Lilian Bacich: STEM - O que é e como aplicar? | Educa Talks

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 02. 2020
  • Neste episódio, entrevistamos a educadora Lilian Bacich que nos contou o que STEM e como fazer projetos de ciência e tecnologia integrando áreas.
    #STEM #STEAM #LilianBacich
    Vídeos retirados dos canais Edutopia e Dysart Unified School District para ilustração:
    • STEAM Education
    • STEAM + Project-Based ...
    O Educa Talks é realizado por José Moran e Paola Cicarelli com o apoio da ABED e Cuboz.
    Junte-se à nossa comunidade de aprendizagem: www.cuboz.com/abed
    Sobre os Apresentadores:
    José Moran é professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado). Foi um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenou alguns programas de educação híbrida (blended learning) e à distância. Coordena um grupo de pesquisa sobre Formação Inovadora de Professores no Instituto Singularidades de São Paulo. Fez Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP.
    Contato: moran10@gmail.com
    Blog: www2.eca.usp.br/moran/
    Paola Cicarelli é CEO da Cuboz, conselheira de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), criadora do movimento Crazy Education Revolution e do Projeto CAAOS, tem experiência em Comunidades de Aprendizagem, Educação a Distância, Inovação e Aprendizagem Ativa. É mentora no Founder Institute.
    Contato: / paolacica. .
    Conheça a Cuboz, uma plataforma para professores e especialistas que desejam dar aulas online com metodologias ativas:
    www.cuboz.com

Komentáře • 11

  • @jocelmaramosjocelma-bz7zm
    @jocelmaramosjocelma-bz7zm Před 3 měsíci +1

    bom dia a todos , que dupla maravilhosa.

  • @ritatorres8473
    @ritatorres8473 Před 3 lety +5

    Para participar de diálogos on-line precisamos sair do modelo antigo e nos melhorarmos como ser humano para realmente contribuir. Vamos discutir temas e não pessoas. Vamos criar juntos e nos apoiarmos. Destruir não faz a diferença, o que faz a diferença é contribuir. Gostei muito deste bate-papo.

  • @walesckochimendes9764
    @walesckochimendes9764 Před 2 měsíci +1

    o brabo é quando você tenta fazer um projeto multidisciplinar, sabendo que o projeto pode dar certo e integrar as disciplinas e os outros professores não querem sair da sua caixinha. Como professor de Física, vi que a professora estava trabalhando com a Filosofia da Ciência e os alunos estavam vendo a Epistemologia de Thomas Kunh que tem alguns pontos bem interessantes aplicado no desenvolvimento da Física.

  • @portaldomecanico
    @portaldomecanico Před 4 lety +7

    Estou convencido que a integração de áreas favorece a formação do cidadão consciente de seu papel na sociedade e gera inquietação quanto aos fatos que o cerca e o move à ação.

  • @CesarObeid
    @CesarObeid Před 4 lety +2

    Excelente trabalho.

  •  Před rokem +1

    A Base é sim currículo obrigatório nos seus conteúdos mínimos, diferencia na parte versificada porque envolve a questão regional, os itinerários formativos ou eletivas.

  •  Před rokem +3

    Triste é saber que toda está qualidade de ensino não chega a escola pública, porque na escola pública não há recursos para aplicar todas estas metodologias. Um bom laboratório de informática, robótica, um laboratório de Biologia e Química impossível. Para onde vai a verba das escolas públicas e porque o recurso não chega, não sei.

  • @lucianamaria11067
    @lucianamaria11067 Před 2 lety +2

    A profª doutora tem muito conhecimento, porém, acredito que ela deveria se policiar quando outra pessoa está desenvolvendo um raciocínio e deixar que esta conclua até o final. Ela se mostrou ansiosa nas falas e um pouco mal educada. Já o professor...um lord!

  • @alessandranobrega-logoali9202

    Vejo tudo isso relacionado realmente ligado às ciências, mas querem forçar a integração de história sem considerar as características próprias da área, por exemplo

  • @AlaorSaccomano
    @AlaorSaccomano Před rokem

    Poucas referências quanto ao STEM? Sério? Deveriam conhecer os métodos de ensino aplicados pelo SENAI SP na década de 1990 ou ainda, a formação que era ministrada no Colégio Técnico Federal entre os anos 1980 à 2000. Muito disto se perdeu devido às enganosas políticas de ensino estimuladas nos âmbitos federal e estaduais, mas agora, porque surgiu um novo acrônimo dizer que nada havia antes é um tremendo erro, típico da pedagogia.

  • @prodiz1
    @prodiz1 Před 3 lety +10

    mulher chata, ela não deixa o professor falar, o interrompe toda hora e qdo o deixa falar fala junto e interrompe sem a menor educação e pudor... e fica só no eu fiz, eu fui, eu disse... Tá precisando aprender mais "doutora" O prof falou menos e disse muito mais. Aprenda com ele.