MARAJÓ - Pajés de Cachoeira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 11. 2012
  • Em Cachoeira do Arari, como em toda a ilha do Marajó, ainda hoje a população procura seus pajés para tratar dos males do corpo, e do espírito.
    Neste vídeo você vai conhecer um pouco da pajelança marajoara: uma sessão de cura no terreiro de Dona Dica Gita, uma cerimônia de desenvolvimento na casa de Seo Raimundo, e três entrevistas concedidas à pesquisadora Karla de Oliveira: uma com Seo Raimundo sobre sua atuação como pajé na comunidade, outra com Dona Anita sobre sua formação na pajelança, e uma terceira com mestre Antônio Madureira, músico e compositor de carimbó e boi-bumbá, sobre a coleção de pajelança d'O Museu do Marajó.
    Roteiro: Karla de Oliveira e Paulo DeCarvalho
    Câmera e edição: Paulo DeCarvalho
    Este vídeo integra a dissertação de Mestrado "CURANDEIROS E PAJÉS NUMA LEITURA MUSEOLÓGICA O Museu do Marajó Pe. Giovanni GAllo - PA" de Karla Cristina Damasceno de Oliveira.
    A dissertação foi submetida ao corpo docente do Programa de Pósgraduação em Museologia e Patrimônio, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -- UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins -- MAST/MCT, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Museologia e Patrimônio.
    A dissertação foi aprovada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Borges (PPG-PMUS/MAST - Orientador), pelo Prof. Dr. Márcio D'Olne Campos (PPG-PMUS), e pela Profa. Dra. Alda Lúcia Heizer (Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro), em março de 2012.

Komentáře • 29

  • @luanramos6720
    @luanramos6720 Před 5 lety +3

    A pajé de Cachoeira Dona Anita foi o agente que me curou de um feitiço que me causava muita dor, sem andar, e sem consegui comer...E também revelou minha mediunidade e me fez crê no poder das forças paranormais e até hoje sou grato a esta marajoara de muito axé e que esteja evoluída em caminho de luz

  • @luanramos6720
    @luanramos6720 Před 5 lety +4

    Eu nasci em Cachoeira do Arari - Marajó e morei na rua onde reside Dona Dica Gita a qual eu considero, admiro e respeito...E fui em algumas comemorações do tradicional aniversário de Seu Zé Raimundo no terreiro de Vó Tereza sobre a benção de Tia Dica Gita uma mulher abençoada que mantém viva as tradições de pajelança marajoara. Axé!

    • @Arlan1501
      @Arlan1501 Před 3 lety +2

      Luan, qual é a Rua que a D. Dica Gita mora em Cachoeira de Arari ?.

    • @luanramos6720
      @luanramos6720 Před 3 lety +1

      @@Arlan1501 A Dona Dica Gita mora na Travessa Brasil

    • @Arlan1501
      @Arlan1501 Před 3 lety

      @@luanramos6720 valew, brigadão Luan

    • @washingtonricardoaraujo4532
      @washingtonricardoaraujo4532 Před 2 lety +1

      Luan, bom dia! Estou viajando o Pará e devo passar por cachoeira do arari. Vc sabe se esses pajés ainda estão em atividade?

    • @luanramos6720
      @luanramos6720 Před 2 lety

      @@washingtonricardoaraujo4532 Boa noite! Dona Dica Gita ainda está em plena atividade e todos á conhecem em Cachoeira do Arari. É só você perguntar onde ela mora que todos sabem...

  • @ITAGUARY1
    @ITAGUARY1 Před 11 lety +5

    lindo trabalho, parabéns, temos que fortalecer a cultura e a religiosidade popular da ilha de Marajó...abs

  • @PaulodeCarvalhoMarajoando
    @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před 11 lety +2

    abraço grande e obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho.

  • @PaulodeCarvalhoMarajoando
    @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před 11 lety +6

    vídeo sobre a pajelança em cachoeira do arari, ilha do marajó

  • @rogerioaraujo5001
    @rogerioaraujo5001 Před 2 lety +1

    São duas pajés ? Cara ,que emoção. Isso é coisa séria .

    • @PaulodeCarvalhoMarajoando
      @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před 2 lety +1

      obrigado pelo comentário, Rogerio. Na verdade são dois pajés - dona Dica Gita e seu Walter, a rezadeira dona Marina e mestre Madureira.

    • @rogerioaraujo5001
      @rogerioaraujo5001 Před 2 lety +1

      @@PaulodeCarvalhoMarajoando há sim entendi. O pajé na cura ,ele antes, pede a proteção de Deus porque ele vai emprestar o corpo dele para dar passagem aos caruanas ,onde isso é perigosíssimo e ele pede a proteção de Deus. O pajé recebe cerca de centenas de entidades que passam pelo corpo dele, só num ritual como esse . Pastores evangélicos querem ter esse poder, mas não tem infelizmente. Essa religião é de Deus 🙏 pajés sabem de tudo ,vêem até o diabo na frente deles ,mas não podem contar aos outros ,senão perde os poderes 🤗🤗👏

  • @aldomatheusdasilvavieira

    opa, queria saber se algum desses terreiros ainda estão de pé hoje em dia, alguém de cachoeira pode me responder ????

    • @PaulodeCarvalhoMarajoando
      @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před rokem

      caro Aldo, não estou mais em Cachoeira e não posso responder mas podes procurar no facebook, que tem diversas páginas de Cachoeira do Arari e lá, com certeza, alguém saberá te informar.

  • @thamirysmatos5820
    @thamirysmatos5820 Před 10 lety +1

    Olá, parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar conosco este saber em vídeo. Adorei encontrar isto aqui! Também estou pesquisando pajelança no mestrado de antropologia e a região de pesquisa transita pelo Marajó. O trabalho estará entre as referências. Seria ótimo que houvesse oportunidade de conversar com vocês sobre esta experiência. Saudações, Thamirys.

  • @charlesroberto3842
    @charlesroberto3842 Před 3 lety +1

    oi boa tarde querida queria saber se.você ainda trabalha estou precisado de você dona gida

    • @PaulodeCarvalhoMarajoando
      @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před 3 lety

      amigo, meu nome é Paulo e não moro mais em Cachoeira. Foi lá que conheci Dona Dica Gita, mas não sei se ela ainda está trabalhando.

  • @marycosta1540
    @marycosta1540 Před 2 lety +1

    Minha Cidade Natal

    • @PaulodeCarvalhoMarajoando
      @PaulodeCarvalhoMarajoando  Před 2 lety

      gostei muito de morar e trabalhar em Cachoeira - povo bacana e acolhedor! e tem a festa do padroeiro!!!!