcia3657
    @crismacielgarcia3657 Před 22 dny

    Obrigada amigos. Sim, enriquecimento PARA TODOS😊

  • @carolinasales1
    @carolinasales1 Před 3 měsíci +1

    Excelentes ponderações. 🙌👏

  • @ricardotube15
    @ricardotube15 Před 3 měsíci +9

    Gostei do desfuder.Precisamos de um mega projeto integrado de desfudência do país

  • @user-vz3dk5xz5o
    @user-vz3dk5xz5o Před 23 dny

    Parabéns, ótimo conteúdo

  • @youdontgetit387
    @youdontgetit387 Před 2 měsíci

    Infelizmente não tenho condições de adquirir este valioso curso. Mas felizmente tenho um conteúdo premium como esse. Obrigado, Paulo e André.

  • @albertmigliozzi6510
    @albertmigliozzi6510 Před měsícem +3

    As ideias aqui não são ruins, o problema é como o Estado gasta! Existe o caminho do meio, acho que os economistas aqui nunca foram empresários, pois parecem não saber as dificuldades enfretadas pelos mesmos. Povo desinformado, País não governado pelas pessoas mais preparadas, com vontade de arrumar a casa. Lobby ditando as regras e o empresário é o culpado? Sim, mega empresários poderiam investir pelo País, Acho que bilionário deveria ser obrigado a devolver boa parte da fortuna pelo bem das pessoas, mas aqueles que governam não querem isso! Quanto mais bagunçado melhor, nivelar por baixo parece ser bom para os incompetentes se manterem no poder!

  • @danielimmortuos666
    @danielimmortuos666 Před 2 měsíci

    Finalmente um vídeo falando sobre o que eu penso. Ninguém parece se importar com esses pontos q vcs abordaram

  • @vitorabdalla5968
    @vitorabdalla5968 Před 2 měsíci

    👏👏👏

  • @robertosousa1037
    @robertosousa1037 Před 8 dny

    gostei da analogia comparando com o futebol, assim pode entrar, de forma simples, na cabeça de uns que foram manipulados pelo vídeos curtos de coaches liberais

  • @pedroluiz6743
    @pedroluiz6743 Před 2 měsíci

    Excelente live de André Roncaglia e Paulo Gala. Só falta fazer chegar esse vídeo ao Governo atual :Lula, Alckmin, Haddad, Tebet entre outros. Caso vídeo tenha chegado podemos lembrá-los de pegar as sugestões desse vídeo mais o projeto para desenvolvimento do Brasil (tem?) e colocar tudo em prática. Não tenho ilusão de que seja resolvido em 4 anos, mas não ter começado é trágico. Pergunta: meta Superavit, o resultado é igual a poupança e/ou aumento arrecadação e/ou investimento?

  • @user-xg2kw2vn3d
    @user-xg2kw2vn3d Před 3 měsíci +3

    E a venda.da.avibras?

  • @mariasebastianadosreis9373

    O “ O MERCADO “ não está nem aí para os trabalhadores, os escravos da atualidade. O que fazer???

  • @marcelo.mesquita
    @marcelo.mesquita Před 3 měsíci +8

    Não tenho tanta bagagem como os senhores, mas, duas pequenas considerações. 1- Vejamos o exemplo da Vale. Custo da tonelada de minério de ferro seco com um custo um pouco superior a 21 US$; se o preço vai a 70 US$, ainda assim a empresa terá lucro, sem graves externalidades. Se o preço oscila de 100 para 95 US$, a cotação desaba. A 70, é uma catástrofe. Só que não. Não há simetria. Nesse sentido, não há coach de investimento que vá conhecer ou acompanhar o movimento dos "fundões", onde parafraseando FHC, temos uma B3 motel. Dá para "desfoder", mas contando com sorte e muito juízo.

    • @Daniel-pu6od
      @Daniel-pu6od Před 3 měsíci +3

      Meu caro. A vale é uma empresa, e cíclica. É preciso ter uma carteira diversificada. Na nossa bolsa temos umas 40 empresas boas, mais ou me nos. Dá pra ter uma carteira com 30, 40 empresas, mais uns 20 fiis, mais renda fixa....

    • @marcelo.mesquita
      @marcelo.mesquita Před 3 měsíci +4

      @@Daniel-pu6od 30 papéis na carteira? Boa sorte. Só usei a Vale como exemplo para a ausência de lógica na B3. A assimetria entre resultados, PL e valor de mercado.

  • @henriquecig
    @henriquecig Před 3 měsíci +2

    Paulo, tá com uma bochecha maior que a outra kkkkkk

  • @pablo7183
    @pablo7183 Před 3 měsíci +4

    Por que não se usa bancos públicos para estimular a economia, reduzindo taxas de juros de empréstimos, oportunizando assim condições de muitas pessoas empreenderem, se qualificarem, etc ?

    • @jecarisada
      @jecarisada Před 3 měsíci

      Qualquer banco está preso à SELIC.

    • @pablo7183
      @pablo7183 Před 3 měsíci +2

      @@jecarisada claro, o banco paga a Selic para quem investiu. Mas para quem emprestou do banco é cobrado muito além da Selic. Não poderia ser tipo Selic + 2% por exemplo. Olha o que são os juros anuais de cartões, mesmo para empréstimo para uma oportunidade de negócio, uma compra de um carro, juros são absurdamente altos.

    • @jecarisada
      @jecarisada Před 3 měsíci

      @@pablo7183 só lei e/ou boicote em massa para resolver esse problema

    • @nikolas4347
      @nikolas4347 Před 2 měsíci

      Mas se usa

    • @sergiomardinefraulob9803
      @sergiomardinefraulob9803 Před 2 měsíci +2

      ​@@pablo7183Pelos comentários, vejo que a plateia é de esquerda e acredita no que o discurso político diz. No caso, te explico: O custo médio para empresas e pessoas é muito menor. Veja a média no BC. A causa dos juros altos são o custo de captação, os elevadíssimos impostos sobre o setor financeiro e a inadimplência enorme, com calotes protegidos pela legislação. Qualquer um que leia um balanço de banco vê isso.

  • @jigokufaust983
    @jigokufaust983 Před 3 měsíci +4

    O que vocês acham do Roberto Campos (avô)? Ele de certa forma combinou liberalismo com desenvolvimentismo. Suas ideias ainda são relevantes?

    • @ibfbf6288
      @ibfbf6288 Před 3 měsíci +2

      Não... Ele Não agrega em nada hoje em dia. Pegue a história econômica de 1964 a 1985, vc verá que o desenvolvimentismo da ditadura foi feita com base no endividamento externo e na exploração dos trabalhadores. Vc pergunta que tipo de exploração? Arrocho salarial. Empregados ficaram anos sem aumento, foram comidos pela inflação e a desigualdade aumentou drasticamente.

  • @lucianasalimes2806
    @lucianasalimes2806 Před 2 měsíci +1

    Essa live é um um banho de água fria e com um viés político muito forte.

    • @annamariamarques3606
      @annamariamarques3606 Před 2 měsíci

      Quer dizer, não engana, não enche sua cabeça com ilusões.

    • @julianozanardini7455
      @julianozanardini7455 Před 2 měsíci +1

      Se quer água morna com massagem, canal de coach para isto não falta.
      Agora - estendendo a metáfora - não é a água do banho ser quente ou fria que determina o clima lá fora; não é otinismo ou pessimismo do empreendedor individual que define a macroeconomia. Tem problemas que são estruturais e não adianta ilusão sobre eles: o estado tem que dar direcionamento para a economia em países subdesenvolvidos. Criar o ambiente. E o ambiente saudável não é só desregulação e omissão. Cuidar de um jardim não é monitorar todo santo dia o crescimento das plantas, mas também não é largar lá e que cresça o que quiser. Vira tudo mato...
      Nenhum dos poucos países que sairam do subdesenvolvimento depois da 2a guerra mundial chegaram lá com "livre-mercado". (Se vc está pensando em me citar algum exemplo agora, te garanto que vc não conhece a história deste país!)
      Vc acha mesmo que os EUA - potência capitalista que supostamente devemos copiar - deixa o mercado totalmente livre?
      Já começaram o vídeo com a observação precisa: empresário não quer concorrência. Mais ainda no Brasil, onde esta cultura do monopólio é forte. Basta ver que empresário nenhum faz parceria com universidade para desenvolver pesquisa. (Testemunhei um caso, que me lembro, na minha universidade, mas era uma empresa de sede alemã...)
      Claro: na mente deles, estarão criando especialistas no meio acadêmico que podem, futuramente, virar concorrentes deles próprios.... não querem isto!!
      Não quer ouvir estas coisas, ok, não ouça. Boa sorte com a meritocracia.

  • @31_nektar
    @31_nektar Před 3 měsíci +7

    Tenho know-how pra abrir uma empresa de escala e escopo no setor da construção civil que traz inovação no modo de construir, tecnologia 4.0. Mas cadê o capital inicial e assistência e prospecção de mercado pra avaliar a demanda? Acabo tendo que trabalhar de CLT…

    • @poliniques
      @poliniques Před 3 měsíci +2

      Vc já tentou iniciar como pequeno empreiteiro e crescer ao longo do tempo cativando seus clientes? Na minha região os empreiteiros só pegam o trabalho que lhes interessam. Se o trabalho for pequeno eles esnobam.

    • @fabriciojarahrosarecordz8447
      @fabriciojarahrosarecordz8447 Před 3 měsíci +1

      Uma cooperativa 4.0 🖐🏼

    • @jecarisada
      @jecarisada Před 3 měsíci

      Vamos trabalhar juntos

    • @Paektu_Mountain
      @Paektu_Mountain Před 2 měsíci

      @@poliniques Boa ideia. É só ir pegando trabalhos pequenos e cativando clientes que um dia ele chega lá. Vai demorar uns 50 anos, mas é possível.

    • @poliniques
      @poliniques Před 2 měsíci +1

      @@Paektu_Mountain vc pensa pequeno. O trabalho pequeno e o começo, e durante a conquista do mercado que vc indica quem vc é. Quanto mais tempo vc estiver no mercado, quanto melhores forem sua referências, melhores trabalhos virão. Ou então vc pode começar como ele diz CLT. Boa sorte.

  • @consultoria2010
    @consultoria2010 Před 8 dny

    Uma correção, quem não aprende são os políticos, o sistema. A economia e o mercado são reflexo das "cag....", dos erros que eles cometem em benefício próprio e dos comparsas.

  • @HENRIQUECANDINHO
    @HENRIQUECANDINHO Před 17 dny

    Se acha que o estado vai ajudar, acho mais fácil criar um estado novo.

  • @Bfour69
    @Bfour69 Před 23 dny

    Os grandes bancos tiveram uma faturamento de 150kkk em 2023

  • @prof.douglasferreira5060
    @prof.douglasferreira5060 Před 2 měsíci

    Mestres, o livro de vocês precisa ser vendido mais barato. 160 reais em um livro físico é economicamente inviável.

  • @andresena3243
    @andresena3243 Před 2 měsíci +1

    Solução utilizar a mesma coisa que o Brasil sempre utilizou, dar o dinheiro pro estado e ficar esperando o Estado fazer o que nunca fez

  • @lupachecomelo
    @lupachecomelo Před 3 měsíci +5

    Paulo, vi uma propaganda do Brasil Paralelo aqui nesse vídeo. Será que tem como restringir pra não ter propaganda deles? Se tiver, recomendo.

    • @carlosmorais5065
      @carlosmorais5065 Před 2 měsíci +4

      Fala com o Xandão para implantar a censura

    • @julianozanardini7455
      @julianozanardini7455 Před 2 měsíci

      Não tem, o algoritmo joga aleatório, o dono do canal não tem controle.
      Eu uso VPN, então vejo propaganda estrangeira. E me aparece umas coisas nada a ver...

    • @julianozanardini7455
      @julianozanardini7455 Před 2 měsíci

      ​@@carlosmorais5065é uma ideia

  • @katiaalbuquerque2512
    @katiaalbuquerque2512 Před 17 dny

    Bom dia! Gostaria de adquirir o livro, podem disponibilizar o link? Grata!

  • @edsonsilvestre1028
    @edsonsilvestre1028 Před 3 měsíci

    Boa noite. O curso é um resumo do livro? Ou tem algo a mais? Obrigado

  • @Jorgematos85rj
    @Jorgematos85rj Před 3 měsíci

    nathalia arcuri é de esquerda ou direita?

  • @felipebarroso1242
    @felipebarroso1242 Před 2 měsíci

    O livro está disponível pra venda???

  • @TheSantosvinicius
    @TheSantosvinicius Před 3 měsíci +2

    As vezes me pergunto por que o brasil ao longo das decadas oscila tanto entre uma economia nacional desenvolvimentista e uma economia de livre mercado de uma maneira tao turbulenta.

    • @eduardosaleso
      @eduardosaleso Před 2 měsíci +1

      Onde que somos uma economia desenvolvimentista amigo? Desde 1988 Isso vem sendo destruído ano a ano.

    • @TheSantosvinicius
      @TheSantosvinicius Před 2 měsíci

      @@eduardosaleso O governo Lula teve seus momentos, como por exemplo os insentivos fiscais e financiamento as campeas nacionais. Mas quando questiono a mudanca de estrategia que se observa ao longo das decadas, entre um modelo e outro, estou buscando entender as motivacoes, qual era a situacao economica brasileira no final da decada de 80? Alguns economistas que fizeram parte dos governos ao longo dos anos dizem que foi um desenvolvimentismo com pouca enfase na educacao e produtividade, o que talvez levou o brasil a baixa competitividade e alta inflacao. Ao mesmo tempo, um governo neoliberal, nao tende a durar muito porque uma populacao querendo querendo consumir iphone, mas produzindo soja a conta nao fecha e servicos de baixo valor agregado a conta nao fecha. Inclusive, penso que o nova industria brasil possa indicar um novo ciclo, esperamos que de uma forma mais sustentavel.

    • @murilooliveira2062
      @murilooliveira2062 Před 2 měsíci

      Não vale a pena investir aqui, como isso não é claro? A não ser que você tenha amizade com o estado, de modo a ser financiado e a passar leis ao seu favor, é melhor colocar a grana em outro lugar… até mesmo no colchão.

    • @julianozanardini7455
      @julianozanardini7455 Před 2 měsíci

      Resposta a pergunta incial:
      Porquê direita e esquerda não conseguem estabelecer o mais mínimo compromisso em torno de algumas questões fundamentais como combate a desigualdade, erradicação da miséria, da fome, do analfabetismo, saneamento básico, etc.
      Do outro lado, nunca houve compromisso em se obter uma racionalidade tributária, responsabilidade fiscal, eficiência de gastos, etc.
      Acaba que cada campo ideológico sempre pegou um destes "pacotes fechados" e ignorou quase completamente a necessidade de cuidar do outro. Por exemplo: até agora, reforma fiscal era assunto pra direita cuidar, caso se elegesse. (Bom, se elegeu, teve oportunidade, mas não fez. Calhou da esquerda voltar e ter de encampar fazer pq o manicômio fiscal chegou no limite de estar manietando o desenvolvimento do país...)
      Falta este tipo de acordo: não importa quem ganhe, teria que acordar que "tais e tais" objetivos são de Estado, não de governo. São políticas públicas que não se mexe, não importa quem ganhe. E se não está concluído, o próximo que se eleger dá continuidade.
      Mas aí o que acontece: tudo que poderia ser compromisso supra-ideológico, acaba tendo esta alternância truculenta, ora existe, ora desaparece completamente. Algumas poucas coisas logram ter estabilidade garantida porquê entram como emendas constitucionais (educação fora do teto de gastos, por exemplo). Mas ainda assim, é uma luta fazer aquilo que virou lei ser cumprido.
      A polarização ideológica atual também é resultado desta histórica total falta de acordo em torno de alguns itens básicos. Sem pontos em comum, o resultado é o completo descolamento de qualquer possibilidade de compromisso. Assumir compromisso é assumir responsabilidade. Se vc não tem acordo sobre nada, sobre pontos em comum, qualquer coisa no discurso ideológico fica valendo...
      Aí vem uma crise política ou econômica daquelas, e as pessoas decidem voto com base em debate sobre aborto, casamento gay, banheiro de gênero neutro... como se estes fossem "OS" problemas que atrapalham o país.... 🤦‍♂️
      Se houvesse acordo em torno destes objetivos seria possível haver PLANEJAMENTO de longo prazo, pq haveriam objetivos de Estado, não de ideologias. Mas acontece que esta palavra foi a mais odiada nos anos depois da redemocratização: a esquerda ficou avessa porquê "planejamento" era uma coisa que existia mas era impositiva na ditadura, não raras vezes um objetivo planejado pelos militares produzia problemas sociais, sendo assim, as esquerdas nutriram desconfiança de quem pensava em planejamento, pelo menos naquele primeiro momento; do outro lado as direitas que, abraçadas ao neoliberalismo, tem uma aversão ideológica à qualquer coisa que signifique "intromissão do estado na economia".
      Sendo assim, não tem possibilidade de nenhum planejamento estável a longo prazo.
      Países como a China conseguem se desenvolver porquê tem planejamento estratégico a longo prazo. O fato de ser uma ditadura garante a continuidade.
      Veja, não acho que a solução é ditadura, sou defensor da democracia; mas é preciso apontar que uma democracia com alternância de poder, sem alguns compromissos em comum, é só um jeito bem ineficiente de perder tempo com "liberdade" mal utilizada.... É justamente para NÃO CORER O RISCO DE VIRAR uma ditadura de qualquer orientação que os compromissos deveriam ser acordados. É isto que dá sentido e produz resultados numa democracia.

    • @julianozanardini7455
      @julianozanardini7455 Před 2 měsíci +1

      ​@@TheSantosviniciusentão, acho que meio que já respondi: vc busca as "motivações" e elas são esta ausência de compromissos em comum.
      Se existissem tais compromissos básicos, uma alternância de poder deveria fazer girar o debate em torno de coisas como maior/menor taxação de ricos; reforma do serviço público; infraestrutura; regressão escalonada do assistencialismo, etc.
      Mas sem compromissos básicos o debate escorrega para o superficialismo ou pior: para as irrelevâncias da pauta de costumes no contexto econômico.
      O primeiro ciclo da esquerda no poder trouxe um exercício de planejamento. Mas, de fato, aconteceram erros e acertos. A política das campeãs nacionais, por exemplo, da qual eu sou partidário (e os profs. do vídeo também) foi bem intencionada mas mal desenhada: faltou cobrar maior compromisso com o país e transparência administrativa. A Coréia fez isto com as shaebols, as campeãs deles, no começo o governo disse "vou por dinheiro, vocês vão crescer e virar multinacionais, mas não esqueçam que seu compromisso é com a Coréia". Eles tem lá seus problemas de corrupção mas o país está bem alavancado nas 200 shaebols.
      Bem, o "bonde" da alta tecnologia de microchips nós já perdemos, não vamos nos iludir sobre isto.
      Eu torço para que este projeto reindustrializador vingue. A 'grande jogada' agora é investir em energia limpa e desenvolver a indústria da biotecnologia, que é a aptidão óbvia com o patrimônio natural que temos. (Não só isto, claro, mas focar principalmente isto.)

  • @sidineim2724
    @sidineim2724 Před 3 měsíci +1

    Quem se sente obrigado a assistir às recomendações do CZcams, não passa de uma planta com dois neurônios: o neurônio pipipi e o popopó.

  • @reginaldojunior3517
    @reginaldojunior3517 Před 2 měsíci +1

    Para um país pensar a sua economia em primeiro lugar deve ter soberania, o nosso papis oscila sua política no vai e vem das ondas dos apologistas economicos com seus modelos importados, e que não buscam os interesses nacionais

  • @isacvs
    @isacvs Před 2 měsíci

    Não consigo mais ouvir vídeos em velocidade normal.

  • @octaviomoreirarodriguesada5257

    Brasil tem regime de juros negativo...empresario só investe aqui pq governo oferece subsidio

  • @molinabom
    @molinabom Před 2 měsíci

    Tecnicamente, o empresário quer uma concorrência monopolista.

    • @murilooliveira2062
      @murilooliveira2062 Před 2 měsíci

      Se é monopólio não tem concorrência

    • @molinabom
      @molinabom Před 2 měsíci

      @@murilooliveira2062 Procure um livro sobre microeconomia, e ali tu vai encontrar a explicação sobre o que eu falei.

  • @FatosNaoSaofeitos
    @FatosNaoSaofeitos Před 3 měsíci +5

    resumindo, num país NÂO imperialista nao tem como vc se dar bem se n for herdeiro

  • @zumbilfls
    @zumbilfls Před 2 měsíci +1

    Parei de ver quando veio a pérola de que é o Estado que provém essa prosperidade. Meu Deus!

  • @portelotmobile9483
    @portelotmobile9483 Před 3 měsíci

    Tarefa galo

  • @amaralbruno4350
    @amaralbruno4350 Před 2 měsíci +2

    Saudade desse Roncaglia com mais cara de trabalhismo e desenvolvimentismo que o atual com cara de NOVO e MBL, sucumbindo ao Hadadismo Tucano.

  • @jecmello
    @jecmello Před 23 dny

    O problema do Brasil é exatamente o que estes economistas colocam como solução: o estado.

  • @rodolphobaggio
    @rodolphobaggio Před 3 měsíci +1

    Só lembrando aos atletas sonhadores de plantão, que vivemos num sistema fechado, com recursos finitos, a tal da soma zero, onde o maior desafio daqui pra frente deveria ser pensar no acesso mínimo a todos sem impactar a base da qual dependemos pra sobreviver, gafanhotinhos.....

  • @sergiomardinefraulob9803
    @sergiomardinefraulob9803 Před 2 měsíci +2

    Tem muito economista de esquerda que involuntariamente ensina as pessoas serem pobres. A bolsa dá certo, sim. O sistema nosso é ruim? Sim. Mas a rentabilidade do capital é alta! Estrangeiros detém 60% da nossa bolsa (seriam burros?) e aqui dizem para colocar na poupança! A independência financeira é algo de longo prazo. Se esforçando é difícil, colocando a culpa no "sistema" e não fazendo nada, impossível!
    É possível, com R$ 38, comprar um pedacinho da PETROBRAS. Se há queda forte, o mesmo dinheiro compra dois pedacinhos. O risco de miséria diminui com o passar do tempo...

  • @CrescimentoInclusivo
    @CrescimentoInclusivo Před 3 měsíci

    O crescimento e aumento de renda da população depende exclusivamente (90%) 34:34 da Demanda Agregada de Keynes definida pela taxa de câmbio e juro. Parem de por a culpa em empresário q é apenas um agente p aproveitar a demanda agregada.

    • @ricardocd7598
      @ricardocd7598 Před 2 měsíci +1

      Não colocaram a culpa no empresário, só falaram que o empresário não resolve sozinho os problemas de um país e que só se preocupa com o lucro da empresa, o que está correto.

    • @murilooliveira2062
      @murilooliveira2062 Před 2 měsíci

      Até pqe os problemas são causados pelo estado, em parceria com os empresários amigos

    • @CrescimentoInclusivo
      @CrescimentoInclusivo Před 2 měsíci

      @@ricardocd7598 empresário é o agente de crescimento, ele que implementa a oferta para atender a demanda. Contudo a demanda é definida pelo governo pelo câmbio e juro. Costumam falar da baixa produtividade e inovação dos empresários, como se eles não tivessem o incentivo óbvio de buscar isto todos os dias para maximizar o lucro. Nosso gargalo é o governo gerar demanda, não é empresário ser mais produtivo e inovador

    • @CrescimentoInclusivo
      @CrescimentoInclusivo Před 2 měsíci

      Empresário investe e aumenta produtividade por interesse próprio e não precisa de ‘dicas’. O q ele precisa é de demanda agregada. Sem demanda agregada a competição fica selvagem e só sobrevivem os melhores com poucos empregos.

    • @Gustavo-yq3ss
      @Gustavo-yq3ss Před 2 měsíci

      Meu contraponto: Argentina. Incentivar o consumo não é a solução. Já fizemos no Brasil isso, e acarretou a maior recessão da história. De nada adianta ter demanda se não há oferta, a demanda é natural, as pessoas tendem a consumir cada vez mais, a questão é que necessita de oferta e para haver oferta precisa haver investimentos produtivos e bem direcionados, isso só é possível via poupança da população. O que incentiva a poupança é uma moeda que não perde valor ou que se valoriza com o tempo.

  • @t.barbosa4070
    @t.barbosa4070 Před 2 měsíci

    Tá quanto o Bitcoin mesmo , kkkkkkkkkk, se você não conhece a que é o BTC é melhor não falar. Você fez quanto mesmo como ações no Spot , mesmo???

  • @daviferreuza
    @daviferreuza Před 2 měsíci +3

    Enquanto o povo continua elegendo a esquerda, nunca vamos sair da m…como país.
    Sou baiano e na Bahia e nordeste a coisa é ainda pior! Estou em SP e se eu pudesse estaria nos EUA!

  • @andresena3243
    @andresena3243 Před 2 měsíci +1

    Engraçado falar que o Brasil não aprende, o cara defende o progressismo que vem sendo usado desde a ditadura e agora vai ser diferente

  • @cowboysigma7471
    @cowboysigma7471 Před 2 měsíci

    Sou profissional de marketing e me sinto insultado quando escuto que “se não for o estado a economia para”.

  • @vilmarpereira3604
    @vilmarpereira3604 Před 3 měsíci +7

    Palavrão eu acho desnecessário...

  • @guilhermegarcia8750
    @guilhermegarcia8750 Před 3 měsíci

    Numa economia que não permite isso. E que continua sendo a economia do governo Lula.

  • @Daniel-pu6od
    @Daniel-pu6od Před 3 měsíci +1

    Nao entendi. Dá pra enriquecer sim, de qualquer forma.
    Tem que sobrar recrsos e investir em valor todo mes.
    Quem ganha um salário mínimo tem que ficar em aumentar a renda, infelizmente não há alternativas...
    É duro, mas é a realidade.
    De repente pode durar uma geração, mas os filhos melhorarão...

  • @DAVID-or9ne
    @DAVID-or9ne Před 2 měsíci +2

    Acho péssimos esses palavrões.

  • @marcioramosfoto
    @marcioramosfoto Před 22 dny

    O professor é pobre?

  • @MarioNobre65
    @MarioNobre65 Před 3 měsíci

    Infelizmente essa é a realidade do país: a linha de pobreza, sinceramente, é de US$ 600/adulto. Para quem ganha salário mínimo a responsabilidade deveria ser a de garantir educação e alimentação para a geração futura...
    Quanto ao "medo das pessoas" não acho que seja papel do Estado, pelo contrário, o Estado deveria ser o promotor e o legislador...
    Meus caros depois do minuto 23 vocês atacam empresários... Poxa, desculpe, que empresário no Brasil arrisca com juros Double digit?

  • @beat1riz
    @beat1riz Před 3 měsíci

    Pipipi do popopó, blá blá. CZcams recomenda cada coisa...

    • @Ana.Lasecco
      @Ana.Lasecco Před 3 měsíci

      Analfabeta é assim mesmo. Volta pros grupos de fake news que tu deve entender melhor!!!!

    • @marcelo.mesquita
      @marcelo.mesquita Před 3 měsíci

      Então leia o livro. Quem sabe lhe interessa.

  • @user-ib8pw2tp3p
    @user-ib8pw2tp3p Před 3 měsíci

    Tbm vão pedir conselhos para o Paulo Guedes?????