SANTUÁRIO SANTA PAULINA - NOVA TRENTO - SC

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC)
    Nasce Amabile Lúcia Visintainer. 16 de dezembro de 1865, Vigolo Vattaro, Itália.
    Em 25 de setembro de 1875, com quase 10 anos e sua família partem a bordo do navio italiano San Martino para o Brasil, em busca de melhores condições de vida. Após algumas semanas de viagem, chegaram no porto de Itajaí, na então província de Santa Catarina.
    Assim que chegaram, os imigrantes foram encaminhados para um local chamado Alferes, no Vale do Rio Tijucas. A localidade veio a se chamar mais tarde Nova Trento, devido ao expressivo número de imigrantes oriundos da região de Trento. A família da Amábile, junto a outras famílias de Vigolo Vattaro, fixou-se em um vale que chamaram de Vígolo, em homenagem a Vigolo Vattaro.
    Emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
    Em 1903, Paulina trocou Santa Catarina pela capital paulista. Instalou-se no bairro do Ipiranga e passou a se ocupar da assistência a crianças órfãs e ex-escravizados que não tinham onde morar. "Com esse trabalho ela logo recebeu apoio de vários padres e também ajuda de benfeitores.
    Falecimento: 9 de julho de 1942, Ipiranga, São Paulo
    O Santuário foi idealizado a partir da Beatificação de Madre Paulina, pelo Papa João Paulo II. em 1991, quando inúmeras pessoas começaram visitar Nova Trento/-SC, cidade onde Santa Paulina viveu e iniciou a obra das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, para conhecer, rezar, agradecer e pedir intercessão da primeira Santa do Brasil.
    19 de maio de 2002 - Madre Paulina é Canonizada, na Praça de São Pedro, e passa a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
    Esta realidade fez surgir a necessidade de criar um espaço sagrado, para acolher o povo que chegava de todas as partes do Brasil e do mundo. Diante disso, as Irmãzinhas decidiram construir o Santuário em 2002, por meio de uma assembleia-geral.
    Em outubro de 2003 foi iniciado a obra de terraplenagem e inaugurado em 22 de janeiro de 2006. Com aproximadamente 9.000m² de área construída, sendo 6.740m² no templo.
    O projeto arquitetônico retrata a mística da trajetória de vida de Santa Paulina, mulher humilde, simples, com valores sólidos de espiritualidade e bondade. A geometria remete ao formato de duas mãos em oração. A nave Central tem capacidade para 3.000 pessoas sentadas e para mais três mil em pé.
    Processo de canonização aberto pela Igreja durou 37 anos, foi beatificada em outubro de 1991 e declarada oficialmente santa pelo papa João Paulo 2º em 19 de maio de 2002.
    Além do destaque que Papa João Paulo II, realizou em sua homilia, quando se referiu a vida e missão de Santa Paulina como modelo de santidade, ele enfatizou que foi na intimidade com Deus e no serviço aos pobres e doentes que o “ser-para-os-outros” constituiu o embasamento da vida da primeira Santa do Brasil.

Komentáře •