Quem realmente ganhou na França e Reino Unido | Ponto de Partida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 07. 2024

Komentáře • 362

  • @lucianodias73
    @lucianodias73 Před 12 dny +9

    Depois de muito procurar, encontrei alguém que pensa diferente de mim e que consegue expor suas posições de maneira assertiva e coerente, sem estridência, alguém com quem eu conseguiria dialogar sem ser ofendido, xingado.
    Finalmente achei um bom contraponto às minhas convicções.

  • @abacate_com_limao_
    @abacate_com_limao_ Před 13 dny +13

    Esse trecho merece um corte em todas as redes: "Você era visto como cidadão-modelo, e passou a ser visto como bárbaro por gente mais rica, mais bem estudada e com mais poder que você. É humilhante."
    Quanto mais pessoas entenderem PRA ONTEM essa visão, melhor podemos trabalhar a questão da direita radicalizada, ao invés de ficar chamando todo mundo de fascista.
    Parabéns pela análise, Pedro.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +2

      Corrigindo: "Visto como bárbaro por gente mais rica, QUE PENSA que é mais estudada, e que PENSA que tem mais poder que voce".

    • @tmzFRM
      @tmzFRM Před 13 dny +3

      Acho que a gente precisa deixar de chamar a direita radicalizada de fascista quando ela deixar de ser adequadamente descritível como fascismo, ué. Deixar de fazer isso é naturalizar essa posição.
      Além disso, é descaso epistêmico. "A rose by any other name...". Não é como se fosse uma questão de opção pessoal chamar algo de fascismo ou não.
      O argumento de que isso tem sido pouco eficaz no combate da direita propriamente chamada fascista, inclusive, é demonstravelmente falso. É precisamente quando tentam contemporizar isso que ele avança - foi assim no reino unido em 2016, nos EUA em 2016 e aqui em 2016 e de novo em 2018.
      É quando as pessoas deixam de ter medo de dar nome aos bois e formam uma frente ampla contra o fascismo explicitamente que o combate a ele resulta - foi assim nos EUA em 2020, aqui em 2022 e no Reino Unido e na França este ano.
      O maior perigo é que as pessoas esqueçam essa lição e caiam nesse encimadomurismo que tão frequentemente o próprio Dória, infelizmente, assume.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 12 dny

      @@tmzFRM troca "fascismo" por "comunismo" , e esse texto aí poderia ser assinado pelo Olavo do Zaralho.

    • @tmzFRM
      @tmzFRM Před 12 dny +1

      @@MillorsGhost a única coisa que poderia ser atribuída a Olavo de Carvalho neste diálogo é a tentativa de equivalência espúria que você fez.
      A importância da denúncia do fascismo como fascismo tem ampla tradição no debate político e, nos últimos anos, é algo tão próximo de um consenso entre aqueles que valorizam a democracia, quanto algo pode ser numa ciência social/humana.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 12 dny

      @@tmzFRM assim como outras formas de totalitarismo, como por exemplo, o comunismo. E voce tem razao, DESDE que seja fascismo mesmo e nao uma demonizaçao do adversário. Prática stalinista bem comum, diga-se de passagem, e que foi copiada pela esquerda brasileira durante décadas.

  • @Marcelo-xj9np
    @Marcelo-xj9np Před 14 dny +9

    Uma pergunta é, ainda que tenha sido uma frente ampla, o centro ganharia sem a esquerda junto? Porque muito se fala que a esquerda só ganhou porque teve votos do centro. Mas porque agente não inverte essa pergunta, o centro faria oq sem a esquerda junto?

  • @andrephi10s
    @andrephi10s Před 14 dny +9

    Eu não era de esquerda, hoje sou e desci do muro não por questões econômicas, a tal da alienação, da consciência de classe, mas pelos valores modernos. A esquerda em geral precisa abordar cada pessoa de forma individual e não com o discurso pronto de "oh lá o pobre de direita". O Pedro está certinho nesse vídeo, muitas vezes não é a economia que pega o eleitor.

  • @rogeriobrum138
    @rogeriobrum138 Před 13 dny +5

    Os que não se preocupam com a desigualdade, mas com "valores", em breve descobrirão quanto custa não ter mais dinheiro para pagar a escola, o plano de saúde, a prestação da casa, o carro novo e não se aposentar. Será que vão aplaudir o estado mínimo nesse futuro?

  • @tonsantos3696
    @tonsantos3696 Před 13 dny +5

    Concordo com o Pedro só coloco um grande adendo :O grande problema é a imensa desigualdade social que é crescente ,o dinheiro está cada vez mais concentrando na mão de poucos deixando a classe trabalhadora "perdida" com salários baixos sem poder de consumo enquanto a internet prega mais e mais consumos (sim a internet aumentou demais a base de comparação) e sem poder pra consumir igual os "influencers" gera meio que um pouco de revolta e consequente radicalização por discursos rasos de extremistas

  • @martinhasilva2856
    @martinhasilva2856 Před 12 dny +10

    muito legal sua explicação, mas sua defesa pela direita, sobre a organização social estática dando segurança é um desvio, é discurso de quem está na zona de conforto com os beneficios de quem sempre esteve numa melhor posição, mas imagina o que seria do mundo se não fosse quem quer o progresso, a mudança, quem passa a reconhecer o direito do outro? se não fosse o pensamento à esquerda conforme sua explicação, ainda estaríamos na idade média, ou nem isso.

  • @fernandodeaquino7144
    @fernandodeaquino7144 Před 13 dny +5

    Pedro, boa argumentação, como sempre. Eu acrescentaria que existe mais um tipo de pobre de direita, aquele que é oprimido, mas que não quer acabar com a opressão, quer se tornar um opressor.

  • @RamonArruda
    @RamonArruda Před 13 dny +5

    Dizer que "a França é pros franceses" é uma máxima compartilhada pela extrema-direita de Le Pen e pelo LFI de Mélenchon é muito errado. Beira a desonestidade afirmar isso, sem explicar que a concepção de francês, para a LFI, é generosa e acolhedora, ao passo que, para o RN, é racista, elitista e excludente ao extremo..

  • @anamariabrandicurtu4243
    @anamariabrandicurtu4243 Před 13 dny +3

    Pedro, o melhor é que, a abrangência do seu pensamento sempre nos mostra ou elabora um ponto pouco explorado. E você é erudito sem ser complicado. Valeu!

  • @guendalight
    @guendalight Před 14 dny +8

    Top sua análise Pedro! Senti muita falta dessa sua pegada nas análises aqui. O aspecto psicológico dos votos é imenso. Ninguém leu programa nenhum. O voto da extrema direita é aquele voto do deprimido, da saudade do passado... de uma França que nunca será mais a mesma e o voto da esquerda Melanchon é o voto da ansiedade...do medo do futuro. Claro que votei no Front Populaire, mas vai ser aquela bagunça. Tipo festa que a gente convida atual namorado, ex marido, amante, vizinho chato, tio alcoólatra, amigo intelectual e conhecido do forró. A extrema direita nunca teve tantos deputados , 143 ao todo... Esse país é muito complexo.. Veremos no que vai dar. Mas como binacional, mulher e vivendo longe de Paris, foi um baita alívio o Front Populaire ter levado.

  • @paulofernandojuca
    @paulofernandojuca Před 13 dny +2

    Excelente análise, Pedrão!!! Há muito que desejo um Ponto de Partida como esse!!! Seria fundamental fazer chegar esse vídeo/texto à maior quantidade de pessoas possível!! Seria muito importante compreender o que se passa na sociedade global, suas transformações, para melhor nos preparar para "ressocializar" as ovelhas desgarradas!!! Parabéns!!! Abraço

  • @esperanzatapianieto7836
    @esperanzatapianieto7836 Před 12 dny +2

    Muito feliz de ver o MEIO se expandir!!!!😊

  • @luanthambo9410
    @luanthambo9410 Před 13 dny +2

    Essa foi de longe uma das melhores analises que ja fez Pedro!

  • @Scopus9500
    @Scopus9500 Před 14 dny +2

    Finalmente concordei com você. Num rasgo de honestidade, me vejo obrigado a compartilhar seu vídeo no "LADO DIREITO!"

  • @rodrigotavaresmendonca
    @rodrigotavaresmendonca Před 13 dny +5

    Pedro, no vídeo de sexta passada você apontou erros do desenvolvimentismo, como querer desenvolver indústrias brasileiras de navio e computador. Agora Embrapa, Embraer, Petrobras e outras ainda não são acertos do desenvolvimentismo? O erro não é rotular em excesso, buscar sempre distinguir políticas desenvolvimentistas ou liberais, por exemplo? O caminho não é o pragmatismo, ou seja, pode-se adotar um tipo de política ou outro, desde que funcione?

  • @mikelopes2575
    @mikelopes2575 Před 14 dny +5

    No fim Delfim Netto é que tinha razão. Esquerda e direita deveria servir só pra sinal de trânsito! 😅

  • @auroracavalcanti4844
    @auroracavalcanti4844 Před 14 dny +3

    Pedro, gratidao por deixar o complicado simplificado e esclarecedor.

  • @RafaelFM55
    @RafaelFM55 Před 14 dny +9

    Ótimo vídeo, Pedro. Dois pontos: Se a dignidade não é só dinheiro, não é só crescimento econômico, elevação do padrão de vida, diminuição das desigualdades, o que fazer? Pq eu, como um liberal-socialista, defendo uma estratégia ousada de redução de desigualdades, de ajudar na transição de empregos, maior seguridade social nessa transição, aumentar oportunidades, distribuir educação de qualidade etc etc. Mas se o que os "perdedores" entendem por dignidade é continuar sendo preconceituosos, ofensivos, voltar a um passado em que a vida de minorias era muito pior, o que fazer? Diminuir a velocidade de mudança? Isso seria dizer para os que ainda hoje sofrem, apesar de avanços (as minorias), que a melhora de vida deles tem que esperar pq alguns se incomodam com isso. Nesse cenário, não tem pq eles ficarem mais felizes do que o que os comservadores estão hoje. Se o aumento da dignidade de minorias é a diminuição da percepção de dignidade dessa classe média baixa, se o que eles querem é continuar ofendendo, mandando, tendo um status maior que o resto, então não há saída, eles tem que continuar perdendo, não? Tudo que pode ser oferecido é no campo econômico. É um estado de bem estar moderno, adaptado aos desafios da globalização.
    Outra coisa é sobre o sistema eleitoral:
    Se o sistema eleitoral britânico ou francês fosse diferente, os eleitores votariam diferente, então não é mt relevante pensar que o reform teve mt voto, pq o que importa é ganhar distrito. Se ter mt voto importasse, a estratégia dos partidos seria outra. É o mesmo que quem diz que Corbyn foi melhor que o Starmer pq teve mais voto. Não foi. Starmer foi melhor pq conseguiu mais cadeiras, isso que importa. Um candidato ter 70% dos votos num distrito é menos relevante do que 4 candidatos cada um ganhar com 51% em 4 distritos diferentes.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +2

      O problema é de percepção. Tem gente , como voce, que chama pautas identitárias de "avanços". Para outros, nao só bolsonaristas mas intelectuais de calibre, o identitarismo é tão totalitário e racista quanto à extrema direita.

    • @RafaelFM55
      @RafaelFM55 Před 14 dny +3

      ​@@MillorsGhost
      Não falei em movimentos "identitários". O anti-identitarismo é tão cego quanto o que chamam de "identitarismo". Eu compro o argumento de que a forma dos movimentos, a agressividade, violência, alienação, pode ser problemática. Mas o conteúdo, que é a luta contra o racismo, à favor de direitos femininos, direitos LGBT, imigrantes etc, nada disso é negociável. A forma pode ser debatida. O conteúdo, não. Ninguém pode ter o direito de sair dizendo impropérios racistas, por exemplo, sem sofrer algum tipo de consequência.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny

      @@RafaelFM55 claro. Acho que o "padrão-ouro" do combate ao racismo seriam as ideias do Martin Luther King, correto? A militância antiracista atual o emula ou é bem mais radical? A militancia atual economiza no uso de adjetivaçoes extremamente ofensivas para uma pessoa inocente, como "racista", ou sai acusando tudo e todos? Em tempo: tudo isso que voce mencionou sao exatamente os identitários. Woke. Como queira chamar. São os criadores de bolsonaristas.

    • @matheusc8330
      @matheusc8330 Před 14 dny +2

      ​@@MillorsGhost como vc classifica seu grau de conhecimento sobre a atuação e idéias do Martin Luther King?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny

      @@matheusc8330 razoável.

  • @001ofs
    @001ofs Před 12 dny +2

    Esse vídeo tinha de passar nos comitês da esquerda para que se possa entender o tal "pobre de direita". Uma verdadeira aula

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli Před 14 dny +5

    Excelente Reflexão !!!

  • @sergio.ssantos
    @sergio.ssantos Před 14 dny +14

    No fundo, por razões não necessariamente semelhantes, tá todo mundo puto com o capitalismo tardio mesmo.

    • @Diego_Cherobino
      @Diego_Cherobino Před 14 dny +4

      Sim, ele pega a consequência, dessa classe media sem emprego, sem perspectiva de futuro melhor e coloca como sendo apenas algo de ressentimento puro, e eu discordo é material, tá todo mundo tendo de trabalhar 10x mais do que a geração anterior para ter os mesmos bens... simples assim, ele desconsidera a crise de 2008, e os choques de austeridade para tampar os rombos causados por essas políticas de desregulamentação...

  • @dbluso
    @dbluso Před 13 dny +4

    Muito boa leitura do motivo que levou as pessoas a se radicalizarem. Esse esforço por compreender é muito necessário e o Meio tem feito isso muito bem. Obrigado! Demonizar não é o caminho.

  • @tertulianosoares
    @tertulianosoares Před 14 dny +2

    Parabéns pela comunicação tão precisa sobre temas complexos e que são uma novidade confrontante aos esquemas tradicionais que trazemos conosco.

  • @hebertpantro
    @hebertpantro Před 12 dny +2

    Excelente vídeo como sempre

  • @ledsamb
    @ledsamb Před 13 dny +4

    Pra quem não tem renda definida como eu, brigando todos os dias pra botar comida e pagar contas, cuidar de filho...me dá um frio na espinha quando se passa pano no "conservadorismo da direita brasileira" que não vê nada de mais em pagar mal os profissionais que os servem..
    Escutamos de pessoas abastadas " me ajude" na hora de receber o dinheiro após concluir o serviço, querendo diminuir o que já tinha sido acertado..
    Por essa razão que o discurso de que pobre de direita é um tiro no pé sim...
    E mesmo ciente das mudanças inevitáveis no mundo, como doenças, extinção de profissões, declínio do dinheiro em espécie, praticamente imitando a arte dos filmes futuristas, com uma nova proposta de remuneração...
    Normalmente, pra pior em relação ao pobre...
    Pode parecer "mi mi mi' esse murmúrio.Mas só me faz"credibilizar " mais a visão do professor Jessé Sousa do que os cientistas políticos liberais citados..
    🧐🙄🥴

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny

      Isso aí é simplismo. e Jessé Sousa é um maniqueísta conhecido.

    • @daniloporto
      @daniloporto Před 13 dny

      É mimimi sim. E uma análise muito rasa. O tal Jessé é um ideólogo

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      Nao adianta, petista acha que toda pessoa abastada é a Odette Roitmann. Vivem num mundo de historinha infantil, lobo mau, bruxa, etc...

  • @pablolins1429
    @pablolins1429 Před 13 dny +1

    Pedro, sou professor de Geografia e achei excelente a análise. Um ótimo resumo da geopolítica no cenário da União Europeia, mas que acaba sendo refletido mundo afora.

  • @helmarjr
    @helmarjr Před 14 dny +2

    Excelente vídeo. Explica muita coisa. Parabéns.

  • @Bar-uq8bn
    @Bar-uq8bn Před 13 dny +1

    Melhor e mais rápida (kkkk) explicação do momento que eu já vi aqui pela rede.

  • @michelmotta4339
    @michelmotta4339 Před 13 dny +4

    A economia continua sendo fundamental em qualquer processo politico, no final ela sempre prevalece! identitarismo e politica de costumes é uma cortina de fumaça para desviar a população do que realmente importa. A PRODUÇÃO ECONOMICA

    • @simeaomateus2777
      @simeaomateus2777 Před 13 dny

      Concordo, mesmo que seja verdade que o pobre de direita dê mais importância à pauta de costumes objetivamente na vida dele, quer ele saiba ou queira, é o aumento acima da inflação ou a taxa de emprego que realmente importa.

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny

      @@simeaomateus2777 já não é mais assim, como a realidade cansa de mostrar.

    • @simeaomateus2777
      @simeaomateus2777 Před 11 dny

      @@TheAscunha você entendeu o que eu disse? Objetivamente, concretamente, o que afeta a vida concreta do pobre não são pautas morais, mas se ele vai ter dinheiro no fim do mês para pagar o aluguel e o gás. Ele sabe disso, o problema é que ele se deixa levar por ideologias moralizantes que o fazem acreditar que é a liberação do aborto que vai piorar a sua vida, quando na verdade são as meninas pobres que morrem fazendo aborto em lugares clandestinos.

  • @raoneholanda7204
    @raoneholanda7204 Před 14 dny +2

    Adoro suas análises ❤

  • @fmpinto
    @fmpinto Před 14 dny +2

    Gostei muito da análise. Embora o Pedro fale disso o tempo todo, faltou falar neste vídeo, para o telespectador causal o do Meio, sobre o enorme poder das redes sociais como catalisador da radicalização. No mais, só acho que faz bem mais de vinte anos que a medicina nos permite viver bem mais que sessenta anos.

  • @rodrigo.rebelatto
    @rodrigo.rebelatto Před 14 dny +2

    Esse foi o vídeo do meio que mais me abriu a cabeça até agora (e acompanho tem anos). Nunca tinha correlacionado essa busca por esteriótipos de trabalho, que até antigamente seriam mais sindicalizados e “de esquerda” mas que estão sumindo, ao conservadorismos. Faz total sentido.

    • @marlinsilva7431
      @marlinsilva7431 Před 14 dny +1

      Veja Richard Sennet, A Corrosão do Caráter. É muito sobre isso

  • @tiagodasilvapinz7465
    @tiagodasilvapinz7465 Před 14 dny +4

    Pedro Doria, ótima análise! Sugiro a você a leitura de "A hipocondria da antipolítica", escrita de maneira visionária por Domenico Losurdo nos anos 90.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +1

      Pq ele leria apologista do stalinismo?

    • @tiagodasilvapinz7465
      @tiagodasilvapinz7465 Před 13 dny

      "A hipocondria da antipolítica" foi publicada em 1997. Nesta obra, Domenico Losurdo analisa a tendência crescente de rejeição da política tradicional e discute as implicações dessa desconfiança para a democracia e a participação cívica.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      @@tiagodasilvapinz7465 sim, e pq esses apologista do stalinismo deveria ser lido?

    • @tiagodasilvapinz7465
      @tiagodasilvapinz7465 Před 13 dny +1

      Creio que Pedro Doria gostaria de ter um contraponto marxista entre suas fontes majoritariamente liberais sobre o tema da antopolítica. Este é um bom costume intelectual variar as fontes

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      @@tiagodasilvapinz7465 entendi, de repente tambem um contraponto teológico, ou quem sabe algum autor de extrema direita tb.

  • @gabrieltrujillo54
    @gabrieltrujillo54 Před 14 dny +2

    Boa análise, Pedro

  • @ivonechicaozinho1646
    @ivonechicaozinho1646 Před 13 dny +2

    Meus deuses! Que analise resumida da realidade que esse cara fez aqui. Fora todos os outros conteúdos da sua equipe.
    E tudo isso por apenas 1 chope por mês?
    Vale cada centavo. Não início meu dia sem ouvir o Pedro do Meio.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      Assim que o Meio demitir a Mariliz e a outra feminista radical dos threads, eu assino.

  • @tpontes89
    @tpontes89 Před 14 dny +6

    Eu gostaria mesmo de entender as ideias extremistas do melenchon. Da extrma direita eu entendo: contra imigrantes, lgbts, a verdade etc. Mas qnd se chama melenchon de radical, estao falando do quê? É uma pergunta honesta.

    • @SimbaloeOliva
      @SimbaloeOliva Před 13 dny +5

      Melanchon, o radical, briga pros franceses terem alguns anos de aposentadoria antes de morrerem. Onde ja se viu?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +3

      Pró-Putin, Eurocético, antisemita, e claro, idéias econômicas que cheiram a naftalina.

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny +1

      @@SimbaloeOliva não é (só) isso. (Aliás, isso aí a RN defende também)

    • @SimbaloeOliva
      @SimbaloeOliva Před 13 dny +1

      @@TheAscunha entao onde esta o radicalismo? Tratar como ser humano um arabe?

    • @SimbaloeOliva
      @SimbaloeOliva Před 13 dny +1

      @@TheAscunha ja a rn defende da boca pra fora. Ela é tao neoliberal como macron. So que com toque xenofobo

  • @otamanhodagente
    @otamanhodagente Před 13 dny +1

    Finalmente uma análise consistente sobre a situação nessas eleições europeias

  • @ZezzoDantas
    @ZezzoDantas Před 14 dny +1

    Muito boa a análise

  • @Mar-vu9nx
    @Mar-vu9nx Před 13 dny +1

    Parabens! Um ótimo palestrante

  • @mimeneghini9855
    @mimeneghini9855 Před 13 dny

    Que video show !!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @angelicadacosta2764
    @angelicadacosta2764 Před 13 dny +3

    Pedro politicas como a desoneração de folhas de pagamento criam um buraco na Previdência. Consulte Fatorelli e Ediardo Moreira.

    • @SimbaloeOliva
      @SimbaloeOliva Před 13 dny

      @@angelicadacosta2764 isso. Desoneração das grandes empresas que é a cartilha neoliberal desde os anos 80 pro crescimento , que nem nesse aspecto tem surtido o efeito desejado (fora todos os problemas sociais) ai o neoliberal justificativa todos os cortes no envelhecimento da populacao.

  • @TheAscunha
    @TheAscunha Před 13 dny

    Muito bom o vídeo.

  • @Lucas-bi7ug
    @Lucas-bi7ug Před 14 dny +1

    Faz sentido … vejo isso em pessoas próximas! Gostaria de ver um contraponto

  • @washingtonluiz7095
    @washingtonluiz7095 Před 13 dny +3

    Olha, me lembro desde fala da Dilma quanto de Lula 1 falando exatamente isso, que a demanda não é só econômica. Essa ideia está pelo menos uma década atrasada.

    • @michelmotta4339
      @michelmotta4339 Před 13 dny +1

      Perfeitamente essa ideia já é antiga, E o Pedro só percebeu isso agora! Entretanto a economia ainda é a base, esse papo de politica de costumes é uma enganação

    • @viniciusbiagiobossi4462
      @viniciusbiagiobossi4462 Před 13 dny

      Por mais que o Lula fala, ele não executa, essa a questão, falar, todo politico fala, executar é outra historia, o PT ama fala em união, mas poucas vezes vi eles tentarem conversar com a oposição, mais do que isso, desde de 2013 partem para a agressão verbal contra opositores, é até engraçado, chamaram o Alckmin de todos os nomes possíveis, até fascista, para hoje ele ser vice-presidente, por mais que tente mostrar união, mostra as mentiras que o partido prega.

    • @daniloporto
      @daniloporto Před 13 dny

      Não só isso, o PT se recusa a dar espaço a pessoas novas. Só o fez com o Boulos porque não tinha pra onde correr e porque k Boulos é muito mais petista que psolista, apesar de formalmente afiliado ao PSOL.

  • @andrejansson3738
    @andrejansson3738 Před 14 dny +2

    Melhor Ponto de Partida.

  • @mr.octopus-plag
    @mr.octopus-plag Před 14 dny +2

    Obrigado por falar do que acontece no mundo, o Brasil tem que deixar de ser uma ilha, o que acontece fora diz muito sobre o que acontece no Brasil.

  • @viviannecandiota9251
    @viviannecandiota9251 Před 13 dny

    Show, Pedro

  • @nadiasanchez3244
    @nadiasanchez3244 Před 14 dny +1

    Perfeito !

  • @arturfer
    @arturfer Před 14 dny +2

    Ele diz que a direita quer manter as tradicoes, apenas por manter. Mas entendo que os conservadores valorizam certas tradições e instituições por já terem sobrevivido à prova do tempo (se mostraram a melhor forma de organização que a humanidade criou, em termos gerais). A ideia que estas tradições, como a família e o livre mercado, na prática, foram o que mais gerou valor e bem estar à sociedade. E na verdade, é difícil discordar disso, ao observarmos os diferentes tipos de organizações sociais e econômicas na história da humanidade. As sociedades democráticas liberais ocidentais foram as que mais geraram ganhos de desenvolvimento humano, como um todo. Me parece sensato buscar certa prudência quanto a mudanças radicais.

    • @marlinsilva7431
      @marlinsilva7431 Před 14 dny +1

      O que mais me inquieta é que os tais liberais só o são na economia. Em outras e mais claras palavras: o Estado não pode se meter na economia, mas no que duas pessoas do mesmo sexo fazem sob o lençol ou no cartório, aí pode, aliás, deve

    • @arturfer
      @arturfer Před 14 dny

      @@marlinsilva7431 me parece que o povo do partido NOVO é "liberal na economia e nos costumes".

    • @marlinsilva7431
      @marlinsilva7431 Před 14 dny

      @@arturfer aplausos, então. Ao menos são coerentes

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny

      perfeito.

  • @argelazi11
    @argelazi11 Před 14 dny +2

    Para Bobbio a direita estaria ligada a liberdade, a esquerda a igualdade. "Esquerda e Direita" traz isto com clareza.
    Bobbio é um grande pensador, mas ainda dá primeira metade do século XX. As coisas hoje estão bem mais complicadas.

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 14 dny +2

      Liberdade para ricos e milionários.
      Servidão para os de baixo!

    • @gabrielvargas5668
      @gabrielvargas5668 Před 13 dny +1

      não leu Bobbio hein queridão? Kkkkkkkkkkkkk
      Bobbio fala EXPLICITAMENTE que a definição de direita em torno do ideal de liberdade é falso; na verdade, ele diz, até o liberalismo se tornar dominante na direita moderada (coisa que só ocorre no século XX), quem falava em liberdade era a esquerda, principalmente os anarquistas. Direita é inigualitária, esquerda é igualitária. Esta é a definição.

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 Před 14 dny +2

    Outro que tem dificuldades de se adaptar às mudanças é a máquina governamental. O serviço público está cheio de coisas muito atrasadas. Com ferramentas como IA e blockchain deve dar para automatizar muita coisa, e economizar muito dinheiro.
    UBI sozinho não é a solução, mas pelo menos ajuda as pessoas nestes tempos turbulentos.

    • @garfolino
      @garfolino Před 14 dny +2

      Acredite. O serviço público brasileiro eh muito superior e mais digital que os de países desenvolvidos.

    • @joaodecarvalho7012
      @joaodecarvalho7012 Před 14 dny

      @@garfolino Pode dar exemplos? Ouvi dizer que no sistema legal eles estão automatizando certos processos.
      Em alguns casos pode ser difícil porque pessoas importantes podem perder influência ou o emprego.
      Parece que cartório é o melhor emprego do Brasil, e muito do que ele faz poderia ser feito com blockchain.

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 14 dny

      As taxas cartoriais sustentam uma grande parte das Aposentadorias milionárias dos deuses do Judiciário

    • @garfolino
      @garfolino Před 13 dny

      @@joaodecarvalho7012 eh só ver o uso abrangente de certificados digitais. Documentos digitais. Pix não existe igual no mundo todo. Hoje no Brasil não se precisa de nada além do celular.
      Na Alemanha tudo eh carta. Dinheiro vivo. Nos eua se paga contas com chegue pelo correio. Falo por experiência. Eh surreal.

  • @Javarotto1
    @Javarotto1 Před 13 dny

    Perfeita definição

  • @BonoPortalmmog
    @BonoPortalmmog Před 14 dny +2

    Reform UK fez míseros 4 mps, enquanto a reunião nacional da França fez 140+, apesar da vitória da esquerda, a situação me parece diferente. A vitória da França não convence tanto, assim como Biden em 2020 e Lula 2022, a vitória do labour no Reino Unido sim foi uma grande lavada. Seria a diferença pelo fato do Reino Unido vir de 14 anos com conservadores no poder?

    • @viniciusbiagiobossi4462
      @viniciusbiagiobossi4462 Před 13 dny

      Assim como nos EUA, no Reino Unido os partidos principais agregam muitas ideologias, na França teve uma coalização de esquerda que venceu, de vários partidos e ideologias diferentes. O que aconteceu no Reino Unido é que o Partido Trabalhista excluiu todos os radicais ou levemente radicais e realmente veio com um discurso centro-esquerda, isso atraiu o eleitor de centro e centro-direita descontente com o Partido Conservador, eles estão com um discurso de união e não de reforma, criando essa vitória esmagadora. A França, mesmo a coalizão de esquerda que venceu, um dos partidos com muitos votos é de extrema-esquerda, dificultando qualquer discurso de união e ajudando a extrema-direita, inclusive na próxima eleição na França, se não conseguiram mudar, a extrema-direita pode vencer com margem grande. No Reino Unido, se mantiverem esse discurso centrista, podem governar por vários mandatos. O extremismo de esquerda na Inglaterra é pedir o fim da monarquia, mas esse grupo do Partido Trabalhista percebeu que esse discurso só cria crises, radicalismo e não resolve nada.

  • @fip3519
    @fip3519 Před 14 dny +1

    Muito bom

  • @patriciapimenta
    @patriciapimenta Před 14 dny +1

    Buenas, Pedro!

  • @gustavosella9025
    @gustavosella9025 Před 14 dny +1

    Justo hoje que eu esperava ver uma análise das eleições à luz do pensamento do Cas Mude... você puxa o Bobbio e o tal canadense?! Rsss #ficaadica

  • @pedrohenriquealbernaz366
    @pedrohenriquealbernaz366 Před 14 dny +1

    Mas e os Liberal Democrats, como se encaixam nessa explicação? Acho mais plausível o que Celso Rocha de Barros diz ser uma onda contra os governos estabelecidos, assim, toda oposição a esses governos acaba se dando bem,não importando se são socialistas,fascistoides ou liberais, por mais que ainda esteja em alta a extrema-direita.

  • @jeanvillete
    @jeanvillete Před 13 dny

    tá gripado pra baralho einh! melhoras aí mano

  • @leocmen
    @leocmen Před 13 dny

    Pedro, IMHO foi seu melhor texto nos ultimos meses.
    Mas vc precisa ter a coragem de trazer "Michel Houellebecq" para sua analise: A Europa, do jeito que fora idealizada, está com os dias contados.

  • @leandrecodeco
    @leandrecodeco Před 13 dny +8

    Uma pena que o Centro brasileiro se alinhe mais a Extrema Direita

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +1

      A alternativa nao é nada tentadora.

    • @simeaomateus2777
      @simeaomateus2777 Před 13 dny +2

      ​@@MillorsGhosttem algo pior que o Bolsonaro, um cara que gosta de milícia e outras degradações como fascismo por exemplo?

    • @AridionesdosSantosdeSouza
      @AridionesdosSantosdeSouza Před 13 dny +1

      E quem é o "Centro brasileiro"?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      @@simeaomateus2777 bom, ele nao é fascista, por mais que o olavismo de esquerda tente corromper esse termo. Mas voce tem razao, Jair é a pior opção. O problema é que irrita muito o fato do petismo alimentar o Bolsonaro pra poder tê-lo como concorrente e poder chantagear a populaçao. Se nao houver uma ruptura entre as duas seitas, ficaremos a merce delas por um bom tempo. Entao eu sugiro o voto nulo, caso as duas seitas sejam as unicas opçoes. De qualquer forma, nao é como se o PT fosse muito melhor que o bolsonarismo. É só 3% melhor.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +2

      O Centro BR literalmente foi para o colo do Lula, com Alckmin, MDB, Kassab, Luciano Huck e etc.

  • @MrAugustoLobo
    @MrAugustoLobo Před 14 dny

    Em essência, uma boa abordagem inicial do assunto - que é esse período de choque transicional (natura) que vivemos hoje.l

  • @blog8020
    @blog8020 Před 14 dny +1

    Quais são os grupos políticos anti-democráticos? São aqueles grupos que fazem de tudo para não largar o osso???

  • @Diego_Cherobino
    @Diego_Cherobino Před 14 dny +8

    É impressionante como em todas as suas análises você nunca considera a história recente. Lembra da crise de 2008? Lembra do "fim da história"? Lembra do neoliberalismo que abriu mercados em todos os aspectos da vida humana? E com essa utopia da mercantilização de tudo e todos os aspectos da vida humana, até agora estamos nesse jogo. No caso, a economia da atenção, onde todos os aspectos humanos são desprezados para virarem um cantinho de livre mercado, ou de possível mercado.
    Serviços públicos, antes considerados direitos fundamentais, foram transformados em mercados a serem explorados. Saúde, educação, segurança e até o fornecimento de água e energia, que antes eram garantidos pelo Estado como direitos humanos básicos, passaram a ser tratados como oportunidades de lucro. Grandes corporações, muitas vezes com o apoio de lobbies transnacionais, promoveram a privatização desses serviços. Como resultado, o acesso a esses direitos fundamentais passou a depender da capacidade de pagamento, aumentando ainda mais a desigualdade social.
    A lógica do mercado invadiu áreas essenciais da vida cotidiana. Na educação, por exemplo, universidades e escolas públicas enfrentaram cortes de financiamento, enquanto instituições privadas cresceram e se multiplicaram. Na saúde, a qualidade dos serviços públicos caiu, empurrando a população para seguros de saúde privados e hospitais particulares. Até mesmo a segurança, com o surgimento de empresas privadas, tornou-se um produto disponível apenas para quem pode pagar.
    Essa mercantilização dos serviços públicos não só criou novas formas de exploração econômica, mas também aprofundou a desigualdade. Quem não pode pagar por serviços privados muitas vezes fica com opções públicas de baixa qualidade ou sem acesso algum.
    Nas suas análises, você cogita, ao menos considera tudo isso? E a inflação dos lucros gigantescos das megacorporações, a desigualdade cada vez mais gritante e a dificuldade das pessoas em manterem a mesma classe social em que nasceram? E as que tentam subir, quase nunca conseguem. Nada disso é analisado?
    Pedro, normalmente faz análises que desconsideram isso: a piora nos direitos trabalhistas, as condições de trabalho deterioradas, a falta de perspectivas futuras e a dificuldade de adquirir um mísero imóvel. Enquanto isso, os lucros das corporações crescem, impulsionados pela demanda de lucro a qualquer custo. Em vez disso, você foca em como alguns grupos de classe média baixa "se sentem" com a conquista (tardia, muito tardia) de alguns direitos que deveriam ser normais em qualquer república democrática. Faltam em suas análises as questões de classe, direitos e raça.
    As pessoas com privilégios, ao se verem no mesmo nível que as minorias antes subalternas, agora querem voltar no tempo. Elas percebem que as mudanças sociais e a concessão de direitos a grupos historicamente marginalizados ameaçam seu status e privilégios. Esse medo e ressentimento levam a uma reação defensiva e muitas vezes agressiva.
    Quando a escolha é entre preservar a democracia, que agora garante direitos iguais para todos, e apoiar movimentos ou líderes autoritários que prometem restaurar uma ordem anterior em que essas pessoas se sentiam superiores, a decisão frequentemente é pelo autoritarismo. Elas preferem implodir a democracia e apoiar políticas que restringem direitos e liberdades, na esperança de recuperar o status perdido.
    Em suma, essa parte ressentida da sociedade somada a classe dominante que nunca curtiu muito esse negocio de democracia e esse de sufrágio universal, se aliam... Porem a causa do ressentimento dessa classe média baixa é normalmente pela falta de perspectiva e de condições materiais, já os outros esses não tem jeito, nunca tiveram... Esperam sempre a volta do pintor austríaco de paisagens, das novas gerações...

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +1

      "As pessoas com privilégios, ao se verem no mesmo nível que as minorias antes subalternas, agora querem voltar no tempo. Elas percebem que as mudanças sociais e a concessão de direitos a grupos historicamente marginalizados ameaçam seu status e privilégios. Esse medo e ressentimento levam a uma reação defensiva e muitas vezes agressiva." - nao tem absolutamente nada a ver com perda de status. Isso é só o discurso petista de "pobres nos aeroportos" requentado. Funciona duplamente: ao mesmo tempo pinta seus adversários como gente extremamente maléfica ao ponto de se incomodar com pessoas melhorando de vida (uma grande mentira), enquanto ao mesmo tempo escamoteia o modo pelo qual os movimentos pelos direitos de "grupos subalternos" age, que é de forma totalitária, agressiva, racista e sexista. A verdade é que as pessoas nao querem que encham o saco delas, mas identitário tem por missao de vida torrar a paciencia dos moderados. Vide Mariliz com suas colunas escabrosas despejando sua misandria mal-disfarçada. Vou nem começar com essa obssessao com Hitler, que tambem é de uma miséria intelectual gritante.

    • @gmarques1527
      @gmarques1527 Před 14 dny +1

      Millor você é um ruído pré fabricado de quem lucra com a desorganização daqueles que são explorados pros de cima continuarem concentrando renda, o que só piorou a partir do fim da URSS em um mundo de hegemonia capitalista rumo ao precipício. A questão não é o monopólio da virtude, mas debater honestamente os problemas e como enfrenta-los, pois sem justiça nunca virá paz, entende? Quem costuma pensar seriamente isso é a esquerda, paciência...

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 14 dny +4

      Não dia Asneiras Millors…
      Moro em edifício, e acontece exatamente o contrário do que vc TENTOU argumentar. E quem vive a ostentar armas e ameaçar quem pensa diferente são vcs q se dizem conservadores .
      Aliás conservar o quê?
      A fome, a miséria, a servidão, a corrupção ?

    • @veraluciamazuco1321
      @veraluciamazuco1321 Před 14 dny

      👏👏

    • @edmilsonfidelis3073
      @edmilsonfidelis3073 Před 14 dny

      Segundo o relator do post, o problema é falta de adaptação dos que ousam reclamar...

  • @lucasjleandro
    @lucasjleandro Před 14 dny +2

    Macron perdeu, a Esquerda ganhou mas também nem tanto, a Direita perdeu mas nem tanto. Já diria a Dilma

  • @filipeduarte4648
    @filipeduarte4648 Před 14 dny

    Qual o nome do autor canadense e italiano que o pedro cita?

  • @BHimports
    @BHimports Před 14 dny

    A promoção assinatura anual por 120 reais, acabou? só achei por 150

  • @felipesaless2730
    @felipesaless2730 Před 14 dny +2

    Analise mais perfeita que vi ate agora sobre o tema.

  • @daniloporto
    @daniloporto Před 13 dny

    Olha, que vídeo excelente. Gostei bastante, sobretudo da explicação da radicalização por conta das mudanças sociais e econômicas e também porque o Pedro admitiu que a tal França Insubmissa (que se submete ao Islã, cuja tradução literal é “submissão 😂) é SIM extrema-esquerda

  • @bartyraribeirodecastro2312

    Pedro, não entendi porque você falou em laicização quando o evangelismo tem se expandido largamente.
    No Brasil, em especial, a evangelização está tomando os Poderes e tem a chance de, definitivamente, deixar de ser um estado laico em poucos anos.
    Vc me explica?

    • @adustina1011
      @adustina1011 Před 13 dny +1

      Não vai deixar de ser estado laico, vc está exagerando.

    • @fernandodeaquino7144
      @fernandodeaquino7144 Před 13 dny +1

      Esse crescimento dos evangélicos não teria um teto? Ou então, a partir de certo patamar, não se diluiria mais rapidamente, assumindo valores mais gerais?

  • @paulolimalima6135
    @paulolimalima6135 Před 12 dny +6

    É impressionante como o jornal do meio só tem um assunto pela manhã...falar mal de Bolsonaro e sua familia e da direita...até esqueci que quem esta governando é o PT de lula...nem critica nem elogio...não aguento mais ver falar de Bolsonaro...parece que só tem esse assunto pela manhã...

  • @luizcarlosaraujo8920
    @luizcarlosaraujo8920 Před 13 dny +2

    Não sou muito fã desse cara. Porém, mais lucidez e honestidade intelectual, é impossível!

  • @TassiaNathalia
    @TassiaNathalia Před 14 dny

  • @pellzitosg3423
    @pellzitosg3423 Před 13 dny

    Com a traição do Macron, e seu possível alinhamento ao fascismo na França o cordão vai a direita, já na Inglaterra fica mais perto no centro esquerda.

  • @marcosvivo22
    @marcosvivo22 Před 14 dny +4

    Comecei a ver o vídeo agora, mas tenho certeza que ele vai dizer que quem ganhou foi a centro direita

  • @gustavopamplona7254
    @gustavopamplona7254 Před 13 dny +1

    então a opinião do "meio" é de que afinal os discursos da extrema direita fascistas e dos ditos centro esquerda é o mesmo? É sério isso?

  • @bragamatta
    @bragamatta Před 13 dny

    Pedro, embora tenha feito sentido às ideias do dito Pino Cofrancesco, em pesquisa no Google, não encontrei absolutamente nada relevante, mesmo utilizando VPN (paga) e diversas simulações de locais de pesquisas e línguas diferentes. Vou além! Encontrei apenas um link do próprio Meio e de uma palestra do Prof. Cofrancesco acerca do livro 'Liberali puri e duri'. Sobre o livro e seus autores encontrei muita coisa, fora isso, nada. Achei estranho. 🤔

    • @pedrodoria74
      @pedrodoria74 Před 11 dny

      Giuseppe Cofrancesco. Pino era apelido.

    • @bragamatta
      @bragamatta Před 11 dny

      @@pedrodoria74 sua resposta saltou nas minhas notificações e há 30 minutos tento achar algo sobre o homem que carregou a alcunha, ainda assim.
      Já coloquei o nome do tal entre aspas, junto com diversas palavras chave italianas ligadas a política, ciência social, etc. Achei que 30 minutos seria suficiente para ao menos achar um fio para puxar. Desculpe-me pela incompetência, mas poderia mandar um link qualquer sobre nosso Giuseppe?
      Mas pra não confessar inteiramente minha incompetência(ainda), tentei também outras palavras e dessa vez e achei algumas referências sobre Dino* Cofrancesco...
      Puxei o fio e parece que encontrei algo.
      Será que eu estaria tratando um erro de checagem do Meio?

  • @giovanifm1984
    @giovanifm1984 Před 14 dny +4

    O Brasil não ficou menos religioso, pelo contrário, os últimos anos foram marcados pelo crescimento do radicalismo de um grupo de cristãos. Até religiões brasileiras, como as com influências de credos africanos, tornaram-se muito mais fortes.

    • @viniciusbiagiobossi4462
      @viniciusbiagiobossi4462 Před 14 dny +5

      Eu sou católico praticante e digo por experiência própria, tem cada vez menos pessoas participando, mas as que participam são cada vez mais radicais, cada vez mais se sentem a vontade para gritar na internet, algumas nem participam, só gritam na internet e não entendem nada da religião, e um radicalismo baseado em ideias novas, pois nem antigamente no Brasil era assim, só nos filmes e olhe lá.

    • @marlinsilva7431
      @marlinsilva7431 Před 14 dny

      Pisa na cabeça do cão

  • @gabrielfelippemateus
    @gabrielfelippemateus Před 13 dny

    É o fim do neoliberalismo 🙏

  • @luizvalino4878
    @luizvalino4878 Před 13 dny +1

    Os muçulmanos são praticantes. E tem mais filhos. Então....

    • @leonbeast2575
      @leonbeast2575 Před 13 dny +2

      é pq os estados mulçumanos são muito fechados a globalização.

  • @lapolitica6590
    @lapolitica6590 Před 14 dny +9

    Para barrar o nazifascismo no período entre guerras, eleitores e políticos de esquerda e direita dos países nórdicos uniram-se. Ontem na França, boa parte do campo democrático unido contra a extrema-direita. Que liberais e conservadores brasileiros tenham a dignidade de não apoiar bolsonaristas nas eleições! Seria triste ver Pedro numa micareta pró-Tarcísio.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +1

      Claro, sem problema. Que tal o Lula nao ser a outra opção? Ou isso ta tudo bem?

    • @lapolitica6590
      @lapolitica6590 Před 14 dny +2

      @@MillorsGhost, acontece que muito provavelmente ele será. Então, você dará mãos à extrema-direita ou perderá a dignidade política votando em bolsonaristas?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny

      @@lapolitica6590 Peraí, eu tenho que resolver o problema do jairismo pra voce e voce nao tá nem aí pro problema do lulismo? "Lamento, vai ser o Lula. Vote nele ou seja nazista". É essa a tua postura mesmo?

    • @lapolitica6590
      @lapolitica6590 Před 14 dny +2

      @@MillorsGhost, estou analisando o que está posto, o que provavelmente acontecerá: Lula candidato. Pergunto se você está disposto a perder a dignidade política aliando-se ao que há de mais abjeto na nossa política atualmente.

    • @lapolitica6590
      @lapolitica6590 Před 14 dny +2

      @@MillorsGhost, não tenho tempo para conjecturas do tipo 'seria bom se tivéssemos outros candidatos'. Temos o que está aí e cabe a você decidir votar no campo democrático ou apoiar golpistas de extrema-direita.

  • @Guedes1961
    @Guedes1961 Před 13 dny +1

    Resumindo: seremos prisioneiros do extremismo de diireita (leia-se: do novo nazifascismo) até que o mundo se estabilize e surja o "admirável mundo novo" que não sabemos bem o que é e muito menos para onde nos levará. Agora estou feliz, vou dormir bem mais tranquilo com essa alviçareira notícia...

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +1

      O "nazisfascismo" do petista é o "comunismo" do jairista. Tudo fantasia de membro de seita.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +1

      @@MillorsGhost Pessoal fala tanto de nazifascimso mas esquece que é a esquerda que tem lideranças antissemitas.

  • @gmarques1527
    @gmarques1527 Před 14 dny

    Uou! O final deixou-me com a impressão que os derrotados pela globalização deveriam ser menos ouvidos e não disputados no discurso. Cabe pautarmos o que está em jogo como você fez, buscando alguma forma de trazer sensatez a capacidades materiais das mais diversas, pra que algo do mundo que conhecemos sobreviva e a tecnologia traga o bem viver. E que os resíduos de todo esse processo sejam digeridos e a justiça traga paz e dignidade. Reparar o dano é importante, não acha? Cidades cosmopolitas e ricas deveriam promover mais conciliação do que disputa, tem muita riqueza no mundo acumulada nos mesmos lugares. Portanto o capital deveria ouvir mais a esquerda e parar de alimentar o ovo da serpente, mas... é contra o $$$... até quando esse impasse proto revolucionário em ambiente de caos climático

  • @brasilmenino
    @brasilmenino Před 14 dny

    Vou fazer uma previsão aqui: Jones Manoel, o Galo motoboy e o Chavoso da USP ainda vão as grandes referência popular de esquerda, radicais ou não

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +1

      O revolucionário com burnout? kkkkkkkk

  • @ivyjmarinho
    @ivyjmarinho Před 14 dny +6

    ...mas é aquillo: quanto mais à direita mais próximo da privada se está.

  • @Odisseu_AOE
    @Odisseu_AOE Před 14 dny +12

    E a causa disso, Pedro esquivou: é o Neoliberalismo.
    Vivemos num mundo que precisa rediscutir o modelo econômico.
    A direita aposta em bodes espiatorios, o centro quer aprofundar o neoliberalismo (“dessa vez vai dar certo!”).
    Apenas a esquerda está tentando, aos trancos e barrancos, pensar novas formulas q permitam q sociedade seja sustentável provendo Estado de Bem Estar Social - e sim, passa por rever o modelo de concentração de renda que Direita e Centro ainsda buscam manter intacto…

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +1

      Maniqueísta detectado: "esquerda bonito, direita boba feia".

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 14 dny

      tem muito menos a ver com a economia do que vc pensa,

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 14 dny +1

      No alvo!

    • @Odisseu_AOE
      @Odisseu_AOE Před 14 dny +5

      @@MillorsGhost Eu falei sobre fatos, vc apenas chorou.

    • @Odisseu_AOE
      @Odisseu_AOE Před 14 dny +3

      @@TheAscunha A economia é a base da guerra cultural, vc nao vence a guerra cultural falando de economia, mas vence combatendo os medos e alimentando desejos - nisso hj o modelo econômico afeta invariavelmente a vida de todos.

  • @Danis2Play
    @Danis2Play Před 14 dny +5

    5:20 vc cita preservação de certos valores, eles(pobres) que estão aliados a religião, pobres se soubesse, como faz mal ser liberal/conservador não votaria na direita e sim em socialistas que pensam no bem coletivo e não no individual. Hoje com a internet há uma alienação.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +3

      O cara manda uma explicação tatibitati "esquerda do bem , direita do mal" e AINDA tem a pachorra de chamar outros de alienados.

    • @Danis2Play
      @Danis2Play Před 14 dny +3

      @@MillorsGhost então manda a sua real ai. Porque pobre tem que votar na direita?

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 Před 14 dny +2

      Votar na direita pra continuar a viver como escravos.

    • @arturfer
      @arturfer Před 14 dny

      ​@@Danis2Playo livre mercado e o sistema que mais tirou pessoas da pobreza na história da nossa humanidade. Bizarro e votar em socialistas e comunistas, que mais causaram fome e pobreza.

    • @marlinsilva7431
      @marlinsilva7431 Před 14 dny +1

      ​@@arturferah como era lindo ver a Inglaterra do século XIX... A guerra do ópio, a colonização africana e asiática, as jornadas de 16 horas, as crianças trabalhando, raquíticas... Tudo culpa do socialismo

  • @aslemos2009
    @aslemos2009 Před 14 dny +3

    Onde Pedro nos explicará que, na verdade, a esquerda não venceu na França. Ou, venceu, mas não leva. Ou, venceu, leva, mas seria melhor se tivesse perdido.

  • @remobls
    @remobls Před 12 dny +2

    Quando se tem misseis russos a um cuspe de distância a cantilena armamentista da direita perde o sentido. 😅

  • @brunokratos4087
    @brunokratos4087 Před 14 dny +1

    Não dei o play e vou adivinhar. Seria a "direita moderada"?
    deixa eu ver.

  • @Danis2Play
    @Danis2Play Před 14 dny +3

    7:00 estamos menos religiosos porque temos lugares no mundo com maior igualdade social, quanto mais funciona o sistema governamental, menos precisamos crer no além para entender que acontece na vida das pessoas.
    7:25 a sociedade esta tendo menos filhos, pois acabou a cultura ''pra ser feliz temos que ter uma família, casa, um lar'', filhos na sociedade capitalista sai caro, é pagar estudos a parte, é pagar plano de saúde, exemplo a Coreia do Sul, uma sociedade que pensa em tudo isso antes ter, pois não emprego para todos no futuro, mesmo com muitos estudos ao longo da vida, junto há isso, a forma de trabalhar mudou, empresas contratando PJ ao invés de CLT, engenheiros virando UBER e motoboys de Ifood, houve uma precarização do trabalho formal. Tem dados que nas ultimas décadas produzimos como nunca na historia, mas o trabalhador não acompanhou os ganhos com a produção e cada vez ganhou menos.
    8:00 A classe media esta sumindo, tem estudos no EUA que a classe media esta indo para pobreza e os ricos ficando cada vez mais ricos, bilionários, é o cumulo de capital desenfreado. Custo de vida mais alto e quem ta ganhando grana não vai repartir o excedente.
    8:52 a piada que fizemos, era incorreta numa sociedade desinformada, patriarcal e racista. Eu era assim na década de 90
    9:06 Pedro eu não imagina que de Liberal vc virou conservador. Essas tradições estão num classe social onde o homem era o centro das atenções, o provedor.
    10:00 Franceses de classe media baixa na periferia ? Não sabia que existia classe media baixa na periferia.
    Em fim Pedro, seus vídeos me dão uma ideia de muitas outras visões sobre politica. Estou aqui uns 2 anos. Valeu, abraço.

  • @mariosilva9571
    @mariosilva9571 Před 14 dny +5

    Interessante como não existe extrema esquerda

    • @cesarcerveira2875
      @cesarcerveira2875 Před 13 dny +3

      Você assistiu o vídeo?! Conheça os nomes dos franceses e veja o quanto sua afirmação é tola.

    • @shirleymachado6924
      @shirleymachado6924 Před 13 dny +3

      Não mesmo. Extrema esquerda era o Che Guevara, que pegou em armas e fez uma revolução. Mas ele foi assassinado há mais de 50 anos. E como compôs Belchior e Elis imortalizou: depois dele não apareceu mais ninguém. Fica descansado.... Seus medinhos não se concretizam. Você vai continuar pobre e explorado...😅

    • @SimbaloeOliva
      @SimbaloeOliva Před 13 dny

      Infelizmente nao é viavel nas urnas. Iria ser muito bom ver um candidato que falasse em expropriar as grandes empresas! Por enquanto tem só essa esquerda moderadissima que quer so aumentar uns anos de aposentadoria do trabalhador.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      @@shirleymachado6924 da pra dizer o mesmo do espantalho do "fascismo" que a esquerda usa. "Fascista mesmo é quem provoca guerras, exterminam populacoes e promovem o corporativismo coletivo". Como podem ser fascistas se sao provocaram guerras e sao neoliberais?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny

      @@SimbaloeOliva hahahaha que cheiro de naftalina, o cara vive nos anos 50.

  • @cacophony89896
    @cacophony89896 Před 14 dny +1

    Esquerda radical? Para com isso, os partidos que você chamou de radical são extrema esquerda.

    • @arthur_stivanello
      @arthur_stivanello Před 14 dny +7

      não são extremistas, pois não pregam fim da democracia liberal nem revolução comunista. São socialistas democráticos, com um grau de populismo.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +3

      @@arthur_stivanello bom, entao a Le Pen tambem nao é extremista, ja que nao prega fim de democracia, respeita os resultados, e joga dentro das regras. Os brexiteers idem.

    • @rafaeljc12
      @rafaeljc12 Před 14 dny +2

      ​@@arthur_stivanelloeles pregam sim o fim da democracia liberal, São declaradamente comunistas. Já a Le Penn defende a democracia liberal, não é extremista

    • @chpsilva
      @chpsilva Před 14 dny +1

      Comunismo e democracia não se misturam.

    • @JohnnyHavilla
      @JohnnyHavilla Před 14 dny +3

      ​@@rafaeljc12 Lê Pen realmente quer uma democracia do tipo padrão Mississippi e Alabama antes dos direitos civia americano. Entendedores entenderão.

  • @leontut
    @leontut Před 14 dny +3

    Dica para Pedro Doria: reflita sobre sua pegada de ressentido no campo do jornalismo. Jornalismo sério não rima com isenção. Seria interessante rever U. Eco e ter coragem de dizer o fato pelo fato. Ranço e saudade do PSDB paulistano. Calma, Pedro, tem Alckmin como vice...

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 14 dny +1

      ahahahahahahahahahaha o cara exigindo que o Pedro se curve ao petismo. A cara de pau nao tem limites.

  • @anderson_c_oliveira
    @anderson_c_oliveira Před 14 dny +1

    Eu preservo os meus valores! Guardo todo o meu dinheiro embaixo do colchão!!

  • @joao.gomesjr
    @joao.gomesjr Před 13 dny +5

    Eu entro aqui ora ver as analises do Doria fazendo malabarismo para tentar ressuscitar o tal "centro", sempre tentando dimunuir a esquerda e passar paninho para a extrema direita. Chega a aer hilário.

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny +1

      Hilário é seu comentário. Infantil, na melhor das hipóteses...

    • @daniloporto
      @daniloporto Před 13 dny +1

      Pois é. Ele deve achar que o Mélenchon é “moderado”, kkkkkk

  • @lambyzomem
    @lambyzomem Před 13 dny +2

    Sou de direita com orgulho (sim, votei no Bolsonaro apenas no segundo turno nas duas vezes) e constantemente vou na contramão do Dória e dos seus inscritos de esquerda, mas nesse caso eu estou surpreso em concordar com ele!
    A exceção é a ideia de "voltar ao passado", pois entendo que a modernidade é benéfica para a humanidade, mas o problema é que ao invés de elevar TODAS as pessoas à classe de cidadãos de plenos direitos, a sociedade está invertendo os papeis. Antes o combo homem hétero, caucasiano ou não, (inegavelmente) subjugava certos grupos, já hoje esses mesmos grupos inventaram uma revanchismo do além e estão partido para cima dos homens héteros, caucasianos ou não, que não tem nada haver com essa história.
    Além disso, temos o caso da classe média que vem sustentando um estado de bem-estar exclusivo para os pobres ao mesmo tempo que paga para manter os milenares benefícios dos ricos.
    Obs.: fico feliz ter aceito que existe extrema-esquerda e que ela é um agente político relevante e perigoso.

    • @unnamed128
      @unnamed128 Před 13 dny +5

      E nessa sua visão, a esquerda é perigosa para quem?

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +2

      @@unnamed128 Para o nosso tecido social.
      Além disso, não falei que toda a esquerda é perigosa. A que está no governo é sim, porém você tem o Ciro Gomes que é alguem com quem se pode conversar de forma republicana.

    • @unnamed128
      @unnamed128 Před 13 dny +3

      @@lambyzomem "o tecido social". Amigo, o que estraga o tecido social é o capitalismo. Sinto muito por você.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +2

      @@unnamed128 o mesmo capitalismo que mais gerou prosperidade e distribuição de renda. Vai nessa filhão, seu pensamento tá certinho...

    • @unnamed128
      @unnamed128 Před 13 dny +2

      @@lambyzomem kkkkkkkk boa

  • @missaofamiliadecristo
    @missaofamiliadecristo Před 11 dny

    Parece ser pró irã

  • @cjhmuller
    @cjhmuller Před 14 dny +3

    Não se enganem: O Partido Trabalhista Britanico é mais conservador que o Partido Conservador.

    • @sv9950
      @sv9950 Před 13 dny +6

      Não mesmo. Os ultimos 14 anos governados pelos conservadores aqui no Reino Unido foram de muitos danos a tudo relacionado a bem estar social. Antes disso, eu ja estava aqui por 6 anos de Labour antes dos Conservadores serem eleitos e posso comparar. Não são iguais, isso é o que os radicais de extrema direita querem que você acredite.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost Před 13 dny +1

      @@sv9950 depende de qual Labour. Starmer é bem diferente de um Corbyn ou de um Kinnock. É o novo Atlee.

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny

      Só ganhou porque expurgou seus radicais à esquerda.

    • @TheAscunha
      @TheAscunha Před 13 dny

      @@sv9950 Há uma questão de fundo: o quão justo é uns pagarem pelo "bem estar social" de outros? Questão filosófica à parte, há uma queixa recorrente de que a esquerda woke tenta fazer engenharia social, e não propriamente melhorar os serviços públicos.

    • @sv9950
      @sv9950 Před 13 dny

      @TheAscunha houve uma destruicao sem precedents dos servićos públicos sob os conservadores. A sociedade aqui nao é como a america quw é mais individualista. As pessoas pagam seus impostos e esperam serviços publico de qualidade, para o bem de todos, o que nao vinha acontecendo. Nao entro nessa discussao rasa de "esquerda woke", a preocupaçao aqui é com problemas reais e como a pobreza em um país rico se acentuou por ausencia de investimento adequado.

  • @weversonlira8554
    @weversonlira8554 Před 13 dny +6

    "[Brexit] é o trumpismo, bolsonarismo de lá [Inglaterra]"... só que o Dória, como quase sempre, não cita qual é o lulismo, petismo de lá. Por que será?!?! Jornalismo tendencioso?!?!

    • @Shivaroz9
      @Shivaroz9 Před 13 dny +1

      Ele cita, só assistir regularmente os vídeos. Vc não conhece o canal e vem aqui só pra polemizar os comentários.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem Před 13 dny +1

      @@Shivaroz9 O cara não cita não. Pra ele é tudo extrema-direita e Bolsonaro, se colocar a voto do Lula o Dória não vai nem reconhecer o velho.