QUAL A PERGUNTA MAIS FEITA NUMA ENTREVISTA? COMO SABER QUANTO VOU GANHAR? Q&A |Bárbara Corby

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 13. 09. 2024
  • SUBSCREVE O CANAL AQUI E VEM FICAR JUNTINHO!
    goo.gl/13BoFG
    ABRE PARA VER MAIS
    SEGUE-ME NO INSTAGRAM: @BARBARACORBY
    / barbaracorby
    Olá a todos!
    Hoje trouxe a Ivania novamente para responder a todas as vossas perguntas sobre: currículos, entrevista de emprego, linkedin e mais!
    Espero que gostem :)
    ► SOBRE ESTE VÍDEO:
    ►SEGUE-ME NAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
    INSTAGRAM: / barbaracorby
    FACEBOOK: goo.gl/7ENkYK
    ► ACHO QUE TAMBÉM VAIS GOSTAR DESTES VÍDEOS:
    • HeyVouCasar - A nossa série de Casamento:
    www.youtube.co....
    • Decoração e Mudança de Casa:
    www.youtube.co....
    • Viagem a Cuba, Tailândia e mais!:
    www.youtube.co....
    *Este vídeo não tem conteúdo pago.
    ► Para contactar: geral@barbaracorby.com

Komentáře • 51

  • @DanielaSantos-tv8tt
    @DanielaSantos-tv8tt Před 3 lety +34

    Acho essa pergunta do defeito uma grande treta... A menos que a entrevistadora me diga um defeito dela, eu não sinto que deva dizer um defeito meu.
    Até porque eu não vou realmente dizer os meus defeitos, ninguém vai.
    Estas RH seguem muito um padrão mas depois não gostam de clichês. Eu não gosto mesmo nada disto...
    E até hoje entrei sempre nos empregos a que fui a entrevista, portanto nem é por aí.
    O meu maior conselho é: devem dar valor a vocês próprios. Vocês não precisam da empresa, a empresa é que precisa de vocês. Mostrem que querem trabalhar e, se for um chefe a entrevistar, mostrem que vão ser alguém tranquilo com quem trabalhar, e que sabem fazer aquilo que é pedido. Perguntem sobre a função, especialmente coisas mais específicas. Até porque é bom saberem ao que vão e mostrarem que têm interesse em trabalhar. É só isso.

  • @cristianacarreira56
    @cristianacarreira56 Před 3 lety +66

    Olá! Eu costumo enviar um e-mail após a entrevista pela seguinte razão: dizem que avisam caso a resposta seja positiva/negativa e depois nunca dizem nada. Envio um e-mail para ter a certeza para não pensar mais no assunto. Infelizmente hoje em dia há poucas empresas que têm respeito pelos candidatos e pelo facto de ter disponibilizado o meu tempo a deslocar-me à empresa. Um beijinho.

  • @nana82810
    @nana82810 Před 3 lety +46

    Gostei muito destes vídeos! Era muito interessante ter um direcionado para júniores/pessoas sem experiência porque a verdade é que o processo é totalmente diferente e muita coisa não se aplica.
    Sobretudo no que diz respeito à expectativa salarial, muitas vezes a candidatura é feita de forma espontânea por isso não é possível procurar a banda salarial associada a uma função, porque não sabemos ao que vamos 🤷🏻‍♀️

  • @PatriciaOliveira-uy5oh
    @PatriciaOliveira-uy5oh Před 3 lety +9

    Olá Barbara. Agradeco muito o teu vídeo, assim como a disponibilidade da tua amiga, mas nem tudo é um mar de rosas. À 1 ano acabei a minha licenciatura em GRH e à 1 ano que não arranjo emprego na minha área. Sim, licenciei-me e não consigo arranjar emprego. O próprio recrutamento de RH precisa de mudar, precisa de uma lufada de ar fresco. Já fui a algumas entrevistas e é verdade, eu fico muito nervosa nas entrevistas, por vezes nao consigo mostrar o meu verdadeiro eu, mas acreditas que a ultima entrevista que fui, a recrutadora virou-se para mim e disse: "estamos à procura de alguém para a área de recrutamento porque aqui ninguém gosta de fazer esse trabalho". A sério? Isso é algo que se diga a uma pessoa que, primeiro, não tem experiência nenhuma na área e procura aprender, segundo, que motivação isso dá à pessoa? Claro que nem tudo o que fazemos na nossa profissão é bom, especialmente no início, mas sei lá, dar um bocado de motivação também a quem estão a recrutar, certo? Neste momento sinto-me "desiludida", porque já enviei tantos, mas tantos curriculos, outros tantos sem nenhuma resposta, que no fim das contas já cheguei a mandar currículos para sitios que nada têm a ver com a minha área. Estou triste, porque esforcei-me 3 anos da minha vida em que TRABALHAVA e ESTUDAVA ao mesmo tempo, e parece que as empresas não dão significado à RESILIÊNCIA.
    *Desculpa o desabafo, mas sinto-me muito triste com a minha situação*
    Gostei muito do video e das dicas :)
    Beijinhos :*

  • @inespintoosorio6238
    @inespintoosorio6238 Před 3 lety +29

    Cada vez conta menos a média, isso é um facto. Só conta para quem pretende prosseguir estudos ou, eventualmente, multinacionais.

    • @mariasantiago2042
      @mariasantiago2042 Před 3 lety +5

      Para multinacionais nao interessa minimamente a media universitaria , interessa sim o que tens para oferecer a nivel de know how ,ou seja alem do curso o mais sabes fazer ,e como te comportas em algumas situacoes .

    • @inespintoosorio6238
      @inespintoosorio6238 Před 3 lety +1

      @@mariasantiago2042 sim, mas a média nesses casos também é um fator eliminatório, normalmente, apesar de não ser o essencial.

    • @mariasantiago2042
      @mariasantiago2042 Před 3 lety +3

      @@inespintoosorio6238 Trabalho com empresas da Escandinavia e quando vem miudos para trabalhar aqui como deve imaginar a media de universidades estrangeiras onde o metedo de ensino e completamente diferente nao interessa ,mesmo nada.Posso assegurar lhe.

  • @sarasofia2932
    @sarasofia2932 Před 3 lety +6

    Barbara, foram dois vídeos super úteis! Quem me dera que me tivessem dito tanta coisa importante quando eu entrei no mercado de trabalho!
    Há realmente detalhes que fazem toda a diferença!
    Ainda assim, há algo que toda a gente passa quando está em entrar em desespero para encontrar trabalho, e que aconteceu comigo!
    O facto de "gastarmos" tempo com a preparação da entrevista, as vezes até em deslocações, ficarmos entusiasmados por irmos a uma entrevista, e depois não recebermos feed back nenhum dói muito. A Iva justificou o porquê disto acontecer, entendo perfeitamente, mas caramba... Podem arranjar uma forma mais automática ou terem um programa específico para enviar algum feed back... É duro, para quem quer trabalhar, passar pelo mesmo processo N vezes, dias a fio, e depois zero feed back...
    Acho que é algo que terá que ser dado muito mais atenção e cuidado para com os candidatos.
    De qualquer das formas, agradeço imenso os vídeos porque a cada dica eu acenava a cabeça e lembrava-me que já passei por tudo e continuarei a passar 😉
    Obrigada pelo teu trabalho!

  • @marieb.f6634
    @marieb.f6634 Před 3 lety +6

    Acho muito parvo em Portugal ainda ser um problema questionar sobre quanto vai ser o ordenado !
    Vivo em Londres e TODOS os trabalhos anunciados, ja vem especificado o ordenado, e aplica quem estiver interessado. Num pais como Portugal, em que os ordenados sao baixos e as pessoas nao se podem dar ao luxo de simplesmente aceitar qualquer coisa, e' TOTALMENTE RIDICULO esperar que o povo aceite de bom grado qualquer ordenado que lhes queiram dar..
    Portugal infelizmente ainda esta' muito atrasado nesta questao ! Deve ser uma frustracao gigante ir a uma entrevista de trabalho e nem sabermos quanto vamos receber, sendo que ninguem neste mundo trabalho so' porque sim ...

  • @JM-nq1bk
    @JM-nq1bk Před 3 lety +36

    A Bárbara tem imenso jeito para comunicar mas a amiga dela nem por isso.. não gostei nada da energia dela.. 😳 mas adorei a 2a parte.. super interessante o conteúdo!

  • @JM-nq1bk
    @JM-nq1bk Před 3 lety +26

    Minar?
    Sempre me disseram para enviar na mesma, até mesmo em candidaturas espontâneas... mais vale tentar! Até mesmo porque podem guardar o nosso CVs para futuras vagas

    • @martaferreira7070
      @martaferreira7070 Před 3 lety +2

      Mas esse é o ponto de vista do "vale tudo, o não é garantido". Acho que faz sentido perceber o lado de lá e se isso nos prejudica. Não é a primeira gestora de RH a dizer isto, nem há de ser a última. Até porque é como ela disse, vão abrir o currículo, ver que não corresponde ao que foi pedido e mais depressa pensar "mas as pessoas não sabem ler?" Do que "olha... vou dar oportunidade a ver se ate se safa". Obviamente tudo isto em função dos requisitos pedidos. Se pedem 2 anos de experiência e a pessoa tem 1, até é aceitável. Mas se pedem 3 e se tem 0, vai-se mandar pra quê? O mesmo em relação a programas específicos (embora nesse aspeto entre a formação e aí já nao concordo que deva ser assim tão eliminatório).

  • @martafaria8149
    @martafaria8149 Před 3 lety +13

    Muito muito bons estes dois vídeos sobre o recrutamento, Bárbara!! Mega ideia! Parabéns. Um beijinho 😘

  • @minimensje
    @minimensje Před 3 lety +3

    Este conselho de não contatar a recrutadora presume que a tal pessoa seja perfeita. A minha mulher perdeu uma oportunidade de emprego mesmo por não termos contatado com uma recrutadora. Tinha afirmado que a entrevista tinha corrido na perfeição "de certeza que ficará com o lugar". No entanto, ela mudou de sítio dentro da empresa de recrutamento e esqueceu-se dessa vaga.
    Resultado, quando após (demasiado) tempo entramos em contato, ficámos a saber que o dossier ficou para trás no gabinete anterior...
    Aliás, também acho que se confirma, o interesse pela vaga, se for com um espaço, de tempo razoável.

  • @analuisa8982
    @analuisa8982 Před 3 lety +43

    já no outro vídeo aí a especialista disse que pessoas que enviam cv para todos anúncios estão minar as empresas e o mercado de trabalho e aqui voltou a dizer o mesmo. pessoas desempregadas minam as empresas? foda-se que falta de noção não deve saber certamente o que é estar desesperadamente à procura de emprego

    • @bapico3676
      @bapico3676 Před 3 lety +17

      Eu acho que ela respondeu no "melhor para ela" sendo de RH. Claro que quanto mais CVs certeiros tiver, menos trabalho tem em eliminar o que não interessa. Há uma coisa que ela disse que é errada "se não tens um requisito obrigatório, não te candidates". Isto é tão mentira!!! Quantas vezes as pessoas entram em empresas (e multinacionais incluidas sim!) sem preencher alguns dos requisitos? Acho que lhe falta experiencia na área para saber falar neste tipo de videos. Algumas coisas não se aplicam.
      "Enviar um email após a entrevista" disse logo a pessoa não deve pressionar o que é verdade mas e se vir pelo lado positivo, se for um email de cortesia após entrevista? Como disse, falta-lhe experiencia...

    • @Miss1Vogue
      @Miss1Vogue Před 3 lety

      sim até mesmo a Bárbara não pareceu concordar muito

    • @Miss1Vogue
      @Miss1Vogue Před 3 lety

      @@bapico3676 exato já trabalhei num sitio que o requisito obrigatório era espanhol e eu não tinha, e fiquei

  • @MF-rc5rc
    @MF-rc5rc Před 3 lety +5

    Os vídeos que eu precisava e não sabia, obrigada Bárbara por fazeres de nós moças fashionistas e educadas 😂😘

  • @carolinasoares545
    @carolinasoares545 Před 3 lety +1

    Obrigada, Bárbara por um vídeo tão útil!! O youtube pode ser também uma plataforma de informação e não só de entretenimento!

  • @anarita3227
    @anarita3227 Před 3 lety +1

    Adoro estes teus conteúdos, Bárbara!
    Podias trazer alguém ligado à Área da saúde, cá em Portugal ou lá fora.. Ligado à área da enfermagem seria muito interessante para mim.
    Obrigada!!
    Todo o sucesso do mundo! 🥰

  • @claudiacarvalho7600
    @claudiacarvalho7600 Před 3 lety +1

    Realmente nessa questão dos pontos a melhorar... Eu não entendo a 100%... Porque supostamente numa entrevista queres agradar e corresponder às expectativas. Focares-te no negativo não me parece boa opção. Serve apenas para que o entrevistador perceba se tens capacidade de reconhecer as tuas lacunas e defeitos mas... Não sei até que ponto é que isso é fundamental. Há outras formas de perceber o lado humilde da pessoa sem ser por aí.

  • @brunafernandes2654
    @brunafernandes2654 Před 3 lety +1

    A verdade é que este tema vai sempre gerar muito o que se falar, desde dicas, a pensar no que podemos melhorar! Mas acho que como pessoa que tenho passado pelos dois lados, eu tenho ido e tenho tido cuidados que acabaram de falar, mas as vezes as empresas nao tem o tal cuidado de nos dizer olha nao ficaram com a oportunidade!! Mas o video esta muito bom e adoro estes videos mais versatil 😍😍

  • @franciscaa1482
    @franciscaa1482 Před 3 lety

    Obrigada mais uma vez Bárbara. Estás com um conteúdo incrível! Super amei este vídeo 🥰

  • @elianamuelasfreitas128
    @elianamuelasfreitas128 Před 3 lety +2

    Barbara, e para primeiro emprego. Como ter a oportunidade. Que dica colocar para que a empresa tenha o interesse em ensinar.

  • @anaritadias8895
    @anaritadias8895 Před 3 lety

    Muitos parabéns Bárbara é muito obrigada por nos ajudares. Já alterei algumas coisas no meu CV graças ao teu vídeo. Obrigada 😊

  • @beatrizlouro575
    @beatrizlouro575 Před 3 lety

    Adoro este tipo de vídeos, são super úteis!! Obrigada Bárbara, beijinho

  • @miriamvicente8994
    @miriamvicente8994 Před 3 lety

    Os dois vídeos foram muito elucidativos! Muitos parabéns pela iniciativa 😘

  • @luysaandrade3018
    @luysaandrade3018 Před 3 lety +2

    A pergunta mais feita no Mc é: O salario importa?

  • @orgulhotuga4414
    @orgulhotuga4414 Před 2 lety

    na minha existência a Cunha superar todos entravos e rasteiras a pessoas nervosas. a Cunha passa logo a frente na empresa e dão oportunidades

  • @inesreis9971
    @inesreis9971 Před 3 lety

    Adorei o video. Excelente conteúdo. Beijinhos 😘😘😘😘

  • @inesdias142
    @inesdias142 Před 3 lety

    Obrigada, Bárbara! Ótimo conteúdo ✌🏻 muito útil

  • @sao203
    @sao203 Před 3 lety

    Maravilhoso VIDEO. Super util. Estava MESMO a precisar ❤😊 .

  • @mariateresaprisca4431
    @mariateresaprisca4431 Před 3 lety

    MEU DEUS CHEGUEI E
    SÓ TINHA 4 COMENTÁRIOS, LOVE YOU BÁRBARA 😍😍😍💛

  • @vanessa16silva
    @vanessa16silva Před 3 lety

    Gostei muito do vídeo!
    Vídeo útil!!
    Beijinhos!

  • @ritagoncalves1581
    @ritagoncalves1581 Před 3 lety

    Adorei este tipo de conteúdo!

  • @carlavieira9674
    @carlavieira9674 Před 3 lety

    Excelente! A tua convidada também está de parabéns beijinhos

  • @danielareis4380
    @danielareis4380 Před 3 lety

    Muito conteúdo!! 🙅‍♀️😘

  • @jclivingportoconcept5911

    Excelente conteúdo 👍🏼👍🏼

  • @joanaccalves1
    @joanaccalves1 Před 3 lety

    Excelente vídeo, obrigada.

  • @anarita3227
    @anarita3227 Před 3 lety +1

    Não mencionaram o Erasmus.. É Importante ou não, no currículo?

  • @theKarate21
    @theKarate21 Před 3 lety +1

    Por favor larguem o canva por favor!! juro quem é designer vai-me apoiar é que tenho um leve ataque de ansiedade cada vez que falam em canva...

    • @Chambellyy
      @Chambellyy Před 3 lety +1

      Porquê? Só curiosidade, desculpa a pergunta (até porque nunca usei mas conheço o programa )

    • @theKarate21
      @theKarate21 Před 3 lety +1

      @@Chambellyy em primeiro nunca confiava num site com um logo daqueles, depois aquilo é basicamente um "random word generator" (penso que sabes o que é, mas com logos, etc) depois, design é uma coisa pensada e quase cientifica muitos pensam que chegamos alí fazemos uns desenhinhos no computador e voi la, done, design é pensado para as pessoas e por pessoas e é preciso muita dor de cabeça para chegarmos aos resultados finais

    • @Chambellyy
      @Chambellyy Před 3 lety +1

      @@theKarate21 obrigada pela resposta! Faz todo o sentido

  • @CristinaPereira-dp4iy
    @CristinaPereira-dp4iy Před 3 lety

    Gostei mt......obrigada às 2😉

  • @catiamdbranco
    @catiamdbranco Před 3 lety +3

    Acho que o outfit diz muito da pessoa, porque ir de calções e chinelos por exemplo já demonstra a despreocupação e desleixo. Mesmo que seja num call center, não é desculpa para não se estar apresentável ainda pra mais porque o chefe não está atrás do telefone como os clientes.
    Parabéns Bárbara!

  • @anacosta2941
    @anacosta2941 Před 3 lety

    Primeira

  • @joanacardoso2804
    @joanacardoso2804 Před 3 lety

    Excelente conteúdo 😘