4 coisas que você NÃO pode esquecer ao construir um mundo de fantasia!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Neste episódio, falo sobre construção de mundo e de histórias de fantasia e de RPG de Mesa. Aqui, falo de 4 coisas que não podemos esquecer ao criar nossos mundos de fantasia.
    Apoie o Canal e entre no grupo de Telegram - catarse.me/pens...
    Inscreva-se no canal - goo.gl/6AjA5R
    Among Us RPG? Três formas infalíveis de se criar uma boa história! - • Video
    As 5 PIORES decisões que os jogadores de RPG podem tomar em uma masmorra! - • As 5 PIORES decisões q...
    LIVRO COMPLETO! Uma fantasia ÉPICA baseada em D&D (RPG) - Os Arautos dos Anciões - • LIVRO COMPLETO! Uma fa...
    Espero que gostem!!

Komentáře • 152

  • @PensandoRPG
    @PensandoRPG  Před 3 lety +55

    Três formas infalíveis de se criar uma boa história! - czcams.com/video/HIrjeIz1Bik/video.html

  • @joaopauloleitemelo-paulin
    @joaopauloleitemelo-paulin Před 2 lety +58

    Geografia
    Sistema de magia
    Cultura e crenças
    Criaturas mágicas e itens mágicos
    São as coisas faladas em seu vídeo. E para falar a real o quesito de geografia e Criaturas mágicas já tá cheio, só falta agora deixar o mundo vivo e com peculiaredades para deixá-lo único

  • @grayidk
    @grayidk Před 3 lety +139

    Achei bem legal as dicas mais viradas para world-bulding, com toda certeza vou levar em consideração no meu mundo.

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +19

      Isso ae! E fico bem feliz que você tenha curtido!

  • @Godwinskyy
    @Godwinskyy Před 3 lety +67

    Cara, esses vídeos me ajudam muito a bolar umas histórias que na teoria são boas, mas na prática me dá preguiça. Vídeo top como sempre.

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +13

      Hahaha tem que acabar com a preguiça rs

    • @Godwinskyy
      @Godwinskyy Před 3 lety +7

      @@PensandoRPG kkkkk, um dia eu boto em prática alguma coisa

    • @luhhartmann623
      @luhhartmann623 Před 3 lety +5

      @@Godwinskyy eu diria que é um espécie de procrastinação, sei como é kk

    • @falkyrie5228
      @falkyrie5228 Před 3 lety +5

      E é para isso que existem cenários prontos. Drakon por exemplo, é um cenário bem simples e ótimo para iniciantes.

    • @Godwinskyy
      @Godwinskyy Před 3 lety +5

      @@falkyrie5228 Então, eu curto criar as histórias sem usar tanto algo pronto, acho que fica mais satisfatório ser algo que você conseguiu criar

  • @irinaiturri
    @irinaiturri Před 3 lety +139

    Admito que sou do tipo que acompanha alguns canais de worldbuilding e já leva em consideração padrões de latitude/altitude e correntes marítimas pra determinar clima de regiões, assim como distribuição de continentes para ver como que os humanos se espalharam em tais mundos para criar uma variedade de fenotipos semelhantes as que vemos em nossa realidade. Com tal interesse admito que perdi um bocado o interesse em colocar raças semihumanas (tipo anões, elfos e orcs) em mundos de fantasia e focar mais na variedade humana, quem sabe mantendo uns monstros ainda ou raças humanoides bem mais estranhas

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +26

      Te falar que isso aconteceu comigo também. Um livro curto que tô trabalhando agora só tem humanos mesmo, e a magia do mundo divide ali em etnias diferentes.

    • @heitor5268
      @heitor5268 Před 3 lety +7

      @@PensandoRPG Puts, somos três, então

    • @luisclaudio3576
      @luisclaudio3576 Před 2 lety

      @@PensandoRPG vc é criador de histórias de fantasia?

    • @appa7395
      @appa7395 Před 2 lety +2

      Nossa total, as vezes eu foco tanto nas diversidades de humanos q eu esqueço dessas raças de fantasia. Eu só lembro quando algum player quer jogar com alguma raça específica ai eu acabo encaixando a raça com alguma cultura humana, dependendo da cultura eu até substituo.

    • @iorransilva8596
      @iorransilva8596 Před rokem +3

      Cara, o mais da hora nos RPGs para mim, são as raças mitológicas. Gosto muito de brincar com variações étinicas tanto em humanos quanto nas outras raças, buscando sempre manter uma lógica de distribuição geográfica relativa ao nosso mundo. Além do mais, me amarro em elaborar as relações entre as diferentes raças e regiões, trás uma dinâmica muito interessante na minha opinião. 😁

  • @gabrielstalens3510
    @gabrielstalens3510 Před 3 lety +63

    Estou desenvolvendo um mundo interessante. Obviamente, dentro dos mundos de fantasia, uma da coisas mais importante que se tem de se aprender é o controle da magia. Pensando nisso, utilizei uma técnica muito conhecida na fantasia para construir parte da cultura desse mundo, essa técnica é a técnica de metamorfose.
    Basicamente falando, nesse mundo existem diversos tipos de "energias mágicas",Mana; Qi; Magia (magia é tanto um nome genérico para designar coisas sobrenaturais, quanto o nome de uma energia) e etc... Mas existe uma única energia inerente a todo ser vivo, a energia da vida. A vida é uma energia igual para todos os seres vivos, as espécies, portanto, diferenciam-se apenas no modo de como a energia da vida É organizada. A magia de metamorfose consiste basicamente em reorganizar a energia da vida dentro de seus corpos, muda do dessa forma os corpos. Sendo assim, um humano pode se transformar em um rato, cachorro, ou um dragão. Não há real diferença.
    A metamorfose, nesse mundo, diferente da maioria das histórias, é uma técnica bastante comum, (apesar de precisar ter um grande nível para conseguir treinar a técnica, tecnicas de metamorfose podem ser encontradas até em bibliotecas públicas e tão comuns que elas são. Elas serem comuns se devem a alguns fatos que não valem mencionar aqui) porém extremamente eficiente. Como reorganiza o próprio corpo, sempre que se muda isso, é preciso ter controle preciso não só da energia da vida, mas também da energia cultivada dentro de si a aprendizagem da técnica de metamorfose se torna assim, uma maneira de treina o controle da magia e o controle da vida (no caso, o grupo que utiliza mais esse método são os usuários de Mana)
    Baseando-se nisso, não existem espécies que realmente se digam superiores. No fim das contas, todos tem consciência que tudo o que diferencia uma espécie de outra é apenas um arranjo que muitos podem fazer (a magia desenvolve o cérebro, os usuários de magia são mais lógicos e menos emotivos, o que liberta os seres de alguns sentimentos muito emotivos como esses de superioridade)
    Outro ponto é a convivência pacífica entre humanos, é outras criaturas mágicas que normalmente são inimigas.
    Outra consequência seria certa falta de interesse na sensualidade. Afinal, qualquer um poderia mudar de espécie, mudar o próprio sexo não seria uma tarefa que iria requerer esforço acentuado. E pelo fato de treinarem tanto a metamorfose para trocar de sexo (um dos movimentos iniciais da metamorfose) e pelo fato de uma tendência mais lógicos, a sensualidade é deixada para escanteio. Nesse mundo, a beleza é vista pela aura que emana da pessoa, não de sua aparência em si.
    Só de pensar nas consequências da metamorfose, já pude tirar tudo iisso e é só a ponta do iceberg.

    • @MarcosSilva-bb2mj
      @MarcosSilva-bb2mj Před 2 lety +7

      O seu mundo é muito interessante! Como tem sido um ano depois?

    • @GabrielNightmary
      @GabrielNightmary Před 2 lety +2

      De fato. Muito interessante.

    • @waldemarsantos1999
      @waldemarsantos1999 Před rokem +2

      Bem legal mano

    • @euodeio3
      @euodeio3 Před 3 měsíci +1

      😂😂😂😂😂 Esse seu mundo de metamorfos é bem falho e nunca funcionaria assim. Se é tão comum e só alguns controlam plenamente é claro que surgiriam conflitos e pior afetaria algo básico que é a própria identidade do que se é e todas as relações sociais, de perpetuação da espécie, relações jurídicas, econômicas etc. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @lodic6359
    @lodic6359 Před 3 lety +9

    Uma coisa que gosto de fazer é no início apontar diversos acontecimentos históricos daquele mundo e começar a construir a sociedade a partir dessa timeline.

  • @christhianbussolotti2501
    @christhianbussolotti2501 Před 3 lety +7

    Essa questão do rio subindo montanha acaba me dando uma ideia sobre uma tribo com um rio que sobe montanha, e é como se fosse uma historia de um "Deus" que presenteou aquele povo com isso

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Fica legal. Desenvolve ela que vai dar em coisa boa =)

  • @pallytoth9550
    @pallytoth9550 Před 3 lety +20

    esse vídeo veio numa ótima hora wtf, mt obrigado mestre leo

  • @YUR1402
    @YUR1402 Před 3 lety +10

    Perfeito. Sempre fiquei incomodado com o elemento mágico não mudar nada a forma de organização social daquela sociedade. Sempre achei isso muito bizarro. E maioria dos RPG ditos "fantasia medieval" não tem nada de medieval hehe Por eu até prefiro usar "fantasia clássica".

  • @rafaelantonio6942
    @rafaelantonio6942 Před 3 lety +11

    Não é sobre RPG mas sobre minhas adoradas "novels" os escritores erram em coisas muito óbvias, sobre a geografia eles adoram criaru mundos medievais onde se viaja entre países em poucos dias o que era geograficente impossível com a tecnologia da época e não adianta justificar com magia pois esses tropos só são para "elites" é raro achar algo pra ler que não erre nesse ponto. Lembrando que a maioria das histórias são baseadas em Dungeons and Dragona ou nos seus semelhantes.

  • @mannychuva
    @mannychuva Před 3 lety +11

    Nossa, são pontos muito importantes mesmo. Adorei o vídeo! 🌸

  • @lemongirl4500
    @lemongirl4500 Před 3 lety +16

    Minha parede parece quadro de sereal killer de tanta coisa q pus do meu mundo nela

  • @falkyrie5228
    @falkyrie5228 Před 3 lety +30

    Cara, o foda da geografia é que dá trabalho - tendo que ficar prestando atenção para que tudo faça sentido e tal. E ainda por cima, poucas vezes a geografia importa. Geralmente os jogadores não ficam pensando na lógica do mapa, muito menos vão realmente explorar ele por completo. Sem falar que do jeito que eu mestro, quando eu preciso de um rio ou de uma montanha, eu falo que tem um rio ou montanha por perto. Do nada eu digo que os jogadores tem que cruzar um rio, só pra fazer eles terem que pensar em maneiras de fazer isso; ou digo que a fortaleza do vilão fica no topo de uma montanha, só porque fica mais épico; e sem me importar com a lógica de existir um rio ou montanha ali ou não. Exatamente por isso eu não uso mapas, pra me dar a liberdade de improvisar sem ouvir um "Oh, mais no mapa diz que não tem montanha/rio/floresta/pantanho/etc por aqui! Tirou isso de onde, Mestre?" 😂

    • @pessoaaleatoria136
      @pessoaaleatoria136 Před 9 měsíci

      Faz o que tu quiser, faz rio subir montanha, faz terra voar, faz o que for mais legal. É fantasia!Temos a liberdade pra criar a nossas próprias leis da física e isso é libertador.

    • @falkyrie5228
      @falkyrie5228 Před 9 měsíci

      @@pessoaaleatoria136 Sim, mas você precisa criar as leis. Tem diferença entre o cara que faz um mapa com elementos de fantasia de propósito, e o cara que tenta fazer um mapa geograficamente acurado e fracassa por incompetência.

  • @augustogoncalvesteixeirade2668

    Eu estou criando um livro de fantasia que se passa nos tempos atuais, tive certa dificuldade em unir tecnologia com magia, mas quando eu conseguir unir as duas coisas consegui fazer um mundo muito legal, e o jeito que os povos desse mundo lidam com ameaças Mágicas ficou muito bom também, tendo até uma equipe especial do governo que lida com isso

  • @lucasmoura4490
    @lucasmoura4490 Před 3 lety +4

    Incrível que a medida em que vamos acrescentando esses detalhes e seguindo as dicas do vídeo e do próprio sanderson (que fala muito sobre criação de mundos de fantasia), o nosso mundo vai ficando cada vez mais palpável e "realista" no quesito : essa sociedade realmente poderia existir. Mano, a parte de criação do mundo, geografia, sistemas de magia, até as instituições, governos e reinados são minha parte favorita em um rpg ou uma história de fantasia.

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Sim. Se for seguindo as técnicas direitinho, você vai vendo como vai surgindo um monte de coisas que vão moldando e dando vida ao mundo. Vão tornando ele verossímil também.

  • @blizz7478
    @blizz7478 Před 3 lety +6

    Olá Leonardo, gostaria de dizer que seu canal tem sido um grande pilar para o meu crescimento no mundo do RPG, eu comecei a jogar faz 6 meses e parece que jogo à anos, graças ao seu canal ksksks. Estou criando um sistema para RPG de Skyrim: Elder Scrolls, poderia me dar alguma dica? Agradeço por fazer esses vídeos ksksk. ; )

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +2

      Difícil dar dica sobre criar sistema. Principalmente se tiver criando do zero pq não faço ideia das coisas básicas do sistemas. Mas eh relaxar, criar, ir testando com a galera de boas e tal.
      E fico muito feliz aí que o canal esteja ajudando. Esse fim de ano deve ter um monte de programa aí.

  • @canalzoojoao9445
    @canalzoojoao9445 Před 3 lety +12

    Cara valeu, eu penso em criar uma série de quadrinhos e uma animação de fantasia RPG, e com essas dicas é muito boa. (θ‿θ)

  • @l..o8201
    @l..o8201 Před 2 lety +4

    Prefiro histórias onde a magia no geral é mau vista, perseguida e razoavelmente rara. Itens mágicos são coisas quase que lendárias (não usar aquela tabela de tesouros), monstros são quase que lendas nas grandes cidades e a gigantesca maioria das pessoas nunca viu ou conhece qualquer detalhe. Falar sobre essas coisas normalmente sempre tem uma reação negativa (ridicularizam, ignoram como se fosse historinhas, começam a tratar os personagens com desconfiança, acham que os jogadores tem alguma ligação com algo errado, etc). Mesmo em mundos de fantasia medieval mágico, nos níveis baixos isso ajuda os jogadores a respeitar o "mundo lvl baixo" sem desmerecer suas conquistas e pensar como alguém real.
    Matar um jogador, fazer com que outro perca um olho/braço/perna quando falharem em um teste de perícia cura depois de quase morrerem, equipamentos/armaduras/armas danificarem ao longo do uso, falta de dinheiro, etc. Também são bons elementos, mas normalmente esse tipo de campanha só vai dar certo com jogadores mais experientes.
    Só uma grande dica: Se os jogadores pirarem e simplesmente desistirem de se torna aventureiros, NÃO ACABE A HISTÓRIA E NEM OBRIGUE ELES A VOLTAR PARA A TRAMA. Mude tudo, crie uma trama para a vida de camponeses e somente aos poucos comece a colocar uma coisa ou outra BEM DE LEVE para voltar a "vida de heróis" (mas sempre deixando como algo sem punição se eles não forem por esse caminho). Faça pelo menos umas 2 sessões de jogo sem apresentar nenhuma dessas "oportunidades", mas se eles forem atrás não de moleza ou dar tudo de mão beijada (pelo contrário), aumente o risco e as consequências.

  • @Luscx_a
    @Luscx_a Před 3 lety +2

    Adoro seus vídeos! Simples e prático e sempre com dicas muito boas! Tomara que você vá longe Tmj!

  • @anonimoanonimos5507
    @anonimoanonimos5507 Před 2 lety +2

    eu adoro construção de universo, gastei uma quantidade muito grande de tempo desenvolvendo vários aspectos do super-inferno, só para vocês terem uma ideia, eu fiz aproximadamente 50 regiões e sub-regiões

  • @vce098
    @vce098 Před 23 dny

    Opa, eu gosto de criar mundo de fantasias e escrever-lo no meu caderno, coisas que eu gosto de pensar são o uso de alquímico para conservar comida, aumentar a resistência de materiais, tornar materiais inoxidável,tornar materiais impermeáveis, tornar o material um retentor de calor, o alquímico ser adubo, o alquimico ser remédios, o alquimico ser agrotóxicos,um exemplo de ação dos alquímicos é na criação de casas de madeira e argila que por causa dos alquimicos são resistentes, impermeáveis, a madeira não apodrece, e a estrutura retém calor, a magia existem 9 tipos, energética, alteradora,protetora, conjuradora,ilusória,manipuladora, necromantica,provisória,sanadora a magia é usada na agricultura, coleta de dados, mineração, terraformagem de áreas,medicina,criação de armamentos, ruas são entalhadas em construções para colocar uma qualidade arcana, um exemplo é um sistema de carbonização de fezes nas patentes, desse modo o solo não é contaminado com coliformios fecais, o império Impérculo tem origem com o seu imperador Magno I sendo abençoado por Eruér o Deus da conquista, batalha, vontade de viver, determinação, guerra e metalurgia, desse modo seu império é legítimo e seus filhos sanguíneos possuem a mesma benção, existem 8 divindades no total e elas possuem restrição para agir no mundo pois não criaram o mundo e sim só emprestaram energia divina para uma entidade criar-local ( a entidade morreu após fazer isso ) porém os divinos por terem sua energia na criação podem interferir com restrições, o divino que mais deu energia criou os humanoides adulterado a alma de espécies de ,Mér,Caninos,Felinos, primatas, assim surgindo 6 espécies humanoides distintas que possuem traços de alma e D.N.A divergentes, cada divindades encinaram algo para os humanoides e eles aprenderam a, língua, escrita, magia, caça, agricultura,ritos matrimoniais e funerários, escravatura, oferenda as divindades,metalurgia, minerar, o que é considerado valioso ou não,festejo,fermentação alcoólica, o pós vida dos mortais foi revelado pelas divindades, todos os seres com alma voltam para a base do plano existencial e entram em um estado inconsciente que gera energia mágica para plano se manter, por isso as divindades oferecem um pós vida para seus seguidore, a fé pode ser traformada em mana para as divindades e uma alma imortal gerando energia para ela é vantajoso, claro a a alma de um ser já gera energia inconscientemente, ficando no domínio divino da divindade além da fé o sobressalente de energia é extraído pela divindade, as divindades são influentes e os monstros e aberrações foram implementadas no mundo por ordem de Malév uma divindade, caso não fosse implantada sua própria criação ( os monstros e aberrações ) Malév não imprestaria sua energia, assim sendo impossível criar o plano material para as entidades existentes. ( obrigado por ler, tomara que tenha obtido alguma inspiração ou ideia, sugiro caso queira inspiração procurar a história do jogo THE ELDER SCROLLS )

  • @theolimpus9964
    @theolimpus9964 Před 3 lety +6

    Mas um ótimo video, obrigado por nos dar sempre esse videos perfeitos para assistir

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +2

      Opa, fico muito feliz aí que curta =)

    • @theolimpus9964
      @theolimpus9964 Před 3 lety +4

      Continua assim que você vai longe meu amigo, inclusive eu poderia dar uma sugestão para video?

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +2

      Fala. Se encaixar legal eu uso. Eu tô sempre lendo as sugestões do pessoal e tendo encaixar uma aqui e ali quando dá

    • @theolimpus9964
      @theolimpus9964 Před 3 lety +3

      Você poderia fazer um video sobre como criar nossa própria mitologia para usar nos RPGs

    • @theolimpus9964
      @theolimpus9964 Před 3 lety +2

      Com deuses e tudo mais

  • @aaraodark
    @aaraodark Před 3 lety

    Realmente ótimas dicas, eu tenho um mundo todo criado, com raças, culturas e material para mais do que um livro de história, um RPG com mais de 100 sessões jogadas, tenho dificuldade para passar tudo para fazer livros.
    Mas essas dicas ajudam bastante quem está criando.
    Parabéns!

  • @Raony.Borges
    @Raony.Borges Před 3 lety

    Ótimo vídeo, muito necessário. Eu prefiro usar mundos já prontos feitos por especialistas e uma equipe técnica que já pensou nos detalhes, me permitindo dar mais enfoque na lore do cenário e elementos de narrativa.
    Construir mundos não é fácil, é extremamente díficil dar coerência e coesão a cada elemento presente no mundo sem se contradizer durante o fluxo da campanha.
    Muitos mestres ariscam criar mundos próprios que na maioria das vezes é uma lambança de ideias e conceitos que se contradizem na própria narrativa, prejudica tanto o fluxo da lore quanto o entendimento dos jogadores e a forma como eles tentam encaixar seus personagens num mundo que eles desconhecem.
    Na cabeça do mestre pode tudo está em perfeita harmonia, mas em geral os jogadores tão super perdidos sem entender muita coisa kkkk

  • @loretad.6058
    @loretad.6058 Před 3 lety +1

    Só amo esse canal muitão 😂💞

  • @masmorrasgalacticas
    @masmorrasgalacticas Před 3 lety

    Gostei bastante das dicas, como estou fazendo um cenário na base do folclore brasileiro isso vai ser bastante relevante

  • @DiegoRobertoFdH
    @DiegoRobertoFdH Před 3 lety +1

    Cara esse vídeo amadureceu uma idéia que já estava brotando na minha mente valeu Léo

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Opa. Muito bom saber!!

    • @DiegoRobertoFdH
      @DiegoRobertoFdH Před 3 lety

      @@PensandoRPG é a idéia de um mundo com 3 grandes continentes sendo um deles Thilea da aventura odisseia dos lordes dragões os outros dois seriam continente um com uma monarquia emperialista e de certo modo maligna para suas colonias onde nesse mesmo continente haveria uma floresta colossal semelhante a floresta de Fangorn no início do mundo da terra média uma floresta tão colossal que esse império não consegueria nem mesmo adentrar a floresta sem sofrer enormes perdas nas mãos da criaturas que lá viveriam como feericos, ents e elfos da floresta com eles apenas conseguindo abrir uma fina estrada já no extremo oeste do continente essa estrada ligaria as duas metades do continente e do outro lado do oceano haveria um outro continente que em paralelo a esse teria um gigantesco deserto que terminaria numa cadeia de montanhas colossal conhecidas nas lendas e história de magos e aventureiros renomados como muralha do fim do mundo esse lado seria governado por uma magocracia mult racial contendo diversas raças do jogo nessa liderança com uma megalópole tão grande que cada bairro conteria a população de uma cidade média mas focado em uma única espécie esses magocratas governariam essa cidade com mãos de ferro e controle inquestionável do outro lado das montanhas conhecidas como muralha do fim do mundo haveria um reino menor monárquico também porém esse teria o controle da região por vassalagem com o grande Rei oferencendo proteção militar as cidades vassalo sendo esse rei um guerreiro com a especialização arcana nível 20 que luta de tempos em tempos contra um Arquilich que tenta dominar aquela parte do mundo a séculos desde que era um necromante foi derrotado pelos reis anteriores a o rei atual retornou como um Lich e no reinado do pai do atual rei todos haviam pensado que ele fora derrotado pois o pai do rei atual foi o primeiro rei a derrotar as hordas do lich e chegar em sua cripta e o matar mas não destruiu sua filacteria o que fez que este retorna no reinado de seu filho ainda mais forte outro fato sobre esse Rei e que ele é casado com uma maga Necromante também muito poderosa isso é o básico da história que eu criei para um RPG têm mais coisa mas o celular já está travando

    • @DiegoRobertoFdH
      @DiegoRobertoFdH Před 3 lety

      Os mares nesse mundo conteria toda sorte de criaturas poderosas como Krakens e tartarugas dragão e até mesmo um poderoso leviatan e alguns Zaratã sem ser o elemental tornando o tráfego marinho algo estremamente arriscado e feitos por poucos até mesmo a armada do império teve dificildades de cincurdar seu proprio continente para ajudar na criação da estrada que liga as duas metades do continente que só foi concluida com um armistício entre elfos da floresta e o lider do império, no outro continente a magocracia surge pois a muito tempo aquele mundo sofreu uma incursão demoníaca de um dos príncipes demônio essa parte é de conhecimento popular como a incursão foi repelida é que o povo não sabe e poucos magos que lutaram lá ainda vivem a maioria em suas torres de Marfim/marmore que ficam no deserto tão dentro do deserto que caravanas de mercadores desistem de chegar lá mesmo já avistando o brilho das torres ao longe por causa da falta de recursos, também imaginei uma cidade flutuante de mercadores e ladrões nos mares próximos a o continente com o deserto uma cidade que só sobrevive por astúcia e saber o quê é necessário para conseguir o favor de tartarugas dragão para que essas não destruam e até talvez protejam a cidade em suas viagens atrás de recursos raros e dinheiro e com o conhecimento barganhado essa cidade evita certas regiões por medo de Krakens

  •  Před 3 lety

    Excelentes tópicos! De fato fazem toda a diferença. 👏

  • @ashura_allen-otsutsuki_br2910

    Cerco em cidades em um mundo com magia e so cria uma Area de Anti-Magia

  • @tiagoocaixa
    @tiagoocaixa Před 3 lety +1

    ESSE VIDEO FICOU MARAVILHOSO

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Opa, fico feliz demais aí que tenha curtido tanto =)

  • @MrDick_UwU
    @MrDick_UwU Před 2 lety

    Gostei das dicas, muito obrigado. Mas queria levantar um ponto, pois pra mim os mundos de fantasia eram justamente feitos para ser desconexos da realidade, tipo, não era pra ser tão focado em ter lógica. Pois eu vejo varias obras q não focam muito em fazer sentido e continuam sendo boas, a própria mitologia grega é assim, e a gnt ama.

  • @rafaellasilva271
    @rafaellasilva271 Před 3 lety +6

    A montanha enfeitiça quem morre la se torna um esquelo vivo

  • @gabrieldemuns5280
    @gabrieldemuns5280 Před 3 lety +2

    conheci seu canal e achei muito bom. vc é de qual cidade? procuro mestre pra jogar mas ta dificil kkkkkkk

  • @pedroeduardo4413
    @pedroeduardo4413 Před 3 lety +5

    Leonardo, uma pequena pergunta, por favor : Você considera que um RPG cujo possui o principal tema em ser da ficção científica, e se passando na vastidão do universo, sendo raro a questão de explorar planetas e relacionados, é digno de ser considerado um RPG?

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Não. Com as informações que deu, tenho mto pouco pra entender exatamente o que tá perguntando. Mas certamente parece digno de ser RPG. RPG é só a galera se juntando pra jogar um jogo e contar uma história. Vale sempre explorar narrativas bem diferentes. Se não tiver dando certo, aí é só largar e partir pra outra.

    • @pedroeduardo4413
      @pedroeduardo4413 Před 3 lety +1

      @@PensandoRPG Eu compreendo e agradeço por suas palavras, pois eu seriamente estou acreditando que tal enredo seja extremamente mais cabível para com uma história, não um RPG...Tanto que, agora que parei para analisar a questão do enredo e a história cujo ele acaba de construindo :
      - Basicamente, a história trata de uma futura colonização do planeta Terra, cujo em meio aos seus últimos momentos de existência, acabaram enviando desesperadamente algumas milhares de humanos, cujo acabaram sendo colocados em um descanso de criogenia, pois a rota é destinada para com um planeta recentemente descoberto, e que possui a capacidade de possuir vida. E, uma das principais questões do enredo, é de que a nave cujo possui os humanos apenas possui um único ser ativo e que está operando absolutamente TUDO : Um androide de codinome Christopher, criado pelo governo para que seja uma inteligência artificial extremamente eficaz, imensamente logístico, com um conhecimento intelectual ilimitado, e principalmente que se assemelhe de forma imensa com os humanos, tanto fisicamente, mas possuindo alguns traços sentimentais...E, o decorrer da história ocorre, no momento em que esse mesmo androide, já estando a anos luz extremamente sozinho, acaba despertando uma pequena garota de 13 anos, apenas pelo fato dele estar se sentindo...Solitário.

    • @falkyrie5228
      @falkyrie5228 Před 3 lety +1

      @@pedroeduardo4413 Assim, eu não acho que o problema seja o gênero (ficção cientifica), mas sim o seu objetivo. Você claramente pensou nisso como uma história, já que você já tem plot e enredo para ela. Porém RPGs de ficção cientifica ou opera espacial são MUITO comuns. Exemplos: Stars Without Numbers, Traveller, Space Dragon, Starfinder, Star Wars A Fronteira do Império, Warhammer 40k Rogue Trader, Mekton Zeta, Shadowrun e Warhammer 40k Wrath and Glory.

    • @falkyrie5228
      @falkyrie5228 Před 3 lety

      E sobre a parada de que a maior parte do RPG se passaria dentro de uma nave, isso ainda podia dar um plot massa. Imagina se todos os jogadores eram tripulantes dessa nave, que foram acordados pelo tal robô, mas não sabem disso ainda. Eles iam acordar e o robô ia dizer que foi falha nos sistemas ou coisa do tipo. Aí conforme eles fossem investigando, iam ir descobrindo que na real não foi isso que rolou. Se pá eles podiam até descobrir que não foram os primeiros e que outras pessoas que acordaram, morreram de velhice e tal. Aí obviamente o robô não iria querer que eles descobrissem que ele faz isso por se sentir sozinho e muito menos que eles descubram como consertar o sistema de hibernação para voltar a dormir, então ele ia tentar sabotar a investigação e quem sabe até matar jogadores que descobrissem demais antes que esses pudessem alertar os outros. Pronto, RPG.

  • @garrusvakarian678
    @garrusvakarian678 Před 3 lety +1

    Caramba!!!São ideias muitoooo boas de worldbulding!!!!

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +1

      Opa, que bom que gostou =)

    • @garrusvakarian678
      @garrusvakarian678 Před 3 lety

      @@PensandoRPG To compartihando com um grupo de RPG que eu pertenço.Pelo visto tão gostando dos seus videos

  • @cheeranimacao7215
    @cheeranimacao7215 Před 3 lety +2

    Mais um vídeo maravilhoso.

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +1

      Valeu! \o/ fico muito feliz aí que goste!

  • @franklinschwertz2148
    @franklinschwertz2148 Před 3 lety

    Vou usar todas essas dicas, vlw!

  • @augustorosso2981
    @augustorosso2981 Před 3 lety

    Nunca tinha pensado nisso, muito obrigado!

  • @loureiro.marcos
    @loureiro.marcos Před 3 lety +13

    todo mundo seria gordinho, igual no wall-e

  • @davipaiva764
    @davipaiva764 Před 2 lety

    Excelentes dicas!
    Parabéns!

  • @gabrielculturapop7606
    @gabrielculturapop7606 Před 2 lety

    0:52 só lembrei de Halloween, a menina mora na casa do lado e vai pra casa dele de carro.

  • @VitorRedes
    @VitorRedes Před 3 lety +1

    Muito bom, como sempre

  • @kapiti501
    @kapiti501 Před 3 lety +19

    Essas erros de geografia me deram uma ideia de criar um lugar onde tudo é errado.
    Água subindo montanha,
    Árvore em lugares sem sentido,
    Montanhas gigantes em áreas totalmente planas,
    Enfim.

    • @Lunarcano
      @Lunarcano Před 3 lety +9

      Coloca um vulcão que fica pendurado no céu e a lava dele escorre pra cima

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +11

      Fica maneiro hahahah. Mas aí já eh um mundo com magia 😄 mas gostei. Se bobear vou roubar pra alguma aventura rs

    • @maiconcarvalho4565
      @maiconcarvalho4565 Před 3 lety

      Al-Gazarra, é você?

    • @Amanda-oj7ce
      @Amanda-oj7ce Před 2 lety

      @@Lunarcano boa ideia Akaksjssj

  • @sr_h3630
    @sr_h3630 Před 3 lety +2

    Ei leu, Estou preparando uma campanha no cenário de star trek, mas tenho um problema. Em star trek é muito comum se encontrar dezenas de novos mundos alienígenas viajando pouquíssimo tempo. Fica inviável como mestre preparar algo assim. Alguma dica?

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +3

      Até tenho. Só difícil botar aqui. Eh um programa que quero fazer, que eh um truque pros universos parecerem mto maiores do que necessariamente são. Vou tentar fazer quem sabe na próxima semana

  • @victorpaulo3207
    @victorpaulo3207 Před 4 měsíci

    Eu tenho ideia de sobra para geografia, culturas, sistema de magia, magias, itens, crafts, raças, biologia, botânica, sistema de nível e etc, mas quando se trata de história eu sou um zero a esquerda kkkk

  • @markperes177
    @markperes177 Před 3 lety +1

    Ola tudo bem? Eu tenho um cenário práticamente pronto. Gostaria de pública-lo e queria saber se gostaria de conhecer o cenário!

  • @reijoaoFLAMENGO
    @reijoaoFLAMENGO Před 3 lety

    Mais um vídeo sensacional.

  • @ronildocoelho6486
    @ronildocoelho6486 Před 3 lety

    Olá Leonardo! Poderia me tirar uma dúvida? Saberia dizer se o bardo soma metade da sua proficiência nos testes de iniciativa, já que iniciativa é um teste de habilidade (destreza)? Isso levando em consideração, é claro, um bardo que ja tenha a habilidade de classe Aptidão.

  • @rennanmartinslaurindodasil905

    Eu quero por viajem no tempo no meu jogo de RPG com robôs e Dragões que eu tô bolando dá certo?

  • @rennanmartinslaurindodasil905

    Como posso jogar um jogo de RPG com 6 dados de 9 lados? E me explica o que cada dado faz?
    Ps: o seu canal me fez eu antrar no Jogo de RPG de cabeça e gosto do seu canal 🙂

  • @flaviojfj
    @flaviojfj Před 3 lety

    Vdd. So nao entendo como um povo que vive em ilhas sem florestas consegue ter uma frota tão grande. Kkkkk

  • @Camillewr
    @Camillewr Před 3 lety +3

    Caramba, vim pela thumb msm
    Eu tô criando um mundo que é basicamente cidades isoladas em terras

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety

      Boooa. Espero que te ajude =)

    • @Camillewr
      @Camillewr Před 3 lety

      @@PensandoRPG bom na verdade, eu nem vi muita diferença desse vídeo para aquele outro, mas o adicional ajudou bastante

  • @snowcross8459
    @snowcross8459 Před 3 lety

    Topzeira bruh.

  • @ricardoluiskruchinski1570

    rio subindo montanha é típico do cenário de Tormenta. kkkkk

  • @rafaellasilva271
    @rafaellasilva271 Před 3 lety +1

    Fala como fuciona um clan nun rpg de mesa

  • @MauricioFRangel
    @MauricioFRangel Před 3 lety

    Ótimo video.

  • @drluck086
    @drluck086 Před 3 lety +6

    rios subindo montanhas khkhkh one piece

  • @luhhartmann623
    @luhhartmann623 Před 3 lety +12

    Pegando meu bloquinho para escrever.

  • @b.a.r.f1004
    @b.a.r.f1004 Před rokem

    alguem poderia indicar um rpg? um que não tão famosos em que é complexo do tipo de não ter um unico objetivo e que você "cria" sua historia sem caminhos pre definidos tipo escolher ser mal, bom, insano, etc e que ainda por cima seja solo ou seja sem multiplayer ou com opção de ser solo e sem apelação tipo 10 a 1000 em 10 minutos de gameplay

  • @BlackPower300
    @BlackPower300 Před 3 lety

    Bom vídeo

  • @cidadezrpg657
    @cidadezrpg657 Před 2 lety

    Tô começando agora e vou postar eu jogando RPG na escola kssksk

  • @MatheusSantos-cu3vj
    @MatheusSantos-cu3vj Před 2 lety

    Pra mim construir uma história preciso primeiro começar pela origem do universo!

  • @MariaJose-zd2qc
    @MariaJose-zd2qc Před 3 lety

    amei

  • @ashura_allen-otsutsuki_br2910
    @ashura_allen-otsutsuki_br2910 Před 10 měsíci

    porra vei tava querendo botar uma cachoeira que a agua sobe na masmorra reversa

  • @evandrostop7308
    @evandrostop7308 Před rokem

    na mitologia original cetus é o monstro que Andrômeda foi oferecido como sacrifício pela a arrogância de sua mãe

  • @matheushenriquerodrigues7413

    Mas cadê o link do pod cast ???

  • @kinomi789
    @kinomi789 Před 2 lety

    Em D&D os dragoes verdes podem repirar de baixo d'água, dão bons comandantes de frotas piratas, assim como os mortos vivos que não se afogao 😏

  • @rafael.s.rafael
    @rafael.s.rafael Před 3 lety

    Essa comparação do Japão com as Ilhas de ferros meio errada. O Japão é Grande pra Cacete.

    • @akmenos3931
      @akmenos3931 Před 3 lety +3

      Eles cremam pessoas pq não tem lugar pra cemitério '-'

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +4

      Não se comparado a sua população. Nem se comparado no mapa, ilhas de ferro em comparação a Westeros e Japão comparado a Ásia. É mais uma questão de o lugar tem recursos ou não. Japão, apesar de grande, além de uma população vasta, é cheio de áreas montanhosas. Logo, apesar do tamanho, ele tem uma escassez razoável de espaço, recursos e locais pra plantio se comparado às suas necessidades. Isso já faz bastante tempo.

    • @akmenos3931
      @akmenos3931 Před 3 lety +1

      @@PensandoRPG alias ótimo vídeo cara, continue assim

    • @PensandoRPG
      @PensandoRPG  Před 3 lety +1

      Valeu =)

    • @falkyrie5228
      @falkyrie5228 Před 3 lety +1

      Japão é pequeno veio, pelo menos quando comparado com países como China, Russia, Brazil, India, Australia, Estados Unidos, México, Canada, Argentina e por aí vai 😂

  • @marciodesouza73
    @marciodesouza73 Před 2 lety

    Eu não entendi porra nenhuma