O QUE FOI A PIDE ?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 10. 2023
  • O QUE FOI A PIDE ?
    Se tiver paciência para colaborar nesta consulta que estamos a fazer, por favor responda a esta pergunta usando o espaço destinado aos comentários. Para si o que foi afinal a PIDE?

Komentáře • 36

  • @carlos-tuga
    @carlos-tuga Před 8 měsíci +16

    Boa noite, tenho uma pequena história sobre a PIDE e seus cães (bufos).
    Minha mãe era uma mulher muito bonita que namorava com o meu pai, um homem alto e forte também ele bonito, mas pobre, na altura pescador de sardinha.
    Minha mãe tinha muitos pretendentes, um deles filho de um médico da terra, um belo dia levaram o meu pai, um homem simples que não tinha nada com política, a PIDE não perseguia só quem atentasse contra o estado, também fazia favores aos "amigos e poderosos", no 1° dia começaram por fazer um interrogatório dito normal para a altura, á noite continuaram mas desta vez com uns estalos e murros, no 2° dia com poucas horas de sono as mesmas perguntas e mais uns murros, sem comer e só com água, sentaram-no numa cadeira com as mãos amarradas atrás e puseram-lhe um saco de sarapilheira na cabeça, entraram mais pessoas e a conversa mudou radicalmente, com perguntas como tinha conhecido a minha mãe, que não podia voltar a estar com ela e que tinha que ir para a pesca do bacalhau, o meu pai disse que iam casar e que não deixava a minha mãe, deram mais murros o meu pai caiu com a cadeira amarrada, no chão deram-lhe pontapés um acertou nos testículos, no chão e pela parte de baixo do saco o meu pai conseguiu ver o médico, também estaria lá o filho, um dos testículos inchou muito ficou enorme, mandaram o meu pai embora e disseram se não embarcares para a pesca do bacalhau vais voltar para cá.
    O meu pai com vergonha não foi a médico nenhum acabando por o testiculo desinchar e diminuir até desaparecer ficando só com um que deu para fazer sete filhos, duas raparigas e cinco rapazes.
    Por coincidência, acontece que para ganhar dinheiro e poderem casar o meu pai já tinha viagem marcada para a pesca do bacalhau, contra vontade de minha mãe que não queria que ele fosse, o meu pai fez três viagens, cada viagem tinha a duração média de seis meses, dependia muito da rapidez com que enchiam o navio de bacalhau, para quem não sabe a pesca do bacalhau era feita á linha em pequenos barcos de nome Dóri, cada camarada era descido neste pequeno barco do navio e pescavam individualmente, infelizmente morreram muitos, as condições eram péssimas, desde acidentes ou porque estes pequenos barcos naufragavam, outros desapareciam entre o nevoeiro não encontrando o navio, as temperaturas eram negativas nos bancos da terra nova, não devia ser nada fácil, só para homens de verdade, para terminar, quando foi possível ao meu pai acertar contas com os covardes, já o médico tinha falecido mas o filho e um dos PIDES, tiveram o castigo merecido.
    Só soube desta história depois de os meus pais falecerem, quem ma contou foi um tio, irmão da minha mãe.

  • @JoaoFernandes-mu5yz
    @JoaoFernandes-mu5yz Před 8 měsíci +3

    Nasci nos anos 90, por isso obviamente, sou neto da liberdade, mas cresci com a noção desse privilégio.
    Conta o meu avô que o irmão dele (meu tio avô) teve de fugir de Évora pois foi acusado de propaganda ao PCP, visto trabalhar numa tipografia - o que, orgulhosamente, era verdade!
    Um dia o meu avô foi chamado à sede da PIDE em Évora para prestar declarações sobre o paradeiro do seu irmão. O meu avô inventou a melhor historia que conseguiu naquele momento visto ter sido ele que o tinha levado a Torres Novas de carro umas semanas antes!
    Dias mais tarde, sem o meu tio-avô ter ainda dado sinal de vida, PIDEs bateram-lhe à porta de casa do meu avô (tendo a minha mãe 11 e o meu tio 5 anos) dizendo que tinha 7 dias para dizer onde o irmão dele estava ou o meu avô ficava preso na vez dele.
    Diz o meu avô que foram os dias mais angustiante da vida dele. O dilema de entregar o seu irmão e proteger os seus filhos ou proteger o seu irmão e a causa (a causa da liberdade, porque o meu avô nunca teve nenhuma ligação ao PCP) e arcar com as consequências, não o deixou dormir por algumas noites...... Este evento aconteceu no dia 22/04/1974.
    Dois dias depois de lhe baterem à porta, dá-se o 25 de Abril!
    Parece algo tirado de um livro, mas aconteceu, assim.

  • @user-zw9wi4ob1u
    @user-zw9wi4ob1u Před měsícem +1

    Boa noite. A história que vou contar obviamente não é da minha altura visto que sou do ano de 89 mas foi me contada pela minha mãe que a mãe dela (minha avó) era cozinheira da pide, no apartamento onde cresci que era um r/c tinha um alçapão no chão da casa de banho muito bem disfarçado que dava acesso às oficinas nas traseiras do prédio. Ora bem a minha avó não saia de casa quando não estava a trabalhar e para ir para o trabalho vinha um carro buscá-la á porta com 4 homens para a escoltar até ao trabalho e quando não estava á trabalhar sempre que tocavam á campainha ou batiam á porta a minha avó enfiava se no alçapão da casa de banho. Se é verdade ou mentira não posso confiar mas foi o que sempre me contaram. Grande abraço e tudo de bom

  • @1955lisbon
    @1955lisbon Před 7 měsíci +2

    Lembro-me dum caso que se passou comigo,em 1970 estando eu na varanda do aeroporto a ver os aviãos junto do bar existente ,que me apareceu um P.I.D.E. que me abordou tinha eu 21 anos e me perguntou o que estavam fazendo ali na varanda.dizendo eu que estava ali a passar o tempo, prega-me 2 estalos na cara e leva-me para a esquadra do aeroporto.Fizeram-me um interrogatório extenso e como estava prestes a embarcar para o Ultramar, me mandaram embora,ao fim de 2 horas com toda a identificação registada.

  • @francisconeves6657
    @francisconeves6657 Před 2 měsíci

    Eu tive em Transmissões em 1982 e ainda era preciso pedir uma Autorização para sair de Portugal, Bem tinha que informar, e quando estava no serviço Militar ainda tentei ir a Espanha por Vila Real de Santo António e foi barrado e a Polícia de Unidade Militar foi-me vuscar para o Quartel de Tavira!!!!

  • @eduardogomes9161
    @eduardogomes9161 Před 7 měsíci +1

    Em 1979, vim de férias, quando cumpria serviço militar na Guiné e marquei encontro com uma amiga na rua Fernandes Tomaz (Porto) e enquanto esperava estava a apreciar uma montra e apercebi - me de um indivíduo de gabardina e chapéu a olhar para mim. Desviei-me pois pensava ser um carteirista. Entretanto chegou a minha amiga e fomos lanchar a uma confeitaria nas proximidades. Quando já estava a lanchar, apercebi-me que no canto da sala estava sentado o mesmo senhor. Arrebitei a orelha um pouco desconfiado e saí com a minha amiga. Ela seguiu para casa dela e eu fui para a minha. Quando cheguei a casa passado umas 2 horas. O meu saudoso disse-me que tinha estado um senhor de gabardina e chapéu a perguntar por mim, dizendo que era um amigo meu e que eu quando saísse de casa dizer mais ou menos a que horas chegava. Aí cheguei à confirmação que era esse senhor. O motivo dessa visita à minha pessoa foi motivada de eu ter uma especialidade no serviço militar de comunicações e cripto. Nessa época os militares destas especialidades É dessem um espirro, tinham a PIDE à perna.

  • @vitormanuelferreira
    @vitormanuelferreira Před 8 měsíci +3

    O pai do jogador Eurico que jogou nos três grandes tambem era PIDE só ficamos a saber quando os. Militares o foram buscar preso na Povoa de Santo Adriao.

  • @carlosbicheiro1209
    @carlosbicheiro1209 Před 8 měsíci +2

    Uma organizacao tenebrosa que me perseguiram. Mas vinguei-me em Mocambique no servico militar, cortando-lhes nos abastecimentos.

  • @user-kz1uq6fh8t
    @user-kz1uq6fh8t Před 8 měsíci +1

    Boa noite sr Guilherme, o meu avô chegou a dizer-me que em cada aldeia havia um bufo um abraço

  • @francisconeves6657
    @francisconeves6657 Před 2 měsíci

    Normalmente eram "Premiados " com Fiscais, Eram Fiscais de Caça, Fiscais de Rios e por aí eram assim conpensados !!

  • @paulogomes458
    @paulogomes458 Před 8 měsíci

    Lembro -me em miúdo, com dez anos (1960) , ir com o meu pai ao café, mas um belo dia quando chegamos, um dos amigos do meu pai disse-lhe em voz baixa , hoje nem piu !
    Achei estanho , questionei,o meu disse-me , mais tarde explico-te e explicou !
    Assim comecei a formar a minha consciência política .
    Naquele dia havia um bufo infiltrado .

  • @bicas.d
    @bicas.d Před 8 měsíci +1

    Lembro bem os bufos no tempo do covid.

  • @RJLpt
    @RJLpt Před 2 měsíci

    Obrigado pelo vídeo.
    Grande parte das pessoas que viveram o Estado Novo já não estão entre nós, naturalmente. E com o decorrer do tempo elas vão sendo cada vez mesmos, como é óbvio.
    Chegará a década em que ninguém viveu o que quer que seja do Estado Novo e poucos poderão abordar o tema com autoridade. Infelizmente, este facto tem deixado um vazio que tem sido aproveitado para os novos cães-de-fila do salazarismo fazerem por voltar para trás, uma vez que as vítimas do fascismo já não estão vivas para defender a História com o conhecimento dos factos.
    Continuem a partilhar as vossas experiências para salvaguardar a memória do povo. A campanha de demonização de Abril e santificação do Estado Novo tem tido cada vez mais terreno fértil para se alastrar e traz com ela a mentira sobre um passado idealizado que nunca existiu para cultivar um sentimento de nostalgia tão típica do ser-humano...

  • @fernandarabeco5618
    @fernandarabeco5618 Před 8 měsíci

    Policia de intervenção em defesa do estado. Tinham vários informadores entre o povo. ,até vizinhos que tinham os seus rivais se lembravam de dizer que aquele ou outro era comunista e lá iam para interrogatório segundo diziam bastante doloroso

  • @de-7330
    @de-7330 Před 28 dny

    Inquisicao.

  • @helderdelgado5857
    @helderdelgado5857 Před 8 měsíci

    Boas,qual a admiração de existirem informadores,um certo presidente de câmera até pertencia à UN,aliás tem pertencido a tudo,daí possuir o património que tem,assustador, abraço

  • @marcosantos6958
    @marcosantos6958 Před 8 měsíci

    Olá não sendo do tempo, segundo me lembro do que a minha rica mãe contou, transmontana de Ermelo, foi uma época muito pobre do povo que vivia no campo, era proibido falar em publico ou com pessoas estranhas sobre o estado português, pois se chegasse alguma informação a alguém da PIDE eram abordados e levados para interrogatórios, sendo perseguidos e agredidos!!!

  • @Diogosebastiaoo
    @Diogosebastiaoo Před 8 měsíci

    O meu tio avó ia a passar em frente ao jardim da Cova da Piadade, a PIDE parou o carro atrás dele chamaram pelo nome dele fora do carro, ele assustado correu e deram lhe 2 tiros nas costas, acabando por cair morto no chão

  • @eduardogomes9161
    @eduardogomes9161 Před 7 měsíci

    Corrijo a data de 1979 para 1969 no meu comentário.

  • @carlosperr4955
    @carlosperr4955 Před 8 měsíci +1

    para mim a PIDE foi uma organização estúpida equiparada a santa inquisição mas havia muito mais para dizer e contar❤

  • @user-cp4ie3ju4f
    @user-cp4ie3ju4f Před 8 měsíci

    Quadras compostas por:Alfredo Alegre

  • @Bagorra
    @Bagorra Před 7 měsíci

    1 grupo de meninos de coro, atmados aos cucos .

  • @FernandaNascimento-sy4dv
    @FernandaNascimento-sy4dv Před 8 měsíci

    A pide era a policia política

  • @judisavy1573
    @judisavy1573 Před 8 měsíci +1

    Guilherme, o SALAZAR só falhou com a PIDE….se reparar Portugal continua com a PIDE só que é disfarçada…. …..quem pode falar o que senti num emprego? Qualquer trabalhador que não obedecer ao patronato que se não deixe explorar etc etc é despedido…. Enfim tudo disfarçado mas com a mesma finalidade A PIDE está presente…..

  • @SandrasapoptSandra
    @SandrasapoptSandra Před 24 dny

    Os militares, todos, incluidos os do 25 de Abril, na guerra de Africa viveram em estreita colaboração com a Pide, mais do que se escreve e fala...ou não escreve...eram os pides que davam as informações aos militares para as acções de defesa ou ataque e eram os militares....do quadro....que entregavam os guerrilheiros ....a Pide. Era bom não haver tantos herois e haver mais verdade.

  • @Josesilva-us7pt
    @Josesilva-us7pt Před 8 měsíci

    O meu colega mataou um mesmo junto ao S.Luis conforme saiam nós revistam e até baixamos as calças a um para lhe tirar a arma que escondia nas cuecas

  • @Josesilva-us7pt
    @Josesilva-us7pt Před 8 měsíci

    A polícia política de estado do Salazar