Video není dostupné.
Omlouváme se.

DETERMINAÇÃO DO IONOGRAMA NO LABORATÓRIO CLÍNICO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 09. 2020
  • Nesta aula sao discutidos aspectos gerais da realização do ionograma e os principais exames que compoem essa análise.
    O ionograma é uma análise médica que consiste em medir o nível de eletrólitos no organismo. Ele é mais comumente realizado sobre o sangue, mas essa análise é igualmente possível sobre a urina e o fluido cerebroespinal. Os eletrólitos são íons como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, bicarbonato e algumas proteínas. Um ionograma pode identificar um ou diversos íons. O ionograma sanguíneo clássico estuda a natremia (concentração de íons de sódio), a calemia (concentração de íons de potássio), a cloremia (concentração de íons de cloro) e, em casos mais raros, a calcemia (concentração de íons de cálcio), magnessemia (concentração de íons de magnésio) ou a concentração de bicarbonatos.
    Também é discutido sobre a osmolalidade a qual se refere ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto presentes em um quilograma do solvente. A osmolalidade de uma solução aumenta à medida que a concentração de solutos na solução aumenta. Desidratação, diabetes e ingestão de álcool aumentam a osmolalidade sérica.
    O conceito de anions gap também foi apresentado: O hiato aniônio ou intervalo aniônico ou anion gap é a diferença entre os cátions presentes no sangue (sódio) e os ânions (bicarbonato e cloro). Para que a eletroneutralidade do organismo seja mantida, a soma de todos os cátions do nosso corpo deve ser igual a soma de todos os ânions.
    As principais causas de hiper e hiponatremia, hipo e hiperpotassemica tambem sao discutidos alem de apresentar os mecanismos de regulação desses ions alem daqueles para os cloretos e o bicarbonato.
    As tecnicas de analises tambem sao discutidas como o eletrodo ions seletivos, absorção atomica e métodos colorimétricos.
    ======
    #ionograma #osmolalidade #homeostase

Komentáře • 16