Lições sobre MATERNIDADE trazidas pelos LIVROS

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024

Komentáře • 16

  • @ThiagoHenriqueRAC
    @ThiagoHenriqueRAC Před 3 měsíci +4

    Excelente vídeo como sempre, Michelly!
    Concordo totalmente com seu comentário sobre a Anna Karienina, e também vejo ela como uma boa representação de pessoas que não possuem maturidade e fogem de suas responsabilidades, o que, nesse caso, é gravíssimo pois prejudica crianças inocentes.
    Na lista de boas mães, eu colocaria a Fantine que é mãe da Cosette de "Os Miseráveis". Todo o sacrifício que ela faz para tentar sustentar a filha, abrindo mão da própria dignidade, saúde e vaidade, é uma dedicação que representa o amor verdadeiro, o amor de uma mãe.

  • @lotusleiturapoetica2402
    @lotusleiturapoetica2402 Před 3 měsíci +1

    Olá Michelly, parabéns pelo lindo vídeo em homemagem a todas as mães, parabéns para você também!📚🤗🌹🌹🌹🌹🌹

  • @Jaqueline_Andrade_Gomes
    @Jaqueline_Andrade_Gomes Před 3 měsíci +4

    Sugiro a obra As alegrias da maternidade da escritora negeriana Buchi Emecheta, o título não passa de uma contradição já que o livro é expert em mostrar todo o sofrimento da protagonista em realizar o seu sonho de ser mãe e posteriormente de cuidar e ver o filho crescer. Recomendadíssimo, ainda mais para quem nunca teve contato com a literatura africana (como eu)

  • @elisangelaalves2170
    @elisangelaalves2170 Před 3 měsíci

    Lista com exemplos de mães muito bem colocada, advinda da literatura, que podem ser identificadas em qualquer parte na atualidade.😍

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 Před 3 měsíci +3

    Interessante seu video, porém, eu me lembrei mais do livro "A vida pela frente" de Romain Gary sob o pseudonomio de Émile Ajar - este livro foi vencedor do prêmio Goncourt, e se tornou um dos romances mais vendidos no mundo, porém pouco falado aqui no Brasil = apesar de publicado há mais de quarenta anos, parece muito atual - e para mim, mostra ali a verdadeira maternidade, porque quem conta a historia é o menino, o Momo, que não sabe que é sua mãe biologica e vive sob os cuidados de Rosa, uma senhora judia, sobrevivente de Auschwitz, que cuida de diversas crianças em seu apartamento = ele tem tudo para ser a pior pessoa deste mundo, mas olha "esta mãe" de forma incrivel e nos faz pensar que julgamos as mães sem perguntar para os filhos....

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 Před 3 měsíci +4

    Boa noite terminei de ler Felicidade Conjugal, Liev Tolstoi que aborda sobre a maternidade.
    Estou lendo O Crime Do Padre Amaro, Eça de Queirós.
    Boas leituras. 👏👏👏👏👏

  • @Marcelaamanda12
    @Marcelaamanda12 Před 3 měsíci +2

  • @joicetorres7769
    @joicetorres7769 Před 3 měsíci

    Você é muito sábia Mi .

  • @andersonqueiroz3800
    @andersonqueiroz3800 Před 3 měsíci +2

    Olá, espero que possam me ajudar. Não tenho o hábito da leitura, coisa que gostaria muito. Porém 3 livros me prenderam e consegui concluí-los tão rápido quanto pude, são eles: o pequeno príncipe, flores para algernon e noites brancas. Todavia, não consigo estabelecer uma relação entre eles para saber qual é meu gênero favorito. Alguém saberia dizer o que esses livros têm em comum? Desde já agradeço.

    • @MichellySantosLiteratura
      @MichellySantosLiteratura  Před 3 měsíci +2

      Oi Anderson! Meu conselho é que você não se prenda a gêneros, leia as sinopses e escolha aquelas que mais chamaram sua atenção! Assim você descobrirá livros incríveis e viverá a literatura em todas as suas formas!

  • @RozinaR
    @RozinaR Před 3 měsíci

    Sra. Bennet foi a 1a. Mãe que pensei. Hahaha

  • @lilianassi7996
    @lilianassi7996 Před 3 měsíci +1

    O que dizer de mãe Joad em Vinhas da Ira e Norma Bates em Bates motel?

    • @MichellySantosLiteratura
      @MichellySantosLiteratura  Před 3 měsíci

      Então, eu não gostei de Vinhas da Ira mas ela é uma mãe bastante relevante na literatura mesmo! Já Bates Motel eu não assisti...

  • @patriciateixeira8726
    @patriciateixeira8726 Před 3 měsíci +2

    A Sra. Bennet é muito sem noção nas atitudes dela, na ânsia de casar as filhas. Achei que ela também é meio exagerada nas reações, e algumas falas dela até me fizeram rir. No entanto, não penso que ela seja uma mãe ruim. É claro que ela poderia levar mais em consideração a afetividade das filhas. Mas, por outro lado, ela se preocupa com o bem-estar delas, uma vez que as mulheres tinham poucos direitos naquela época. O casamento era mais visto como um negócio mesmo. E é preciso lembrar que ela criou 5 filhas, o que por si só já é um grande feito... Aliás o livro Orgulho e Preconceito é maravilhoso (acabei de ler agora e por isso vim depôr a favor da mãe Sra. Bennet rs).

  • @fernandaesteves749
    @fernandaesteves749 Před 3 měsíci