MARQUESA DE SANTOS UMA HISTORIA REAL - 04 FINAL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 15. 04. 2012
  • Quarta e última parte do documentário Marquesa de Santos uma Historia Real .
    Direção de Dimas Oliveira Junior e Luis Felipe Harazin . 2002 . Rede SESC SENAC de Televisão. Realização WEDO Comunicação. Produção executiva : Branca Regina Rosa.
    O filme teve o apoio para a realização da Casa-Museu Quinta da Esperança (Alentejo-Cuba/Portugal): / casamuseuquintadaesper...

Komentáře • 294

  • @drykaribeiro9720
    @drykaribeiro9720 Před 5 lety +9

    Adorei o documentário, mtas coisas não sabia sobre a Marquesa de Santos. Independente se ela estava em uma posição de adúltera ou não, conhecer o lado mulher a frente do seu tempo foi bem interessante.

  • @keilajew
    @keilajew Před 5 lety +16

    Documentário magnífico!!! Parabéns!

  • @melsilva2735
    @melsilva2735 Před 4 lety +3

    Amei... é bom termos conhecimentos de grandes vultos, da nossa história.

  • @Luka497
    @Luka497 Před 5 lety +7

    Incrível, apenas hoje, aos 50 anos soube, por aqui, da história completa da Duquesa de Santos. A mais de 20 anos conheci uma pequena casa, no meio da floresta em Santos, chamada de Casa da maior idade, onde D. Pedro e ela se encontravam, mas como a maioria só sabia disso, que ela foi a amante de D. Pedro. Realmente o Brasil nunca conta sua historia direito. Fiquei feliz de ver aqui um pouco da história .

  • @edilaineoliveira6920
    @edilaineoliveira6920 Před 4 lety +3

    Nenhum pingo de orgulho.

  • @adelaidefranciscocarvalho399

    Um mulher forte, a frente do seu tempo. Coração generoso🙏🇧🇷

  • @alinecp16
    @alinecp16 Před 5 lety +24

    Acho maneiro falarem tanto que só no Brasil acontece isso. Esse pessoal comentando no video nunca estudou história!!

  • @carlosalbertotararam9145
    @carlosalbertotararam9145 Před 5 lety +16

    Meu Deus quanto ódio e desprezo no coração, já passaram 2 mil anos e o povo ainda atira pedras e depois acham que merecem o perdão de Deus...o progresso moral e espiritual vem do intimo de cada um, evoluir é nosso destino......

  • @anarogeriagoias3669
    @anarogeriagoias3669 Před 5 lety +30

    COM NOSSO DINHEIRO ELA REFEZ A VIDA, DINHEIRO COMPRA DIGNIDADE. QUAL ERA A PROFISSÃO DELA MESMO? CORTESÃ?

  • @MariaSilva-hl9de
    @MariaSilva-hl9de Před 5 lety +3

    MAS QUE prenda. Uma víbora perfeita.

  • @julianazinmangue9785
    @julianazinmangue9785 Před 11 lety +16

    Infelizmente hoje tudo que é ruim é bom ! O povo perdeu os valores .

  • @lilianesaravy6728
    @lilianesaravy6728 Před 4 lety +12

    NÃO ESQUECENDO DE QUE ELA JÁ HAVIA TRAÍDO SEU PRIMEIRO MARIDO, QUE A FLAGROU COM UM AMANTE NA CAMA E POR ISSO LEVOU DUAS FACADAS NAS COXAS. ESSA FEZ ESCOLA!

  • @licianaoliveira763
    @licianaoliveira763 Před 5 lety +7

    Coitada da primeira esposa de don Pedro sofreu muito partil por tristeza.

  • @oliviatedesco7045
    @oliviatedesco7045 Před rokem

    Adoro a Marquesa amo ouvir a história dela ,foi uma grande mulher!

  • @Luana.accont
    @Luana.accont Před 5 lety +45

    "Considerada santa" foi pra fechar com chave de ouro kkkkkkkkk

  • @MariaAparecida-nh8dr
    @MariaAparecida-nh8dr Před rokem +2

    No final da vida ajudou muita gente.

  • @pachamama35
    @pachamama35 Před 4 lety +6

    Sempre discute-se o envolvimento das mulheres, nunca dos homens. D. Pedro era o grande irresponsável e deve ter feito sofrer tanto a mulher como as amantes. Uma sociedade misógena , é assim até hoje.

  • @paulojosedepodestafilho9802

    D. Domitila foi o grande amor de D. Pedro I, que foi muito feliz ao lado dela, de 1822 a 1829. Paulo José De Podestá Filho, pentaneto-materno de S.M.I. D. Pedro I, na linha da Sra. Baronesa de Sorocaba, irmã da Sra. Marquesa de Santos.

  • @ethicae8532
    @ethicae8532 Před 5 lety +23

    Me perdoe os que pensam diferente, mas é dito aqui nesta parte do documentário que o comportamento da Marquesa de Santos não foi reprovável. Foi sim, pelo menos em seu relacionamento adúltero com o seu parceiro de alcova. Naturalmente não nos esqueceremos de seu sofrimento em sua trágica experiência num relacionamento ainda na tenra idade, dada em casamento num arranjo perverso. Isso também deve ser dito, para reprovar a atitude de seus pais, e da sociedade extremamente machista daquele tempo. Sua benemerência, sobretudo após seu casamento com o Brigadeiro Tobias de Aguiar, não apaga o seu comportamento reprovável com seu parceiro de adultério; uma vez que já era experiente no fracasso de um casamento arranjado, não deveria dar-se a ser mais um pivô do desgraçado casamento do Imperador com Maria Leopoldina. O Brasil nasceu cristão, e tendo na Bíblia Sagrada a regra de fé e prática religiosa que orientava a sociedade daqueles tempos (e ainda hoje), a despeito de uma grave distorção no anúncio dos textos sagrados feita pelos catequistas; não se trata aqui de um julgamento da pessoa, mas a constatação de algo que nunca mudou na visão moral derivada da própria Bíblia Sagrada. Não há como romantizar seu papel e de seu parceiro na depressão da Imperatriz Leopoldina. Por certo que também há que se destacar os arranjos políticos dos casamentos daqueles tempos (e até hoje alguns ainda se dão por isso), a jovem descendente do império austríaco pode ter se apaixonado verdadeiramente por seu marido Imperador do Brasil. Também pode ser verdadeira paixão por seu marido, o Brigadeiro, e desse amor o surgimento de uma verdadeira família. Por isso torcemos também, que ela tenha se arrependido de seus feitos nada dignos de seu passado na alcova de seu parceiro de adultério. Sua vida se dividiu em atos distintos, quase como uma peça de teatro que se desenrola. Sem mais detalhes porque o espaço aqui não é o adequado, nos cabe aprender sobre a história sem o caráter de juiz, tentar observá-la com as descobertas de agora alinhavadas a perspectiva da vida da época com todas as imbricações do Brasil de outrora. Adultério pode até ser algo socialmente comum hoje, mas biblicamente falando, jamais foi algo aceito por Deus, apenas sendo tolerado por Ele na "carta de divórcio mosaica". Os parâmetros descritos para definir adultério ainda permanecem nos textos sagrados dos judeus, que foram recepcionados pelo cristianismo.

  • @LadyCarolArts
    @LadyCarolArts Před 11 lety +30

    esse documentário tenta melhorar a imagem da marquesa de santos, mas sinceramente é muito difícil de acreditar que com tantos títulos, pensões e regalias, além de atentar contra a vida da irmã, ela não fosse interesseira, fala sério...